Há já uns tempos tenho vindo a pensar num modelo que deve ser reforçado dentro do nosso clube e que parece agora, mais que nunca fazer sentido. Felizmente o Cherba concede-me este bocado na cozinha, onde posso fazer uns petiscos mais experimentais de vez em quando e perguntar aos amigos tasqueiros o que acharam.
Como clube formador e actualmente com poucos recursos financeiros, teremos, mais cedo ou mais tarde, de estruturar o clube de forma diferente. Actualmente temos uma aposta séria na formação, complementada com alguns jogadores que compramos no mercado para complementar o plantel.
É certo que vemos resultados nesta política em alguns clubes, como o Dortmund, e esta é a nossa melhor aposta. Mas podemos ir mais longe
O que penso então eu que devemos fazer?
Bruno de Carvalho deve pensar no seu mandato como um todo e não época a época. Isto é, não pensar o factor desportivo num período de 12 meses para depois voltar a pensar no Verão. Penso que o Sporting, clube formador dos melhores entre os melhores, deve pensar a um longo prazo com os jogadores que já tem no clube. Passo a explicar melhor.
Primeiro passo: estabelecer o modelo de jogo junto da equipa técnica, igual para todos os escalões e com os mesmos princípios de jogo. Isto já é feito e deverá manter-se assim durante, pelo menos quatro anos. Aqui terá de se escolher de acordo com as garantias de futuro que existem no clube. “Temos 15 jogadores prontos a entrar no 4x3x3? Ok então vamos a isso”.
Segundo passo: apurar as características do “jogador perfeito” para cada uma das posições. As características, a intensidade, passe, visão de jogo, posicionamento, movimentos, etc. Algo que ainda não é feito. Depois disso, identificar na equipa B , emprestados e juniores quem são os que têm mais potencial de atingir esse patamar. Neste caso teríamos, por exemplo, Zezinho, Palhinha e Fokobo como potenciais substitutos de William ou Betinho e José Postiga como os futuros pontas-de-lança. Esses jogadores terão de, depois de reconhecido o potencial, ser limados, insistentemente, em todos os escalões para atingir o mais rapidamente possível as características futebolísticas pretendidas na equipa principal. O seu crescimento deve acontecer muito perto da equipa principal, o que significa que todos os anos teríamos pelo menos três jogadores jovens a subir à equipa A, pois a maturidade e competitividade é muito alta.
O que seria conseguido neste ponto é, acima de tudo, a valorização de jogadores tão interiorizados com os processos da equipa que teriam uma adaptação enorme e poderiam disfarçar algumas debilidades técnicas com a competência táctica.
O Barcelona enfrentou o seu período perdedor e pouco depois de venceu a Liga dos Campeões. Olhou para o que tinha nas camadas jovens e na cantera do clube. Médios de qualidade, alguns até recuperados mais tarde (caso de Cesc Fabregas) que eram capazes de jogar um futebol de posse e garantiam uma equipa competitiva para as próximas 5 épocas. Não é necessário relatar o que ganharam, nem sequer dizer que também podemos fazê-lo.
Revolta-me muito quando leio notícias em que médios centro são apontados ao nosso clube. Neste momento temos matéria prima para ter três meio-campos diferentes, mas sempre formados no clube. Para o ano deveria então começar o ciclo de “limar” os potenciais jogadores para atingirem o patamar pretendido. E quando digo isto falo em termos psicológicos, técnicos, tácticos ou físicos.
A transição seria natural e menos necessários os empréstimos e a equipa B. Claro, esta estratégia tem um perigo. Seleccionar à partida os que parecem ter mais potencial poderá desmotivar e afastar da ribalta outros com um talento mais atrasado. Cabe ao clube ir-se adaptando, reconhecer novos miúdos a despontar, mas assumir seriamente que existem aqueles que chegarão certamente à equipa principal. O nosso Verão seria menos entusiasmante, é certo, pobres adeptos do Ajax e do Barça que sabem que ao vender um grande jogador outro está pronto a entrar por ele.
Façamos um exercício futurista. Daqui a duas épocas André Martins Adrien e Rui Patrício são vendidos. Nessa altura já João Mário, Iuri e Luís Ribeiro estão habituados a estas andanças, já disputaram jogos europeus e, quem sabe, até já mereciam a titularidade. E acreditem, esta geração de juniores é tão genial como a que acabou de passar. Cabe ao Sporting torná-los jogadores sérios mais rapidamente, sem forçar em demasia, mas mais limados quando atingem o futebol profissional.
Se iria resultar com todos? Claro que não, mas ganharia o Sporting e muito. Em tempo de crise como o que vivemos, está na altura de, sem medos, assumir que queremos uma equipa 100% Sporting, com algumas posições preenchidas no mercado por não existir mesmo opção nos quadros do clube. Não apenas agora que “não há dinheiro para nada”, para sempre, com o tempo tudo seria tão natural que ninguém conseguiria bater-nos.
Espero ter feito entender a minha ideia do “modelo como clube”. Uma organização brutal entre todos os escalões do clube, com jogadores a serem trabalhados internamente para atingir a maturidade competitiva mais cedo.
texto escrito por Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
28 Janeiro, 2014 at 12:04
acho que os jogadores da formação, antes de entrar na equipa A, a não ser que sejam uns fora de serie, que o talento e a maturidade salte logo à vista, devem fazer uma época ou 2 na equipa b, depois voltarem a ser avaliados e ou passam para a A ou vao rodar numa equipa em que tenham hipóteses de rodar. Se no fim desse processo não demonstrarem capacidades para ficar na equipa A, mais vale ficar sem eles.
No fundo estamos a falar do processo que tiveram o Adrien, o andre martins e o Wilson sem equipa B.
por exemplo o João mario, o Betinho e mesmo o Esgaio neste momento já não lhes adiantava nada estarem na equipa B
28 Janeiro, 2014 at 12:08
Ou o André Santos e Salomão, com desfechos diferentes.
28 Janeiro, 2014 at 12:16
o andre santos é outro que é da era antes das equipas b, e teve 2 empréstimos bons, regressou, mas apanhou épocas más da equipa e acabou por ir na onda. Se calhar hj bem vistas as coisas até tinha lugar no plantel
o salomao é um caso diferente, ele não era da formação, chegou ao clube com 21 ou 22 anos vindo da terceira divisão, até entrou bem, mas denotou dificuldades de adaptação e em lidar com o facto de não ser a estrela, de não ter a equipa toda á volta dele, mas de ser apenas mais um.. e os ares da Corunha fizeram-lhe bem.
28 Janeiro, 2014 at 12:08
Concordo exactamente já não lhes da nada a equipa B mas a principal também não está preparada para receber todos de uma vez.
28 Janeiro, 2014 at 12:30
Concordo.
Acrescentaria ainda que os “dispensados” deveriam trazer retorno financeiro para ser canalizado, para… a formacao.
BdC disse que o Sporting gasta 8M/ano com a formacao. Gostava que as %s das vendas do Ronado, Nanis e afins, mais as dispensas dos Andres Santos e outros, cobrissem essa despesa.
Teriamos a formacao auto-sustentada financeiramente.
Pode ser dificil, mas temos que caminhar para ai…
SL
28 Janeiro, 2014 at 12:42
esses 8 milhões já é a contar com os contratos que fazes aos putos de 15 anos, em que lhes tens de dar x e convence-los bem , já que tens todos os anos os rivais a vir buscar os putos de 15 anos com promessas de mundos e fundos.
28 Janeiro, 2014 at 13:36
Sem dúvida jubas. Já tinha referido isso mesmo num post anterior.
Era hora de olhar para a equipa B e tentar colocar já a título definitivo alguns jogadores, para que no Verão não hajam pressas.
Agarravamos no Kikas, que é um dos que me parece que não terá futuro no Sporting e tentávamos negociá-lo com um clube mais simpático. Oferecíamos o Kikas a esse clube mas salvaguardávamos uns 25% numa futura transferência (+ os direitos de formação que a FIFA exige que nos sejam dados ao clube formador).
28 Janeiro, 2014 at 13:56
Penso que deverá ser essa a política no futuro, ficar sempre com uma boa percentagem do passe ou direitos sobre uma futura transferência.
28 Janeiro, 2014 at 17:10
Tem sido esse o caminho, até mesmo com as vendas. Tanto no Ilori como no Bruma, por exemplo, mantivémos 25% de futura mais-valia.
Parece-me imperativo manter este modus operandi !
28 Janeiro, 2014 at 12:24
Pois não não podemos receber todos…por isso haverá certamente muitos jogadores que sairão, mesmo correndo-se o risco “de explodirem” noutros lados…mas é a vida…
Mesmo nestas circunstancias, nalguns casos uma alíneas acrescentadas ao contrato na dispensa do jogador, poderão remediar no futuro…!!
SL
28 Janeiro, 2014 at 12:25
Entendo o que dizes, mas vi uma entrevista recente, em que se dizia que o Sporting nao forcava os jogadores jovens, isto e, nao trabalhava tao especifico ate chegarem a seniores, deste modo, os jogadores fazem-se mais completos, e aguentam com carreiras mais longas…
Nao sei se esta correcto ou nao, mas foi o que percebi da entrevista do Aurelio Pereira a Bola Tv.
Deixo para tua (vossa) consideracao, este contraponto de quem sabe.
Quanto ao planeamento a medio-prazo, estou de acordo, e espero que ja esteja implementado, um Sporting devera ter uma identidade tactica, que deve ser “ensinada” desde cedo, mas um jogador (e equipe) de jeito, tem que estar a vontade com pelo menos 3 sistemas de jogo. E esta a minha opiniao.
SL
28 Janeiro, 2014 at 12:30
Salvo erro, essa ideia de implementar modelos de jogo desde a formação até a A, passando pela B, estava previsto nos dois programas eleitorais de BdC. Quanto a isso estou descansado.
E mais descansado fico quando vejo tudo o que foi feito em menos de um ano para dar um novo rumo ao Sporting.
28 Janeiro, 2014 at 12:33
Com todo o respeito por quem escreveu o texto e por quem comenta, por princípio e porque está bem escrito: está tudo certo e nunca é demais repetir mas estas idéias são simplesmente o mais óbvio e mais básico que um clube com o nosso ADN faz.
Presumo que com a mudança de treinadores e direções tem sido difícil mas o que é acima descrito estupefar-me-ia se não fosse, no mínimo, a intenção desde muitos anos.
Podiam-se adicionar muitas mais directrizes e expandir em casa uma delas, mas isso não seria muito mais que aquilo que consta nos manuais de futebol.
O importante é a implementação: é fazer as coisas acontecer e não nos desviarmos do caminho que, à partida, deve ser reconhecido que não vai ser perfeito.
O importante é a estabilidade para suster o “projeto” (projeto é o termo errado – isto é uma filosofia) continuamente, para que haja tempo para alcançar resultados sem interferências e porque o mecanismo é precisamente uma renovação contínua e quase automática.
Para isto é preciso pessoas fortes que se mantenham à frente do clube, projetando a visão do futuro com assertividade, e adeptos que apoiem a equipa especialmente nos maus momentos. Atualmente, creio que este enorme clube, esta instituição portuguesa e mundial, está bem provida de ambos.
Saudações leoninas
28 Janeiro, 2014 at 12:42
good comment
28 Janeiro, 2014 at 15:26
+1
SL
28 Janeiro, 2014 at 15:38
+1
28 Janeiro, 2014 at 21:05
Concordo
28 Janeiro, 2014 at 12:34
Bom post pra abrir o apetite.
Muito sinceramente acho que é esse o plano da direcção, as coisas já devem estar a ser movimentadas nesse sentido.
Digo eu…
SL
28 Janeiro, 2014 at 12:42
Excelente post um um tópico importante sobre a vida e futuro do nosso clube!
Mesmo analisando a visão do BdC sobre o seu mandato eu acredito que ele sabe que isto terá 2 fases… A nossa situação financeira e econômica não deixa ser doutra forma.
No entanto a base vai ter que ser única: Formação, Formação, Formação
O Barcelona é um excelente exemplo. Um equipa hoje que tem um plantel fantástico, maduro, e que consegue lançar qualquer jogador nas melhores condições! Nós temos que ambicionar ser assim. Mas para isso vamos precisar de estabilidade financeira.
Nas próximas épocas (diria 5 épocas e deve chegar) temos que fazer bons encaixes financeiros. Não me choca no final da época a saída de W.Carvalho, R.Patrício ou Adrien, por valores que permitam pagar a próxima época (mesmo com os esforços da Champions).
Vamos entrar no ciclo viciosos e positivo das boas exibições, títulos, e valorização de jogadores… E com a dívida reduzida, as receitas aumentam, e os custos tb a valores moderados.
Maria, dentro de uns bons anos acredito que vamos dar grandes cartas na Europa! Temos o talento dos jogadores, uma formação de excelência, e agora (sim só agora) líderes com visão, capacidade de gestão e sportinguismo!
28 Janeiro, 2014 at 12:50
Acho que estamos mais perto da imagem do Ajax pois não vamos ter, tal como eles, grandes condições financeiras (pelo menos a curto-médio prazo) para segurar propostas muito mais vantajosas que os tubarões da Europa. Dificilmente chegaremos ao patamar do Barça porque este é claramente um clube GLOBALIZADO. E sendo o Sporting um clube dum país pequeno, mais ainda se assemelha ao Ajax. Mas, sonhar não custa… menos ainda quando há Sportinguistas à frente do processo. Mas não tenho dúvidas que seguindo o caminho certo, não tarda, seremos lideres em Portugal e com grande reconhecimento lá fora.
28 Janeiro, 2014 at 13:03
Existem clara diferenças entre Barcelona e Sporting: o segundo não tem dinheiro para aguentar os seus Messis, nem consegue ir buscar Piques… é bom que se desmistifique esta coisa de que o Barcelona só vive da formação.
28 Janeiro, 2014 at 13:12
Piqué é da formação blaugrana, só foi para o Man Utd uns anitos sem sucesso.
Basta ir ver os números que sairam há pouco tempo, 64% dos jogadores do plantel A (!) do Barcelona são da formação (não vejo nenhuma “mistificação”).
28 Janeiro, 2014 at 13:18
sem sucesso, relamente ser campeão europeu não é ter sucesso( ele foi para manchester no mesmo ano do Ronaldo, esteve la 4 ou 5 anos)
28 Janeiro, 2014 at 15:05
E calçou? Jogou qtos jogos nesses anos?
28 Janeiro, 2014 at 14:08
É mito de que SÓ vivem da formação. E alguns da formação, como o Tello, têm papeis ainda secundários… tipo os Andres do SLB.
O Pique e o Fabregas são da formação, mas saíram, e o Barcelona teve a capacidade financeira de os ir resgatar, coisa que o Sporting não tem.
28 Janeiro, 2014 at 14:44
Concordo! Os Sanchéz e Neymares são para ter em conta
28 Janeiro, 2014 at 14:47
Os Neymares pelos vistos não entram para estas “contas”… nem para conta nenhuma que não seja de “sumir” 😛
28 Janeiro, 2014 at 12:45
Já o referi noutro post, começa a passar a mensagem de que esta temporada é um fracasso, pois a meio do ano apenas estamos numa competição, e caso não nos apuremos para a LC (pelo menos) o fracasso será total.
Em janeiro já se ouviam zunzuns de adeptos a pedirem “reforços”, aparecem capas (bem sei, bem sei) com potenciais contratações, etc…
É preciso ter consciência de que este É o caminho certo, e não so pela necessidade financeira. Portugal simplesmente não tem pujança para ter modelos a viver exclusivamente de compras milionárias e posterior valorização (esquecem-se que pelo meio há empréstimos, juros, sem contar com a massa salarial envolvida). O modelo ideal é este: formar, fazer render desportivamente, e vender. As aquisições (sim, porque o Barça não é só cantera) servem para tapar buracos (nem sempre há talento) ou para trazer jogadores diferentes (tipo, Pinheiros).
28 Janeiro, 2014 at 12:54
Quem passa essa mensagem são os mesmos das chuvas, dos testes a sério, etc, etc…
Cabe aos Sportinguistas saber filtrar essa informação e, acima de tudo, assimilar a mensagem desta Direcção!
Mas é verdade, vão tentar vender essa ideia “ad nauseum” até terem eventualmente razão… ou… até encontrarem mais uma teoria que deprecie o GRANDE. É essa a sua sina, a sina de quem vive para servir outros interesses.
28 Janeiro, 2014 at 13:01
Uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade. Bem sei que é politicamente incorrecto dizê-lo, mas causa-me preocupação alguma falta de espírito crítico em relação ao Presidente. Está a fazer (até agora) um excelente trabalho, mas também tem falhas, mas para alguns até as bufas que manda cheiram a Channel. Este tipo de pessoas que bate palmas a tudo, é a primeira a barafustar ao primeiro percalço. E mais… o clube pode estar em paz, mas desenganem-se, eles “andem” por aí, apenas não metem a cabeça de fora porque os resultados têm aparecido. Batesse a bola na trave mais vezes, outro galo cantaria.
E para que fique claro, eu não me revejo no BdC, como não me revia no Godinho. Revejo-me, salvo seja, no trabalho feito.
Vá, podem disparar 🙂
28 Janeiro, 2014 at 14:17
Quer-me parecer que o que realmente interessa é o “trabalho feito”… É nisso que se deve basear uma análise objectiva. Mas nem sempre é assim.
Veja-se, noutro plano, o dissabor que trouxe a um presidente dos EUA que tinha deixado superavit nas contas públicas e que foi queimado em praça pública por causa de das voltinhas que dava na mesa oval com uma moça com viciozinho de boca. E bem que se arrependeram… levaram com um Bush durante 8 anos que se lixaram (foda-se, nós levamos com um Godo e nem dois anos aguentou…)
E o Hollande é outro que mais depressa vai de vela porque a malta se preocupa com as suas cenas “liberais” fora do casamento. Este, pelos vistos nem está a fazer um bom trabalho (dizem os mídia) mas certamente vai “tombé” por causa de molhar a trincha em balde alheio…
28 Janeiro, 2014 at 17:55
Não é verdade. O povo francês – e isto tem vindo em sondagens – está-se cagando se o holande tem três mulheres. Ele vai saltar fora – e bem! – Porque é um socialista que de socialista não tem nada. Só tem feito merda, aumento de impostos e agora começou a alinhar com as políticas de austeridade e crescente privatização de serviços públicos impostos pela Alemanha. Ora os franceses – que ao contrário dos tugas não são uma cambada de mansos – mostram-lhe a porta da rua e um kick na peida.
28 Janeiro, 2014 at 13:10
Nuno, é evidente que o Presidente não faz tudo certo, nós não somos parvos nem cegos…
Aliás onde é que está quem faça tudo certo…?
Mas a verdade é que não há razão para estarmos num momento em que temos necessidade de estar todos unidos em torno do objectivo de afirmar definitivamente o Clube, andarmos a desviar atenções e energias, com coisas que embora menos boas, nem pôem em causa o trabalho feito, nem me parece que seja muito importante focar neste momento…
Agora o que é necessário é apontar baterias aos nossos inimigos, pois os adversários são necessários…
Dias virão em que teremos tempo de limpar os canhões, atar-lhes umas fitinhas verdes para ficarem mais bonitos e servirmo-nos dos invólucros das munições…para plantarmos “dentes de leão…”…
Cada coisa a seu tempo…!!
Sporting Sempre…!!
SL
28 Janeiro, 2014 at 13:24
eheh… plantar dentsdelion… muito bom… 🙂
28 Janeiro, 2014 at 17:10
Não conhece a flor Ariel…?
Abraço
28 Janeiro, 2014 at 18:52
Claro que conheço
E é uma grande ideia, plantá-los nos invólucros vazios no fim da guerra. LOL
28 Janeiro, 2014 at 14:18
Pois, aí discordo… o BdC devia ser um sniper, e não usar fogo dde barragem
28 Janeiro, 2014 at 17:14
O sniper “tem” de apontar bem ao alvo…o BC tem mesmo de fazer fogo de barragem porque os alvos são tantos (até cá dentro…) que ainda “gastava” a mira…!
Vamos mas é unirmo-nos todos em volta do Leão e “rebentar” com essa “filha da putice” toda…
SL
28 Janeiro, 2014 at 13:11
Desculpa Maria, mas ao ler o teu texto não encontrei uma única parte que não faça já parte do nosso modelo. A única coisa que não fazemos é «apurar as características do “jogador perfeito” para cada uma das posições», isto porque é impossível fazê-lo.
Somos Gigantes, uma das melhores formações do Mundo, mas não nos podemos esquecer que vivemos em Portugal. Temos de jogar com o que temos e limar os miúdos que vão aparecendo. Dou um exemplo: aqui há 4 anos precisávamos de um miúdo rápido, com técnica, sentido de oportunidade e bom passe para fazer parelha com o Liedson. O que nos apareceu foi o Saleiro e o Djaló. Tivemos que jogar com as suas características, que estavam longe do “jogador perfeito” idealizado.
O que precisávamos neste momento era de um suplente para William Carvalho, mas homem com aquele poderio físico, aquela calma e precisão de passe (com os 2 pés!) não há em mais lado nenhum, pelo que a dificuldade de um monstro assim aparecer em Alcochete será ainda maior. Fokobo dá garantias a destruir mas não a construir, pelo que não me choca absolutamente nada ter de ir ao mercado.
Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Não quero caixotes de estrangeiros, mas também me parece utópico jogar só com miúdos da Academia. Nem o Barcelona nem o Dortmund o fazem, e comparar a nossa realidade com a de Espanha ou Alemanha já é sonhador o suficiente.
28 Janeiro, 2014 at 13:14
Muito bom, este texto da Maria Ribeiro.
Não são só os futebolistas que podem “crescer” em talento e na performance. Maria também cresce de «prato para prato», e percebe do que escreve. Tem paixão pelo Sporting e pelo futebol do Sporting, e parece que conhece toda a gente pelo primeiro nome.
Já não é a 1ª vez que alguém fala do B.Dortmund aqui na Tasca C, e agora também Maria Ribeiro.
Numa ocasião, há bastantes anos, eu passava junto ao antigo Estádio Avalade, e vi o saudoso Osvaldo Silva (grande craque da equipa que venceu a Taça das Taças, por cujas mãos enquanto treinador passaram grande parte dos melhores futebolistas que nasceram no Sporting -Futre; Litos; Mário Jorge; Carlos Xavier; Porfírio; Figo, Peixe… – junto a uma das portas do Estádio a falar com alguns sócios do Clube, e parei junto deles para os ouvir falar. E o sr Osvaldo Silva contou que nos tempos dele, quando também jogava, ele e os companheiros faziam apostas para ver quem acertava mais vezes na barra da baliza rematando a bola da marca de penalty. Osvaldo disse que em 10 acertava 7, o que é notável.
Lembrei-me disso por causa do centro de treinos do Dortmund, que é algo que nem Osvaldo Silva nem os nossos craques de hoje puderam dispor. Mas como todos os bons exemplos devem ser copiados, e se possível melhorados, eu acho que seria algo que poderia exponenciar grandemente a já excelente fábrica de talentos que é a Academia Sporting:
http://www.youtube.com/watch?v=pMdi7bbpcfc
Mais uma vez, Maria, parabéns: cozinhado perfeito.
28 Janeiro, 2014 at 13:17
Acrescentaria, que a um centro de treino científico como este no Sporting, ficaria muito bem o nome de Osvaldo Silva, alguém que na sua simplicidade também soube melhorar continuamente o seu talento.
28 Janeiro, 2014 at 14:21
Por acaso, quando vejo algumas equipas alemãs a jogar, salta à vista a forma como quase não erram passes…
Então, comparando com o que se faz por cá… medo!
28 Janeiro, 2014 at 13:30
O nosso primeiro reforço de inverno está a chegar! Agora é que nem os árbitros ousam fazer das suas.
http://alojaimagens.com/images/xunsfimb3rx68y6udfez.jpg
28 Janeiro, 2014 at 13:47
Eheh. Um Goku leonino… sou fan
😉
28 Janeiro, 2014 at 13:48
…mas acho que umas botas mais estilo Adrien, ficavam-lhe a matar. LOL
28 Janeiro, 2014 at 14:23
Tu andas a dormir, Leão…
Esse gajo já joga no SCP… Põe-lhe um ventilador por baixo que lhe levante os cabelos e vais ver se não é a cara chapada do Adrien!
28 Janeiro, 2014 at 13:36
Juntos pelo Luís – https://www.facebook.com/juntospeloluis
Bom malta, como já disse aqui algumas vezes, fiz muitos amigos graças ao Sporting e a todo o envolvimento que lhe é dado no online, seja através da Tasca, dos grupos de Facebook ou de outros blogs. Mas de entre todos os que fiz, há uma pessoa que se destaca: o criador da página SPORTING FANS.
Quando a página estava a passar os 25.000 fãs, o seu fundador – um leão de 34 anos que eu não conhecia de lado nenhum – enviou-me algumas mensagens a convidar-me para entrar no seu projeto, pois gostava dos meus textos que circulavam pelo Facebook. Na altura eu recusei por falta de tempo, visto que estava em fase crítica da faculdade, mas a forma determinada como fez finca pé para contar com a minha ajuda é algo que não vou esquecer. Aceitei e posso dizer com toda a certeza que se não fosse essa oportunidade, dada por aquele que é hoje um grande amigo meu, não estaria empregado na área da comunicação digital, pois a SPORTING FANS foi como um estágio que me ajudou a crescer e a aprender com a prática.
Este meu amigo, que considero ser um dos anónimos Sportinguistas que mais tem feito pelo nosso clube, está há uns meses “de rastos” pela notícia de que um dos seus melhores amigos, o Luís, homem de 35 anos e pai de 2 filhos, caiu de bicicleta e ficou tetralégico. Estive com ele depois de ver o seu amigo no hospital e o abatimento e tristeza na sua cara, depois de ter cuidado dos filhos do Luís, foi algo difícil de presenciar.
O Luís não é sportinguista, mas diz na sua página que “sonha em voltar a ter a capacidade de estender um braço e acariciar os seus filhos, Sara de 9 meses e Hugo de 4 anos”. Para mim chega para o tentar ajudar. A todos aqueles a quem chegar também, tem aqui a página (https://www.facebook.com/juntospeloluis) e em breve estará disponível o NIB.
Obrigado e desculpa pelo off-topic, Maria.
28 Janeiro, 2014 at 13:45
Se for uma acção promovida pela Tasca C, estou disposto a contribuir. Modestamente, de acordo com a minha dimensão económica, claro.
28 Janeiro, 2014 at 13:51
Obrigado Ariel!
28 Janeiro, 2014 at 14:26
Direi presente quando for necessário.
28 Janeiro, 2014 at 14:29
Obrigado Keita!
28 Janeiro, 2014 at 14:46
Vou ajudar Diogo.
28 Janeiro, 2014 at 14:51
Obrigado Leão! Assim que tiverem o NIB disponível eu coloco aqui na Tasca.
28 Janeiro, 2014 at 15:00
Dentro do possível eu apoio este tipo de iniciativas.
28 Janeiro, 2014 at 15:10
Cotem comigo
28 Janeiro, 2014 at 15:18
Muito obrigado, Pinilla e Damas!
28 Janeiro, 2014 at 17:07
É realmente uma situação dramática, que infelizmente nós não conseguiremos resolver, mas talvez possamos dar uma ajuda para minorar o sofrimento…
Também não sou rico, mas se “sou obrigado” a contribuir para o Estado (mesmo sem que para tal seja ouvido ou consultado…), não deixarei também de o fazer para uma causa justa…
Vá Cherba avance lá…
28 Janeiro, 2014 at 19:21
Fui ao facebook do site que indicaste mas parece-me de há discrepância nos n´meros do NIB e no IBAN, ou há um número a mais ou a menos.
28 Janeiro, 2014 at 19:21
que
28 Janeiro, 2014 at 19:22
Bolas não é número é algarismo.
28 Janeiro, 2014 at 19:31
Ed, fui lá espreitar agora. Pelos vistos já está correcto.
28 Janeiro, 2014 at 21:22
Obrigada, sempre havia um 7 a mais.
28 Janeiro, 2014 at 14:05
bom,é um modelo!e tendo em conta o nosso adn,julgo ser o mais certo,logico e eficaz.
unico pormenor que para mim nao faz sentido,supondo que indicas o numero como taxativo.
isto de 3 atletas a subirem cada ano para A .acedito que tenhas dito 3 como exemplo.
Isto pq iria implicar q fossem bons ou nao tivessem sempre que subir 3(apesar de acreditar q na academia bem amis que 3 seriam capazes de subir),mas nem sempre é o caso ou possivel.
Por outro,para uns entrarem outros teriam de subir.
E salvo erro,nao ves por exemplo no dortumd ou barça(ajax sendo um clube com outro poder acredito q tenha de vender mais em quantidade) a “despachar” 3 jogadores titulares.
Mas é para mim é o modelo a seguir,claro com ajustes (ser humano nao é ciencia exacta:P)
cumps e SL
28 Janeiro, 2014 at 14:09
E o voto diário no Slimani, já está?
http://www.francefootball.fr/news/Elisez-le-joueur-maghrebin-2013/434338
28 Janeiro, 2014 at 14:26
Exacto, já me esquecia…
28 Janeiro, 2014 at 15:11
Mas essa hostoria do voto diario é mesmo assim?
Eu tenho votado todos os dias , até vou lá mais de uma vez,.
Mas gostava de ter a confirmação de algum entendido que se pode votar todos os dias?
28 Janeiro, 2014 at 18:54
Experimenta votar 2 vezes seguidas, e verás que aparece escrito que o teu voto já está contado
28 Janeiro, 2014 at 21:27
Se votares pele internet explorer, pela Cromo e pela IE até podes ter 3 votos aceites no mesmo dia. Hoje isso aconteceu-me mas, por vezes só aceitam o Cromo e o Explorer quando vou ao IE dizem-me, que já votei, a vermelho.
28 Janeiro, 2014 at 14:29
Maria,
Desculpa ser chato mas embora concorde com os teus pontos, o teu texto é felizmente uma redundância em si mesmo, uma análise daquilo que já se passa. E bem, e bem…
28 Janeiro, 2014 at 14:40
Não posso deixar de publicar, em off-topic, esta pérola.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol condenou «os atos ignóbeis de vandalismo» cometidos contra o talho do árbitro Manuel Mota após o jogo FC Porto-Marítimo, da Taça da Liga, dirigido pelo bracarense.
«Estes atos de hostilidade e de violência contra os árbitros são absolutamente inadmissíveis numa sociedade livre e democrática», acusa o órgão de arbitragem federativo, em comunicado enviado à agência Lusa
O CA observa que «cabe à justiça apurar os responsáveis por estes atos criminosos e punir de forma exemplar aqueles que recorrentemente utilizam este tipo de meios cobardes para intimidar centenas de árbitros que todas as semanas realizam o seu trabalho de forma isenta e empenhada».
Ao mesmo tempo que se solidariza com Manuel Mota e os seus familiares, o órgão de arbitragem da FPF apela, «mais uma vez, à contenção e atitude pedagógica de todos os agentes desportivos e adeptos do futebol».
O talho de que é proprietário Manuel Mota, em S. Martinho de Sande, Guimarães, foi apedrejado no sábado, depois do jogo para da terceira e última jornada da terceira fase da Taça da Liga, que o FC Porto ganhou por 3-2, informou fonte da GNR.
O golo da vitória do FC Porto foi marcado em período de compensação, na conversão de uma grande penalidade, e com ele o FC Porto apurou-se para as meias-finais da prova, em detrimento do Sporting.
Porque será que o Conselho de Arbitragem não se solidariza com o Sporting, que tanto tem sido vítima de os atos ignóbeis de roubalheira? Meus caros senhores da arbitragem: Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele!
28 Janeiro, 2014 at 15:05
Para eles a sociedade “livre e democrática” só faz sentido se permitir que os árbitros desvirtuam as regras para beneficiar uns em detrimento de outros.
Ou seja, querem ter liberdade para roubar, que é um crime, mas não reconhecem aos outros a liberdade de praticar outro crime motivados pela revolta.
Agora vem a APAF defender o menino, tadinho. Não o deixam brincar à vontade. A seguir vão fazer o quê? Um DVD a provar que não deixam jogar o Mantorras?
Já que falamos de talhos, e tendo em conta o que o proprietário faz na sua actividade paralela – não vê nuns campos o que é bastante evidente, e noutros consegue ver o que mais ninguém vê – se ele nos talhos for assim, devíamos pedir à ASAE e à Autoridade Tributária e Aduaneira para irem lá aos estabelecimentos dele fazer uma inspecção, para termos a certeza de que os produtos cumprem todos os requisitos, nos aspectos fiscais e de higiene. Sim, porque um indivíduo que demonstra que lida com a podridão (e deve também ter lucros ilícitos, porque, se por um lado demonstra que é benfiquista ao pôr likes numa pàgina do facebook,por outro beneficia o porto, é porque deve ter algum provento, nem, que seja na forma de apito de ouro) deve merecer uma atenção extra por parte de quem vela pela higiene pública e pela equidade fiscal.
28 Janeiro, 2014 at 15:20
Sabem o que acho? Foi coincidência!
28 Janeiro, 2014 at 14:45
Off Tipic 🙂 :
Acabei de ver a noticia do ataque à montra do Talho do “outro”…
Estou indignado!!!
Então não é que o gajo vendia a perna de perú a 2,97€/kg???? E o lombo de porco a 2,99€/kg????
E noto discriminação pois não fazem referência nem a “maminha”, nem a “coxinha”, nem a “picanha”… será para não dar nas vistas sobre as outras carnes que recebe dos fornecedores?
E para quando a secção de fruticultura nos talhos? Fornecedores não devem faltar…
28 Janeiro, 2014 at 14:47
De facto, é incomprensível…
Pelo menos MAMINHA devia ter de sobra.
28 Janeiro, 2014 at 14:53
Sim… geralmente vem em dose dupla!
A não ser que sejam sem promoção, versão “mono teta”
http://www.youtube.com/watch?v=LLTRZGBb_0k
28 Janeiro, 2014 at 19:07
Pula, pula, nhac, nhac,
maminha minha
…
28 Janeiro, 2014 at 15:22
Como é ilegal a mistura, os negócios de fruta são nas traseiras -tem porta independente.
28 Janeiro, 2014 at 14:45
E o protocolo com o Cercle de Brugge?
Afinal não foi para lá ninguém?
Um bom clube para estabelecer parceria seria o OFI que é treinado pelo Sá Pinto.
28 Janeiro, 2014 at 15:23
Fonix! Já bastou o belo trabalho q ele fez c os jogadores qd teve cá!! Nem um passe acertavam…
Gosto muito do Sá mas calma lá…
28 Janeiro, 2014 at 15:45
É só mais por ser naquela de os meter a jogar na certa.
O André Martins com o José Mota nem calçava.
28 Janeiro, 2014 at 15:13
A única coisa a dizer Maria é que tudo aquilo que escreveste já é feito! As pessoas que andam no Sporting já andam há muitos anos e transformaram a formação do Sporting naquilo que é, não terá sido de forma empírica ou casual…
A exceção é a questão do modelo de jogo adaptado a todos os escalões… mas essa é muito discutível e dava pano pra mangas!
A única coisa pra mim que devia tar nos estatutos é que o Sporting tem de jogar sempre com extremos, agora se é 442 ou 424 ou 433 ou 4231… Não me interessa!
Sporting Sempre!!
28 Janeiro, 2014 at 15:17
Já falo disso com o pessoal à anos, devemos ter modelos de jogo instituídos desde os infantis, treinador que chegue ao clube tem de se adaptar à forma de jogar da equipa e não o contrário.
Só assim se pode aproveitar toda uma formação como deve ser, depois, conforme já foi indicado em outros comentários, é contratar quem de facto faça a diferença para completar um plantel maioritariamente Academia based.
Boa posta Maria 😉
SL
28 Janeiro, 2014 at 15:20
Tenho confiança no trabalho que esta direção tem vindo a fazer, nisto julgo estar descansado. Longe vai o tempo em que jogávamos até aos seniores em 4-4-3 e depois nos seniores tinhamos o famoso losango do PB.
28 Janeiro, 2014 at 15:46
4-4-3 isso é táctica à porto
28 Janeiro, 2014 at 16:08
sempre atento! 🙂
28 Janeiro, 2014 at 15:42
Acho que devíamos ter uma espécie de núcleo de empresários – made in Alvalade – que ajudem a gerir a carreira dos putos. Ajudando o clube a reduzir o excedente e garantindo sempre algum retorno ao clube formador. Não ficaríamos deste modo tão dependentes das hienas e dos abutres que pairam sobre a nossa Academia.
28 Janeiro, 2014 at 15:44
Pessoal com o nosso ADN. Sportinguistas de alma e coração, que poderiam aliar a sua formação académica, aos interesses do seu clube.
28 Janeiro, 2014 at 17:36
A questão é que – por muito boa vontade que se tenha – nem todos os produtos da formação têm a capacidade para jogar na equipa a, seja a curto ou longo prazo.
O fokobo, penso que já todos na estrutura perceberam que só tem caca naquela cabeça.
Outro exemplo é o de André Martins, que – pese embora a notável evolução, tenho de admitir – salta fora assim que se arranjar um médio ofensivo realmente bom.
Na equipa B, e tenho visto jogos saltam à vista o Rúben Semedo, o esgaio, o manafa e poucos mais.
Até digo mais, temos alguns como o kikas que são claramente para dispensar…
Assim, tendo claro a ideia presente de que a equipa ganha muitíssimo com um trinco poderoso ( o nosso além disso joga como ninguém) compreende-se perfeitamente a aquisição pontual de um ou outro jogador para esta ou aquela posição.
28 Janeiro, 2014 at 19:15
Bom post.
Penso que tudo isso já esta a ser feito com redobrada atenção pois agora não vem qualquer um que saiba ser bom de bola.
Procura-se um perfil que encaixe numa equipa trabalhadora, o espaço para vedetas esta reduzido.
Se nem todos os que estão na formação são os super craques, trabalha-se a vontade de trabalhar, nisso temos a melhor montra em Ronaldo que reune as duas, felizmente talento não lhe falta nem vontade de trabalhar.
Contratações aqui e ali, sim, sempre e não é por acaso que existe inetresse num rapaz do Leixões.
Olho vivo, estratégia, ano zero.
Teremos grandes resultados disso não duvido.