Basta entrarmos – por engano, por ironia do destino ou por obrigação profissional – num dos veículos de apoio dos adeptos aos outros dois grandes nacionais para percebermos que existe uma diferença abismal entre o Sporting e a concorrência. Regra geral – e estas coisas da generalização têm que se lhe diga, mas sublinhem aí a expressão “regra geral” – os adeptos dos outros clubes orientam o seu discurso por uma lógica do “quero é ganhar”, o que reduz a escolha do clube do coração de cada um destes “ganhadores” a uma questão geográfica. Quem é do Porto opta pelo FCP, quem é de Lisboa ou sul apoia o SLB, porque são clubes que “querem é ganhar” e lá vão fazendo tudo (usem a mesma caneta para sublinhar “tudo”) para fazê-lo. Depois há os outros.
Os outros são os que optam por apoiar um clube que, ganhe ou não, opta pela via da formação como premissa de estar no futebol, independentemente dos resultados imediatos, das facadas nas costas de atletas com menos escrúpulos ou das ondas momentâneas dos mercados de transferências. Os outros são os que, acreditando que é desportivamente que as vitórias devem ser alcançadas, o fazem a seu próprio custo, lutando com armas desiguais contra quem acha que colocar uma pessoa num órgão dirigente é melhor que contratar um craque ou quem controla os meandros obscuros do futebol nacional há anos. Ainda assim, o caminho é este. Apontar o dedo aos que não jogam limpo fora de campo, lutar contra eles dentro de campos inclinados e nunca, mas nunca, baixar a cabeça (a não ser para beijar o Leão Rampante). Mesmo que isso implique jogar só com juniores e juvenis na Taça de Liga daqui para a frente. Mesmo que isso nos faça perder os pontos necessários para estarmos lá em cima, na luta, durante o tempo necessário para verdadeiramente fazer cair o castelo de cartas em que as realidades desportivas dos outros clubes grandes assentam.
É nessas alturas que devemos apoiar mais este clube que, verdadeiramente, tem os melhores adeptos do mundo, pura e simplesmente porque cheiram à distância quem queira seguir a via facilitista dos outros e tratem de emendar a mão, colocando à frente dos seus destinos alguém que sente o clube como um verdadeiro sportinguista. Foi assim que chegámos à realidade de pessoas certas nos locais certos que devemos pugnar por manter muitos e bons anos.
Por isso, o que eu quero não é ganhar.
O que eu quero é um clube diferente, com adeptos diferentes e todo um paradigma que se destaca da conjuntura lamacenta que conspurca o futebol nacional há décadas. Quero cagar naquele tipo de amarelo com o apito na boca, porque sei que lá foi posto de propósito porque não consegue – não quer? – ver os lances com a imparcialidade dos bons profissionais. Quero um clube que pugne pela verdade desportiva e use os meios ao seu dispor para aplicá-la, mesmo que estes estejam viciados, e depois tome uma posição digna e firme, mesmo que isso implique não passar da fase de grupos daqui para a frente de uma competição nacional. Quero ler os jornais desportivos com os olhos cínicos de quem conhece os valores meramente comerciais e tendenciosos que os orientam. Quero adeptos com massa crítica suficiente para fazer uma página com a qualidade e a dimensão social e de mobilização da Tasca. Quero um clube que me dê todos os motivos para viver as suas cores todas as semanas, nas mais variadas competições, sempre orientado pelos mesmos objectivos e valores. Ganhe ou perca. Porque quando – se – chegar a altura em que estivermos todos em pé de igualdade, vai haver quem já não saiba o que é competir na verdadeira acepção da palavra. E aí, os que “querem é ganhar” vão apoiar quem?
Texto escrito por Fernando Reis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
26 Fevereiro, 2014 at 8:04
“…Quero um clube que me dê todos os motivos para viver as suas cores todas as semanas, nas mais variadas competições, sempre orientado pelos mesmos objectivos e valores. Ganhe ou perca. …”
Um Clube que assente nos valores de…: “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória…”
Um Clube que me deixe orgulhoso em cada fim de jogo, mesmo que “outros valores mais baixos” se levantem…
Contra isso lutaremos sempre de olhos postos no Leão Rampante…
Porque o nosso Grande Amor…é o Sporting Clube de Portugal…!!
E quem assobia…é passarinho…!!
SL
26 Fevereiro, 2014 at 9:17
Amigo Martins, bom dia.
Como nunca o vi a usar os atributos de texto que tem disponíveis, presumo que não saiba ainda como fazê-lo, por isso tomo a liberdade de escrever isto, que pode elucidá-lo:
Quando quer escrever um comentário, há-de reparar que mesmo por baixo da caixa onde vai escrever existe uma panóplia de que são “etiquetas HTML e atributos”. Isso serve para editar o texto de modo a que fiquem algumas palavras, frases ou parágrafos à nossa escolha realçados de diferentes maneiras. Eu como sou um um escritor modesto, só uso 2, ou quando muito 3 desses atributos: strong que serve para escrever algo em negrito (ex Sporting ); i serve para pôr parte do texto ou palavras em itálico (ex Esforço, Dedicação, Devoção e Glória); e o terceiro que às vezes uso é o strike, que serve para pôr um risco em cima de uma palavra ou frase (ex
benfica).Para conseguir esses efeitos, deverá escreves imediatamente antes da palavra ou frase que quer realçar, o código do atibuto, e imediatamente no final do que quer realçar o mesmo atributo mas acrescentado uma barra inclinada / imediatamente a seguir ao < que está à esquerda do atributo. Por exemplo: </strong no exemplo faltou escrever o sinal final. Não fiz para que o texto não sofra esse atributo. Para os outros atributos, e o mesmo princípio: no final.
O que há a fazer é apenas ir aí abaixo à caixa dos atributos e , clicar com o botão esquerdo do rato no início do atributo e, mantendo o botão premido, arrastar o cursor até ao final do atributo. Quando a palavra ou frase ficar realçada a azul, é clicar em cima dela com o botão direito do rato e clicar em “copiar”. Depois clica de novo com o botão direito no início do texto que quer realçar, e com o esquerdo escolhe “colar”. De seguida clica de novo com o direito imediatamente no fim do texto ou palavra que que quer realçar e selecciona “colar”, e acrescenta a tal barra inclinada logo a seguir ao primeiro sinal </
Espero que o que escrevi não tenha ficado demasiado confuso. Se calhar até sabe mais do recurso "copy &paste" do que eu… se for esse o caso, peço desculpa pela maçada.
26 Fevereiro, 2014 at 9:39
obrigado/
26 Fevereiro, 2014 at 9:49
🙂
26 Fevereiro, 2014 at 9:51
A barra inclinada deve ficar dentro dos , e à esquerda junto ao 1º <
26 Fevereiro, 2014 at 9:53
*dentro dos
26 Fevereiro, 2014 at 9:55
nâo apareceu?? é dentro dos parentesis em forma de seta
26 Fevereiro, 2014 at 9:59
Mais uma vez, obrigado
26 Fevereiro, 2014 at 10:25
Gostei do teu exemplo para o “strike” … 🙂
26 Fevereiro, 2014 at 11:50
Amigo Ariel (o Ariel…é uma limpeza…), começo por agradecer a sua disponibilidade para ensinar um velhote como eu, que nasceu muito antes de “se pensar” que um dia este aparelhinho maravilhoso nos daria estas possibilidades de trabalho…
Como calcula sou do tempo da “ardósia” onde escreviamos na escola…foi o meu primeiro “computador”, daí que embora eu já domine algumas áreas, outras que para vocês mais novos são como comer tremoços com casca…para mim, não deixam de ser um problema so kamandro…
Por exemplo…: já consigo fazer uns powers points muito razoáveis e foi a minha neta ainda com 12 aninhos que ensinou o avô, juntamente com o outro neto de 11…
E nem queira saber a alegria com eles se esforçaram para o avô Max “parecesse” um homem deste tempo…
Já copiei a sua lição…mais tarde copm tempo, “vou tentar avançar” mais alguma coisa …
Fiz parte anteriormente de um Forum de Sportinguistas, o Forumsporting1906, que tinha essas funções já no Forum, era só aplicar e quando o Forum acabou, creio que eu teria qualquer coisa como mais de 20 000 post e comentários…
Sinto-me “mais novo” com gente amiga que ainda perde algum do seu tempo comigo, para que possa acompanhar em parte os “seus andamentos”…
Um abraço e obrigado…
Max
26 Fevereiro, 2014 at 11:53
Seria assim…? strong Abraço e obrigado strong/
26 Fevereiro, 2014 at 11:55
Ou assim…? /
26 Fevereiro, 2014 at 11:55
Ora gaita…
26 Fevereiro, 2014 at 11:56
Desisto po agora, não vá o Cherba puxar-me as orelhas…
Por estar a abusar do espaço…
Abraço…
SL
26 Fevereiro, 2014 at 12:08
Ultima tentativa…:
26 Fevereiro, 2014 at 12:32
Vou fazer outra vez…: Viva o Sporting
26 Fevereiro, 2014 at 12:33
Consegui…!! 🙂
Obrigado Ariel Abraço
26 Fevereiro, 2014 at 12:36
🙂
26 Fevereiro, 2014 at 13:44
</strong teste strong</
26 Fevereiro, 2014 at 13:45
</strong teste <
26 Fevereiro, 2014 at 13:45
/
26 Fevereiro, 2014 at 13:46
</strong teste strong/<
26 Fevereiro, 2014 at 13:46
</strong teste</
26 Fevereiro, 2014 at 15:50
É só copiar o atributo que quiseres dos que estão mesmo abaixa da caixa onde vais escrever o comentário.
Colas o atributo, escreves o comentário, e onde termina a palavra ou frase que queres realçar voltas a colar o mesmo atributo, mas desta vez incluis a barra inclinada no lado esquerdo, mas dentro dos sinais de
26 Fevereiro, 2014 at 13:47
pqp…
26 Fevereiro, 2014 at 15:24
Placebo, em HTML as tags começam com o sinal de . Experimenta algo como “ SCP ” sem as aspas.
26 Fevereiro, 2014 at 15:25
As tags não apareceram. Usei a tag (sem espaços).
26 Fevereiro, 2014 at 15:26
Arrrgggghhh que ele neutraliza os espaços!! Usei a tag “b”.
26 Fevereiro, 2014 at 15:28
As tags começam com o sinal de menor e acabam com a barra à direita colada ao sinal de maior.
26 Fevereiro, 2014 at 22:32
teste/
26 Fevereiro, 2014 at 22:32
teste
26 Fevereiro, 2014 at 22:33
isto é um teste/ frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:33
Isto é um teste frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:34
Isto é um teste /frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:35
Isto é um teste/ frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:36
Isto é um teste/ frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:37
Isto é um teste \frustrado
26 Fevereiro, 2014 at 22:37
Bem, já sei começar, mas ainda não percebi como é que se acaba…
26 Fevereiro, 2014 at 22:52
Vou dar um exemplo, mas substituirei os sinais de ‘maior que’ e ‘menor que’ por parêntesis curvos, para tu perceberes.
(i) Keep your face toward the sunshine, and shadows will fall behind you.(/i)(strong) Walt Whitman(/strong)
Nota onde se põe a barra inclinada
Substituis os parêntesis curvos pelos outros, e ficará assim:
Keep your face toward the sunshine, and shadows will fall behind you. Walt Whitman
26 Fevereiro, 2014 at 22:54
Básicamente, a barra inclinada é para marcar o fim desse atributo.
27 Fevereiro, 2014 at 5:08
🙂
Viva o Sporting ! , caralho!
27 Fevereiro, 2014 at 9:29
🙂
27 Fevereiro, 2014 at 5:07
Isto é umtestefrustrado
27 Fevereiro, 2014 at 5:09
Isto não é um teste frustrado!
27 Fevereiro, 2014 at 5:10
Obg a todos, SL!
26 Fevereiro, 2014 at 16:31
obrigado
26 Fevereiro, 2014 at 16:33
Faltou: obrigado ARIEL
26 Fevereiro, 2014 at 16:43
🙂
26 Fevereiro, 2014 at 8:29
ATENÇÃO SPORTINGUISTAS:
Um bocado off-topic deste post, eis a diferença entre um jogador do SCP e do SLB que fazem exatamente a mesma coisa, mas veja-se o tratamento que um recebe e que o outro não.
http://www.youtube.com/watch?v=S6lCwOhCalw
26 Fevereiro, 2014 at 11:00
Já nem me lembrava desse golo, imagino só se fosse pelos lãpiursos! Por isso é que metem-me nojo, quase todos.
26 Fevereiro, 2014 at 9:15
O meu clube parece que é o mesmo que o deste “sr”:
“O ex-presidente do Sporting, Godinho Lopes, deixou claro o seu desejo para a atual temporada dos leões.
“Reconheço que estamos a viver um momento interessante na Liga e espero, enquanto sportinguista, que o Sporting seja campeão”, frisou o engenheiro.” – in “Jornal (?) Português com nome Estrangeiro”
26 Fevereiro, 2014 at 9:21
Gosto de saber que o gajo ainda tem interesse em saber da vida do SCP!
“Um momento interessante…”, diz o animal… Há gente que, de facto…
“Espero que o SCP seja campeão”… say what??? Este FDP ainda vai reinvindicar que se não fosse por ele o Sporting não teria esta recuperação notável porque simplesmente seria impossivel!
Falta um mês para a generalidade dos Sportinguistas também querer saber como vai ser o futuro deste individuo!
Com contabilistas a serem aviados por africanos “por engano” em prisões portuguesas e este filho da puta na rua ainda tem o desplante de abrir a boca para falar do SCP?!
Tu vá tombé (MESMO!!!), Godo!
26 Fevereiro, 2014 at 10:33
O gajo anda apertado com a auditoria … está a passar paninhos quentes para ver se não se fode.
26 Fevereiro, 2014 at 14:27
É mesmo preciso não ter vergonha nenhuma naquela cara de otário!
26 Fevereiro, 2014 at 10:27
Agora que o gajo bazou (aka corrido), já todos podemos ter essa esperança.
E somos suficientemente realistas para aceitar que não seja este ano, como disse o ladrão.
26 Fevereiro, 2014 at 10:48
Eu fico abduzido quando vejo a desfaçatez deste cabrão a dizer “espero que o Sporting seja campeão!”… Dá vontade de perguntar: “E se não for, candidata-se para ser presidente e elevar o nome do Sporting e do futebol em Portugal?”
É que o espero, vindo das trombas deste animal soa a: “Vocês tem de ser campeões! Senão este projecto não vale um caracol! Eu sim é que era um bom presidente!”
Ai, Março que nunca mais chega…
“Tu vá tombé, Godo cabrón”
26 Fevereiro, 2014 at 12:58
Toda a gente sabe que o Sporting não foi campeão com o Godo porque não lhe deram tempo… dasseeeeeeeee
26 Fevereiro, 2014 at 9:24
E o Sporting é o nosso grande Amor!!!!!!!!!!
“Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”
26 Fevereiro, 2014 at 9:34
Este tem sido de resto toda a nossa atitude ao longo dos últimos anos de vida.
A esforçarmos nos para ganhar e nicles- népia.
Somos diferentes, mas é nesta altura especifica e com este presidente que mais me identifico. Talvez por termos idades parecidas e termos sentido na carne toda a podridão pérfida de certas gentes.
Julgo que em breve chegara a nossa hora …. Só espero ter a lucidez suficiente, quando estiver a ganhar mais vezes que a perder…. De nao cair nessa tentação de querer ganhar no “vale tudo”… Como acabou por acontecer ao FCP depois de tantos anos sem ganhar nada.
Na época também eles achavam que nao conseguiam ganhar pelo seu esforço, porque havia uns clubes na Capital que eram favorecidos….
Viva o Sporting Clube de Portugal
26 Fevereiro, 2014 at 9:36
Saúdo aqui a chegada de mais um bom cozinheiro à cozinha da Tasca C.
Subscrevo todo o que ele nos serviu. É um tempero bem sportinguista, sem dúvida.
Talvez seja exagero dizer que os princípios de amor ao desporto, ao fairplay, à lealdade e à legalidade são exclusivos do Sporting e das suas gentes, mas nos tempos que correm, se calhar não andarei longe da verdade. O Sporting é a reserva moral da Nação.
Bom texto, e muito bem escrito.
Bem-vindo à cozinha da Tasca, Fernando Reis.
26 Fevereiro, 2014 at 10:59
Obrigado, Ariel. Também não digo que os princípios do fairplay são um exclusivo do Sporting. Apenas constato que, enquanto para nós são o único caminho, para outros ou são – passo a citar – “uma treta” ou um mero acessório para se colocar no bolso sempre que se tem oportunidade de subir na tabela à facada ao próximo.
26 Fevereiro, 2014 at 11:10
Gosto do teu avatar dos KISS…
26 Fevereiro, 2014 at 11:23
🙂
27 Fevereiro, 2014 at 8:03
:()
27 Fevereiro, 2014 at 8:05
Upps,
🙂 🙂 🙂
26 Fevereiro, 2014 at 9:44
Olha que para o sul ha muito Leao.
Grita Spooorting
26 Fevereiro, 2014 at 9:54
mbc, não escreveste ontem porque? (dito em voz alta, rimou)
26 Fevereiro, 2014 at 10:00
Off topic:
Nabil Ghilas pode ter a presença no Campeonato do Mundo em risco, uma vez que não foi convocado pelo selecionador da Argélia para o embate amigável com a Eslovénia, marcado para 5 de março.
O avançado do FC Porto tem sido pouco utilizado por Paulo Fonseca e uma das consequências do facto de passar mais tempo no banco de suplentes do que dentro das quatro linhas é a ausência por opção da lista de convocados para a seleção.
A ausência de Ghilas naquele que provavelmente será o último jogo amigável da Argélia antes da fase final do Mundial 2014 poderá ser um sinal de que se o atacante do FC Porto não jogar mais tempo, poderá falhar a competição que se vai realizar no Brasil.
Em sentido contrário, Vahid Halihodzic, selecionador da Argélia, convocou para o jogo com a Eslovénia Islam Slimani, do Sporting, e Halliche, da Académica.
Todos em coro.. oooooooohhhhhhhh!
Supermani 6 vs 1 Gilas
26 Fevereiro, 2014 at 10:02
Se o porto não o quiser, continuo a dizer, que venha para o Sporting.
26 Fevereiro, 2014 at 10:05
Com todo o respeito, mas o Ghilas que fique lá onde está. Temos gente nova muito melhor!
26 Fevereiro, 2014 at 10:07
Boa, Saliff. 🙂
26 Fevereiro, 2014 at 10:10
Também podes usar vários atributos ao mesmo tempo:
Já devolveram os cachecóis leoninos à marquise do Eusébio)
26 Fevereiro, 2014 at 10:12
Era uma pergunta. Faltou o (?)
26 Fevereiro, 2014 at 10:15
lol, vamos com calma que
aindaestou em fase de aprendizagem.26 Fevereiro, 2014 at 16:43
Os sorrisos é que me escaparam, tentei na altura, não consegui, agora já não me lembro como era.
26 Fevereiro, 2014 at 16:48
Sorriso consiste em : seguido de )
Cara triste consiste em : seguido de (
Os dois pontos são os olhos, e o parentesis é a boca
26 Fevereiro, 2014 at 16:52
Se for uma piscadela de olho, consiste em ; seguido de )
26 Fevereiro, 2014 at 10:13
Lol, parece que descobriram um brinquedo novo.
26 Fevereiro, 2014 at 10:15
🙂
26 Fevereiro, 2014 at 16:44
Mas é que é mesmo.
27 Fevereiro, 2014 at 9:29
Quem? Nao estou a ver???!
(Um qualquer miúdo das escolinhas do Sporting… Ainda se está a rir no meio do chão )
26 Fevereiro, 2014 at 10:25
Incha lá ò jilas E talvez seja boa ideia comeres menos fruta… tas a ficar gordo…
26 Fevereiro, 2014 at 10:41
Isso é mito!
A fruta não engorda…
Já os “chocolatinhos”…
27 Fevereiro, 2014 at 9:27
E as “papas”??
26 Fevereiro, 2014 at 11:09
Cada vez que vejo o Ghilas só me lembro do Rochemback…será que os argelinos tambem comem picanha ????
26 Fevereiro, 2014 at 10:38
Muito bom este texto. Neste ano preparamo-nos para perder mais um campeonato fora do campo… vamos ficar atrás por 3 – 5 pontos e chorar os golos mal invalidados e as mãos na área.
26 Fevereiro, 2014 at 10:39
Assim se faz jornalismo(?) em Portugal…
E assim se desconstrói no Tasco, comendo uma patanisca de bacalhau e empurrando com uma sakézinho…
Por Rui Baioneta (Não há dinheiro para uma semi-automática???), D'”O Esférico amarelo com costuras feitas à mão”
“Shikabala é hipótese para Setúbal”
(RS: Começa o jornalista por AFIRMAR que é uma hipótese! Até aqui tudo certo… Eu só não tenho hipóteses de ganhar o Euromilhões se não jogar…)
Shikabala foi a contratação mais sonante do Sporting no mercado de inverno mas é também aquele que tarda em dar um ar da sua graça. O jogo com o V. Setúbal, da 22.ª jornada, deve, no entanto, ser o da estreia do egípcio pela equipa A.
(RS: Mais sonante? Como assim? Contratamos um extremo, que até foi mais caro e marcou 9 golos na 1ª metade da Liga… Critérios! )
O jogador chegou a Alvalade sem ritmo competitivo e, após uma resposta muito satisfatória nos primeiros treinos, a primeira tentativa dos leões para proporcionar minutos de competição ao egípcio não correu bem, uma vez que, ao serviço da equipa B, diante do Tondela, o médio/extremo acabou por lesionar-se, contraindo um traumatismo no tornozelo esquerdo que o afastou imediatamente desse encontro e o levou ao departamento médico.
(RS: Ele não acabou por se lesionar… foi sim lesionado por outro jogador! Pormenores…)
Nova paragem, agora forçada, e depois de alguns dias entre o tratamento e o ginásio, o jogador lá regressou ao relvado e, agora, dá mais um passo na recuperação, pois iniciou o trabalho com bola.
(RS: Vá lá, aqui já admitem que foi forçada a paragem! Faltou dizer o porque… Enfim, não interessa muito… Afinal, isto é informação (?) )
O extremo está a dar uma resposta muito positiva ao trabalho que lhe tem sido proposto, pelo que o seu regresso à competição na 22.ª jornada, quando os leões se deslocarem ao terreno do Vitória de Setúbal, pode ser encarado como uma forte possibilidade.
(RS: No titulo do artigo era “hipótese”… passou a “forte possibilidade”! Tou com a fezada… Vou jogar no Euromilhões… sempre quero ver a diferença entre ter “hipóteses” de ganhar e ter uma “forte possibilidade”!!!)
Essa é a ideia em Alvalade, mas, como é óbvio, tudo dependerá da resposta que o jogador for dando nos próximos dias, até porque o nível de exigência no treino vai aumentar.
(RS: Na feira do fumeiro também tem belos enchidos… Gosto particularmente dos enchidos “La Palisse”)
Shikabala, porém, está decidido em deitar para trás das costas estes dias menos felizes, ele que estará ansioso por começar a mostrar-se aos adeptos leoninos. O reforço quer, pois, provar que o é de facto e os indicadores apontam para que isso possa acontecer muito em breve.
(RS: Shika está decidido… mas estará ansioso… Mas quer provar que é reforço… mas os indicadores “dizem” que PODE SER para breve… Estes gajos fazem jornalismo através do site do IPMA???)
Eu não conheço este Baioneta… quero é que ele se foda!
Eu quero é ver Shika com a chicha nos pés…
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, caralhoooooooo!!!
PS: Alguém me arranja a morada deste jornal… quero mandar o meu CV. Pelos vistos, não é preciso fazer muito mais do que constatar factos, “hipóteses” e “fortes possibilidades”… E o dinheirito dava jeito!
26 Fevereiro, 2014 at 11:09
Gostei do teu comentário.
Aliás, as notícias seriam bem mais interessantes se fossem comentadas, tal como o fizeste, pelos adeptos.
Seria interessante sugerir isso à imprensa, na medida que esta precisa de ideias inovadoras no sentido de cativar novos leitores e principalmente que se revejam no jornalismo que é sujeito à autocrítica.
26 Fevereiro, 2014 at 11:20
NPC…
No dia que as redacções (?) destes jornais (?) aceitassem a critica dos leitores ao que é escrito pelos jornalistas (?) da casa, teriam de despedir boa parte dos mesmos porque:
1) Não fazem jornalismo mas sim exercícios de adivinhação, conjunturas e previsões a 10 dias (como fez o outro a colocar a hipótese de Shika jogar na 22ª jornada… daqui há 10 dias, curiosamente!) dignas do Antímio de Azevedo;
2) Ao constatar os comentários, boa parte dos leitores se questionaria: “Mas que raios faço eu a ler isto?!”
Eu, para variar… nos jornais, gostava de ver… pasme-se… NOTÍCIAS! Mas está difícil… Não percamos a esperança… sempre há o Correio da Manha para nos dar umas “alegriazitas” nesse sentido…
26 Fevereiro, 2014 at 13:01
Estás a picar o bicho, a ver se ele aparece…
26 Fevereiro, 2014 at 11:24
Nunca duvides do poder da IRONIA…
Noticias? -> JORNAL SPORTING
Jornalismo sério e que não tem medo de dizer a verdade.
26 Fevereiro, 2014 at 11:34
Ironia? Nem sei o que seja…
É uma cena que não me assiste. 😛
26 Fevereiro, 2014 at 11:27
Muito bom, Fernando.
99 % de acordo com tudo, o 1% que não concordo é o ” – se – chegar à altura em que estejamos em pé de igualdade…”, pois não tenho dúvidas que as coisas vão mudar. Como dizes, e bem, temos à frente do Sporting as pessoas certas para lutar pela mudança, temos os adeptos a apoiar fortemente essa direção e, embora disfarcem com a bazófia habitual, os outros já perceberam isso, e já começam a ficar desconfortáveis ( Ainda há uns dias, um lã-pião que acabara de conhecer me disse que gostava muito do nosso presidente e que achava que o mesmo estava a abanar o futebol tuga…).
Quanto à tua pergunta, os tripeiros vão começar todos a abandonar o barco e a mostrar aquilo que são, um clube de bairro. Os outros vão continuar a sofrer do complexo de inferioridade e a viver de algumas glórias do passado ( isto se restar alguma coisa do clube, depois do orelhas sair ).
SL
26 Fevereiro, 2014 at 11:45
Obrigado, Hugo. O “se” é no sentido de “mas nunca mais?!”. Só gostava que mudasse enquanto ainda for vivo, para assistir 😉
26 Fevereiro, 2014 at 13:09
Este é também o “meu” Clube.
Há poucas coisas que me chateiem mais que ouvir adeptos do Sporting a dizer abertamente que devíamos fazer “como os outros” – isso acontecia sobretudo durante a dinastia do croquete, e é, mais ainda que as engenharias financeiras, o que mais me repugna em Godos & Cª, a descrença que incutiram em muitos Sportinguistas nos valores em que o Sporting Clube de Portugal foi fundado.
26 Fevereiro, 2014 at 14:00
Eu sempre disse que éramos a Macintosh do futebol e do desporto em Portugal, tal como Jobs a idealizou.
Não ser melhor nisto ou naquilo em particular, mas sobretudo ser diferente. Traçar o seu próprio rumo. Ser referência.
Para mais do mesmo, há esses dois clubes, com essas duas opções de cores. A merda de Filosofia é a mesma, o sucesso mais ou menos repartido, e os meios para atingir os fins semelhantes.
Por isso quem quer “é ganhar” pode optar. Por UM DESSES DOIS! Pode ser difícil, e nesse caso atire-se a moedinha ao ar. Melhor critério é difícil….
Agora, Ser Sporting não é “para ganhar”. Não a qualquer custo. Não vergando-se à conjuntura actual e baixando o nível. Não “deixando de ser anjinho” e usar os mesmíssimos estratagemas dos outros.
É procurar sempre ganhar, mas de cabeça erguida, de espinha direita, com a autoridade que uma moral de conduta irrepreensível em prol da verdade desportiva nos terá sempre que conferir.
Ou assim, ou não ganhar. Porque no fundo ganha-se sempre, nem que seja o direito, mesmo perdendo, de não andar na merda, e não poder ser confundido com ela.
A mim basta-me. E tem que bastar a qualquer sportinguista.
Por isso é que somos diferentes. E melhores.
Obrigado por ter conseguido pôr esse tema tão bem por escrito, amigo tasqueiro Fernando Reis!
27 Fevereiro, 2014 at 8:08
Assino por baixo.
Prefiro não ganhar, se a opção for ganhar sujo
E está visto, que, apesar de haver excepções, a maioria dos outros quer é ganhar.
Não percebo, como é que paineleiro e comentadeiros opinadeiros inteligentes conseguem falar por exemplo, do port(c)o sem vergonha… Dum comum adepto ainda aceito.
Mas está visto que o dom orelhas cresceu e deu consistência à sua máfia….
Ressalvo que tenho a impressão que os poucos portistas e benfiquistas mais velhos que conheço e com inteligência se afastaram um pouco do futebol