E o sonho acabou! Acabou mas não foi neste segundo jogo contra o Pick Szeged.
Afinal o sonho já tinha passado. Passou no preciso momento em que chegámos a esta competição. A partir daí, é apenas pensar no jogo a seguir. Quando se tem qualidade e se ganha a consciência de que qualquer meta é alcançável só nos podemos orgulhar de cada passo que damos… e que demos! Caímos de pé mas continuamos a não gostar de cair!
O jogo na Hungria seria sempre super difícil mas saber que uma equipa que tem bastante mais favoritismo que nós, vai festejando os últimos golos do jogo como se não houvesse amanhã é gratificante. Sabemos que somos bons e eles também o demonstraram.
No final do jogo o pavilhão ficou ao rubro porque os húngaros tinham em mente um Sporting com bastante qualidade e que lhes poderia roubar o “tal” bilhete. Entraram melhor. Empatámos a 5 mas no final do jogo bastava defenderem um ataque nosso para festejarem como se de uma final se tratasse. Há que lhes dar o mérito, tiveram de fazer por isso. O 28-22 superou os 2 golos de vantagem que tínhamos. Gostava de falar agora na final four porque se falasse já estava a apontar à taça, contudo e de qualquer das formas a Europa já nos trata por TU.
Missão igualmente difícil espera-nos agora para o campeonato. Domingo há já clássico no norte e queremos agarrar esse primeiro lugar. O jogo com o Porto vai ser bastante importante, mas não decisivo. Sabemos que saindo de lá com a vitória, bastará apenas olhar para a frente nos jogos que faltam mas será apenas um dos duelos mais esperados da época. Contamos que nos traga tanto sucesso como nos últimos jogos vitais com os azuis e brancos. Ultimamente temos enchido bem o museu à conta disso…
O futuro continua promissor. A prova disso?! Os resultados actuais do grande Sporting:
Seniores: Pick Szeged 28-22 Sporting
Juniores: Porto 22-22 Sporting
Juvenis: Sporting 26-23 ABC Andebol SAD “A”
Iniciados: Sporting ‘A’ 30-21 AC Sismaria
Infantis: Sporting 33-17 Almada AC
Não vou deixar passar ao lado como por vezes me é muito difícil encontrar conteúdo informativo acerca de modalidades. É um bocado egoísta dizer que não teria de me esforçar tanto para tal acesso mas dou graças aos blogs leoninos que estão cheios de vida no que toca a boas novas, quando em muitos outros locais se nota um alheamento deliberado. É me difícil para mim e é difícil para quem gosta de desporto em geral.
Muitas das vezes em que ligo a TV vêm me lágrimas aos olhos só de observar que a programação, muitas das vezes oca, já não atrai adeptos como antigamente. O serviço público tem um magro orçamento e os canais generalistas preferem, sei lá… shows repetidos. Falar de Andebol, Hóquei, Basket, ou outra coisa, é vítima de orçamento tabu pelo que ninguém gosta de arriscar e, quando o fazem, devagarinho, passam um ou outro jogo só para dar de comer aos olhos.
Como bom tuga, critico também as politiquices da sociedade. Se os hospitais gastam muito dinheiro, corta-se na despesa, mas se continuam a gastar cobram-se mais aos doentes. Vantagens para a prática do desporto escolar, associativismo nos clubes ou até incentivos para a malta andar nos ginásios é uma ideia muito radical, embora que traga benefícios à economia e futuramente mais saúde às pessoas que, assim, utilizarão menos vezes os hospitais. Mas claro, isso é um risco do caraças em tempo de vacas magras…
Não sou mais político que os políticos, não vivo mais a economia do que qualquer departamento financeiro deste país mas também não me considero mais inteligente do que qualquer leão que leia estes textos. Até ver só me tenho sentido mesmo alegre em interagir com a última parte, vós amantes do meu clube. Talvez um dia os políticos e os orçamenteiros percebam do que falamos!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
2 Maio, 2014 at 7:32
assino por baixo esse relegar das modalidades para um qualquer canto. Cabe a cada um de nós tentar promovê-las da forma possível.
2 Maio, 2014 at 8:25
Sobre o tópico… corrigir a imbecilidade da desiguladade entre cada modalidade e atleta que representa e dignifica o nome do nosso clube, deve começar por aqueles que foram eleitos por uma quantidade significativa e diversa de associados para representar e dignificar todas as modalidades do clube. Não encontro qualquer razão para o presidente remunerado do nosso clube, o senhor Bruno de Carvalho, não faça questão pessoal, independentemente das suas responsabilidades como representante de todos os adeptos e associados, de estar presente em todos os grandes momentos do clube. Domingo, em Andebol, contra o FCP, é um deles. (Evite é tentar cumprimentar gente malcriada que prefira outras cores).
Depois, que a nova comunicação do clube, (que vai ter um ‘amigo’ do presidente como responsável – continuo a acreditar que as pessoas deveriam ser seleccionadas por mérito inquestionável), trate, em todos os meios de comunicação do clube, todas as modalidades com o máximo de equidade possível. Prefiro ver o andebol, basquetebol, futsal, hóquei… e outras modalidades do clube, a ver jogos do campeonato brasileiro ou afins.
Finalmente, off topic, ou talvez não… por causa da tal diversidade e grandeza de ser do Sporting, uma sugestão à comunicação… ‘O Sporting Clube de Portugal felicita os futebolistas Alberto Pimparel e Daniel Carriço pela presença na final da UEFA Europa League. Mais dois futebolistas formados na Academia Sporting no topo do futebol europeu. Parabéns Beto e Daniel’.
E para partir a loiça…outra sugestão… ‘O Sporting Clube de Portugal felicita Jorge Jesus e o Benfica pela presença na final da UEFA Europa League. É uma honra o trabalho de um sócio e atleta formado no Sporting que dignifica de forma tão elevada o futebol português’. (Mas publicar isto era ‘bonito’ e ser enorme!)
2 Maio, 2014 at 9:38
O trabalho e sobretudo a POSTURA do Jasus de Leonino nao tem nada. E bazofia lampionica no seu expoente maximo.
2 Maio, 2014 at 9:43
No aspecto da presença do BC nos jogos da modalidades, fico bem contente pela sua presença habitual, seja no futsal ou andebol.
Sobre outras não sei, mas já o vi in loco em vários jogos, outras pela Tv.
2 Maio, 2014 at 9:54
O facto de ser “amigo” torna-o incompetente?
Já agora, define “amigo”… (compincha, pessoa com quem já trabalhou, compincha a quem se arranja um tacho?)
2 Maio, 2014 at 10:06
Fecilitar quem?
Aqueles que também resolveram o campeonato cedo para se dedicaram à Europa? Com os Aroucas, Migueis Rosa e Motas?
Passaram à final bom para eles.
A Juventus realmente é uma merda que só um jogador que desiquibra chamado Tevez, tudo o resto é merda fiquem com eles desde o Pirlo, passando pelo Vidal terminando no Pogba, passes de calcanhar a meio campo também eu.
Jorge Jesus Sportinguista só se nascesse 50 vezes.
Agora Sevilha até ao fim .
SL
2 Maio, 2014 at 10:14
Fodas tou com uma azia do caralho hoje. Carriço se estiveres a ver isto fode esses benfas.
2 Maio, 2014 at 10:09
Bruno de Carvalho no Caixa Dragão a apitar o nosso andebol só se tivermos vontade de ver o presidente ser esfolado vivo…
2 Maio, 2014 at 10:10
“a apoiar”
2 Maio, 2014 at 8:50
Antes de 74 a Televisão pública transmitia muito desporto. Até o folclore nacional tinha um programa dedicado. Davam peças de teatro, contribuindo assim para que o público tomasse gosto pela arte da representação.
Vi muitas vezes na televisão jogos de Andebol, de Basquetebol, de Hóquei em Patins. É claro que o futebol sempre foi, e continua a ser, a modalidade desportiva mais divulgada pela televisão e pelos jornais. Mas hoje parece que tem o exclusivo. E mesmo assim também já pouco se vê em canal aberto…
Agora há 3 estações de televisão diferentes, e parece que se perdem em competir umas com as outras para ver qual produz mais programas de encher, do género do programa do Goucha, da Júlia ou do Gabriel. Ou quem aliena mais o povinho com Big Brothers e Casas de Segredos. Programas de Caça Talentos também abundam: nunca houve tantos artistas em Portugal. Deve ser para encher as páginas das muitas revistas tipo Caras que enchem as bancas, porque é disso que a população Tuga gosta de consumir: muita moda e muito “glamour”, como gostam de classificar isso. É gente “gourmet” às carradas…
Andam muito bem concertadas essas ‘Televisões Independentes’… Até na promoção que fazem aos clubes Lampiões são semelhantes e competem para ver quem faz brilhar mais o pechisbeck …
2 Maio, 2014 at 9:01
Continuamos a ser o clube em Portugal q faz mais pelas modalidades. Podiamos fazer mais? Sim, mas também depende dos sócios e do apoio do Estado. Podia-se promover muito o desporto escolar c/ protocolos entre clubes e escolas da mesma localidade c/ um impacto reduzido em termos de orçamento (bem gerido até se poupava dinheiro em infraestuturas desportivas das escolas).
Quanto à parte dos sócios, eu estou p/ ver a adesão qd tivermos a nossa nave e o canal Sporting a passar todo o tipo de competições nas diferentes modalidades em q participa o Sporting. Tenho esperança q sejamos realmente tão ecléticos como gostamos de apregoar mas confesso q tenho as minhas dúvidas.
Se houver um dia um canal Sporting recheado de modalidades e se esse canal for um sucesso, os outros clubes e adeptos vão querer ir atrás e isso seria de facto a maior benção p/ o desporto nacional. Mas isto é um grande “se”.
De qq forma, a esperança é a última a morrer.
SL
2 Maio, 2014 at 9:16
Já o disse no outro tópico, a Direcção e os Sportinguistas têm que aceitar que o Sporting é um Clube eclético na sua génese e essência e assumir o compromisso de que parte das receitas do futebol (e.g. 5% da verba recebida da Champions League) servirão para financiar o projecto. Só assim alguma vez este sonho se irá materializar… até lá, não passam de intenções.
2 Maio, 2014 at 9:29
Verde, penso que esse sonho só se tornará realidade quando tivermos a Sporting TV !
2 Maio, 2014 at 9:45
Não vejo a hora … tv, pavilhão … para lá caminhamos.
Podermos ter a nossa casa, será muito mais fácil apoiar as modalidades em casa, muitas vezes conjugando com o fut 11.
2 Maio, 2014 at 9:56
1 de Julho…
2 Maio, 2014 at 9:58
Pelo que já li, parece-me que vai ser essa a data do arranque da SportingTV… e não só, já li algures que estava previsto para o aniversário do clube surpresas como nunca antes se tinham visto e que seria inesquecível. Cheira-me que seja a TV…
2 Maio, 2014 at 9:50
Bom post, como de costume. Ainda relacionado com as nossas modalidades, alguém está a par da acção “oficial” para recolha de fundos para a construção do futuro pavilhão?
2 Maio, 2014 at 9:55
Arranca dia 11, no dia do jogo com o Estoril.
É a info oficial…
2 Maio, 2014 at 9:51
A falta de transmissões em canal aberto deve-se ao valor pedido pela tv à FAP para a transmissão de cada jogo, que pelo que sei não é assim tão baixo como isso. da informação que tenho é que um pavilhão a abarrotar não pagaria essa transmissão.
2 Maio, 2014 at 10:13
e a publicidade na audiencia da tv, nao conta?
2 Maio, 2014 at 10:15
Pelo que percebi do comentário ainda tínhamos de pagar à tv para ela transmitir o jogo? Mas isso é inconcebível, quem deveria pagar era a tv para transmitir o jogo.
2 Maio, 2014 at 10:34
exactamente, enquanto pela informação que tenho no caso d’ ABola TV, é uma parceria sem custos com a Andebol TV e por isso os jogos são transmitidos lá
2 Maio, 2014 at 10:05
a equipa húngara era realmente uma equipa forte, mesmo assim tivemos uma excelente preparação.
quanto á transmissão de modalidades, é esperar pelo canal do clube(não sei a data oficial de começar, fala-se em 1 de julho, mas a ultima informação que li é que não queriam avançar com o pedido de licença para emitir, sem terem concluídas as negociações com todas as operadoras, e ainda faltava 1 delas se não me engano a Vodafone( a cabovisao, a meo e a zon já estavam acertadas e o que se tem falado é de um canal “aberto” ou seja sem se pagar mais para o ter)), mas pelo menos a bola tv sei que este ano tem transmitido jogos do campeonato de andebol e hoquei
2 Maio, 2014 at 10:34
O percurso do andebol foi excelente. Os húngaros eram efectivamente superiores, e não facilitaram. Quando assim é, normalmente vencem os melhores. Falamos de um país top-10 do mundo, de uma equipa que luta pelo titulo local com um adversário que acabou de eliminar o PSG (com muitos internacionais franceses) da LC.
O andebol em portugal sofreu muito com o diferendo federação-liga. Retrocedemos décadas. Tivesse isso acontecido no futebol, era Governo, era Presidente, era Nossa Senhora de Fátima. Como foi numa modalide da “treta”, deixou-se andar. O resultado está à vista. Clubes falidos, um campeonato péssimo em que metade das equipa participam para marcar presença (e já se nota evolução), uma selecção sofrível.
Triste é o tratamento dado pela RTP às modalidades. Já nem falo nos privados, nem sequer na qualidade da programação, porque… mas é triste não existir um “Domingo Desportivo” com resumos e resultados. Mas convenhamos… o pessoal agora quer é debates e análises tecnico-tacticas de meia hora sobre coisa nenhuma. Para quê saber quem sobe na III Divisão ou quanto ficou o Ovarense-Esgueira, quando podemos ouvir as 343 maneiras diferentes de jogar verticalmente entre linhas?
Por último, isto tem também muito a ver com a nossa cultura desportiva. Ou falta dela. A maior parte das pessoas não gosta de desporto. Gosta de um clube. Não há muita gente a ver um evento desportivo apenas pelo prazer de o ver. Isto também se ao facto de termos poucos praticantes. Desportista de sofá não tem o mesmo empenho de alguém que pratica uma modalidade. Infelizmente a prática desportiva é cada vez mais difícil. Os pequenos clubes definham (ah, e ir para um ginásio pedalar no mesmo sítio ou dançar Zumba não é desporto, f$%&$&), não há espaços, e os que há, são a pagar, e como sabem, isto nem para o pão dá, quanto mais…
2 Maio, 2014 at 10:48
A nossa equipa de Andebol continua a ser constituída por Magníficos guerreiros leoninos!
2 Maio, 2014 at 11:52
Mais um grande texto do Verde, Logo Existo. Bom seria se houvesse por aí quem escrevesse sobre as outras modalidades, estou a partir novamente para Angola e é sempre bom saber o que vai acontecendo no universo Leonino. Ainda vou a tempo de comprar a camisola do pavilhão e espero (e muito) para o ano estar a assistir ao começo da construção e também espero mesmo que seja a 1 de Julho a inauguração do canal Sporting TV.
P.S. Será que dá para termos um bloco com os horários e canais em que sejam transmitidos os jogos e partidas das modalidades? No nosso site nunca descobri nada assim…
2 Maio, 2014 at 13:08
O espaço para as modalidades sempre foi diminuto mas agora é inexistente. E isto tem muito a ver com o que eu considero de falta de cultura desportiva.
Em Portugal apenas o futebol merece destaque. Até desportos que antigamente eram tremendamente populares como o hóquei em patins e o ciclismo neste momento pouca visibilidade têm. E muita da culpa é “nossa” pois deixamos que o futebol seja como um eucalipto que seca tudo à volta.
Estou curioso, assim como o RugidoVerde, se quando chegar a altura mostraremos que somos tão ecléticos como gostamos de apregoar.
2 Maio, 2014 at 13:25
A que horas é amanhã contra os corruptos?!
SL
2 Maio, 2014 at 16:25
A equipa de andebol teve um grande percurso na europa. Infelizmente um jogo super importante acabou por ter de ser acompanhado através de um stream (obrigado a quem o colocou aqui), uma vez que não havia transmissão por parte de nenhum canal português. Ainda assim válha-nos a importância da modalidade por terras húngaras , já que na 1ª fase da eliminatória , nem a isso tivemos acesso!
3 Maio, 2014 at 19:54
Estava a ver o andebol, mas estava de tal forma indignado com o que estava a ver que vim assistir ao resto do jogo de futebol.
Desde exclusões vergonhosas (Frankis), e faltas defensivas transformadas em faltas atacantes…
Não dá!!!