Faltam dez minutos. E o empate já não chega.
Depois do entusiasmante 0-0 da primeira mão, arrancado em casa daquela que é apelidada de melhor equipa do mundo, o golo sofrido em casa, a fechar a primeira parte, foi um balde de gelo despejado nas cuecas. Estamos a jogar bem, muito bem mesmo, mas a puta da bola teima em não entrar. Bateu no poste. Bateu na barra. E até já ensaiou um número no arame, ao andar sobre a linha antes de bater novamente no poste e encaminhar-se para fora.
Faltam dez minutos. E o empate não chega.
Olho à volta. Alvalade cheio como no dia da inauguração (ou mais, porque vejo pessoal sentado nas escadas). Rostos tensos. Há quem olhe para o céu. Há quem olhe para o chão. Há quem já não olhe para lado algum, procurando aconchegar o rosto na palma das mãos. Há quem ameace enforcar-se no próprio cachecol. E há quem o tire, à medida que os nervos alimentam a subida da temperatura corporal. Há quem roa as unhas. Há quem já vá nos dedos. Mas ninguém arreda pé. Afinal, faltam dez minutos.
É pontapé de baliza a nosso favor. Sai-se a jogar, como de costume, desprezando os chutões que inviabilizam aquilo que melhor sabemos fazer: jogar à bola. O Rui mete no Cédric, que mete no William, prontamente marcado por dois adversário. Não consegue virar-se. Dá atrás, no Rojo, que ensaia o passe para o Jefferson, mas que acaba por arriscar arrancar com a bola colada ao pé. Vai perder a bola, face à pressão, parece-nos a todos. Puro engano. Ela sai redonda para os pés de Adrien, que pode aproveitar o desequilíbrio provocado no adversário. É o que faz. Pimba, bola na direita, teleguiada, onde Carrillo recebe a caminho da quina da área. «Vai, caralho!», grita-se um pouco por todo o estádio. E ele vai, para cima dos dois defesas. Passou! Eu levanto-me da cadeira, tu levantas-te da cadeira, o estádio é um velhinho Alvalade, com um peão a toda a volta! Já está dentro da área. «Chuta!» «Centra!» «Mete ao meio!». Ele chuta, com força, rasteiro e cruzado, desafiando uma floresta de pernas amigas e adversárias. Goloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo! Alguém empurrou a bola para o fundo das redes e pouco importa quem é naquele momento! Está lá dentro e o nosso coração está cá fora. Há risos, há lágrimas, há olhos que se cravam no relógio. Sete minutos. Dá tempo, foda-se! Tem que dar tempo!
«Nós acreditamos em vocês!» O grito vira cântico. E mesmo quem não canta ajuda a cantar. Cinco minutos. Penalti!, gritamos todos. Querias… era a favor do Sporting… Quatro minutos. A nossa defesa está sobre a linha de meio-campo. O adversário queima tempo, com uma substituição. Falta à entrada da área. É agora! Penso eu, pensas tu, pensam todos. Rostos tensos. Há quem olhe para o céu. Há quem olhe para o chão. Há quem já não olhe para lado algum, procurando aconchegar o rosto na palma das mãos. Há quem ameace enforcar-se no próprio cachecol. E há quem o tire, à medida que os nervos alimentam a subida da temperatura corporal. Há quem roa as unhas. Há quem já vá nos dedos. Parte para a bola…
…
…
…
Alvalade abana, num frenesim de gritos que se ouve a quilómetros. O coração ameaça explodir, a cabeça lateja, a voz ficará ausente uma semana. Abraço os que me são próximo e os que nunca vi. Carrego às cavalitas alguém que saltou de duas filas acima. Pouco me importa quem é. É um dos nossos. É do Sporting. Faltam dois minutos e ninguém mais irá sentar-se. Na bancada ou no banco de suplentes. Falta um minuto e, enquanto as lágrimas rolam pela face, ninguém vai parar de cantar. Acabou e nas próximas semanas jogaremos a conquista do título e a final da Champions League.
O jogo acabou há dez minutos. E ninguém saiu. Canta-se, aplaude-se, partilha-se. O Sporting é meu, é teu, é nosso. Não sei se o gajo que me aterrou no lombo, há coisa de um quarto de hora, gosta da cor dos calções ou votou na mesma lista que eu. Não sei se acha que apostamos muito ou pouco na formação. Não sei se é cogumelo, croquete, seguidista, brunista. Sei que é Sportinguista. Como eu. Como nós.
Bem-vindos de volta à nossa Tasca, companheiros!
7 Agosto, 2014 at 19:56
Já cá estamos todos!!
7 Agosto, 2014 at 19:58
Foda-se, Jusko, isto não estará demasiado fino pra ser uma Tasca ? Que se lixe, o que interessa é que a Tasca está de volta…saudações leoninas a todos os tasqueiros e um agradecimento ao Cherba e ao Jusko, por terem trazido de volta este espaço que também é “nosso”…
Grande texto, espero que no final da época o estejas a recuperar…
Sai uma rodada do vinho abafado, mas do bom, daquele que está escondido por baixo do balcão, e mete na minha conta, Cherba…
Sou só eu que acho isto da caixa de comentários e o scroll demasiado lento…desculpa o reparo, Jusko, de certeza que já deves tar em cima disso…
7 Agosto, 2014 at 20:06
Parabens à Tasca, espero passar por cá muitas vezes.
7 Agosto, 2014 at 20:10
Amigo Hugo, “o tempo da tasca” em que o pé do copo de três… deixava a marca sobre o balcão já la vai…
Agora as “Tascas”, mantendo embora a essência do nome, “são mais finas”
Deixaram de servir apenas o tinto, o branco, o bagaço, o eduardinho, a amarguinha e os “jaquinzinhos fritos” e alargaram o universo dos clientes…
Agora bebe-se saké e outras bebidas finas…a cerveja deixou de ser servida apenas em garrafa e já se pedem “os finos” e há quem “entre até” pelos scotch’s…
Agora, os frequentadores da Tasca…são gente fina e daí que fique “mesmo a matar” todo o trabalho empreendido pelo responsável…para dar um ar mais oxigenado ao espaço…como agora se diz…: um ar mais “in”…!
Esta é ver Hugo, ainda há por “aqui velhos hábitos”…
“…Sai uma rodada do vinho abafado, mas do bom, daquele que está escondido por baixo do balcão, e mete na minha conta …”
Só que agora …”já não há livro de fiados”…
Abr e SL
7 Agosto, 2014 at 20:17
Ahahahahahahahahah…muito bom, amigo Max…eu, embora esteja a chegar aos 40, gosto das coisas do antigamente, não me leve a mal…mas aqui a nossa Tasca podia ser só um site todo branco que nós vinhamos cá na mesma.
Espero que o nosso amigo “mãos de ferro” lhe tenha feito chegar o abraço que tanto eu como a Maria enviámos, mas aqui fica outro, na expectativa de contarmos com a sua companhia para uma água, no próximo jogo em Alvalade.
7 Agosto, 2014 at 20:45
Sim, o amigo Mário “mãos de ferro” disse-me que tinha lá estado com alguns que me mandaram um abraço…
Um dia encontrar-me-ei também convosco na roulote (eu ainda lá passei e perguntei se havia alguém da Tasca…ninguém “se acusou…”), mas vou ter de levar o meu carro, porque indo no autocarro do Núcleo eles chegam semprequase em cima do jogo…mas como estou perto do amigo “mãos de ferro” pelo menos estou com alguém conhecido…Abraço e
…sai “um copo de três”…e uma água para mim…!!
SL
7 Agosto, 2014 at 21:20
amigo Max, sempre a considerar, é excelente ter um companheiro que muito prezo aqui na Tasca a acompanhar os jogos do nosso grande amor ao meu lado na bancada.
O Hugo e a Maria e outro amigo tasqueiro que invariavelmente não me lembro do nome estivemos a trocar ideias sobre o nosso clube, junto ás roulotes para aí uma hora e tal, gostava de lá ter visto mais gente, inclusivé o dono da Tasca, o Mister Cherba. era de valor.
abraços e Saudações Leoninas a todos
7 Agosto, 2014 at 21:46
João. O companheiro tasqueiro é João. 🙂
7 Agosto, 2014 at 21:51
obrigado Maria, mas é João quê?
7 Agosto, 2014 at 21:55
Ehehehehe.
Epá! É João e é de Beja! 😛
7 Agosto, 2014 at 21:58
eheheheh é o João Beja 😉
8 Agosto, 2014 at 0:10
João Barros…também tasqueiro, mas mais discreto, talvez 🙂
8 Agosto, 2014 at 0:24
Estás-me a chamar arruaceira?
8 Agosto, 2014 at 9:21
Ahahahahahahahah…nada disso, a minha amiga até é bem calminha 🙂 …só disse que o João não comenta tanto e por isso é mais discreto…
7 Agosto, 2014 at 20:14
É bom voltar a casa!
7 Agosto, 2014 at 20:15
xigei
7 Agosto, 2014 at 20:15
Fónix! Que chique! Isto hoje é tudo à grande? É que já estou mesmo a ver que me vão aumentar o preço dos petiscos…
(Grande texto para abrilhantar a inauguração do espaço.)
( 21:30, quero uma lugar ao balcão para ver a entrevista do Tanaka. Um dos cavalheiros que faça o obséquio de levantar o rabo. Obrigadinha)
7 Agosto, 2014 at 20:23
Senta-te aqui no meu lugar, vá, e podes pedir uma imperial que é por minha conta 🙂 …
7 Agosto, 2014 at 21:24
Ora então : lincencinha.
( a próxima rodada é por minha conta, que tb sou filha de Deus,ora essa! 😉 )
7 Agosto, 2014 at 21:25
Ops…*licencinha.
Já estou em modo japonega.
7 Agosto, 2014 at 20:17
Cheirinho. . Prontos para a nova época!
7 Agosto, 2014 at 20:17
Que bom é voltar à tasca, já tinha saudades!
E que o sonho descrito se torne realidade.
7 Agosto, 2014 at 20:22
Relembro uma vez mais: Não esquecer de ver o Futebol de perdição, hoje o Freitas Lobo vai ficar com as orelhas a arder.
7 Agosto, 2014 at 20:48
O Futebol de Perdição não é à sexta?
7 Agosto, 2014 at 20:49
É hoje ou amanhã? Amanhã, certo?!
7 Agosto, 2014 at 21:10
Tens razão é amanha…lol ando com os dias trocados entrei hoje de mini férias é por isso.. lol
7 Agosto, 2014 at 20:23
Pra comemorar a abertura da tasca, que ganhem os verdes! Porque são verdes, porque é bom pro futebol português e porque dá moral pra supertaça 😉
7 Agosto, 2014 at 20:25
E ao que parece…. tchan tchan tchan …
Amanhã chega o lateral esquerdo Jonathan Silva!!!
E sai mais um prato de “tapas” (que isto agora é mais pro finesse) para este lado do balcão, sff…
SL
7 Agosto, 2014 at 20:26
Ja tou sentado no meu lugar!
7 Agosto, 2014 at 20:27
nome corrigido
7 Agosto, 2014 at 20:29
Ui! Cheira a novo! Nova morada, tapete à porta, cortinas à maneira… sim senhor… Gostei!
7 Agosto, 2014 at 20:31
Epa isto só nao tem gordura na chão porque é novo… Mas a ver pela afluencia, amanha ja vou ter de espalhar serradura no chão…
7 Agosto, 2014 at 21:09
Tasca que é tasca tem serradura no chão e umas pipas ao lado do balcão.
7 Agosto, 2014 at 20:35
Cherba, este bocadinho: “O Sporting é meu, é teu, é nosso. Não sei se o gajo que me aterrou no lombo, há coisa de um quarto de hora, gosta da cor dos calções ou votou na mesma lista que eu. Não sei …”.
O resto de texto pode ser muito rebuscado, literário, floreado, tudo o que vos vier à cabeça, mas este bocadinho…é gourmet !
Excelente, todo o texto. E muito, muito obrigado por aquele bocadinho que me fez rir, rir, rir, a imaginar (-me) o centro da cena e o gajo às cavalitas, aos saltos, com vista privilegiada para o relvado e eu a amochar, a encolher e a ver cada vez mais costas à minha frente…
7 Agosto, 2014 at 20:46
Muito bom!! parabéns pelo trabalho.
ah, missao pavilhao: check!
7 Agosto, 2014 at 20:50
Estive agora no skipe com o meu filho mais velho (sportinguista é claro…), que está na Suiça…
Foi ontem de viagem e disse-me há pouco que ontem no avião com ele ia um sportinguista que embora esteja a trabalhar na Suiça comprou a gamebox e conta vir ver alguns jogos…
Há sportinguistas em todas as partes do mundo…!!
Boa noite e …”saboreiem”…!!
Abr e SL
8 Agosto, 2014 at 1:00
Por que zona da Suíça amigo Max?
Eu volto sábado e nestas férias fiz tudo o que queria: Missão Pavilhão, sócio e assinatura do jornal (como oferta para o meu avô que me incutiu o sportinguismo). Gamebox ainda é loucura! Quem sabe um dia!
7 Agosto, 2014 at 20:54
Não o disse antes, mas aqui ficam as minhas felicitações à “nova” Tasca, mais arejada, mais funcional.
A esplanada estava boa, era muito agradável, a comida era a mesma, também os preços, mas…é este tempo, um tanto agreste para esta época do ano.
Todos os dias aqui vinha (e venho), às vezes não digo mais que um cumprimento. Uma vista de olhos por algum diário livre e…vamos à vida!
Adoro isto, sinceramente, a Tasca é parte imprescindível do meu roteiro diário.
7 Agosto, 2014 at 20:57
Ultima hora: JONHATAN SILVA é mesmo reforço. Ja confirmou aos ex-colegas dos Etudiantes que viaja amanha para Lisboa.finalmente, a principal lacuna está preenchida e, ou muito me engano, ou vamos enganar os adversarios, pois eles nao saberao, de Jefferson e de Jony, quem é o lateral ou quem e o extremo, provavelmente Jony jogará varias vezes como extremo na Argentina.
Deixo-vos varios jogos completo de Jonhatan:
http://livefootballvideo.com/teams/estudiantes
7 Agosto, 2014 at 21:00
Estamos em casa!
Que o Dier tenha uma rotura de ligamentos é o que eu mais desejo.
PS: brevemente retomarei a bacalhoada semanal
7 Agosto, 2014 at 21:12
Seja bem aparecido, Sá! Venha de lá esse bacalhau no ponto.
SL
7 Agosto, 2014 at 21:54
Não me revejo nesse comentário e penso que poucos Sportinguistas o farão… Felicidades ao Dier e que tenha muitas e avultadas transferências!
7 Agosto, 2014 at 22:26
Sem problema, chirola. Cada um revê-se no que quiser. Nunca lhe faltou um ordenado, com 19 anos fez 16 jogos pela equipa principal, sempre foi bem tratado por todos e mesmo assim não aceitou renovar e tirar aquela cláusula pornográfica do contrato. É um excelente jogador mas é uma merda de homem. E no fim de tudo, ainda vai dar uma entrevista ao jornal mais anti-Sporting onde debita a sua azia sem fundamentar.
Sim, que acabe para o futebol. Não sou hipócrita. Para mim, esse monte de estrume
MORREU. Quero lá saber se veio da formação. Antes um Maurício com 1 ano de clube mas que sente a camisola do que este palhaço que sempre teve tudo e espetou a faça quando mais precisávamos dele. Puta que pariu.
Zero ídolos. Zero, caralho!
7 Agosto, 2014 at 22:57
Que saudades do cheiro a alho… bem vindo Sá e que venham de lá essas postas do caralho.
Dier parte uma perna cabrão de merda. 😉
8 Agosto, 2014 at 0:04
Espero bem que haja cada vez mais Sportinguistas a pensar assim também. Farto de sermos fodidos e ainda limparmos o nabo ao violador com um paninho. Uma rótula em pó é o que eu lhe desejo.
8 Agosto, 2014 at 0:18
A mim basta-me que vá jogando em clubes cada vez mais pequenos e que sempre que se deitar na cama se lembre do que aconteceu aos que ficaram e foram campeões.
7 Agosto, 2014 at 22:10
Pensei que tinhas trocado a Tasca pelos petrodólares…
7 Agosto, 2014 at 22:11
Eu só não me revejo na parte do “…é o que eu mais desejo”. Há coisas que desejo mais. De resto, quero é que o Dier (e todos como ele) se fo6@
7 Agosto, 2014 at 22:29
Olha o gajo! Deves ter estado de férias num bunker …
7 Agosto, 2014 at 23:05
grande Sá! hoje é dia de regressos ! 🙂
7 Agosto, 2014 at 23:27
Só uma porquê?
Com tanta articulação…. 😉
8 Agosto, 2014 at 0:43
Seja benvindo. SL
7 Agosto, 2014 at 21:13
No principio
Lá por 1906
O Homem desonhecia o Maior
Nem branco ,
Nem negro ,
Verde, vinha ali e gritavam!
QUE HAJA ILUMINAÇÃO, NASCEU O SPORTING C.P. !
QUE HAJA SOM, NASCEU O CACIFO !
QUE HAJA TAMBORES, NASCEU O COMANDO!
QUE HAJA GUITARRAS, NASCEU UMA ROULOTE !
AAHH !
QUE HAJA SPORTING !
E tornou-se palavra,
Por toda a terra o Sporting é defendido e cantado
Como uma grande tempestade
…
O Homem da guitarra já é famoso
Aqui no canto já todos também o são
E cada vez há mais uns milhões
A afinar as vozes e cantar
Sporting!
E é aqui que o dizem e dizem,
que haja iluminação, que haja som, tambores, guitarras
AAHHH,
QUE HAJA SPORTING C. P: !!!!!
e
numa qualquer, de um canto de qualquer parte
do mundo
Apareceu um espaço com rugido de 42 decibeis
Onde a musica é boa
Onde a musica é de excelência
O vocalista diz a todos os clientes
QUE HAJA TASCA
E
SPORTING SEMPRE !
https://www.youtube.com/watch?v=u6TZsSQyeAE
7 Agosto, 2014 at 21:14
Só cheguei agora! Mas cheguei! 🙂 que espectáculo que isto está!! Parabéns a todos os envolvidas nesta grande remodelação. Sai uma rodada para todos… Esta pago eu…
SL
7 Agosto, 2014 at 21:15
Sem dúvida que os pedreiros que trataram da remodelação da Tasca, estiveram muito bem|
7 Agosto, 2014 at 21:21
Todo o verde aqui na nova casa faz-me lembrar os calções!!! 😛 Porque será?
PS e ainda não li o post!!
7 Agosto, 2014 at 21:26
Parabéns aos pedreiros e serventes, e claro ao projetista. Não me incomodava a roulotte mas assim a tasca tá noutro nível. Venho todos os dias, muitas vezes mais que uma vez, entro sento-me peço um tintinho, como uns pipis, depois remato com um saké, e vou ouvindo e observando e sempre voltando.
7 Agosto, 2014 at 21:28
Só queria acrescentar que a Tascagram foi uma grande ideia, uma imagem vale mais que mil palavras, e se for do nosso SPORTING ainda mais…
7 Agosto, 2014 at 21:26
Pois “Leão da Camacha”…
E sai um “copinho” de veneno não é…?
Abr e SL
8 Agosto, 2014 at 1:57
Amigo Max (permita-me que o trate assim),
Não quis ser mal interpretado nem ferir susceptibilidades, apenas quis brincar com o “verde tasca” que na verdade me fez lembrar os calções mais polémicos da história do SCP, que a mim me fazem confusão também, mas como diz o ditado primeiro estranha-se mas depois entranha-se.
SL
7 Agosto, 2014 at 21:34
Parabens CHERB !!! está F.A.N.T.A.S.T.I.C.O … até nisso estamos muito a frente , viva o nosso grande AMOR SPORTING CLUB PORTUGAL .
7 Agosto, 2014 at 21:53
Presente. Pronto para continuar a seguir está maravilhosa Tasca verde.