«A situação, para já, está definida.Eu não irei fazer parte, Fui, de facto, convidado, houve algum tempo para pensarmos naquilo que seria o ideal e se estavam reunidas as condições ideais para que eu voltasse ao Sporting.Achámos, em conjunto, que este não era o momento ideal […] Por tudo aquilo que estava a passar-se nos últimos tempos e pela indefinição em relação a outros profissionais. Naturalmente que eu, como sportinguista, não poderia entrar num projeto em que sentisse que colegas e pessoas da estrutura não teriam os seus problemas resolvidos, nem iria criar qualquer situação desagradável para a instituição Sporting […] Tenho e terei sempre o desejo de voltar ao Sporting e, como manifestei há anos, de ser treinador principal. Vou aguardar e continuar a trabalhar», Litos, in CMtv
Esta é daquelas revelações que me deixa lixado. Epicamente lixado. Porque este era o homem homem que eu gostava de ver à frente da equipa B e por deixar no ar que ainda existe quem coloque interesses pessoais à frente do clube.
Convido-vos a ver a versão em vídeo (clica), que mostra a forma frontal como Litos aborda o tema Sporting.
6 Junho, 2014 at 10:39
a indefinição chama-se abel ter ainda 2 anos de contrato e ter visto pelos jornais que lhe estavam a fazer a cama e que andavam a procura de substituto, fez o que qualquer pessoa que gostasse de ser informada do assunto sem ser pelos jornais faria: só sai se lhe pagarem o restante do contrato
6 Junho, 2014 at 10:40
Nem mais Cherba “epicamente lixado”!! E o Litos como Sportinguista não deveria revelar contornos das eventuais negociações.
6 Junho, 2014 at 10:49
ainda estamos a tempo de contratar o Litos. Temos de aguardar.
6 Junho, 2014 at 10:54
uma questao(sem qq tom provocatorio)…o problema aqui é o litos nao entrar,ou o abel n sair?
falo sem conhecimento aprofundado na materia,de facto pareceu-me q a B n foi mt bem gerida/trbalhada…mas so o litos é q o conseguiria fazer?o abel n sera capaz de o fazer tbm?uma vez que ja tem amis um ano de expriencia e “devera” ter aprendido com os aeeros q certamente tera cometido(ng é perfeito).
so como side note:recordo-me de aparecer nos jornais o abel enviar recaods para jogadores,mas n m lmebro de o ver falar mal do sporting .
Reforço que nao apoio abel ou sou contra o litos ou vise versa.è apenas uma simples pergunta.
Obrigado
6 Junho, 2014 at 11:05
off topic
resultado da votação do melhor golo da historia do Sporting
1º com 30% Balakov vs setubal
2º 20% cherbakov vs beira mar
3º 15% paito vs benfica
6 Junho, 2014 at 11:06
O Litos fala que gostaria de entrar no Sporting como treinador principal. Será que lhe interessava entrar como treinador da B?
Mas sim, grande parte da situação deve estar relacionada com o Abel.
6 Junho, 2014 at 11:12
O Abel também mostra dedicação ao Sporting, pode não ser um treinador de sonho, mas ficou quando muitos fugiram como ratazanas. Foi dos poucos que permaneceu com a transição de Direcção.
Os motivos que levam o Sporting a prescindir de Abel serão meramente desportivos e nunca por dedicação ao clube, nisso ele é exímio.
6 Junho, 2014 at 13:58
Ficou porque se recusou a rescindir contrato!
Os outros foram despedidos ou aceitaram a rescisão, seguiram as suas vidas. Este e talvez outro, pura e simplesmente, recusam-se a rescindir contratos, aproveitando-se da situação do clube e ‘mamando’ o mais possível até atingirem os seus propósitos. Que nada têm a ver com os interesses do clube. Deve ter um contrato milionário.
Neste país confunde-se muito o que é profissionalismo… É ir treinar todos os dias? Então somos quase todos uns ‘maiores’. E Portugal tem índices de produtividade muito baixos porque as ruas são inclinadas e de vez em quando os transportes atrasam-se. Este senhor, pelo Sporting, nunca foi dedicado.
6 Junho, 2014 at 14:05
e sabes se não reduziu o salario?
6 Junho, 2014 at 11:13
Nada de surpreendente, não gosto de Litos. Não gosto mesmo dele, da sua postura e do modo como tem o rei na barriga, nem entendo qual a mais valia que supostamente teria em relação ao Abel, que ok teve um ano ruim, mas viu a sua equipa ser esfranfalhada com as saídas de jogadores quer para a equipa A, quer por empréstimos. Não sei o que é que se passou em relação a ele para estar de saída, mas acho muito natural que o novo treinador da equipa A do Sporting Marco Silva queira ter uma palavra a dizer em relação à equipa B.
Estamos portanto a falar de um não assunto, que só se tornou assunto porque Litos mostrou que é Litos- tal como o vinha demonstrado há décadas, que a vaidade abunda por aquelas bandas. Por alguma razão não teve a carreira à dimensão do seu talento, não é? Tudo se junta.
SL
6 Junho, 2014 at 11:20
teve a equipa esfanfalhada ou esfanfalhou a equipa? os empréstimos foram uma solução do clube para resolver conflitos entre treinador e jogadores…o João Mário já nem jogava… quanto a perdas para a equipa A, quais perdas foram efectivas? foram apenas casos pontuais, mas não é para isso mesmo que a equipa B deve também servir?
6 Junho, 2014 at 11:25
pau,
Se calhar são essas as razões que levam a direcção, e bem, a tratar do assunto Abel. Repito eu não sei o que se passou com o Abel no ano passado, nem gosto de especular sobre o que não sei.
Sei é uma coisa: a direcção que foi eleita com os meus votos e a equipa que dirige o futebol estavam a tratar deste assunto da mesma forma séria, discreta e competente que tem sido o seu apanágio desde o primeiro dia que entraram em funções. E o senhor Litos entendeu colocar este assunto na praça pública. Para quê? Por pura vaidade, para poder dizer que foi convidado. Foi isso que achei deveras lamentável e ruim. Mas nada surpreendente tendo em conta o personagem…
SL
6 Junho, 2014 at 11:25
comparar as mais valias técnicas do Abel e do Litos?!? Então, está bem…
6 Junho, 2014 at 11:29
Eu quero lá saber do Abel, para tratar do Abel está a direcção, e pelos vistos vai decidir a sua saída, logo alguma razão deve haver. Se bem compreendi a questão é o Litos, e a sua atitude lamentável, que mina o modo discreto como a direcção está a tratar deste assunto.
SL
6 Junho, 2014 at 12:02
não sei se ele mina a direcção, mas sei que o presidente já tinha enviado um recado interno: «O Sporting tem um projeto, um rumo muito bem definido. Acho que algumas pessoas estão desatentas, algumas dentro do clube, mas temos um projeto que assenta no rigor, na competência, na ambição e, sobretudo, na estabilidade, algo que desejamos enquanto estrutura diretiva»
se os dois discursos se cruzam, é que já não sei.
6 Junho, 2014 at 12:15
“se os dois discursos se cruzam, é que já não sei.”
pois … assim é críptico.
Como vimos em relação ao Leonardo a estabilidade parece ser o mais difícil de pôr na mesa. Em relação ao Litos ele disse para o que foi convidado? para a B? para outro cargo? Foi convidado quando?
Nem percebo porque colocam o Abel misturado com o Litos ? 😉
6 Junho, 2014 at 12:37
paulo, o convite foi para a equipa B
6 Junho, 2014 at 14:45
Não sei se acompanhou as miseráveis prestações da equipa B. Não sei se faz a mínima ideia do que é a equipa B. Não sei se faz a mínima ideia de quem é Litos e de quais as suas competências. Mas parece que não sabe. Explique-me entretanto porque deve o clube tem uma equipa profissional para fazer pastar atletas e servir os interesses pessoais do senhor Abel?
Litos foi um dos maiores talentos a jogar no Sporting, a primeira grande revelação da sua formação (talvez precedido de Freire). Fez uma carreira onde sempre foi leal e competente ao serviço do seu clube de coração e onde nunca se conformou a ser um banal peão sentado no banco como um tal Abel.
Quando foi convidado para assinar pelo Porto, recusou (ao contrário de Futre). Se calhar fez mal. Ao que parece, ficar no Sporting é recusar deixar de ser uma promessa. Para mim Litos foi uma certeza, um talento fenomenal! Quando achou que podia estar a mais, desenvolveu o seu enorme talento noutros clubes. Tinha uns pés mágicos. Pode ir ver na net, para descobrir quem era.
Acho que não faz a mínima ideia de quem fala. Como treinador, começou de base, aprendeu com os outros de forma humilde, fez uma excelente carreira em equipas menores em Portugal e moldou o Estoril de sucesso de Marco Silva, e quando teve oportunidade no exterior, teve sucesso e mostrou competência e qualificações, coisa que Abel nunca demonstrou, nem demonstrará.
Quem destruiu a equipa B foi o senhor Abel, com um futebol paupérrimo e miserável (já o havia feito nos juniores, uma falta de ambição gritante e uma petulância própria de quem provavelmente não tem talento para a função), e com uma arrogância paternalista, própria de quem tem sérias dificuldades em liderar. Um formador melhora, potencia, desenvolve talentos… não os destrói. Se Mané tivesse continuado na B hoje ninguém falaria dele. E Tobias, João Mário e outros, se não tivessem contrato assinado com o Sporting e fossem profissionais, por causa das opiniões (vamos cingir-nos a estas) do senhor Abel dificilmente quereriam representar o Sporting.
6 Junho, 2014 at 23:03
Muito antes de Litos – e só para falar de 1970 para cá – já o Sporting tinha forjado lendas nas suas categorias de base. Um nome apenas: Damas, o primeiro português a ser uma estrela na 1ª Liga espanhola. Prefiro Litos ao Abel (não se pode “retrocedê-lo”? Pô-lo a treinar os juniores, por exemplo?)
6 Junho, 2014 at 11:40
Mitchell Van der Gaag a treinador da equipa B !
6 Junho, 2014 at 13:02
O teu primo é um coxo.
6 Junho, 2014 at 13:04
qual primo? é que existem 2 farneruds
6 Junho, 2014 at 13:14
E sao irmaos. Logo o primo é dos dois
6 Junho, 2014 at 13:16
pois, mas qual deles é o coxo?
6 Junho, 2014 at 14:24
É o que for manco ahah
6 Junho, 2014 at 14:27
Se ambos forem coxos, o argumento serve.
6 Junho, 2014 at 17:51
E se for um mais coxo ainda que o outro?
6 Junho, 2014 at 16:31
Vamos ser práticos.
São “ambos os 2”.
SL,
6 Junho, 2014 at 13:38
😉
6 Junho, 2014 at 14:14
eu quero o Gaag. Pontus final
6 Junho, 2014 at 11:45
Litos, se é Sportinguista, se quer que um dia o seu futuro passe por defender as nossas cores, então podia começar por defender o Sporting. Podia e devia responder de forma diferente.
6 Junho, 2014 at 11:48
Gosto do Litos, mas neste caso esteve mal. Não tinha nada que por a boca no trombone.
Se não aceitou a proposta, o que tinha que dizer era que não comentava o assunto e ponto final.
Jô
6 Junho, 2014 at 11:57
Nâo percebo …
aparentemente Litos deixou uma certa aura de comprometimento com o clube … mas estou com o PPS. Não havia necessidade de vir agora deixar estas afirmações.
Se foi convidado e não aceitou devia manter reserva, até para preservar precisamente aquilo que diz que o levou a recusar a oferta. O respeito pelo clube e por quem lá está.
6 Junho, 2014 at 12:01
Ou muito me engano, ou esta entrevista pode fechar as portas de Alvalade ao Litos nos próximos anos. Se o BdC a vir, não vai gostar.
Outro que anda a meter a boca no trombone é o gajo do marítimo. Espero sinceramente que não comprem o derley/danilo. 1º porque não são jogadores para o Sporting.
2º porque estão a pedir dinheiro a mais
3º porque estão a usar a imprensa para inflacionar os jogadores
4º e mais importante porque o Rafael Martins é melhor!
6 Junho, 2014 at 12:14
Acho que o Litos está a meter-se um bocado em bicos dos pés, fico fodido com estas frases. Se o estão a convidar para a equipa B, não tem nada que estar a dizer que sonha em treinar a equipa principal, ele que guarde esse sonho para ele, prque cá para fora está a transmitir que se julga importante de mais para treinar a equipa B e quer já treinar a equipa principal. Independentemente de haver o Abel metido ao barulho, não gostei das declarações do Litos e fizeram-me lembrar umas declarações proferidas pelo Oceano há uns anos atrás quando foi convidado para treinador adjunto e o gajo respondeu que se fosse por ex. para diretor desportivo ainda aceitaria. É preciso que esta gente comece a pensar não o que o SCP pode fazer por eles, mas o que eles podem fazer para ajudar o SCP.
6 Junho, 2014 at 13:48
Isso foi antes ou depois do bar dele ter ido à falência?
6 Junho, 2014 at 12:17
Um bom treinador para a equipa B seria Mitchel Van der Gaag
6 Junho, 2014 at 12:17
Um off:
O nosso Presidente falou nos E.U.A., não sei o que ele disse pq não consigo ver no trabalho, mas quando chegar a casa mais logo vou ver.
Entretanto para quem quiser está aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=HQ351nKX6zs
6 Junho, 2014 at 12:20
Já estou a ouvir! Thanks
6 Junho, 2014 at 14:32
Bela entrevista do nosso Presidente. Importante esta proximidade com a diáspora Sportinguista.
6 Junho, 2014 at 20:16
Mais uma bela entrevista do Presidente.
6 Junho, 2014 at 12:22
Também me parece que o Litos por uns anos grandes não vai ter trabalho no Sporting…
6 Junho, 2014 at 12:31
O Litos não quer ser treinador da equipa B. É um direito que o assiste.
O SPORTING tem de ter um treinador de equipa B, que entenda o que isso significa e não ser um passo para no curto prazo ser treinador principal.
Ser treinador da equipa B, é ser um “assistente” da equipa principal, um motivador de miúdos vindos dos juniores à espera de uma oportunidade, “recuperador físico” para os lesionados da equipa principal…
Tem de se ter perfil para isso.
Já agora, sobre equipa técnica, o adjunto do Marco Silva a indicar pelo SPORTING, devia ser alguém experiente, sportinguista, mais velho, mas sem ambição a ser treinador principal,
6 Junho, 2014 at 12:42
Não tenho dúvidas de que o Litos seria o treinador ideal…
O que acontece é que ele Litos certamente…queria ser era treinador principal…
Não tendo aceitado o convite, acho que teria sido melhor que dissesse…: não chegámos a acordo…pode ser que noutra ocasião possa acontecer…
E pura e simplesmente…não ter dito mais nada…!!
SL
6 Junho, 2014 at 13:34
+ 1.
6 Junho, 2014 at 13:56
Treinador principal? Terei lido bem!?
Oh Sampaio queres ver que te foram (outra vez) ao saké?!
Z
6 Junho, 2014 at 15:49
É precisamente por aí que discordo de que o litos seria o ideal, por querer ser treinador principal
Para treinador IDEAL da B há duas hipóteses :
Um treinador experiente, sabedor, uma velha raposa, sem ambições ou melhor cuja ambição é formar craques, ser o último degrau duma evolução. Que queira fazer parte do sucesso da equipa sénior, sem ser ele o treinador, sendo apenas mais um da estrutura.
Ou um treinador muito jovem,ambicioso mas que consiga colocar o SCP antes da sua ambição.
Que sinta que tem e precisa de tempo para crescer…
Nenhum dos dois é fácil de encontrar
6 Junho, 2014 at 15:52
Um Moniz do futebol…
Para lá ficar muitos anos
6 Junho, 2014 at 15:53
Bielsa ou Van der Gaag!!!
Não mexe mais! 😛
6 Junho, 2014 at 16:06
Apoiado
6 Junho, 2014 at 13:55
Nunca percebi esta “loucura” com o Litos. Nem como jogador, nem como treinador. Mais um a chorar porque não pôde mamar…
Z
6 Junho, 2014 at 14:07
+1
6 Junho, 2014 at 14:16
+2, e aquela conversa do filho que veio pedir não sei o quê, para mudar de clube, também era escusada. Não se lembram? Não foi bonito, principalmente numa altura em que a nossa auto-estima era zero. Guardava para ele, caraças.
De certeza que, por menos, se arranja alguém melhor para a causa.
6 Junho, 2014 at 15:16
Essa está-me atravessada. Aquilo não se dizia porra, fosse qual fosse a direcção do Sporting.
6 Junho, 2014 at 15:15
Também acho. Como jogador foi uma moda. Ele, o Mário Jorge, o Morato e o Fernando Mendes eram os meninos bonitos do João Rocha, numa altura em que o Sporting já estava uns bons furos abaixo dos lampiões e dos andrades. Todos muito fracos, mesmo assim o menos mau foi Fernando Mendes. Da nossa formação nos anos 80, o único jogador bom foi o Futre. De LOOONGE. Aliás, só a partir da geração de Riade é que se pode voltar a falar em formação no Sporting. Na minha opinião.
6 Junho, 2014 at 14:00
Como sempre tranquilissimo sobre os assuntos do SCP. Que bom que sabe o levantar todos os dias. É verdade, sempre nos fazem falta noveletas para agitar a malta.
6 Junho, 2014 at 14:07
Litos… lol
Chamem mas é o Pedro Caixinha.
6 Junho, 2014 at 14:14
benfica vai vender bernardo , ivan e cancelo a um fundo por 10m cada………………………………..
looooooool é como diz o bdc……………………………….tem que se manter a aparencia mesmo quando a casa esta a ruir por todo o lado………….
6 Junho, 2014 at 14:17
já vi. Lol. 30 milhões pelos três, ou lá o que é. Está certo, nós acreditamos.
6 Junho, 2014 at 14:58
Pelo que se percebe… a estrutura decide que quer uma equipa B ambiciosa e competente, capaz de formar novos valores e com mais qualidade para a equipa A. E nessa natural ambição, recordar as palavras de Marco Silva e Bruno de Carvalho sobre o assunto, decide convidar Litos (e muito bem). Mas Abel recusa-se a sair…
Ao que parece, para alguns (cada vez menos) sportinguistas aqui da ‘Tasca’, qualquer trampa serve desde que tenha bom cheiro, ainda me recordo como me mandavam para ‘o caralho’ – não sei onde fica – para defenderem que Godinho estava a fazer um bom trabalho e que o professor Pardal era o maior de todos os treinadores e que nunca se poderia substituir um tal de Bento. Estavam com Godinho de alma e coração até à morte. Morreram num instante, mas pior, ressuscitaram! Mau para servir o Sporting, segundo estes, é quem teve sucesso e mostrou competência… esses normalmente têm todos defeito, ou são feios, ou têm uma barriga com alguém lá dentro…
Ao que parece o senhor Abel recusa-se a abandonar o Sporting (tal como Domingos), porque em nenhum outro clube vai ter um contrato tão chorudo… e ele sabe isso melhor do que ninguém. E enquanto lá está, pode fragilizar e muito, como Bento o fez, o clube e o seu futuro. Nisso Abel está a ser impecável. Triste é que um simples funcionário qualquer, ainda por cima sem competência e qualificações para a função, que ocupa um lugar chave ‘à força’ de um contrato que nunca deveria ter sido assinado, tenha mais poder e influência no futuro do clube que a estrutura que o gere e o seu presidente.
Para mim é simples. O senhor Abel é dispensado por maus serviços prestados, por falta de qualificações, ou simplesmente porque não serve aos superiores interesses do clube e paga-se a indemnização devida. E depois contrata-se quem sirva os interesses do clube. Litos seria fenomenal.
6 Junho, 2014 at 16:02
Se for esse o problema não vejo porque não é dispensado.
Afinal, ele nem pode ser o principal não é?
Logo não pode ser pago como tal…
Não percebo de direito laboral mas de certeza que se encontrariam buracos no contrato..
Por isso e por estar convicto de que o Abel não era uma ilha nem teria carta branca não me parece que o Abel seja o \um problema
Fala se muito dos problemas com jogadores mas será que tanto o João Mário e o menino iuri não poderão ter a mania que eram craques (bem mais do o Abel alguma vez foi )?
Ahn? Só estou a perguntar não a afirmar.
E se o Abel fosse mesmo o problema, a direcção não corria com ele? Mesmo que custasse 3 ou 5 milhões????
Então vamos brincar com a mais valia do SCP?
6 Junho, 2014 at 19:05
“Ao que parece o senhor Abel recusa-se a abandonar o Sporting”…
Tirando a função pública deste país, qualquer outra instituição pode despedir um seu empregado, necessitando apenas de lhe pagar aquilo que é de lei ou chegar a um acordo entre as partes. Essa lei é aquela que muitos de nós gostamos de referir quando o cenário nos toca. Porque diabo deveria agora ser diferente com o Abel?
O Sporting B terminou a época em 6º lugar, com os mesmos pontos do Benfica B, a 3 pontos do 3º lugar e a 9 do primeiro. Durante toda a época ouve jogadores que treinavam com o plantel principal e depois iam jogar pela B. Ouve jogadores que começaram na B e depois passaram para a A. Ouve jogadores contratados para a A que depois só jogavam na B e que já foram dispensados de tão bons que eram. Ouve jogadores da A que jogavam ao fim de semana na B para ganharem ritmo após lesões…
Alguém no seu perfeito juízo pode achar que todas estas condicionantes, todas estas situações, não influenciaram o rendimento da equipa B? Francamente!
E além disto ouve jogadores encostados, como o Fokobo por não renovar contracto. E ouve outros jogadores que sofreram de alguma mania de vedetismo, que acharam que também mereciam subir para a A ou, no mínimo, ter lugar cativo na B.
O engraçado é que quando era o Jardim ou o próprio presidente a mandar umas bocas dirigidas a jogadores com menor produção, toda a gente aplaudia e dizia que era mesmo assim, que tinha de se exigir aplicação e profissionalismo. Quem não desse o litro tinha um lugar no banco reservado. Quando foi o Abel a ter uma atitude idêntica… vergonha, quem é ele para falar assim com os miúdos, mais um dos amigos do Godinho, rua com ele,…
O Abel enquanto jogador e funcionário do Sporting foi sempre um grande profissional. Em todos os aspectos. Com a entrada do Bruno de Carvalho foi um dos que continuou e, pelo que sei, foi dos que concordou em descer o valor do seu vencimento. Se agora não contam com ele tenham a atitude correcta de o olhar nos olhos e explicar que o projecto que têm em mente não conta com ele e que, como qualquer pessoa de bem, a instituição Sporting agradece os serviços prestados e pagará aquilo a que ele, Abel, tem direito por lei ou outra verba resultante de acordo entre as partes.
Andar a negociar novo treinador sem definir a situação do actual não é a postura que nós sportinguistas gostamos que nos defina. Parece que começamos a ser um clube igual aos outros, quando desde sempre gostamos de sentir o contrário.
SL
6 Junho, 2014 at 15:44
Van der Gaag seria no mínimo… o “reacender” de uma paixão antiga.
E às vezes, já se sabe… a coisa pega fogo.
6 Junho, 2014 at 16:04
Se for esse o problema não vejo porque não é dispensado.
Afinal, ele nem pode ser o principal não é?
Logo não pode ser pago como tal…
Não percebo de direito laboral mas de certeza que se encontrariam buracos no contrato..
Por isso e por estar convicto de que o Abel não era uma ilha nem teria carta branca não me parece que o Abel seja o \um problema
Fala se muito dos problemas com jogadores mas será que tanto o João Mário e o menino iuri não poderão ter a mania que eram craques (bem mais do o Abel alguma vez foi )?
Ahn? Só estou a perguntar não a afirmar.
E se o Abel fosse mesmo o problema, a direcção não corria com ele? Mesmo que custasse 3 ou 5 milhões????
Então vamos brincar com a mais valia do SCP?
6 Junho, 2014 at 18:50
Ssinceramente nao percebo o porquê de tanto entusiasmo com o Litos, como jogador…fraquinho. Bons pes, mas muito fraquinho fisicamente e com pouca cabeça. Como treinador, ainda não vi nada.