Naming. O termo não nos é estranho, até por já ter feito parte da estratégia para aumentar lucros, através da Academia. A Academia Sporting passou, então, a intitular-se Academia Sporting Puma, algo que pouco ou nada nos incomodou enquanto adeptos.
Mas o caso muda de figura, quando em questão passa a estar o nome do nosso estádio. O nome do nosso José Alvalade. Talvez o “problema” resida, precisamente, aí: na forma como gostamos de homenagear quem ajudou a escrever a nossa história. Podíamos jogar no Estádio do Leão, no Estádio do Campo Grande, no Estádio do Lumiar, mas jogamos no Estádio José Alvalade. Tal como veremos as nossas modalidades jogarem no pavilhão João Rocha, justíssima homenagem que levanta, imediatamente, uma barreira a um futuro naming.
Ora vem isto a propósito da notícia do Jogo, segundo a qual «o Conselho Diretivo liderado por Bruno de Carvalho tem vindo a encetar contactos no sentido de negociar o naming do Estádio José Alvalade». O objectivo passará, de acordo com a notícia, «por encaixar cerca de sete milhões de euros anuais com a operação (com o contrato a ter um prazo máximo de dez anos), de modo a compensar a receita atual de 3,5 milhões de euros proveniente dos acordos de patrocínio com as várias marcas que têm o seu espaço no recinto, sobretudo as que dão nome às bancadas do Estádio José Alvalade».
«Os contactos que estão a ser estabelecidos pelos dirigentes leoninos são sobretudo direcionados para grandes empresas do Médio Oriente com interesses globais, com particular destaque para as companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos, nomeadamente a Emirates – que figura no nome do estádio dos ingleses do Arsenal – ou a Ethiad – que dá nome ao recinto do atual campeão inglês, o Manchester City».
Obviamente que tal operação terá que ser validada em AG, com 75% de votos a favor por parte dos sócios, algo que falhou redondamente quando, em 2011, Godinho Lopes tentou fazer passar esta medida para um naming que andaria entre os 4 e os 5 milhões. E há outro pormenor a ter em conta: se estamos a falar numa substituição total do nome do estádio, se de um acrescento ao mesmo, como aconteceu no caso a Academia.
No fundo, trata-se de uma decisão nada fácil, mas vou dizer-vos o que mais me dá que pensar quando coloco esta questão a mim mesmo: irrita-me pensar que centenas/milhares de sócios que imediatamente vão renegar a mudança, são as mesmas centenas/milhares que podem ir mas que não vão a Alvalade, ajudando a que a nossa casa não esteja constantemente acima dos 40 mil no apoio à equipa. Mais, muitos dos que virarão costas a uma mudança, são os mesmos que se lamentam, constantemente, da nossa incapacidade de gerar receitas extraordinárias que nos permitam ter um plantel ainda mais competitivo. Um plantel que valha títulos constantes e um estádio muito mais lotado do que actualmente.
Pela parte que me toca, obviamente que cantam as sinetas quando penso que, no arranque de cada época, o nome do estádio e das bancadas do mesmo nos pode dar 10,5 milhões garantidos. É quase metade do nosso actual orçamento. A minha única dúvida, mesmo sabendo que a nossa história nunca se apaga, é se estarei pronto para ir ver jogos a um Apple XXI, a um Intel Arena ou a um Coca Cola Stadium.
9 Junho, 2014 at 11:38
Podem fazer um acordo! Para mim será sempre Estádio José Alvalade, estádio que está inserido no complexo Alvalade XXI.
Bom seria ter uma empresa que fizesse o acordo e tivesse como símbolo um leão… seria ouro sobre “verde e branco”.
O mundo evoluí e temos que nos adaptar. Em Inglaterra quase todos os grandes clubes já não pertencem aos sócios, pertencem ao capital privado. Não gosto da ideia e enquanto conseguirmos aguentar, aguentaremos; mas as questões de associar os nomes a marcas não me choca, desde que bem escolhidos e com bom retorno.
9 Junho, 2014 at 11:39
ó Cherba, vou repetir-me, já escrevi algo semelhante á uns posts atrás mas…já sabes de alguma novidade em relação aos novos equipamentos? é que como disse, estou em pulgas, e antes que comece a ficar com comichões já fui comprar Frontline…
e tu que podes amenizar isto tudo, não dizes nada…ó Cherba, torturas aqui o pessoal 😉
9 Junho, 2014 at 14:30
Oh! O meu cão não se dá com Frontline, como é que ao amigo isso é solução?
9 Junho, 2014 at 11:40
Não me choca essa questão … choca-me não haver ideias ou alternativas !! Há ideias, há alternativas, há um modo de fazer dinheiro fácil, que não acarreta mudanças directivas, desportivas ou de logística. É só um nome que renderá 7M por ano … o saudosismo e a filosofia é para quando estamos de bolsos cheios. Neste momento precisamos de CASH, e esta forma é fácil e não mancha o bom nome do clube.
Venha de lá esse Ethiad Stadium ou esse Aspire Stadium … até poderia ser Pingo Doce stadium … interessa é o fluxo de cash a entrar … é esse que nos dá a possibilidade de alcançar outros voos !!
9 Junho, 2014 at 11:41
P.S : Eu mudava o nome para Kit-Kat se me pagassem 4M por ano !!
9 Junho, 2014 at 20:24
Eu mudava para Twix. “Satisfaz duas vezes”…
9 Junho, 2014 at 11:41
nem mais!
9 Junho, 2014 at 11:41
Alvalade será sempre Alvalade. 7 milhões? Até podem ser 6.9 milhões 🙂
9 Junho, 2014 at 11:41
Então parece que por aqui é pacifica a ideia…:
Nome próprio…: JOSÉ ALVALADE
“Alcunha”…ainda não sabemos qual ela será…mas vamos aceitá-la… porque nós não somos palermas…!!
Sporting Sempre…!!
SL
9 Junho, 2014 at 11:43
A mim não me choca nada, não sou cética em relação a esta questão. Não gosto é de petrodólares e lavagens de dinheiro, por isso a marca que chegar tem de ser séria e não dirigida por jogadores profissionais de FM.
9 Junho, 2014 at 12:08
Maria…normalmente quem faz essas lavagens…não expõe o seu nome próprio…!!
SL
9 Junho, 2014 at 11:44
Geraldes no Sporting? LIKE!
9 Junho, 2014 at 11:48
Incomoda-me bem mais ter que levar com o Lidl no Alvaláxia bem como a loja dos chineses (Loja Maria). Sinceramente não dou grande importância ao “naming” das estruturas desportivas considerando até que deverá ser explorado ao máximo a nível comercial. Penso isso em relação à academia, bem como ao estádio bem como ao novo pavilhão (até poderia ser uma forma de financiamento das modalidades). Acho que existem diversas formas de homenagear as individualidades que fizeram história no Sporting e como exemplo dou a excelente homenagem prestada pela Juventude Leonina ao eterno presidente João Rocha (em todos os jogos) bem como o Troféu criado de homenagem aos “Cinco Violinos”.
Avancem com o “naming”, uniformizem a publicidade dentro do estádio fazendo os possíveis para retirar a cor vermelha da nossa visão, acabem com as placas publicitárias nos camarotes a fazer lembrar os campos pelados das distritais, enfim, tornem o Sporting um clube moderno e sustentável… sejam inteligentes!!!
9 Junho, 2014 at 12:02
Acho que poderia ficar uma conjugação dos dois, à semelhança do que se fez com o naming da Academia.
No caso do Estádio, parece-me mais apropriado que surja o nome do patrocinador em primeiro lugar. Tipo «Estádio Google/Alvalade», por exemplo.
Mas visto que o nome de José Avalade está consignado nos Estatutos do Clube para ser perpétuamente o nome do Estádio, e isso é algo muito sério e importante para os associados, qualquer alteração terá que ser decidida pelos veneráveis sócios do Sporting Clube de Portugal, e o que eles decidirem será lei e terá que ser aceite.
9 Junho, 2014 at 12:04
*Mas acho que a verba que aqui foi falada é algo curta. Parece-me que o nome do Estádio do Sporting é mais valioso que isso…
9 Junho, 2014 at 12:10
Pois é…mas normalmente eles não pagam “valores morais”…!
SL
9 Junho, 2014 at 12:24
Quais valores morais?
Se estão interessados, paguem o valor justo
9 Junho, 2014 at 12:39
Eu queria dizer…”valores sentimentais”…!
9 Junho, 2014 at 12:16
Não tenho nada contra, antes pelo contrário – quem não tem dinheiro não tem vícios. E para nós será sempre o José Alvalade.
Só algumas ideias:
i) certamente se terá em conta recusar naming de empresas com duvidosas cores (tipo Vodafone) ou passarada no símbolo (tipo Barclay’s), especialmente se isso implicar a sua exposição no Estádio. 😛 Da mesma forma o tipo de negócio da empresa: nos USA um dos estádios da MLB tem naming de uma companhia de comida para cão 😛 😛
ii) idealmente uma empresa em tons verdes, ou com o símbolo do leão…
iii) tentar negociar, na assinatura, uma verba extra, tipo overhead (de despesas de assinatura), a usar no fosso e/ou cadeiras
iv) tentar negociar uma verba adicional por objectivos, associada a aumento de exposição da marca (por ex, por progressão nas competições europeias, etc)
SL
9 Junho, 2014 at 12:17
Até me podem chamar de querido se me derem alguns milhões…
Sério, não me choca nada, eu continuo a dizer que vou ao Estádio de Alvalade, que vou a Alvalade.
o Alvalade XXI não me diz nada, e se o chamarem de Peugeot Sporting Arena (por causa do Leão), em nada me chateia…
por mim, siga para bingo
9 Junho, 2014 at 12:18
Por mim passa, independentemente da marca. Até poderiamos fazer um “leilão”, quem der mais ganha.
BdC tem de fazer ver aos “velhos do restelo” que esta medida não passa por uma questão de vaidade/moda, mas sim pela necessidade de fazer encaixes financeiros extra, até porque não precisa ser uma solução para todo o sempre.
O Barcelona também nos seus estatutos diz que não podiam ter pub nas camisolas, mas lá trataram de pôr a pub e fazer um belo encaixe (sim, sei que foi de maneira bastante manhosa :)).
A finalizar Alvalade será sempre Alvalade.
9 Junho, 2014 at 12:21
A finalizar Alvalade será sempre Alvalade, a nossa casa, mesmo que se chame (temporariamente) whiskas stadium.
9 Junho, 2014 at 12:19
ncomoda-me bem mais ter que levar com o Lidl no Alvaláxia bem como a loja dos chineses (Loja Maria). Sinceramente não dou grande importância ao “naming” das estruturas desportivas considerando até que deverá ser explorado ao máximo a nível comercial. Penso isso em relação à academia, bem como ao estádio bem como ao novo pavilhão (até poderia ser uma forma de financiamento das modalidades). Acho que existem diversas formas de homenagear as individualidades que fizeram história no Sporting e como exemplo dou a excelente homenagem prestada pela Juventude Leonina ao eterno presidente João Rocha (em todos os jogos) bem como o Troféu criado de homenagem aos “Cinco Violinos”.
Avancem com o “naming”, uniformizem a publicidade dentro do estádio fazendo os possíveis para retirar a cor vermelha da nossa visão, acabem com as placas publicitárias nos camarotes a fazer lembrar os campos pelados das distritais, enfim, tornem o Sporting um clube moderno e sustentável… sejam inteligentes!!!
9 Junho, 2014 at 12:51
O lidl dói muito cada vez que para lá olho… como é que não se precavê a impossibilidade de alterar a fachada do edifício quando se vendeu o Alvaláxia?!
9 Junho, 2014 at 13:25
Teoricamente so podes mudar a fachada de um edifício com autorização do arquitecto.
9 Junho, 2014 at 14:12
E pelos vistos toda a gente já sabe quais são as condições do Taveira para negociar
muahhhhhh
“dói não dói??? Estudasses querida!!!”
9 Junho, 2014 at 14:26
Pois, mas o anúncio luminoso do lidl continua lá e não há maneira de nos desfazermos dele…
9 Junho, 2014 at 16:09
Não é bem assim. Sei do que falo.
10 Junho, 2014 at 11:02
O que é que não é bem assim? Que não nos podemos desfazer dele ou que não se pode alterar a fachada sem autorização do arquitecto?
9 Junho, 2014 at 12:20
Venham de lá mais esses 7M€ por época…
O Sporting precisa de aumentar receitas, na época passada tivemos pouco mais de 31M€, e este ano não deverá andar muito longe (ainda por cima sem competições europeias). É importante fazer chegar rapidamente este valor aos 50M€. Que sejam pelo menos 10M€ da CL (o que significa o apuramento mais uma boa campanha na fase de grupos), mais os 7M€ do naming, mais 2,2M da SportingTV… começamos a caminhar nesse fantástico sentido. Para poder ir aumentando o orçamento precisamos também de aumentar as receitas…
E para nós será sempre “Alvalade”!!!
E que seja uma marca que se identifique com os nosso valores 🙂
9 Junho, 2014 at 12:42
Imaginemos a reacção dos fundadores do clube se lhes dissessem que seria colocada publicidade nas camisolas? Hoje é algo que nos parece natural… o mesmo se passa com o “naming”.
O ideal seria o estádio ter o nome de uma empresa de envergadura mundial. Ajudaria a atrair outros sponsors, que não os mesmos de sempre, galp, pt, bes, e finalmente a abrir o clube ao mercado internacional.
9 Junho, 2014 at 13:02
Seria dinheiro para o clube ou para a SAD?
9 Junho, 2014 at 13:43
Fazendo uma estatística manhosa usando os posts dos tasqueiros parece-me uma mudança fácil. Passa com 99.7% de votos a favor e 0.3% de votos nulos.
Não somos melhores que os outros Sportinguistas, mas somos dedicados e interessados, bem como, somos informados. É desta forma que olho para a Tasca.
9 Junho, 2014 at 13:47
Aproveitando a onda do Naming, podiam fechar o fosso e vender essa bancada durante 100 anos!
9 Junho, 2014 at 14:15
Não sei até que ponto é possivel fechar 100% do fosso… mas gostava que se começasse a estudar essa possibilidade.
9 Junho, 2014 at 16:30
É perfeitamente possível e aumentaria em cerca de 3000 espectadores. Estrutura metálica e bancadas em betão pré fabricado. Para ficar mesmo bem resolvido, teria de se rebaixar o relvado, embora, dê para resolver sem o rebaixamento do mesmo.
9 Junho, 2014 at 13:53
Para mim desde que a marca não “ofenda” o clube impondo cores/símbolos que nos possam fazer alvos de gozo, sendo que o ideal seria uma combinação de nomes (mas não imperativo dependendo do dinheiro), que o prazo do naming não seja muito longo, e que o dinheiro seja bastante: aceito. Outro factor importante para mim era que a maior parte desse dinheiro fosse directamente para abater dívida. Quanto mais cedo sanearmos as contas melhor estamos para arrasar, gastar dinheiro em jogadores é sempre um risco, sobretudo quando ainda estamos mal financeiramente. Basicamente se me disserem: O passivo é “100”, com naming por 7 milhões por 10 anos passa a 30, assino de cruz.
SL
9 Junho, 2014 at 15:00
“O Sporting mostra a sua Raça” e os jogadores só podem andar carros desta marca 😉
9 Junho, 2014 at 16:08
Não seria má ideia!
9 Junho, 2014 at 16:11
Em relação ao destino dos dinheiros do naming estou com o 7-1.
A Peugeot não tem condições financeiras para um patrocínio do estádio, mas podia patrocinar o Sporting como a Audi faz com vários clubes.
9 Junho, 2014 at 16:22
Concordo, a Peugeot não terá possibilidades. A marca atravessa uma enorme crise.
10 Junho, 2014 at 1:19
Brilhante, gostei, aprovo. Cabecinha a funcionar. Para sermos competitivos não podemos esbanjar receitas dessa natureza. O SCP tem muito a fazer.
9 Junho, 2014 at 14:00
Sou totalmente de acordo da cedência temporária do nome do estádio. Isso é dinheiro fácil.
9 Junho, 2014 at 14:17
100 % de acordo que se negoceie o naming. Em pleno século XXI, o futebol é uma indústria que não se compadece com romantismos.
9 Junho, 2014 at 14:22
Sem ter lido os comentários, aqui vai o meu que pode ser repetitivo:
Primeiro que nada quero dizer que sou sócio com gamebox e que raramente falha um jogo em Alvalade.
Por mim podem dar outro nome em troca de tanto dinheiro. Não me choca, porque vou continuar a ir ao estádio José Alvalade. Venha de lá o carcanhol!
9 Junho, 2014 at 14:46
Olhe amigo se efectivamente nem leu os comentários anteriores… é para lhe dizer que foi quase o único que concordou com o naming do estadio…
Tirando o o scpz…só eu e os outros todos…é que concordámos com essa possibilidade…!! 🙂
SL
9 Junho, 2014 at 14:58
Se o novo nome arrastar umas obras para também dar um novo “ar” exterior ao Estádio… era ouro sobre verde 😉
9 Junho, 2014 at 16:06
Arrancar aqueles azulejos e colocar um revestimento bonito, pintar tudo o que é serralharias e estrutura metálica de cor branca e trocar as cadeiras para cor verde são os meus desejos para o nosso estádio.
9 Junho, 2014 at 16:26
Isso parece que só pode ser feito com autorização “do criador” do projecto o arquitecto não sei quantos…
9 Junho, 2014 at 16:04
O naming é só para encher chouriços e as contas do nosso Sporting. Quando me refiro ao estádio do nosso grande clube é sempre por Alvalade e isso não vai mudar, pelo menos para mim.
9 Junho, 2014 at 16:20
e preciso dinheiro que venha ele o nosso grande amor jogara sempre no estadio jose de alvalade nos nossos coracoes
9 Junho, 2014 at 16:32
Vejam lá se gostam!
http://postimg.org/image/ocbl51gz1/
9 Junho, 2014 at 17:10
Keep up the good work!!!
Só falta a outra metade do estádio… 😉
9 Junho, 2014 at 21:38
Quero tranquilizar o pessoal! Sei de fonte segura, que o arquiteto está de corpo e alma com qualquer alteração, desde que o nosso Presidente se referiu à pate do corpo que ele mais aprecia!!!
9 Junho, 2014 at 21:39
“parte”