Os bastidores
Quem saiu, deixou a casa despida. Ficaram as paredes e, algumas delas, esburacadas pelo arrancar de quadros pregados com verdadeiras cavilhas. E se a situação, já de si, seria complicada, mais se complicou quando todos percebemos que, para lá dos banqueiros, dos empresários, dos poderes instituídos na comunicação social e dos lodaceiros que se movem, sem vergonha, nos corredores do nosso futebol e da nossa arbitragem, este quase começar do zero contava com dificuldades extra trazidas por… sportinguistas.
Todos sabemos o que custou. Todos recordamos o anúncio do apertar do cinto. Todos recordamos aquela célebre conferência de imprensa onde, por milésimos de segundo, a corda não rebentou de vez. Todos recordamos a novela Bruma, por exemplo, alimentada a bufas e caldeiradas. Todos recordamos as respostas à pouca ética dos órgãos de comunicação. Tantas frentes de batalha, tanta mudança de mentalidades e poderes instituídos. Tanto sentido para a expressão fight&resist, que terá que continuar gravada nos nossos espíritos durante os próximos anos.
A preparação
Ao contrário do que vinha acontecendo e como que respondendo às preces de milhares de adeptos, começou a construir-se a casa pela base: foi-se buscar um treinador a sério. Mais, foi-se buscar um treinador totalmente inteirado dos problemas do clube e das limitações com que iria contar. A isto se juntou uma apertada pesquisa de jogadores, com pouca margem financeira para errar (apenas Welder, que veio por empréstimo note-se, parece ter sido um tiro completamente ao lado, pese a pouca utilização de Magrão). E se as qualidades futebolísticas eram fundamentais, a personalidade dos contratados não foi aspeto negligenciado, algo que, parece-me, se reflete na forma como nos vai sendo dado a conhecer o estado de espírito que se vive no balneário e nas poucas intervenções disparatadas dos empresários.
A mudança de paradigma
Não há dinheiro? Há formação.
Nada que invalide a existência de exigência, embora peça muito mais paciência. E, creio que falo por todos nós, amplia o nosso orgulho de cada vez que vemos o Leão Rampante ser envergado. E a verdade é que esta política, mais cedo ou mais tarde, terá que ser adoptada pelos outros rivais (por mais frases balofas que sejam ditas, por mais vendas fictícias que sejam feitas, por mais que não se questionem contratações para lavar dinheiro ou o porquê do avolumar do passivo).
O problema, para o sistema montado, é que um sucesso leonino colocará em causa toda esta política de esbanjamento e de comissões.
Os objectivos e o que queremos para o resto da época
O principal, parece-me, está plenamente conquistado: os adeptos voltaram a acreditar na equipa e os adversários voltaram a respeitar (e, porque não dizê-lo, a temer) o Sporting.
Na Taça de Portugal foi a vergonha que se viu, impedindo-nos de deixar pelo caminho um dos candidatos à conquista em sua própria casa. E na Taça da Liga estamos dependentes da nossa capacidade goleadora para seguir em frente.
Quanto ao campeonato, poucos arriscariam dizer que, a meio, estaríamos a dois pontos do primeiro lugar, com a melhor defesa e o melhor ataque. A expectativas estão mais do que superadas e não há adepto que não acredite que vamos discutir o campeonato até final, mas a direcção já deixou bem claro qual o objectivo: entrar em todos os jogos para ganhar e conseguir o apuramento para a Champions.
Numa altura em que se fala em reforços, creio que bastará recorrermos à equipa B (Mané, Esgaio, Medeiros, Chaby, Fokobo) para ficar nos três primeiros lugares. E, muito sinceramente, sem interferência de elementos apitadores, acredito que somos capazes de discutir o primeiro lugar até final. Obviamente que reforços do nível de Nani seriam muito bem vindos e seriam, igualmente, uma forma de assumir definitivamente quais os objectivos até ao final da época.
16 Janeiro, 2014 at 15:50
Se continuarmos neste caminho, o futuro será sem dúvida risonho !
É bom voltar a sentir o clube como nosso outra vez !
16 Janeiro, 2014 at 15:53
Este local de conversação faz-me lembrar o Fight Club 🙂 First Rule of Fight & Resist: Fight and Resist!
16 Janeiro, 2014 at 15:55
Second Rule: Do Not Talk About Fight & Resist!
16 Janeiro, 2014 at 16:28
Adoro esse filme 🙂
16 Janeiro, 2014 at 16:30
Já somos dois 🙂
16 Janeiro, 2014 at 19:38
tambem vamos destruir o sistema capitalista e corrupto do futebol portugues?
17 Janeiro, 2014 at 12:31
Não, apenas defender o SCP!
16 Janeiro, 2014 at 16:11
Bom resumo Cherba.
É mesmo este o contexto do Sporting hoje.
Acho q estamos quase todos cientes. Mas p/ os Sportinguistas mais distraídos é de facto pedagógico fazer o ponto da situação de vez em quando.
E ajuda a manter-nos focados no Fight&Resist!
16 Janeiro, 2014 at 16:18
Discordo apenas… do título.
O caminho vai no início.
E como sei que o português tem memória curta, causa-me apreensão que alguns adeptos queiram fazer uma “forcinha” e ir buscar uns Pongolles (ou Mpenzas) em Janeiro.
E caso nos apuremos para a LC, não é caso para mudar de estratégia. Das últimas vezes que fomos campeões, os defesos seguintes foram autênticas revoluções, com entradas de nomes sonantes (tipo Hugo, Bruno Caires,… e mesmo o Sá Pinto).
Espero que a Direcção resista à tentação de agradar às massas.
16 Janeiro, 2014 at 16:50
Concordando com o teu discordo do titulo, tenho de discordar do que dizes quando falas do nosso Sá
SL
16 Janeiro, 2014 at 17:06
Eu sei que a minha opinião acerca do Sá Pinto pode banir-me de 99% dos centros sportinguistas, mas nunca o admirei enquanto jogador. E achei um erro crasso abdicarem do DiFranceschi, e irem buscar o Sá Pinto.
Mas concordo com a tua discordância.
16 Janeiro, 2014 at 17:31
Tens noção que no caso do primeiro ano acabas-te por construir uma equipa qualitativamente bem melhor do que a campeão, que foi campeão no ano seguinte ou não?!
Ainda assim concordo que esta deve ser para sempre a estratégia do Sporting de aposta na formação e contratar 2/3 jogadores por ano!
16 Janeiro, 2014 at 16:22
Bem observado mais uma vez. Existe uma coisa apenas que eu gostava de deixar aqui escrito.
“O problema, para o sistema montado, é que um sucesso leonino colocará em causa toda esta política de esbanjamento e de comissões.”
Em não me importo nada com os esquemas montados nos outros lados. Se forem bem aplicados e derem resultados serão porventura tão bons como o nosso. Agora o que me parece óbvio é que o Sporting tem todas as condições de tornar o modelo da Academia e da nossa Formação um modelo de SUCESSO, capaz de dar resultados também aqui em Portugal.
Estamos perto … muito perto. Pode ser pelas circunstâncias, mas é um facto que a nossa formação dá cartas, dá resultados … podes er que finalmente sejamos nós a tirar partido desses jogadores.
p
16 Janeiro, 2014 at 16:22
Make no mistake: temos de estar cientes que vão fazer de tudo para nos deitar abaixo!
Até agora tem sido uma recuperação extraordinária do nosso Sporting! Mas que não hajam ilusões. Pois não fora os nossos resultados desportivos, e o pior dos inimigos estaria a atacar-nos. O inimigo interno!!
Esperam-nos uns anos bem difíceis. Mas cá estaremos para o que der e vier, pois o nosso amor é incondicional.
16 Janeiro, 2014 at 19:13
Esse, o inimigo interno, está sempre à espreita. Esse é o que agora clama que temos que apostar em reforços já para ganhar o campeonato, se não o fizermos é um erro colossal, e os sócios não vão perdoar.
Make no mistake: há alminhas que não dormem, e que estão a perder a paciência.
16 Janeiro, 2014 at 16:24
Cosme Machados, directamente da Quinta dos Carecas, para o Arouca-SCP. Fight & Resist!
16 Janeiro, 2014 at 23:48
Tal como qd vi o nome do Proença, penso que não sairemos vencedores de Arouca… Este árbitro é mau de mais.
16 Janeiro, 2014 at 16:28
(desculpa Cherba e demais Tasqueiros, mas ainda nao tinha visto este teu excelente post, de forma que repito a minha reflexão aqui, mais adequadamente):
HÁ MUITAS RAZÕES PARA CONTINUARMOS A ACREDITAR NO SONHO!
Ora vejamos:
1 – JÁ VISITÁMOS A MAIORIA DOS CAMPOS DIFICIEIS – só falta a Luz e Choupana – e nesses campos (Barcelos, Estoril, Braga, Guimarães e Porto, temos 10 pontos alcançados, num total de 15 pontos possíveis.
2 – Dos pontos perdidos, temos APENAS UMA DERROTA com o tri-campeão milionário FC Porto (natural, ainda para mais foi de longe a melhor exibição do Porto esta época, a nível interno), dois empates caseiros com exibições medianas mas altamente prejudicados e um empate em casa da 4ª melhor equipa do campeonato (Estoril) num jogo que foi de longe a nossa exibição mais fraca.
3 – Conseguimos DAR A VOLTA SEMPRE aos períodos menos bons da época e essa tem sido uma das grandes virtudes da época, além de conseguirmos suportar a pressão dos maus resultados dos nossos rivais:
– Empate do Porto em Belém imediatamente seguido da nossa vitoria em casa com o Maritimo;
– Empate caseiro do Benfica com o Arouca, imediatamente seguido da nossa vitória no campo do Gil Vicente que, na altura não tinha nehuma derrota em casa;
– Vitórias a seguir às derrotas com Porto, empate com Nacional e empate com Estoril.
4 – MELHOR ATAQUE DA LIGA (33 extraordinários golos, média fantástica de 2.2 golos por jogo) – Academica, Belenenses e Olhanense juntos não tem tantos golos – facto de relevar ainda para mais tendo apenas 2 avançados centro no plantel, desconhecidos e novos na realidade do futebol Europeu.
NOTA 1.: Dessa média de 2.2 golos por jogo, só os colossos Man City, Liverpool, Barça, Atl Madrid, Real Madrid, Bayern, PSG e Juve têm melhor média, nas 5 principais ligas do Mundo, com avançados lendários como CR7, SUAREZ, IBRAHIMOVIC, DZEKO, AGUERO, MESSI, DIEGO COSTA, MANDZUKIC e TÉVEZ. Nada mau para um desconhecido dos States e um “terrorista”!
NOTA 2: Nas 5 principais Ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França) apenas 2 jogadores têm uma média de golos superior ao nosso FREDDY MONTERO, o tal desconhecido dos States. Sabem quem são? Apenas SUAREZ E CR7, os melhores avançados da atualidade.
5 – MELHOR DEFESA DA LIGA com apenas inacreditáveis 9 golos sofridos, com uma defesa constituida por um “proscrito inadaptado” (como consideram muitos sportinguistas) e um desterrado da II liga brasileira). Nada mau!
NOTA: NAS 4 principais ligas Mundiais, apenas uma equipazinha chamada BAYERN MUNICH (Campeão Europeu e para muitos, incluido eu, a melhor equipa da atualidade) consegue ter menos golos sofridos, apenas menos um, 8. Essa “equipazinha” tem “apenas” o melhor guarda redes do Mundo, NEUER, os melhores laterais do mundo, ALABA e LAHM, e uma das melhores duplas centrais da atualidade, DANTE e BOATENG.
Isto tudo (e muito mais havia para dizer) com uma equipa de tostões (literalmente!) e remendos, com o pior orçamento de todos os grandes de qualquer liga Europeia (aqui incluo certamente a Liga Belga, a Liga Turca, a Liga Holandesa, e outras…).
MUITAS E MUITAS RAZÕES PARA CONTINUARMOS A ACREDITAR ATÉ AO FIM NESTE EXTRAORDINARIO TRABALHO DE JARDIM, BRUNO E INÁCIO!
SE OS OUTROS NÃO NOS DESTACAM, FAÇAMOS ENTÃO O NOSSO TRABALHO!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
16 Janeiro, 2014 at 16:29
Bem observado 🙂
16 Janeiro, 2014 at 16:35
e excelente Avatar! Grande Walt! 😉
16 Janeiro, 2014 at 16:36
Hehehehehe 😉
16 Janeiro, 2014 at 17:06
Better call Saul!
I know a guy, how knowes a guy, who knows another guy.
16 Janeiro, 2014 at 17:08
Hahahahahaha
16 Janeiro, 2014 at 17:26
E posso-te dizer, Green (se calhar já sabes) que o Vince Gillingan já tem uma nova serie na calha , precisamente a historia do nosso amigo Saul Goodman, com o mesmo elenco do BB. nao posso esperar!!!
16 Janeiro, 2014 at 17:36
Ouvi falar de um spin off. Boas notícias.
16 Janeiro, 2014 at 17:45
é precisamente esse! e já está praticamente em rodagem será uma pre-quela do BB. porra, depois do BB ficámos um pouco orfãos, embora haja atualmente excelentes séries. já agora, recomendo vivamente duas novas: True Detective, com o Mathew Mccounaghey (o William Carvalho do cinema americano!) e o Woody Harrelson. começou o primeiro episodio no domingo e é muito boa, promete revolucuionar o formato das series policiais. outra que comecei a ver e promete é The Orange is the new Black!
16 Janeiro, 2014 at 17:47
Tenho de checkar essas séries 🙂
17 Janeiro, 2014 at 10:22
O Cherba ainda vai ficar fulo connosco!
16 Janeiro, 2014 at 18:00
Yes o Saul é uma grande personagem, além do Walt é claro.
SL
16 Janeiro, 2014 at 18:03
Tenho de ver essas duas Converge ando a ressacar dos finais de Breaking Bad, Walking Dead, Mad Men e Game of Thrones.
Preciso de produto de qualidade e NCIS, Havais e Ossos não me satisfazem.
Preciso ainda de Theory of the Big Bang.
SL
16 Janeiro, 2014 at 18:12
Supernatural???
16 Janeiro, 2014 at 21:11
Grande série Breaking Bad ” Hei, Mr, White “. Homeland é uma excelente série.
16 Janeiro, 2014 at 21:22
Eu sou gajo de Walking Dead, de longe a melhor que vi em muitos, muito anos. Mas o Sobrenatural é excelente. E estou meio agarrado ao The Following.
16 Janeiro, 2014 at 22:08
Com as sugestões que por aqui andam e com algumas já marcadas para serem vistas, estou ao papel e sem tempo.
Weeds é também uma excelente série.
Ganda off-topic
16 Janeiro, 2014 at 23:18
Por ordem de preferencia:
Game of thrones
Homeland
Suits
The good wife
Estou a arranjar coragem para breaking Bad
16 Janeiro, 2014 at 23:23
Para quem ainda nao viu ha uma serie que e obrigatoria, para quem gosta de policiais:The Wire.sem duvida uma das melhores series de sempre.esta ao nivel dos Sopranos, Hill Street Blues ou Breaking Bad. Obrigatoria.
Gosto miito tambem do Boardwalk Empire, sou fa, e alem do True Detective, tenho agendado ja 3 series: The Rectify, The Returned e Justified. nao ha tempo para tudo e qq dia comeco a misturar os enredos e as personangens;).
17 Janeiro, 2014 at 0:13
Das melhores séries que jà vi,por ordem no top 3:
Walking Dead é qualquer coisa top top!
Game of thrones
Prison break!
colei mesno nestas 3 séries,mas também gosto de supernatural ou criminal minds!
SL
17 Janeiro, 2014 at 8:29
Aconselho o House of Cards, numa onda mais política. Muito boa, a mostrar como são os esquemas manhosos….
17 Janeiro, 2014 at 12:08
Tenta o Boardwalk Empire. É do caralho!!
17 Janeiro, 2014 at 15:12
o 24 vai voltar 🙂 … a partir daqui, tirando o sporting ser campeão, mais nada tem interesse.
17 Janeiro, 2014 at 15:14
Tens sempre … Sons of Anarchy (do melhor que já vi) … e num conceito gajas e comédia … Californication.
Homeland muito boa …
True detective promete.
Person of interest, Vikings.
Graceland.
E … House of Cards. Jevin Spacey no seu melhor.
16 Janeiro, 2014 at 16:34
ERRATA:
“Vitórias a seguir à derrota com o Porto, do empate com RIO AVE e do empate com o Estoril”. Assim , é que é.
16 Janeiro, 2014 at 16:40
O teu avatar não fica nada atrás! 🙂
16 Janeiro, 2014 at 16:43
Não te esqueças que temos de ir aos barreiros tb!
16 Janeiro, 2014 at 17:49
tambem é dificil sim senhor. faltou-me essa… enfim, são todas finais, na verdade!
16 Janeiro, 2014 at 19:16
E jogar na Mata Real não costuma ser Pêra Doce
17 Janeiro, 2014 at 8:33
acrescento, ainda, em relacao ao primeiro ponto, ainda faltará muito campeonato e ja teremos jogado com fcfruta e slbostic
16 Janeiro, 2014 at 16:29
Cospe Tarado o próximo boi de serviço do sistema.
Já é tudo às claras.
16 Janeiro, 2014 at 16:38
Estamos fodidos.
16 Janeiro, 2014 at 23:53
Pois…
16 Janeiro, 2014 at 16:30
Mais um excelente texto.
16 Janeiro, 2014 at 16:31
“Não há dinheiro? Há formação.”
A longo prazo, haver formação significa que haverá mais dinheiro, que é indispensável para… manter a formação.
Um dos problemas recentes foi nunca termos investido em pagar BEM aos jovens que saíam da Academia, e isto vai para tempos do Figo. O Nani era o que menos recebia daquele plantel, segundo o documento que veio a público. Precisamos de dinheiro, de modo a pagar condignamente a quem sai da formação, para que fiquem cá 3/4 anos, e depois sim, saiam para campeonatos mais competitivos e onde se paguem fortunas.
17 Janeiro, 2014 at 15:15
Qd dizes “pagar condignamente”, queres dizer “segurá-los por mais um ano ou dois e só depois saem em grande”.
Campeões e para clubes de topo.
16 Janeiro, 2014 at 16:36
Para aqueles , como eu, menos entendidos nestas coisas, alguem pode explicar rapidamente qual o problema com este Cospe Tarado (Cme Machado- arbitro) . è que se vamos ser roubados quero saber antecipadmente .
16 Janeiro, 2014 at 17:16
Como diria a Alcina Lameiras… “Não negue à partida um ladrão que desconhece”
16 Janeiro, 2014 at 16:41
O Bruno de Carvalho tranquiliza-me quanto à questão da formação, porque sei que a ideia que muitos sportinguistas criaram de que só se está a apostar nos putos porque não há dinheiro é errada. As declarações dele há uns tempos – e voltou a dizer exactamente o mesmo na última entrevista à RTP informação -, foram estas:
«É uma aposta que faria exactamente igual, mesmo se o Sporting fosse o clube mais rico do Mundo. Faz parte do ADN, é algo que sabemos fazer bem. Não vale a pena estar sempre a comprar quando temos uma formação tão boa… Que saibamos trabalhá-la e incutir um sentido de responsabilidade, algo que antes não foi feito.»
16 Janeiro, 2014 at 16:57
Essa foi das afirmações que mais me agradou no Presidente, de tal forma que me levou a fazer algo que nunca tinha feito… socio, eu e a minha filha
16 Janeiro, 2014 at 17:32
Isso é fundamental Leão à solta!!
16 Janeiro, 2014 at 16:55
Pois eu estou muito preocupado. Em metade do caminho já nos roubaram 2 Pontos contra Estoril + 2 Pontos contra o Nacional , e a passagem na Taça de Portugal . Com esta média, quando acabarmos o campeonato, só ganhamos se os pontos perdidos pela concorrência forem mais do que o total que nos roubem….e isso será difícil de acontecer.
16 Janeiro, 2014 at 17:19
Não te esqueças dos 2 pontos contra o Rio Ave.
16 Janeiro, 2014 at 17:14
O caminho faz-se caminhando.
Em frente, Sporting!
16 Janeiro, 2014 at 17:14
O Fokobo tem contrato renovado??? Tenho a sensação que ele andava um pouco a fazer birra, é que ontem o puto Anderson do Leixoes surpreendeu
16 Janeiro, 2014 at 17:36
O Anderson era muito bem comprado! Acho que o Fokobo ainda não renovou…
16 Janeiro, 2014 at 21:38
Ele dizia que queria ir para o Benfas. Depois não renovou.
16 Janeiro, 2014 at 17:39
sim sim… mas pelos elogios dos comentadores ontem, nao me espantava se fosse acabar a outras paragens (se ja nao tem bilhete!!!).
Mas o Fokobo que se cuide, ha um tal de Palhinha na calha, se nao renova pode acabar como um tal de Tiago “quem” I(ng)lori …
SL
16 Janeiro, 2014 at 17:17
Já quase tudo foi dito, não só no “post” do Cherba, bem como nos comentários que têm sido publicados. Caríssimos Sportinguistas: pensamento positivo! Sempre! Acreditem, resulta mesmo!
16 Janeiro, 2014 at 17:39
Acho que o necessário é ter pensamento realista, embora com esperança nos nossos Presidente e Treinador.
Pensamento positivo têm os de Carnide (belo Heisenberg lhes andas a vender) mesmo com a casa toda a desmoronar-se. Penso que nem os corruptos do norte têm pensamento positivo (tens dar lá um pulinho); embora o neguem, já perceberam o estado em que aquilo está.
16 Janeiro, 2014 at 17:44
Não me surpreende nada. Por isso comecei a referir-me ao clube do norte como 5àSec.
16 Janeiro, 2014 at 18:05
A Meth azul é fodida para os lados de Carnide o Heisenberg queimo-os todos, eh eh eh
Parece-me que os de Carnide andam a ir muito aos Pollos Hermanos.
SL
16 Janeiro, 2014 at 19:17
Hahahaha a esses dou-lhes Explosivos!
16 Janeiro, 2014 at 17:19
Depois de ler as declarações do nosso Presidente, no nosso jornal, aquando da deslocação da equipa de futsal a Paris, parece-me que o apelo que fez aos adeptos para se tornarem sócios não caiu em “saco roto”…. Aqui no blog já deu para ver que não, espero que por esse mundo fora todos os Sportinguistas também sintam esse apelo e que o dinheiro das nossas quotas não seja para desbaratar em contratações desnecessárias, por muito que precisemos do titulo de campeão nacional.
Quero muito o escudo na verde e branca, mas terá muito mais sabor se for com a prata da casa.
16 Janeiro, 2014 at 17:31
Excelente (mais uma vez) Cherba!!!
Vamos embora Sporting! Pra cima deles … Cacifo!!!!!
Teos que vencer em Arouca para as galinholas ficarem tontas e os andrades nervosos…
Nós Acreditamos em Vocês!!!
Força Sporting! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!!!
SL
P.S. – Quanto ao Cosme Machado … Não é preciso dizer mais nada … Olho vivo e pé ligeiro que os ladrões andam à solta …
16 Janeiro, 2014 at 17:31
off-topic: desculpem lá, é noticia dos lampiões, mas a boca do jasus que tem tanto jeitinho para os recursos humanos como um elefante com ectsazy numa casa de cristais, já está a dar brado nos putos do benfica. pudera!
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=453963
As declarações de Jorge Jesus sobre ser impossível encontrar na formação um substituto para Matic não caíram bem na Luz. O médio Filipe Nascimento, da equipa de juniores, reagiu mesmo através do Facebook.
«Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida», escreveu o jovem médio de 19 anos, partilhando a notícia de A BOLA ON-LINE com as declarações de Jorge Jesus no final da partida com o Leixões.
A publicação motivou uma série de reações, entre as quais o médio Bernardo Silva, da equipa B, que comentou: «É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes.»
Filipe Nascimento acabou por apagar a publicação, mas ainda acrescentou: «Não entendam esta publicação como ofensiva ao treinador, apenas a publiquei para me motivar e a todos os meus colegas pois lutamos todos os dias por um lugar lá em cima.»
16 Janeiro, 2014 at 17:40
e um verdadeiro lampiao esse JAsus. Que fique la por muitos anos a ganhar 4M/epoca 🙂
16 Janeiro, 2014 at 17:47
e o Bernardo Silva tambem me saíu um protótipo do verdadeiro lampião: “A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes”. que mãe queridinha….:P
caso para dizer: jeeeesus…!
16 Janeiro, 2014 at 17:58
Às vezes parto-me a rir com os comentários publicados no site ABola 🙂 Por vezes também arregaço as mangas da camisa para «limpar» o sebo a muitos que por lá andam. Um dia bloquearam-me da página SCP Comédia de Portugal pelo facto de ter largado o seguinte poio: aviso à navegação, vou puxar o autoclismo, por isso: agarrem-se bem! Hahahahaha
16 Janeiro, 2014 at 18:15
hahahah muita bom…!;)
16 Janeiro, 2014 at 18:55
“… pois lutamos todos os dias por um lugar lá em cima.”
Foda-se! Perdi-me…
Mas nem com Jesus no clube conseguem chegar “Lá em cima”… Já não há cunhas como antigamente! Qualquer dia vão ter de falar com Fito…
O que vale é que a mãe do outro está sempre disposta a ajudar… Mãe é Mãe! Mesmo que tenha de dar um empurrãozinho ao rebento rumo à eternidade…
16 Janeiro, 2014 at 19:19
O Alf também já veio dar mais um bitaite. Qualquer dia é proscrito em Carnide. Espera…
16 Janeiro, 2014 at 17:35
Na minha opinião foi muito importante o Mané ter marcado aquele…golão! E porquê? Porque havia já muita malta a pedir…Nani. Nani?! Nós temos é de valorizar os que temos actualmente e que tem potencial para serem grandes jogadores!
E eu sou dos que digo que Mané ainda está verde. Precisa de jogar regularmente e não de estar tapado por um Nani.
O pessoal deve ter um horizonte mais largo que o curto prazo!
16 Janeiro, 2014 at 17:52
Clap. Clap!!
Acabo de fazer um texto nesse sentido!!!
16 Janeiro, 2014 at 21:41
Por favor muda esse nick, ta bem que é verdade mas já não é a mesma coisa infelizmente
16 Janeiro, 2014 at 18:51
Concordo! Nani fica para o futuro…
Ps: até porque também há esgaio…
16 Janeiro, 2014 at 19:20
+1
16 Janeiro, 2014 at 17:39
Só um ligeiro ‘off topic’:
Já tinha as quotas pagas até Junho de 2014 … Hoje ficou pago até Janeiro de 2015!!!
Bora SCP! Vence por NÓS!
SL
16 Janeiro, 2014 at 17:43
E ta tudo dito. O Cherba tem o dom da sintese certeira…
Meio caminho da primeira etapa do novo Sporting… o Nosso.
SL
16 Janeiro, 2014 at 17:49
Cherba,
Óptimo balanço da época, so far…
Só uma chamada de atenção:
Nani renovou recentemente com o United. Ganha mais de 5.5M€ por época. Ou está lesionado (segundo Moyes por algum tempo) ou irá tapar o lugar aos miúdos da B.
Esta geração (1993) é F-A-B-U-L-O-S-A. Os Iuris e Manés não crescerão sem minutos!!
Já disse e volto a repetir. Temos de ter um crescimento sustentado. Sou sempre contra empréstimos (sem cláusula de compra)!
Não valorizemos o que não é nosso, enquanto tapamos lugar aos miúdos!
Espero sinceramente que não haja contratações nesta janela de mercado. Só temos mais 15 jogos para o campeonato sendo que este plantel tem profundidade mais do que suficiente para encarar o que falta da época. Ao contrário do que muito pa(i)neleiro queira fazer crer…
Se houver algum para gastar, então que se tente o mais possível recuperar % de passes, com o William à cabeça!
16 Janeiro, 2014 at 17:52
+ 1!
16 Janeiro, 2014 at 18:05
uns 10M e tinhamos os passes da formacao todos de volta… se houver para gastar da poupanca de Lbias, JEffrens e dollares chineses por Elias, que se faca o esforco… e arrume-se a casa de vez!!!
Estou contigo. Mas que o Nani era um bom exemplo do filho prodigo era.
Ate abria precedentes para a politica (medio/londo prazo) pos-formacao e moralizava (com experiencia e exemplo) os putos. Agora sempre com o MU a pagar o ordenado…
Se por ventura vier alguem, que seja Nani e mais ninguem. 😉
SL
16 Janeiro, 2014 at 19:06
Estás comigo, mas…
…e se…e se…
16 Janeiro, 2014 at 20:50
e isso…
o pregao e:
A vir alguem, que seja Nani e mais ninguem…
ou o trinco do Leixoes HAHAHAHAHAHAHA
SL
16 Janeiro, 2014 at 19:20
É isso.
17 Janeiro, 2014 at 8:43
Concordo em absoluto, alias como tenho referido por aqui.
este mesmo plantel trouxe-nos ao segundo lugar no fim da primeira volta
basta fazer o mesmo!!
com a vantagem que a equipa comeca a segunda volta mais entrosada e com mais certezas, como slimani!!!
17 Janeiro, 2014 at 8:45
Segundo e nao primeiro por artes magicas!!!
17 Janeiro, 2014 at 15:21
Se soubesses que com o Nani eras campeão, algo muito raro nos ultimos 30 anos … mantinhas a tua teoria?
Que na minha opinião é válida. Estamos a crescer e sustentar uma base.
Mas se soubesses que eras campeão com o Nani (emprestado e para se valorizar), não aceitavas? Seguindo depois a tal política com a qual estamos de acordo?
19 Janeiro, 2014 at 0:52
Se eu soubesse que era campeão com o Tozé Marreco também ia a correr contratá-lo. Mas não sei, pois não?
16 Janeiro, 2014 at 18:27
off: talvez a melhor coisa que ja tenha dito na vida…
Ja esta arrependido? Tinhas feito a pre-epoca em condicoes e talvez nao te lesionasses ou meu.
Quanto a frase, qual e a duvida, esta a acabar o curso na melhor escola do mundo, o outro e um “drop-out”
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/01/16/bruma_carlos_man_melhor_joga.html
SL
16 Janeiro, 2014 at 18:43
Deixo aqui uma questão :
Tornei-me sócio do Sporting há uns dias e recebi o cartão de sócio ontem e fiquei surpreendido porque è um cartão Visa que pertence ao BES.
Alguém me sabe dizer se tenho que pagar alguma anuidade ?
Eu não tenho cartões Visa nem pretendo ter.
Se alguém me puder esclarecer, agradeço.
16 Janeiro, 2014 at 18:49
http://www.sporting.pt/Socios/Vantagens/socios_funcionalidadescartao.asp
Ao que parece pode ser ativado como cartão Visa, não é um cartão Visa.
16 Janeiro, 2014 at 21:43
Obrigado
16 Janeiro, 2014 at 21:58
Isso é uma coisa já antiga, do tempo da outra senhora. Quando há uns anos o bes criou um fundo com uma grande parte dos nossos jogadores mais prometedores, a direcção substitui os cartões e informou os sócios que poderiam activá-los no bes. Eu na altura até precisava de um cartão visa mas como represália para com o bes nunca o activei. Agora se tú quiseres activá-lo é só ir ao bes.
17 Janeiro, 2014 at 0:04
Olá RP
Recebi hoje o meu cartão de sócio e tb é visa. Até me enviaram o código e tudo.
Quer isto dizer, pelos comentários em baixo, que se não fizer nada o visa não é activado, certo?
17 Janeiro, 2014 at 10:00
Eu por acaso no meu não recebi código.
Ainda bem.
Não uso cartões de crédito e se usasse nunca seriam do BES.
17 Janeiro, 2014 at 4:27
Certo, só serve de cartão visa se pretender, não paga anuidade
16 Janeiro, 2014 at 19:41
O Nani não é a meu ver a opção. O Evandro encaixa melhor nas nossas necessidades, tem ambição, experiência e um ordenado compatível com a nossa bolsa. Não é crível que LJ aposte em mais miúdos está época. Estas coisas levam o seu tempo, e atrás do Mané não se vê ainda ninguém a iniciar a ascensão à equipa principal.
16 Janeiro, 2014 at 20:48
Discordo. Entao e Esgaio, Iuri, Semedo ?!?
Quem e o Evandro? outro “temos que comprar” Gillas versao 2014??
Se queres ir por ai precisariamos isso sim, eventualmente de um trinco com a saida do Rinaudo.
O do Maritimo ou do Leixoes… mas vamos ver na Academica (espero que William limpe os cartoes com o Arouca) o que LJ vai fazer… Dier, Fokobo, …?
SL
16 Janeiro, 2014 at 21:30
Fokobo não tendo renovado não é opção para a equipa principal. Se fosse teria sido convocado anteontem. Dier poderá ser alternativa ao Rinaudo, mas já lá está desde o início. Falta-nos um abre-latas, que nos melhore as transições, e que sirva de alternância aos alas no desiquilibrio. Daí Evandro. Mas se não vier ninguém tambem está bem.
16 Janeiro, 2014 at 20:39
Vejam lá esta do bicho que nos calhou para o fim de semana (levantem o som!):
(tirado do A Norte de Alvalade)
http://www.youtube.com/watch?v=U_vY0X4NzIA
Atesta bem a qualidade do animal. Reparem nas equipas em confronto.
Estou para ver a pressa quando o Arouca estiver a queimar tempo!
16 Janeiro, 2014 at 21:47
Não foi esta besta que teve a celebre frase “os árbitros são uns heróis”?
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=454032
17 Janeiro, 2014 at 0:08
Sempre quero ver se o Panelas Gomes agora vem ladrar.
16 Janeiro, 2014 at 22:00
Bom, espero pela reação da associação de arbitros…..
17 Janeiro, 2014 at 0:09
A reacção dos árbitros vai ser roubar ainda com mais afinco para o Porco.
Quanto ao Panelas Gomes mama e engole.
17 Janeiro, 2014 at 9:38
Como previsto: Panelas já falou (Antena 1). Mamou e engoliu. A voz até lhe tremia ao dizer que “era mais do mesmo”.
16 Janeiro, 2014 at 23:07
A primeira volta já está!!! Ofensivamente ainda podemos melhorar,defensivamente quase perfeito (pena os 3 golos sofridos contra o porto, de resto brutal).
Na segunda volta se mantivermos o ritmo da primeira e melhorarmos no confronto com porto e benfica….somos campeões! Mas vamos jogo a jogo e o próximo adversário é o arouca.
Força Sporting…e marítimo!
17 Janeiro, 2014 at 0:17
Cherba deve estar atento ao que vai dizer a APAF…
http://www.publico.pt/desporto/noticia/pinto-da-costa-e-o-classico-arbitragem-vergonhosa-1620007
17 Janeiro, 2014 at 0:45
Nem mais! Creio ser importante que a Direcção do Sporting e os adeptos façam notar que estão atentos a uma eventual resposta da APAF a estas declarações do Presidente do FCP. É um momento importante para expor a diferença de tratamento que uns e outros merecem.
17 Janeiro, 2014 at 3:53
Estou bastante curioso para ver a resposta das putas da APAF agora! E o Sporting tem que estar bem atento e expor a situacao caso nao saia nenhuma resposta como a que recebemos.
17 Janeiro, 2014 at 10:36
A questão não é se há resposta ou não!
A questão é o TOM em que for dada resposta! Essa sim, é a minha curiosidade… é que se não tiver a mesma veemência que teve com o BdC, quer dizer somente que:
1) O ASD é enteado da APAF (Hummmm)…
ou
2) o PC é “padrinho” (e aqui cada um dá significado de padrinho conforme melhor lhe aprouver) da APAF… ou conselheiro matrimonial de certos arbitros…
17 Janeiro, 2014 at 15:27
come e cala … simples.
17 Janeiro, 2014 at 0:21
Off: Os jornais falam como se o Sporting já não estivesse na Taça da Liga. Porquê? Não nos basta marcar um golo para estar a igualdade de circunstâncias com o Porto? É que eles jogam com o Marítimo, um pouco superior ao Penafiel… Digo eu não sei.
Que nojo
17 Janeiro, 2014 at 0:41
COSME MACHADO CONTRA O SPORTING
domingo, 21 de Dezembro de 2008
Sporting 0 – Académica 0 Liga 12.ª Jornada 20/12/2008
in Jornal Sporting 23/03/2009
Jornada 12
20-12-2008
Sporting, 0-Académica, 0
Árbitro: Cosme Machado
Árbitros assistentes: Alfredo Braga e Paulo Vieira
“«Poucos» erros de Cosme Machado no nulo de Alvalade.
Aos 28 minutos, não deixou que o Sporting apontasse, de forma rápida, um livre que acabou por dar golo de Postiga e, apenas cinco minutos depois, Orlando faz jogo perigoso dentro da área. Ficou por marcar um livre directo que poderia levar muito perigo à baliza dos «estudantes». Já na segunda parte, assinalou mão a Postiga, num lance que deixa muitas dúvidas. Não assinalou, ainda, dois cantos – nítidos – a favor do Sporting e demorou muito tempo na amostragem de amarelos por perda de tempo, «alinhando» no antijogo da Académica. Sporting foi prejudicado em dois pontos.
28 m: Se a ideia é que se cobrem as faltas da forma o mais rápido possível, Cosme Machado devia ter validado o golo ao Sporting. Rochemback apontou rapidamente o livre e Postiga, aproveitando a desatenção da defesa, fez golo; o árbitro disse que ainda não tinha apitado. Em Alvalade, a contestação ao árbitro começou com este lance.
32 m: Orlando fez pé em riste (jogo perigoso) quando Liedson se preparava para rematar. Cosme mandou seguir, quando a infracção era passível de marcação de livre indirecto dentro da grande área da Académica.
54 m: Postiga terá, alegadamente, dominado a bola com a mão. É verdade que a bola bate na mão mas, por parte de Postiga, não parece haver intenção de o fazer.”
Sem norte a prestação de Cosme Machado, também, é justo dizê-lo, por ser mal auxiliado. Perdoou alguns amarelos a academistas, provocou as queixas dos leões ao invalidar um golo obtido na marcação rápida de um livre-directo e até negou cantos mais que evidentes.
O Jogo 21/12/2008
Pactua totalmente com o anti – jogo, só mostra o amarelo ao guarda redes madeirense aos 75´não apressa os jogadores que são substituidos, pactua com as simulações de lesões e demora uma eternidade a apontar os cartões.
Auxiliares: Alfredo Braga – …tem notória dificuldade em enquadrar – se e acompanhar penúltimos defensores
Paulo Vieira – …ainda não possui estaleca de grandes desafios
Jorge Coroado O Jogo 20/12/2008
17 Janeiro, 2014 at 0:43
domingo, 21 de Dezembro de 2008
Sporting 2 Paços de Ferreira 1 – Liga 22/12/2007
Golo do Paços em fora de jogo.
Agressão de Pedrinha a Liedson
O Jogo 23/12/2007
Auxiliares:
Alfredo Braga
Fernando Pereira
COSME MACHADO analise de José Leirós no Bola na Área
Árbitros assistentes: Alfredo Braga e Fernando Pereira
Sportig 2 Paços de Ferreira 1 . 22/12/07 14 º Jornada
Ontem no jogo Sporting – Paços de Ferreira aconteceu três momentos do jogo, em que a equipa de arbitragem, teve que decidir.
09 Minutos de Jogo – Golo ilegal, pois Cristiano quando recebeu a bola para cruzar para Edson encontrava-se em posição de fora de jogo
13 Minutos de Jogo – Grande penalidade por assinalar o defesa do Paços apoia-se e impede Vukcevic de saltar à bola
63 Minutos de Jogo – Grande penalidade bem assinalada e bem exibido o cartão vermelho a Peçanha. O toque anterior do defesa não é suficiente para rasteirar Vukcevic e Cosme Machado deixou prosseguir a jogada.
17 Janeiro, 2014 at 0:43
domingo, 21 de Dezembro de 2008
Sporting 2 Beira Mar 0 – Liga – 02/04/2007
61´Golo mal anulado por fora de jogo inexistente a Liedson TOMÁS SANTOS.
67′ Advertência indevida a Nani que não jogou a bola com a mão.
Auxiliares:
Sérgio Serrão
Tomás Santos
17 Janeiro, 2014 at 0:44
“O árbitro Cosme Machado dirige na segunda-feira a recepção do Sporting ao Beira-Mar, da 23ª jornada, por “impedimento profissional” de João Vilas Boas, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Em comunicado, a LPFP anuncia no seu sítio na Internet a substituição do árbitro, “ao abrigo do nº 12 do artigo 13 do Regulamento de Arbitragem”, por “impedimento profissional” de João Vilas Boas – ambos são de Braga.
No mesmo comunicado, a LPFP refere também a substituição do observador do jogo de Alvalade, que passa a ser António Brandão.
O encontro entre o Sporting e o Beira-Mar, que encerra a 23ª ronda, realiza-se às 19h45 da próxima segunda-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.”
Reparem que o observador muda consoante o árbitro…
17 Janeiro, 2014 at 0:45
05 maio 2013
1Cosme Machado decisivo: FC Porto ganha com dois golos irregulares
O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 3-1 e mantém intacto o sonho de se sagrar campeão nacional. James, Mangala e Lucho (penalti) marcaram os golos dos azuis-e-brancos. Candeias fez da marca de grande penalidade, o golo de honra dos madeirenses. O penalti assinalado contra os dragões foi o primeiro da
época e aconteceu numa altura em que o FC Porto já vencia por 3-0.
A arbitragem de Cosme Machado, Alfredo Braga e Tomás Santos errou ao validar o segundo golo do FC Porto. Mangala está em posição de fora-de-jogo no momento do passe de Moutinho. Errou ao assinalar a grande penalidade que deu origem ao terceito golo do FC Porto. Varela perde simplesmente a bola para o jogador do Nacional de Madeira. Esteve bem ao assinalar uma mão na bola de Mangala na área. Arbitragem com influência no resultado.
17 Janeiro, 2014 at 1:01
Outro off-topic: esta merda dos Super Macacões terem respeitado o minuto de silêncio ao Eusébio não me fez sentido algum…
Acho que o Pinto da Costa vai usar este “bom comportamento” como moeda numa futura troca de acusações, até porque a ordem foi dele. Quem sabe não está a preparar a sua própria cama. Acham mesmo que os benfiquistas farão um minuto de silêncio quando ele morrer? Pretexto ideal para aparecer o Antero Henrique a criar a 1ª guerra pós-Pinto da Costa, dizendo que os portistas respeitaram o minuto de silêncio ao Rei dos benfiquistas, e eles não fizeram o mesmo com o do Porto. A ver vamos.
17 Janeiro, 2014 at 10:40
Bom resumo 🙂
17 Janeiro, 2014 at 1:02
E que dizer das palavras do Sr Helder? Ou não considera o sporting um grande ou então chegou apenas este ano ao futebol Português
17 Janeiro, 2014 at 10:33
Se estiveres a falar do Conduto… nem comento!
Nem vale a pena…
17 Janeiro, 2014 at 11:34
Helder treinador, onde diz que o Cavaleiro foi o primeiro jovem de equipa B dos grandes lançado na 1ª equipa, que JJ foi o unico treinador de um grande com essa coragem
17 Janeiro, 2014 at 14:40
Ahhhhhh…
Esse Helder!!! O comediante… Ahhhh, tá bem!
17 Janeiro, 2014 at 15:28
Anda a beber o que o Eusébio deixou.