Depois de uma época de afirmação de Cédric Soares, senhor e dono da lateral direita leonina, que o levou por uma vez à nossa Selecção Nacional e a afirmar-se com um jogador português de elite, era necessário dar-lhe uma alternativa credível.
Cédric corre com o diabo no corpo, muito dificilmente vamos encontrar algum jogador mais motivado, com mais determinação e com uma total noção das suas capacidades. Cédric é um jogador inteligente, não se atira para cima de um extremo se sabe que ele pode passar, sabe quando acompanha em velocidade, quando tem de ir para junto de um central, evita ser “humilhado” pelos criativos da outra equipa. Depois, é um homem de combate, que aguenta uma carga como deve ser, que é duro quando o jogo assim obriga. Lembro-me do jogo contra o FC Porto (Taça da Liga), Cédric foi o melhor em campo e correu quilómetro atrás de quilómetro, ajudou o ataque, defesa e o meio-campo. Por esses e outros motivos, o jovem português de 22 anos, ligado ao nosso Sporting desde 1998, é um dos intransferíveis. Até porque, sem a campanha europeia e sem Mundial (todos sabemos porquê..) o nosso lateral não teve a valorização de outros membros do plantel. E levar um dos melhores jogadores portugueses por 7 milhões deve ser uma piada alemã muito privada.
No entanto, o nosso rapaz precisava de uma sombra, alguém que na sua ausência (que vai acontecer por acumular de amarelos, lesão, etc.) soubesse dar conta do recado. Nesse contexto surge a novela Marko Petkovic, um sérvio capitão dos sub-21. “Muito maduro” diziam uns, “grande perspectiva de futuro” diziam outros. Mas, a verdade é que a novela teve um fim e Petkovic não chegou.
Chega o dia então que André Geraldes é contratado. Um jogador jovem, português, a baixo custo e com qualidade. Geraldes foi o melhor jogador do desfalcado Belenenses, mostrava capacidade de defender como poucos no nosso campeonato, precisava de melhorar o apoio ao ataque, mas sentia-se que podia ser grande dentro da equipa. Contrato assinado, manto sagrado nas costas, fotografia com o Presi, fechada a lateral direita.
No entanto, os últimos dias provaram ser confusos em relação a este aspecto. Enquanto o Miguel Lopes se passeia em fotografias oficiais da equipa, com a verde e branca posta ao seu estilo, tira fotografias com o Maurício e mais não se falou da sua saída, o tal Marko da Sérvia anunciou na sua conta oficial de Facebook que está a caminho do Sporting .“Obrigado Estrela Vermelha”, diz Petkovic referindo depois que vai transferir-se para Alvalade.
Que eu ache, o Sporting apenas precisa de dois laterais direitos. O Sporting até já os tinha. Neste momento parece que vai ficar com 4. Um excesso que ainda não consegui resolver na minha cabeça. Ficará Cédric e Geraldes, o que implica que ML é emprestado e o sérvio teve uma epifania revertida? Fica Cédric e Petkovic, os outros dois vão emprestados? Vamos vender a nossa pérola, que ostentou o 41 com tanto brilho nas costas? Ou, Geraldes é visto como alternativa à esquerda e o Miguel Lopes sai do clube? Ajudem-me tasqueiros, esta não percebi!
Ps: Ao Esgaio, o Leonardo Jardim prometeu um lugar na equipa. Como lateral ofensivo segundo o madeirense. Seria muito mau para o nosso jovem promissor que a chegada de Marco Silva o colocasse fora das contas, seja a que posição for.
* Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)
8 Julho, 2014 at 10:44
a sério, eu nao respondo por mim. o próximo gajo que aparecer aqui a dizer que a aposta do Sporting na formação é uma mentira, leva com insultos de fdp para baixo. porque das duas uma: ou é um cabrão dum lampião ou é um cabrão dum lambuças croquetiiano.só pode ser ! vão poluir a merda dos camarotes leoninos e dos fontes seguras, porra, jáme conseguem irritar, espumo da boca e dou-vos uma dentada que vos pego logo a raiva.
QUEM É QUE VALORIZOU O WILLIAM CARVALHO?
QUEM É QUE JOGOU COM 6/7 JOGADORES DA FORMAÇÃO NA PRIMEIRA EQUIPA DURANTE A EPOCA PASSADA (!!!)
QUEM É QUE RENOVOU OS CONTRATOS COM TODOS OS JOGADORES JOVENS QUE TÊM VALOR PARA FICAR NA NOSSA EQUIPA!!!
VÃO PRÁ P…. QUE VOS PARIU COM ESSA FALÁCIA DA FORMAÇÃO!!!
SABEM O QUE É FORMAÇÃO?!! É PEGAR NUM PUTO DE 18 ANOS E TRANSFORMA-LO NUM CRAQUE A NIVEL MUNDIAL, COMO DE CERTA VAI ACONTECER COM O RYAN GAULD….
ACORDEM PRÁ VIDA, PORRA!!!
8 Julho, 2014 at 18:01
Por isso mandei um par de “bocas” ao Jubas76. Porque comecei a desconfiar daquele discurso. Fokobo para aqui, Matheus para acolá… e depois não sabia que o Tobias já tinha renovado, quando num comentário anterior tinha dito que estava sempre batido em Alcochete. Enfim….
8 Julho, 2014 at 11:04
Essa questão do Petkovic não passa de um rumor. Cédric não deve sair e se sair duvido que seja o Petkovic a vir. Este jogador apenas teve nas cogitações para fazer parelha com Cédric, desde que veio o Geraldes foi uma carta fora do baralho. Também posso pegar no paintshop e retocar o facebook do Ronaldo e dizer que ele vem para o Sporting.
Quanto às saídas, não gostaria que Slimani saisse mas acho que vai ser dificil de evitar. Entre Patricio e William espero que não saia nenhum, mas a sair um que seja o Patricio.
8 Julho, 2014 at 11:05
o miguel lopes não pode ficar… com aquele salário, nunca!
Neste momento o único jogador com algum mercado é o Slimani mas será muito difícil pagarem o preço que nós e o jogador procuramos.
8 Julho, 2014 at 11:12
O miguel lopes não pode ficar… com aquele salário, nunca!
Neste momento o único jogador com algum mercado é o Slimani mas será muito difícil pagarem o preço que nós e o jogador procuramos.
8 Julho, 2014 at 11:30
Começa, agora, a conversa da não aposta na formação… Inventada pela imprensa para distrair o facto do Benfica estar numa espécie de liquidação e o Porto estar a contratar jogadores desconhecidos e por empréstimo.
Vamos aos factos. As contratações que o Sporting tem vindo a fazer são para dar profundidade ao plantel e não há portugueses, a preços acessíveis, para os seus lugares. Se se confirmar a vinda de Kapinos, qual seria o guarda-redes português, a jogar em Portugal ou na formação, com qualidade para o Sporting? O único que vejo, Ricardo, foi para o Porto.
Para lateral direito, lugar fraco na equipa B, foi contratado um português. Para central, foi contratado o central português mais promissor. Haverá Rúben Semedo, mas precisará de ganhar experiência e maturidade na 1.ª divisão, e não vem de uma grande época.
Para lateral esquerdo, tem de se contratar, visto o panorama da equipa B ser desolador.
Para meio campo, quais são as opções da equipa B que entrariam de caras na principal, tirando João Mário? Foboko não quer continuar no clube. Mallman e Medeiros são promissores, mas carecem de experiência e, o segundo, regularidade. Seria justo lançar estes dois na equipa principal, sem as condições ideais para sucederem? No mais, haverá jogadores portugueses, a preços acessíveis, para o meio campo do Sporting, para que não se tenham de contratar estrangeiros?
Para extremos, concordo que a inclusão de Esgaio deveria ser tida em conta. Fez mais uma excelente época na equipa B e, até, pela falta de regularidade dos extremos, na época passada, essa oportunidade é merecida. Dramé mostra potencial, mas, a meu ver, precisa de mais jogos antes de entrar no plantel. Recordo que não foi contratado extremo algum.
Para avançados, só com muito boa vontade se poderá dizer que Betinho (ou outro jogador português) teria lugar no plantel principal. Precisa de um ano, a titular numa equipa de primeira divisão, para ver se confirma tudo o que dele se espera. Dada a falta de opções, foi contratado um estrangeiro.
Recordo as palavras de Inácio, no início da época passada. Foi algo do género “nesta época, teremos um plantel de 20 jogadores e subidas da equipa B, em caso de necessidade. Na próxima época (esta), teremos um plantel de 25 jogadores.”
E é isto que, até ver, está a ser trabalhado.
8 Julho, 2014 at 11:56
No que diz respeito ao plantel, ainda é cedo para tecer considerações, pois muitas alterações vão acontecer. Entradas, saídas, empréstimos, cedências e vendas.
Gostaria de ver mais gente da B integrada, mas estarem só por estar, é o mesmo que nada. Antes de saber quem sobe, é preciso definir os que ficam. Mas confesso que ficarei desiludido se Joao Mario, e Esgaio não figurarem entre as caras do plantel principal.
No mercado, as aquisições foram dentro de uma certa lógica, o valor imediato dos jogadores é para avaliar. No que respeita ao rapazito escocês, espero que seja para jogar já e agora. O Sporting não se pode dar ao luxo de investir um par de milhões numa promessa a médio prazo. Num futuro mais risonho sim, hoje, não.
Faltam as vendas e as saídas. Nomes como Vitor, Rinaudo e Capel, espero que não fiquem no plantel, por diversas razões. O Sporting tem de tentar realizar encaixes com esses atletas, não é fácil, mas se é verdade que há interesse em fechar o grupo o mais depressa possível, essas saídas devem ser aceleradas. O mesmo para a integração de emprestados, como Miguel Lopes e Zezinho. Ou Wilson, que ou fica, ou deve ser vendido, pois não pode ser emprestado eternamente.
Durante a temporada, espero ver mais ou dois miúdos a terem minutos, de preferência numa estrutura sólida e sem ser à pressão (como aconteceu com o Jesualdo), como aconteceu com o Mane. Mas isso dependerá do rendimento colectivo e individual. Ou seja, a tal “aposta” deve ser avaliada no fim da temporada, e não antes.
Há um ponto a analisar, que é o da informação. Aí, a Direcção tem tido uma postura menos transparente do que o habitual. No caso Abel, não se sabe o que se passou. E se no caso dos montantes, a coisa pode ser empurrada para um comunicado global a fazer mais tarde, no caso do treinador da B, o assunto deve ser clarificado asap.
8 Julho, 2014 at 13:26
Concordo, a questão do Abel ainda está por esclarecer, não é normal treinar de manha para sair do clube a tarde….
8 Julho, 2014 at 13:56
Nuno,
Repto um post anterior para ver se não confundes estados de alma com gestão desportiva.
A FIFA ao estabelecer o valor para cálculo das idemnizações a pagar aos clubes formadores teve em consideração que em média em cada ano e por todos os escalões ( cerca de 200 jogadores) um clube consegue promover 1 à equipa principal.
Nós temos já lá temos 6, o ano passado subiu diretamente o Mané, este ano o João Mario pelo menos, para além do Tobias e do Esgaio que estão no estágio, em avaliação.
Por isso estamos em 4º no ranking da formação a nível mundial.
Queres melhor ? Muda para o Estrela Vermelhnuno ou Ajax ou Barcelona.
8 Julho, 2014 at 13:57
E o avatar? Não conseguiste?
8 Julho, 2014 at 14:01
Obrigado pela atenção Ariel, és um fixe.
Espero ter o processo concluído logo à noite, ontem já criei os acesso via tablet e não deu para fazer o upload.
Hoje estou cheio de trabalho, embora aproveite a hora do almoço para vos visitar.
Já sei que és o expert, o que muito me convirá caso fique encalhado.
Obrigado mais uma vez, leão.
8 Julho, 2014 at 17:57
Hahahahaha 🙂 está curtido o teu avatar! 🙂
8 Julho, 2014 at 14:44
Avatar test. (ssshiu estou no trabalho)
Modo Kansas City ON (in honor to the next William Carvalho)
It was so fuc… easy (once you know it how)
Thank you guys (specially to Defran, NFA, CarlosSCP and the great Ariel)
Modo Kansas City OFF
Agora vou ver se arranjo uma pic à vossa altura.
8 Julho, 2014 at 14:47
É Sporting…
…mas pouco 😉
8 Julho, 2014 at 14:05
Desculpa que te diga, mas a última frase é de uma imbecilidade a toda a prova. Mesmo que o plantel seja formado por 99,9% de jogadores da casa, é um direito que me assiste querer mais… ou não?
O meu “estado de alma” em relação ao JM e Esgaio prende-se apenas com o facto de serem 2 jogadores talentosos, que têm capacidade para jogar na equipa principal, e que terminaram o seu caminho de formação. Caso falhem esta passagem de patamar, não será por culpa própria, mas sim por uma questão de estratégia à qual são alheios.
Mas como referi no meu comentário, a avaliação em relação à filosofia de aposta na formação deve ser feita concluída a temporada, e não agora.
8 Julho, 2014 at 15:36
Não concordo com a questão da culpa própria, sobretudo nesta fase…
Mas acho que esta época “ambos os dois” vão ter oportunidades para mostrar o seu valor, queiram eles trabalhar a sério e creio que ainda nos darão muitas alegrias.
8 Julho, 2014 at 17:24
Quando falo em culpa própria, refiro-me à possibilidade de terem passado o ano anterior a “mandriar”, o que levaria a que não fossem integrados este ano
8 Julho, 2014 at 12:25
Será que Kapinos não está a ser negociado é para o benfica que perdeu o oblak?
8 Julho, 2014 at 12:51
O Petkovic já teve a sua oportunidade. Pode estar a caminho, mas não é de Alvalade de certeza. Eu sei que a malta não gosta do Lopes, mas é o único que pode jogar nas duas laterais. E não, não é polivalente. Ele pode jogar mesmo à esquerda. Tem experiência e pode poupar-nos uma contratação à esquerda. Se aceitar baixar o salário por objetivos, por exemplo. Essa da fotografia com o equipamento oficial não percebi. Então o homem não pode tirar uma foto com nossa camisola? Tem mais de 20 de anos de sócio.
Gosto muito do Cédric, mas uma proposta de 7 milhões por um lateral é irrecusável.
8 Julho, 2014 at 13:03
Onde anda o chefe que ontem veio cá escrever um texto todo catita sobre os gajos que se insurgem contra certos comentários?!
Precisava que ele me explicasse como se responde a um comentário que diz “O ano passado foram muitos muitos ao estágio e este ano nada” quando o estágio ainda está para vir, ou outro que diz “Só é pena os jogadores da formação passarem para segundo plano. Os estrangeiros é que são bons e esses têm o seu lugar garantido na equipa A.
A bandeira do BdC relativamente à formação é uma mentira pegada…” quando não há planteis ou estágios?!
Fds…se esta merda não é má vontade é o quê?! Isto não é mais do que querer intoxicar a opinião?! Tirar conclusões e escrever sobre final de uma história da qual leram apenas o titulo?! É absurdo eu dizer que são os esqueletos a sair do armário?! Que argumento têm para exprimir uma opinião sobre factos que não se deram?! Não é isto um caso de ejaculação precoce de quem sonha com erros cometidos que mobilizem os sportinguistas contra a direcção?!?!
Palhaçada….
8 Julho, 2014 at 13:18
Anda aqui muito agente provocador… Que praga!
Já sabem quem foi ao estágio que ainda não começou, sabem quais os 25 eleitos de Marco Silva a dois meses do fecho do mercado, dispensam jogadores da academia e acusam a direção de não apostar na formação….
Que cambada do CRL!!!
SL
8 Julho, 2014 at 13:29
Oh Tiago, isso da ejaculação precoce é muito deselegante.
Especialmente quando te referes a gajos que nem tomates têm.
8 Julho, 2014 at 14:05
Eu não digo que o Saké do Ricardo devia ser proibido na pré-época? Ricardo põe lá ai no rotulo do Saké uma advertência que consumo em excesso provoca alucinações!!!!!
Relativamente a contratações fantasmas e links de Fb não comento… Acho extemporâneo e despropositado! Relativamente a notícias de jornais (excepto as do Jornal do Sporting) também não comento… Acho que me estão a mentir e seria uma perda de tempo.
Relativamente a comentar um plantel que não se sabe qual é e que nem sequer está fechado (não se sabendo as escolhas do treinador) parece-me um exercício de masturbação mental para aliviar a abstinência de bola rolante. No entanto percebo as questões da Maria e percebo porque ela escreveu o texto (Maria a masturbação mental não é evidentemente para si, mas para quem comenta algo que se desconhece completamente).
Mas compreendo que estejamos na Silly Season e por isso todos se divertem com estas questões por não terem mainada para fazer… LOL
Saudações Leoninas
8 Julho, 2014 at 14:07
Meus caros,
Só vos digo que para mim quem andar por aqui com merdas sobre a formação até o plantel estar formado só pode estar com dor de corno de lampião ou tripeiro.
Agora vou voltar ao trabalho.
Até logo.
SL
8 Julho, 2014 at 14:45
Kans(an)as city?!
8 Julho, 2014 at 17:49
Tá melhor ?
8 Julho, 2014 at 17:59
está nice!
8 Julho, 2014 at 17:58
Maria, não te preocupes que o Cédric vai ficar no plantel. Achas mesmo que ele não se imagina de leão ao peito a disputar a Champions League?!