Como avaliar o trabalho de Bruno de Carvalho? De momento é fácil, nota 10 em quase todas as acções à frente do clube.
Se alguns sportinguistas preferem um homem mais “low-porfile”, outros gostam mesmo é dos dentes e punhos cerrados capazes de ir para a frente de batalha. Se uns leões gostam de que o clube se limite a jogar à bola, outros sabem que isso não chega para vencer neste país. Mas para todos, este é o clube que tinham idealizado há muito. Para todos, o mais importante é apenas isto: o Sporting ganhar todos os jogos, a qualquer adversário, ter os melhores jogadores aos nossos olhos e vencer. Aí está a palavra chave para qualquer adepto de futebol: vencer.
Daqui a quatro anos como vamos avaliar o trabalho de Bruno de Carvalho? Com títulos. No futebol, no futsal, no andebol, no atletismo mas sempre e invariavelmente com títulos. Um clube da grandeza do Sporting precisa deles para viver e se alimentar, nem que seja espaçadamente para tirar a barriga de misérias.
Para o ano, eu lamento mas não vou conseguir ter a racionalidade desta temporada e no dia que soar o apito do primeiro jogo, o meu pensamento será sempre e até ser possível o de erguermos o 19º título nacional do Sporting Clube de Portugal. BdC sabe isto, o próprio já disse que acabar o primeiro mandato sem, pelo menos, um campeonato seria catastrófico (palavras do próprio). Se ele o diz, eu acredito que tudo fará para nos dar alegria nas próximas temporadas. Para isso há-que arregaçar as mangas e voltar ao trabalho e não acredito que Inácio, Leonardo e Bruno não andem já a planear a próxima temporada.
Faltam dois jogos, três semanas, e pelo meio sempre temos o Mundial para beber uns canecos, falar de bola e vibrar com alguns golos. Depois podemos ver, com o orgulho leão, o nosso William e o nosso Rui a defender as cores nacionais. Acredito ainda que Adrien, André ou Cédric podem ser chamados e nessa experiência crescerem como homens e jogadores. Na deslocação à Madeira e acolhimento do Estoril o objectivo é este: ver como se comportam algumas jovens promessas do clube e tentar atingir os 72 pontos, marca que não atingimos há algum tempo.
Gosto desta altura do ano, quando terminam os campeonatos e se começa já a pensar em Agosto. Todos revemos os jogadores que podem ser vendidos ou emprestados. Os que não podem ir a lado nenhum, as renovações e os jovens talentos da equipa B. Falemos então de bola e olhemos com expectativa para este jovem leão, que com um ano de vida vai rugindo e dando os primeiros passos.
Vítor, Magrão, Welder e Piris foram jogadores úteis nesta temporada. Fizeram o banco que não tínhamos, souberam entrar no espírito do balneário e mostraram orgulho pela enorme camisola que têm às costas. No entanto, gostava de perceber em breve qual o futuro que têm dentro do Sporting e que este fosse esclarecido pouco depois do final da temporada. Não há grande paciência para o jogo “Sporting talvez vá exercer a suposta cláusula que pode ter ficado acordada com o pai do jogador, mas ainda não se sabe bem”. Não merecem eles, nem o clube, nem o treinador. Se ficarem, que sejam leões como até aqui, se forem embora um sincero obrigada, sem eles não seria possível.
A questão dos extremos, tantas vezes discutida aqui, poderá ser a mais sensível e mais estudada. Wilson começou muito bem, mas tem vindo a perder espaço, Capel já ameaça a saída e Carrillo se surgir uma proposta decente poderá seguir caminho (poderá ser importante para manter outros activos). Alguns de nós (eu vá) acarretam o sonho de ver o regresso de Nani, falou-se nessa possibilidade, mas Itália parece chamar o nosso rapaz das piruetas. Entre alguns nomes que surgem na imprensa, Bebé e Sebá entre eles, parece mais ou menos claro que vamos reforçar este sector.
Na defesa estamos como queremos. Leo já disse que vai testar Esgaio a lateral ofensivo, Cédric deverá renovar em breve, Jefferson terá um companheiro para o espicaçar. Confesso que gosto do Rúben do Marítimo, é jovem, português e com um belíssimo pé esquerdo. No cento, Rojo, Maurício e Eric são para manter. Também aqui se adivinha um reforço, tendo o Sporting já apresentado uma proposta por Paulo Oliveira. Um jovem central, muito talentoso, mas que pode ser algo caro para já.
No meio campo temos as nossas pérolas, Sir William, Prince Adrien and Little Andre. Já acompanhados do recuperado Shikabala e da pérola sadina João Mário (que classe meu deus). Manter William seria excelente, mas temo que para isso teremos de renovar com o rapaz e espetar-lhe uma cláusula de, pelo menos, 50 milhões. Os homens de Manchester são malucos, pagam tudo sem olhar duas vezes!
Esta será uma zona que, ao que indica, também terá direito ao seu reforço. Falta-nos um seis e um homem de experiência europeia, surgiram até rumores de que o Manuel Fernandes estaria a ser observado e até foi alvo de abordagem.
Guarda-Redes, descansadinhos. Rui Patrício vai disputar a Champions connosco estou certa. Se assim não for, altura do Super Boeck e de subir um jovem (Luís Ribeiro?) para aprender a ser Patrício.
24/25 jogadores deverá ser mais que suficiente para garantir mais um ano de bom futebol e de luta por títulos.
E tu leão, que Sporting queres para 2014/15?
* Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)
22 Abril, 2014 at 12:09
Caros tasqueiros,
Após alguns meses de interregno, por inúmeros compromissos profissionais, mas em que fui acompanhando o que por aqui se escrevia, aqui fica o meu contributo para a discussão
GR: Patrício, Boek,
Se sair Patrício, ia buscar o Ricardo da Académica que está em fim de contrato;
DD: Cedric, Esgaio
Acredito que LJ vai testar Esgaio até final da época e a resposta vai ser positiva;
DC: Mauricio, Eric, Rojo, Semedo entre equipa B
Se sair o Rojo, o Paulo Oliveira pode ser uma solução, mas gostava mesmo era do Ewerton que passou pelo braga e está no Anzhi – acredito que Bdc, Inácio e LJ tenham outras belíssimas soluções em carteira;
DE: Jefferson
Reforço: Rúben Ferreira, eventualmente o Mica se LJ entender que está preparado;
MD: William
Reforços: Gonçalo Santos do Estoril ou Danilo Pereira do Marítimo
MC: Martins, Adrien, João Mário e Zezinho
MO: Shika, Vítor (?)
Reforço: Evandro do Estoril – belíssimo jogador, eventualmente caro;
Alas: Heldon, Carrillo, Capel, Mané
Na eventualidade de sair algum jogador, alguém terá que entrar e penso que na “B” o Dramé e o Iuri não estão preparados, eventualmente o Viola pode regressar;
A: Slimani, Montero, Wilson
Reforço: Derley ou Bébé – ou um coelho da cartola tipo Slimani/Montero
22 Abril, 2014 at 12:19
Venho aqui perante todos os tasqueiros penitenciar-me por ter dado os parabéns a um amigo lampião! Nem imaginam como me arrependo e como me custa ter dado os parabéns a alguém que representa na perfeição o típico adepto que adora espezinhar os adversários com as suas conquistas. A sério, puta que pariu, revolta-me mesmo ter-me armado em “politicamente correcto”!
Eu tinha um feeling de que me ia arrepender, mas ainda assim decidi enviar a merda do sms. Agora, basta ligar o facebook e ver os posts de basófia e soberba e constatar como fui ingénuo e que devia ter dado ouvidos ao meu sexto sentido! E eu já tinha esse exemplo com os posts que coloca ao longo do ano….
É por causa destas merdas que não gosto deles nem um bocadinho, pela mania das grandezas, pela basófia, por não saberem ganhar, por tentarem tirar o mérito aos outros (veja-se o caso da formação, agora não se calam a falar disso, o que só demonstra o que os incomoda a nossa Academia ser reconhecida Mundialmente e o Orgulho que temos em ver jogadores da formação na Equipa Principal), por gostarem de ganhar a todo o custo… e ainda têm a puta da lata de dizer que os invejamos. Invejar gente com este tipo de mentalidade? Não, obrigado!
Ainda bem que o arrependimento não mata…
SL
22 Abril, 2014 at 13:04
Um abraço solidário Marco e vou lembrar-lhe um ditado verdadeiro…:
Não se devem dar pérolas a porcos…!! 🙂
SL
22 Abril, 2014 at 13:20
Meu caro Max, uma vez ouvi o seguinte ditado: “Mais sábio do que quem dá o conselho, é quem o sabe aproveitar”.
Quero com isto dizer-lhe que não me esquecerei das suas palavras no futuro, gosto muito pouco do sentimento de arrependimento…
Um abraço
22 Abril, 2014 at 17:58
fizes te muito bem em lhes dar os parabéns, eubtambém o fiz e não me arrependo. Temos que começar a ser sinicos … chega de discutir com calhaus de 3/5 olhos…
Não vale a pena só te canças e não chegas a lado nenhum.
Eles ganharam porque já tem noção como se manipula o sistema ( O presidente deles está lá à 10 anos)… nós temos um longo caminho a fazer e se quisermos ir pelo “politicamente correcto” nunca lá mais chegamos… temos que ser Sinicos!
22 Abril, 2014 at 12:22
Antes de definir contratações, acho que devíamos definir premissas para contratar. Eis a minha ideia:
1) Não contratar jogadores a equipas portuguesas, à excepção do Marítimo. A luta pela verdade desportiva também passa por aqui. Em não dar dinheiro a quem faz alianças nos bastidores com os nossos rivais para nos foder. Por outro lado, não acho que as equipas médias portuguesas, que normalmente joga para o pontinho, tenha jogadores com qualidade suficiente para representar o Sporting. Para mim, os únicos seriam Evandro, Derley e Bébé. Pouco mais. E digo estes não só pela qualidade que têm mas também porque envolvem negociar com gente que eu considero, no mínimo, respeitadores do Sporting. Estoril, Manutd e Marítimo.
2) Definir as posições prioritárias. Esta é a parte fodida. Ver o que podemos colmatar com a formação e ver o que temos de contratar. Zezinho, João Mário e Esgaio resolvem as necessidades de 6, 8 e 2. Assim sendo, continua a faltar um lateral esquerdo, um 10, um extremo e um avançado. No máximo, 4 contratações. Isto partindo do princípio que ninguém dos actuais indiscutíveis sai.
3) Contratar. E aqui, sou claramente a favor de ir ao estrangeiro. Pela razão descrita em 1) e porque vamos jogar a Champions. Jogar a Champions atrai jogadores de qualidade que, outrora, não estariam interessados em vir para Portugal. Não aproveitar isto é desperdiçar uma das grandes vantagens de nos termos apurado para a Champions: Atractividade. Assim sendo, para as 4 posições prioritárias, sou a favor de definirmos primeiro as características que queremos. Para o lateral esquerdo, tem de ser alguém que acrescente aquilo que o Jefferson não tem (bom cruzamento, passe, melhor QI futebolístico) de forma a “obrigar” o brasileiro a melhorar estes aspectos. Para nº 10 tem de ser alguém especialista em: visão de jogo, último passe, finalização (em especial na meia distância). Para extremo, precisamos de um esquerdino que acrescente aquilo que Capel não tem (visão de jogo, último passe, QI futebolístico, golo). Não sei se Shikabala não poderá ser uma opção na direita, com Carrillo ou Mané na esquerda. Para avançado, tudo vai depender de como jogarmos. Se jogarmos com o modelo actual, precisamos de um avançado forte, finalizador mas igualmente rápido e boa técnica, um misto de Montero e Slimani. Se jogarmos com 2 avançados, precisamos apenas de um substituto para Slimani e aqui poderia perfeitamente ser o Derley.
22 Abril, 2014 at 12:51
Eu acrescentaria apenas uma alínea ao ponto 1, relativa aos clubes a quem emprestamos jogadores para rodarem. Pelas mesmas razões.
22 Abril, 2014 at 16:09
A história do contratar para garantir objectivos e grandes conquistas, permitiu que selvagens como Godinho o Gorduroso Lopes fosse Presidentes do SCP.
A Champions é para amealhar Euros. Ponto.
22 Abril, 2014 at 17:11
Para amealhar Euros é preciso amealhar Pontos…
22 Abril, 2014 at 12:29
Próxima época, como dizia o Cherba, Ano Zero e meio. Eu vejo como objectivos e desculpem se vou ser humilde demais, mas quero sustentar um projecto e uma equipa: Candidato ao titulo é certo mas adoptando o discurso desta época, ficando em aberto se um 2º lugar não será satisfatório para uma 2º época. Taça de Portugal para ganhar e Taça da Liga para rodar e desrespeitar. Champions League, o 3º lugar seria razoável, o 2º um sonho, depende do grupo e dos adversários, visto que este ano será uma das Champions mais forte, a meu ver. Só falta um United forte.
Quanto ao plantel: Baliza- A meu ver, Rui Patricio está cada vez mais de cabeça e corpo no Sporting. Fazer uma carreira num clube transportando a mistica do que é o Sporting. Assim ele queira e o clube também e ficará com toda a normalidade. Boeck ficará também, e terá mais oportunidades de jogar havendo mais competições.
Na defesa: Os 4 indiscutíveis devem ficar e espero bem que assim seja: Cedric, Mauricio, Rojo e Jefferson, sobretudo para a Champions será importante. Dier perfila-se como o sucessor de um dos centrais, indiscutivelmente. Semedo ainda me deixa algumas dúvidas mas com treino e esforço pode evoluir. Quanto às alas, tenho pena que Miguel Lopes esteja envolvido no imbróglio que está, podia ser o que Piris foi esta época com mais qualidade a meu ver ou o que Silvio fez do outro lado da 2ª circular. Sendo assim, Esgaio deve integrar o plantel e à esquerda é uma incógnita.
No meio campo: E é aqui que estará a chave da próxima época. A manter-se William (acho difícil, mas tudo pode acontecer) é necessário um substituto imediato. Gonçalo Santos do Estoril (cláusula de rescisão de 800 mil) ou Danilo Pereira do Marítimo podem ser alternativas. Boa estampa física, bom passe, autoritários. A melhorar o remate e a condição física, mas nada que Jardim não consiga. Um deles integrava o plantel a meu ver. Depois Adrien e André Martins, indiscutíveis. Vitor é uma incógnita. E tenho pena que assim seja, acho um jogador muito interessante, dos poucos com experiência de Champions e com uma maturidade que faz falta neste plantel. Está na corda bamba. Magrão é dispensável. Shikabala outra incógnita, a rever também. A completar, faz falta um 10, um jogador que seja ofensivo e que saiba o que é a Liga Portuguesa. Só vejo um nome acessível e capaz, Evandro do Estoril (cláusula de 1M e pouco), um dos jogadores do campeonato novamente.
Quanto ao ataque: Extremos estamos bem servidos e até penso que sairá um no Verão, talvez Capel. Sendo assim, Mané, Carrillo (a Champions vai explodir o rapaz), Heldon, Wilson como a ultima opção. Avançados estamos bem servidos e não há que mexer: Slimani e Montero. Sendo assim e em resumo:
GR: Rui Patrício, Marcelo
DD: Cedric, Esgaio,
DC: Mauricio, Rojo, Dier, Semedo,
DE: Jefferson, ?. (Miguel Lopes se fosse possível resolver, para as duas alas)
MD: Wiliam, Gonçalo Santos
MC: Adrien,
22 Abril, 2014 at 12:30
*MC: Adrien, André Martins, João Mário, Vitor
MO: Shikabala, Evandro
EE: Carrillo, Heldon
ED: Mané, Wilson
PL: Montero, Slimani
SL
22 Abril, 2014 at 17:15
Eu acho que cabe aos adeptos ir aumentando progressivamente a exigência e por mim uma boa campanha europeia, Ganhar a Taça e lutar pelo campeonato até à ultima jornada por mim é um ano bom…No ano a seguir igual ao que acresce aí sim…ser campeão…
Mas acho bem que a direcção eleve a fasquia! Eles devem ser exigente e não deixar o conformismo tomar conta de muitos sportinguistas!
22 Abril, 2014 at 12:37
O Sporting fez uma excelente época tendo em conta aquilo que era previsto no início da época. Um grande obrigado ao nosso presidente, Inácio, Leonardo Jardim e restante estrutura directiva e equipa técnica.
Para o ano estaremos em várias frentes pelo que o plantel terá de ter mais e melhores opções para que se faça uma boa CL (o 3º lugar já seria muito bom caso o Sporting fique no pote 3), lutar até ao fim pelo campeonato nacional e Taça de Portugal. A taça da liga é para se jogar com os juvenis.
Na minha opinião o Sporting reforçando-se com alguns jogadores da equipa B e fazendo regressar alguns jogadores emprestados, só precisará de 3/4 mais-valias.
Gr: Rui Patrício, Boeck
De: Jefferson, (Miguel Lopes)
Dc: Dier, Rojo, Maurício e Contratação
Dd: Cédric, (Miguel Lopes), Esgaio
Mdef: William, Zezinho
Mc: Adrien, João Mário, (Wallyson-B)
Mo: Shikabala, Contratação
Me: Carrillo, Viola
Md: Mané, Heldón e Contratação
Pl: Montero, Slimani e Dramé (Rubio?)
SL
22 Abril, 2014 at 12:47
Adorava que o sporting contratasse o CORNELIUS (Dinamarques, n vincou no cardif), mas é um PL excelente.
Aquisições:
Filipe Augusto (rio ave) Medio Centro esquerdo
Kevin Kample (red salzburg) Medio Centro Direito
Sadio Mané (red salzburg) extremo, pl
são todos grandes maquinões, adorava!!!!!!!!!!!
Amo te Sporting
Zé Nunes!
22 Abril, 2014 at 13:24
Meus Caros
Não me levem a mal a questão… Quantos dos que falam no Ruben Ferreira têm visto com regularidade os jogos do Marítimo nestas 2 últimas épocas? Não será mais um jogador made in “comunicação social”? Apenas deixo a questão…
Pessoalmente, preferia claramente um Miguel Lopes, adepto como nós e com qualidade suficiente para ser uma solução para qualquer uma das alas defensivas.
Depois leio constantemente referências a contratações “made in” Alcochete… Para os miúdos crescerem tem que ter ambiente para isso, e este ano claramente tiveram… Mas para o ano, não tenham ilusões, todos nós mesmo inconscientes vamos exigir mais e tem que existir “homens de balneário”, líderes no campo.
Um abraço e SL
22 Abril, 2014 at 13:41
Alguem ouviu alguma coisa num programa de tv que os rivais estariam dispostos a pagar clausulas de jogadores do Sporting? Falaram-me que isso aconteceu num dos programas de ontem mas eu não ouvi nada.
22 Abril, 2014 at 13:46
Também não ouvi nada SouSporting mas dúvido muito que seja verdade, olha que comprem o bruma que assim recbemos o dinheiro
22 Abril, 2014 at 14:37
Eu sou sincero, não vejo qualidade no Bébé e no R.Ferreira para jogarem no Sporting.
22 Abril, 2014 at 16:18
bebe evoluiu mt este ano.apesar de ainda faltar uns qts danoninhos para ser um jogador para entrar no sporting,esta a tornar-se um caso serio.temos ali um jogador com um potencial enorme e bem acompanhado torna-se um jogador muito mas muito completo.
22 Abril, 2014 at 15:22
Não esquecendo do Labyad, acho que devíamos apostar nele também quando regressar de empréstimo, acho que temos equipa para o ano com aqueles que regressam de empréstimo depois contratamos um ou outro e fica um plantel para atacar a época para o ano
22 Abril, 2014 at 16:17
esse foi emprestado 1 ano e meio.portanto ainda tem mais uma epoca inteira de emprestimo