Nestas últimas semanas, andam a tentar converter-nos à religião fundada em Carnide. E até já arranjaram o tipo que “leva a Palavra”.Obviamente que falo do treinador, Jorge Jesus. Glória a Ele e à sua Mensagem! Mensagem essa que raramente entendo…mas adiante…
Em cada programa ou emissão desportiva na televisão, assistimos essa romaria que tem como objectivo transformar estes dois anos do Carnide em algo divino, mágico e com dedo do Criador. Na época passada, pregaram Jesus à cruz. Este ano, Jesus ressuscitou no Domingo de Páscoa. A primeira coisa que me vem à cabeça é precisamente isso que vocês estão a pensar e não me ocorre outra forma de o dizer senão aludindo àquele velho ditado popular: “Com papas e bolos…”
E isto diz-me o quê? Que se o Unáite é Cristo, o Leonardo Jardim só pode ser o Anti-Cristo. E porquê? Não promete a salvação de ninguém porque não se atreve a prometer aquilo que não controla. E lida mal com a bazófia preferindo sempre o caminho respeitável da humildade. E, não menos importante, também é o oposto do outro em matéria de gadelha. Ao contrário do treinador do Carnide, o nosso é simplesmente humano. Com todas as virtudes e defeitos que esse “estatuto” lhe confere. Não promete finais de Champions porque sabe que isso é ridículo, não promete goleadas porque sabe que não jogamos sozinhos e não garante títulos porque sabe que não tem “apóstolos” nem a “protecção divina”, leia-se, comunicação social e arbitragem.
Como o Jardim é um comum mortal, o que é que ele promete? Trabalho, empenho, dedicação. Nada mais. E sabe que se o seu trabalho for bom, a salvação estará sempre mais perto. Atenção, que ele não é um falso modesto, basta lembrarmo-nos da sua conferência de apresentação onde disse uma verdade que doeu a muitos: “Por onde eu passei, ninguém que veio depois fez melhor.” Estas palavras ecoam na minha cabeça como um pesadelo, principalmente numa altura em que estamos a tentar renovar com ele. Chamem-me supersticioso mas isto cheira mesmo a maldição…
Uma coisa é certa, se eu ganhasse 4M/ano, provavelmente também andaria a pregar uma qualquer religião para “iluminar o povo” e justificar o chorudo cheque no final do mês. Afinal, estamos a falar de 5 ou 6 anos que renderam…2 títulos nacionais com o maior orçamento em Portugal. Não vejo lá grande milagre nisto. Agora, pegar numa equipa de jovens, com orçamento para contratações ao nível de um Braga e vindos da pior época de sempre do Sporting…isso sim, pode ser considerado um pequeno milagre. Até mesmo para o verdadeiro Jesus. Digo eu.
Eu gosto do Anti-Cristo. Não do sentido literal da expressão mas da conotação que ela tem no futebol português. A mim não me enganam com “limpinhos” e prefiro sempre ouvir a verdade do que acreditar na pregação de uma Verdade, por mais divina que ela seja. E por isso, posso dizer com muito orgulho que enquanto o Óroliga for Jesus Cristo eu serei sempre Romano.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
9 Maio, 2014 at 13:53
Boa tarde tasqueiros,
depois de um intervalo nos comentários aqui pela tasca, quebro o meu silêncio para demonstrar alguma preocupação.
Aqui há uns tempos (1 mês, 2 meses), um conhecido jornalista desportivo de um jornal local mas com conhecimentos no meio, grande Sportinguista, comentou comigo que o Leonardo Jardim já estava farto de o Bruno Carvalho se meter em tudo e que o discurso ou a convergência de ideias não estavam assim tão afinados. Não liguei muito. Boatos espalhados para desestabilizar, pensei.
Vale o que vale.
Hoje, ao ler mais uma vez, algumas partes do discurso de Leonardo Jardim, já começo a ficar um pouco apreensivo e que, se não for este ano, provavelmente no próximo, ficaremos sem um treinador que eu gostaria de ver por muitos e bons anos no Sporting.
“Neste momento estou a meio de um percurso de um projeto de reformulação e valorização de ativos. Certamente que se quisermos alterar as diretrizes do projeto, temos esse prazer e aí temos de criar condições para sustentar essas ambições”
O que me preocupa nesta frase é que ele dá entender que o Bruno de Carvalho quer alterar o projecto inicialmente delineado e que possivelmente o Sporting ainda não tem condições para isso. Será que mesmo reforçando a equipa bem, não seriam necessários pelo menos mais 2 anos para se ver se somos efectivamente uma equipa capaz de lutar pelo título e pelas outras provas?
Eu acho, sinceramente, que o presidente fará mal se prometer o título para a próxima época (porque lutar para ganhar todos os jogos, isso já prometeu esta época). Acho que é preciso muito mais que um ano para uma equpa criar identidade.
Fico preocupado. Preferia ir mais devagar.
9 Maio, 2014 at 13:59
Ele não prometeu o título. Disse que éramos candidatos!
Faz sentido uma equipa que joga na Champions ser outsider no seu país?
Disse-o aqui há uns tempos que não gosto do discurso do Leonardo Jardim. Eu bem sei que muitos gostam e que acham-no sorrateiro e tal, mas sinceramente é um discurso enervante e que depois acaba por afectar a imagem do presidente que tem de vir sempre a público falar da arbitragem.
Depois sai-se com estas:
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting-leonardo-jardim-liga/533748a9e4b0f4fd6b884edc.html
9 Maio, 2014 at 14:07
Sim sim, se sair o leonardo (coisa que não vai acontecer) é o caos…. Cai o Carmo e a Trindade e acabou o Sporting, é isso??
Este pessoal que passa a vida armado em quadrilheira…
9 Maio, 2014 at 14:11
“Se eu não tivesse vindo para o Sporting, o clube acabava”… Um brinde para quem adivinhar quem disse isto!
9 Maio, 2014 at 14:31
O Calimero?
9 Maio, 2014 at 14:39
Morno…
9 Maio, 2014 at 15:09
Roquete ou Dias da cunha
9 Maio, 2014 at 14:10
Roda aí isso… que parece ser bom!
9 Maio, 2014 at 14:21
Eu não disse em lado nenhum que o Sporting acabava. Demonstrei preocupação em, mais uma vez, haver a possibilidade de não se levarem projectos até ao fim.
9 Maio, 2014 at 14:33
Mas se o Leo Jardim sair acabou o projecto, é isso?? Então projectos são pessoas…
9 Maio, 2014 at 14:41
Não, não são. Mas entendo que a estabilidade de treinador é importante.
9 Maio, 2014 at 14:33
Quando referes “Eu acho, sinceramente, que o presidente fará mal se prometer o título para a próxima época…” , MAS ONDE É QUE O PRESIDENTE PROMETEU O TÍTULO PARA A PRÓXIMA ÉPOCA?????????
Chigaste agora de onde?????? Marte, ou mais longi????
9 Maio, 2014 at 14:44
Eu não disse que prometeu o título. Disse que fará mal se prometer. Ou, mesmo sem prometer, criar expectativas tais que a maior parte dos Sportinguistas assim o exija.
9 Maio, 2014 at 14:54
Então diz lá o que o Bruno “tinha” de prometer…
Que ia lutar de igual para igual com o pseudo grande “braguilha”?
Que ia ombrear… perdão, tentar ombrear (não quero ferir essa tua aparente vertigem ao sucesso), com o Estoril?
Acho muito curioso todo o teu discurso… está bem estruturado, com uma linha de raciocínio bem definida. Não vai de encontro ao meu, sabes… É que eu entendo que o Sporting é e será sempre candidato. A sobranceria de dizer-se favorito fica lá para os lados das ETARS… Era o que mais faltava cortar as asas da ambição ao Leão. Nós somos o SCP e não um Sporting Clube de Braga que quer ser grande mas não pode porque lhe falta backgound.
Não contam comigo para esse filme… o Sporting tem uma história e deve honrá-la… seja com Leonardo, Bruno, Jordão2 ou Ricardo…
9 Maio, 2014 at 13:55
Ah, e acho que é muito claro, mesmo nas entrelinhas, que o “projeto de reformulação e valorização de ativos” é um projecto de 2 anos e não de 1. Pelo que, se for alterado com a promessa do título, fica seriamente comprometido.
9 Maio, 2014 at 14:00
Chegaste agora de onde??????????????
9 Maio, 2014 at 14:23
O facto de ultimamente não ter comentado não quer dizer que não venha cá. Vê lá que até contribuí para tasca solidária e que até ando atento. Tão atento que tu até “desapareceste” uns meses e não vim com ar sobranceiro perguntar por onde andaste quando voltaste a comentar.
9 Maio, 2014 at 14:30
Eu despareci por uns “meses”…???????
Ora então explica aí isso em detalhe, sff… É que posso andar a alucinar, a julgar que ando a escrever algo por aqui e afinal pode ser tudo apenas e só, alucinação…
Ora diz lá aí quando e quais foram esses “meses”, sff…
9 Maio, 2014 at 14:42
Posso ter confundido o nick. Como é óbvio não vou procurar que o meu tempo é limitado. Se assim o foi, retiro o que disse.
9 Maio, 2014 at 14:54
Riga?
Estou a reinar …
9 Maio, 2014 at 15:15
Curioso, este estilo de raciocínio também me trouxe à memória o Riga…
9 Maio, 2014 at 14:12
Nunca “vira-te” por cá… acabaste de “chigar”, foi?
9 Maio, 2014 at 14:44
Tá-me a cheirar a algo “almiscarado”… Ou pior…
9 Maio, 2014 at 14:47
Hummm… Por aqui já dispararam alguns sensores… Tou atento!
9 Maio, 2014 at 15:00
Compreende-se agora porque muita gente deixou de comentar (e só me refiro a gente que comentava com cortesia e pertinência).
É que a PIDE dos míscaros dispara primeiro e pergunta depois.
Pensava que o que era pertinente era o debate de ideias. E desconhecia por completo que as cyber-tascas precisavam de um gabinete de Inteligence, com controladores e Basset Hounds de faro bem apurado.
Voltarei para o meu canto para não atrapalhar a primavera árabe.
9 Maio, 2014 at 15:04
Aconselho que mude para comédias românticas, pois os dramas policiais não serão propriamente os mais adequados. Nota-se aí uma certa influência… Se quer voltar para o canto, é lá consigo… É que isto aqui é uma Tasca, não um salão de chá.
Aqui fala-se alto, às vezes mandam-se umas bocas e recebem-se outras… Não há a finesse daquelas. E espero nunca lá “chigar”…
9 Maio, 2014 at 15:07
Para quem tem o tempo limitado tens as ideias muito claras…
Olha, aos que se fazem passar pelo que não são eu desejo:
Boa sorte, tudo de bom! (com o alto patrocínio do programa Vai tudo Abaixo, da SIC Radical)
9 Maio, 2014 at 15:11
Mas ‘bocemecê’ está a debater ideias? Sobre o SCP? Há desculpe, não tinha percebido, o que inferi do seu singelo palavreado foi tão só umas “farpazinhas” para tentar criar a dúvida e a suspeição sobre o futuro próximo do Sporting Clube de Portugal!!!
Tá com medo? Compre um cão! Agora vir, nas entrelinhas chamar os outros de canídeos sabe, há os que ladram e não mordem e depois existem os outros…
9 Maio, 2014 at 15:23
Nunca elegi o Jordão como um dos eleitos do meu Sporting, apenas porque ele veio do Benfica.
Imaginem lá eu ter um Nick em segunda mão?!!?
Pois…é…. Seria impossível … Mas respeito a escolha.
9 Maio, 2014 at 15:36
Se têm dúvidas sobre algum nick, epá usem primeiro o google, é tão fácil e evitam fazer figuras tristes.
Em coisa de 2 mins descobri que o nick “Jordão2” já vem do tempo do Cacifo — dos últimos tempos, é certo… este parece ter sido o seu primeiro comment:
http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2013/03/24/respirar-de-novo/#comment-166062
Não concordo com o que o Jordão2 escreveu mais acima, e até vejo porque é que possa ser confundido com cogumelos e outros trolls da letónia… mas antes de “morder”, talvez seja boa ideia verem primeiro de quem é a perna.
Acho que o Cherba ter espantado daqui para fora o rigaboss foi um momento muito importante para a caixa de comments deste blog. Não foi com certeza fácil, mas foi a decisão correcta. Não queiram agora deitar tudo isso por terra e dar razão ao raio do troll.
9 Maio, 2014 at 15:37
Guardai as armas já. Não é o rigaboss. Percebe-se pela forma de escrever. A ter tino todos, vá lá ver!
Se fosse o Rigaboss, que tinha resiliência brutamontes, não dava por terminada a discussão, por sua própria iniciativa. Água com açúcar para todos.
9 Maio, 2014 at 17:55
Mas nem eu disse que era… E agora não estou a ser irónico.
Pelo discurso também percebi que não era…
9 Maio, 2014 at 15:04
tinoni tinoni tinoni
Ou vem aí ambulância ou tivemos uma entrada muito esquisita no perímetro de segurança d’A Tasca do Cherba…
tinoni tinoni tinoni
9 Maio, 2014 at 14:44
Cuidado com os níveis de radioactividade!
9 Maio, 2014 at 14:28
A ideia que tenho é o Jardim teria um emprego “a la wenger”: trabalhar jogadores, valorizar, vender, ficar no top-3.
Sendo assumidamente candidato…
A coisa muda de figura. Não podem sair jogadores fulcrais, e são necessários 2/3 reforços cirúrgicos (isso já aqui foi dito em anteriores posts).
9 Maio, 2014 at 14:42
Numa equipa com uma média de idades de 23 anos (Sporting Clube de Portugal) dizer-se que “…Não podem sair jogadores fulcrais,…”…
Mas porquê?
Quanto ao serem necessários 2/3 reforços cirurgicos, aí continuo a discordar, visto que com a participação assegurada na fase de grupos da Champi(gn)ons, teremos que reforçar o plantel com 5 ou 6 jogadores… Contudo 3 ou 4 virão da equipa B (Esgaio, João Mário, Wallyson e Dramé), Shikabala pode ser um enorme reforço… Por isso não compreendo essa dos 2 ou 3…
9 Maio, 2014 at 15:00
Se pegarem de estaca, daqueles que chegam, chegando… sim, dois, três jogadores seria o ideal, somando aos que sobem da B. Não vamos esquecer que se não há dinheiro não há palhaço… E comprar bom e barato é como na vida… é preciso procurar por isso. Dá é trabalho… pois dá.
Não saindo ninguém, creio que faltariam um LE, um Extremo (à séria) e um PL… (Nem questiono um “10” abalakovado pois acredito muito que já lá mora… Sim, esse mesmo). Acho que entrar na Champions não justifica fazer uma revolução ou perto disso… Temos uma excelente base mas que precisa de retoques.
9 Maio, 2014 at 15:42
Extremo (a sério)
Nº10 (sorry, pela falta de fé)
e…
PL (se…)
Não saindo ninguém (saindo o Piris, é preciso alguém).
Os outros reforços seriam Esgaio, João Mário a tempo inteiro, e outros dos B para irem entrando aos poucos.
9 Maio, 2014 at 17:57
Falta um LE… confesso que ando preocupado com a queda de forma do Jefferson.
Evaldos e Grimis assombram-me a memória… Fora brincadeiras, acho que falta alguém que possa discutir o lugar a sério.
9 Maio, 2014 at 15:31
=====off topic====
resposta hoje ao email do grupo cofina
“Atendendo a vergonhosa campanha contra a Instituicao SPORTING CLUBE PORTUGAL levada a cabo por suas excelencias, peco-lhes que me eliminem de toda e qualquer lista que ainda inclua algum registo em meu nome.
Aproveito a oportunidade para informar que aqui onde me encontro (milhares de kms de distancia de Portugal) faco os possiveis para alertar toda a comunidade portuguesa sobre o vosso infame comportamento, ausencia de escrupulos deontologicos e total desinformacao que prestam aos ainda clientes / web visitors.
Muito mais ha a dizer, mas toda e qualquer troca de palavras torna-se absolutamente desnecessaria.
Sem mais
Jose Lemos
(EUA)”
9 Maio, 2014 at 16:35
Muito bom! Já referei em post anterior, que uma campanha do Movimento Basta deveria focar-se no Rascord, com uma iniciativa que visa o envio de reclamações para a redacção do pasquim. Eis um belo exemplo!
9 Maio, 2014 at 16:36
5 ***** estrelas!!!!!!!!!!
SL
9 Maio, 2014 at 16:37
clap, clap, clap, clap…
É assim mesmo, José !
9 Maio, 2014 at 17:58
Há umas semanas atrás também levaram com uma resposta minha.
9 Maio, 2014 at 15:38
Passando os olhos por esta caixa de comentários, ainda bem que os tasqueiros não lêem pasquins nem acreditam no que lá vêm…ainda bem que não há por aqui gente em pânico por causa das (já conhecidas) manobras de destabilização da pasquinagem…
Sosseguem, pessoal, o Leo não sai, e a época está a ser preparada da melhor forma, com Anderson ou sem Anderson, tendo em conta todas as competições em que o Grande vai estar incluido (menos a taça da carica, essa é para os juniores jogarem). Respirem fundo que isto está quase a acabar, não tarda nada está aí o Mundial e depois só temos de nos preocupar com a qualidade do gel do CR7…
9 Maio, 2014 at 15:42
Só imagino o manha e os amigos a rirem-se à gargalhada a ler esta caixa de comentários…
9 Maio, 2014 at 16:03
Pois, o efeito de histeria que eles queriam criar está conseguido, basta andar pela blogosfera leonina…missão cumprida, manhoso !
9 Maio, 2014 at 16:21
Mas afinal arranjam o telemovel da loira ou não?
9 Maio, 2014 at 16:33
Alguém sabe a agenda do fds para as modalidades e camadas jovens? No site não consigo abrir …
9 Maio, 2014 at 17:13
Gostei mesmo muito fui do “Unáite ” e da “óroliga” 🙂
10 Maio, 2014 at 1:39
Bela posta oh Sa!!
Eu acredito que fica pa ser Campeao!!
SL