É impressionante, mas mesmo numa época em que as pessoas andam mais bem dispostas com o sol, o calor, a praia, os gelados, as cerejas, as melancias, os caracóis, as mini-saias e tanta coisa à maneira, um gajo não consegue ter uma semana sem ter que evocar a máxima tasqueira, fight & resist.

Se um gajo está, calmamente, a ver um jogo do Mundial, vê o Rojo marcar um golo e os comentadores gritam “Garay!”. Pronto, eu aqui até percebo, porque é possível que a emoção os tenha quase levado a gritar “cum caray…” que tiveram que emendar utilizando o nome do senhor 2,4 milhões. Rewind. Se um gajo está, calmamente, a ver um jogo do Mundial, vê o Slimani ser abalroado na área e, face ao penalti por marcar, os comentadores afirmam «os árbitros começam a conhecer Slimani». Um gajo lembra-se imediatamente do Mota e fica com o resto do jogo estragado. E se um gajo pensa em ouvir o relato na rádio… o mais certo é ter um ataque de nervos quando crucificam o Patrício.

Entretanto,  resolvem multar a SAD do Sporting por algo que foi escrito no jornal. Atendado vergonhoso à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão, por parte de uma Federação Portuguesa de Futebol que devia demitir-se em peso. Inacreditável, capaz de suplantar a desfaçatez da multa 383 e, espero, algo que não ficará sem resposta nas devidas instâncias.

Mas o marisco estragado não se fica por aqui. Demonstrando comichões fora do normal, a ERC – Entidade Reguladora de Comunicação (ERC), adiou a emissão da licença que permitiria ao Sporting começar as suas emissões na próxima terça-feira, dia 1 de Julho. Com a equipa pronta e todos os meios técnicos preparados para o arranque, que coincidiria com a celebração de mais um aniversário do Leão Rampante, o Sporting vê-se, assim, impedido de dar mais um passo rumo ao objectivo de estar cada vez mais próximo dos seus sócios e adeptos. Curiosamente, a mesma ERC não se mostrou tão vigilante e exigente quando, em Outubro de 2013, a BenficaTV colocou em funcionamento o seu segundo canal sem, sequer, pedir licença para fazê-lo. Esse pedido foi feito em Dezembro de 2013 e, imagine-se, o parecer favorável da ERC chegou em… Março de 2014! Ou seja, durante seis meses o segundo canal lampião emitiu de forma ilegal coisa que, ao que parece, até pode dar prisão.

É triste que ainda antes da bola começar a rolar, já se tente inclinar o campo. Sejamos nós capazes de respirar fundo e, com a paciência e resistência que nos caracteriza, continuar a fazer o peso que impede esta gente de virá-lo completamente!