Está tudo dito no post inicial. Que descanse em paz.
Um dos melhores de todos os tempos. E será para sempre recordado quer a nível nacional quer a nível mundial.
Ofereceu muito a Portugal. Infelizmente, ofereceu mesmo muito ao SporeLisboa. Será sempre recordado por isso.
O que disse acerca do Sporting, só nos envaidece. É um dos melhores. E segundo reza a lenda, ao contrário do SporeLisboa, nós duvidamos da capacidade inata dele. E depois, temos de entender, quem a par deles ganhava tudo a nível nacional e ombreava feitos a nível internacional? Quem tinha melhor colectivo? Não sei se me estou a mandar muito para fora de pé, mas sou rapaz para achar que, na década de 60, Portugal tinha duas das dez melhores equipas da europa. É normal, mais que normal que não nos gramássemos.
Cada um sabe de si, estes moralismos da treta para mim não pegam. Eu só respeito quem me respeita, ponto!
Não sou de levar um estalo e dar a outra face mas respeito quem faça isso e depois fique feliz de ter os olhos inchados só porque é politicamente correcto não responder.
Cada um sabe de si, grande jogador, homem minúsculo. Como ele dizia “o Sporting é um clube de racistas” e para alguns parece que ele tinha razão.
Este é talvez o post com os comentários que mais me entristecem na vida (ainda curta) do comando.
Eusébio disse de nós coisas que não gostamos. Quem o não fez que atire a primeira pedra.
Nestas alturas, na morte, não existem clubes, não existem cores. Existe tristeza, saudade e muito sentimento pela partida de uma pessoa que deixa família, amigos, adeptos, adversários mais sozinhos. Faz parte da vida, mas quando acontece é sempre assim. Custa.
Não sejamos pequeninos. Não sejam pequeninos.
Um grande abraço a todos e sobretudo à família. Até sempre Eusébio.
Um gajo que gosta de futebol tem de gostar do eusébio. mas o eusébio jogador, claro. o eusébio embaixador do benfas nunca me disse nada – e mesmo as bordoadas dele contra o Sporting já as perdoava derivado ao álcool e baixa educação a que teve direito quando novo. prestemos ao atleta o nosso tributo durante o minuto de silêncio que aí vem (e olhem lá, malta, que cena agora é esta de se andar a aplaudir minutos de silêncio? acho isso mau hábito nos estádios tugas) e siga.
A cena das palmas, a primeira vez que ouvi foi quando morreu o Damas e foi em Alvalade…e digo-te que foi absolutamente arrepiante…mais do que qualquer momento de silencio….
É isso mesmo…depois acho que se batem demais, ás vezes a pessoas que ninguem sabe quem é e nisso prefiro o minuto de silencio…mas ficará sempre gravado na minha memória aquele minuto e acho que outros se seguirão que devem ser do mesmo tipo e com o mesmo sentimento e emoção que ali foi expresso!
No caso do Eusébio não devo presenciar (O Estoril decidiu roubar os adeptos do SCP) mas se for, se calhar aí limito-me a fazer um minuto de silencio….
dou valor à espontaneidade, que isto não era caso para censura. mas o minuto de silêncio foi feito para se pensar também em quem morre. para estarmos sós, em pensamento, debruçados sobre quem partiu – e aí relembramos o que admirávamos na pessoa, o que lhe conhecemos e nos marcou. uma manifestação espontânea, como no caso do Damas, deve ser uma excepcionalidade. um imprevisto.
Tristes, pequenos e mesquinhos (como tal indignos de sportinguistas) estes comentários que aqui estão. Quem não percebe, nem respeita esta morte, não percebe o que é Portugal e o que é o desporto.
Enfim…..
Fodasse…não é que eu goste do Eusébio nem que desgoste (sinceramente não é aqui que dou a minha opinião e nem neste momento) mas seria incapaz de assinar uma petição que diz que o Eusébio fez menos do que a Amália por Portugal…para além de outros mas este chamou-me a atenção…A Amália cantava, ele jogava futebol e garantidamente existe muito mais gente que conheceu Portugal através do futebol do Eusébio do que pelo Fado da Amália…Só porque o Fado não tem adeptos de outros clubes?! epah aceito que haja quem não goste dele e que o expresse (mas sempre de forma educada) mas não me venham agora com moralismos e patriotismos malucos! Independentemente do que ele dizia e de se gostávamos dele ou não (não expresso, como disse antes a minha opinião…) ele foi um símbolo de Portugal no minimo tão grande como a Amália…
Tenho 55 anos, sou do Sporting desde que me conheço, venho aqui à Tasca assiduamente, tenho aplaudido vários comentários e iniciativas, mas estou completamente desiludido com a maior parte dos comentários deste post.
SL
Pergunto outra vez:
Alguém sabe, ou se recorda, do jogo no Alvalade XXI em que se assinalou a morte de Jesus Correia, e Victor Damas?
Epah, eu das muitas vezes que no estádio se decretaram minutos de silêncio, nunca os desrespeitei, por mais estranho ao Clube que o homenageado fosse. Mas aqui na Tasca C, que eu saiba não foi decretado minuto de silêncio, ou post de silêncio, ou coisa que o valha.
foda-se, eu não entendo certos tipos, parece que um Sportinguista não gostar do Eusébio é crime nacional, o homem morreu, paz á sua alma, mas não me “obriguem” a gostar dele, não gostava dele vivo por isso não gosto dele enquanto morto.
Não vejo aí nada de mal, com isto não o estou a ofender, não gosto e mais nada.
Joaquim Agostinho (ciclista), Damas, Peyroteo, Jesus Correia, Travassos, Albano, Vasques etc, etc… não receberam este exagero de homenagens, foram menos que Eusébio? NÃO!
Existe nestes momentos tanta hipocrisia! muito mais hipocrisia que respeito!
Não vou dizer mais nada sobre este assunto, e peço desculpa aos que se sentem ofendidos com a opinião sincera dos outros!
nada amigo Ariel, esses assassinos em nada contribuíram para essa família, mas repara que não é por isso que não gosto do Eusébio, eu não gosto dele há muitos anos, desde que trocou o Sporting pelas papoilas, com a agravante de nos ter chamado fascistas e racistas…entre muitas outras alarvidades, se gostam disso azar…
Não dou mais para este peditório, sou livre de gostar ou não e quero que se fodam nem vou receber lições de civismo por causa de um gosto, atenção que não ofendi em altura alguma a alma do Eusébio!
Confesso que não percebo…Há muito poucos que ofenderam ou desrespeitaram! Aqueles que disseram que não gostavam dele limitaram-se a dizer o que sentem e por isso não faz sentido essa desilusão…é a sua opinião que deve ser respeitada como tal! Desilusão porque há muitos sportinguistas que nãos gostavam do Eusébio?! Acho isso demasiado óbvio para ser desilusão…
Achas mal que uma pessoa que não gostava do Eusébio diga: ” Não gostava dele, a mim não me dizia nada e por isso nada disto mexe comigo”?!
eu era para ficar calado neste debate, mas aqui vai.
Eusébio foi sem dúvida um excelente jogador de futebol. Excelente ao nivel dos melhores.
Como adeptos de um clube devemos evidentemente respeitar o desparecimento de um nome incontonavel na nossa história desportiva. E endereçar o nosso mais sentido pesar aos seus familiares e amigos.
Se me pergutraem se ia por um cachecol verde : a minha reposta será não.
Havia uma coisa positiva que podia advir de ires lá pôr o item: terias que ir comprar um para substituir o lá pusesses, e provávelmente irias à Loja Verde gastar o dinheiro…
Assumo que os “comentadores” que nasceram para este blog quando o Sr. Eusébio morreu são adeptos do Sporting Clube de Portugal (serão?). Se é mesmo assim, agradeço-lhes que voltem, já e para sempre, para a cova de onde saíram, por respeito às inúmeras alegrias que o Sr. Eusébio deu a milhões de Sportinguistas, quando (tenho a certeza) os ditos “comentadores” ainda não passavam de células dos testículos dos seus pais (ou nem sequer isso). Não estou a falar dos lendários jogos do Sr. Eusébio pela Selecção de Portugal (ao lado de tantos dos nossos, como o Senhores José Carlos, Hilário, Morais, Carvalho, Alexandre Batista, Pedro Gomes, Fernando Mendes e Figueiredo). Não estou a falar do prazer que é, para qualquer ser humano, ver actuar um génio. Não estou a falar da lição moral que é ver alguém que deu tanto, pedir tão pouco em troca. Estou a falar do simples facto (que, para um Sportinguista, não deveria ser necessário explicar) de que só se é verdadeiramente Grande quando se supera grandes desafios, privilégio que os Sportinguistas dos anos 60 e 70 tiveram, vendo os nossos bater bater, por várias vezes, sempre com raça e com respeito, esse colossal adversário: o Senhor Eusébio da Silva Ferreira. Raça e respeito: é preciso traduzir?
É preciso assim tanto para perceber que quem não viveu nesse tempo não viveu essas emoções (que tu com tanto tesão descreves) e que por isso não sente isso?!?! Além disso gostava de saber a quem te referes uma vez que a maioria dos comentários que vejo aqui são comentadores à muito tempo da Tasca por isso não percebo a quem te referes…diz nomes ou o teu tesão e valentia só chegam para descrever o Eusébio?!
É que eu por exemplo defendo que alguém que não gostou do Eusébio é mais que livre e justo dizê-lo e no entanto acho que não é desrespeito para ninguém…Eu não gosto nem deixo de gostar…como já disse antes não me diz nada…não vivi o seu auge e que apaixonou tanta gente e vivi as palavras de que não gostei por isso…reconheço a figura e tal mas sinceramente não sinto nada em relação ao assunto! Se há milhões que sentem e prestam homenagem e vivem a cena acho muito bem que o façam, que o expressem e que sintam! Diz-me lá…desrespeitei alguém com o meu comentário?!
PS: Classe é dizer que um gajo ainda era uma célula no testículo dos pais e mandar as pessoas para a cova…isso é que é classe…
PS 2: Epah não venhas com outra tusa desse tamanho comentar o Eusébio que a coisa fica estranha para crl…ainda manchas o ecrã…
já se chegou ao cúmulo do o Mozer dizer que Eusébio está ao nível de Nelson Mandela, foda-se é preciso ter coragem e estupidez natural para dizer uma barbaridade destas…
Aí não concordo contigo! Uma vez mais é a opinião dele…e tal como acho que não tem nada a ver uma personalidade como o Mandela e uma como o Eusébio, tal como eu acho que quem não gosta do Eusébio tem mais do que o direito de o dizer desde que seja de uma forma natural e sem ofender, ele tem mais que direito a achar isso…é a opinião dele!
Companheiro não é uma questão de personalidade. É uma questão de …de inteligência. Compara Eusébio a Mandela é barbaro. Um foi um grande jogador de futebol o outro deu 30 anos da sua vida na luta pela liberdade…um fica~rá na historia do futebol o outro na história da humanidade. Esse tal de mozer é um anormal…
Esta questão toda do Eusébio e as manifestações pro e contra Panteão Nacional que já se sabia iriam aparecer, estavam-me a passar um bocado ao lado desde ontem. O Eusébio foi um dos maiores jogadores portugueses de sempre e pronto, respeito-o por isso e pelo que fez por Portugal nas suas décadas áureas. Também devo dizer que apesar de nunca ter visto Eusébio jogar, mas apenas imagens, não consigo acreditar (não e de propósito, e mesmo algo que não me faz sentido nenhum) que ele possa ter sido sequer parecido ou igual ao Cristiano e a vários outros fora de serie do futebol actua,l que e muito mais exigente do que o da época.
Ja tinha vindo aqui a tasca ontem e abstive-me de comentar porque achei que o post do Cherba já dizia quase tudo, embora pudesse ter uma pouquinho mais de glamour, vá la, e que era uma perda de tempo andarmos a discutir isto, cada um dava a sua posta e pronto. E não há duvida que tem que se vincar que o Eusébio nos últimos tempos tratou bem mal o Sporting e outros jogadores como o Ronaldo, sem qualquer motivo, mas aparentemente por não ter a hombridade e a elegância de admitir que possa haver melhor que ele na historia portuguesa.
No entanto hoje tive que cá vir escrever sobre o assunto, porque e o que faço quando vejo coisas absolutamente boçais e de uma estupidez gritante fitas ou ditas por gente do futebol. Desta vez foi Mozer e já vi que também já tinham referido isso por aqui. Desta vez, Mozer, esse grande jogador, disse:
“Eusébio está ao nível de Mandela, talvez até um pouco mais acima. Atravessou cinco décadas pelo Mundo inteiro com uma figura exemplar e ganhou o carinho de toda gente e isso é muito difícil. Está no topo dos topos. É uma figura inesquecível”
“O meu treinador na altura no Flamengo era amigo e do Eusébio e então levou-me a um almoço com ele. Quando cheguei ele estava posicionado no centro da mesa e quando olhei fiquei impressionado com a sua postura, diferente de todas as outras. Quase que mantinha numa posição de rei no centro da mesa. Fiquei muito impressionado”.
Face a esta imbecilidade, não sei bem o que dizer!… enfim, a liberdade de expressão e algo muito bom, mas também permite que descambemos neste tipo de observações energúmenas. Por falar em liberdade de expressão, ou apenas de LIBERDADE, e já agora de IGUALIDADE, entre raças humanas por exemplo, valia a pena oferecer ao Mozer um filme onde se mostra-se, ou uma visita em pessoa, a cela em que o Mandela passou 27 anos, na qual mal cabia deitado, e nunca se rendeu a opressão das liberdades fundamentais, suas, do seu povo e da humanidade.
Mas enfim, talvez dar uns chutos numa bola e mamar umas mariscadas sejam também assim importantes….
Mais uma vez apenas me convenço que o futebol tem muita coisa boa – como espírito de equipa, ambição, competitividade, nobreza de carácter, etc – mas os futebolistas são quase infinitamente bem pagos demais e mediáticos de mais. E isso estraga o futebol, e a gente do futebol. E aparecem estas aberrações com as do Mozer e outros…vão mas e dar chutos numa bola que não há paciência!!!! Foda-se!!! Ate mete náuseas!…
E para sua informação, vi jogar muito o Eusébio (e note-se aqui que de cada vez que escrevi esse nome, foi sempre com letra grande, ao contrário do que faço quando escrevo o nome do clube dele), nasci em 1957, e fiz-me sócio em 1969/70. Era bom jogador, sem dúvida. Mas eu gostava mais dos nossos: do Peres, do Lourenço, do Damas, do Yazalde, etc.
Se tivesse ficado tão maravilhado com o “génio colossal” que você admira tanto, teria escolhido ser benfiquista.
Mas, é assim a vida: cada um gosta do que gosta, e gostos não se discutem.
Para mim será -sempre- Joaquim Agostinho e Alfredo Trndade; Carlos Lopes e Fernando Mamede; Livramento e Chana;Pedro Miguel e Chen Chi Chao; Peyroteo e Yazalde; Moniz Pereira, Jorge Theriaga, Balakov, Pedro Barbosa, Mário Jardel, etc…
É do do Sporting que eu gosto, e das suas lendas. Ninguém me obrigou, não me torceram o braço para me forçar a gostar….
Do Eusébio, direi agora, que sempre achei que ele -tendo em conta a projecção (justificada) que tinha- era um cavalheiro e um desportista (algo que sempre foi raro naquela agremiação) mas desde há alguns anos ele próprio me fez mudar essa opinião por via dos comentários desagradáveis que passou a produzir acerca do nosso Clube.
ARIEL não podia estar mais de acordo contigo,o Eusébio nunca me disse nada,nunca o vi jogar,apenas vídeos e o que eu sei dele é que nos últimos anos foi uma pessoa que insultou o Sporting e Sportinguistas,apenas isso!que descanse em paz,nunca gostei dele vivo,porque sempre tratou mal o Sporting,vou dizer que gosto só porque morreu??e não tem nada a ver com clubes porque quando o Féher morreu fiquei triste por exemplo!descanse em paz e nada mais que isso…!
SL
Isto não é um funeral nem uma homenagem é uma lambidela aos colhões dos boifica, não dou para este peditório.
Já se deu os sentimentos acabou. O gajo é um simbolo do Benfica e o melhor jogador deles. Foi um grande jogador português, como outros foram, ponto final paragrafo.
Para mim o maior é o Peyroteu e o grande Ronaldo. O Eusébio foi um grande jogador do Benfica e há quem diga que o Coluna era o verdadeiro jogador. Aliás parece que a selecção de 66 e o Benfica foram Eusébio e mais 10, isto não é verdade. Tal como a selecção não é o Ronaldo mais dez.
Tou farto destes parasitas a cavalgarem na onda, já disse e repito cuidado com o jogos de homenagem.
Isto tem sido uma vergonha e uma palhaçada, gritar “Glorioso SLB” com a urna no meio do campo e depois vir com a maior das latas dizer que era um simbolo de Portugal.
Só digo uma coisa quando o rei bufas for para o caralho estou para ver as atitudes da virgens.
admira-te, olha eu desde já digo para não ficarem chocados depois que detesto o Bimbo da Costa e quero é que ele se foda e que quando patinar não me chateia nada, nadinha!
Quando partiu o Damas despedi-mo-nos dele como quisemos e nunca me importei com o que os outros diziam ou deixavam de dizer sobre isso…Por isso eles despediram-se do símbolo deles como acharam por bem fazê-lo! E acho que fizeram bem….o que gritaram, a bandeira que estava no caixão ou o que quer que seja estou-me bem a cagar para isso…
Isso confesso que não vi na altura e também não vi agora…Vejo muito pouca TV em directo e não liguei o suficiente ao acontecimento para ir ver de propósito…por isso não vi!
Como te digo…acredito que exista pessoas que são do Sporting ou que viveram aqueles tempo que sintam uma profunda perda e por isso não julgo…não é é o que eu sinto e não aceito que me julguem por isso e que me venham aqui mandar postas de pescadas de moralismos paneleirotes…
Repararam na grande águia de mármore branco que está no átrio do estádio da luz?
Quando eu era miúdo (acho que foi no próprio ano em que me fiz sócio, ou mais, ou menos) o Sporting ganhou ao benfica na luz por 4-0 (Lourenço marcou os 4 golos), e essa grande águia de mármore branco -que naquele tempo estava no meio dum espaço ajardinado fora do estádio- foi durante a noite a seguir ao jogo, pintada às riscas verdes horizontais e calções pretos. Lembro-me de ter ido lá com 2 outros putos sportinguistas como eu, a pé desde Sete-Rios pela Azinhaga da Luz (que já não existe) ver a águia. LOL
Enfim… há coisas que nunca mudam, ainda hoje a malta nova gosta de grafitar… Boys Will Be Boys
Corrijo:
Estive agora a pesquisar, e afinal isso foi na época 65/66…
…porra, nem fazia ideia de ser tão putozinho naquela altura. com 9 anos já andava na vadiagem…
confirmo, mas a minha memória diz que a pintura foi antes do jogo, mas nao tenho a certeza.
De qq modo na minha rua brindamos durante um mês. Aquilo foi um espetaculo.
Aquela entrada do estádio da Luz é um iman de doidos, ontem andava lá uma a ler poesia, outro a chorar sem nunca ter conhecido o Eusébio, tem sido pior do que o Mandela.
Faz lembrar quando o Carlinhos Cruz foi preso e estavam umas pessoas cá fora a apoiá-lo e tal…vai a jornalista e pergunta:”Então e a senhora está aqui porquê?!” e ela “Porque tenho a certeza que o senhor Carlos está inocente…ele é uma grande pessoa, nunca faria isso” e a jornalista “Mas conhece bem o Carlos Cruz?!” e a gaja “Muito bem! Via-o sempre na Televisão!”
Há cada um man…
Esta noticia é que me interessa é alguém que não esqueçe o clube que lhe deu tudo e quer retribuir.
Por isto é que não é benquisto em Portugal. Por mim só demonstra caracter, mais uma vez. Não precisa de Portugal por isso é tão sincero. Ah e tal o Man United e o Real vão jogar com fumos pretos pelo Eusébio, oh pah o Ronaldo é um icone.
São tão burros que a merda de patrocinador dos bois de vermelho é a Adidas e escarrapacharam uma foto do Éusebio com o simbolo da Puma por trás, ah ah ah
Honestamente, estamos a dar demasiada importância
Eles embandeiram, como de costume, é impossível exigir mais a 90% daquelas pessoas.
Segundo a rádio pessoas aproximavam-se da urna e tiravam fotografias antes mesmo de se benzerem e orarem pela alma do homem ( e atenção que não sou católico), as imagens que vi ontem no telejornal, do homem prostrado no caixão e todas as pessoas a tirarem fotografias.
Estou-me completamente a cagar para que não respeitem a pessoa e a exponham no meio de um relvado enquanto se gritam palavras de incentivo a um clube, é a propaganda fascista no seu melhor.
Salgueiro Maia fez o que fez pelo país, por exemplo e foi tratado de que forma?
O quarto melhor jogador de futebol Português de todos os tempos não merece, na minha opinião, tamanha fantochada.
É nestas alturas que quase acredito que eles são mesma a maioria dos Portugueses
Felizmente estive fora do país e só regressei obtém à noite.
Para mim Eusébio é o grande símbolo do benfica. Muito mais do que de Portugal. Nunca despiu a camisola quando se retirou e isso afasta-o do patamar de figura nacional, vejam-se os recentes comentários ao Sporting e ao Cristiano. Por isso mesmo “exigir” aos Sportiguistas que se liguem emocionalmente às cerimónias não faz sentido. Eusébio escolheu o benfica, e foi lá que fez o seu caminho. Nada contra isso, mas não me peçam lágrimas de crocodilo…
Eu não pedi lágrimas nem carinho…
Eu pedi apenas RESPEITO pelo momento. Há muita vida para picardias e bocas… para quem fica.
Respeite-se a condição humana e o pesar dum clube por um excelente jogador. Creio que ninguém aqui ficava menos que revoltado se o caso se desse com alguém do Sporting. Para não ir mais longe… imaginem se fosse o funeral do JR e houvesse lampiões a espingardar.
Bom senso, só. Simples… digo eu.
Mas é isso mesmo. Respeito e não mais do que isso. Para mim desrespeitar seria chorar as “lágrimas de crocodilo”. Não se pode ter Sol na eira e chuva no nabal. Eusébio nunca despiu a camisola como pode ter o meu “amor de Sportinguista”?
O que não faltou nesse dia foi lampiões a dizerem que aquilo não lhes dizia nada e que não gostavam do homem! Achas que os levei a mal ou achei falta de respeito?! Era uma figura do Sporting e por isso acho normal que houvesse no Benfica ou no Porto quem não gostasse dele! Nada mais natural…
Ha coisas mais importantes que rivalidades clubisticas.
Na hora da Morte somos todos iguais, dai ter dado ja os meus votos nos inicios deste post.
Nao me interessa o que os orcs fizeram em horas semelhantes. Dai serem Orcs, nao podemos esperar mais deles… Eusebio nao deixou de ser um homem, que deixa familia e amigos.
Eusebio nao me diz nada pessoalmente, nao o vi jogar, nem o vi “ser cavalheiro” como o Ariel diz mais acima, apenas coneco o inzebio dos ultimos tempos, e o mito fabricado pela lampionagem e Estado Novo (tipo a Amalia).
Cruzei-me com ele por 2 ocasioes. A primeira ha uns 15 anos, no aeroporto do Funchal quando fui la jogar, e na altura, alguns da minha equipe, lampioes, foram pedir um autografo ao Eusebio, que esperava pelo aviao, numa mesa de esplanada, a beber o seu visky(!). A sua reacao foi rude, arrogante, e acabou, de ma vontade, por assinar um guardanapo (meio sujo) para o lampiao do meu colega.
Mas tambem deve ser chato querer estar em Paz e haver sempre um lampiurso a pedir um autografo (problemas de vedeta, enfim!)
A segunda, curiosamente, tb foi num aeroporto, em Lisboa desta vez, estava de partida e cruzei-me com ele. Parece-me que ele ia juntar-se a comitiva da selecao (ja nao me lembro para que torneio, 2008?!?), e disse-lhe: – Eusebio, de forca aos nossos rapazes, que eles precisam. Ele parou, penso se sorria ou nao, e por fim la fez “o favor” de mostrar os dentes, meio amarelados pelo gesto semi-forcado.
Dito isto tudo, espero que descance em Paz, o homem (nota que o h nao e maiusculo) e sobretudo que os vivos (incluindo alguns tasqueiros) o deixem em Paz e parem com este circo todo.
Este post ja me parece alongado, nao volto ca mais.
RIP
Tudo bem, Jubas.
…mas olha, provavelmente ser quereres, vieste revelar mais uma faceta desconhecida do ilustre defunto, quando escreveste algo que presenciaste, e eu não duvido, porque há pessoas que mudam muito: … foram pedir um autografo ao Eusébio, que esperava pelo avião, numa mesa de esplanada, a beber o seu wisky(!). A sua reacção foi rude, arrogante, e acabou, de má vontade, por assinar um guardanapo (meio sujo) …
E era um admirador afecto ao clube dele que estava a pedir o autógrafo…
Penso estamos a respeitar a memória da pessoa que foi EdSF. É essa memória que nos força a dizer que além do futebolista excepcional que deixou as botas e o botas nos 70 num beira-mar ou num tomar e depois ainda como atracção africana, estivemos perante um verdadeiro verbo de encher. Quando se pedem qualificativos da pessoa lá vem o embargo, a baba e ranho, pouco mais…Essa expressão será nalguns casos de real dor e comoção, sentimentos que respeito. Dor e carpir reforçadado pela propaganda insane dos media, os mesmos media que diáriamente nos denigrem enquanto instituição contribuinte de inúmeros sucessos nacionais.
O meu apelo é que se respeite o homem que faleceu, o que fez pelo benfica e pela selecção, ir além disso é insuflar o dito verbo de encher. É uma falta de respeito é mexer e remexer o cadáver daquela maneira. Usá-lo em na promoção de um clube, de um bairro e de um governo de crápulas. A partir do momento em que se permite tal cerimónia norte-coreana está aberto o caminho do ridículo, à reedição de um clube de regime:
Daqui a uns meses, depois desta lavagem cerebral, de produção de orks em série, lá virá a transladação para o Panteão e nesse dia teremos direito a 3 helicópetro, 2 submarinos e 1 tipóia.
Incompreensível que todos os canais generalistas e de informação estejam há dois dias a fazer a cobertura da morte do Eusébio. Que o homem descanse em paz, mas isto não tem justificação.
Portanto, achas que no dia que o Maradona morrer, vai ser só noticia de rodapé? E o Pelé?
Quando um gajo tem a projecção mediatica global que este tinha, onde o MU faz homenagem, o Real se dá ao “trabalho” de usar braçadeiras pretas… eh pá, não é normal? Estamos a falar de outras épocas, onde os jogadores eram respeitados e marcavam… não como agora.
Eh pá… é chato? Pode ser… mas quem não gosta, não vê. Olha, eu não vejo…
Há duas semanas morreu o Dr. Albino Aroso, um médico humilde e de mérito cujo trabalho foi grandemente responsável por reduzir a taxa de mortalidade infantil em Portugal. Muitos de nós não estaríamos aqui sem ele. Foi o o único médico português incluído num livro da Associação Médica Mundial sobre os 65 profissionais de saúde “mais dedicados” do mundo. Não teve direito a notícia nem luto, e não parece que vá para o Panteão.
Aqui fica a história deste português, exemplo para todos nós.
Felizmente, a representação do Sporting foi a que se esperava.
A mais digna possível nas circunstâncias. A direcção em peso, em silêncio, em respeito pela pessoa e sem se colocar em bicos de pés. Isto sim não é ser pequenino e é ser de elite.
Cada vez gosto mais deste Presidente e da sua Direcção.
paulo
ps. em relação aos comentários. Felizmente nenhum de nós aqui é o Presidente do Clube 😉 , a cegueira nunca foi um bom atributo para um líder …
6 Janeiro, 2014 at 10:16
Está tudo dito no post inicial. Que descanse em paz.
Um dos melhores de todos os tempos. E será para sempre recordado quer a nível nacional quer a nível mundial.
Ofereceu muito a Portugal. Infelizmente, ofereceu mesmo muito ao SporeLisboa. Será sempre recordado por isso.
O que disse acerca do Sporting, só nos envaidece. É um dos melhores. E segundo reza a lenda, ao contrário do SporeLisboa, nós duvidamos da capacidade inata dele. E depois, temos de entender, quem a par deles ganhava tudo a nível nacional e ombreava feitos a nível internacional? Quem tinha melhor colectivo? Não sei se me estou a mandar muito para fora de pé, mas sou rapaz para achar que, na década de 60, Portugal tinha duas das dez melhores equipas da europa. É normal, mais que normal que não nos gramássemos.
6 Janeiro, 2014 at 10:39
Cada um sabe de si, estes moralismos da treta para mim não pegam. Eu só respeito quem me respeita, ponto!
Não sou de levar um estalo e dar a outra face mas respeito quem faça isso e depois fique feliz de ter os olhos inchados só porque é politicamente correcto não responder.
Cada um sabe de si, grande jogador, homem minúsculo. Como ele dizia “o Sporting é um clube de racistas” e para alguns parece que ele tinha razão.
6 Janeiro, 2014 at 10:57
Meus caros amigos,
Este é talvez o post com os comentários que mais me entristecem na vida (ainda curta) do comando.
Eusébio disse de nós coisas que não gostamos. Quem o não fez que atire a primeira pedra.
Nestas alturas, na morte, não existem clubes, não existem cores. Existe tristeza, saudade e muito sentimento pela partida de uma pessoa que deixa família, amigos, adeptos, adversários mais sozinhos. Faz parte da vida, mas quando acontece é sempre assim. Custa.
Não sejamos pequeninos. Não sejam pequeninos.
Um grande abraço a todos e sobretudo à família. Até sempre Eusébio.
paulo
6 Janeiro, 2014 at 11:11
Enormíssimo Paulo.
6 Janeiro, 2014 at 11:35
Um gajo que gosta de futebol tem de gostar do eusébio. mas o eusébio jogador, claro. o eusébio embaixador do benfas nunca me disse nada – e mesmo as bordoadas dele contra o Sporting já as perdoava derivado ao álcool e baixa educação a que teve direito quando novo. prestemos ao atleta o nosso tributo durante o minuto de silêncio que aí vem (e olhem lá, malta, que cena agora é esta de se andar a aplaudir minutos de silêncio? acho isso mau hábito nos estádios tugas) e siga.
6 Janeiro, 2014 at 12:52
As palmas no minuto de silêncio é qualquer coisa de ridículo.
Sejamos diferentes e façamos o minuto de silêncio em silêncio, sem assobios.
6 Janeiro, 2014 at 17:32
Ao menos que se batesse palmas só quando um leão dos mais importantes cai.
6 Janeiro, 2014 at 15:43
A cena das palmas, a primeira vez que ouvi foi quando morreu o Damas e foi em Alvalade…e digo-te que foi absolutamente arrepiante…mais do que qualquer momento de silencio….
6 Janeiro, 2014 at 16:03
Estou contigo. Tb eu assiti a esse minuto . Eles ha palmas e palmas.
6 Janeiro, 2014 at 16:08
É isso mesmo…depois acho que se batem demais, ás vezes a pessoas que ninguem sabe quem é e nisso prefiro o minuto de silencio…mas ficará sempre gravado na minha memória aquele minuto e acho que outros se seguirão que devem ser do mesmo tipo e com o mesmo sentimento e emoção que ali foi expresso!
No caso do Eusébio não devo presenciar (O Estoril decidiu roubar os adeptos do SCP) mas se for, se calhar aí limito-me a fazer um minuto de silencio….
6 Janeiro, 2014 at 17:30
Essa do Damas foi original e unica!!!! Foi espontãnea. Depois disso tornou-se vulgar e despropositado.
6 Janeiro, 2014 at 19:43
dou valor à espontaneidade, que isto não era caso para censura. mas o minuto de silêncio foi feito para se pensar também em quem morre. para estarmos sós, em pensamento, debruçados sobre quem partiu – e aí relembramos o que admirávamos na pessoa, o que lhe conhecemos e nos marcou. uma manifestação espontânea, como no caso do Damas, deve ser uma excepcionalidade. um imprevisto.
6 Janeiro, 2014 at 13:28
Para quem tiver interesse ou paciência, vale a pena ler.
http://sportingautentico.blogspot.pt/2011/11/sporting-clube-de-portugal-e-eusebio-da.html
6 Janeiro, 2014 at 14:20
Tristes, pequenos e mesquinhos (como tal indignos de sportinguistas) estes comentários que aqui estão. Quem não percebe, nem respeita esta morte, não percebe o que é Portugal e o que é o desporto.
Enfim…..
6 Janeiro, 2014 at 15:10
Se partilharem desta opinião leiam e assinem
Acabei de ler e assinar a petição: «Contra Eusébio no Panteão» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT71940
6 Janeiro, 2014 at 15:41
Fodasse…não é que eu goste do Eusébio nem que desgoste (sinceramente não é aqui que dou a minha opinião e nem neste momento) mas seria incapaz de assinar uma petição que diz que o Eusébio fez menos do que a Amália por Portugal…para além de outros mas este chamou-me a atenção…A Amália cantava, ele jogava futebol e garantidamente existe muito mais gente que conheceu Portugal através do futebol do Eusébio do que pelo Fado da Amália…Só porque o Fado não tem adeptos de outros clubes?! epah aceito que haja quem não goste dele e que o expresse (mas sempre de forma educada) mas não me venham agora com moralismos e patriotismos malucos! Independentemente do que ele dizia e de se gostávamos dele ou não (não expresso, como disse antes a minha opinião…) ele foi um símbolo de Portugal no minimo tão grande como a Amália…
6 Janeiro, 2014 at 15:28
Tenho 55 anos, sou do Sporting desde que me conheço, venho aqui à Tasca assiduamente, tenho aplaudido vários comentários e iniciativas, mas estou completamente desiludido com a maior parte dos comentários deste post.
SL
6 Janeiro, 2014 at 16:00
Sim? Não me digas que será a morte do Eusébio que vai dividir o Sporting e os sportinguistas?
6 Janeiro, 2014 at 16:05
Pergunto outra vez:
Alguém sabe, ou se recorda, do jogo no Alvalade XXI em que se assinalou a morte de Jesus Correia, e Victor Damas?
Epah, eu das muitas vezes que no estádio se decretaram minutos de silêncio, nunca os desrespeitei, por mais estranho ao Clube que o homenageado fosse. Mas aqui na Tasca C, que eu saiba não foi decretado minuto de silêncio, ou post de silêncio, ou coisa que o valha.
6 Janeiro, 2014 at 21:39
Já te respondi mais acima.
SL
6 Janeiro, 2014 at 21:45
Eu vi.
obrigado de novo.
6 Janeiro, 2014 at 16:36
foda-se, eu não entendo certos tipos, parece que um Sportinguista não gostar do Eusébio é crime nacional, o homem morreu, paz á sua alma, mas não me “obriguem” a gostar dele, não gostava dele vivo por isso não gosto dele enquanto morto.
Não vejo aí nada de mal, com isto não o estou a ofender, não gosto e mais nada.
Joaquim Agostinho (ciclista), Damas, Peyroteo, Jesus Correia, Travassos, Albano, Vasques etc, etc… não receberam este exagero de homenagens, foram menos que Eusébio? NÃO!
Existe nestes momentos tanta hipocrisia! muito mais hipocrisia que respeito!
Não vou dizer mais nada sobre este assunto, e peço desculpa aos que se sentem ofendidos com a opinião sincera dos outros!
6 Janeiro, 2014 at 16:41
Esquece, mano.
Esses que se sentiram tanto, também preferiram estar na Tasca C, em vez de irem lá em pessoa juntar-se ao funeral…
Por acaso lembras-te de o benfica ter contribuído para ajudar a viúva e os orfãos do nosso consócio que assassinaram no Estádio Nacional?
6 Janeiro, 2014 at 16:46
nada amigo Ariel, esses assassinos em nada contribuíram para essa família, mas repara que não é por isso que não gosto do Eusébio, eu não gosto dele há muitos anos, desde que trocou o Sporting pelas papoilas, com a agravante de nos ter chamado fascistas e racistas…entre muitas outras alarvidades, se gostam disso azar…
Não dou mais para este peditório, sou livre de gostar ou não e quero que se fodam nem vou receber lições de civismo por causa de um gosto, atenção que não ofendi em altura alguma a alma do Eusébio!
Abraço Ariel
6 Janeiro, 2014 at 16:05
Confesso que não percebo…Há muito poucos que ofenderam ou desrespeitaram! Aqueles que disseram que não gostavam dele limitaram-se a dizer o que sentem e por isso não faz sentido essa desilusão…é a sua opinião que deve ser respeitada como tal! Desilusão porque há muitos sportinguistas que nãos gostavam do Eusébio?! Acho isso demasiado óbvio para ser desilusão…
Achas mal que uma pessoa que não gostava do Eusébio diga: ” Não gostava dele, a mim não me dizia nada e por isso nada disto mexe comigo”?!
6 Janeiro, 2014 at 16:42
eu era para ficar calado neste debate, mas aqui vai.
Eusébio foi sem dúvida um excelente jogador de futebol. Excelente ao nivel dos melhores.
Como adeptos de um clube devemos evidentemente respeitar o desparecimento de um nome incontonavel na nossa história desportiva. E endereçar o nosso mais sentido pesar aos seus familiares e amigos.
Se me pergutraem se ia por um cachecol verde : a minha reposta será não.
6 Janeiro, 2014 at 16:47
Havia uma coisa positiva que podia advir de ires lá pôr o item: terias que ir comprar um para substituir o lá pusesses, e provávelmente irias à Loja Verde gastar o dinheiro…
6 Janeiro, 2014 at 16:46
Assumo que os “comentadores” que nasceram para este blog quando o Sr. Eusébio morreu são adeptos do Sporting Clube de Portugal (serão?). Se é mesmo assim, agradeço-lhes que voltem, já e para sempre, para a cova de onde saíram, por respeito às inúmeras alegrias que o Sr. Eusébio deu a milhões de Sportinguistas, quando (tenho a certeza) os ditos “comentadores” ainda não passavam de células dos testículos dos seus pais (ou nem sequer isso). Não estou a falar dos lendários jogos do Sr. Eusébio pela Selecção de Portugal (ao lado de tantos dos nossos, como o Senhores José Carlos, Hilário, Morais, Carvalho, Alexandre Batista, Pedro Gomes, Fernando Mendes e Figueiredo). Não estou a falar do prazer que é, para qualquer ser humano, ver actuar um génio. Não estou a falar da lição moral que é ver alguém que deu tanto, pedir tão pouco em troca. Estou a falar do simples facto (que, para um Sportinguista, não deveria ser necessário explicar) de que só se é verdadeiramente Grande quando se supera grandes desafios, privilégio que os Sportinguistas dos anos 60 e 70 tiveram, vendo os nossos bater bater, por várias vezes, sempre com raça e com respeito, esse colossal adversário: o Senhor Eusébio da Silva Ferreira. Raça e respeito: é preciso traduzir?
6 Janeiro, 2014 at 16:50
Yea, yeah… os nossos colossos bateram esse colossal génio… mas para os nossos não há luto.
6 Janeiro, 2014 at 16:58
É preciso assim tanto para perceber que quem não viveu nesse tempo não viveu essas emoções (que tu com tanto tesão descreves) e que por isso não sente isso?!?! Além disso gostava de saber a quem te referes uma vez que a maioria dos comentários que vejo aqui são comentadores à muito tempo da Tasca por isso não percebo a quem te referes…diz nomes ou o teu tesão e valentia só chegam para descrever o Eusébio?!
É que eu por exemplo defendo que alguém que não gostou do Eusébio é mais que livre e justo dizê-lo e no entanto acho que não é desrespeito para ninguém…Eu não gosto nem deixo de gostar…como já disse antes não me diz nada…não vivi o seu auge e que apaixonou tanta gente e vivi as palavras de que não gostei por isso…reconheço a figura e tal mas sinceramente não sinto nada em relação ao assunto! Se há milhões que sentem e prestam homenagem e vivem a cena acho muito bem que o façam, que o expressem e que sintam! Diz-me lá…desrespeitei alguém com o meu comentário?!
PS: Classe é dizer que um gajo ainda era uma célula no testículo dos pais e mandar as pessoas para a cova…isso é que é classe…
PS 2: Epah não venhas com outra tusa desse tamanho comentar o Eusébio que a coisa fica estranha para crl…ainda manchas o ecrã…
6 Janeiro, 2014 at 17:01
por falar nisso ó “vivinho da silva” nunca te vi por aqui e já cá paro há muito tempo, de certeza que o remetente do teu comentário não eras mesmo tu?
Viva O Sporting!
6 Janeiro, 2014 at 17:04
já se chegou ao cúmulo do o Mozer dizer que Eusébio está ao nível de Nelson Mandela, foda-se é preciso ter coragem e estupidez natural para dizer uma barbaridade destas…
6 Janeiro, 2014 at 17:09
Aí não concordo contigo! Uma vez mais é a opinião dele…e tal como acho que não tem nada a ver uma personalidade como o Mandela e uma como o Eusébio, tal como eu acho que quem não gosta do Eusébio tem mais do que o direito de o dizer desde que seja de uma forma natural e sem ofender, ele tem mais que direito a achar isso…é a opinião dele!
6 Janeiro, 2014 at 17:21
Companheiro não é uma questão de personalidade. É uma questão de …de inteligência. Compara Eusébio a Mandela é barbaro. Um foi um grande jogador de futebol o outro deu 30 anos da sua vida na luta pela liberdade…um fica~rá na historia do futebol o outro na história da humanidade. Esse tal de mozer é um anormal…
6 Janeiro, 2014 at 17:23
nem mais Damas!
6 Janeiro, 2014 at 17:24
..mas claro esse tal de mozer pode dizer as barbaridades que quiser. Tem todo o direito a isso….
6 Janeiro, 2014 at 17:26
Nem mais…eu acho uma comparação aberrante…agora é a opinião dele…talvez por não saber exactamente quem foi e a vida do Mandela ou assim…mas pronto…
6 Janeiro, 2014 at 18:38
Boa tarde amigos tasqueiros,
Esta questão toda do Eusébio e as manifestações pro e contra Panteão Nacional que já se sabia iriam aparecer, estavam-me a passar um bocado ao lado desde ontem. O Eusébio foi um dos maiores jogadores portugueses de sempre e pronto, respeito-o por isso e pelo que fez por Portugal nas suas décadas áureas. Também devo dizer que apesar de nunca ter visto Eusébio jogar, mas apenas imagens, não consigo acreditar (não e de propósito, e mesmo algo que não me faz sentido nenhum) que ele possa ter sido sequer parecido ou igual ao Cristiano e a vários outros fora de serie do futebol actua,l que e muito mais exigente do que o da época.
Ja tinha vindo aqui a tasca ontem e abstive-me de comentar porque achei que o post do Cherba já dizia quase tudo, embora pudesse ter uma pouquinho mais de glamour, vá la, e que era uma perda de tempo andarmos a discutir isto, cada um dava a sua posta e pronto. E não há duvida que tem que se vincar que o Eusébio nos últimos tempos tratou bem mal o Sporting e outros jogadores como o Ronaldo, sem qualquer motivo, mas aparentemente por não ter a hombridade e a elegância de admitir que possa haver melhor que ele na historia portuguesa.
No entanto hoje tive que cá vir escrever sobre o assunto, porque e o que faço quando vejo coisas absolutamente boçais e de uma estupidez gritante fitas ou ditas por gente do futebol. Desta vez foi Mozer e já vi que também já tinham referido isso por aqui. Desta vez, Mozer, esse grande jogador, disse:
“Eusébio está ao nível de Mandela, talvez até um pouco mais acima. Atravessou cinco décadas pelo Mundo inteiro com uma figura exemplar e ganhou o carinho de toda gente e isso é muito difícil. Está no topo dos topos. É uma figura inesquecível”
“O meu treinador na altura no Flamengo era amigo e do Eusébio e então levou-me a um almoço com ele. Quando cheguei ele estava posicionado no centro da mesa e quando olhei fiquei impressionado com a sua postura, diferente de todas as outras. Quase que mantinha numa posição de rei no centro da mesa. Fiquei muito impressionado”.
Face a esta imbecilidade, não sei bem o que dizer!… enfim, a liberdade de expressão e algo muito bom, mas também permite que descambemos neste tipo de observações energúmenas. Por falar em liberdade de expressão, ou apenas de LIBERDADE, e já agora de IGUALIDADE, entre raças humanas por exemplo, valia a pena oferecer ao Mozer um filme onde se mostra-se, ou uma visita em pessoa, a cela em que o Mandela passou 27 anos, na qual mal cabia deitado, e nunca se rendeu a opressão das liberdades fundamentais, suas, do seu povo e da humanidade.
Mas enfim, talvez dar uns chutos numa bola e mamar umas mariscadas sejam também assim importantes….
Mais uma vez apenas me convenço que o futebol tem muita coisa boa – como espírito de equipa, ambição, competitividade, nobreza de carácter, etc – mas os futebolistas são quase infinitamente bem pagos demais e mediáticos de mais. E isso estraga o futebol, e a gente do futebol. E aparecem estas aberrações com as do Mozer e outros…vão mas e dar chutos numa bola que não há paciência!!!! Foda-se!!! Ate mete náuseas!…
6 Janeiro, 2014 at 17:22
E para sua informação, vi jogar muito o Eusébio (e note-se aqui que de cada vez que escrevi esse nome, foi sempre com letra grande, ao contrário do que faço quando escrevo o nome do clube dele), nasci em 1957, e fiz-me sócio em 1969/70. Era bom jogador, sem dúvida. Mas eu gostava mais dos nossos: do Peres, do Lourenço, do Damas, do Yazalde, etc.
Se tivesse ficado tão maravilhado com o “génio colossal” que você admira tanto, teria escolhido ser benfiquista.
Mas, é assim a vida: cada um gosta do que gosta, e gostos não se discutem.
Para mim será -sempre- Joaquim Agostinho e Alfredo Trndade; Carlos Lopes e Fernando Mamede; Livramento e Chana;Pedro Miguel e Chen Chi Chao; Peyroteo e Yazalde; Moniz Pereira, Jorge Theriaga, Balakov, Pedro Barbosa, Mário Jardel, etc…
É do do Sporting que eu gosto, e das suas lendas. Ninguém me obrigou, não me torceram o braço para me forçar a gostar….
Do Eusébio, direi agora, que sempre achei que ele -tendo em conta a projecção (justificada) que tinha- era um cavalheiro e um desportista (algo que sempre foi raro naquela agremiação) mas desde há alguns anos ele próprio me fez mudar essa opinião por via dos comentários desagradáveis que passou a produzir acerca do nosso Clube.
6 Janeiro, 2014 at 17:26
Ariel, és dos meus!
Com isto digo tudo!
6 Janeiro, 2014 at 17:36
É isso caralho!!!!
Gozaram com o adepto morto no Jamor, gozaram com os cinco violinos, gozaram com o Damas e agora não se pode dizer nada??????????
Foi o melhor jogador do benfica, ponto final não ganhou nada por Portugal e o Ronaldo já o superou por Portugal em larga margem.
SL
6 Janeiro, 2014 at 19:58
ARIEL não podia estar mais de acordo contigo,o Eusébio nunca me disse nada,nunca o vi jogar,apenas vídeos e o que eu sei dele é que nos últimos anos foi uma pessoa que insultou o Sporting e Sportinguistas,apenas isso!que descanse em paz,nunca gostei dele vivo,porque sempre tratou mal o Sporting,vou dizer que gosto só porque morreu??e não tem nada a ver com clubes porque quando o Féher morreu fiquei triste por exemplo!descanse em paz e nada mais que isso…!
SL
6 Janeiro, 2014 at 17:09
Oh c’um caraças! Agora vamos todos presos porque como HOMEM não gostámos de atitudes do Eusébio, queres ver?
Lá diz o velho ditado popular : “Se queres ser bom, morre ou vai-te embora”.
6 Janeiro, 2014 at 17:22
looool boa Maria…
6 Janeiro, 2014 at 17:33
Já estou farto desta merda!
Isto não é um funeral nem uma homenagem é uma lambidela aos colhões dos boifica, não dou para este peditório.
Já se deu os sentimentos acabou. O gajo é um simbolo do Benfica e o melhor jogador deles. Foi um grande jogador português, como outros foram, ponto final paragrafo.
Para mim o maior é o Peyroteu e o grande Ronaldo. O Eusébio foi um grande jogador do Benfica e há quem diga que o Coluna era o verdadeiro jogador. Aliás parece que a selecção de 66 e o Benfica foram Eusébio e mais 10, isto não é verdade. Tal como a selecção não é o Ronaldo mais dez.
Tou farto destes parasitas a cavalgarem na onda, já disse e repito cuidado com o jogos de homenagem.
SL
6 Janeiro, 2014 at 17:42
colocaste o dedo na ferida Green Latern, e por coincidência colocaste também o dedo no cú de algumas “madalenas ofendidas”
6 Janeiro, 2014 at 17:47
Isto tem sido uma vergonha e uma palhaçada, gritar “Glorioso SLB” com a urna no meio do campo e depois vir com a maior das latas dizer que era um simbolo de Portugal.
Só digo uma coisa quando o rei bufas for para o caralho estou para ver as atitudes da virgens.
SL
6 Janeiro, 2014 at 17:51
nessa altura vêm com a história do grande dirigente e esquecem-se dos anos a fio que nos andou a foder, há tipos assim, gostam de levar na nalga…
6 Janeiro, 2014 at 17:54
Haa…vais ver como muitos esquecem o que dizem do Eusébio e de repente estão com a conversa do “Eu não sou hipócrita, não é por morrer…” vais ver…
6 Janeiro, 2014 at 17:56
admira-te, olha eu desde já digo para não ficarem chocados depois que detesto o Bimbo da Costa e quero é que ele se foda e que quando patinar não me chateia nada, nadinha!
6 Janeiro, 2014 at 17:52
Quando partiu o Damas despedi-mo-nos dele como quisemos e nunca me importei com o que os outros diziam ou deixavam de dizer sobre isso…Por isso eles despediram-se do símbolo deles como acharam por bem fazê-lo! E acho que fizeram bem….o que gritaram, a bandeira que estava no caixão ou o que quer que seja estou-me bem a cagar para isso…
6 Janeiro, 2014 at 18:01
Mas não viste a urna do Damas na televisão, o cadaver, os beijos ao cadaver, fodassss foi um nojo.
O Eusébio como toda a genta vai fazer falta ao familiares, amigos e ao parasitas, Malheiros, Vieiras e afins.
Fodasss ainda vou ver o Vale e Azevedo com o Carlos Cruz a homenagear o Eusébio numa saida precária.
A cobertura da RTP tem sido prepostera e lamentavel é uma televisão pública.
Pivots de gravata preta e tudo dasse.
6 Janeiro, 2014 at 18:06
Isso confesso que não vi na altura e também não vi agora…Vejo muito pouca TV em directo e não liguei o suficiente ao acontecimento para ir ver de propósito…por isso não vi!
Como te digo…acredito que exista pessoas que são do Sporting ou que viveram aqueles tempo que sintam uma profunda perda e por isso não julgo…não é é o que eu sinto e não aceito que me julguem por isso e que me venham aqui mandar postas de pescadas de moralismos paneleirotes…
6 Janeiro, 2014 at 17:57
Repararam na grande águia de mármore branco que está no átrio do estádio da luz?
Quando eu era miúdo (acho que foi no próprio ano em que me fiz sócio, ou mais, ou menos) o Sporting ganhou ao benfica na luz por 4-0 (Lourenço marcou os 4 golos), e essa grande águia de mármore branco -que naquele tempo estava no meio dum espaço ajardinado fora do estádio- foi durante a noite a seguir ao jogo, pintada às riscas verdes horizontais e calções pretos. Lembro-me de ter ido lá com 2 outros putos sportinguistas como eu, a pé desde Sete-Rios pela Azinhaga da Luz (que já não existe) ver a águia. LOL
Enfim… há coisas que nunca mudam, ainda hoje a malta nova gosta de grafitar… Boys Will Be Boys
6 Janeiro, 2014 at 17:58
ouvi essa história Ariel, não sei há quantos anos isso se passou porque nasci em 1970, mas deve ter sido antes disso!
SL
6 Janeiro, 2014 at 18:01
69/70… à volta dissoi…
6 Janeiro, 2014 at 18:11
Corrijo:
Estive agora a pesquisar, e afinal isso foi na época 65/66…
…porra, nem fazia ideia de ser tão putozinho naquela altura. com 9 anos já andava na vadiagem…
6 Janeiro, 2014 at 18:15
http://www.sportingcanal.com/?p=7395
6 Janeiro, 2014 at 18:05
confirmo, mas a minha memória diz que a pintura foi antes do jogo, mas nao tenho a certeza.
De qq modo na minha rua brindamos durante um mês. Aquilo foi um espetaculo.
6 Janeiro, 2014 at 18:03
então nasci logo com um 4-0 aos lamps?
epá, isso é que foi um bom início…looool
6 Janeiro, 2014 at 18:03
Aquela entrada do estádio da Luz é um iman de doidos, ontem andava lá uma a ler poesia, outro a chorar sem nunca ter conhecido o Eusébio, tem sido pior do que o Mandela.
SL
6 Janeiro, 2014 at 18:07
ahahahahaha um íman de doidos, não me lembro de ter lido uma coisa tão real nos últimos dias!
6 Janeiro, 2014 at 18:11
Faz lembrar quando o Carlinhos Cruz foi preso e estavam umas pessoas cá fora a apoiá-lo e tal…vai a jornalista e pergunta:”Então e a senhora está aqui porquê?!” e ela “Porque tenho a certeza que o senhor Carlos está inocente…ele é uma grande pessoa, nunca faria isso” e a jornalista “Mas conhece bem o Carlos Cruz?!” e a gaja “Muito bem! Via-o sempre na Televisão!”
Há cada um man…
6 Janeiro, 2014 at 18:17
looooooooooooooooool
6 Janeiro, 2014 at 18:11
http://www.publico.pt/desporto/noticia/cristiano-ronaldo-diz-que-so-lhe-falta-ser-campeao-pelo-sporting-1618162
Esta noticia é que me interessa é alguém que não esqueçe o clube que lhe deu tudo e quer retribuir.
Por isto é que não é benquisto em Portugal. Por mim só demonstra caracter, mais uma vez. Não precisa de Portugal por isso é tão sincero. Ah e tal o Man United e o Real vão jogar com fumos pretos pelo Eusébio, oh pah o Ronaldo é um icone.
São tão burros que a merda de patrocinador dos bois de vermelho é a Adidas e escarrapacharam uma foto do Éusebio com o simbolo da Puma por trás, ah ah ah
SL
6 Janeiro, 2014 at 18:15
Honestamente, estamos a dar demasiada importância
Eles embandeiram, como de costume, é impossível exigir mais a 90% daquelas pessoas.
Segundo a rádio pessoas aproximavam-se da urna e tiravam fotografias antes mesmo de se benzerem e orarem pela alma do homem ( e atenção que não sou católico), as imagens que vi ontem no telejornal, do homem prostrado no caixão e todas as pessoas a tirarem fotografias.
Estou-me completamente a cagar para que não respeitem a pessoa e a exponham no meio de um relvado enquanto se gritam palavras de incentivo a um clube, é a propaganda fascista no seu melhor.
Salgueiro Maia fez o que fez pelo país, por exemplo e foi tratado de que forma?
O quarto melhor jogador de futebol Português de todos os tempos não merece, na minha opinião, tamanha fantochada.
É nestas alturas que quase acredito que eles são mesma a maioria dos Portugueses
6 Janeiro, 2014 at 18:50
Felizmente estive fora do país e só regressei obtém à noite.
Para mim Eusébio é o grande símbolo do benfica. Muito mais do que de Portugal. Nunca despiu a camisola quando se retirou e isso afasta-o do patamar de figura nacional, vejam-se os recentes comentários ao Sporting e ao Cristiano. Por isso mesmo “exigir” aos Sportiguistas que se liguem emocionalmente às cerimónias não faz sentido. Eusébio escolheu o benfica, e foi lá que fez o seu caminho. Nada contra isso, mas não me peçam lágrimas de crocodilo…
Z
6 Janeiro, 2014 at 19:25
Ora aí está alguém lúcido! Bravo Z, tiraste-me as palavras da boca!
6 Janeiro, 2014 at 22:49
Yap, +1
6 Janeiro, 2014 at 19:41
Eu não pedi lágrimas nem carinho…
Eu pedi apenas RESPEITO pelo momento. Há muita vida para picardias e bocas… para quem fica.
Respeite-se a condição humana e o pesar dum clube por um excelente jogador. Creio que ninguém aqui ficava menos que revoltado se o caso se desse com alguém do Sporting. Para não ir mais longe… imaginem se fosse o funeral do JR e houvesse lampiões a espingardar.
Bom senso, só. Simples… digo eu.
6 Janeiro, 2014 at 20:06
Ricardo,
Mas é isso mesmo. Respeito e não mais do que isso. Para mim desrespeitar seria chorar as “lágrimas de crocodilo”. Não se pode ter Sol na eira e chuva no nabal. Eusébio nunca despiu a camisola como pode ter o meu “amor de Sportinguista”?
Z
7 Janeiro, 2014 at 10:13
O que não faltou nesse dia foi lampiões a dizerem que aquilo não lhes dizia nada e que não gostavam do homem! Achas que os levei a mal ou achei falta de respeito?! Era uma figura do Sporting e por isso acho normal que houvesse no Benfica ou no Porto quem não gostasse dele! Nada mais natural…
6 Janeiro, 2014 at 18:52
Ha coisas mais importantes que rivalidades clubisticas.
Na hora da Morte somos todos iguais, dai ter dado ja os meus votos nos inicios deste post.
Nao me interessa o que os orcs fizeram em horas semelhantes. Dai serem Orcs, nao podemos esperar mais deles… Eusebio nao deixou de ser um homem, que deixa familia e amigos.
Eusebio nao me diz nada pessoalmente, nao o vi jogar, nem o vi “ser cavalheiro” como o Ariel diz mais acima, apenas coneco o inzebio dos ultimos tempos, e o mito fabricado pela lampionagem e Estado Novo (tipo a Amalia).
Cruzei-me com ele por 2 ocasioes. A primeira ha uns 15 anos, no aeroporto do Funchal quando fui la jogar, e na altura, alguns da minha equipe, lampioes, foram pedir um autografo ao Eusebio, que esperava pelo aviao, numa mesa de esplanada, a beber o seu visky(!). A sua reacao foi rude, arrogante, e acabou, de ma vontade, por assinar um guardanapo (meio sujo) para o lampiao do meu colega.
Mas tambem deve ser chato querer estar em Paz e haver sempre um lampiurso a pedir um autografo (problemas de vedeta, enfim!)
A segunda, curiosamente, tb foi num aeroporto, em Lisboa desta vez, estava de partida e cruzei-me com ele. Parece-me que ele ia juntar-se a comitiva da selecao (ja nao me lembro para que torneio, 2008?!?), e disse-lhe: – Eusebio, de forca aos nossos rapazes, que eles precisam. Ele parou, penso se sorria ou nao, e por fim la fez “o favor” de mostrar os dentes, meio amarelados pelo gesto semi-forcado.
Dito isto tudo, espero que descance em Paz, o homem (nota que o h nao e maiusculo) e sobretudo que os vivos (incluindo alguns tasqueiros) o deixem em Paz e parem com este circo todo.
Este post ja me parece alongado, nao volto ca mais.
RIP
Saudacoes Leoninas, Desportivas e Humanas
Jubas
6 Janeiro, 2014 at 19:05
Tudo bem, Jubas.
…mas olha, provavelmente ser quereres, vieste revelar mais uma faceta desconhecida do ilustre defunto, quando escreveste algo que presenciaste, e eu não duvido, porque há pessoas que mudam muito:
… foram pedir um autografo ao Eusébio, que esperava pelo avião, numa mesa de esplanada, a beber o seu wisky(!). A sua reacção foi rude, arrogante, e acabou, de má vontade, por assinar um guardanapo (meio sujo) …
E era um admirador afecto ao clube dele que estava a pedir o autógrafo…
6 Janeiro, 2014 at 19:06
*sem quereres
6 Janeiro, 2014 at 19:00
Penso estamos a respeitar a memória da pessoa que foi EdSF. É essa memória que nos força a dizer que além do futebolista excepcional que deixou as botas e o botas nos 70 num beira-mar ou num tomar e depois ainda como atracção africana, estivemos perante um verdadeiro verbo de encher. Quando se pedem qualificativos da pessoa lá vem o embargo, a baba e ranho, pouco mais…Essa expressão será nalguns casos de real dor e comoção, sentimentos que respeito. Dor e carpir reforçadado pela propaganda insane dos media, os mesmos media que diáriamente nos denigrem enquanto instituição contribuinte de inúmeros sucessos nacionais.
O meu apelo é que se respeite o homem que faleceu, o que fez pelo benfica e pela selecção, ir além disso é insuflar o dito verbo de encher. É uma falta de respeito é mexer e remexer o cadáver daquela maneira. Usá-lo em na promoção de um clube, de um bairro e de um governo de crápulas. A partir do momento em que se permite tal cerimónia norte-coreana está aberto o caminho do ridículo, à reedição de um clube de regime:
http://365forte.blogs.sapo.pt/174186.html
Daqui a uns meses, depois desta lavagem cerebral, de produção de orks em série, lá virá a transladação para o Panteão e nesse dia teremos direito a 3 helicópetro, 2 submarinos e 1 tipóia.
Que descanse em paz apesar do rebuliço.
6 Janeiro, 2014 at 19:14
Incompreensível que todos os canais generalistas e de informação estejam há dois dias a fazer a cobertura da morte do Eusébio. Que o homem descanse em paz, mas isto não tem justificação.
6 Janeiro, 2014 at 19:46
Portanto, achas que no dia que o Maradona morrer, vai ser só noticia de rodapé? E o Pelé?
Quando um gajo tem a projecção mediatica global que este tinha, onde o MU faz homenagem, o Real se dá ao “trabalho” de usar braçadeiras pretas… eh pá, não é normal? Estamos a falar de outras épocas, onde os jogadores eram respeitados e marcavam… não como agora.
Eh pá… é chato? Pode ser… mas quem não gosta, não vê. Olha, eu não vejo…
7 Janeiro, 2014 at 0:15
Pois é… pão e circo, cada vez mais a cada dia que passa…
6 Janeiro, 2014 at 19:50
E agora como fica o cântico “…e ao Eusébio tens que dar o teu cuzinho” ?
6 Janeiro, 2014 at 20:59
E ao Orelhas tens de dar o teu cuzinho!
6 Janeiro, 2014 at 23:30
Há duas semanas morreu o Dr. Albino Aroso, um médico humilde e de mérito cujo trabalho foi grandemente responsável por reduzir a taxa de mortalidade infantil em Portugal. Muitos de nós não estaríamos aqui sem ele. Foi o o único médico português incluído num livro da Associação Médica Mundial sobre os 65 profissionais de saúde “mais dedicados” do mundo. Não teve direito a notícia nem luto, e não parece que vá para o Panteão.
Aqui fica a história deste português, exemplo para todos nós.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/albino-aroso-retalhos-da-vida-de-um-medico=f762995
7 Janeiro, 2014 at 7:40
Pois verdebranco o povinho quer é disto, com tanta volta á cidade parecia que era o rei….mas o Dom Afonso Henrique
7 Janeiro, 2014 at 10:56
Felizmente, a representação do Sporting foi a que se esperava.
A mais digna possível nas circunstâncias. A direcção em peso, em silêncio, em respeito pela pessoa e sem se colocar em bicos de pés. Isto sim não é ser pequenino e é ser de elite.
Cada vez gosto mais deste Presidente e da sua Direcção.
paulo
ps. em relação aos comentários. Felizmente nenhum de nós aqui é o Presidente do Clube 😉 , a cegueira nunca foi um bom atributo para um líder …