Em alguns dos últimos jogos (esqueçam os resultados que já foram debatidos por aqui) Abel tem vindo a experimentar uma fórmula plena de magia e que permite a quatro rapazes soltarem a criatividade própria da idade.
Sem um ponta-de-lança fixo, mas com Dramé a dar para as despesas da casa, jogam no apoio ao homem mais avançado Iuri, Esgaio e Chaby. Sem posições fixas, a aposta foi na mobilidade. Um carrossel em constante movimento que permite aos quatro aparecerem em zonas de finalização. Na última partida, uma jogada de excelência com sucessivos passes curtos, um calcanhar e quase golo. Muitas trocas posicionais, com Esgaio a aparecer nos dois corredores e com Iuri e Chaby a alterarem constantemente entre a ala e o corredor central.
Sobre Esgaio tudo ou quase tudo foi dito. Uma tendência natural para o golo, muita intensidade, muita entrega ao jogo e um espírito de colectivo que tem mantido desde tenra idade. Na próxima temporada será, certamente, alternativa a bastantes posições no campo, uma vez que até a box-to-box pode actuar. Vai adaptar-se com bastante facilidade e pede esta oportunidade há muito tempo, desde que foi durante muito tempo o melhor marcador da Segunda Liga.
Quanto a Iuri, precisa ainda de amadurecer, mas é uma questão de tempo até atingir o principal escalão. Capaz de ser extremo e 10 (aqui é onde quase todos gostamos de o ver) tem um remate espetacular, tem velocidade, vê e constrói o jogo como poucos. Provavelmente estará na linha da frente para o futuro próximo e faz ansiar milhões de sportinguistas por esse momento.
Chaby, confesso que não acompanhei de perto a carreira deste jovem nos juniores. Foi um grande destaque em 2011 mas sofreu uma lesão grave que o afastou dos relvados. É um homem de classe, que joga de cabeça levantada, sabe receber, ver e fazer o passe. Precisa de ganhar massa e de mais um ano na equipa B, onde será uma das referencias na próxima temporada.
Por fim, a surpresa, Dramé. Quando li que o Sporting ia contratar um jovem francês que assaltava prostitutas de bicicleta não esperei grande coisa. A verdade é que o homem não pára e está de pé quente. Capaz de fazer todas as posições de ataque, e com qualidade, Dramé foi receita para uma segunda volta mais eficiente dos nossos jovens. É óbvio que terá a sua oportunidade me breve e, parece-me a mim, não vai desiludir.
Mais importante do que os quatro elementos é sim a dinâmica entre eles. E, se a equipa B é laboratório, que se experimente até ao fim esta fórmula. Tem produzido um futebol fluído, que nos faz pensar que poderá muito bem ser o nosso futuro dentro de algum tempo. Impressionante a versatilidade destes quatro jovens, que cumprem pelo menos três posições cada um e quase todos gostam de abanar as redes. Poderá até, em jogos complicados europeus, estar aqui uma receita de sucesso para que Leonardo possa explorar. Para já, quero ver mais deste quarteto e do tipo de jogo que nos oferecem.
Ps: O novo departamento de comunicação do Sporting criou ontem #RazõesParaSerDoSporting no twitter.
Tornou-se uma dos maiores trends num espaço de horas, ocupando mesmo o primeiro lugar em Portugal. Parece que, para já, estão pessoas com mais noção do que são as novas tendências nas redes sociais e que compreendem a sua função: interacção entre clube e seguidores.
* Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)
29 Abril, 2014 at 7:34
O Drame nao tem assim tanta qualidade… Tem qualidade para ser o que o jogador de origens africanas costumam de ter, tipo Ayew e cenas assim…nao vamos exagerar, já temos tantos cracks citados, mas Drame nao é um deles.
29 Abril, 2014 at 8:08
Quer isso dizer que não tem lugar na equipa principal?
29 Abril, 2014 at 10:52
É, é isso, “tá verde, não presta”
29 Abril, 2014 at 10:58
neste caso esta demasiado “preto” presta assim assim… O Drogba tambem e o tipico Africano, o Yaya Toure, etc….
E com cada uma!
Eu vi 2 jogos dele e gostei do que vi…
Para mim esta pronto…para integrar a pre-epoca e deixar quem sabe avaliar.
29 Abril, 2014 at 16:26
Drogba, Yaya Touré, Etoo, Eusébio, Weah, Zidane, Vieira, Henry, Keita, Essien, Okocha ou os nossos queridos Amunike e Hadji. Alguns jogadores que são “cenas assim” e que não tiveram “assim tanta qualidade”.
29 Abril, 2014 at 18:16
Nao tem a ver com o tom de pele. Apenas com uma mentalidade física e individualista
29 Abril, 2014 at 18:18
Até porque o Mané e o william nao são desse tom de pele
29 Abril, 2014 at 8:15
Bom dia.
Epah, e se o Dramé for mesmo craque?
Até o episódio da bicicleta e do telemóvel passa a ser mais engraçado.
Xupa Rascord!!
Ah… antes que me esqueça:
http://cdn.memegenerator.net/instances/500x/49041095.jpg
29 Abril, 2014 at 8:46
O Dramé roubava putas de bicicleta? Não sabia! Para mim, acabou de “assinar” a promoção. Com as galdérias que por aí andam nos nossos relvados dá sempre jeito ter um tipo destes.
29 Abril, 2014 at 10:53
Touché! 😀
29 Abril, 2014 at 8:53
4 jogadores em estados de evolução diferentes
1(esgaio) que pode ter mentalidade para ser desde já alternativa na equipa principal, mas 1 ano a rodar( que devia ter sido esta época, pelo menos metade da época) não lhe fazia mal
2(iuri e dramé) que como já disse algumas vezes são incógnitas, se por um lado o talento existe, por outro não sei se a nível mental estão preparados para a equipa principal. na minha opinião quer um quer outro precisavam de um ano a andar fora de casa para ver se essa mentalidade existe( o que pode ser a diferença entre estarem ali 2 manes e 2 diogo rosados). e não sei qual dos 2 precisa mais, o Iuri que é conhecido o seu feitio complicado, se o francês que digamos que experiencia de andar a saltar de clube em clube não lhe falta, e não sei como iria encarar um ano a rodar.
o outro(Chaby) perdeu um ano e não tendo mais azares terá mais um ano de equipa b e depois será reavaliado, mas neste caso talvez precise de ganhar mais massa muscular.
29 Abril, 2014 at 12:19
Muito boa análise Riga,e em tom de conclusão diria que apenas o João Mário tem condições de entrar no plantel principal sem restea de duvida!!!!!!
29 Abril, 2014 at 16:56
Quem eram William Carvalho e Carlos Mané há um ano atrás?
O primeiro conhecia-o da cantera, mas desconhecia o seu trajecto como profissional.
Carlos Mané era (e é) um talento em bruto com muitos aspetos por melhorar. Por exemplo, comparativamente a Iuri e Chaby (da mesma idade) e Esgaio (um ano mais velho), sempre achei que estaria uns níveis abaixo em termos de maturidade futebolística. Pelo menos, Dominguez apostava menos em Mané que nos outros e na última pré-época foi o jogador destes 4 que menos deu nas vistas.
Não querendo dizer que não tens razão (Riga), acho que da mesma forma que o Mané nos surpreendeu na primeira equipa, os restantes poderiam fazer o mesmo.
Chaby e Iuri (seniores de primeiro ano), pelo nível que vêm demonstrando nos últimos 2 anos, não vejo qualquer questão mental ou física individual que os impeça de fazer parte do plantel A do Sporting.
Agora se pensarmos em termos relativos, em comparação com as soluções que existem no plantel principal, o caso poderá mudar de figura.
Iuri, como extremo, ou como n.º 10 (a desempenhar as funções como Mané fez em alguns momentos este ano) tem espaço para evoluir. Não há nenhum jogador no plantel (talvez o Shika) com a capacidade técnica e criatividade para jogar em zonas interiores atrás do nosso avançado. A capacidade de romper defesas é única no nosso contexto e, a médio prazo, será melhor que Capel, Wilson ou Heldon. Para mim, faz sentido subir à primeira equipa.
Chaby, apesar de poder jogar a extremo, é um organizador de jogo. Nessa posição, neste momento, temos jogadores que estão num(ns) patamar(es) acima, como Adrien, André Martins, João Mário e mesmo Esgaio ou Wallyson. Não tendo tanto espaço para se afirmar, um empréstimo a uma equipa da primeira liga pode ser o mais indicado (Setúbal, onde começou a dar os seus primeiros toques é uma opção interessante, até porque João Mário vai regressar).
Quanto a Esgaio é indiscutível que merece um lugar no plantel. Não só pela polivalência (médio ofensivo, box-to-box, extremo, lateral), mas pela qualidade apresentada de forma consistente nestes 2 anos.
De Dramé vi pormenores interessantes, mas ainda vi pouco para emitir uma opinião.
Do post, falta falar do médio que deixa a boa redondinha para o quarteto fantástico brilhar. A minha expetativa por Wallyson é grande. Foi o jogador da equipa B, a par de Iuri, que mais gostei de ver esta temporada.
29 Abril, 2014 at 8:57
Riga…?!!
Finalmente.
Hoje estou de acordo contigo!
Boa análise.
29 Abril, 2014 at 9:23
Já eu não. Mas isso são pormenores.
Acho engraçado quando se tenta traçar perfis psicológicos aos jogadores. Um Esgaio nunca será um Iuri e um Iuri nunca será um Esgaio. Como tal, não podem ser tratados da mesma forma. Eu não caio na tentação de dizer que estão ou não estão mentalmente preparados. O que é isso? Se o Iuri faz jogadas à Messi na Segunda Liga dos Cepos também estará pronto para começar a fazer uns jogos na Primeira Liga dos Cepos. Tal como já achava o mesmo do João Mário. A nossa liga é uma bela merda, está completamente nivelada por baixo e miúdos como estes 4 são um autêntico luxo para a realidade portuguesa. E por isso, quanto mais tarde começarem a jogar, pior será para a sua evolução.
Para mim, quem é bom é bom. E o resto é conversa. Os 4 são muito bons jogadores e, particularmente, o Iuri tem potencial para ser craque. E não temos assim tantos recursos para andar a emprestar um génio destes ou a deixar em “banho-maria” na B. No Sporting nunca se teve medo em apostar no talento por isso não é agora que se deve ter. O único que ponderava emprestar ou deixar mais 1 ano na B é o Chaby mas apenas por causa da lesão. Lembro-me que nos jogos da pré época andou a brilhar juntamente com o Ponde. Essas merdas não devem ser esquecidas.
Isso de estarem “mentalmente preparados”, “precisarem de mais um ano” ou qualquer uma das habituais frases feitas que ouvimos por aí é conversa que não pode ser para nós. E para além disso, há a questão de premiar o mérito. Iuri foi a estrela mais cintilante desta equipa B, qual é a recompensa? Empréstimo? Mais 1 ano de B? Isto fará maravilhas na motivação do rapaz. Se isso acontecer, a meu ver será a primeira machadada no aproveitamento deste potencial craque. O Esgaio vem sendo, consistentemente, um dos mais regulares. Emprestar? Mais um ano na B? E o Dramé? Chega, adapta-se de forma perfeita, resolve jogos, marca golos, faz assistências…e fica mais um ano na B ou é emprestado? E a meritocracia? Não conta nesta equação?
Precisamos de um plantel mais extenso na próxima época. Ver a evolução destes três rapazes só me diz uma coisa muito simples: provavelmente não precisamos de contratar muito e que poderemos ter muita malta da formação a brilhar por esses relvados europeus. Ou seja, podemos demonstrar à Europa do futebol qual é o nosso ADN. E acreditem, seremos um exemplo admirado por todos.
29 Abril, 2014 at 9:38
totalmente de acordo.
29 Abril, 2014 at 11:37
Tb estou completamente de acordo 😉
29 Abril, 2014 at 10:01
o que demonstrava ao jogador? que ele não é a ultima coca cola do deserto, que existe um caminho a percorrer e que a velocidade com que o percorrem não depende exclusivamente do talento, a mentalidade e o seu comportamento também têm muita importância.
e terem um reality check longe do ninho ensina-os a ter um banho de humildade, o caso João Mario é sinal disso , passou da frustração de estar na equipa b, sabendo que tinha futebol a mais para estar ali, mas que não tinha lugar na equipa b, para um sitio onde podia jogar regularmente e demonstrar o talento, e assim reclamar o lugar na equipa principal. E o João Mário tem o exemplo do irmão, que esteve 3 ou 4 épocas a rodar até conseguir um lugar na equipa principal
Por muito que o iuri e o dramé façam a pre época, um ano fora não lhes fazia mal nenhum, e é preferível tê-los a jogar regularmente, do que estarem na equipa principal a fazerem 10, 15 min de vez em quando e se crescerem a nível mental conseguem ter um lugar assegurando.
Dou sempre o caso do Diogo Rosado, que quando lhe falaram num ano a rodar, disse não, porque se achava já o supra sumo e que era titular indiscutível na equipa principal, quis dar o passo maior que a perna, não tinha mentalidade para isso, e depois lixou a carreira.
Ou por exemplo o Tobias, que andava com o rei na barriga na equipa b, em janeiro teve um reality check que foi ir para um clube da terceira divisão, provavelmente com muito menos condições do que ele tinha em Alcochete, pelo que sei tem sido titular indicutivel, e provavelmente em Junho quando voltar virá com outra mentalidade, porque teve uma oportunidade de conhecer in loco o que o pode esperar se não mudar de mentalidade.
29 Abril, 2014 at 10:05
Podem cascar-me mas digo-vos frontalmente: não troco o Iuri pelo João Mário! Felizmente temos os dois!
29 Abril, 2014 at 10:15
Trocar?! Nem se fala disso…eu quero os 2! hehehe!
29 Abril, 2014 at 10:12
Sinceramente acho que ambos fazem pontos válidos, mas tambem generalizar pode ser perigoso, depende muito de jogador para jogador, se considero que o Iuri até era capaz de lhe fazer bem rodar 1 ano, já o Esgaio acho que tem lugar no plantel da próxima época.
E para andar a ir buscar jogadores de qualidade duvidosa (que até podem sair dali apostas ganhas à lá mauricio eheh), não sei não terá mais sentido apostar na academia, especialmente naqueles que como foi dito acima, já mostraram ter qualidade para jogar nesta primeira liga.
PS: o Tobias não estava em fim de contracto? e não queria renovar? ou isso era o Guedes?
29 Abril, 2014 at 10:14
era o Guedes, o Tobias já tinha renovado, foram os 2 para o mesmo sitio, mas parece-me que apenas um deles tem jogado com mais regularidade
29 Abril, 2014 at 10:16
O Tobias acho que não tem jogado muito…acho que perdeu um ano de evolução futebolística para ver se ganha cabeça…vamos ver se volta mais…pés na terra…
29 Abril, 2014 at 10:19
ser titular não é jogar muito? pelo que li das estatísticas deles, naqueles blogues que fazem o resumo da utilização dos emprestados, até tem jogado, mas a ida dele para la foi para ele ter o tal reality check
29 Abril, 2014 at 10:44
Se tem jogado, melhor…mas como disse concordo contigo…vamos ver se volta mais com os pés na terra…
29 Abril, 2014 at 10:50
agora imagina enviar um jogador como o iuri para um lugar daqueles, tu dirias se calhar que era um desperdício de talento, mas se calhar seria uma ultima tentativa como esta do Tobias de ele aprender a ser humilde.
e se o Tobias voltar sem o ego na barriga e mais humilde, já terá valido a pena o tê-lo enviado para la.
29 Abril, 2014 at 10:20
O Tobias tem jogado, isto porque há tempos um jornal fez um resumo dos emprestados e salvo errro o Tobias leva já 10 jogos.
29 Abril, 2014 at 10:18
O Tobias renovou contrato antes mesmo do exílio.
29 Abril, 2014 at 10:14
Judas, Veloso, Nani, Quaresma, Ronaldo, Simão…nenhum deles precisou de sair…apenas o Veloso e foi para o Massamá (tem o mesmo efeito de jogar na B…). Acho que há jogadores que poderá ser bom sair, há outros que não precisam…e jogadores como o Iuri ou o Chaby tenho muitas duvidas que saindo cresçam mais do que a trabalhar habitualmente com a A…
O João Mário pessoalmente acho que já estava preparado para a A e se não tem sido aquela confusão e se não fosse o nosso timoneiro acreditar tanto no Gerson Magrão penso que já este ano teria jogado pela A sem problema! Acho que provou isso no Setúbal…não foi em 2 semanas que cresceu aquilo tudo…aquilo estava lá! Faltava explorar e penso que o Leo Garden podia ter dado esse empurrão!
29 Abril, 2014 at 10:15
o veloso teve no moscavide, tal como o pereirinha
29 Abril, 2014 at 10:20
Foi no Moscavide?! Ok…para o efeito vai dar ao mesmo…foram para lá na transição entre Juniores e Séniores, espaço hoje preenchido pela B. Esse empréstimo tem o mesmo efeito de jogar na B…em termos mentais pode ser melhor sair do ninho mas em termos futebolisticos evoluem muito mais na 2ª, num clube que aposta muito neles do que nos distritais num clube em que estão de passagem…
Tirei o Pereirinha do caso porque acho que ali perdeu-se um jogador na indefinição entre extremo, lateral ou interior…quiseram fazer dele um todo-o-terreno e perderam aquilo que para mim, bem trabalhado desde os 19 anos poderia ter sido um óptimo lateral!
29 Abril, 2014 at 10:24
o problema do pereirinha, pode vir a ser o mesmo problema do esgaio, ele apareceu como lateral direito, mas depois disso já jogou em quase todo o lado do meio campo para a frente e agora a ideia é voltar a posição original.
29 Abril, 2014 at 10:39
Nem mais….
29 Abril, 2014 at 10:04
Concordo Sá. Mas digo-te, não percebo como é que o Chaby e o Ponde foram os eleitos para o estágio no Canadá. Chaby tem grande técnica e perfume no seu futebol, mas o Ponde desiludiu nos poucos jogos que o vi fazer pela equipa B. Iuri já merecia uma atenção especial do Leo porque é daqueles jogadores que não enganam!
29 Abril, 2014 at 10:13
Sá, não posso concordar contigo sob pena de me acusarem de acefalia ou “rebanheirismo”!!!
😉 boa posta!
29 Abril, 2014 at 10:18
Sá, concordo com as tuas ideias-chave principalmente quanto ao talento, à meritocracia e ao não cair no erro de traçar perfil psicológico.
No entanto, acho que um aspecto, que tenho a certeza que será levado em conta no lançamento dos jovens é a maturidade competitiva que apresentam. Neste aspecto penso (porque quem sabe é com certeza quem está diariamente com os jogadores) que o Esgaio possa já estar num nível diferente do Dramé e do Iuri. Com isto não quero dizer que que devam ser emprestados ou continuar na B, apenas acho que devem ser lançados com mais calma e dando o espaço suficiente para terem um crescimento sustentado. É muito fácil para um miúdo como o Dramé com o passado que tem ficar deslumbrado com o seu futebol e perder-se facilmente.
Quero dizer com isto que considero que o Esgaio possa estar um passo à frente na sua formação enquanto profissional em relação aos outros dois, e que poderá ser alvo de um lançamento mais firme e mais rápido na equipa principal de forma regular. Quanto ao Chaby acho que é diferente, não duvidando do seu talento e vontade, a lesão parece ter deixado marcas e como tal precisa de tempo para crescer fisicamente e ganhar ritmo competitivo necessário para a primeira divisão.
O Riga à pouco referiu o Diogo Rosado como um falhanço da formação, tenho a dizer que na minha opinião não foi a falta de talento nem de empenho que levaram a isso. Recordo que nos anos mais recentes o Sporting não teve nem a paciência, nem a estrutura necessária para que os seus jovens fossem lançados na equipa principal com sucesso, principalmente os extremos. Acho, por exemplo que foi um erro ter enviado o Diogo Viana para o porto no negocio postiga e ter negligenciado os extremos dessa geração em que incluo também o Diogo Rosado. Com outro treinador e outra estrutura, hoje se calhar estavam ambos a discutir um lugar no mundial.
29 Abril, 2014 at 10:22
o 2 diogos foram casos diferentes, o Viana fez merda em o ter colocado no negocio com o porto( e o próprio jogador arrependeu-se disso), o Rosado, o Sporting queria ficar com ele, mas na primeira época apos os juniores ele ia ser emprestado( naquela altura ainda não tinham voltado as equipas b) e ele recusou.
29 Abril, 2014 at 10:24
Se eu fosse extremo e tivesse um treinador como o Paulo Bento, também pedia para me vir embora, vale para os 2 Diogos. Lá está, não houve estrutura
29 Abril, 2014 at 10:26
o rosado não é extremo é um 10,e o problema dele era mesmo mentalidade, tanto que quis dar o passo maior que a perna, e não conseguiu ser titular em lado nenhum.
29 Abril, 2014 at 10:29
Desculpa, mas vi ainda alguns (bastantes) jogos do Juniores dessa época, e quem tem a facilidade de ir à linha como o Rosado tinha na altura é sem duvida um extremo, mesmo que insistam e coloca-lo a jogar no meio.
Até te digo uma coisa, o ano passado vi o Sporting B com o benfas B e ele jogou a 8 na primeira parte, quando foi encostado à linha é que as galinhas começaram a desequilibrar, em conjunto com o Miguel Rosa do lado direito.
29 Abril, 2014 at 10:33
Eu até acho que podia ter sido um extremo…mas ele queria ser 10! Ainda assim acho que todos concordamos cabia que nem uma luva a interior com o Paulo Bento…aquilo era cabeça…
29 Abril, 2014 at 10:32
No caso do Viana queres dizer que quem fez merda foi o Sporting ao ter feito isso…acho que não é o jogador que decide…ele provavelmente arrependeu-se de não ter feito um forcing para ficar. Acho eu…não estou a ver o miúdo a forçar a saída para o porco…ainda mais pelo que vi dele:
Do Viana guardo a recordação do campeonato de Juniores que o Sporting ganhou ao Porto no ultimo minuto (já ele estava no Porco…foi o primeiro ano dele lá salvo erro) do Rosado…os jogadores do Porco foram aos arames e quiseram bater em tudo o que mexia e o Viana foi o único a tentar por algum juízo naqueles miúdos de cabeça perdida, foi correctíssimo como os jogadores do Sporting e ainda foi à Bancada saudar os adeptos do Sporting e fez um gesto a pedir desculpa (ainda hoje acredito que fosse pelo comportamento dos colegas porcos…)! Foi uma pérola do futebol português que se perdeu…acho que mais do que o Sporting, perdeu ele e perdeu a selecção…
29 Abril, 2014 at 10:39
sim foi o Sporting, ele arrependeu-se porque pelos vistos o porto prometeu que ia apostar nele, e mandou-o 2 ou 3 anos para o venlo( que chegou a ser uma espécie de satélite do porto no estilo do cercle e eles tiveram la vários jogadores como o josue) e depois cagaram nele. ele a época passada quando vai para Penafiel, desvincula-se do porto e diz que prefere dar um passo atras na carreira, correu bem e esta época o gil vicente foi la busca-lo, antecipando-se se não me engano ao braga.
29 Abril, 2014 at 10:47
Pois…olha para mim era dos muito poucos que eu considerava ir buscar ao futebol português…e apenas se precisássemos de extremos…
29 Abril, 2014 at 10:24
Por acaso acho que o Rosado era um caso perdido! Não penso ter sido propriamente um erro de formação! Ele saiu dos Juniores e não estava preparado (nem de perto nem de longe) para a equipa A! Precisava de rodar e até esteve na primeira divisão! Não era titularissimo (ia jogando) mas achou que era o maior…pediu dinheiro a mais para renovar e acabou na bancada do Blackburn Rovers…voltou para os Lã-piões B mas a transição já tinha falhado (e ali ainda por cima apostasse tanto em portugueses como em filipinos…) por isso perdeu-se! Mas acho que se perdeu pela sua própria ganancia e arrogância! No caso acho que o Sporting pouco podia fazer…
29 Abril, 2014 at 11:06
Não esquecer que chegou a ser emprestado ao Penafiel
29 Abril, 2014 at 10:49
Não sei, peixe-agulha…
Aparentemente, o Esgaio parece estar um passo à frente dos outros. Mas a meu ver isso deve-se por ter características diferentes. Um gajo que tem como atributos principais a determinação, cultura táctica e intensidade “parecerá” sempre estar à frente de outro cujos atributos principais são a visão de jogo, controlo de bola e técnica. Ou seja, aquilo que o Esgaio faz é natural e a nossa sorte é que essas qualidades permitem-lhe entrar mais rapidamente na dinâmica da equipa. Já o Iuri, para se afirmar, não tem outra hipóteses senão marcar golos e dar assistências, arriscar e estar nas decisões.
A evolução do Iuri este ano é assombrosa. Antes só queria fuçar, agora foi deslocado para o meio e está mais envolvido no jogo, menos inconsequente e mais decisivo. Este tipo de jogadores será sempre problemático porque têm mais talento e sabem disso. O problema não está em mudar-lhes a cabeça ou a mentalidade. Está em motivá-lo para decidir com eficácia mais vezes e em trabalhar outros aspectos que esse tipo de jogador não considera ser importante. No fundo, colocar o talento ao serviço da equipa. Ele poderá ser sempre um rapaz de feitio difícil e isso ninguém mudará. A questão está em responsabilizá-lo. Em dizer-lhe que reconhecemos o seu talento mas que se não houver números (golos e assistências) nunca será ninguém no futebol. Creio que isto está a ser feito e finalmente vemos o talento do Iuri demonstrado e jogadas de génio mas, sobretudo, em números.
29 Abril, 2014 at 10:59
Essa questão das características poderem ‘passar’ diferentes ideias quanto a maturidade é bem verdade. Não me tinha lembrado….
29 Abril, 2014 at 11:08
Lembras-te do jogo do Iuri contra o Estoril para a Taça de Lisboa? Ele faz-me um passe a rasgar a defesa para um dos golos… passe de mais de 20 metros.
29 Abril, 2014 at 11:05
Acho que os 4 tem competencia e merecem integrar a pre-epoca, Depois quem decide e quem sabe.
Estes 4, mais Zezinho, Joao Mario e Golas, e estou curioso com o Mendez. Semedo esta tremido, aquele video nao me convenceu, mas… la esta acredito na estrutura de formacao para avaliar.
Eu acredito no Jardim, nao porque sou carneiro letargico, mas porque ja demonstrou que sabe o que faz. Tem portanto a minha confianca e todo o credito (ate para errar de volta e meia!).
SL
29 Abril, 2014 at 11:20
O Chaby é jogador de clube grande!
Tal como o André Martins, que no belem na segunda liga não calçava, ao Chaby aconteceria o mesmo!
Não sei se está preparado ou não, o que sei é que o miúdo tem uma classe com a redondinha nos pés que cuidado.
Qualquer um dos outros está mais que preparado!
SL
29 Abril, 2014 at 13:28
….Fábio Paim.
29 Abril, 2014 at 16:17
Bato palmas a este comentário (post), quem fala assim «não gagueja» como se diz na minha terra.
29 Abril, 2014 at 10:00
Ahhhh Maria, mas que belo Pipi…. Acredito que o Iuri (Messi Açoreano) venha a ser a nossa grande coqueluche! Vejo o Iuri como o D’Artagnan, Chaby o Aramis, Esgaio o Porthos e o Dramé, o Caça-Pipis. Iuri é um jogador que só por si vale o preço do bilhete! No Domingo criei conta no Twitter só por causa do NOSSO grande AMOR!
29 Abril, 2014 at 10:04
Esgaio
É para jogar, e já. Deveria ter feito a 2ª parte da época num clube de I Liga, à imagem do João Mário, mas o que está feito está feito. Tem maturidade para jogar com os grandes (em idade). Resta saber em que posição LJ irá apostar nele.
Iuri
É bom. Convenhamos… a maturidade emocional tanto a ganha em Alvalade como em Alcabideche. Tem talento? Capacidade técnica e táctica? Então, quais são as dúvidas? Mesmo que comece na B, pode fazer um percurso tipo Mane…
Drame
Agora que a bicicleta é um veículo com os mesmos direitos que o automóvel, é hora dele aparecer.
Chaby
Mais um ano/meio ano na B não lhe faz mal. Perdeu tempo com a lesão…
Tanta treta e análise, mas quem tem qualidade tem de ter oportunidades. Não podemos elogiar os outros que lançam Seedorfs aos 14 anos e depois só apostamos num jogador quando chega aos 30.
O perigo de lançar os jovens é atirá-los às feras sem rede de segurança. Como que obrigá-los a pegar na equipa e a decidir. De momento, o Sporting parece ter um núcleo consolidado, e com jogadores (Patrício, Jefferson, Adrien) já com alguma experiência. Assim sendo, a integração de novos elementos pode e deve ser natural.
29 Abril, 2014 at 10:06
Acho que são 4 casos bem diferentes…mas em que o talento abunda! E nos 4 casos deverão fazer a pré-época e aí serem avaliados pelo grande Leo Garden…só assim se saberá se estão ou não preparados para a A. Vamos por partes:
O Esgaio parece o mais bem preparado tacticamente para ser jogador da A. Acho que para não ser mais um Pereirinha é importante que se defina uma posição e que ele trabalhe afincadamente de forma a melhorar a sua performance em qualquer delas…sob risco de acabar por fazer bem todas e não ser efectivamente óptimo em nenhuma! Não vou discutir qual.
O Iuri é craque! É craque mesmo! Tacticamente terá claro que evoluir mas isso é um trabalho que o nosso treinador já mostrou ser mestre…quanto a mentalidades…até lá estarem nunca parecem mentalmente preparados…a questão é sempre que resposta dão! Para mim é um 10 mas poderá (a meu ver) ter um problema! Subir à principal sendo um 10 é muito difícil uma vez que é uma posição critica…por isso penso que possivelmente Leo Garden olhará para ele mais como um extremo, andando neste momento no mercado em busca de um 10 puro, experiente e de classe que seja titular (adoro o A.Martins mas acho que é um óptimo jogador para rodar com um titular…). Mas uma vez mais é na pré-época que poderá ser o seu teste de fogo!
O Dramé é um extremo mais puro e acho que será da principal (principalmente porque penso que a direcção olhará para Capel e Carrillo e pensa que serão as melhores hipóteses de sair para segurar a espinha dorsal da equipa). Dramé é jogador, não acho que seja nenhum fora de série mas pode vir a ser uma excelente jogador (tipo Varela…).
O Chaby tem tido muitos infortúnios ao longo da carreira e acho que será possivelmente o ano em que andará entre a A e a B se conseguir ter a sorte de finalmente ter uma época completa…não tou certo que faça sequer a pré-época com a A…
Iuri poderá ser um caso a pensar em empréstimo! E apenas caso na pré-época mostre estar num estádio intermédio em que a B é pequena demais e que ainda não tem andamento para ser opção regular na A! Dramé e Esgaio acho que serão definitivamente jogadores da A. Chaby, pelo seu futebol e pela sua morfologia nunca será um jogador a emprestar…ou vinga da A para a B ou acho que não será fora que crescerá…um pouco à imagem do A. Martins…
A estes juntar-se-á na pré-época (penso eu) o João Mário, Zézinho, Ruben Semedo e Wallyson (que já trabalha habitualmente com a A…embora eu confesse que não gosto dele como pessoa e ache que é um potencial Judas…), dependendo também se por exemplo o Gerson Magrão for para manter ou não…
Em todos os casos acho que é muito importante o rumo que a direcção acabar por escolher! Espero que escolha comprar no máximo 3 jogadores (10, DE e um 6) e subir os miúdos (acredito que o fará), mantendo a espinha dorsal da equipa. Se escolher comprar mais jogadores…tapará o espaço destes miúdos e aí poderá ser uma forte hipótese emprestar todos (menos o Chaby como disse…).
29 Abril, 2014 at 10:12
um tio do Iuri mora perto de onde eu moro, e vem muitas vezes aqui ao café aos fins de semana. e o que ele muitas vezes diz( ele que jogou futebol) é que o iuri tem talento, mas tem um feitio muito complicado, pode vir a ser um grande jogador, mas depende de como ele se comportar a nível mental, do quanto a serio ele levar as coisas
29 Abril, 2014 at 10:27
Ainda por cima…com o que dizes e sendo esse o feitio dele mais acho que não deve ser emprestado! Um jogador assim vai crescer se lhe dermos muito para crescer…se o emprestamos muito possivelmente dirá “Fds…vão emprestar-me crl?!?!” e depois cresce pouco, acomoda-se e chateia-se! Se ele subir e forem puxando por ele, pondo a jogar um bocadinho aqui, outro bocadinho ali ele vai-se motivando a querer mais e mais…
29 Abril, 2014 at 10:30
o emprestar um jogador desses é como que o dar um voto de confiança de que ele é capaz de crescer fora do ninho, sem ter os “paizinhos” a apararem-lhe as asneiras, e se for para um clube com um treinador que o saiba educar…… pode voltar ainda melhor do que quando for.
29 Abril, 2014 at 10:38
Não concordo…acho que um gajo com um espírito guerreiro e colectivo pensa isso…acho que um gajo que tenha um feitio complicado e avedetado se perde…Não consigo imaginar o Sporting a emprestar Viana, Quaresma ou Nani! Para já não ir ao Ronaldo (que acho daria mil % mesmo emprestado) mas em todos os casos seria um desperdício de tempo e de capacidade evolutiva para um ganho incerto de mentalidade (porque de qualquer forma nunca sabes como um gajo desses vai reagir!). Lá está…uma coisa foi emprestar o Varela (e bem…) outra é emprestar o Quaresma…acho eu…há jogadores que emprestar e sair pode ser o fim numa cabeça pouco estável…
29 Abril, 2014 at 10:48
mas por exemplo preferes deixar um jogador como o Iuri na equipa b, onde ele tem futebol a mais para la estar, ficar na equipa a e saber que vai jogar muito de vez em quando( e não estas em presença de um mané que tem estofo mental para aceitar isso sem problemas) ou empresta-lo num clube em que saiba que tem um treinador que conta com ele( diria por exemplo um setubal do couceiro) e dizer-lhe assim: vais para ali, vais jogar na primeira liga, nos vamos estar sempre de olho em ti e se demonstrares o teu valor tens um lugar no plantel seja em janeiro seja no fim da época.
tens razão quando dizes que varia de jogador para jogador, mas nestes jogadores que embora com talento têm o “problema” de colocar o “eu” á frente do “nós” ir para uma equipa onde o que importa não é o individual mas sim a equipa, onde ele consiga perceber que não é a estrela da companhia, mas apenas mais um, se ele conseguir perceber isso , vai melhorar.
29 Abril, 2014 at 10:58
Tudo depende da pré-época e do que o Jardim vir nele! Para mim o ideal seria ele estar na A, ir jogando aqui e ali e ir trabalhando duro! Mas mais importante de tudo o Jardim tem de ver nele a qualidade para isso e principalmente na minha opinião devem falar com ele e ver o que ele aceita melhor…nestes casos é muito importante o próprio jogador fazer parte da decisão…
Num jogador com o talento dele acho que podia subir já para a A…se ele disser que prefere jogar na 1ª divisão com regularidade então sim…emprestava-o ao Setúbal por troca com o João Mário que regressa à base! Em todos os casos fazia-o ver que o Sporting aposta muito nele e que chegar à equipa A está única e exclusivamente nas mãos dele…olhando ele para o João Mário e para o Mané…percursos diferentes, o mesmo destino!
Pelo que sei foi este o processo com o João Mário…o Sporting falou com ele e ambos concordaram com a saída…assim como com o Betinho…acho que se o Iuri explodir na pré-época isso nem tem discussão e será da A…se não acho que será +- este o processo…
29 Abril, 2014 at 10:30
Vale o que vale.
Basta lembrar o que diziam do Peixe e do Figo. Prognósticos só no fim.
29 Abril, 2014 at 10:18
Deste quarteto fantástico, o que pode ir mais longe é o Iuri. Tem muito futebol naqueles pezinhos, é rápido e imprevisível, remata forte e quando cola a bola ao pé ninguém lha tira. Tem pinta de génio. Gostava de o ver já para o ano na equipa principal.
29 Abril, 2014 at 10:27
É um luxo do caralho estarmos a discutir jogadores como estes! Essa é que é essa!
Por mim, têm todos lugar na próxima pré-época, sendo que Esgaio (tal como João Mário) só por qualquer acontecimento surpreendente deixará de merecer fazer parte do plantel da equipa principal.
29 Abril, 2014 at 10:32
+1
29 Abril, 2014 at 10:56
nem mais, e acresce que é assim que se fazem EQUIPAS vencedoras.
29 Abril, 2014 at 11:02
a propósito e um poucochinho off … não ia haver uma secção específica para a formação aqui no blog ? É que felizmente são tantos e tão bons
29 Abril, 2014 at 11:05
É verdade, cherba.
Só não concordo é que o João Mário tenha lugar garantido porque fez 6 meses bons no Setúbal e o Iuri, que andou a safar a B durante grande parte da temporada, não tenha o mesmo tratamento. E depois, dizem-me que o João Mário desmotivou na B. O Iuri não só não desmotivou como ainda melhorou as suas performances. Na minha opinião, isso deve ser premiado.
Aliás, ambos devem ser premiados. O primeiro porque foi capaz de demonstrar o seu talento na Primeira Liga, o segundo por ter sido o jogador mais decisivo na equipa B.
29 Abril, 2014 at 11:18
Sá,
sou da opinião que o JM apenas confirmou, em Setúbal, tudo o que de bom já tinha feito com a camisola do Sporting, inclusivamente capitaneando equipas vencedoras, e que foi colocado em causa com o seu súbito desaparecimento na equipa B.
29 Abril, 2014 at 11:09
Concordo… (e para os mais distraidos) pumba 5 reforço para o Sporting Clube de Portugal!!!
29 Abril, 2014 at 11:09
E isso.
E Zezinho tb. e um central (depois de ontem nao escrevo Semedo, ha sempre um Tobias e um Mendez na calha).
29 Abril, 2014 at 12:13
Perez?
29 Abril, 2014 at 13:10
ou isso… hehehehe
Mendez, Perez, Estevez, um qualquer nome tuga acabado em Z para ser EspanholeZ da America Latina.
29 Abril, 2014 at 10:57
ora nem mais vi agora no blogue fora de jogo em que falam de uma noticia do jogo, em que se fala em 6 reforços.
mas mais do que isso concordo com as posições que ele referenciam: defesa central, defesa esquerdo, medio defensivo, criativo para a função 10, extremo e avançado
a de menor importância é a de extremo, e eu na base concordo com estas funções, é que defesa esquerdo e medio defensivo não existem alternativas aos titulares, numero 10 não existe, central tens apenas uma alternativa que é o Dier, e o avançado tendo em conta o numero de jogos 3 é o numero ideia já que pode permitir jogar com 2pl e ter outro no banco.
29 Abril, 2014 at 11:01
6?!?!?! Incluindo miúdos certo?!?! Parte delas a ser preenchidas por miúdos?!
Se não, se forem 6 contratações novas acho mal e espero que não aconteça…e acredito que não…onde vais comprar 6 gajos de qualidade sem aumentar o orçamento?! Não acredito muito nessa possibilidade…
29 Abril, 2014 at 11:06
la não fala em miúdos, mas sim os reforços de valor acrescentado…………e de 5 a 6 milhões para esses reforços.
bem encontrar reforços baratos e de qualidade, pelo que se viu esta época não é complicado e este ano existe o aliciante da champions.
29 Abril, 2014 at 11:20
Epah…não me parece…vejo a necessidade de um DE, um 6 se o rinaudo não voltar e um 10 se o Shika for um extremo (como eu acho que é)…se o Shika pegar como 10 nem disso precisas!
Contratar um 3º avançado nem me passa pela cabeça…contratar 1 gajo para jogar 1 vez de 10 em 10 jogos (se jogar) mais vale manter o Wilson Eduardo que faz bem a posição…Tomara eu que o Montero tenha mais tempo de jogo…
Um extremo não vejo para quê…Mané, Shika (sim…eu acho que será extremo…), Carrillo, Capel, Wilson, Heldon + a possibilidade Dramé…Mesmo que Shika seja 10 e saia Carrillo e Capel ficas com Mané, Wilson, Heldon e Dramé e ainda com Iuri e Shika que podem fazer a posição…
Assim como contratar um 4º Central…só se for para tapar os putos todos que para lá estão…Semedo, o Perez, o Tobias (que deve voltar…) e gastar dinheiro! Com um DE, um 6 (se rinaudo não voltar) e um 10 (ou um extremo se o Shika for 10 e sair Capel e Carrillo) ficas com um plantel já muito grande!
29 Abril, 2014 at 11:10
não podemos afirmar que «número 10 não existe», quando todos esperamos que Shikabala agarre essa posição. E quando, na pré-época anterior, Leonardo Jardim mostrou acreditar em Chaby. Ou quando, não sendo um 10 puro, João Mário está de regresso e pode juntar-se a Adrien e a William no meio campo.
defesa esquerdo, sem dúvida que precisamos de uma alternativa a Jefferson.
posição seis, acreditando que William fica, tudo depende da venda de Rinaudo. Caso não seja vendido, pois que volte que será muito bem recebido.
defesa central, não podemos esquecer-nos de Matías Perez, que até pode vir a ser uma das melhores surpresas da pré-época.
e, sim, precisamos de mais um avançado (a não ser que se aposte em Cissé como terceiro elemento)
29 Abril, 2014 at 11:16
mas mesmo o shikabala não é um 10 puro, alias neste momento acho que ninguém sabe bem o que é o Shikabala, é o maior ? que ali está, nem sei se o jardim sabe o que pode sair dali
29 Abril, 2014 at 11:19
seria mau sinal se o Leonardo não soubesse o que o Shika pode oferecer à equipa. E maus sinais é coisa que o treinador não nos tem dado.
29 Abril, 2014 at 11:22
cherba
ninguém sabe o que o Shikabala pode dar a equipa, nemo treinador sabe se ele pode/consegue dar o que ele pretende.
Por muita protecçao que lhe queiram fazer, este súbito “desaparecimento” da equipa b, numa fase da época onde se fazem experiencias é estranho e estamos a falar de um jogador já com 28 anos, que será muito complicado moldar e ensinar
29 Abril, 2014 at 11:36
Riga…eu não sei o que ele vai dar! Não me passa pela cabeça que o treinador não saiba o que vai dar…podes dizer que ninguém sabe bem se vai resultar ou não…mas não me passa pela cabeça que o Leo Garden não saiba exactamente onde o quer meter a jogar e onde ele pode render mais depois de trabalhar meia época com ele!
Acho que o desaparecimento da B tem exactamente a ver com o facto de ele estar a trabalhar para ser lançado no Nacional…
29 Abril, 2014 at 11:54
Isto…
29 Abril, 2014 at 12:16
O problema é se o desaparecimento do Shika possa estar ligado ao que “de facto” o Leo Jardim espera dele… ou seja, nada!
Tou preocupado…
29 Abril, 2014 at 11:59
Lá estás tu a generalizar…
“Ninguém sabe”…eu sei o que o Shikabala pode dar. Só não sei é se vai dar. E isto é válido para todos, sejam contratados ou promovidos da formação. O Labyad, toda a gente sabia que ia ser um génio, o Elias era um internacional brasileiro, o Jeffren era o talento da formação blaugrana. E todos deram merda.
O Shika, tem talento ou não? Tem. E muito. Vai-se adaptar? Vai conseguir fazer aquilo que se exige dele? Não sei. Mas tenho de acreditar que o talento vai ser extraído. Porque se começar a desconfiar dos jogadores quando ainda nem sequer se estrearam, então ninguém terá hipótese.
29 Abril, 2014 at 12:01
dizes que ele tem talento pelos jogos que viste dele ou pelos vídeos do youtube?
29 Abril, 2014 at 12:14
Pelos vídeos que vi no youtube. E depois?
Ou achas que o talento se pode mostrar em meia dúzia de vídeos e depois desaparece, como por magia?
Meu amigo, o talento ou se tem ou não se tem. Se o transforma em rendimento é uma conversa totalmente diferente.
29 Abril, 2014 at 12:16
os vídeos do youtube é algo muito relativo, e até um dos golos que la estava como sendo dele afinal não era dele era do Robinho( sim eu também vi os vídeos)
analisar os jogadores é mais fácil vendo os jogos, os vídeos do youtube escondem sempre as partes más do jogador.
29 Abril, 2014 at 17:14
Riga,
Parece-me mais fácil avaliar o talento de um jogador por videos no youtube do que avaliar a “preparação psicológica” porque um tio que vai ao café comentou.
Cherba,
Estou com o Riga quanto ao Shika. Aposto que o Jardim vai colocá-lo a extremo. A 2º avançado sem grandes obrigações defensivas (a la Mané ou espero a la Iuri) também. A organizador de jogo (a la André Martins ou João Mário) não me parece.
Não percebo a insistência no Rinaudo. É tão inferior a qualquer médio do nosso plantel (excepto o Magrão). Se a nossa equipa precisasse de liderança eu até percebia, mas acho que não há espaço para o Rinaudo numa equipa do nível do Sporting. Caso volte, irei recebeê-lo bem. É jogador do meu clube, não poderia ser de outra forma.
Quanto ao resto, de acordo!!
Jefferson não tem alternativa. É preciso arranjar uma.
Falta um avançado centro. Mesmo que Cissé seja aposta pelo menos na pré-época.
Se não vendermos Rojo, não vejo necessidade de mais nenhum central. Dier vai ser dos melhores do mundo e Semedo e Perez poderão ser surpresas.
29 Abril, 2014 at 11:57
O egipcio nao é um 10 é um extremos que gosta de fletir para o meio, partir da linha para o meio procurando espaços interiores para tabelar ou fazer uso do seu pé esquerdo raquete.
Quem nao estiver a contar com isto vai ter uma desilusao
29 Abril, 2014 at 11:13
3. avancado temos o Wilson Eduardo, trinco temos a possibilidade de Zezinho, ainda nao vendemos o Rinaudo, e se William ficar…
O extremo ate pode ser o Drame, ou o Joker Shikabala, que ate pode ser o 10.
Depois temos estes putos.
No final entao, vamos ao mercado com jogadors tipo Slimani (bons e baratos)
29 Abril, 2014 at 11:18
3º avançado: um pl, é que isto de ir para a champions com um “infantário” pode não ser la muito simpactico, e para o ano existem mais jogos , mais responsabilidades, e o problema da direcçao é com o mesmo orçamento fazer uma equipa competitiva a esse nivel
29 Abril, 2014 at 11:22
Patricio, Cedric, Mauricio, Rojo, William, Adrien, (um 10 novo), os extremos que quiseres e o Montero ou o Slimani (qual queiras) não me parece assim tanto ir com um infantário…qual é o PL que vais contratar que vai passar o Slimani ou o Montero?!?! Se não vai passar não vai jogar na champions e por isso não muda nada…
Essa do 3º avançado não me parece nada que vá ser uma realidade…
29 Abril, 2014 at 11:28
Tem sido esse “infantário” que nos tem safado estes anos todos, sobretudo a nível financeiro.
E chamares de infantário (mesmo que seja com aspas) é um insulto para os jovens. Eles não são crianças, os que foram falados já atingiram a maioridade, são todos adultos.
29 Abril, 2014 at 11:30
“infantário” em termos de experiencia, é que vais jogar a champions, não vais la brincar, é para jogar a serio e uma equipa pouco experiente na champions paga caro
29 Abril, 2014 at 11:43
Esta é capaz de ser uma diferença de concepções.
Eu acredito que a nossa formação, independentemente da idade, já demonstrou que sabe jogar a sério e em qualquer competição. Não foi por eles que não fizemos melhor na Champions, disso eu tenho a certeza absoluta. Foi pela qualidade (ou falta dela) que acompanhou os jovens. Seja a nível de treinador ou a nível de companheiros de equipa contratados.
29 Abril, 2014 at 11:43
É esse “infantário” que nos vai afastar cada vez mais do precipício em que estivemos. Estes putos, vão ser o nosso balão de oxigénio. E o meu sonho é ver estes miúdos a encavarem os Boificas e Elefantes Azuis cá do burgo!
29 Abril, 2014 at 11:30
riga,
no meu mundo, que para ti pode não fazer qualquer sentido, continuo a acreditar que, um dia, vou celebrar uma conquista da Champions à imagem da do Ajax, que escreveu o seu nome da história com aquela equipa de infantário onde cabiam os bebés Patrick Kluivert, Edgar Davids, Van Der Sar, Reiziger, Seedorf, Kanu, Davids e , Overmars. O próprio Litmanen era um desconhecido, aos 24 anos (seria o Montero, por exemplo).
Talvez nos faltem dois ou três professores que sirvam de mentores aos mais novos (o Ajax tinha o Blind e o Rijkaard, por exemplo), mas era o que me faltava deixar de sonhar com uma coisa destas.
29 Abril, 2014 at 11:31
era uma champions diferente, o mesmo ajax com essa mesma mentalidade actualmente fica em ultimo nos grupos.
29 Abril, 2014 at 11:35
são pontos de vista. A mim, amplia-me infinitamente o prazer de festejar golos de um Sporting assente na nossa formação, ao invés de pavonear-me campeão com uma equipa onde nenhum dos golos foi marcado por um jogador português.
29 Abril, 2014 at 11:34
Como te percebo…penso sempre “naaa…é impossível…eram outros tempos, sem leis bosman e onde havia amor à camisola e o crl…” mas o sonho está cá metido e nunca me deixa…por mais que tente pôr os pés na terra! hehehe!
29 Abril, 2014 at 11:35
Estou contigo: eu também tenho esse sonho.
Como dizia o ‘outro’, quando sonhamos o mundo gira e avança…
29 Abril, 2014 at 13:22
Tirando os pes do chao, e deixando-me levar com a cabeca na Lua, nao ha, VMOCS, deficits, dividas, passivos.
Sporting Triplete 2016/2017:
Patricio
Cedric, Dier, Tobias, Mica
Carvalho
Joao Mario, Chaby
Iuri, Mane
Ponde
banco:
Ribeiro, Riquicho, Esgaio, Palhinha, Geraldes, Andre Martins, Wilson, Postiga
Treinador LEO JARDIM
🙂
“Eles nao sabem nem sonham,
Que o Sonho comanda a Vida…”
29 Abril, 2014 at 18:11
Mica? Não me cheira. Mesmo o King duvido que se safe. Dos laterais da B, o Riquicho parece ser o que tem mais potencial.
29 Abril, 2014 at 11:42
Que grande equipa foste lembrar, Cherba, o que eu gostei de ver esse percurso da Champions. Podem dizer que a Champions e o futebol estão diferentes, mas qualidade é qualidade, e prefiro uma equipa com base em miúdos, mas que forme uma equipa fantástica, do que uma recheada de estrelas,mas em que joga sempre cada um para o seu lado. Em resumo, prefiro um Dortmund a um PSG…
29 Abril, 2014 at 11:45
sabes, Hugo, acho que esse é um dos dilemas em que muitos Sportinguistas vivem: o Dortmund serve-lhes de referência, mas não desdenhariam a possibilidade de um qualquer russo ou árabe pegar no clube para brincar ao Championship Manager
29 Abril, 2014 at 11:48
O Dortmund para mim não serve de referencia…uma vez que não forma grande parte dos seus jogadores…compra baratos e potencia! O Sporting na minha opinião deve formar mesmo…de raiz!
29 Abril, 2014 at 11:53
expliquei-me mal, Tiago. Quando escrevo “referência”, estava a pensar na capacidade de fazer mais com menos dinheiro.
29 Abril, 2014 at 12:05
Há certo! Isso sim! Temos mesmo de fazer mais com menos e acho que isso é possível! ;)! E que este ano provámos isso…
29 Abril, 2014 at 11:53
Durante a nossa travessia do deserto, cheguei a ponderar se essa não seria a solução para nós, devia ser o desespero a falar 🙂
Se temos uma das melhores escolas de formação do mundo, não vamos basear a equipa nisso, com pequenos acrescentos de experiência ? Só se fossemos parvos é que não o faríamos…
29 Abril, 2014 at 15:46
também tenho esse sonho!
29 Abril, 2014 at 15:20
Cá está…
“…e o problema da direcçao é com o mesmo orçamento fazer uma equipa competitiva a esse nivel”
Mas quem diz isto anda à procura do quÊ???
E o teu problema? Já descobriste qual é?
Para mim, e como já o referi por inúmeras vezes , este é um individuo perturbado, com profundos disturbios de personalidade, com enormes dificuldades de relacionamento interpessoal, com frustrações muito mal resolvidas e em total alheamento pelos principios de sã convivência em sociedade.
Além disso é um INVEJOSO primário, que se espuma pela boca com o sucesso d’A Tasca e, ao que parece com o sucesso do Sporting Clube de Portugal!!!
Parece que tem uma ‘agenda’… Será?
Viva o Sporting Clube de Portugal!
29 Abril, 2014 at 18:16
PARA TI, APENAS ISTO RATAZANA DE ESGOTO FILHO DE UMA GRANDE PUTAS, A CONVERSA NAO CHEGOU A SANITA NOJENTA E SARNENTA ONDE VIVES CABRAO DO CARALHO
29 Abril, 2014 at 11:16
vi aqui que falam de ali que dizem que assim … isto assim é fácil. Tudo tiros no ar.
O que tens, temos de saber ver é como podemos continuar com os objectivos que temos definidos. Fazer mais com menos.
Isso implica, é uma obrigação, contar com a Academia. Seria um crime não o fazer e nas actuais circunstâncias um erro fenomenal.
Dizer que são precisos seis, sete, oito ou nove, para além de eventuais saídas é uma coisa tão óbvia que nem vale um chavo. Agora olhar para dentro, para a nossa formação, saber ver que existe ali um potencial brutal, que terá uma palavra a dizer no nosso futuro a curto e médio prazo, esse é que é o nosso destino.
Os quatro jogadores referidos pela Maria, bem como outros … são mais do que suficientes para reforçar a equipa. Temos ali mão de obra de qualidade extraordinária.
p
29 Abril, 2014 at 11:10
Um ligeiro Off: Título num dos pasquins da futebolância: Uefa não quer o Boifica na final. Hehehehehehe
29 Abril, 2014 at 11:10
Eu também não…
29 Abril, 2014 at 11:12
Hehehehe a Uefa, tu e muitos mais!
29 Abril, 2014 at 11:32
+1
29 Abril, 2014 at 16:43
+ 3000000
29 Abril, 2014 at 11:26
Fodasse (desculpem mas tou indignado!)! Epah no outro dia vi um cabrão de um badameco que nem sei o nome que passou o ano a chingar o nosso presidente porque ele só via teorias da conspiração malucas e vinha a falar a desproposito dos arbitros e que devia ser severamente castigado por falar antes dos jogos e o crl…e que ontem veio dizer que o SLB tinha de ter cuidado com o arbitro, que o Platini ia estar na bacada e já se sabe como é que elas são! E de repente percebo que á um clamor nacional contra o “sistema” da UEFA! Então quando é o Sporting é ridículo e deviam era jogar em vez de fazerem mind Games e tal e depois quando é os Lã-piões a jogar na UEFA fazem o mesmo?!?!
Vivemos num mundo com uma CS de merda e uns cabrões de uns jornalistas nem um pingo de vergonha na cara….
29 Abril, 2014 at 11:27
* até acho que não foi ontem…foi durante o fds…na tv…já não sei se sábado se domingo…
29 Abril, 2014 at 12:19
isso cheira a um balofo que chilreia na CMTV… o Guerra, um asco ambulante que debita verborreia a uma velocidade atroz.
Consegue ser pior (pouco, é certo) que o RGS…
29 Abril, 2014 at 12:32
Não vejo a CMTV…foi outro…um cabrão é o que é…
29 Abril, 2014 at 12:45
Assim é vago… são tantos!
29 Abril, 2014 at 11:43
Ainda ontem, o Eduardo Barroso falava, exatamente, disso…
29 Abril, 2014 at 11:32
eu quero é vir trabalhar com o cachecol da Juve, na sexta.
29 Abril, 2014 at 12:38
Fazias isso?
29 Abril, 2014 at 14:37
Da Juve… Leo!
29 Abril, 2014 at 14:40
Ah… Ok. 🙂
29 Abril, 2014 at 11:42
Os gajos estão a preparar as massas lampiónicas para se forem eliminados pela Juventus. Por acaso uma vitória da Juventus em casa contra o beifica seria algum resultado anormal para os italianos terem de meter a UEFA ao barulho de modo a conseguirem-no? Estamos a brincar?
Os lampiursos estão é (mal) habituados a terem a mama, porque cá não há castigos nenhuns para os gajos. Podem dar pau a toda a gente e a toda a hora, que não lhes acontece nada. A UEFA não teve pressa nada, o jogo é depois de amanhã, queriam que houvesse uma decisão quando? Cá é que se atiram as decisões para as calendas gregas para não prejudicar o “timing” da canalhagem.
29 Abril, 2014 at 12:20
Cheira que estão a preparar o marquês para uma vitória moral… cheira a “mellon party”
29 Abril, 2014 at 12:17
Nem o Platini…
29 Abril, 2014 at 11:10
Video do resumo do jogo?!? (costumo ver no tvgolo…mas nao ha nada!!)
29 Abril, 2014 at 11:11
Voltando a falar do Tobias. No ano passado, no primeiro jogo da 2ª Liga, contra a Oliveirense, a dupla de centrais foi constituída pelo Llori e pelo Tobias. Fiquei naquela altura convencido que o Tobias era mais central que o Llori.
29 Abril, 2014 at 11:33
O Tobias quando quiser vai ser o melhor central Português. Tem tudo em termos de talento, qualidades físicas e até psicológicas (agressividade, competitividade, confiança, etc.). Só lhe falta uma coisa: atitude (e cabeça). Portanto no dia q ele se mantalizar q já chega de putas, é uma questão de semanas até ser titular na equipa q estiver a representar na altura!
É pelo menos a minha convicção.
Em termos de centrais temos o presente assegurado com Capitão Nascimento e Rojo; temos o futuro assegurado com o Dier (q é já uma alternativa válida aos titulares); e temos 3 potenciais centrais excelentes: Tobias, Semedo e Perez. Obviamente cada um destes precisa de ser “trabalhado” a diferentes níveis. Mas eu ficava c/ os 6 (entre a A e a B) e era c/ estes q atacava a próxima época.
29 Abril, 2014 at 18:15
Exacto, para mim tobias é muito superior ao Semedo (até pq é um ano mais velho se n me engano).
A questão mental do Tobias tem a ver com falta de “empenho” na profissão, enquanto que Semedo parece-me mesmo ser pouco inteligente (falhas durante os jogos são gritantes). Portanto, será sp muito mais difícil resolver estas limitações do Semedo, do que endireitar a carreira do Tobias.
29 Abril, 2014 at 11:16
Temo que se Iuri seja lancado, com o feitio primadonbado que tem, que seja o novo alvo dos assobios de Alvalade, na senda de Nani e Carrillo.
Os ingredientes estao la:
Tem talento para fazer coisas geniais.
Tem feitio para se o jogo correr mal, ir-se abaixo.
Tem o Universo Sportinguista a depositar grandes esperancas nele.
Quando subir, para alem do trabalho tecnico-tactico, o JArdim tem que trabalhar muito bem a vertente psicologica no rapaz.
Just saying.
SL
29 Abril, 2014 at 11:23
Eu espero que aconteça o contrário.
O Iuri já é o maior onde está. Chegando ao plantel principal, rapidamente perceberá que o nível é bastante superior e que ele é apenas mais um. Depois, dependerá dele. O que ele não pode é ser desperdiçado por falta de oportunidades. Se for para desperdiçar, que seja porque não conseguiu acompanhar o nível dos graúdos.
Esta tem de ser a premissa. Quem tem qualidade, tem de ter oportunidades. Se as aproveitam ou não, é com eles.
29 Abril, 2014 at 11:26
Esse é um dos pontos que me levam a pensar que o iuri deveria ficar na equipa A, que o Jardim já demonstrou que o consegue fazer e bem, mas para ficar completamente tapado… não sei se será boa ideia, é que fala-se muito de jogador para a posição 10 (que pelos vistos é onde o moço joga melhor) mas a ver bem as coisas tens Carlos Mané, André Martins e o Chico Abala para fazer essa posição do terreno (olhando para o que foi esta época e para o que se espera do egípcio)
Também se pode dizer que o Mané rende mais nas alas, e que o André Martins é “limitado” nessa posição como muito boa gente gosta de apontar.
29 Abril, 2014 at 11:29
Vocês ainda comem as doutrinas dos camiões de reforços????
Esse tempo já acabou, o Sporting agora compra bom e barato, não acerta sempre mas não perde muito.
Isso é conversa de lampiões e tripeiros para desestabilizar vontade têm eles que o SCP compre 19 jogadores e desfaça a equipa outra vez.
Recordo os seguintes factos:
Agosto de 2013: Este Sporting vai jogar para o 3.º, 4.º lugar mas mais para o 4.º pois o Braga, Paços e Estoril estão muita fortes ah e não tem avançados;
Setembro, Outubro de 2013: isto é só inicio não quer dizer nada, o Montero parece ser jeitoso mas nada de especial;
Novembro Dezembro de 2013: Isto foi só a primeira volta na segunda vai quebrar de certeza o Montero já nem marca tanto e não há alternativa;
Janeiro Feveiro de 2014: Agora é que é com as chuvas e o desgaste o Sporting vem por ai abaixo este Slimani não é alternativa;
Março Abril de 2014: Este Porto é muito fraco por isso é que o SCP ficou em segundo e o boifica é muita forte os sete pontos de diferença nem são obra do gamanço nem nada.
Maio Junho Julho e Agosto de 2014: O Sporting não vai repetir esta epoca, tem de contratar muitos jogadores, vai acabar tem uma divida muito grande e so on.
O Sporting tem uma equipa jovem com um meio campo de 20 e poucos anos, os homens correm que se fartam e há reforços da formação a caminho, quem era o William no ano passado?
Preocupado estava eu se os meus jogadores de 20 anos acabassem os jogos agarrados às pernas como o Ivan Cavaleiro no Domingo.
Capacitem-se o Sporting mudou e vai encarar a proxima epoca de uma forma ainda mais competitiva.
SL
29 Abril, 2014 at 11:31
nem mais … mas a silly season está aí ….
29 Abril, 2014 at 11:38
O Cangalheiro no final atirou-se a uma barra energética. Mas que cena, não havia um Voltaren para o rapaz?!
29 Abril, 2014 at 15:25
Maio de 2015:
O Sporting so foi campeao porque o fifica teve que vender as vedetas, e nao apostou na formacao, renovou com o Jasus e despedio em Dezembro.
E os porcos estao num ciclo lastimavel, com instabilidade directiva e sem dinheiro nenhum. Tiveram que vender as vedetas e os reforcos nao cumpriram o esperado. Quaresma foi um factor de destabilizacao do balneario.
Mas para 2016 o Sporting nao repete o feito, porque vai vender meia equipe por MUITO dinheiro, que vai para a banca e nao para o plantel, e o Jardim vai para o Real, e o fifca vai apostar na sua GLORIOSA formacao.
hehehe.
OS caes ladram e o LEAO passa.
29 Abril, 2014 at 15:28
Quando referes o “caval(o)eiro”, eu acho que ele anda assim porque não tem tomado as ‘pastilhas’ que o ‘jesus super star’ costuma dar aos seus jogadores… Pastilhas, chá e outras ‘indulgencies’…
29 Abril, 2014 at 11:30
off…. mas sabe tão bem 😉
“….
Esta época tivemos o director financeiro em fuga, antevendo também a fase difícil de governar sem dinheiro. A boviniade portista não achou nada da saída de Angelino Ferreira … À semelhança de Portugal, onde Sócrates devia ter sido preso, a gestão da SAD devia dar direito a prisão.
Pinto da Costa tornou o FC Porto, do verbo vencer, o “verbo de encher” e palco de demagogia saloia, dando de barato lugares à família mais ou menos chegada, com a complacência bovina dos sócios que nunca ousam questionar nem duvidar. Ficam com todas as tristezas desta malfadada, mas previsível, época desastrada, tanto quanto desastrosa, aqueles que ainda confiam que Pinto da Costa mantém intactas as suas qualidades de líder e entendido em futebol e que até prova em contrário (?) pensam que se voltará ao normal, como num estalar de dedos…”
ahahah que rebentem carago!!!!!
29 Abril, 2014 at 11:59
Ontem o Manuel Serrão dizia que de toda a estrutura, só tinha respeito pelo Pinto da Costa. Mas quanto tempo pensa ele que o PdC vai durar como dirigente, um homem que daqui a nada tem 80 anos? E claro, é perfeitamente lógico que as suas faculdades já não sejam as mesmas. Só ao “padrinho” é que não tocava a puta da idade? Queriam!
Eles queriam fazer uma sucessão gradual, em que o PdC ia delegando poderes e o seu sucessor entrava com o pé direito como campeão e com mérito isso. Mas não vai ser fácil, porque a concorrência do porto está muito mais forte do que antes.
29 Abril, 2014 at 15:33
LOL
Será o próprio Manuel Serrão o sucessor do PdC?
29 Abril, 2014 at 11:34
Se o Chikobala não pegar, acho que não precisamos de contratar um 10. O João Mário pode fazer essa a posição, jogando mais à frente do Adrien. Será um 10 menos rápido/virtuoso no drible, mas mais técnico/dinâmico e objetivo. Para não falar no Iuri, que já tem pedalada para pegar no jogo.
Há uma série de incógnitas neste momento, mas acho que dependem mais das saídas do que entradas.
29 Abril, 2014 at 12:08
Não me parece que o JM tenha perfil de 10, sinceramente. Um 10 é um vagabundo como o Shikabala. O JM gosta é de estar nas calmas, bolinha no pé e tal, olhar prá frente, lançar gajos rápidos. O 10 é um fuçangas como o Maradona.
29 Abril, 2014 at 11:36
Pessoal, alguém viu as jóias do Quaresma?
29 Abril, 2014 at 13:23
O melhor é ele procurá-las…nalgum acampamento “da família”…
SL
29 Abril, 2014 at 15:34
eheh Mr Martins a ser cáustico
29 Abril, 2014 at 15:29
Ahahahahahah
29 Abril, 2014 at 11:36
Mais uns pipis de excelência, a reforçar a qualidade dos meninos da B, só tenho pena de chegar atrasado à discussão…
Não tenho nenhuma dúvida que tanto o Esgaio como o Dramé vão estar nos A, para o ano, e ralitivamente ao Chaby, por via da lesão que teve, será a estrela da B no próximo ano, embora possa ser chamado, pontualmente, aos treinos e a um ou outro jogo da A.
Relativamente ao Iuri, embora acredite que temos treinador para o educar na A e aceite a questão da meritocracia levantada pelo Sá, concordo mais com a posição do Riga, apenas com uma diferença: eu não o emprestaria em Portugal, acho que lhe faria bem um ano de empréstimo a um clube estrangeiro, até para ele conhecer uma realidade diferente.
Não tenho nenhum receio de ir à Champions com os “miudos”, não só porque não estou à espera de a ganhar, como acho que, sendo o ano de regresso temos de ter os pés bem assentes na terra…se corremos o risco de os “miudos” se deslumbrarem a jogar contra um tubarão, não acredito que nos deixem ficar mal a jogar contra os Inters ou os Valências. Será, seguramente, suficiente para fazermos uma boa participação, honrar o clube e, dependendo do sorteio, discutir o 2º lugar, sendo que ficar em terceiro e ir à Liga Europa não será considerado um fracasso…
29 Abril, 2014 at 15:31
Concordo em absoluto contigo!!!
29 Abril, 2014 at 11:41
Eu acho piada é ao facto do Bernardino, protótipo do Seixal Lab, já ter ganho, ao longo da época, alguns prémios para o melhor jogador da 2ª Liga. Comparem os números desse chavalo com os números do Iuri, em golos, assistências e vão chegar à conclusão que nda muita gente alucinada no mundo do futebol.
29 Abril, 2014 at 11:49
tipical …
29 Abril, 2014 at 12:00
Andam a fumar coisas que fazem rir Ivone, tu não vês que o Platini também persegue o boifica nesta eliminatória foi há três anos contra o Chelsea etc.
Só não percebo como é que um clube tão grande e com tantos milhões de adeptos espalhados pelo mundo, com receitas multimilionárias segundo os seus adeptos alucinados, não é favorecido pela UEFA.
Devia ser uma honra para a UEFA o boifica ir à final, não entendo isto sinceramente.
É como a questão finaceira em que respiram saude e não conseguem ter juros mais baratos do que o SCP. Os banqueiros claramente andam doidos.
SL
29 Abril, 2014 at 12:01
Hehehehe claramente! SL!
29 Abril, 2014 at 11:46
E fixem o nome do Riquicho. Jogador Low Profile mas com uma tarimba do caralhão!
29 Abril, 2014 at 11:54
Riquicho vai ser craque!
29 Abril, 2014 at 11:53
eu acho que não deve ser nem 8 nem 80, nem ter apenas 2 ou 3 da formação nem ter um plantel de 25 jogadores da formação, como alguns aqui parece que querem.
Se subir 1, 2 jogadores por época da formação á equipa principal acho que já está o objectivo atingido de ser um plantel formador.
29 Abril, 2014 at 12:00
25 não digo mas 20 pode crer que quero!!!!!
SL
29 Abril, 2014 at 12:04
não vejo porquê? se forem bons jogadores, de qualidade, sobem todos…. porque é
29 Abril, 2014 at 12:05
porque é que se há-de discriminar por serem da formação….
Tou como o Green …
29 Abril, 2014 at 12:08
Tudo depende da qualidade…até podias ter um plantel de 30 da formação se tiveres qualidade para isso…ou de zero se não tiveres qualidade…com o que o Sporting pode pagar a novos jogadores e com a qualidade que há na academia acho muito difícil ir comprar melhor, por isso não me admiro de termos muitos (e cada vez mais) miúdos na equipa A…
29 Abril, 2014 at 12:08
Não senhor…tens de promover TODOS os que têm qualidade. Sejam 1 ou 10. Claro que não haverão 10 com a qualidade necessária, mas esta fornada deu-nos muitos talentos e temos de aproveitá-los todos. A política de formação nada tem a ver com o número de jogadores que promoves, tem a ver com o aproveitamento do talento que tens. Não acho que desperdiçar 1 potencial craque só porque já lá estão 4 ou 5 da formação seja uma boa política de formação. Se a formação nos der 25 potenciais craques, sortudos somos nós, que não precisamos de contratar ninguém!
29 Abril, 2014 at 12:11
Quanto menos dinheiro der-mos a empresários melhor, portanto, também concordo com a utilização do maior número possível de jogadores da formação.
29 Abril, 2014 at 15:33
Sim, mas temos que manter umas referencias…da formacao, mais velhos.
Nao se trata da qualidade ou falta, nem da Academia ou de outro lado, trata-se de um plantel de 25 PUTOS.
Tem que haver 1 em cada sector pelo menos com experiencia. Se forem o Adrien, Patricio e Cedric da formacao… Ouro sobre verde.
29 Abril, 2014 at 20:45
mas se for assim como dizes, Sá, depois nao tens espaco para meter os pongolle`s, os elias e os pranjic`s que os respeitaveis tinham de trazer para “valorizar” o plantel…(nao sei se me estás a “ler”, eheheh)
29 Abril, 2014 at 12:14
para mim nem tudo o que esta em Alcochete é ouro( tal como quem está noutro lado não é todo merda) e a não ser que dê uma nova volta em termos de formação, essa historia dos 20 ou 25 da formação não sera possível.
não se anda a contratar jogadores de fora para a equipa b por acaso, o nível e a quantidade de talento das gerações a seguir a esta que la esta agora, que é a de 94, não é tom bom, nem com tanta gente
29 Abril, 2014 at 12:20
Isso é uma falsa questão…podes ter de seguida 2/3 gerações anuais que são uma bosta e continuares a ter 20 25 jogadores da formação…basta que as das pontas sejam suficientemente boas…
Se todos os anos subisses 5/6 jogadores, ao fim de 3 anos tinhas um plantel de 40…Se hoje já tens pelo menos metade do plantel da academia, se tens qualidade mais que suficiente na B e em emprestados para fazer quase um plantel inteiro podem vir 2/3 anos sem 1 que se aproveite (e não acredito minimamente que numa geração não haja pelo menos 1 ou 2 de qualidade para a equipa principal)…
Por isso o que dizes é uma falsa questão…
29 Abril, 2014 at 17:36
93 e 94 foram duas ótimas colheitas.
Mas 95 e 96 ainda apresentam jogadores nos quais deposito muitas esperanças (Matheus, Gelson, Podence, Lisandro, Palhinha ou Ponde só para enumerar alguns).
Nas gerações seguintes é que se “fala” que o talento não é tanto.
29 Abril, 2014 at 12:16
“para mim nem tudo o que esta em Alcochete é ouro”
nem para ti nem para mais ninguém … isto é uma verdade de La Palisse. podias estar aqui a tarde toda a dizer o óbvio.
29 Abril, 2014 at 12:17
mas para o pessoal que quer 20 ou 25 jogadores da formação pelos vistos tudo o que la está é ouro
29 Abril, 2014 at 12:20
eu quero 20, 25 jogadores da formação na equipa e não acho isso. Aliás acho que mais ninguém aqui diz isso.
Acho que confundes muito depressa aquilo que é um desejo declarado de muitos. Ver uma equipa profissional do Sporting ser formada de baixo para cima, com uma maioria de jogadores oriundos da formação.
Nada nos impede de o fazer e nunca estivemos tão perto de o fazer 🙂
29 Abril, 2014 at 12:20
Pois queremos…SE todos os 25 jogadores tiverem o talento necessário para representar o Sporting! Mas algum dia nós quereríamos uma equipa formada por 25 Andrés Santos, Custódios e Djalós????
29 Abril, 2014 at 12:29
claro que tens razão Sá, mas também não tens nenhuma equipa com 25 Ronaldos, Williams Carvalho, Messis ….
uma equipa é a soma de muitas coisas … alguns patinhos feios dão jeito em muitas circunstâncias dificeis 😉
29 Abril, 2014 at 12:26
Chamem-me o que quizerem… eu quero ter a equipa principal do Sporting com 20/25 jogadores da formação!!!
29 Abril, 2014 at 12:30
Se fosse assim tinhas um plantel por época…saem dos juniores pai 10 jogadores por ano…ao fim de 2 tinham 20 jogadores…o que estas a dizer não faz piço de sentido…
29 Abril, 2014 at 12:34
Faz sentido se te lembrares que a formação também é para render $$ … e a competição entre jogadores da formação também deve existir. Existirão sempre entradas e saídas.
Jovens lobos ou melhor leões existem sempre à espera e à espreita de uma oportunidade … poder contar com um pool de jogadores como o Sporting tem neste momento é uma delicia.
Só neste país de faz de conta avermelhado é que não se dá o crédito real a esta maravilha.
29 Abril, 2014 at 12:39
Vendemos 10 jogadores por ano para acomodar 10 jogadores que deixam de ser juniores?!?!
Não me parece nada….Em média, por geração aproveitas entre 2 e 3 jogadores…o que significa que há gerações em que aproveitas 1, outras em que aproveitas 4 ou 5! O que eu estou a dizer é que o que o Riga disse não faz sentido! Para teres um plantel de 20/25 jogadores da Academia não precisas que todo o que esteja na Academia seja ouro! Apenas alguns! É óbvio que há gerações melhores do que outras! Isso não é impeditivo de teres grande parte do plantel formado no SCP! Neste momento e com 1 ano de trabalho tens metade do plantel feito na academia e ainda só pai 1 é que é desta geração mais dourada…tens pai 5 ou 6 que estão na calha…
29 Abril, 2014 at 15:34
Cá está a forma insidiosa e provocadora de atacar as outras pessoas… E depois faz-se de “vitima nuclear”…
Precisa da “demasia” (ou troco) é já seguir…
29 Abril, 2014 at 12:27
Existe ainda outra vertente muito importante na definição de jogadores a subir da B para a A no próximo ano. O facto de estarmos na Champions e de lá entrarmos no papel de “under dogs” ser-nos á favorável a mostrar potencial. Afinal tudo o que conseguirmos é ganho. E acredito em algumas vitórias na Champions 🙂
Não se esqueçam que a Academia tem de gerar receitas e para o ano com a disputa da Champions e da Youht (qualquer coisa) os nossos palcos mudam de uma forma radical.
Agora se nos pusermos com megalomanias de contratações …. pfff tamos fxxxxxxx outra vez. Não acho que seja isso que está na cabeça de LJ e de BdC 😉
29 Abril, 2014 at 12:30
Rika Shika toma lá o teu Keep Kalm:
http://cdn.memegenerator.net/images/160x/11293144.jpg
29 Abril, 2014 at 12:33
http://images.memegenerator.net/images/200x/11293144.jpg
29 Abril, 2014 at 12:34
Fonix, a imagem aparece super pekenina!
29 Abril, 2014 at 19:52
DeFranceschi,
Para fazeres cenas “Keep Calm” experimenta um destes:
http://www.keepcalm-o-matic.co.uk/
http://www.keepcalmandposters.com/
http://www.keepcalmandcarryon.com/creator/
(não tens que te registar)
29 Abril, 2014 at 12:34
És um Mister 🙂
29 Abril, 2014 at 12:38
Ariel, não encontrei o local para criar uma account no site da memegenerator. Site super confuso… criei a imagem sem fazer registo de conta. Mas acho estranho a imagem aparecer pequena e com baixa resolução… help please!
29 Abril, 2014 at 13:26
Quando acedes ao site, no canto supurior direito não há lá um “botão” chamado ‘login’?
Clicando aí, se já tiveres conta pedem-te a password, se não tiveres há-de lá aparecer a opção de fazer registo.
Desculpa ter demorado a responder, mas estive a almoçar. E só agora vi o teu comentário…
29 Abril, 2014 at 13:26
*porra: superior
29 Abril, 2014 at 13:28
A opção não se chama ‘regist’, mas sim ‘sign up’.
29 Abril, 2014 at 14:07
Noup, aparece-me Fail Tier
29 Abril, 2014 at 14:12
Isso é esquisito..
Clicas em ‘sign up’, preenches os campos: email, escolhes um nick, e uma password
29 Abril, 2014 at 14:16
Pois, devia ser “limpinho limpinho”. Até passo a ideia que o meu inglês é pior que o do Jorge Pastilhas Calgin… mas não me aparece nada disso. Pensei que tivesse aterrado num site alemão, mas nada disso…
29 Abril, 2014 at 14:17
Isso do “fail tier” aparece é quando uma imagem não pôde ser gerada.
O que te estava a dizer, era como criar a conta.
29 Abril, 2014 at 13:26
Só “faz falta” um Leão por debaixo da coroa…ou seja…: com a dita na cabeça…!! 🙂
SL
29 Abril, 2014 at 14:13
Gracias Max!
29 Abril, 2014 at 12:44
Muita bom, DeFran!
Tás contratado para o dep. de marketing, comunicação e expansão da marca… 😉
29 Abril, 2014 at 14:08
Era bom era 🙂 thanks anyway 🙂 e by the way: curto tundras ou savanas hehehehehe
29 Abril, 2014 at 14:35
Oh pá, eu ainda vou levar esta cena do saké ao “Shark Tank” e dai… “sky is the limit”
29 Abril, 2014 at 14:13
Vou fazer uma versão Keep Kalm: Riga Boss is Sleeping, So Let’s Chat! Hehehehehe (sem ofensas Riga)
29 Abril, 2014 at 14:34
Podes esperar como resposta um “filho da puta és cabrão filho puta” ou “acefalo, cabrão… filho da puta quem fez orelhas”
(atenção que os erros da frase são de propósito para manter a fidelidade ao registo!)
29 Abril, 2014 at 14:36
Não, ele vai portar-se bem 🙂
29 Abril, 2014 at 15:37
Ou então aquelas com o CAPS LOCK on…
29 Abril, 2014 at 12:44
Off topic : Só para me invejarem “comó” raio : Conheci o Slimani! 😛
29 Abril, 2014 at 12:44
tiveste algum salamaleque???
29 Abril, 2014 at 12:50
Ehehehehehe. Não. Portei-me muito bem, que ele ía com papai e mamãe e não quis que eles ficassem mal impressionados com os adeptos do SPORTINNNNNNNGGGGGG!
29 Abril, 2014 at 12:50
Falam por aí de ir buscar um suplente para DE. E o Mica, e o King? Nem para suplentes servem? Tenham juízo.
Gastar dinheiro só mesmo em jogadores que possam fazer a diferença.
Quanto a estes 4 meninos, a minha opinião é a seguinte:
-Esgaio -> Fica na equipa A e é um joker que desempenha várias posições. Deixo ao critério do Jardim onde o quer colocar ele certamente saberá melhor do que eu, um jogador desta qualidade e consistência tem é de estar entre os crescidos.
-Iuri Medeiros -> Não me parece que vá ter lugar na equipa principal para o ano, pelo menos na 1ª parte da época. Talvez o melhor para o Iuri seja jogar a primeira volta toda pela equipa B e depois emprestá-lo meio ano. Assim não anda muito tempo “fora de casa”. Este é daqueles que temos de guardar bem e definir de uma vez por todas que se trata de um 10 como não há muitos. Não me ponham é o gajo a extremo que isso é queimar aquela qualidade de último passe e até de remate, esta época se o Iuri tivesse apanhado aqueles brindes a pingar junto à grande área que o André Martins apanhou se calhar tinha feito o gosto ao pé.
-Chaby -> Claramente não. Precisa de mais um ano inteiro de B e a jogar sempre. Se houver hipótese de um empréstimo também deve ser ponderado mas ainda assim um ano de equipa B a titular se calhar ainda é o melhor.
-Dramé -> Merece pelo menos fazer a pré-época, isto só a avaliar pelo número de golos que já fez e ainda mal chegou. Duvido que pegue de estaca na equipa principal até porque o Jardim é muito cauteloso na hora de lançar os putos. Por exemplo, tinha hipótese de lançar Esgaio este ano e não o fez.
Ás vezes até fico parvo com tanta qualidade. Não é que nos outros lados não exista, mas realmente no Sporting é aos molhos. Enquanto no porto há um Tozé, no Sporting há uma resma deles.
Por falar em formação, alguém daqui é menino para fazer um “best of” do Ivan Cagalheiro contra o porto? O homem não conseguiu dar sequência a nenhuma jogada. Foi hilariante. Mas entretanto é internacional…
29 Abril, 2014 at 14:11
É internacional, fez um jogo sofrível no Dragão – que não dá para acender sequer uma pirisca – mas não lhe faltaram elogios (SporcoTV – Acácio).
29 Abril, 2014 at 14:35
Como é que ele é internacional A e o Mané não?
29 Abril, 2014 at 14:38
A diferença está no consumo de Voltarens 😀
29 Abril, 2014 at 15:37
Mas é que é nojento
29 Abril, 2014 at 15:43
“…esta época se o Iuri tivesse apanhado aqueles brindes a pingar junto à grande área que o André Martins apanhou se calhar tinha feito o gosto ao pé”
Olha, olha…
29 Abril, 2014 at 13:08
E que tal em vez de só subirem o pessoal da formação à equipa A, termos forma de os resguardar e estarem o mais tempo possivel no plantel principal, basta ver o barcelona a escola é tão boa que qqualquer que falta existe confiança para se ter soluções nas camadas jovens.
É essa estrutura e planeamento a longo prazo que teremos de salvaguardar.
Se perguntam como ficam no plantel?
Qualquer jogador ganhando e o clube ter essa força motora de ganhar titulos, penso que qualquer jogador iria pensar seriamente se valia sair do nosso clube.
Até lá precisamos de todos os “Bs” , comprar com calma e dentro de portugal..de dentro para fora é o lema, ai sim podemos lutar com outras equipas na champions ou liga europa.
Se vai haver uma compra ou 2 para nos encher de sorriso …vai, se aquele jogador que o leo ou o bruno e inacio escolherem, para jogarem no sporting tem mais argumentos e certezas agora …claro que temos.
29 Abril, 2014 at 13:21
Acho que qualquer jogador da equipa B pode ir para a A se tiver o que é preciso, a nível mental quem melhor que o “pai” (SPORTING) para lhes dar educação e castigos se tiverem comportamentos incorretos? Na minha opinião Esgaio já mostra maturidade suficiente para entrar na A, João Mário já não se fala, falando de Dramé e Iuri acho que podiam ir rodando para o ano uns joguitos na A, falo de Moreirenses, Aroucas e Boavistas, ou então ingressarem já na equipa A, mas isso fica a critério de Leonardo Jardim, ele sabe mais do que todos nós!
29 Abril, 2014 at 13:23
Não esquecendo também o Cristian Ponde que fez a pré época este ano, acho que se lesionou com gravidade não foi? não sei se estará recuperado na próxima época, mas mesmo que esteja não me cheira que venha a fazer a pré época com os nosso heróis devido à lesão que teve, a ver vamos!
29 Abril, 2014 at 15:42
Excelentes ‘pipis’ Maria!!!
São 4 jogadores jovens e muito promissores…
Também temos um Presidente e um treinador jovens e promissores, por isso, estou em modo “seat back and enjoy the ride”…
SL