Esta manhã, quando espreitei a capa dos jornais na banca, não pude evitar sorrir quando olho para A Bola. «Sporting Que Futuro?» «Empate na Choupana deixou ainda mais clara a necessidade de reforçar o plantel» «Vêm aí grandes desafios para o conjunto de Alvalade, como a Liga dos Campeões e o ataque ao título, que obrigam a outro nível de ambição».
E o que é que me fez sorrir?
Primeiro, o facto de, ainda na sexta-feira, ter tido dois lampiões a dizerem-me «eu quero é ver o que vais fazer na Champions com esta equipa!». Segundo, o facto de, depois do jogo de ontem, centenas de Sportinguistas terem descoberto que este plantel precisa de vários ajustes e, mais curioso ainda, terem entrado num cavalgante estado de nervos quando nos imaginam a disputar uma Champs e a precisar de alternativas aos que foram protagonistas ao longo desta época.
Se aos primeiros apenas me limitei a responder «por certo não vou anunciar que jogar a final, em casa, é um objectivo e também te digo que para fazer o “brilharete” que vocês fizeram esta equipa é mais do que suficiente», aos meus camaradas Leões gostaria de deixar a seguinte mensagem:
– caso ainda não tenham percebido, o plantel que tanto vos preocupa quando pensam no futuro, vai ser reforçado. Vai ter mais opções, entre jovens de inquestionável valor made in Academia e contratações cirúrgicas que encaixem no orçamento (sorry, não há guito para mandar o Fariña para as arábias);
– caso ainda não tenham percebido, o plantel que tanto vos preocupa quando pensam no futuro, vai ser reforçado e preparado para os novos desafios pelas mesmíssimas pessoas que o prepararam para esta época. Querem lá ver que um empate na Madeira, num jogo que valia um saco de berlindes (já agora, brutal a enchente que pintou as bancadas de verde e branco!), vos retirou a confiança no trabalho que está a ser feito?
– caso ainda não tenham percebido, o plantel que tanto vos preocupa quando pensam no futuro, é o plantel para disputar este campeonato. E ainda falta uma jornada, ao que parece em casa, frente ao Estoril. Não querem ajudar a encher Alvalade, aplaudindo o que foi feito este ano e garantindo que podem continuar a contar com o vosso (nosso) apoio na época 14-15, a tal que já começou sem que alguém tivesse tido a gentileza de avisar-me?
5 Maio, 2014 at 11:31
Já que estamos a falar das expectativas dos adeptos e da exigência que estes mesmos adeptos têm com a nossa equipa, é curioso ver as reacções dos adeptos do Real sobre o jogo de ontem e sobre o CR7. Existem muitos que não gostam dele e que dizem que o melhor é ser vendido, porque é egoista e está obcecado em bater recordes, prejudicando muitas vezes o equilibrio da equipa, se a isto somarmos o recente episódio no Bernabéu em que foi assobiado pelos próprios adeptos e sócios, percebemos que as reacções do adepto comum são tudo menos racionais.
5 Maio, 2014 at 11:45
Foda-se, um adepto que por ele querer bater recordes diz que retira o equilibrio da equipa… é um mentecapto.
Qd ele não joga é ver os desiquilíbrios …
5 Maio, 2014 at 11:45
“desequilibrio” …
5 Maio, 2014 at 11:54
Fdx ! Ingratos do caralho ! Deviam era fazer-lhe uma estátua ao pé do estádio, para lhe agradecer por andar há 5 anos com aquela merda de equipa às costas…
5 Maio, 2014 at 12:29
Ahahahahahah. Lá está. Os adeptos têm razão. O homem prejudica o equilíbrio da equipa. 😉
5 Maio, 2014 at 12:05
Alguém viu o lance do Moratta? Ronaldo isolado, o mané em vez de lhe dar a bolinha redonda espeta um balázio prá bancada. Ronaldo ficou bem fodido da vida.
5 Maio, 2014 at 12:08
O Morata foi burro, nesse lance, e ainda deve ter as orelhas a arder do raspanete…mas o Real tem ali um problema de individualismo no trio da frente, é certo que marcam muitos golos, mas fica uma quantidade enorme por marcar pois preferem decidir sozinhos do que passar ao colega do lado, que está mais bem colocado…
5 Maio, 2014 at 11:57
OK, Cherba.
Este plantel não me preocupa, estou-me nas tintas para o facto de não termos alternativas válidas para certos lugares e a merda da exibição na Madeira não é relevante.
Assim sendo, acabo de ligar o botão do defeso e fico a aguardar instruções para quando deverei ligar o interrupor 2014/2015.
Achas que valerá a pena espreitar o Mundial? Para ajudar a passar o tempo?
5 Maio, 2014 at 12:06
Vale sempre a pena, e se tiver dinheiro para ver in loco ainda melhor.
5 Maio, 2014 at 15:47
Caro Trolha,
Tenho que espreitar pela televisão. Tenho mais medo de andar de avião do que de ceder às tentações de uma lampiursa podre de boa.
O meu filho nestas questões de selecções e jogos estrangeiros tem uma atitude muito assertiva. Sempre que lhe chamo a atenção para determinado jogo, responde de imediato,
― É o Sporting? Não? Então vai-te catar!
5 Maio, 2014 at 12:05
Totalmente de acordo como post!
Já ontem tinha falado na confiança que deposito em quem nos gere e por isso mesmo estou tranquilo para a próxima época. É cagar de alto para o lixo que vem nos jornais e para a merda que os “opinion makers” vai dizendo.
E se ontem disse que não entendia o porquê do Wallyson ter ido à Madeira quando podia ter jogado pela Equipa B, qual não foi o meu espanto quando vi que acabou mesmo por jogar no empate contra os lampiursos. Mais uma chapada de luva branca a quem, como eu, tinha criticado o facto de se ter levado o jogador e ele não ter sido opção e que mostra que devemos confiar no trabalho que está a ser (bem) feito pela direcção e pela equipa técnica. Só não vê quem não quer e eu, parvo, ontem não quis talvez devido à frustração do empate porque mesmo a “feijões” quero é ver o Incomensurável Sporting a ganhar :).
E já que o Cherba falou na enchente de Sportinguistas, há uma coisa que não consigo compreender: porque é que alguns adeptos do Sporting teimam em levar camisolas azuis ou vermelhas quando vão ver um jogo nosso? Foda-se, que confusão que isso me faz! Se não tiverem uma camisola do Sporting, pelo menos levem uma branca ou uma preta, que são cores que também fazem parte do nosso equipamento. Agora cores dos rivais?! Foda-se…
SL
5 Maio, 2014 at 12:07
*vão dizendo
5 Maio, 2014 at 12:41
Para mim, é como o Zapater disse: gestão de expectativas.
Mas há que ter em conta o seguinte:
Qual era a expectativa para este ano? Ficar em 3º e, eventualmente, chegar à final da Taça no caso dos sorteios nos serem favoráveis. O que foi conseguido? O 2º lugar e só saímos das Taça através de um roubo descarado contra uma equipa com um orçamento quase 3x superior.
Qual é a expectativa para o próximo ano? Lutar pelo título (o presidente assumiu-o) e ganhar um troféu, a nível interno e 3º lugar na fase de grupos da Champions, a nível externo. Mas como esta estrutura já me provou que consegue exceder as expectativas, eu vou acreditar que isso vai acontecer. Não vou “exigir” mas vou acreditar. Até porque, conhecendo o presidente, não acredito que ele esteja a projectar a equipa para não passar a fase de grupos da Champions. Ele sabe que conseguindo isso, consegue atingir os objectivos financeiros de forma muito mais rápida.
O nosso mal é pensar que o sucesso depende, exclusivamente, de dinheiro. Quanto mais gastarmos, mais possibilidades de ganhar temos. O mundo do futebol prova-nos constantemente que essa ideia está errada. O Atlético vende o seu melhor jogador (Falcão) e chega à final da Champions com um dispensado do Barça (Villa) e outro que há uns anos atrás estava em Braga (Diego Costa). O Tottenham fez o maior investimento da sua história mas nem chegou aos lugares de acesso à Champions. O Atlético de Bilbau está em 4º com orçamentos inferiores a, pelo menos, 4 ou 5 equipas espanholas. E mais exemplos haverão. Ou seja, ninguém me pode dizer que as equipas que apanharmos na Champions não terão problemas mais graves do que o orçamento. O dinheiro não compra competência de um treinador, espírito de grupo e motivação dos jogadores. E isso são coisas que já podemos dar como garantidas. Se calhar, outros muito mais endinheirados do que nós não podem dizer o mesmo. Isto são tudo variáveis que temos de levar em conta e que poderão ajudar o Sporting a superar adversários teoricamente superiores.
O que é que eu quero dizer com isto? Que o Sporting não deve ter medo de ninguém e deve pensar como pensou esta época: jogo a jogo. Cada jogo é o mais importante da época e terá de ser abordado dessa forma. Seja com adversários mais fortes ou mais fracos, este tem de ser o pensamento. Pessoalmente, não acho que seja um bicho de sete cabeças apontarmos ao segundo lugar na Champions. Não como objectivo mas como ambição.
5 Maio, 2014 at 13:00
Não estou preocupado com a próxima época. Acho que o pessoal anda muito stressado… chill out. 🙂 O presidente do Sporting já disse que iria reforçar a equipa, dentro do mesmo orçamento.
Quem já começou a preparar a próxima época, segundo parece, é o Benfica, com a possível compra dos direitos televisivos do Boavista… O farol da verdade desportiva tem orelhas e bigode.
5 Maio, 2014 at 13:25
Eh pá, Eh pá… Alto e pára o baile…
Cherba, tens de parar a tua propaganda a esta desgraca desta direccao…(mentirosos, incompetentes, arruaceiros…)
mentirosos:
o SCP ia falar a uma só voz…e eu já ouvi o BdC, o LJ, o Inácio, ainda ontem o Carlos Lopes…até jogadores falam agora no final dos jogos…mas que rebaldaria é esta??? só eram autorizados a falar para dizer temos de levantar a cabeca, e nada mais do que isso….
incompetentes:
foi dito:
nao vamos passar da por época de sempre para a melhor de sempre, mas se nao fossem os “amigos” juizes, (de campo e de “direito”, quase que iam a finais e estariam muito próximo de acabar em primeiro, o que seria imerecido para o sor insébio, (tendo ainda o descaramento de bater varios records, de pontos, vitorias golos etc etc desde que os campeonatos por 3 pontos comecaram). que incompetencia , meu fito…
Arruaceiros:
entao agora até organizam movimentos para mudar sistemas que os nossos amigos tanto demoraram a instalar e que nós, obedientemente, deixámos evoluir até ao estado de quase perfeicao em que se encontra???
isso nao se faz, eles merecem mais respeito da nossa parte, por todo o bem e respeito que granjearam para o nosso futebol…(lembram-se de inclusive treinadores estranjeiros referirem que os campeonatos por cá se compram em supermercados??? querem mais respeito e admiracao do que isso??
este garoto que está á frente do clube só tem uma chance para a proxima época:
livrar-se do incompetente treinador que quase ia estragando a festa do insebio…
livrar-se dos jogadores que nao amuaram durante a época, perderam tao poucas vezes e ainda por cima andavam a tirar fotografias depois das vitorias??? que falta de classe…
e o mais importante:
deixar de se preocupar com o facto de se o clube vai acabar ou nao e comecar a gastar dinheiro em aquisicoes que facam realmente a diferenca e que nos facam ter uma presenca dignificante na CL tipo( tipo elias, schaars, pongolle,bojinov,boulahrouz, …)jogadores de craveira mundial e que nos faziam ganhar o respeito e o temor das outra equipas, quem nao se lembra de videoton`s, basel`s, genk`s que tremeram só de ver a categoria da nossa equipa??
em resumo: gaste-se o que nao se tem, compre-se mau e caro para dar dinheiro aos “nossos amigos” empresários que abrem/abriram fundos connosco e acabem lá com este estorvo depressa para a bipolarizacao poder seguir descansada da vida sem se preocupar connosco
IRONIC MODE OFF
(que prazer nao ser da mesma linhagem)
5 Maio, 2014 at 13:37
Amigo “Chirola”…não diga essas coisas a brincar…
Olhe que ainda vai haver alguém que acha que está a falar a sério…!
E por “falar a sério”…que “sódades” que eu tenho dos tempos do “gordinho flopes” e seus antecessores…!!
Nesses tempos “é que era bom”…! 🙂
SL
5 Maio, 2014 at 13:56
Amigo Max,
certas mentes iluminadas, precisam de ser constantemente relembradas de onde estávamos á 2 anos atrás, relembrar o que foi feito com MENOS, para nao comecarem novamente aos tiros nos proprios pés e a comecar a pedir para se voltar aos caminhos porque iamos nesses tempos…
depois do que foi feito esta época, ainda há gente que tem a coragem de criticar algo??
o plantel é fraco para a proxima época?? mas o plantel foi feito para esta época ou para a próxima??
se voltarmos atras, ao inicio da época fui um dos que disse que iriamos acabar em 2o atras do Porto, entretanto o mais maior grande morreu e as variantes alteraram-se e ainda pensei que ficariamos em 3o, (porque nunca pensei que as alfinetadas do BdC provocassem tanta infeccao lá por cima…daí se assistir ao apressado reformular da ordem da sucessao a norte).
agora há que esperar pelas resolucoes, (tendo LJ dado já umas pistas), para a próxima época…confiei na direccao para este ano, e acho que toda a gente aceita que foi uma boa época, dentro dos condicionantes do que nos deixaram fazer…
para a próxima…esperemos para ver… eu Confio, até agora nao tenho razoes para duvidar…
e como dizia o poeta : a brinacar, a brincar é que o macaco foi ao %& á mae…eheheh
5 Maio, 2014 at 14:21
Estou completamente descansado com as escolhas que o LJ faz para os jogos, ele é o treinador e sabe melhor que ninguém o que é melhor para a equipa. Porém daria-me imenso prazer ver no último jogo da época algo diferente, mesclar jogadores da B, especialmente, com Iuri, Esgaio, Chaby, Wallyson e Dramé. E para o prazer ser maior SHikabala no 11 também.
5 Maio, 2014 at 21:28
Eu acho que com pequenos ajustes e a promocäo de alguns putos que mostraram estar a evouluir temos equipa para fazer melhor para o ano… O Adrien será melhor, o Slimane,. o Montero, o Mané , on Heldon, etc, etc…