Leonardo, já me tinha despedido de ti, mas depois da conferência de imprensa de ontem, que vi a tarde e a más horas (obrigado a quem inventou o rewind na programação), tenho mais qualquer coisa a dizer-te. A ti e aos milhares de Sportinguistas com quem partilho esta Tasca, diariamente.
Há uma ideia que, para mim, define tudo o resto: «a renovação estava acordada se, até ao dia de hoje, nenhum clube respondesse às exigências assentes em contrato», disse o presidente. Portanto, e perdoa-me se estou a ser injusto, tu até ficavas e até renovavas se não fosse possível cumprir o teu desejo: sair. Então, desculpa lá, ó Leonardo, ainda bem para todos que o Mendes (e já me estou borrifando para se o gajo quis foi minar o trabalho que estávamos a fazer) convenceu o russo a levar-te para o principado. Sê feliz, naquilo que tu, com o ar mais comprometido deste mundo, apelidaste de «dar mais um passo na minha carreira».
Confesso que não entendo essa tua perspectiva de dar mais um passo. Ou melhor, há duas hipóteses: ou queres varrer mais quilómetros aéreos do que o Bora Milutinovic, ou tudo o que te importa é amealhar euros na tua conta bancária e estás-te nas tintas por deixar um clube histórico para ires treinar um clube com duas mãos cheias de adeptos. Não sou hipócrita ao ponto de dizer que ganhar 10 vezes mais é coisa pouca. Em vez de poderes comprar um Clio todos os meses, passas a poder comprar um Ferrari para passear num paraíso fiscal. Fixe!
Mas, caraças, tu és treinador de futebol, certo? Chegaste ao «teu clube», como tantas vezes afirmaste, formaste um grupo, formaste uma equipa, deste-lhe princípios defensivos há muito arredados de Alvalade, colocaste a equipa a jogar à bola e a fazer uma primeira volta claramente superior aos principais rivais e quando as soluções faltavam para resolver jogos mais complicados, foste capaz de liderá-los no pragmatismo e no acreditar até ao fim (e por tudo isto, uma vez mais, o meu obrigado).
Tornaste-te um dos responsáveis pelo arrumar de uma casa que estava em pantanas e, agora, era chegada a altura de partir para as conquistas ao serviço do «teu clube». Seria esta, a última hipótese que tinhas de ganhar muito dinheiro? Duvido. Terá sido esta, a última hipótese de treinares o «teu clube»? Pensa tu nisso.
Mas já que falamos em dar mais um passo, mas já que falamos no «teu clube» que, afinal, também é o meu, deixa-me dizer-te que, no meio de uma agitação com a qual eu não contava, o meu clube também deu mais um passo. É que no meio do esfregar de mãos adversárias face a uma nova mudança de treinador, o meu clube mostrou, uma vez mais, que tem um rumo bem definido. Mostrou quem tem uma estrutura directiva sólida e que não pára de trabalhar, trazendo, de uma assentada, dois reforços de inegável qualidade para ocupar lugares onde era necessário reforçarmo-nos. E até foi capaz de ganhar dinheiro com a saída de um treinador quando, há um par de anos, andava a encher o cu a quatro técnicos ao mesmo tempo.
Se preferires, demos mais um passo rumo ao desejo de não sermos um clube dependente da bola bater na barra ou de termos um treinador capaz de ir limpando a merda que a direcção vai fazendo.
Posto isto, imagino-te com aquele ar de puto que partiu o vidro da porta do prédio, com um pontapé mal dado na bola. O ar com que estiveste ontem, durante toda a press. E, com esse ar, perguntas-me: «mas como é que o Sporting deu mais um passo, se vai ter que alterar processos que estavam solidificados?». Eu respondo-te: deu mais um passo porque, para lá de ter mostrado enorme elegância na forma como se despediu de ti, mostrou que quem vier ocupar o teu lugar tem uma estrutura sólida a trabalhar com ele. E, tenho a certeza, quando for apresentado esta tarde, à mesma hora em que tu partiste (19h45), terá um auditório cheio de adeptos, partilhando a ambição de ser campeão.
21 Maio, 2014 at 12:42
PORRA CARAÇAS COMO SE TRABALHA NESTE CLUBE!
Um abraço ao Paulinho, uma excelente inside information.
E por falar em inside informations, deixo uma que recebi de um amigo que falou diretamente com o jogador.
E por falar em insides, que diriam do Jander para alternativa a Jefferson?
21 Maio, 2014 at 14:41
Eu vi o Jander a jogar contra o Elefante Azul e naquele momento pensei: o Jeff que ponha os olhos neste tipo e que comece a dar corda aos tamancos.
21 Maio, 2014 at 12:42
Logo na apresentação do novo treinador, ainda vai aparecer um parvalhão qualquer (tirado à sorte, porque são todos iguais…) a perguntar ao BC…
Porque razão saiu do Sporting o LJ…
Lá vai o BC ter de perguntar ao tipo…:
Você é parvo há pouco tempo…ou isso já é de nascença…?
SL
21 Maio, 2014 at 12:46
“Lá vai o BC ter de perguntar ao tipo…:
Você é parvo há pouco tempo…ou anda a tirar um curso de jornalismo desportivo no rascord…?”
21 Maio, 2014 at 13:58
e ele responde: “é a 2ª hipótese, mas não ando bem a tirar curso.
já tenho canudo e sou (a)mestrado”
21 Maio, 2014 at 12:43
Tentando ser objetivo, aqui vai o que penso, as divergências entre o Presidente e o Leonardo eram mais ou menos evidentes nestes últimos meses, e tiveram o seu ponto visível quando o BdC anunciou na entrevista à TVI que para o ano ia lutar pelo titulo, com o mesmo orçamento. Se essa pretensão ( perfeitamente válida), não foi discutida com o treinador, nesse caso percebo o incómodo do Jardim, mas a verdade é que o próximo ano, não poderá ser igual a este, não podemos fugir ás nossas responsabilidades históricas, e mesmo sabendo da sua dificuldade, tínhamos que adoptar um discurso mais ambicioso para a próxima época, sendo uma temporada mais dificil, com jogos na Champions e com os adversários mais atentos e preparados para jogarem contra nós.
Neste contexto, surge um convite do Mónaco e nessa altura o Jardim vê uma saída “limpa”, sai por cima, sem passar pelo teste decisivo da próxima época, e indo ganhar 10x mais.
Penso que perdemos um excelente treinador, um homem competente e que sabe gerir os recursos que tem à sua disposição, mas que na minha opinião, lhe falta aquele “nervo”, podem chamar-lhe ambição, para levar o Sporting, para um patamar superior áquele em que se encontra neste momento.
Por outro lado, quem vem ( Marco Silva ?), sabe duas coisas, 1º que tem um Presidente com grande carisma e que pode em algumas circunstancias, por ser um adepto como nós, dizer algumas coisas que deveriam ficar dentro das 4 paredes, mas por outro lado, também sabe que o Presidente lutará com todas as suas forças, para que nada lhe falte, dando o peito ás balas pelo treinador e equipa técnica e defendendo-o contra tudo e contra todos. Na verdade, assim o espero, finalmente estamos a criar no Sporting uma verdadeira “estrutura”.
21 Maio, 2014 at 12:47
Ainda me lembro do risco ao meio dar o peito às balas … era tudo ao contrário.
Nisso o BC foi fantástico, mesmo tendo de levar com a comunicação social em cima e mesmo com adeptos a dizer que algumas declarações eram escusadas.
A equipa trabalhou sempre sem pressão. Vamos ver se o Leo tem isso no mónaco …
21 Maio, 2014 at 12:56
A única pressão que existe no Mónaco é agradar o Alberto. E nem sequer é preciso muito, basta uma meretriz bem lavadinha e competente na sua profissão.
21 Maio, 2014 at 13:42
Olha que têm a pressão do título este ano.
21 Maio, 2014 at 12:54
Que tu, Leonardo Jardim vais dar mais um passo não existem dúvidas. Vejamos em que direcção.
Será em frente?
O dinheiro é muito importante mas algumas vezes obriga a caminhar por terrenos que não apetece pisar. Espero que não seja o caso.
Obrigado Leonardo Jardim. Obrigado por tudo.
SL
21 Maio, 2014 at 13:00
Parece que há quem esteja incomodado com a possibilidade de termos um treinador lampião…
Não tenho dúvidas quanto ao Sportinguismo de alguns dos nossos mais recentes treinadores, p.ex.: Inácio, Manuel Fernandes, José Couceiro, Sá Pinto, Leonardo Jardim (curiosamente, apenas um destes foi campeão; felizmente está de volta para ensinar como é que se faz).
Mas alguém me sabe dizer, principalmente quem está tão preocupado com a filiação clubística do próximo treinador do Sporting, de que clube eram estes:
– António Oliveira
– Manuel José
– Carlos Queirós
– Octávio Machado
– Carlos Manuel
– Fernando Santos
– José Peseiro
– Paulo Bento
– Domingos Paciência
– Jesualdo Ferreira
Nem com todos a coisa correu bem, com alguns até nem correu mal, mas, que me lembre, não houve problemas por serem deste ou daquele outro clube.
Não vamos ter outra vez a merda dos histerismos que tivemos por causa do mourinho, pois não!?!?!
21 Maio, 2014 at 13:12
Não quero estar aqui a falar de novos Mourinhos. Mas uma coisa é certa: o Marco Silva é o único treinador jovem que assumiu o compromisso de colocar uma equipa pequena a jogar à grande…tal como fez Mourinho com o Leiria. Nem fonsecas, nem espíritos santos tiveram essa ambição. Tiveram resultados, é certo. Mas basearam o seu futebol na eficácia em contra ataque em detrimento de colocar as suas equipas a jogar um futebol dominante.
É por isto que Marco Silva me entusiasma. Para além dos resultados que alcançou fiquei apaixonado pelo “como”. A forma como se chegou a esses resultados. E é isso que o diferencia dos fonsecas desta vida.
21 Maio, 2014 at 14:09
Bem visto Sá! Isso faz toda a diferença e deixa antever que temos ali um treinador a sério.
21 Maio, 2014 at 14:28
Por acaso discordo, Sá.
O ultimo jogo do Estoril em Alvalade foi tudo menos jogar à grande, e sinceramente esta é a única coisa que me atormenta nesta história toda. Reconheço um perfil ambicioso e um carácter forte ao Marco Silva, no entanto, aquele jogo deixou-me de pé atrás relativamente ao que pode fazer num clube em que tem de jogar sempre ao ataque.
21 Maio, 2014 at 14:36
João…não viste o mesmo jogo que eu…O Estoril trocou a bola bem melhor que o Sporting e já bem dentro do meio campo do Sporting…esteve MUITO longe de andar com 11 a defender e 2 a atacar…
21 Maio, 2014 at 14:45
Sim mas é uma posse que privilegia retirar bola ao adversário, guardá-la para arrefecer o jogo…e não propriamente o ataque. Dir-me-ás que cada um joga com as suas armas e eu concordo. Mas ainda assim estaria mais descansado com a escolha de um treinador que já tivesse provas dadas naquilo que é jogar em ataque continuado, desmontar equipas adversárias que na sua grande maioria jogam com o autocarro lá atrás… Para mim isso (e a capacidade para gerir balneários que eu acho que o MS tem) é o que distingue os grandes treinadores dos “Fonsecas”…
21 Maio, 2014 at 15:14
O Estoril, pelo campeonato que fez teve muitos autocarros para desmontar…é óbvio que não viste isso com o Sporting porque o Sporting é maior do que o Estoril por isso não havia nenhum autocarro para desmontar! Mas ao longo do campeonato, se acompanhas-te o Estoril vias que muitos foram desmontados…
Eu não sei se vai resultar ou não mas confesso que estou muito longe de encontrar uma alternativa melhor…ou sequer igual…
21 Maio, 2014 at 16:15
Concordo (mais uma vez) contigo.
Demonstrou, ao longo destas 3 épocas no Estoril, uma competência acima da média. Tem uma vantagem sobre um qualquer treinador estrangeiro que viesse, ou seja, já conhece bem o SCP e os seus jogadores. Agora ira passar a conhecê-los de olhos fechados…
É um treinador que também lê muito bem o jogo e efectua substituições que mexem com o jogo. E (last but not least) prepara muito bem fisicamente as suas equipas… Mas, felizmente, na vertente fisica, ao longo desta temporada demos um enorme salto com o passado…
Por isto e por ser bastante ambicioso parece-me ser uma escolha muito acertada para incorporar o projecto do SCP!
Vamos SCP! O futuro é NOSSO!
SL
21 Maio, 2014 at 13:29
Carlos Manuel é Sportinguista desde sempre, o facto de ter feito carreira no ‘Dark Side’ é que é daquelas coisas… no Homem a existência precede a essência…
21 Maio, 2014 at 13:30
Posso garantir-te que o Manuel José é sportinguista, filho de um sportinguista indefectível (como vi poucos!), irmão de um sportinguista, mas que em idade junior foi contratado pelo benfica, onde segundo ele sempre foi bem tratado e como uma pessoa de raízes humildes e bom coração desde esse momento passou a respeitar quem o tratou bem. Eu tb já o vi fazer declarações em que pensei para mim, Manel não lambas o cu aos gajos, eles n merecem… e ele depois teve a paga, mas tb sei que quem nasce verde e branco, morre verde e branco. La Palice dix it
21 Maio, 2014 at 13:02
Em primeiro lugar quero afirmar que o Sporting já tinha mais de 100 anos antes da chegada do Leonardo Jardim e vai continuar a existir após a saída do Leonardo Jardim. De Leonardo Jardim só tenho bem a dizer, conseguiu a espaços pôr o Sporting a jogar futebol, mas acima de tudo conseguiu pôr os jogadores do Sporting a defender bem, como há muito já não via. Percebo a saída de Leonardo Jardim para o Mónaco, clube que como o Sporting pretende ser campeão no seu país, tendo um musculo financeiro que o Sporting não tem (vamos ter um orçamento de 25M/época, valor igual ou inferior ao do passe da 1ª contratação do Monaco). É na perspectiva de qualquer treinador mais fácil ser campeão com o Monaco em França do que com o Sporting em Portugal. Depois a perspectiva financeira, diz-se que no Sporting o Leonardo Jardim ganhava 25000 euros, o quê em abono da verdade, após IRS ficava com pouco menos de metade, no Monaco segundo consta vai receber 250000 mês, sendo que no Mónaco a taxa de irs é 0%, portanto não vai ganhar 10 vezes mais, vai auferir 20 vezes mais (vai deixar de viver desafogadamente para passar a ser rico)!!! Sinceramente desejo ao Leonardo Jardim o mesmo sucesso que desejo ao meu Sporting, somente desejando que leve na ripa se o Mónaco calhar ao Sporting na Liga dos Milhões. Bem haja ao Leonardo Jardim, 100% de confiança na estrutura dirigente do futebol do Sporting, para a escolha de novo treinador.
21 Maio, 2014 at 13:05
Caro Serguei Cherbakov,
Muito obrigado por mais este fidalgo texto.
Agradeço também pelo facto do texto conter a resposta que alguns Sportinguistas ― talvez emperdenidos pela paixão do momento ― não encontraram na minha afirmação de que a abertura da conferência de imprensa de ontem tinha sido um cerimonial patético.
Mas a vida continua, aliás a nossa vida é o Sporting e. como tal, farei minhas o sábio comentário ― o primeiro deste post ― do tasqueiro Mendes,
SPORTING, SPORTING, … in aeternum.
21 Maio, 2014 at 13:06
Sobre o LJ… já não me apetece falar. Na semana passada escrevi aqui o que considerei depois ser o obituário da passagem de LJ pelo Sporting. Agora é cuidar dos vivos.
21 Maio, 2014 at 13:16
VM já dá como certo ser o Marco Silva o próximo treinador do SCP.
A ser assim, uma excelente escolha. Duplamente excelente, pois isso significará que o JJ continua nos milhafres! 😉
SL
21 Maio, 2014 at 13:25
Os inVisuais no Mercado? Mau, agora fiquei preocupado…
21 Maio, 2014 at 13:33
Esses foram outros que levaram um banho nas contratações do Sporting. Os tais espiões do futebol.
21 Maio, 2014 at 14:33
Aquele blog é uma anedota.
De bola não percebem a piça.
21 Maio, 2014 at 13:31
OFF
Faz hoje 124 anos que nasceu Francisco Stromp, fundador do Sporting Clube de Portugal. “Um ‘leão’ que vestia a camisola ‘verde e branca’ por baixo da roupa do dia-a-dia.”
21 Maio, 2014 at 14:25
Faz hoje 34 que nasci eu. Roam-se de inveja, no mesmo dia do nosso fundador 🙂
21 Maio, 2014 at 14:36
Sendo assim parabéns Brunovl!
21 Maio, 2014 at 14:55
parabéns Bruno, paga aí uma rodada… 😉
21 Maio, 2014 at 15:02
Parabéns! Como prendas tens o Marco Silva, contente?
21 Maio, 2014 at 15:17
Obrigado.
Uma rodada? Pago pelo menos 34 🙂
Fico agradado com a prenda pois. Venha a nova época masé!
21 Maio, 2014 at 15:23
pois então aqui ai uma salva de palmas para o Brunoviiii…clap clap clap
21 Maio, 2014 at 15:43
Então, parabéns!!!!
SL,
21 Maio, 2014 at 16:20
Happy birthday!!!
(modo jorgi jejuns on)
ap bird ei
(modo jorgi jejuns off)
21 Maio, 2014 at 13:34
Conferência de imprensa: Classe.
Presidente: A Classe.
Leonardo Jardim: Agradeço o teu Sportinguismo ao aceitares este projecto depois da pior época da nossa história, de certeza que tinhas propostas mais vantajosas, mas optaste pelo clube do coração tal como referiste mais que uma vez. Agora chegou a hora de dares um passo em frente, tu e o Sporting Clube de Portugal. Mais uma vez obrigado por nos teres feito sonhar e por nos teres brindado com toda a tua competência. Desejo-t€€€ os maiores sucessos desportivos (excepto quando em confronto com o nosso Amor!!).
Próximo Treinador: Ao que tudo indica será o Marco Silva, se assim for, será um upgrade do anterior, como tal, tranquilinho!
Viva o Sporting Caralhooo!
21 Maio, 2014 at 13:37
Encerremos o capitulo Leonardo…
E vamos arregaçar as mangas para defender o que vem a seguir…?
Bora lá malta…!!
Sporting Sempre…!!
SL
21 Maio, 2014 at 13:41
A ironia para mim nesta treta toda é que eu vou com o Leonardo Jardim… Sim… Estou eu também a pouquíssimas semanas de emigrar para lá!
Muahahahah
Mas atenção que se o Sporting me quiser dar emprego eu vou para lá por muito menos.
Boa sorte então para o Jardim, mas principalmente para mim é para o futuro treinador! 🙂
21 Maio, 2014 at 13:49
Boa sorte em especial para si…!!
SL
21 Maio, 2014 at 13:57
sei de fonte segura que o Leo só foi para o Mónaco, depois de obter a permissão do Presidente, e com o único intuito de aplicar no montinho o tratamento “elias trindade” …. cá se fazem.. cá se pagam!!
21 Maio, 2014 at 13:59
Faltaram-lhe tomates para assumir o desejo do presidente e de todos os Sportinguistas de sermos candidatos ao titulo. Fez um bom trabalho, isso é inegável mas um clube como o SCP é sempre candidato e termos ficado em 2º lugar seria aceitável querer-mos mais, o presidente acreditou no trabalho do treinador, trabalho esse em que o próprio se calhar não acreditou.
Uma página virada neste livro que se chama “História do SCP”, venha o próximo e que acredite no seu trabalho assim como o presidente acredita.
21 Maio, 2014 at 14:03
ps: também lá estão o Rúben Semedo e o Tobias Figueiredo. Tenho fé neste último.
21 Maio, 2014 at 14:25
off mode:
“Fernando Seara apresenta hoje (18h) candidatura à presidência da Liga de Clubes”.
só me faltava uma histérica aos guinchos, como presidente da Liga.
21 Maio, 2014 at 15:03
Este é o eterno candidato a tudo.
21 Maio, 2014 at 16:27
É o chamado candidato de barro… atira-se à parede e depois logo se vê se pega!
21 Maio, 2014 at 16:22
Mée´´eééééé
21 Maio, 2014 at 14:32
Continuo a achar que ele próprio já tinha decidido não continuar, o Presidente já o tinha sentido e a coisa até nem rolou mal. O interesse do Mónaco ajudou – ou terá sido ao contrário? Com Mónaco ou sem Mónaco, cheira-me que ele não ficaria…
21 Maio, 2014 at 14:42
BRAAAAAAAAAAAAAAÇOS NO AR TUMTUMTUM TODOS DE PÉ! VAMOS CANTAR! SPORTING ALLEZ!!!! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ!!!!! BRAAAAAAAAAAAAAAÇOS NO AR TUMTUMTUM TODOS DE PÉ! VAMOS CANTAR! SPORTING ALLEZ!!!! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ!!!!! BRAAAAAAAAAAAAAAÇOS NO AR TUMTUMTUM TODOS DE PÉ! VAMOS CANTAR! SPORTING ALLEZ!!!! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ!!!!! BRAAAAAAAAAAAAAAÇOS NO AR TUMTUMTUM TODOS DE PÉ! VAMOS CANTAR! SPORTING ALLEZ!!!! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ!!!!! BRAAAAAAAAAAAAAAÇOS NO AR TUMTUMTUM TODOS DE PÉ! VAMOS CANTAR! SPORTING ALLEZ!!!! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ! SPORTING ALLEZ, SPORTING ALLEZ!!!!!
21 Maio, 2014 at 15:01
Olha-me este…. já está preparado para a próxima época!
Continua assim… 😀
21 Maio, 2014 at 14:47
E de repente passa-me pela cabeça: porque não um treinador que não se esteja à espera?!
Fernando Santos, Manuel José, Domingos…. alguém diferente do que se espera
21 Maio, 2014 at 14:56
Laudrup….
21 Maio, 2014 at 19:30
like…
pos o Swansea a jogar á brava, e foram senao me engano os unicos a bater o sevilha em casa…do sevilha…
21 Maio, 2014 at 15:00
Domingos???
O Minguinhos???
O mamão do Paciência???
Esse Domingos… Foda-se… de facto, depois de nos mamar um ano e tal de ordenado, sim… seria de facto um gajo completamente inesperado!
21 Maio, 2014 at 15:07
Get busy living or get busy dying !
21 Maio, 2014 at 15:12
Eu vejo a saída do Jardim como inevitável, como verdadeiro Leão, procura sempre novos desafios, e a verdade é que o Sporting para o ano já não seria desafio, com esta direcção, os nossos jogadores e mais alguns, para o ano, é Liga dos Campeões, é campeonato, é taças, podem já encomendar as faixas 🙂
Como tal ele escolheu ir para um campeonato ainda menos competitivo que o nosso, para uma equipa cheia de dinheiro e recheada de vedetas (ergo João Moutinho, eleito um dos flop do ano do campeonato francês), portanto aí sim um verdadeiro desafio, lá não terá Inácio, nem BdC para ajudar, aquilo sim vai ser a doer… 🙂
Além disso, viver em Portugal com 25.000€ é fácil e vive-se bem, no Monaco, com 10x mais é complicado, aquilo lá tudo custa 10x mais, portanto isso sim um verdadeiro desafio… 🙂
Dito tudo isto, venha o Marco Silva, que esperemos não seja Sportinguista, assim conseguirá ficar aqui uns anos, e ganhar tudo o que há a ganhar com a nossa estrutura directiva e os nossos jogadores.
21 Maio, 2014 at 15:24
Por um acaso … acho que não vai ser o MS? feeling…
21 Maio, 2014 at 16:29
Mais uma vez cherba faz um post de fazer as bancadas todas de pé em apluso unissono!
Obrigado
Eu so lhe teria metido o titulo “Não te esqueças da mala de cartão”
Como diz o primeiro comentario: Só me apetece gritar… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING… SPORTING…
21 Maio, 2014 at 22:37
LionHeart ????