É impressionante, mas mesmo numa época em que as pessoas andam mais bem dispostas com o sol, o calor, a praia, os gelados, as cerejas, as melancias, os caracóis, as mini-saias e tanta coisa à maneira, um gajo não consegue ter uma semana sem ter que evocar a máxima tasqueira, fight & resist.
Se um gajo está, calmamente, a ver um jogo do Mundial, vê o Rojo marcar um golo e os comentadores gritam “Garay!”. Pronto, eu aqui até percebo, porque é possível que a emoção os tenha quase levado a gritar “cum caray…” que tiveram que emendar utilizando o nome do senhor 2,4 milhões. Rewind. Se um gajo está, calmamente, a ver um jogo do Mundial, vê o Slimani ser abalroado na área e, face ao penalti por marcar, os comentadores afirmam «os árbitros começam a conhecer Slimani». Um gajo lembra-se imediatamente do Mota e fica com o resto do jogo estragado. E se um gajo pensa em ouvir o relato na rádio… o mais certo é ter um ataque de nervos quando crucificam o Patrício.
Entretanto, resolvem multar a SAD do Sporting por algo que foi escrito no jornal. Atendado vergonhoso à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão, por parte de uma Federação Portuguesa de Futebol que devia demitir-se em peso. Inacreditável, capaz de suplantar a desfaçatez da multa 383 e, espero, algo que não ficará sem resposta nas devidas instâncias.
Mas o marisco estragado não se fica por aqui. Demonstrando comichões fora do normal, a ERC – Entidade Reguladora de Comunicação (ERC), adiou a emissão da licença que permitiria ao Sporting começar as suas emissões na próxima terça-feira, dia 1 de Julho. Com a equipa pronta e todos os meios técnicos preparados para o arranque, que coincidiria com a celebração de mais um aniversário do Leão Rampante, o Sporting vê-se, assim, impedido de dar mais um passo rumo ao objectivo de estar cada vez mais próximo dos seus sócios e adeptos. Curiosamente, a mesma ERC não se mostrou tão vigilante e exigente quando, em Outubro de 2013, a BenficaTV colocou em funcionamento o seu segundo canal sem, sequer, pedir licença para fazê-lo. Esse pedido foi feito em Dezembro de 2013 e, imagine-se, o parecer favorável da ERC chegou em… Março de 2014! Ou seja, durante seis meses o segundo canal lampião emitiu de forma ilegal coisa que, ao que parece, até pode dar prisão.
É triste que ainda antes da bola começar a rolar, já se tente inclinar o campo. Sejamos nós capazes de respirar fundo e, com a paciência e resistência que nos caracteriza, continuar a fazer o peso que impede esta gente de virá-lo completamente!
28 Junho, 2014 at 15:32
A sério q não se pode duvidar duma escolha da direcção quando muita coisa indica que esta não foi a melhor? (Histórico algo nebuloso da world channels e recente polémica com o teaser). É verdade que também gostaria de saber ao certo i que se passou ao certo na Housetv e se há alguem que sabe do que se passou era bom que concretizasse, porque sabemos bem que o pessoal da direcção, ou pessoas muito chegadas vêem aki à tasca. O que podia ser um abre olhos, ou pelo menos um aviso.
28 Junho, 2014 at 15:47
Para quem possa achar que só bato palmas à direcção (LOL, enfim…) cá vai:
1º) Estou preocupado com a qualidade desta WC.. do que tenho lido, preocupa-me!
2º) O teaser não foi polémico… acho que de polémico tem pouco. Acho que até foi bem unanime… era uma bela MERDA! Eu próprio o apelidei de Piaçaba e que talvez servisse para empurrar a trampa que pulula no futebol em Portugal. Acredita, está longe de ser um elogio…
3º) Uma das questões que me deixa de pé atrás é precisamente essa da HouseTV. Por isso me preocupa… Por isso, gostava que houvesse gente que, nem precisa ter tomates para o fazer, postasse aqui um link sobre o que sabe. O pior é que muitos dizem que são da área, sabem 1000 e 1 tropelias mas concretizar e fundamentar o que dizem?! Népias…
28 Junho, 2014 at 16:06
100% de acordo ctg. Como disse, infelizmente não tenho inside informers para poder perceber a situação e poder contar o que se oassou ao certo aki. A verdade é que ouvi algumas merdas na altura ouvi e normalmente onde há fumo, há fogo!
Eu falei em relação ao teaser ter dado tanto que falar, mesmo por ser uma valente merda a somar ao logo, tanto o do leão pastilhado como este que é do mais simplista que há. Podemos ver outras iniciativas do SCP que não são feitas pela WC em que há imagens cuidadas, ex: o logo da gala está simples, mas bem feito. O logo da onda verde tambem. Por isso é q não consigo entender o q é q se está a passar com esta world channels. E sendo da área tecnica da televisão nem se ouviu falar de contratações ou entrevistas. O que me leva a pensar que há aí muito compadrio na contratação de funcionários e q muitos nem sportinguistas são.
28 Junho, 2014 at 16:44
O da missão pavilhão está muito bem conseguido.
E atenção, não achando o novo (?) logo u portento, que não é pois é até bem simples, acaba por não deslustrar… e mais, nada proíbe de alterá-lo quando se quiser ( o que não falta ai são TV’s a mudar os logos como quem muda de camisa). É o logo clean, sem grandes peneiras, um pouco básico mas que tem tudo o que era preciso… Eu optaria pela minha tela de fundo, com algumas alterações claro, que o Cherba um dia fez o favor de colocar aqui (um leão em dourado com uma coroa de louros tb dourada, a envolvê-lo – imagina o logo da fred perry – por cima do leão 1906 e por baixo tenho “eterna passione”… Das coisas mais lindas! Podia servir de uma base optima… até o simbolo da gala é excelente! Enfim… nada que não se possa alterar. Sim é básico, mas… eh pá, o caminho faz-se caminhando!
28 Junho, 2014 at 17:08
Isto dos blogs e das redes sociais é ruma questão complicada… O q deve ser dito, o q pode ser dito, como deve ser dito… Cada um faz as suas leis e trata a informação como bem entende. Apelidares de “coragem” uma denúncia explícita num blog pode perfeitamente ser apelidada de “idiotice” pela pessoa ao teu lado (a tua mulher, o teu irmão ou o teu melhor amigo). O anonimato do nick (quanto a mim é um anonimato relativo) pode ser uma “arma” a utilizar por uns e pode ser uma quebra de honra por outros. É tudo tão relativo. Por ligações profissionais, pessoais, sociais todos nós estamos sujeitos a ter informações que devemos gerir da maneira que considerarmos a melhor.
Por outro lado temos a perspectiva de quem recebe a informação. Devemos, ou não, acreditar nela? Não será esta tempestade de informação à qual estamos sujeitos diariamente o maior chorrilho de mentiras possível e imaginário?
Pessoalmente, prefiro, por minha iniciativa, gastar uns minutos para investigar as infos que acho pertinentes e dignas de atenção.
Assim de repente, lembro-me de 4 temas que interessariam (muito!) aos bloguistas verde-e-brancos (todas elas já faladas aqui na tasca) mas que, por uma razão ou outra, prefiro não falar delas aqui pq considero (bem ou mal) que não o devo fazer. Não sou dono da razão, mas sou dono do meu julgamento e tu do teu. Só isso.
N sei se, no pc, podes fazer um search por nick, mas pode-se aceder aos posts todos. Qd se começou a falar, aqui, da SportingTV (n me lembro do post, mas deve ter sido um dos primeiros sobre este tema) expus a fraude monumental que esteve na génese da carnidetv e que tanto os ajudou. Apesar de os saber não disse um único nome. N era necessário e caguei para os curiosos. Não acrescentaria rigorosamente nada ao q eu disse.
28 Junho, 2014 at 17:31
Confundiste o que disse ou eu é que não me fiz entender.
Eu disse que se alguém ACUSA alguém tem que dizer o que sabe ou fundamentar a acusação, ou então calar-se!
Senão, corre o risco de ser visto como um pirómano… ou um cogumelo.
28 Junho, 2014 at 19:06
Ricardo, sabes bem que é muito fácil aqui passares de alinhado a funghi. E a mim faz-me muita confusão que à partida, se alguém aponta algo ao clube ou à direcção, mesmo sem o fundamentar seja logo assassinado.
28 Junho, 2014 at 19:45
Lá está, depende da “intensidade” com que entras ao lance!
“Guru” Freitas Lobo explica isso muito bem…
28 Junho, 2014 at 17:51
Peço desculpa por me intrometer na discussão. O Núcleo apocalíptico do Sporting Clube De Portugal não é de todo um cogumelo, um lambuças ou algo que o valha. É alguém com uma opinião que deve ser respeitada.
Aliás, neste assunto da Sporting TV, subscrevo letra por letra, palavra por palavra o que ele escreveu.
Defendo a direcção contra tudo e contra todos. Mas não sou carneiro. Nem tenho palas.
28 Junho, 2014 at 18:04
Ele justificou o não licenciamento da SportingTV por parte da ERC como um suposto amadorismo das pessoas do Sporting. Implícitamente estará a considerar a organização da benficaTV como sendo mais profissional, apesar de essa entidade não ter cumprido com o regulamentado e de ter escapado a qualquer sanção. Também tens opinião semelhante?
Quanto restante do que ele escreveu, não me pronuncio porque aquilo estava muito comprimido junto à margem direita e é muito fastidioso de ler.
…mas deu para perceber que o Apocalipse Nuclear sabe escrever
28 Junho, 2014 at 18:10
Sim Ariel, infelizmente e até ver a carnide tv é mais profissional. E sim, considero amadorismo, não o não licenciamento por parte da ERC, mas o facto de se tentar por uma televisão a funcionar aparentemente em cima do joelho. NIsto não estou a imputar culpas ao Sporting, mas sim à World Channels.
28 Junho, 2014 at 18:11
Ok, amadorismo pode ser excessivo. Mas uma falta de cuidado e sensibilidade gritante, isso sem dúvida.
28 Junho, 2014 at 18:19
Então e os outros, não seguindo as regras a que todos estão obrigados, são mais profissionais?
28 Junho, 2014 at 18:22
E também se impõe dizer-se que algum amadorismo é inevitável, visto ser esse um âmbito onde o Sporting está a dar os primeiros passos.
Ainda me lembro de quando as novas TVs apareceram. A TVI pertencia à Igreja Católica, e estava a anos-luz da Estação moderna que é hoje.
O caminho faz-se caminhando
28 Junho, 2014 at 18:28
Eu tou-me a cagar para os outros. Pelo que sei, o primeiro canal deles foi feito by the book. Se fizeram merda no segundo, não sei. Aliás, nem sabia que tinham 2 canais distintos, pensei que o segundo era igual ao primeiro mas apenas era HD. Mas quero que se fodam.
Eu quero é que no meu clube sejam impecáveis. E volto a repetir, a merda está do lado da World Channels. Do nosso lado está apenas o facto de me parecer muito pouco tempo de preparação para se lançar um canal, que inevitávelmente vai ser o principal veiculo de comunicação do clube; está o facto de se lançar um logotipo (bom ou mau, não interessa) e depois vir dizer que era uma bosta (apenas porque se levantaram vozes contra); e em terceiro lugar, pela escolha, até ver, infeliz da World Channels. Deus queira que me provem o contrário, e aqui estarei para fazer um mea culpa e dizer que a World Channels é a CNN da bola.
28 Junho, 2014 at 18:37
Ó Jusko, mas não te incomoda que a ‘Entidade’ dê caminho livre a outro concorrente – e que não sancione de nenhum modo o seu não cumprimento das regras- e que a mesma ‘Entidade’ seja tão rigorosa para com o projecto do Sporting?
28 Junho, 2014 at 19:00
Incomoda. Mas não faço ideia em que moldes o nosso projecto foi apresentado à ERC, nem qt tempo precisa para para aprovar uma licensa. Mas concordo quando dizes que não deve haver dois pesos e duas medidas, mas acho que não podemos arrancar logo de tochas e forquilhas em direcção à ERC só porque a maioria acha que o mundo está todo contra nós.
28 Junho, 2014 at 19:08
Epah, ‘quem não se sente não é filho de boa gente’. Se não formos nós a fazer barulho, e a mostrar que essa diferença de tratamentos existe, quem o fará?
Em Portugal não há espírito de cidadania, é por isso que os obreiros do Lampionismo fazem o que querem, e os seus crimes passam sem ser notados.
28 Junho, 2014 at 19:12
Essa das ‘tochas e forquilhas’ está gira… LOL Fez-me lembrar a história do Frankenstein, quando a aldeia marchou em peso de tochas e forquilhas contra o castelo… eheh
Frankenstein, a tal equipa contra quem o Eusébio nunca jogou… 😉
28 Junho, 2014 at 19:24
A parte das tochas e forquilhas vem mais do Shrek que a minha filha me obriga a ver incessantemente!
28 Junho, 2014 at 18:33
Quanto ao grafismo da imagem que foi produzida, aí estou contigo. E já disse que tu farias melhor.
Mas eles vão melhorar, por certo.
Acho mais grave terem lá uma gaja apaixonada pelo benfica, porque isso pode significar um género de ‘vírus’ que comprometa o bom funcionamento da coisa.
28 Junho, 2014 at 18:37
Não duvido nada que vão melhorar. Nada mesmo. Deste um bom exemplo com a TVI. Eu acho e sempre o defendi, que o tempo de preparação para por um canal a funcionar parece-me manifestamente curto.
28 Junho, 2014 at 18:22
Quanto ao 1º canal da merdatv posso afirmar-te categoricamente e por conhecimento próprio que tiveram o máximo cuidado no processo de abertura do canal. Foi TUDO feito “by the book” por uma estrutura do próprio clube onde apenas os meios técnicos eram outsourcing.
No que ao 2º canal diz respeito a coisa já funcionou da maneira vergonhosa que se sabe…
Relativamente ao nosso canal todo o processo passa pela worldchannels, logo, havendo merda, são eles os responsáveis, na minha óptica.
28 Junho, 2014 at 19:40
Que depois cagaram-se no outsourcing e conteatarm os tecnicos todos quase nas mesmas condiçôes, ou seja, os funcionarios passaram a ser do clube com o mesmo salario q ja tinham e passaram contrato em vez de recibos verdes e os merdas deixaram de pagar o excesso q pagavam à empresa de outsourcing. Apenas os jogos da equipa principal é q sao feitos por uma empresa externa.
28 Junho, 2014 at 19:51
Cagaram no outsourcing pq já estavam orientados…
28 Junho, 2014 at 20:43
Exato!
29 Junho, 2014 at 0:30
É um cogumelo cuja opinião eu teria todo o gosto em respeitar, assim ele tivesse concretizado as insinuações que lançou. Não foi capaz de dar um link para um artigo que desse substância às acusações que fez, apenas a sugestão “investiguem”. Teve a honestidade (ou o descuido) de dizer que tem um “amigo” que trabalhava na tv do godinho e que foi despedido pelo BdC. Será esta a pessoa ideal para nos informar com imparcialidade sobre os tipos que o substituiram?
Eu sou completamente contra as palas. Se a Direcção fez merda ou se a WC é uma merda, isso tem que ser dito, temos que saber. Mas sem informação concreta, num sentido ou noutro, acreditar na palavra de um apocaliptico qualquer, só porque sim, para mim isso é que é meter umas palas.
28 Junho, 2014 at 21:03
Repito o comentário porque acho que se exagerou neste post.
“Em relacao a a data de início das transmissoes, alguém já se seu conta que quando se disse que se comecava no 1 de Julho (com toda a garantia!), se queria dizer que – no mínimo – transmitimos a gala no aniversário do clubo num stream no sítio do clube?
Nao percebo este stress todo! Se repararem no comunicado do Sporting, está subjacente que ninguém no clube pensa que isto é um grande escandalo. O único problema foi muita gente ter pensado que se ia ter a SportingTV na televisao no dia, o que eu nao acredito que tenha sido uma ambicao absolutamente obrigatória. E aqui noto que o desconhecido de gabardine que pediu um café curto – o tal apocalíptico – involuntariamente ou nao estava a fazer uma tempestade num copo de água.
Claramente as expectativas da maioria eram outras (e daí convém aprender a licao em termos de comunicacao para o exterior), mas qual é o problema?? Afinal, nem deve haver grande conteúdo para transmitir ainda, que estamos de férias.”
E, puxando o assunto da intolerancia intelectual neste blog, este post foi um belo exemplo. Demasiadas vezes me apetece comentar que alguém está a disparar primeiro e a perguntar depois. E tenho a certeza absoluta que demasiadas vezes aqui se fala sem saber, ou se defende uma indignacao sem pensar se a mesma tem algum fundamento. Fight & resist a 100%, mas nao demos razao a quem nos critica a postura de ladrar a tudo o que mexe.
OFF – como era bom ver o nosso Freddy a meter alguma classe nesta Colombia
28 Junho, 2014 at 22:03
Ora pois. Nem mais!