Quando se trata do Sporting, fico sempre com uma comichão fodida quando se trata de fazer balanços. Porque não é balanço nenhum, acaba sempre por ser uma acumulação de erros que acaba por tornar a “coluna dos disparates” bem mais recheada do que “a outra”. E digo “a outra” porque nestes últimos anos não sei o que consta ou deveria constar nessa coluna. O que é triste e diz bem do estado em que estávamos.
Este ano é diferente. É paradoxal que, no pior ano da nossa história tenhamos tido…a melhor decisão possível no que concerne ao futuro do Sporting. E por isso, perdoem-me todos, mas vou classificar este último ano de 2013 de “excepcional”. Para fazer esta avaliação, é preciso perceber o que estava realmente em jogo. Não ir à Champions, não ir à Europa e até ficar em 7 lugar no campeonato não tem comparação com aquilo que poderia ter acontecido se a direcção anterior não tivesse caído. E vai ser isso que vou recordar deste ano de 2013.
Assim sendo, os meus agradecimentos:
1) Miguel Paím e André Patrão
Por terem sido os operadores da mudança. Não fossem eles e o processo poderia ter sido mais penoso e moroso. Foram estes dois grandes leões que assumiram o que todos nós pensávamos e foram para a frente com o pedido de destituição.
2) Presidente
Por motivos óbvios.
3) Godinho
Por ter fodido o clube de tal maneira que impediu que Couceiro (ou outro pau mandado qualquer) continuar com aquilo que tem destruído o clube durante demasiado tempo. Pode ser estranho mas o chorrilho de disparates do engodo foi a machadada final na dinastia. E essa machadada era aquilo que todos queríamos há anos. Ter sido providenciada pelo magoo tem o seu quê de irónico.
4) Sportinguistas
Por terem, finalmente, votado naquilo que era o melhor para o clube.
5) Aos meus pais
Por não me terem feito lampião
Feita a lista de agradecimentos, aproveito para vos dizer que esta história pode ter um final feliz. Não é muito provável, porque já sabemos como funcionam as coisas cá no burgo, mas em 99/00 as circunstâncias não eram muito diferentes. Uma equipa de tostões, solidária, aguerrida e unida ofereceu-nos aquilo que todos ansiámos durante 18 anos. Um título na prova principal. Eu sei que é perigoso fazer este tipo de comparações mas foi o espírito de união e sacrifício dessa equipa que permitiu chegarmos ao título de 2000. Precisamente o mesmo espírito que vemos nesta equipa. Nas alturas difíceis (que vão surgir), será este espírito que ajudará a contornar os mais complicados obstáculos.
O Sporting está vivo. Tão vivo e tão dinâmico que o querem ceifar. Tem sido notória a azia dos rivais, jornalistas, comentadores e demais intervenientes deste mundo do futebol que “cria profissionais” à velocidade de um por jogo. O mundo do futebol está minado por dentro (onde os rivais têm paus mandados bem colocados) e por fora (onde os comentadores fazem o trabalho sujo de criticar ou elogiar tudo conforme as cores clubísticas. Num mundo perfeito, onde toda a gente é coerente e quer o melhor para a indústria, os rivais estariam a ser pressionados pelos seus adeptos e CS a mudarem a sua estratégia de investimento. “Neste” mundo, somos nós que temos de alterar a política se queremos ser mais “ambiciosos”. É esta a hipocrisia. Não interesa o passivo, o fairplay financeiro, os empréstimos para pagar empréstimos. Interessa é passar para fora a imagem de que se respira saúde. E quem começa a ter resultados de uma gestão equilibrada (valorização das acções, resultados positivos da sad em mtos anos) somos precisamente nós, que estávamos em bancarota. Não façamos confusões! Por mim, que os rivais continuem no seu caminho. Também eu já disse que “o meu clube nunca ia acabar”. E só nós sabemos como isso esteve tão perto de acontecer. Matar o Sporting desportvamente este ano significa cortar pela raíz o único modelo de desenvolvimento possível para equipas portuguesas. É acabar com a esperança declubes mèdios se transformarem em clubes grandes e ganhadores. No fundo, é compactuar com a coutada onde os dois primeiros lugares estão atribuidos e o resto que se amanhe.
Para acabar, as minhas resoluções para 2014:
1) Que continuemos a incomodar o sistema. Independentemente do lugarem que terminarmos.
2) Participarmos na champions de forma directa, enviando um rival para a Pré eliminatória.
3) Disfrutar deste momento, que todos merecemos.
Bom Ano para todos!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
3 Janeiro, 2014 at 17:31
Concordo em geral.
Mas não que a equipa de 99/00 era de tostões…
3 Janeiro, 2014 at 17:35
Só com garra é que podemos lutar contra o sistema!
Fight e Resist.
Bom texto como sempre, Sá!
3 Janeiro, 2014 at 17:35
grande Sá, este post é certinho para quem quer o Sporting forte e paradoxalmente também para quem quer destruír o clube.
Nós somos demasiado grandes para ser derrubados, andámos a apanhar porrada, conseguímo-nos levantar quando nos tentaram dar o soco final para o “knock-out” e esquivámo-nos, demos de seguida tamanho murro que os adversários ainda andam tontos e o gongo soou para retemperar forças, voltámos para o ringue e tornámos a dar-lhes forte e feio e aí eles começaram a sentir respeito e a jogarem mais na defensiva, agora…agora meus amigos é socar até os fazer ir ao chão, pois estamos revigorados e eles de tanta trapaça feita durante combates a fio estão á toa com a enxorrada de porrada que estão a levar e já não estávam habituados a isso.
Fight & resist, dá-lhe na boca grande SPORTING!
3 Janeiro, 2014 at 18:36
Ground and Pound!
3 Janeiro, 2014 at 17:49
o primeiro “agardassimento” devia ter sido o dos teus pais. no meio de tudo o resto, é o mais importante.
3 Janeiro, 2014 at 18:01
Também considero este ano de 2013 “como o melhor” depois do ano de 1906…
Este último, por ser o ano da Fundação…
2013…por ser o ano da Refundação…!!
Agora, o Sporting “é nosso outra vez”…e está nas nossas mãos evitar “males passados”…
Por isso, vamos em frente…que o “mundo está finalmente à nossa mão”…
Sporting Sempre…!!
SL
3 Janeiro, 2014 at 18:03
Off Topic : peco desculpa mas tinha que partilhar isto, li um pouco da entrevista do Nelson Oliveira http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=450887 e desde entao nao consigo parar de sorrir, ee com grande Orgulho que te digo Nelson, nos somos o SPORTING
PS Se fosses mesmo bom eras do Sporting
3 Janeiro, 2014 at 18:32
Bom post, concordo com tudo Sá.
SL
3 Janeiro, 2014 at 18:58
Sim, à distância eu também agradeço ao Engodinho – sem ironia.
Claro que na altura me debati com a raiva e estupefacção de me sentir incapaz de discernir se o anão torto era mesmo tão imbecil como parecia, ou era tudo de propósito para dissipar o que restasse de orgulho Leonino nos adeptos. Em qualquer dos casos ele fez-me sentir – e hoje acho que fez sentir a muita gente – que ou eram os adeptos a recuperar o controlo do Sporting, ou o que esperava o Clube era um processo penoso de insolvência, com tudo para afastar definitivamente uma boa parte do seu principal activo: os sócios e adeptos. Por isso, obrigado Engodinho. Obrigado por tornar obscena e escandalosamente óbvio o que outros antes de ti, de forma bem mais “competente” andaram a fazer ao Sporting.
A resolução 1 está assegurada: há um processo em marcha, de desgaste do sistema, que não vai parar – não enquanto este status quo do futebol português se mantiver.
A resolução 2 é sobretudo um desejo – seria inevitável se estivéssemos a salvo de Motas e Capelas, assim sendo Fight&Resist.
Quanto à resolução 3, repito o que escrevi no post anterior: enjoy the ride.
3 Janeiro, 2014 at 19:56
Nunca acreditei na inocencia ou, bondade da acção do Paim e do Patrão, sempre achei que alguem os ia” manobrando por de tras do arbusto ” como diria o nosso ex . Ao ver a participação do Paim nos “sacanas sem lei”, apercebi me quao genuinas e desinteressadas foram as decisões por eles tomadas . Aqui fica o meu pedido de desculpas e, um muito obrigado!
3 Janeiro, 2014 at 20:04
Concordo absolutamente. O ano de 2013 não foi o pior ano de sempre, foi sim um ponto de viragem, não tivesse isto acontecido e muitos Sportinguistas continuariam no seu coma. É caso para dizer, há males que veem por bem.
3 Janeiro, 2014 at 20:43
Este Sá é o Gordon Ramsey de Luanda CATANO! Parto-me sempre a rir!
OFF TOPIC:Família… Quem não compro o jornal do Sporting! Este é obrigatório! Epah Comprem… Subscrevam a anuidade por 22€… Está fantástico! Estou boquiaberto… Trabalhinho de casa muito bem feito! Qualidade muito superior à antiga linha editorial! Sim senhor… Chamo a isto por o povo a fazer abdominais com a testa! SL
3 Janeiro, 2014 at 20:44
comprou*
3 Janeiro, 2014 at 20:57
Obrigado por mais este ‘acepipe’ Sá!
Saudações genuinamente Leoninas!
3 Janeiro, 2014 at 22:10
Sá, valente posta! 100% de acordo com tudo o que escreves. Vejo-me mesmo num sarilho dos diabos – ter que agradecer ao Engodinho Flopes por ter sido ser tão mau presidente e ter dessa forma permitido que os adeptos despertassem de um pesadelo de 20 anos.
O futuro é nosso. Os rivais tremem.
SL
4 Janeiro, 2014 at 12:04
20?????
3 Janeiro, 2014 at 22:49
Arrebenta a bolha…Grande Sá é isso mesmo.
Godinho és uma merda, Orelhas és 1 cagalhão, Poorko da Costa cheiras mal, Bruno de Carvalho acreditamos em ti.
Sporting és o meu AMOR.
3 Janeiro, 2014 at 22:53
Sá, hoje no Lookal é por minha conta.
3 Janeiro, 2014 at 23:30
Grande post (mais um). Realmente, é estranho um gajo ter que agradecer ao Godinho por ter levado o Sporting quase até ao ponto de não retorno, para que os Sportinguistas pudessem acordar e refazer a história. Muito temos que agradecer aqueles dois meninos do ponto 1).
Hoje estou em pulgas para que chegue o dia de amanhã…
4 Janeiro, 2014 at 2:12
Já o disse a amigos meus sportinguistas milhares de vezes e continuo a dizer, o melhor que nos podia acontecer a nós que amamos o nosso Sporting, éra o aparecimento de um tal “garoto” de seu nome Bruno de Carvalho para salvar o clube do abismo total, mas com um grande pecado que me está atravessado na garganta, dois anos de atraso…..apenas dois anos de atraso, graças aos FILHOS DA PUTA dos croquetes e lambuças votantes que aínda acreditavam nos “crediveis” e nas “elites da treta” que dominavam a seu belo prazer o grande SCP, apenas para se promoverem, se não fossem tão camelos (afinações à parte) a conversa hoje seria outra,mas…como diz um antigo provérbio “mais vale tarde que nunca”
Actualmente posso dormir descansado porque sei que o nosso grande amor está bem entregue a leões de verdade e não a osgas nojentas.
O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ.
4 Janeiro, 2014 at 12:07
Apenas te aconselho, para já, em nao te pores a dormir… Ainda falta fazer muito trabalho de casa para podermos Lá chegar!
4 Janeiro, 2014 at 4:54
Sempre defendi que, muitas vezes, é quando se bate no fundo que a reconstrução se opera. E precisávamos de bater no fundo para perceber, de facto, em que mãos estávamos e em que mãos precisávamos de estar. Acredito que, se o Bruno tivesse sido eleito há dois anos, poderíamos ter tido menos dores de cabeça, mas não lhe saberíamos dar o valor que damos hoje.
Totalmente de acordo com a última ideia, quanto aos modelos de investimento. E os nossos rivais directos vão perceber isso quando a banca lhes fechar a torneira. Investir na formação, investir em jogadores portugueses, gastar pouco e certeiro, este é o caminho de pequenos e grandes.
Obrigada, Sá. O tempero sempre no ponto.
4 Janeiro, 2014 at 13:09
Depois de uns dias em exageros gastronómicos … É sempre bom reforçar com mais uma posta do Sá!
De facto temos que agradecer a todos, os visíveis e os invisíveis.
O Sporting, finalmente, e digo isto porque apenas tenho 45 anos… O vejo no caminho “certo”!
Passei muita da minha idade pré adulta e adulta a ver, sofrer e chorar por um clube que andava de mão em mão como a Catarina….
Mas nunca vi, senti ou me identifiquei realmente com algum Homem que estivesse a frente de tal desígnio. Porque era bimbo, bronco, cagão, esquisito, perigoso, manhoso ou bandido… Nunca me identifiquei a 100% (nem perto) com nenhum deles!!!
Andei como todos nós sem saber como alterar o rumo dos acontecimentos… Andava, literalmente, perdido …
Mas foi o Nosso Amor imenso que fez tudo isto mudar… O Amor puro nunca deixa morrer!
Foi esse Amor desta grande família que impeliu os dois Garotos a tomarem a atitude e darem o passo em frente!
É nesse Amor que temos que alicerçar todas as nossas forças e cada um de nós, todos os dias, darmos um paço em frente como Garotos destemidos rumo ao conquertisar de um Sonho!
O meu como o vosso Sonho é ter uma sociedade mais justa e Gloriosa… tendo como base o Esforço, a dedicação e a Devoção!
Para mim isto é ser Sporting Clube de Portugal
… e finalmente estamos no caminho Certo!!!
4 Janeiro, 2014 at 16:27
Pois é Tadeu,
Também queria isso para o NOSSO Grande Amor, e felizmente esstamos a ver os resultados desta “viragem para dentro (formação)” todas as semanas…
Agora, companheiro, pedir isso para o País, bem, eu também querer queria mas… É muito mais complicado. A Meritocracia é um conceito que os manda-chuvas deste País nem querem ouvir falar… É muito perigoso… Mas eu continuo a lutar por um Portugal mais justo, todos os dias… Infelizmente terei que ser mais um que vai procurar a sorte no estrangeiro, pois as teias da corrupçãozinha, que mina isto tudo, são tantas, mas tantas que só com muito sangue a lavar as ruas se pode acabar o que está montado…
SL