relvadoComo avaliar o trabalho de Bruno de Carvalho? De momento é fácil, nota 10 em quase todas as acções à frente do clube.
Se alguns sportinguistas preferem um homem mais “low-porfile”, outros gostam mesmo é dos dentes e punhos cerrados capazes de ir para a frente de batalha. Se uns leões gostam de que o clube se limite a jogar à bola, outros sabem que isso não chega para vencer neste país. Mas para todos, este é o clube que tinham idealizado há muito. Para todos, o mais importante é apenas isto: o Sporting ganhar todos os jogos, a qualquer adversário, ter os melhores jogadores aos nossos olhos e vencer. Aí está a palavra chave para qualquer adepto de futebol: vencer.

Daqui a quatro anos como vamos avaliar o trabalho de Bruno de Carvalho? Com títulos. No futebol, no futsal, no andebol, no atletismo mas sempre e invariavelmente com títulos. Um clube da grandeza do Sporting precisa deles para viver e se alimentar, nem que seja espaçadamente para tirar a barriga de misérias.
Para o ano, eu lamento mas não vou conseguir ter a racionalidade desta temporada e no dia que soar o apito do primeiro jogo, o meu pensamento será sempre e até ser possível o de erguermos o 19º título nacional do Sporting Clube de Portugal. BdC sabe isto, o próprio já disse que acabar o primeiro mandato sem, pelo menos, um campeonato seria catastrófico (palavras do próprio). Se ele o diz, eu acredito que tudo fará para nos dar alegria nas próximas temporadas. Para isso há-que arregaçar as mangas e voltar ao trabalho e não acredito que Inácio, Leonardo e Bruno não andem já a planear a próxima temporada.

Faltam dois jogos, três semanas, e pelo meio sempre temos o Mundial para beber uns canecos, falar de bola e vibrar com alguns golos. Depois podemos ver, com o orgulho leão, o nosso William e o nosso Rui a defender as cores nacionais. Acredito ainda que Adrien, André ou Cédric podem ser chamados e nessa experiência crescerem como homens e jogadores. Na deslocação à Madeira e acolhimento do Estoril o objectivo é este: ver como se comportam algumas jovens promessas do clube e tentar atingir os 72 pontos, marca que não atingimos há algum tempo.

Gosto desta altura do ano, quando terminam os campeonatos e se começa já a pensar em Agosto. Todos revemos os jogadores que podem ser vendidos ou emprestados. Os que não podem ir a lado nenhum, as renovações e os jovens talentos da equipa B. Falemos então de bola e olhemos com expectativa para este jovem leão, que com um ano de vida vai rugindo e dando os primeiros passos.

Vítor, Magrão, Welder e Piris foram jogadores úteis nesta temporada. Fizeram o banco que não tínhamos, souberam entrar no espírito do balneário e mostraram orgulho pela enorme camisola que têm às costas. No entanto, gostava de perceber em breve qual o futuro que têm dentro do Sporting e que este fosse esclarecido pouco depois do final da temporada. Não há grande paciência para o jogo “Sporting talvez vá exercer a suposta cláusula que pode ter ficado acordada com o pai do jogador, mas ainda não se sabe bem”. Não merecem eles, nem o clube, nem o treinador. Se ficarem, que sejam leões como até aqui, se forem embora um sincero obrigada, sem eles não seria possível.

A questão dos extremos, tantas vezes discutida aqui, poderá ser a mais sensível e mais estudada. Wilson começou muito bem, mas tem vindo a perder espaço, Capel já ameaça a saída e Carrillo se surgir uma proposta decente poderá seguir caminho (poderá ser importante para manter outros activos). Alguns de nós (eu vá) acarretam o sonho de ver o regresso de Nani, falou-se nessa possibilidade, mas Itália parece chamar o nosso rapaz das piruetas. Entre alguns nomes que surgem na imprensa, Bebé e Sebá entre eles, parece mais ou menos claro que vamos reforçar este sector.

Na defesa estamos como queremos. Leo já disse que vai testar Esgaio a lateral ofensivo, Cédric deverá renovar em breve, Jefferson terá um companheiro para o espicaçar. Confesso que gosto do Rúben do Marítimo, é jovem, português e com um belíssimo pé esquerdo. No cento, Rojo, Maurício e Eric são para manter. Também aqui se adivinha um reforço, tendo o Sporting já apresentado uma proposta por Paulo Oliveira. Um jovem central, muito talentoso, mas que pode ser algo caro para já.

No meio campo temos as nossas pérolas, Sir William, Prince Adrien and Little Andre. Já acompanhados do recuperado Shikabala e da pérola sadina João Mário (que classe meu deus). Manter William seria excelente, mas temo que para isso teremos de renovar com o rapaz e espetar-lhe uma cláusula de, pelo menos, 50 milhões. Os homens de Manchester são malucos, pagam tudo sem olhar duas vezes!
Esta será uma zona que, ao que indica, também terá direito ao seu reforço. Falta-nos um seis e um homem de experiência europeia, surgiram até rumores de que o Manuel Fernandes estaria a ser observado e até foi alvo de abordagem.

Guarda-Redes, descansadinhos. Rui Patrício vai disputar a Champions connosco estou certa. Se assim não for, altura do Super Boeck e de subir um jovem (Luís Ribeiro?) para aprender a ser Patrício.

24/25 jogadores deverá ser mais que suficiente para garantir mais um ano de bom futebol e de luta por títulos.
E tu leão, que Sporting queres para 2014/15?

 

Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)