«Ricardo Esgaio é um jogador que trabalha em duas posições, lateral e extremo direito, e acreditamos que o futuro vai passar por uma dessas posições. Pessoalmente, acho mais interessante vê-lo numa posição de lateral ofensivo, mas vamos verificar se, na próxima época, isso se consegue concretizar», Leonardo Jardim.
Eu confesso, acho um desperdício recuá-lo no terreno, até pelo bom finishing que apresenta. Mais, até acho que Esgaio tem cultura táctica suficiente para jogar numa posição mais interior, mas se tiver que ser o “rival” de Cédric, que seja.
15 Abril, 2014 at 13:07
Esgaio será um lateral ofensivo, como diz o nosso Mister. Tem capacidade de desequilíbrio e intensidade muito a cima da média, o que farão dele um bom defesa.
Nunca será um extremo brilhante, mas sim muito bom. A lateral ou no meio-campo pode ser brilhante
15 Abril, 2014 at 13:14
Bom, não sei o que o LJ quer dizer com “lateral ofensivo”… ou até sei, mas não o estou a ver a permitir descompensar atrás.
Com a nossa dificuldade com o jogo interior e a capacidade do Esgaio de entrar e “cheirar” situações de golo, estava a vê-lo substituto do extremo-dto. Em papel 442, mas com o Cédric a fazer piscinas e a funcionar como extremo aberto que vai à linha e centra bem. Como todos aqui reconhecem, o Esgaio é forte em inteligência táctica; saberá (com ajuda do LJ) quando subir no meio, quando combinar com o Cédric, quando compensar a subida do Cédric.
SL
15 Abril, 2014 at 13:59
Disse isso lá em cima … Antes de ver o teu post. concordo plenamente contigo
15 Abril, 2014 at 13:23
O nosso mister deve saber o que fazer com ele. Seja em que posição for vai sempre tirar o melhor dele !
15 Abril, 2014 at 13:26
Aqui está o eterno dilema. Pôr os jogadores às necessidades da equipa ou pôr a equipa a cumprir as necessidades dos jogadores. Vejo Esgaio como um ala, um jogador que pode fazer toda a ala direita. Tal como penso que Jardim vê o jovem jogador. Imaginemos os jogos em casa, teoricamente mais fáceis, a ala direita com Esgaio ganha uma maior dimensão ofensiva, a poder aparecer em zonas de finalização e a combinar com o meio campo. A meu ver a polivalência nunca pode ser um problema, resta ver qual das posições se adequam ao jogador. Mais a mais, o plantel do Sporting está carregado de extremos de qualidades e outros tantos a despontar na equipaB/Juniores. Carrillo, Heldon, Mané, Capel, Wilson, Iuri, Dramé, Matheus, Podence, etc etc. Quanto a laterais há carência. E não faltam exemplos de jogadores que inicialmente na formação eram jogadores colocadas mais À frente no terreno e hoje são excelentes laterais. Esgaio a meu ver pode ser um Lahm mais rápido e numa só ala.
15 Abril, 2014 at 13:57
Olho para o Esgaio, olho para esta equipa, e encaixo-o no lugar do Cédric. E não é pelo défice de laterais que temos, é porque acho que ele pode ser como lateral o que nunca vai ser como extremo (e honestamente tenho dificuldade em vê-lo a posicionar-se como “interior” que vem à banda de vez em quando) – acho que há aspectos a melhorar quer a defender quer a atacar, mas se a competência que o distingue é a cultura táctica e não o drible, essa competência há-de permitir-lhe crescer para ser o “tal” lateral.
Quanto a empréstimos… tenho a impressão que o tempo para isso era esta época. Neste momento há urgência em definir de vez o que ele vai ser, e essa definição tem que ser feita pelo LJ – se for emprestado na próxima época perdemos o controle dessa definição, corremos o risco mais que evidente de outro treinador “definir” a posição do Esgaio em função de necessidades específicas da sua equipa e não em função do interesse da evolução do jogador numa futura equipa do Sporting.
A não ser que se inove – depois de termos um campeonato com jogadores emprestados com doenças/indisposições/lesões/castigos/impedimentos administrativos em dia de jogo com o “emprestador”, passávamos a ter também jogadores emprestados que só podem jogar em posições/esquemas tácticos aprovados pelo “emprestador”…
15 Abril, 2014 at 13:59
Esgaio, do meio para a frente !
15 Abril, 2014 at 14:01
Pelo que vi até hoje não consigo ter uma opinião formada sobre a melhor posição para o rapaz! A verdade é que ainda não vi muito mas… Isso já não será uma coisa positiva pois quando se discute se um jogador é melhor a extremo ou a lateral… Ninguém perguntou isso de Ronaldo ou Figo… Mas adiante.
O que eu sei é que temos um treinador fantástico e ele irá escolher o melhor para o Sporting e para o Esgaio!
15 Abril, 2014 at 14:08
Isso porque nenhum deles fazia essa posição. O Esgaio faz…
15 Abril, 2014 at 14:14
Off… tanto Sportinguista nos Açores 🙂 estou impressionado 🙂 já agora: Alexia Ferreira anda Off Side. Hello!!!
15 Abril, 2014 at 14:21
OFF
O que é que têm em comum os lamps de Carnide, os lamps do Brasil, e os lamps de Braga?
http://s30.postimg.org/gtsalkn5d/1509792_564937223604198_9062018692354875222_n.jpg
Lamp é um estado de espírito: “Roubado é mais gostoso”
15 Abril, 2014 at 14:41
Julgo que o caminho é só 1. Esgaio a defesa direito.
Isto porque evitamos gastar com Piris, porque vamos ter muitos jogos para o ano e porque será uma luta danada entre dois miudos com grande potencial. A ganhar, fica a equipa.
Off:
Hoje recebi uma grande notícia. Andava a passar no colégio dos putos uma circular para ir à “lixeira”.
Anulada a visita por ser … cara ! Resumindo, já não preciso de inventar uma doença aos putos para esse dia.
Fiquei foi a pensar … visitas a alvalade? Alguém tem informações se há para escolas? Preços?
15 Abril, 2014 at 15:24
8! Sem mas nem meio mas…
15 Abril, 2014 at 15:31
Dependendo do sistema a usar, gosto de o ver na lateral a defender e a subir bem. Mas é muito bom a finalizar e tem técnica para ser extremo. Em boa verdade é uma especie de Pereirinha. Encaixa que nem uma luva como médio ala num 4-4-2 ou assim 😀
15 Abril, 2014 at 15:41
Ontem estava a ver o Rogério no vídeo dos 4-1 ao newcastle e pensei várias vezes no Esgaio…
15 Abril, 2014 at 16:55
o esgaio tem de se fixar no meio campo o mais rapidamente possivel… ou a 8 ou a 10. acho que dava um box to box perfeito. vejo-o um pouco na linha do actual lahm, que entretanto se fixou no meio campo
colocá-lo a defesa direito é reduzi-lo um simples jogador cumpridor… não me parece fazer sentido, ainda para mais quando temos o riquicho e o braima candé a jogar bem…
é o problema da polivalência: um jogador que é bom em duas posições nunca atingirá o pico de desenvolvimento que alcançaria se tivesse jogado sempre em apenas uma delas.
este caso pode vir a ter algumas semelhanças com o do pereirinha, que nunca atingiu todo o potencial que tinha
16 Abril, 2014 at 3:21
Fui ver os jogos do Sporting B com o Oliveirense e com o Farense, onde o Esgaio jogou a lateral. Fez 2 bons jogos, no último até marcou um golo assistido pelo Shikabala. Eu ficava com ele a lateral porque pareceu-me que, se for bem trabalhado naquela posição, ganhamos um lateral rápido, muito lutador e que marca golos. E mais, gostei de vê-lo como capitão!
16 Abril, 2014 at 3:24
Só para acrescentar que achei o Piris fraquíssimo… mas mais fraco ainda achei os 2 ou 3 artolas que têm a mania de mandar bocas e que só sabem dizer mal. Se o jogador não correr, que não foi o caso, o treinador é que tem que o tirar de campo e não os adeptos através de gritos que em nada ajudam quem defende as nossas cores.
Se é para gritar, que seja para apoiar.