Um dos meus maiores desgostos é não estar em Portugal para poder apreciar uma das grandes iguarias que o nosso país tem para nos oferecer, os caracóis. Gosto do petisco. Acompanhado das habituais imperiais, sou gajo para varrer duas ou três pratadas sozinho. Confesso até, que quando tenho a oportunidade de os saborear, transformo-me num egoísta sem escrúpulos e começo a varrê-los sem pedir licença a ninguém. Não foram raras as vezes em que me juntei a amigos numa caracolada e no fim eles ficaram sempre com um sentimento de insatisfação. Já eu, apanhei valentes barrigadas que me levaram direitinho à casa de banho porque acabava sempre por comer a minha parte e a parte de mais 2 ou 3. Tudo isto é feito através de uma estratégia muito bem delineada que consiste em várias acções camufladas por entre a conversa como ir puxando, paulatinamente, o prato para bem perto de mim, agarrar os que têm a cabecinha de fora e aproveitar o tempo em que eles estão às voltas com o palito para ir enfardando como se não houvesse amanhã.
(Depois deste intróito, acabo de perceber que daqui para a frente, dificilmente haverá caracóis para mim na nossa tasca. Não faz mal, como pipis…)
Voltando aos caracóis, nem todos são comestíveis. Há uns que me dão dores de barriga sem sequer os colocar no bucho. Falo, obviamente, dos caracóis do Rui Santos. Quer dizer, nem são bem os caracóis..é mais a parvoíce que habita debaixo deles. Isto tudo porquê? Porque ouvi o gajo no programa Play-Off do último Sábado. Confesso, é um gajo que me confunde. Tanto me põe a pensar coisas como “Epaa! Este gajo até diz umas coisas acertadas!” como me dá vontade de vomitar o jantar nos dias em que ele vem com as habituais teorias catastrofistas. E muitas vezes isso acontece no mesmo programa. Mas vamos ao que ele disse.
Primeiro, a habitual crítica ao Paulo Bento. Apesar de pouco me interessar se isso provém de um ódio visceral ou de uma formidável isenção, a verdade é que ele tem toda a razão naquilo que disse sobre a convocatória e os interesses que nela estão escondidos. Até aqui tudo bem. Depois passou ao Marco Silva. E o que ele disse, basicamente, foi que o nosso treinador “embarcou na onda de Bruno de Carvalho e que pode estar a assinar a sua sentença de morte”. Assim mesmo, sentença de morte. Ora, isto leva-me a ter alguns pensamentos que me apetece partilhar com vocês:
1) Qualquer gajo que chegue ao Sporting, seja treinador ou jogador, está condenado ao fracasso. Seja ele o maior da Europa ou o maior da sua rua, quando chega ao Sporting “morre”. toda a conversa da estabilidade que existe e dos méritos do presidente que blindou o clube, da competência da estrutura é mandada para as urtigas. Voltámos a ser um cemitério de treinadores. Os 4 anos de contrato do Marco Silva demonstram isso mesmo. Que à mínima agitação, o pobre coitado está fora. Não estivessemos nós a nadar em dinheiro e disponíveis a pagar indemnizações aos treinadores que despedimos.
2) O Sporting está impedido de lutar pelo título. Se, na prática isso é visível com as arbitragens que assistimos esta época, hoje fiquei a saber que já nem sequer podemos “querer” lutar pelo campeonato. O Sporting está bem é no seu cantinho e sem chatear ninguém. Querer assumir a candidatura ao título é um sacrilégio nesta merda de bipolarização do futebol português que, em muito contribui os comentários deste indivíduo.
3) O Sporting tem sempre “coisas para consolidar”. O quê, o gajo nunca explica. Mas existe sempre trabalho a fazer, etapas para alcançar, coisas para consolidar. Quanto aos rivais, aquilo é sempre tudo muito estável e funciona tipo relógio suíço.
Pois bem…O caracolinhos, em relação ao Sporting, adora elaborar teorias catastrofistas. E até sou capaz de o compreender. Tantos anos a prever o nosso Holocausto e a acertar, que para ele a vida já nem tem o mesmo sabor se não avançar com , pelo menos, umas 57 teorias do caos por semana. Mas vou-lhe dar uma novidade: Os judeus chatearam-se. Estão fodidos com esta merda toda e vieram para se vingar de todos estes anos de bullying nazi. E qualquer pessoa inteligente sabe que meter-se com judeus nunca é uma boa ideia. (o facto de ter dado este exemplo depois de ter visto ontem o Inglorious Bastards é uma mera coincidência). Depois, e esta é a parte engraçada, é que tudo aquilo que esse gajo diz acaba sempre por cair, muitas vezes, logo no dia a seguir. Toda a gente se lembra do que ele disse um dia antes de apresentarmos o Marco Silva e de um suposto jantar que teve com o Orelhas há duas semanas com o objectivo de discutir a sua contratação. Bom, pelo menos o Marco comeu à borla dando um novo sentido à expressão “não há almoços grátis”. Aparentemente, jantares há. E só por ter arrancado um jantar a um dos maiores chulos deste país já tem a minha admiração. Espero que tenha pedido lagosta.
Depois de Marco Silva veio, como já era previsível, o comentário à saída do Leonardo Jardim. E o que ele disse foi que haviam divergências com o presidente e que por isso ele “fugiu” sabendo que dificilmente faria melhor do que fez esta época com “este presidente”. Algures, escondido pelo meio da diarreia, lá veio uma pequenina referência ao encaixe que o Sporting fez.
Portanto, filtrando tudo o que o gajo disse sobre os últimos acontecimentos no Sporting, fica isto: O Marco Silva está fodido. O Jardim pôs-se na alheta. O Sporting está em crise. Eis como se transforma um grande acto de gestão numa crise profunda. Infelizmente, a maioria dos sportinguistas (que não está em modo “F&R” como nós) ouve isto e come com batatas.
Fica aqui a minha mensagem para o caracolinhos: O Sporting que ele tanto gostava acabou. Hoje temos competência. Muita competência, comprovada por exemplo, com o facto de termos, em dois anos, roubado dois treinadores que estavam nas cogitações dos nossos rivais. Comprovada também com o facto de termos deixado um rival com o triplo do nosso orçamento a 6 pontos. Comprovada com o facto de termos, pela primeira vez na história do clube, realizado um encaixe com um treinador. E, já agora, por termos demorado 24h a apresentar o seu substituto. É bom que ele se habitue a isto. Vai levar tempo para fazer o desmame mas há-de lá chegar. Sugiro que aponte a espingarda lá para norte porque parece que aquilo anda a cair aos pedaços. Ou até mesmo para o outro lado da Segunda Circular onde temos um treinador que num dia diz que está apaixonado pelo clube e no dia a seguir tem a mala à porta.
O Marco Silva tem uma tarefa difícil. Ninguém contesta isto. Era só o que faltava ser fácil treinar o melhor clube português! Mas em vez do Rui Santos andar dizer que ele vai “morrer” ou que “caiu na armadilha” seria bem mais interessante destacar a sua ambição e o facto de estar a ser recompensado pela competência que demonstrou no Estoril. Havia tanta coisa positiva para destacar da contratação do técnico português mais promissor do momento que só posso concluir que o caracolinhos teve uma valente recaída. Neste momento, o Rui Santos está em “cold turkey” porque a droga que se habituou a ter aos montes, acabou. E agora, coitado, mal consegue disfarçar a falta que a mesma lhe faz. Graças a Deus que o Sporting deixou de ser o seu dealer.
PS: Depois de escrever este texto deu novo programa onde o gajo comenta a entrevista aldrabada do Orelhas. E muito mais poderia escrever sobre esse exercício gratuito de subserviência. E sobre tanta coisa que ele vai dizendo semana após semana. E como vocês já sabem que eu tenho uma especial predilecção para tentar dissecar e limpar alguma merda que a imprensa vai debitando a respeito do Sporting, só posso dizer que, no que depender do Rui Santos, nunca faltará bacalhau nas vossas mesas.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
30 Maio, 2014 at 11:33
Tasqueiros que gostem de caracóis, atenção.
Realiza-se este fim de semana (dias 30, 31 e 1) o Arraial do Parque das Nações.
Os ditos bichos vão estar por lá em grandes quantidades.
E podem encontrar-me no balcão Super Bock.
SL,
30 Maio, 2014 at 11:38
Muito bem Sá. Queres beber alguma coisa?
30 Maio, 2014 at 11:41
Manda vir uma garrafa do teu Chianti.
30 Maio, 2014 at 11:44
Hehehehehe eu por acaso tb tive a infelicidade de ver o programa em que o caracolinhos debitou essa ranheta. Cherba, uma garrafa de Chianti aqui para o balcão!
30 Maio, 2014 at 11:44
Sá, bom texto.
Qd cá vieres, apita. Caracóis são por minha conta. Mas com muito picante.
Engraçado, um gajo que em Angola tem marisco com fartura … 🙂
Sobre o caracolinhos, alguma novidade? Por um lado diz merdas que toda a gente sabe mas alguns não dizem, por outro lado dispara e no meio de tanta bala lá acerta uma ou outra. Conteudo, zero.
Depois admira-se em levar nos cornos …
30 Maio, 2014 at 11:55
sa, era do tipo de pires ou caçavas para comer?
Parte do gozo era ir apanhar os bichinhos, depois pô-los a descansar uns dias com rodelas de batatas numa caixa fechada com aquelas sacas de rede com que embrulhavam os legumes
30 Maio, 2014 at 12:02
Não, para mim é já cozinhado e pronto a marchar.
30 Maio, 2014 at 12:07
Ah, já vi que és daqueles que pensa que os caracois nascem em couvetes no supermercado 😉
Antigamente até os próprios tascos tinham criação, agora é tudo importado de Marrocos. 😛
Mas prefiro agarrar no camuflado e na espingarda e ir buscá-los à natureza.
30 Maio, 2014 at 12:11
Num dia em que seja atacado pelas alergias habituais de primavera se quiseres arranjo-te alguns….alguns são só amarelinhos mas com o tempo consigo arranjar alguns bem verdinho…heheheh!
Talvez seja por esta associação que não consigo comer caracóis…Ca Noijo….
30 Maio, 2014 at 12:12
🙂
Uma pergunta de alguém que não percebe nada da arte: Espingarda?
30 Maio, 2014 at 12:20
Para me proteger dos donos dos terrenos onde ia “caçar” 🙂
Mas a sério, o pessoal dos terrenos até gostava das invasões para caçar esse petisco. Alguns (em especial a norte) nem acreditavam que o pessoal lhe invadia os quintais para apanhar os bicharocos.
30 Maio, 2014 at 11:57
Isso dá muito trabalho. É mesmo chegar a uma tasca e acompanhá-los com pão torrado e a bela da jola … 🙂
Chato é se apanhas algum que não sai … tentas, tentas … não sai … e qd olhas lá para dentro, está o caracol:
“Chupa, caralho, chupa !”
30 Maio, 2014 at 12:00
Comigo, se pedes pão torrado estás fodido!
30 Maio, 2014 at 12:34
deixa o homem pedir o pão, foda-se! encontras melhor forma de compensar a tua alarvidade?
30 Maio, 2014 at 12:43
Não, pá! Eu até agradeço!
Enquanto se entretém com o pão torrado lá vou eu enfardando. Depois não se queixem.
Ah, e a conta é a mielas! 🙂
30 Maio, 2014 at 15:21
Já que és do tipo de despejar as cascas para o prato de outro e dizeres que ainda não comeste nada …
30 Maio, 2014 at 12:41
Aparece na minha terra e sais de cá bem satisfeitinho e com o bandulho bem aconchegado dos ditos CARACOIS.
30 Maio, 2014 at 12:44
E que grande terra é essa?
30 Maio, 2014 at 12:02
Não sei, eu cá olho para aquilo e não consigo sequer provar. É cena para me dar a volta ao estômago, só de ver. Que menino.
30 Maio, 2014 at 12:02
O que me deixa mais lixado é que a campanha contra o BdC começa a ter contornos bastante graves, ao ponto de se fazerem as associações que esse debita postas faz.
A caça às bruxas vai começar e o alvo já se encontra definido: BdC. A partir de agora não haverá nos meios de comunicação perdão seja para o que for. Aliás, até o que é bem feito – como a contratação de um treinador de forma atempada e consciente – se pode transformar numa coisa negativa. E por ai fora. Por exemplo, cada venda de um jogador e/ou contratação vão ser alvo de uma gritaria maluca. Já assim foi com a saída do Elias (???) e assim será sempre – o presidente, sendo humano, vai errar mas, o que vai parecer, é que tudo o que fizer será mal feito.
30 Maio, 2014 at 12:12
Ontem vi 20 minutos do torneio de Toulon e fiquei com a sensação de que não jogamos nadinha à bola. Que coisa tão pobre!! E por ouvir falar tanto do Iuri, foquie as atenções nele…aquela atitude de estrela é incompreensível. O gajoperde uma bola á entrada da área por querer fintar meia equipa e depois fica parado a olhar para o chão…wtf?!
30 Maio, 2014 at 12:14
Imagina lá seres o melhor jogador daquele plantel e não fazeres um jogo a titular. E pelo que li nas crónicas, em todos os jogos que entrou revolucionou o jogo da equipa.
30 Maio, 2014 at 12:22
O Iuri foi titular contra o Chile
30 Maio, 2014 at 12:31
My bad. Depois desse jogo é que passou a ser suplente.
30 Maio, 2014 at 12:23
É o Ilidio Vale, porra. O tal da geração coragem, que era 10 gajos amontoados atrás a mandar charutos pro Oliveira correr (na verdade esses jogadores eram quase todos fraquinhos e não dava para muito mais).
O tipo é maestro de fanfarra, não de orquestra de música clássica.
O iuri, pelo que li (não tenho visto os jogos) preocupa pelo vedetismo. Não quero dizer que seja caso perdido, mas preocupa
30 Maio, 2014 at 12:37
É possível.
Mas eu não alinho muito nessa teoria do vedetismo. Os jogadores não são todos iguais. Os criativos serão sempre as vedetas e os outros serão sempre os operários.
O que se exige ao Iuri, no caso de ele se julgar uma vedeta, é ele confirmar isso com produção dentro de campo (golos e assistências). E isso ele tem-no feito na equipa B. Não trabalha tanto como os outros mas também os outros não fazem aquilo que ele faz. E precisamos de ambos. Agora, o problema é se esse vedetismo origina displicência e se isso acontece, então as críticas são justas.
30 Maio, 2014 at 14:16
Pois, é o Ilidio e tem lá o rui caçador e o oliveira… Enfim, os velhos do restelo, que continuam a mamar e a fazer os favores a quem os lá meteu, os bimbos corruptos…
Este Ilidio vale o que vale… É mais um treinador com o selo desta fpf, ou seja, marioneta. Que se movimenta desde a cadeirinha de baloiço até ao fax, recebe a convocatória e depois anuncia-a como tendo sido ele a faze-la…
Uma pobreza franciscana no que ao jogo em si diz respeito… Não se vê um fio de jogo, uma bola parada ensaiada, nada…
O SCP tem que fazer tudo por tudo para arrbentar com esta fpf de conluios, compadrios e gente mesquinha… Anseio pelo dia em que a mertiocracia impere na fpf…
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!!!
30 Maio, 2014 at 14:16
Não vejo nada no Iuri que me leve a crer que ele tem a mania que é vedeta. Tirando um jogo ou outro que ele de facto vem menos atrás para defender, na maior parte dos jogos trabalha, não é dos que faz mais em termos defensivos, mas imensas vezes vem atrás fazer compensações, e rouba bolas logo à saída do adversário…. Essa história do urso do Abel tem muito que se lhe diga…
30 Maio, 2014 at 12:34
Podes ganhar nos caracóis mas dou-te uma abada de 20 a 0 nos camarões da costa.
Não aprecio o bicho por isso nem os cheiro.
O bicho gosta de falar, gosta de se ouvir a si mesmo mas tem a esperteza para saber que a grande maioria do povo que o ouve funciona como as ovelhas, basta uma ir numa direcção que o resto segue.
Hoje em dia cada vez que leio que este ou aquele atacam o Sporting, encaro com um sorriso especial isso assegura-me que o meu Sporting Clube de Portugal esta como o desejo.
O bicho que sonha com perdões tem razão de o fazer, já se safaram pelo menos duas vezes com perdões, nada de anormal sonhar com mais um(isto sem falar em outros perdões disciplinares), o fio dental foi usado e abusado só que com o engordar do bicho o fio de tanto esticar ainda parte apesar de já nem se ver perdido de tanta “gordura” bem embaladas nas melodias do DJ Jay-sus.
Isto tem de ser assim curto e para terminar deixo aqui um pequeno quizz.
O que teem em comum todos estes bichos?
A) Rastejam
B) Produzem grandes quantidades de ranho.
c) Precisam de produzir ranho para sobreviver.
30 Maio, 2014 at 12:50
Sou gajo para entrar nesse desafio do camarão! Aliás, entro em todo e qualquer desafio que envolva enfardamentos industriais de petiscos. Nada a fazer, sou um alarve! Adoro a nossa culinária.
Foda-se…que saudades da tuga! Se Deus quiser vingo-me agora no Verão.
30 Maio, 2014 at 12:41
Grande Sá é isto mesmo.
Também gosto de caracóis mas este levava uma pisadela, é só veneno.
SL
30 Maio, 2014 at 14:12
Parabéns Sá… Ca ganda posta 😉
30 Maio, 2014 at 14:18
Copa meio cheia?
Copa meio vazia?
Vão-se Qatar…
http://www.youtube.com/watch?v=8Er_mwgfW_Q (a tradução não é lá aquelas coisas…)
http://www.youtube.com/watch?v=uHmJnLjZ5W0
30 Maio, 2014 at 14:22
Excelente texto, mais um. Infelizmente esta gentinha, tipo este caracolinhos, são pessoas altamente infelizes e sobretudo frustrados. Este conseguiu a cadeira de sonho à conta do paizinho, que esse sim, foi um jornalista… Ele que explique como é que começou a trabalhar na redacção desportiva dum jornal…
Ah, e Sá, quando vieres cá a Portugal se quiseres provar os melhores caracóis tens de ir ali ao pé de Palmela, na Lagoinha ao Rei dos caracóis… Atenção, podes levar uma abada das antigas…
Caracol de porte grande e saboroso que só provado, além do mais, canecas de cerveja e um pão com manteiga que até choram por mais…
SL
30 Maio, 2014 at 15:27
Bom post. Não gosto do gajo, gosto de alguns princípios que defende no geral, principalmente na questão de se regular as transferências, mas na analise do momento é uma autêntica manga de vento, e não lhe invejo os tiques de conspiração em questões de lana-caprina, o homem faz cada filme em qualquer assunto simplório.
30 Maio, 2014 at 15:41
“O Sporting está impedido de lutar pelo título. Se, na prática isso é visível com as arbitragens que assistimos esta época, hoje fiquei a saber que já nem sequer podemos “querer” lutar pelo “campeonato.”
À um ano atrás, ninguém nos deixava ir “jogo a jogo”, agora não podemos querer sequer lutar pelo titulo. Foda-se esta gente tem tanta graça que merece um soco atrás da orelha.
30 Maio, 2014 at 17:02
Grande posta Sá! Aliás, como de costume.
O que vale é que vai havendo pessoal a ver as alarvidades que essas marionetas do sistema vão debitando. Só assim e através dos comentários que vão fazendo por aqui, é que me vou mantendo a par dos disparates que debitam.
E podes ficar com a panela do raio dos caracóis, que eu não me importo! 🙂
31 Maio, 2014 at 1:45
Bela caracolada Sr. Sa!!!
e que saudades tb eu tenho deste piteu!
SL