Manuel é capaz de ser o nome mais português que conheço. Com todo o respeito pelos Antónios. Serve para identificar alguém com esse nome mas também pode servir para identificar qualquer português. Quantos de nós já não viu na rua alguém que julga conhecer mas que, após um esforço considerável de memória chega à conclusão de que “é um Manel qualquer que por aí anda”
Está é a parte em que vocês começam a questionar esta minha introdução e, porque não, a minha saúde mental. Com toda a razão. Acontece que apeteceu-me fazer um “apanhado dos Maneis”, nada mais. Simplesmente tenho um fascínio pela etimologia popular e tradicional portuguesa. E pouco que fazer, já que ainda estou de férias.
Começo pelo “Manel” do momento, obviamente o Carlos Mané. Reparem que ele podia ser Carlos Manuel (tem ambos os nomes) mas, com a sua inteligência superior decidiu afastar-se do último grande sucessor de Cruijff na arte de meter merdas na boca e chupá-las e aproximar-se daquele génio de pernas arqueadas chamado Mané Garrincha. Só por isto, este miúdo há de ir longe.
Mas mais Maneis andem aí. Como por exemplo, o nosso de Sarilhos. Aquele que podia ser tudo o que quisesse dentro do Sporting….mas escolheu ser mais um activo contribuinte na arte de não dizer pão na televisão nacional. Tenho o maior dos respeitos pelo nosso Manel. E por isso dói-me que ele tenha escolhido para esta fase da sua vida ser aquilo que nunca foi em campo: subserviente, figura secundária, em suma, mais um para encher chouriços na Tv. Mais grave disto tudo é que está a fazê-lo em prol da estratégia do Oliveirinha Resabiado contra o Oliveirinha Esperto. Este não é o Manel que eu venerava, mas cada um é livre de fazer o que quiser.
Continuando na senda dos Maneis, há um incontornável. Que até treinou o de Sarilhos no mítico 7-1. O Manel Zé. Estabeleceu-se como o ressabiado mor do futebol português e hoje é o Velho do Restelo cá do burgo. Nos meus sonhos mais molhados imagino uma tag-team entre o velho Zé e o grande Sá Pinto com o objectivo de rebentar, por exemplo, o Artur Jorge e o Oliveirinha Ressabiado. O Sá Pinto já fez a parte dele. Quando é que ganhas um par de colhões, Velho Zé?
Ultimamente, tenho ouvido e lido muito sobre outro Manel que apareceu vindo da tumba. Um tal de Sérgio. Parece que é professor catedrático e que faz bicos ao óróliga. Nada contra. Mas acredito que aprenderia mais com 5 min com a Shakira do que numa hora com o catedrático. E estou a falar de futebol. Afinal, a colombiana agarrou um jogador do Barça e o professor continua agarrado ao pau.
Acabo a Ronda dos Maneis com aquele que todos os sportinguistas adoravam apanhar na rua para o cumprimentar com 2 calhaus em cada mão. Um tal de Mota que nos expoliou propositadamente, vergonhosamente, corruptamente e todos os “mentes” mais perversos que a mente humana pode imaginar. Gostava de acreditar que esse nojo de gente nunca mais passeará nos nossos relvados. Racionalmente, aposto o meu esquerdo de que será o próximo árbitro internacional vindo das profundezas das trevas que são o futebol português.
A todos estes Maneis, tenho uma mensagem:
A) Ao craque, faço votos que continue em grande porque é exactamente isso que ele vai ser. Um grande.
B) Ao ex-craque, peço-lhe que guarde a dignidade que granjea entre os sportinguistas e afaste-se daquele folclore deplorável que passa todas as semanas na Tv.
C) Ao Velho do Restelo, pago-lhe uns treinos com o Anderson Silva para ver ser finalmente faz aquilo que ele sempre andou mortinho para fazer.
D) Ao catedrático, recomendo-lhe uma série de excelentes torneios de sueca que se disputam nós mais variados tascos do interior do país.
E) Ao árbitro, que lhe passe um camião de fruta por cima. Só pela ironia da coisa
PS: Acho correctíssima a forma como o Léo Garden se refere ao Carlos Mané. É Máné. Não é Mané.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
17 Janeiro, 2014 at 14:09
Entrem na página da APAF (https://www.facebook.com/pages/APAF-Associação-Portuguesa-de-Árbitros-de-Futebol/217853291567403) e comentem o máximo de posts que conseguirem com a seguinte frase:
RIP verdade desportiva.
17 Janeiro, 2014 at 14:59
Pessoal, não me admira nada que o Sirk seja um dos elementos que esteve na origem deste texto, publicado na Cortina Verde:
«Uma Entrevista à Bruno de Carvalho»
Por City Lion, em 09.01.14 (Blog Camarote Leonino).
Fonte: http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/696053.html
Tive finalmente oportunidade ontem de ver com atenção a última entrevista de Bruno de Carvalho ao programa Zona Mista da RTP Informação.
Em termos de postura, comecei por me surpreender com a forma calma, tipo estadista e a falar em “nós” com que começou a entrevista, mas depois caiu depressa na vulgarização com ironias à Pinto da Costa, gestos e tiques mais exagerados e a falar em “eu”.
Em termos de conteúdo, não acrescentou muito ao que já se sabia. O que se ressaltou foram várias contradições (algumas das quais aqui elenco), que nesta fase são muito preocupantes mas que os bons resultados da equipa de futebol disfarçam:
1. Sempre afirmou, mesmo nesta entrevista, que só nos interessa o jogo a jogo mas pressionado pelo entrevistador lá apontou a ida à Champions como objectivo “natural e sem duvida nenhuma” (só foi pena que não o tenha dito no inicio da época pois se calhar não teria que se queixar das poucas gameboxs vendidas, muito fruto das baixas expectativas criadas);
2. Considerou que não se quer desculpar com o passado mas não deixou de insistir no “cenário muito mau” ou “situação muito complicada” que herdou, dizendo ainda que o sistema que vigorava no Sporting era mais difícil de ultrapassar do que o do futebol português, esquecendo-se que mesmo neste período de uma espécie de monarquia tivemos sempre democracia no clube mais democrático de Portugal (e para quando o fim do Conselho Leonino??);
3. Referiu-se à grande preocupação com que viveu o caminho seguido nos 2 anos anteriores à sua eleição, sabendo que foi o mesmo caminho que propôs aos sócios em 2011;
4. Disse que quem quer desestabilizar o Sporting (e falou do Record e Correio da Manhã) já não consegue resultados, mas confessa que o nosso Presidente “altera-se” (desestabiliza-se) com determinadas noticias, o que já é um mau resultado; ps por acaso vi hoje a capa do Correio da Manhã e é do mais desestabilizador em relação aos nossos rivais;
5. Afirmou que, de uma forma humana, tem em conta a vontade dos jogadores (Rinaudo), por outro insinua que se for preciso os jogadores não utilizados continuarão a “marinar” (Jeffren e Labyad) como até agora; ps parece que finalmente ficou resolvida a questão Labyad nas mesmas condições oferecidas no Verão depois de hesitações nessa altura que nos custaram muito dinheiro em ordenados (que não temos) e a desvalorização do passe do jogador;
6. Garantiu que não mente (fico logo com a pulga atrás da orelha quando alguém precisa de o dizer), mas mais uma vez nem uma palavra lhe ouvi sobre o prometido investimento de 15/20 milhões € e agora insiste que são os sportinguistas que vão ter que entrar com mais dinheiro (afinal é para mantermos a maioria da SAD, ao contrário de evitar a venda em Janeiro de um titular, que erradamente foi o que achei quando li o tal comunicado do fim do ano passado);
7. Considerou normal que os sportinguistas não tenham pago quotas por não se reverem nas Direcções anteriores, mas por causa da sua “popularidade” não admite que possa haver sportinguistas que pelos mesmos motivos não paguem quotas ainda hoje;
8. Falou várias vezes em rigor mas não explicou como garantiu em Assembleia Geral um orçamento este ano para o futebol de 20 milhões € e vai a caminho de ir cerca de 30/40% acima;
9. Disse que não está agarrado ao lugar mas acaba a entrevista a dizer que fica à espera de Ronaldo para “sermos campeões juntos” o que olhando para a idade de Ronaldo me parece muito difícil neste mandato;
10. Insistiu que tem menos necessidade de falar mas mais de fazer, mas insiste em aceitar ir a estas entrevistas que pouco acrescentam e em fazer declarações “a torto e a direito”.
A entrevista veio ainda cheia dos habituais auto-elogios (sempre em campanha à semelhança do que se passava com Godinho Lopes) e as já cansativas presunções, entre estas por exemplo:
11. Diz que a presença dele no banco está a resultar. Finalmente já percebemos porque estamos em 1º!
12. Que o trabalho feito em 9 meses parece o trabalho de 20 anos. Deve ser por trabalhar as tais 24 horas por dia que diz trabalhar!
13. Que é um dos 4 ases do nosso futebol! Aqui achei também bem interessante a colagem pessoal ao “Leonardo”, que sei é pouco dado a estas familiaridades.
14. Que foi ele que, “sem ninguém perceber”, mudou o regulamento eleitoral do Sporting, auto-intitulando-se assim “xico-esperto” e chamando indirectamente idiotas a todos os sportinguistas que aprovaram esse regulamento. Ele tem que saber de uma vez por todas que os sportinguistas são, por norma, pessoas inteligentes e informadas.
Quanto ao conteúdo das propostas para “revolucionar o futebol”;(louvo a iniciativa de as fazer) feitas e entregues a várias entidades (teria sido preferível apresentá-las e discuti-las 1º com os sócios e depois com os outros clubes até para ganhar um apoio transversal que será sempre necessário) pelo que li na imprensa e ouvi na entrevista parece-me bem o principio de defender os clubes formadores (esperando que continuemos a ser tão formadores como até agora) mas depois os argumentos utilizados da comparação com os pais é frágil – será que o Ronaldo seria hoje o mesmo se não tivesse ido para Manchester com a idade com que foi? e parece-me muito bem a tentativa de tornar mais transparentes os órgãos de jurisdição do futebol, nomeadamente a arbitragem – aquilo hoje é demasiado nebuloso e até agora temos pago muito por isso, tendo sido uma das causas importantes para chegarmos ao estado muito difícil a que chegámos (e este ano depois de um começo bem razoável voltámos ao habitual).
18 Janeiro, 2014 at 12:09
Alguem que escreve este texto e em particular este parágrafo.
14. Que foi ele que, “sem ninguém perceber”, mudou o regulamento eleitoral do Sporting, auto-intitulando-se assim “xico-esperto” e chamando indirectamente idiotas a todos os sportinguistas que aprovaram esse regulamento. Ele tem que saber de uma vez por todas que os sportinguistas são, por norma, pessoas inteligentes e informadas.
Nao se admire que os Sportinguistas em geral e principalmente os que frequentam o tasco, se estejam a cagar para gajos como estes… Fazem lembrar tudo menos um Sportinguista!!!
17 Janeiro, 2014 at 16:56
Mais uma posta “à Sá”.
Voltando ao Manel primordial, isto é, aquele que (não) está na cabeça de Jasus, e à necessidade de “reencadernar” 10 vezes, acho que pelo menos desta vez ele foi sincero: está-se positivamente a cagar para a formação, essa não é a cena dele, e se estas declarações contribuirem para garantir que o mandam mesmo embora com uns milhões no bolso, tásse. Até porque agora, que estão a vender os craques, já ninguém pode dizer que se não ganhar nada a culpa é (só) dele…
17 Janeiro, 2014 at 19:58
Sá, gostei do post mas a parte em q te referes ao nosso Manel era evitável mesmo que possas ter razão, é que para apontar coisas menos boas dos nossos há uma legião de escribas.
http://www.youtube.com/watch?v=ujg493BwfNs
Será que este gajo é da familia do cavalo branco ou tb tem fetiche pelo “dez”.