Todos gostamos de anos em que temos um Europeu e um Mundial, porque tiramos a barriga de misérias e vemos futebol. Se em anos normais, existe um vazio desde Maio até Setembro, em 2014 poderemos assistir a futebol até ao dia 13 de Julho e, depois disso, arranca em força a pré-época, para vermos em acção os reforços e novo treinador. Para além disso, as especulação tende a diminuir. Menos nomes são disparados diariamente, porque os jornalistas têm muito que escrever.

Existem ainda assim desvantagens, tudo parece resolver-se mais lentamente. As vendas têm de esperar pelo Mundial, algumas compras também, definição de plantel atrasada e necessidade de começar mais tarde a época. Por isso mesmo, nada mais nos resta do que aproveitar esta competição, sempre com um olho nos rapazes que, como segunda pele, têm uma camisola listada de verde e branco.

Marcos Rojo – Se jogar a lateral esquerdo, sendo um central, já é difícil, jogar a lateral com três centrais ao lado é uma tarefa de leão. Marcos não entrou bem no jogo frente à Bósnia, porque ninguém da Argentina entrou, mas ainda assim foi um dos melhores elementos em campo. Desde cortes de letra até ser um dos poucos a dar velocidade ao jogo, Rojo chamou a atenção nesse jogo. Que pena, que um jogador tão valorizado quando chegou ao Sporting, esteja agora no auge da sua maturidade e responsabilidade e, muito provavelmente de saída. Numa selecção tão aclamada como a Argentina, um dos titulares ser um indiscutível do Sporting é algo que deixa qualquer um de nós orgulhoso e com pena de perceber que o mais certo é vê-lo crescer ainda mais ao longe.
De Marcos fica a sensação de que foi sempre mal orientado em clubes e selecção por onde passou. O seleccionador percebe tanto de futebol como nós e as passagens pelos clubes não foram estáveis. Agora, que tinha um projecto à sua medida, diz que tem um futuro para decidir após o Mundial. Espero que a escolha seja ficar de leão ao peito.

Rui Patrício – Depois do desastre que foi o jogo de Portugal, como sempre, tenta atribuir-se ao Patrício uma culpa que não teve. Está muito mal no lance do 4-0, mas repito, é o lance do 4-0. Mas, a verdade, é que é natural que a pressão caia sobre o guarda-redes em situações como esta e Rui não falha à regra. Cada vez mais tenho a certeza que o nosso número 1 deveria fazer carreira com as nossas cores, apesar de compreender o seu desejo de conhecer novos campeonatos. No Sporting, Rui encontrou uma protecção à custa do seu talento e do que lutou para calar o assobio da bancada. Vai voltar mais forte que nunca, como sempre! Estamos contigo Rui, eles esqueceram-se que por duas vezes um jogador alemão, isolado, falhou o golo devido ao teu talento.

William Carvalho- Parece que existe algum receio de colocar Almeida a jogar a lateral esquerdo, o que me leva a perguntar o que estará lá a fazer. Pensa-se então que Miguel será colocado a lateral esquerdo, abrindo o meio-campo defensivo para William Carvalho. Confesso que não compreendo como é possível deixar um jogador com as características de William fora do jogo mais importante do grupo, permitindo a Meireles ser uma nulidade em campo durante  90 minutos. Mas sobre essas questões não importa mais falar, importa perceber que o nosso Sir é parte da solução para os próximos jogos.

Slimani – Kompany, tem muito cuidadinho com os cantos. Slimani vai facturar, como sempre, hoje às 17h00 [Nota: Slimani acabou por não facturar, mas todos acreditamos que vai deixar a sua marca neste mundial]

Ps: Jefferson Montero, jogador que o Sporting supostamente tinha garantido, é hoje apontado ao Milan e ao West Brom. Naturalmente, devido à sua qualidade e montra que é o Mundial, teremos de aguardar pelos próximos dias. É que o Equador não vai passar os grupos.

Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)