Partilho da mágoa do Cherba quando lamenta a falta de tolerância a que os nossos adeptos chegaram. Aqueles que apenas há duas semanas enchiam Leonardo e seus miúdos de rasgados elogios, são os mesmos que agora criticam com uma facilidade quase amnésica os nossos destemidos heróis.
Recuemos um ano, um ano apenas. Jesualdo Ferreira chegava como salvador à nossa equipa principal. Seria uma era de estabilidade gritavam os jornais e os nossos rivais, quase já com pena de nos ver na lama. Juju apostava sempre nos mesmos, a maioria ia cumprindo e muitos até nos enchiam de esperanças para um futuro risonho.
Ilori entrava pelo “saudável” Bolo-de-Arroz (que vibra muito com as nossas vitórias no Twitter, gosto disso). Joãozinho pelo Insúa (o Pereirinha riu-se) e Bruma pelos congelados Jeffren e Carrillo. Mas foi no meio-campo que os heróis apareceram. Adrien lesionado quase todas as semanas, Schaars a fazer-lhe companhia, e surgiam dois guerreiros de seu nome André Martins e Eric Dier. Dois miúdos, um de 21 e outro de 19 iam empurrando uma equipa esfarrapada, envergonhavam os milionários como Labyad e faziam-nos bater com mais força palmas quando a bola lhes tocava nos pés.
Numa terra mais a cima de Lisboa, em Coimbra, um rapaz irmão da estrela da equipa B, insistia em marcar golos frente ao Sporting, mas sem os comemorar. Depois marcou mais uns quantos e nós perguntava-mos “Como é possível, sem alternativa ao holandês, este rapaz não jogar com a listada vestida?!!!”. Nesse mesmo ano, pedimos por tudo que Cédric fosse emprestado outra vez ou que fosse crescer, qualquer coisa, tudo menos ocupar o lugar direito da defesa.
Percebem agora a injustiça que cometemos? Será que já se esqueceram, que numa equipa sem jogo ofensivo, André Martins construía tudo sozinho, comandava as tropas para a frente, fazia assistências e passes de génio? Esqueceram-se que muitos, rivais até, viram nele um grande médio, um dos melhores portugueses? Será que nos esquecemos que Eric é um leão como há poucos, que honra a nossa camisola e quer retribuir tudo o que o clube lhe deu? Esquecemo-nos que quase implorámos o regresso de Wilson, só pela vergonha que passámos mercado após mercado com a solitária presença de Wolfs?
Pensei que, por esta altura, os Patrícios e os Cédrics desta vida já nos tinham calado bem caladinhos. Que em campo teriam provado que quando é dado tempo e estabilidade a estes atletas, eles acabarão por crescer e tornar-se grande jogadores. Na melhor escola de formação do mundo, apenas é dado espaço aos melhores. Estes são os melhores. Ponto.
Na altura em que estamos, o apoio tem de triplicar. Temos de ser os melhores adeptos do mundo uma vez mais, para que nos possamos aproximar de quem ocupa o nosso lugar por direito. A próxima luta é já no Sábado, frente à nossa besta negra nas últimas duas temporadas. É uma equipa organizada, muito motivada com a passagem à final da Taça da Liga e a precisar de pontos para se manter no meio da tabela.
Somos melhores, claro que sim. Temos de provar. Heldon e Mané são uma dupla que começa a alegrar-me, o último então dá gosto ver em campo. Gosto do faro de golo dos dois, são rápidos e com poucos medos. Ainda assim, para Vila do Conde, apostaria em Carrillo no início. Penso que está com ganas de nos calar outra vez e marcar um golão de levantar a bancada.
Para sugestão final, os nossos juniores (QUE GRAAAANDA EQUIPA) já estão em primeiro ao fim de… uma jornada. Que tal uma reunião do pessoal da Tasca, em Alcochete, para animar as bancadas do Estádio Aurélio Pereira? Vamos apoiar os miúdos, que mostram qualidade e são prova de que a calma e a competência reinam mesmo em Alvalade. Combinamos o encontro?
Texto de Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
18 Fevereiro, 2014 at 8:19
Hoje é notícia que o Capel vai para a Rússia.
Acho bem. Por 7M já era bem vendido.
18 Fevereiro, 2014 at 9:01
Com o que ele tem jogado…
18 Fevereiro, 2014 at 15:08
Tu também achas bem a tudo o que é vendas! Todos são maus e todos se têm de meter na alheta. Ninguém tem direito a crescer, adaptar-se ou ter baixas de forma.
18 Fevereiro, 2014 at 16:34
A crescer?
O Capel a crescer já só será para os lados. Tem 26 anos, já “cresceu” o que tinha a crescer.
Muito obrigado por dar tudo o que tem em campo mas neste momento não nos é útil e precisamos de dinheiro.
Nestes casos há que ser pragmático.
18 Fevereiro, 2014 at 16:58
Leão à solta,
volto a pedir-te o favor de me enviares um e-mail para [email protected]
preciso de falar contigo.
obrigado
18 Fevereiro, 2014 at 17:02
O Capel não se enquadra no “crescer”, mas sim no “baixa de forma”. Já testemunhamos bons muitos e bons jogos com o Capel em campo. Até percebo que a direcção o aceite vender por questões técnica e/ou financeira, mas não percebo quando um gajo como tu quer correr com todos e mais alguns. O Capel veste a verde e branca com orgulho e dignidade, mesmo que saia, não vou andar com dicas dessas ansiosas, de “vai-te lá embora que aqui não azes falta”. Respeita um pouco os jogadores.
18 Fevereiro, 2014 at 18:23
Além disso acho que o LJ faz mal em pôr o capel a jogar na direita…prefiro vê-lo à esquerda!
18 Fevereiro, 2014 at 19:05
Mas queres 5 extremos no plantel para quê?
Caso não te tenhas apercebido só estamos a competir na liga e ao que parece a aposta tende a ser cada vez mais forte na dupla Heldon/Mané.
Queres ter o Capel no banco ou na bancada a desvalorizar?
18 Fevereiro, 2014 at 16:30
Tá mal! Vamos vender ao Mendes… de certeza que ele paga mais!
Z
18 Fevereiro, 2014 at 8:51
Boa, Maria.
Eu lembro-me de, no ano passado, ler em blogues lã-piões alguns adeptos a pedir a compra do André Martins, ou eventualmente a troca por outros que por lá andavam. Lembro-me bem. Não está na melhor forma, mas daí a hostilizar o jogador, vai um grande, grande percurso.
O que eu acho mais fantástico é que, numa época de transição, alguns de nós tenham sequer a ousadia de, depois de um jogo menos conseguido frente ao benfica, se atirarem sem dó nem piedade a quem tem feito de tudo no relvado. Reparem que, mesmo depois de 3 ou 4 jogos escandalosamente roubados, estamos a 5 pontos do super clube dos cento e tal jogadores que constam dos seus quadros, o que significa que, em condições normais, estaríamos na frente, talvez com um ou dois pontos de avanço. Para mim é uma faca espetada nas costas estar em Alvalade e ouvir otários a refilar por tudo e por nada. É asqueroso. Querem assobiar, que o façam virados para a casa da troika freitas-godo-duque.
E mais: ontem, durante a análise à entrevista ao presidente, passou por aqui alguém que se diz sportinguista. Entre outras alarvidades, o tipo dizia: “pois, agora o que gostamos é de falar e dar entrevistas, porque títulos, temos zero!”. É este o discurso dos acéfalos do nosso clube, porque também os há. A coisa é tão estúpida que mesmo que tudo estivesse a correr a 100% (e nunca correrá a 100%, até pela dimensão do Sporting, onde se quer sempre mais), por esta altura, não teríamos um único título ainda na era Bruno de Carvalho. O gajo é tão burro que não percebeu sequer que seria impossível, uma vez que o presidente não fez ainda uma época completa no Sporting. É assim, o estado de perspicácia de quem vem aqui com uma azia fenomenal por as coisas estarem a ser postas no sítio. Quem sabe se esse tipo não era o Ricciardi, ou algum primo? É possível.
Viva o Sporting. Bom dia a todos.
18 Fevereiro, 2014 at 15:16
Concordo tanto com o Diogo como com a Maria! Belos textos, que não mudaria nada, se fosse eu a escrevê-los! Vou a Alvalade a cada 15 dias, e sinto uma enorme revolta quando ouço assobios e apupos à nossa “turma”… ainda por cima quando me vêm à cabeça os flashbacks da época passada (quais imagens relembradas no dia seguinte a um pesadelo)! Preferia ficar em casa, a insultar quem tem dado tudo em campo… Quantos de nós, nas nossas vidas, nas nossas profissões, não tem dias maus?! Acredito piamente que as próximas exibições vão-nos encher de alegria novamente…!
O apoio aos Juniores em Alcochete parece-me uma ideia excepcional!!
PS: Diogo, como sabemos, há por aqui quem se diga Sportinguista, e não o é (tentativas de desestabilização que não devem ser consideradas ;))… tenho dito!
Saudações Leoninas
Abr
18 Fevereiro, 2014 at 8:53
Mais um belo prato de pipis numa altura que é importante levantar a moral das tropas.
Eu acredito !
18 Fevereiro, 2014 at 8:54
” Toda a gente devia ter feito alguma coisa, menos o FcPorto ” – esta é a frase que define todo este processo e todo este imbróglio. O resto, do dolo e afins, é pura fantasia e é tão simplesmente a tentativa de vender pentes a carecas!
18 Fevereiro, 2014 at 17:08
Melhor tirada da noite, sem dúvida.
18 Fevereiro, 2014 at 9:41
De facto, alguns Sportinguistas (às vezes) esquecem-se que pertencem à melhor “aficion” do mundo. Nada como estes pipis para os lembrar de onde vêm e para onde vão.
Força Sporting!
18 Fevereiro, 2014 at 9:53
O presidente não tinha nada para fazer, então foi à SIC fazer tempo. O Aguiar ficou nervoso, e caíu na esparrela.
18 Fevereiro, 2014 at 9:59
uma camisola a menos na colecção 🙂
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubefigocrmuseu_170214_124321.asp
O Museu Mundo Sporting está mais rico desde esta segunda-feira, depois da oferta de duas camisolas do Sporting, usadas por duas das maiores estrelas do futebol mundial, que representaram o nosso Clube: os Bolas de Ouro Cristiano Ronaldo e Luís Figo.
18 Fevereiro, 2014 at 19:24
Obrigado 🙂
18 Fevereiro, 2014 at 20:39
Excelente acção caro verde e branco!
18 Fevereiro, 2014 at 10:15
Não vi ontem a entrevista/debate na íntegra (walking dead e sanidade mental oblige) mas pelo apanhei, foi mais do mesmo… simplesmente o presidente do SCP não pode ser apanhado em bate-bocas. Mesmo que tenha a razão do seu lado, que tem. O Guilherme “fodemo-vos o futre com um esquema” Aguiar limita-se a esconder-se sob os títulos conquistados e sob a semântica de advogado, como se a indignação dependesse exclusivamente da Prova. Acho que o BdC podia e devia ter argumentado melhor, mas compreendo que é difícil debater com pessoas que se limitam a berrar e não compreendem o óbvio, porque a lógica e a transparência não fazem parte do seu dicionário. Ainda assim, deu-se muito tempo ao fait-diver Taça da Liga, quando havia outros pontos bem mais importantes para discutir; como os 12 pontos do “livro branco” que, diga-se, tem sido bem desconsiderado pela Comunicação Social e Agentes desportivos.
Quanto ao caso, pouco a dizer… houve incumprimento das regras, tão simples quanto isso. Que as pessoas achem que não faz mal (do mesmo modo que o Benfica atropelou o regulamento no caso do Gil, mas como estava tudo decidido não há problema), que se resolva o imbróglio com esquemas, que as regras são para ser dobradas, tudo bem, mas que assumam. E já agora, que tenham a mesma (falta de) indignação para com os BPN, submarinos (o único caso no mundo com corruptores mas sem corrompidos), perdões fiscais e freeports…
18 Fevereiro, 2014 at 10:25
Tudo certo, mas o André Martins tem 24 anos.
18 Fevereiro, 2014 at 14:56
Também o Maurício e o Jefferson têm 25 anos e mais velho é o Montero.
18 Fevereiro, 2014 at 10:33
Vou separar o debate em dois temas:
1- O apoio ao Sporting (e por consequência aos nossos jogadores). Dou especial ênfase aos jogadores que considero mesmo nossos – aqueles que cresceram no Sporting e sentem de maneira especial a camisola. Um jogador que honra a camisola nunca pode ser assobiado ou apupado. E aí dou razão à escriba do texto – assobiar o Eric e o A. Martins quando
são parte integrante deste “novo” Sporting que está a renascer das cinzas é um comportamento inaceitável.
2- Ser exigente com o que queremos da equipa. Saber ver que o A. Martins não jogou na segunda parte do último jogo, que o Eric não se conseguiu adaptar ao desafio da posição do jogo com o benfica e exigir que melhorem tem de estar na mente de cada Sportinguista a começar no treinador e presidente. É completamente diferente de assobiar – é querer que sempre joguem bem. Assim, somos livres de ter a nossa opinião mas temos de confiar no treinador e presidente para garantir a melhoria permanente dos indices de cada jogador e da equipa.
Confio plenamente que se tivéssemos (ou quando tivermos) jogadores pouco profissionais ou que não honrem a camisola isto nunca iria/vai acontecer – o LJ nunca os deixará ir para os convocados e o presidente rapidamente os põe a andar. Os assobiadores profissionais não vão ter esse prazer.
Dito isto, para aqueles que assobiam Sportinguistas que honram a camisola vão mas é para o c*#$%).
18 Fevereiro, 2014 at 11:10
não sei se vai existir post de analise á entrevista de ontem, mas apenas dizer que gostei muito , mas acho que faltou apenas abordar um tema: o canal do clube
18 Fevereiro, 2014 at 14:49
E o pavilhão … para as modalides, é urgente uma solução.
Entendo as dificuldades financeira, seguramente está a ser feito tudo para resolver essa questão.
De qq maneira a entrevista era mais sobre o tema “taça da liga”.
18 Fevereiro, 2014 at 15:05
Maria:
De facto, Heldon e Mané julgo que são excelentes apostas para as pontas. Mas … continuo a dizer … Carrillo pode ser (se quiser e se não desistirmos dele) um caso muito, muito sério. Julgo que ainda vai a tempo.
Sobre os tão falados Martins e Wilson …
André dá o que tem e não tem, desde que jogue terá o meu incondicional apoio. Mas não é um ala e para 10 falta muita coisa. Inclusivé a finalização.
Wilson, é claramente um 2º avançado. Falta o um x um na ala, mas existem muitos extremos por esse mundo fora que são bons tacticamente, não driblam e cruzam na perfeição.
É o que temos por agora, são estes com quem vamos até ao fim.
18 Fevereiro, 2014 at 15:09
Camaradas, acham mesmo que ontem era noite para isso? O Presidente só quis dar um ar da sua graça. Expôr “um pouco mais” a corrupção vigente nas instâncias desportivas (mesmo já sabendo qual é a posição final da Federação), e claro está, irritar o corrupto Aguiar. Para além disso, para se discutir temas sérios, na tv, nunca será com o Paulo Garcia…
18 Fevereiro, 2014 at 20:42
Um verdadeiro palhaço este Garcia, só lhe faltou começar a ganir como o Aguiar.
Sportinguista? Dassse!!!!
18 Fevereiro, 2014 at 16:43
O Paulo Garcia estava mais preocupado com o relvado de Alvalade…
18 Fevereiro, 2014 at 11:17
Excelente pitéu!
18 Fevereiro, 2014 at 14:26
Se a maria for eu vou…quero pedir um autografo …ou saber o dia em que faz anos hehe
Mais a sério bem hajam às 2 leoas pelo prato.
18 Fevereiro, 2014 at 14:45
Ohhhhh….é da Maria Ribeiro que tu gostas?
Estava eu aqui tão iludida….
🙁
18 Fevereiro, 2014 at 14:26
Maria, vês algum problema em eu exportar este texto para o meu facebook fazendo as devidas referências a ti e à tasca?
18 Fevereiro, 2014 at 18:29
nada contra Tiago! Antes pelo contrário!
Desculpa a demora na resposta, não conseguia entrar na tasca
18 Fevereiro, 2014 at 22:05
Muito obrigado. Vai já ser servido o mesmo prato com as devidas referências ao cozinheiro e ao restaurante na minha tasca particular.
18 Fevereiro, 2014 at 14:33
Off
Cherba consegui entrar vindo do cacifo agora não sei é se conseguirei pela via normal. SL
18 Fevereiro, 2014 at 14:41
Off topic:
Segunda a bola.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=460785
18 Fevereiro, 2014 at 14:44
Belo petisco! O mundo é mesmo das mulheres! Neste caso…a cozinha. 😛
Oh Riga….a “entrevista” foi uma bosta!
O nosso presidente é que é um mister e chega bem para eles!
18 Fevereiro, 2014 at 14:49
A Tasca já abriu!
18 Fevereiro, 2014 at 14:59
Tava a precisar de uma cafezada e de um sheltox!
18 Fevereiro, 2014 at 15:04
A Tasca (finalmente) está d volta! 🙂
18 Fevereiro, 2014 at 15:14
A entrevista de ontem do Bruno de Carvalho não foi muito boa, não. E, ironicamente, quem melhor defendeu os interesses do Sporting ainda acabou por ser o lampião do Gomes da Silva.
Quanto à decisão, não surpreende por vir dem quem veio e envolver oo corruptos. Os porcos atarsaram-se e não justificaram (a ciática do Fernando é uma não justificação, porque ainda sobrava tempo para chegarem a horas) pelo que se teria que ter concluido inevitavelmente pelo atraso doloso, que até foi corroborado pelo Paulo Fonseca com o “não somos anjinhos”.
O Sporting esteve bem em lutar pelos seus direitos, talvez o Porto não estivesse à espera duma reação tão enérgica. E deve recorrer, porque é passível de recurso. Agora, o que deviamos fazer era uma espera aos senhores que decidiram neste sentido, especialmente o filho da puta do Herculano, e pô-lo numa cadeira de rodas. Assim, tínhamos a certeza que não voltaria a prejudicar-nos.
18 Fevereiro, 2014 at 16:50
A FPF agora é que manda não é? Fica no meio de Lisboa não fica ? Então.. é apanhá-los e dar-lhes um novo andar, um novo sorriso, um novo olhar….Alguns árbitos também gravitam por ali.
18 Fevereiro, 2014 at 16:28
Maria tu gostas mesmo de me baralhar não é ? Tas caidinha por ti tá visto rss
18 Fevereiro, 2014 at 16:44
Acreditei que o teu amor era sincero e afinal havia outra….
Vou-me enfrascar.
18 Fevereiro, 2014 at 16:29
Ó Cherba, o que se passa hoje com a tasca?
Já estou farto de tentar entrar para beber um bagaço e só agora é que consegui.
18 Fevereiro, 2014 at 16:48
Deve ser a ASAE… (tambem nao tenho conseguido…)
18 Fevereiro, 2014 at 16:32
não é de estranhar que o lãnzudo g.da s. defende-se o Sporting pois que eles não querem jogar com os porcos pois sabem que a podridão no futebol os fará perder com os porcos.
18 Fevereiro, 2014 at 16:33
Está dificil está . Será que acabou o saquê manhoso?
18 Fevereiro, 2014 at 16:48
Estava a ver que hoje não me abriam a porta…!!
Mas que magnifico cozinhado nos serviram a Maria Ribeiro e a mbc…
Nunca é demasiado lembrar a “esses abéculas assobiadores”, quanto têm sido estupidamente injustos na apreciação que têm feito a muitos dos nossos “meninos”…
Sempre que se fala da “estupidez” de alguns, sempre me vem à lembrança, o que poderia ter acontecido com o nosso “Marrazes”, se ele para além de ser um guarda-redes extraordinário, não fosse (também por isso…) senhor de uma extraordinária vontade de vencer e não fosse psicologicamente “um monstro”…
Vá lá…usem o assobio como supositório e busquem na dispensa da vossa memória esses resquícios de sportiguista que vocês julgam que ainda têm…levem à lavandaria e depois usem…
Se a vergonha não vos inibir…
SL
18 Fevereiro, 2014 at 16:51
o texto é da Maria Ribeiro, Max. E está assinado como tal 🙂
18 Fevereiro, 2014 at 17:04
O meu pedido de desculpas à Maria Ribeiro …as palmas todinhas para ela…!!
SL
18 Fevereiro, 2014 at 16:58
Muito bom, Maria Ribeiro!
Do melhor que se tem comido por aqui.
Viva o Sporting!
18 Fevereiro, 2014 at 17:06
Eh pá, passei por aqui há bocado e bati com o nariz na porta!…
Mas tinha de voltar!…Hoje não quero falar de mais nada, só quero pagar uma rodada de champanhe a toda a tasca! Ontem não tinha visto a entrevista/debate do nosso monumento de Presidente, Exmo. Sr. Bruno de Carvalho naquele “espaço televisivo” (não consigo classificar que tipo de programa e aquilo, ou se e sequer um programa). Vi agora no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K5zN1ywkDLA
Finalmente tratamos os corruptos cheios de sífilis la de cima com o desprezo que merecem…que passem todos a fazer isso. Não passam de um pseudo-clube de futebol, grandes campeões no desporto alternativo das “secretarias e putas para os amigalhaços”. No Futebol, no Desporto e na Dignidade continuam a ser uma chafarica de parolos incapazes. Ainda por cima os bimbos, quando tiveram que encenar uma historia da carochinha, nem as contas souberam fazer…patéticos.
Mais uma momento que fica para a historia, mais uma machadada no sistema ridículo que governa o futebol no nosso pais há tempo demais.
Cherba, serve ai um flute a cada um. No tchim-tchim toda gente beija o símbolo do grande clube que tem este magnifico presidente!
PS: como e que a SIC consegue apresentar este paulo garcia como sendo um “jornalista” e como colocam aquela pergunta na votação telefónica? O próprio moderador sugere que o Sporting podia ter também violado os regulamentos??!….
18 Fevereiro, 2014 at 17:20
Enfrascar? tu já vistes que a tasca até se engasga? isto é um sinal maria só tu não vês xiça…
Eu quero é que o gajo da sic vá apanhar ondas ao cagueiro que o gajo só percebe de surf.
Sporting à tasca …com febras
18 Fevereiro, 2014 at 17:34
depois de várias tentativas para abrir a porta, consegui finalmente…
mais um belo texto Maria!
18 Fevereiro, 2014 at 19:44
Muito bom! Não compreendo em especial a “implicância” com o andré martins…sim…tem de melhorar a finalização…mas isso não é tudo…e apesar de estar em sub-rendimento tem muita qualidade!
Quanto aos juniores ir a alcochete é um bocadinho difícil mas vamos ver…espero que os jogos mais importantes sejam em Alvalade!
18 Fevereiro, 2014 at 23:24
Grande texto! Gostei!