São tempos decisivos no que toca a ter a bola nos pés e a fazer maravilhas com ela, mesmo quando jogamos contra 14 (ou mais) adversários. No entanto, o universo sportinguista é imenso e não deixamos invisíveis os nossos outros heróis, destaque mais uma vez para o nosso andebol. Mesmo num campo de dimensões mais reduzidas, continuam gigantes. Falamos numa equipa de respeito comprovado, numa competição em que temos grande percentagem de favoritismo e, na qual, estamos no presente a comandar. É por isso que hoje apresento o sumário semanal em 4 partes: O Valor; O Trabalho; À Conquista da Europa; Home Sweet Home.
O VALOR:
No primeiro jogo da 2ª fase, no dia 8 de Março, os pupilos de Frederico Santos deram razão às odds das casas de apostas e venceram no Pavilhão do Casal Vistoso com algum conforto a equipa do Águas Santas por 32-23, num jogo em que os visitantes começaram melhor. Depois do acerto leonino e alguma inspiração do guarda-redes Ricardo Candeias foi assumida uma vantagem clara o que nos fez ir para o descanso com uma vantagem de 14-11. Na segunda parte, já com a máquina verde bem oleada, chegámos cedo a uma vantagem de 7 golos fruto de uma das principais armas de que dispomos, o mortífero contra-ataque. A partir desse momento o jogo ficou controlado e a equipa conseguiu oferecer ao largo número de adeptos bons momentos de andebol. Uma vitória mais que justa a começar esta fase decisiva. Pedro Portela, mais uma vez decisivo, marcou por 6 vezes e Fábio Magalhães, Pedro Solha e Rui Silva, com 5 golos cada um, também mereceram nota de destaque.
O TRABALHO:
No mais recente jogo realizado, dia 12 (o segundo desta fase), o resultado não nos deixou satisfeitos naquele que seria um passo gigantesco para nos destacarmos pois a derrota neste clássico frente ao Porto no pavilhão de Mafra, foi fomentado por um jogo mais físico e menos espectacular. Como em anteriores triunfos recentes, alguns com bonitas consequências de troféus e o anterior com a passagem aos quartos de final da taça, sabíamos de antemão que o jogo ia ser renhido. As exibições dos 2 guarda-redes «azuis e brancos» foram o principal factor de desequilíbrio numa partida em que pecámos demasiado na finalização, em alguns casos aos 6 metros. Depois de ao intervalo o resultado ser desfavorável por apenas 3 golos (13-16), um bom início de segunda parte deixou os visitantes ganharem alguma vantagem e no final o resultado de 28-33 deixou um sabor amargo. ““Os guarda-redes do FC Porto estiveram muito bem e a nossa equipa falhou muitos remates. Normalmente, não falhamos tanto e penso que foi isso que, hoje, fez toda a diferença. No entanto, no Campeonato, apenas dependemos de nós, sabemos que é difícil, mas vamos arregaçar as mangas e continuar a trabalhar.” – Frederico Santos
À CONQUISTA DA EUROPA:
Segue-se uma viagem para Strumica, na Macedónia. O jogo de amanhã contra o Zominak, é mais um objectivo europeu a ultrapassar. Espera-se nada menos que uma vitória, já que o claro atropelo em casa, com um resultado esmagador (39-22), mostrou que o adversário é o menos forte do grupo. Mesmo assim um jogo só é fácil quando não se facilita em campo e o adversário certamente terá o apoio do público num país que tem dado grandes provas na Europa do Andebol, nos últimos anos. O nosso pensamento é só um: Ganhar o jogo e continuar a disputar a liderança no grupo.
HOME SWEET HOME:
Para quando um pavilhão?! Jogar em Mafra, Casal Vistoso ou até Loures continua a ser considerado como jogar em casa mas o projecto do pavilhão multidesportivo, que está para seguir em frente, é essencial para apoiar e promover o ecletismo de um gigantesco porta-aviões no mundo, no que toca a modalidades. O Sporting Clube de Portugal. Este desejo está bem presente nas palavras do nosso presidente, é preciso arranjar uma boa base de sustento económico para que tal aconteça pois se for feito «às três pancadas» pode colocar em causa o saneamento financeiro pelo qual o clube tanto se esforçou até hoje.
Bruno de Carvalho continua a querer envolver as massas. Temos milhões de adeptos e há que os fidelizar ao clube. Queremos mais sócios e já foi uma vez mais colocada à venda a Gamebox Modalidades, mas com adesão mais baixa do que o previsto. Defendendo a manutenção de 35 modalidades são precisos ovos para fazer omeletes e é assim! Nós puxamos por eles e eles puxam por nós! É por isto que o Sporting é nosso!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
14 Março, 2014 at 18:37
Pena esta última derrota… mas isto está longe de acabar… O ABC e o Boifica também podem dar uma “ajudinha”!
Acreditar…
14 Março, 2014 at 19:04
Permitam-me que deixe aqui uma sentida homenagem a um grande sportinguista que foi hoje a enterrar…
Refiro-me ao antigo Patriarca de Lisboa Dom José Policarpo…
Para ele…o meu desejo de que Descanse em Paz…!!
14 Março, 2014 at 22:11
Bem lembrado, mr Max.
Pedia aqui aos bravos leões, adeptos do grande Sporting CP, que se no Domingo pedirem para se guardar um minuto de silêncio em memória do nosso consócio falecido, Cardeal Emérito de Lisboa, Don José Policarpo, que o respeitem religiosamente , mesmo que os macacos da frutaria não o façam.
Apesar de não ser católico, considero que se perdeu uma grande figura humana que por sinal era sportinguista.
14 Março, 2014 at 23:01
É isso mesmo amigo Ariel…
Abr e SL
14 Março, 2014 at 19:20
Sobre o post, gostava de poder comentar mas não sou um fã de andebol. De andebol só conhecia o Ricardo Andorinho e confesso que nessa altura vibrei com o nosso andebol. Obviamente que têm todo o meu apoio e vou fazer um esforço, quando estiver em Portugal, de ir ver alguns jogos.
Nada a fazer…a minha doença é mesmo com os pés…sobretudo o futsal.
É uma vergonha, eu sei. Mas ainda estou a tempo de mudar isso. E pelo que vejo, parece que temos uma excelente equipa de andebol. Falam-me muito do Pedro Solha, dizem-me que é um fenómeno mas nunca o vi ao vivo. Gostava de assistir um jogo esta época com alguém que perceba e sinta este desporto.
Enfim, resta-me apenas parafrasear o risco ao meio: Andebol, mão! Futebol, pé!
14 Março, 2014 at 19:56
O Solha é uma maquina, companheiro Sá.
14 Março, 2014 at 19:38
A derrota contra os corruptos foi um duro golpe, mas continuo a acreditar nesta equipa. E num ano em que tínhamos expetativas mais reduzidas devido ao corte orçamental. Muito orgulho nestes magníficos!
14 Março, 2014 at 23:52
Há dias em que tudo nos sai mal, e aos outros tudo sai bem…
14 Março, 2014 at 19:53
Como Sportinguista e ex jogador de andebol, esta equipa da-me um orgulho imenso. Espero poder festejar este titulo este ano.
14 Março, 2014 at 21:09
Já nao sei há quantos anos foi mas eu via sempre os jogos do andebol na televisao. Creio que chegou a ser a segunda ou terceira modalidade mais popular, a par do hóquei (ainda se escreve assim?).
É mais um orgulho o Sporting ser forte no andebol e espero que haja um pavilhao para nos fazer sentir em casa.
Parabéns á equipa e ao autor do texto!
Nao haverá por aí seguidores das outras modalidades com dotes de escrita que oferecam um comentário regular como este? É também pela tasca que se difundem as modalidades e se ajuda a encher os recintos!
14 Março, 2014 at 22:21
Sou grande fan do Andebol Leonino.
Confesso que fiquei um pouco desiludido com a derrota no último jogo com o Porto. Mas o que me anima é que naquele jogo não foi normal a quantidade de golos falhados e/ou defendidos por ambos os guarda-redes adversários, e pelos postes das balizas. A equipa deles esteve quase sempre bem, e não falhou quase nada, enquanto a nossa esteve muito azarada.
Também me pareceu que o Sporting jogou algo “em contenção” e em poupança de esforços, com vista à eliminatória europeia.
Mas acredito que eles vão retomar a senda de resultados positivos daqui em diante.
FORÇA LEÕES!!
14 Março, 2014 at 22:39
foi uma pena no jogo contra o porto as várias oportunidades desperdiçadas, inclusive vários livres de 7 metros…os redes do porto estavam mesmo em dia sim.
mas nada está perdido. ainda só dependemos de nós para chegar ao título. é acreditar até ao fim!
14 Março, 2014 at 23:06
O Andebol nunca foi um desporto que me entusiasmasse muito, mas confesso que desde que ganhámos a Taça Challenge que tenho seguido a nossa equipa, com muita atenção.
O jogo com os tripas já lá vai, temos de seguir em frente e ganhar os próximos 3 jogos, ABC fora, Lampiões em casa e Sp. Horta fora, e esperar que o porco escorregue, sobretudo com lamps ou ABC.
Para o caso de algum dos nossos jogadores ser frequentador da Tasca, deixo aqui o meu voto de boa sorte para amanhã, na Macedónia:
VAMOS CAMPEÕES, VOCÊS SÃO O NOSSO ORGULHO !
14 Março, 2014 at 23:14
Comando SS
14 Março, 2014 at 23:25
Super Sporting
14 Março, 2014 at 23:43
Sempre Sporting
14 Março, 2014 at 23:49
Somos Sporting
15 Março, 2014 at 0:06
Parabéns ao autor do texto. Os Sete Magníficos continuam a ser Magníficos e Brutais! Allez SPORTING!!!
15 Março, 2014 at 0:08
Off-topic:
Tenho mais uma frase para o Movimento:
JOSÉ “CAMELO” GOMES: JÁ SABEMOS ONDE MORAS, ÉS O PRÓXIMO.
Filho da puta! Este cabrão tira-me do sério.
15 Março, 2014 at 0:11
Que disse o camelo? Queria evitar carregar em links desportivos?
15 Março, 2014 at 1:12
Acho que José Panelas Gomes fica-lhe melhor…
15 Março, 2014 at 0:13
Disse que isto tudo era para esconder anos de má gestão, entre outras alarvidades. E disse que a Uefa está-se a cagar para este tipo de queixas.
15 Março, 2014 at 0:15
Pois, é mesmo de um Camelo.
15 Março, 2014 at 0:17
Ou estará a fazer-se a um novo sorriso?
15 Março, 2014 at 0:20
É escolher a data, hora e Shopping Comercial!
15 Março, 2014 at 8:29
Sá… mas tivemos mesmo anos de má gestão.
Este comunicado para mim devia cingir-se a este ano e daqui para a frente. É vida nova para nós.
Sobre o post, futebol 11 e futsal estão num patamar diferente para mim porque são modalidades que pratiquei, mas vibro a ver o Sporting em qq outra, mesmo camadas jovens.
Andebol está fantástico, hóquei a tentar aguentar-se, voltará o basket e o voleibol? Rugby a dar ainda os primeiros passos.
E claro, todas as outras que fazem de nós o maior de Portugal. Atletismo, etc, etc.
A componente financeira conta muito, eu sei.
Por fim, o Damas toca no pavilhão. Esse é mesmo o nosso handicap.
Pavilhão e canal Sporting, urgente para ontem! !
15 Março, 2014 at 0:19
O meu sonho é ver um dildo gigante penetrar as narinas do Camelo e do Vitó…
15 Março, 2014 at 0:21
Eu sei lá… isso para eles – com aquela aparência gay – deve ser um prazer divino.
15 Março, 2014 at 0:24
Entrou um borrachão na tasca à procura do biberão. Carregado de nhanha morna, é para o bêbado do capitão. O number triiiiii ahahahahahahaha o do fundo do balcão, junto às casas-de-banho dos Homens.
15 Março, 2014 at 0:24
Se na peida dá-lhes prazer, na narina deve doer…
15 Março, 2014 at 0:27
Não… preferia vê-los alinhados em posição e com uma fila interminável de costa-marfinenses esfomeados à espera da sua vez.
15 Março, 2014 at 0:28
Aahahaha!
Com Drogba e Yaya à cabeça! Sem vaselina.
15 Março, 2014 at 0:31
Sim, e para não fazerem muito barulho, para não acordar a vizinhança e também de modo a não perturbar a concentração na hora do «remate», uma daquelas esferas que se colocam na boca – tipo Pulp Fiction Ving Rhames Scene.
15 Março, 2014 at 0:34
Ganda Marcellus! Esse também podia estar na fila. Não se perdia nada.
15 Março, 2014 at 0:37
Hahahahahaha sou da opinião que devia ser o primeiro da fila, principalmente depois da tortura a que foi submetido. Uma espécie de condecoração por actos heróicos contra a descrminação racial. Vou deixar a cam a gravar para que o you tube possa exibir live. E vou zarpar… hahahaha
15 Março, 2014 at 0:39
Pensando melhor… esses dois tem sido tão camelos, que merecem uma saca na cabeça. só para os reanimar nos intervalos.
15 Março, 2014 at 0:41
E já agora, vestir os dois cornudos com o manto do KKK. Só para ser de raiva.
Isto já tá a aparvalhar..lol
15 Março, 2014 at 0:45
Hahahahaha as senhoras há muito que saíram. Devem estar a curtir um copo, outras a dormir. Agora que o capitão está servido, de volta da “chupeta” pois ele assim não chora, vou meter o lixo cá fora para fechar a tasca. O pessoal está todo a trabalhar na campanha “Basta”.
15 Março, 2014 at 0:50
andas a ver muitos filmes (ou séries)!…
15 Março, 2014 at 0:54
Decidi colaborar. O pessoal está a trabalhar na campanha e ofereci-me para estar atrás do balcão. Disseram-me que ia ser uma noite tranquila, pois hoje é a noite da mulher na maior parte dos bares da cidade. Mas também me avisaram que às vezes aparecem uns borrachões, perdidos, à procura de mama.
15 Março, 2014 at 0:56
fazes bem em colaborar amigo! tu és o que mama, certo?
15 Março, 2014 at 1:00
Estás a ver aquele ali. Ali ao fundo, o number triiii a partir do bilhar! O que parece um mentecapto, chamam-lhe o capitão qualquer coisa e dizem que se traveste frequentemente para o «engate». É esse que gosta de mamar uns biberões de leite.
15 Março, 2014 at 1:02
DeFrancisco! ainda não imprimi os bilhetes!… agora arma-te em lâmpiurso e esquece-te de me lembrares para os imprimir e depois queixa-te que ficamos a ver o jogo na roulote!
15 Março, 2014 at 1:04
Nem te atrevas!!! Okay, é o mínimo que posso fazer.
15 Março, 2014 at 1:08
já estás com ele?
15 Março, 2014 at 1:15
Noup
15 Março, 2014 at 0:48
Estranhamente, no jogo com o porto, não senti aquela garra que tem sido apanágio do nosso Andebol, o sentimento de podermos ganhar a quem quer que seja, notei alguma apatia, estranhei. Pode ter sido apenas um jogo mau, ou uma poupança para a Europa, ou porque o plantel é curto. Mas também é justo dizer que o Cubano fez uma exibição monstruosa !
O Sporting tem que entrar sempre para ganhar e se não ganhar, ao menos que dê tudo, não foi com essa sensação que fiquei. No entanto não quero com isto estar numa de critica fácil, isso não, mas como Sportinguista, quando não ganhamos seja em que modalidade for, fico fodido !
Tenho a certeza que com um pavilhão a nossa força nas modalidades ditas amadoras, seria brutal, é a chave do sucesso, é que em Portugal há talentos brutais em qualquer modalidade é só preciso desenvolve-las e o Sporting faz isso melhor que ninguém, isto falando ao nível dos grandes, porque há clubes mais pequenos que trabalham muito bem em determinadas modalidades.
SL
15 Março, 2014 at 0:52
Força. Na Segunda de manhã quero o escalpe de um corrupto pendurado à porta da tasca.
Boa sorte! May the force be with you.
Cá estarei deste lado do Mundo a apoiar. Infelizmente.
15 Março, 2014 at 0:56
Que a Força esteja CONNOSCO!!! Saudações Leoninas!
15 Março, 2014 at 1:48
temos de arranjar um grupo para ir pagar um café ao ” foge delas”.
a morada da APAF é na Almirante Reis nº40, 1º andar, e a deste cabrãozinho alguém sabe ?
15 Março, 2014 at 9:02
Já aproveitaram o sábado para cancelarem a sporttv?
Compraram o jornal Sporting que saiu na quinta-feira?
basta de serem fuinhas e pratiquem o «real deal»
essas duas acções têm real impacto no sistema que nos fode anualmente
basta de exibir bandeirinhas do Sporting e depois nada fazer de efetivo pelo clube
não caiam nas balelas de certos hipocritas que lêm nos blogs ou ouvem lá fora, como alguns que dizem não ter dinheiro para quotas, mas subscrevem uma sporttv que mensalmente equivale a dois meses de quotas do clube
quando estiveres em Alvalade, passa na Loja Verde, compra algum item, nem que sejam 10€ ou 20€, vais gastar esse dinheiro na mesma (em tabaco, alcool ou mulheres)
FORÇA SPORTING