Patrício, Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson, William, Adrien, André Martins, Carrillo, Slimani (Montero) e Capel (Heldon, que ontem bem fez pela vida).
No sábado, em Coimbra, esta será a equipa do Sporting, o que levará muita gente a dizer: «tanto reforço, tanta merda, e joga a mesma equipa do ano passado». Ora, para início de conversa, eu diria que me parece lógico que se aproveite uma base que, na época anterior, tão boa conta deu do recado e de tantos elogios foi alvo (há uns tempos, defendia-se a pés juntos a estabilidade e a manutenção dos jogadores que nos tinham ajudado a sair do buraco). E parece-me, também, que os reforços que chegaram vieram colmatar aquele que foi apontado como o principal problema do plantel: a ausência de soluções. Vamos por partes.
Na defesa, Cédric passa a ter a concorrência de Esgaio (desculpa lá, Marco, mas insistir no Geraldes será uma afronta às qualidades do Ricardo, que eu até preferia ver jogar sobre o meio-campo, mas que mesmo a defesa lateral direito é, pelo menos para já, infinitamente superior ao jogador contratado ao Belenenses). No lado contrário, Jefferson passa a ter um concorrente directo e não um Piris adaptado: Jonathan Silva. No centro da defesa, e acreditando que Rojo fica, jogará a mesma dupla de centrais. Saiu Dier, entraram Paulo Oliveira, Sarr e Rabia. E há, como Marco Silva já deu a entender, Tobias Figueiredo à espreita. Opções não faltam, portanto, mesmo que se possa colocar a eterna questão da ausência de um central patrão. Obviamente que um André Cruz ou um Maldini davam jeito, até pela experiência que trariam, mas vamos à guerra com o que temos e entre o que temos não falta qualidade.
No meio-campo, não existia uma alternativa a William. Agora há Rosell. Não existia uma alternativa a Adrien (Magrão?). Agora há Slavchev. Não existia uma alternativa a André Martins (Vítor?). Agora há João Mário. É mau?
Passamos para as alas, posição em que, mais do que qualquer outra, parece ter ficado tudo igual. Carrillo, Capel, Mané, Heldon, Shika (confesso achar estranho o desaparecimento de Dramé). «Falta-nos um extremo capaz de virar tudo do avesso!», é a ideia que tantas vezes nos passa pela cabeça. Depois, para lá de continuar a achar que temos esse extremo, Carrillo, recuo dez anos na minha memória leonina e vejo-nos a iniciar o campeonato com Tello e Clayton e um Barbosa adaptado. Lembro-me do Douala, depois do Pereirinha, do Yannick, do Marat e do Vuk, do Cristiano (!!!)… até chegarem os que agora cá estão. Se calhar, é um problema que tem faltado resolver desde que Quaresma e Ronaldo foram à conquista do mundo. Ou será um problema que estamos a caminho de resolver? (ver mais abaixo)
Ataque. Havia Montero, depois houve Montero. Havia Wilson Eduardo para desenrascar, quando se lembravam que ele não era extremo. Chegou Tanaka e não me lixem dizendo que o japonês não presta. Temos três homens que sabem fazer golos. Só precisamos que comecem a fazê-lo de forma efectiva. E é daqui que passo para um dos pontos que contraria a ideia de que está tudo igual. Há meia dúzia de meses, quantas vezes se via Adrien ou André Martins aparecerem em zona de remate? Quantas vezes se via os extremos chegarem à linha e, em vez de, muitas vezes em desespero, procurarem a cabeça de Super Slim, cruzarem atrasado para a entrada goleadora dos médios? Ora muito bem, meus amigos, façam um rewind aos jogos desta pré-época e vejam quantas vezes Adrien, André Martins, João Mário ou Slavchev surgiram à entrada ou já dentro da área, prontos a disparar para a baliza. Já agora, aproveitem e vejam a quantidade de vezes em que a equipa procura o jogo interior. É verdade, o nosso futebol já não passa, unicamente, por arrastar o Martins para a zona entre o central e o lateral, de forma a desequilibrar a ala e conseguir espaço para o cruzamento.
Claro que não está tudo bem. Falta mais magia no último terço do terreno, falta marcar mais golos em função das situações que se criam, falta perceber o porquê de termos voltado a sofrer golos ridículos a partir de cruzamentos para a área. E este último pormenor é, sem margem para dúvidas, o que mais me preocupa, nomeadamente num ano em que regressamos a uma Champions onde muitas das equipas fazem dos lances de bola parada o seu abono de família.
Não, não me esqueci de Ryan Gauld. Deixei-o para o fim de propósito, para tocar na questão da gestão desportiva, que muitos de nós, com pertinência, diga-se, têm questionado. Para quê ir buscar Ryan, Rosell, Paulo Oliveira, Geraldes, Saar, Jonathan Silva, Rabia ou Slavchev, quando podíamos ficar com o dinheiro no bolso e apostar em Tobias, Semedo, Esgaio, Mica, Fokobo, Chaby, Iuri Medeiros, Ponde, Gelson Martins, Podence ou Betinho? Afinal, estamos a falar de jogadores entre os 18 e os 22 anos, com a diferença de que uns chegam de fora e outros sairiam da nossa formação.
A pergunta faz todo o sentido e a resposta só será dada dentro de, vá, dois anos. Porquê? Porque, parece-me, e olhando para os nomes colocados acima, que estamos a pensar a médio prazo. Juntem essa rapaziada toda (e há mais, na Academia) e formem um plantel onde acrescentam alguns dos actuais titulares. Depois, pensem na duração do contrato de Marco Silva e perguntem-se, novamente, se apesar de irmos iniciar uma nova época com um onze sem reforços , está tudo igual.
11 Agosto, 2014 at 8:41
existem 2 jogadores que se saírem, no mínimo num dos casos é imperativo ir ao mercado: Rojo e Slimani
11 Agosto, 2014 at 8:49
não está tudo igual, está é tudo diferente, começando no treinador e acabando nas mais-valias que agora acupam o banco de suplentes, decididamente muito mais forte que na época anterior que quando era preciso ir ao banco para alterar qualquer coisa só se via até determinada altura um jogador que podería dar algo mais a um jogo que estivesse complicado, esse era Slimani, mais tarde carlos Mané.
Agora não, existem suplentes á altura e o suplente que apesar de bom, ter uma maior discrepância para o titular é Rosell, não por não ser bom jogador, mas sim porque William é dos melhores do mundo na sua posição.
Ontem Heldon revelou ser aquele jogador que vimos muitas vezes no maritimo, explosivo e incisivo e assim há que contar com ele.
Sarr num curto espaço de tempo será muito melhor que Mangala e Slavchev depois de adquirir a forma fisica é jogador para anternar com André Martins ou Adrien.
Carrillo vai fazer a sua explosão esta época, ontem teve arrancadas que deixaram todos para trás.
João Mário e Montero devem aplicar-se mais em prol da equipa pois assim não vão calçar muitas vezes na equipa principal, o que é pena.
SL
11 Agosto, 2014 at 8:55
Rabia, Oliveira e SArr, partindo do principio que nenhum dos titulares do ano passado sai ficamos com 5 opções, a 5a nao poderia ser da academia?
Se em vez de irmos buscar 6 suplentes fossemos buscar 2 ou 3 titulares nao teria sido maior o incremento em termos de equipa e Soluções?
Gauld suplente do Iuri na B .. quam diria o homem que ja tinha 2 anos de futebol sénior, nem para os jogos de preparação serviu?
continuas a atirar areia para os olhos de quem te lê…
11 Agosto, 2014 at 9:07
tendo em conta que tu és gajo com uma viseira anti-areia, diz-me lá uma coisa (ou três):
– quem são as duas trutas que tu ias buscar com um tecto salarial de 350 mil euros e com os impostos que tens em Portugal?
– indo buscar essas duas trutas, subias todos os principais jogadores da equipa B, certo? E jogavam, ou passavam toda a época no banco?
– já agora, se promovesses Tobias, Semedo, Esgaio, Mica, Fokobo, Chaby, Iuri Medeiros, Ponde, Gelson Martins, Podence e Betinho, o que fazias à equipa B? Jogavas com Sambinhas? Despedaçavas a equipa de juniores e todas as dos restantes escalões, queimando etapas à força?
11 Agosto, 2014 at 10:19
eu nao falei em trutas… tu é que falaste aqui ha umas semanas na altura da gala, eu falei em titulares, e diga-se que para a posição de extremos (uma das que se sabia mais carenciada desde o ano passado) nao era preciso uma truta para ser titular bastava uma faneca…
11 Agosto, 2014 at 11:54
Capel, Carrillo, Shika, Heldon, Esgaio, mais os da B, e até o Tanaka pode ser adaptado a jogar na esquerda… Posição carenciada???
11 Agosto, 2014 at 12:14
Foda-se, esquecia-me do Mané! Sorry kid!!
11 Agosto, 2014 at 14:24
Cherba, gosto da tasca umas vezes venho cá elogiar outras criticar , é que ninguém é perfeito , mas não compreendo este seguidismo, se isto fosse noutros tempos…
Achar normal num ano de champions e de assumir a candidatura ao título fazer um post sobre o reforço do banco ?
Não será uma forma de desculpar as contratações falhadas.?!
As nossas lacunas são as mesmas do ano passado , extremo e número 10 e outro avançado centro parecido com Slimani.
Dos que vieram nenhum tem qualidade para entrar no 11.
Gauld um miúdo de 18 anos por 2,5M para equipa B ?
Geraldes por 5 anos quando temos um Esgaio ?
Centrais agora é as dúzias duvido que Sar , P. Oliveirae Rabia juntos façam um Dier… Bem isto para não falar do Shikabala que não sei bem o que veio fazer para o SCP.
Tenho pena que a cultura de exigência se tenha perdido.
11 Agosto, 2014 at 9:10
2 ou 3 titulares para que posição???? É só comprar? E ordenados?
11 Agosto, 2014 at 9:13
cheque e vassoura, Krpan. Cheque e vassoura…
11 Agosto, 2014 at 9:40
o cheque e a vassoura nao se foram embora com a anterior direcção…
cisse, vitor, magrao, welder, piris… e vamos ver onde vao parar geraldes, heldon, oliveiras e afins…
foram 29 contratações… dessas 29 podes alegar que metade foi para a equipa B… alô formação, tá ai alguem?.. pronto ficando com 15 jogadores para a A, quantos foram mais valias? quantos são titulares?
11 Agosto, 2014 at 10:04
cisse, vitor, magrao, welder, piris… não fazem, em termos de custos… um Boularouz!
E mais não digo!
11 Agosto, 2014 at 10:16
só cissé custou 750mil por 75% do passe… o Bolo de arroz nao era ópimo mas ainda jogou, quantos jogos fez o cissé pela equipa A? ok jogos é muito ambicioso, quantos minutos?
11 Agosto, 2014 at 10:25
Qual é o clube que nunca falhou em contratações? Aguardo resposta.
A diferença é que este falhanço foi bem mais barato que os falhanços das direcções anteriores…
Ainda te vou ver engolir essas apreciações ao Paulo Oliveira.
11 Agosto, 2014 at 10:31
Reparaste no que escrevi… Eu falei de CUSTOS não de valor de compra.
Até podia ter falado de Labyads, de Jeffrens, de Bojinovs, Elias (quando quiseres eu paro)… mas não… fui meiguinho!
Agora, queres tu fazer-me crer que o “Bolo” porque jogou uns jogos foi útil e compensou o investimento?
Daqui a nada vais dizer que o Jeffren foi uma ganda escolha porque teve mais minutos na A do que o Cissé?!
Olha, eu pelo menos nunca vi o Cissé a passar nas brasas no banco…
11 Agosto, 2014 at 11:21
Pois é, e o bolo d’arroz veio a custo 0 (zero), n’é? Claro. O problema é a quantidade de gente que andou a encher o cú à conta desse zero…
Isto para além do pequenino pormenor do ordenado de um bolo d’arroz dar para pagar uns 10 Cissés.
11 Agosto, 2014 at 10:31
Se for feito como no ano passado (e eu não espero menos), os custos das contratações serão revelados na primeira edição do jornal Sporting após o fecho do mercado. Algo nunca antes feito no Sporting ou em qualquer uma das nádegas. Qual é mesmo esse tempo que já lá vai?
E claro, sempre as trutas… Vou fingir que me esqueço da situação financeira do Sporting e perguntar quanto custa uma truta para o Sporting? Pau, diz ai o valor de uma truta? Ordenados incluídos? Podes até por um nome à truta …
Agora, além de me esquecer da situação financeira do Sporting, vou entrar em modo mago do FM/ Dr. LuizFerreira on steroids.
E que tal se em vez de contratar meia dúzia de jovens internacionais com menos de 22 anos e todos com cerca de 50 jogos nas pernas nas divisões principais dos países de origem temos contratado três trutas como por exemplo um Elias (11M€, uns dias depois vendemos 50% por 3.5M€…), um Pongole (8M€), ou um Jeffren? Recordo que só aqui estas trutas cobrem 2 anos de contratações dessa direção e ainda sobram uns milhões. É impressionante a leviandade com que se fala em trutas/milhões de euros, como se fossem aposta certa ou como se o Sporting não tivesse sido alvo de reestruturação numa situação de falência há pouco mais de um ano… Que falta de memória e de escrúpulos Pau…
Força Sporting!
11 Agosto, 2014 at 8:57
ah e nao te esqueças é de referir que um Gauld recebe 10 ou 15 vezes mais que um iuri… que um Sarr recebe 10 ou 15 vezes mais que um Tobias… e que um slavchev tb deve receber 10 ou 15 vezes mais que um João Mário.. depois os da formação saem e dizemos que nao podemos oferecer o que pedem para não pôr em causa o equilibrio financeiro…
11 Agosto, 2014 at 9:12
quando souberes os ordenados no plantel do Sporting, peço-te o favor de enviares por e-mail. [email protected]
grato
11 Agosto, 2014 at 9:37
essa é outra questão. ja la vai o tempo das contratações à Spoting, ponderadas transparentes, etc e tal.. fico a aguardar pela divulgação dos custos…
sem falar sequer em ordenados, o preço que custou um geraldes dá para quantos anos de ordenados do esgaio?
11 Agosto, 2014 at 9:50
Godinho Lopes, és tu???
11 Agosto, 2014 at 11:19
falta de originalidade e argumentos, és tu?
11 Agosto, 2014 at 10:00
Contratações à Sporting … transparentes?
Quando? Com o João Rocha, certo?
Queres mais transparência do que é feito agora?
Claro que não vamos acertar 100% em todas as apostas feitas. Mas faz parte e o risco não é grande, porque são jovens e com muita margem de progressão.
Quem és tu para falar de gajos que viste jogar na pre epoca 2 vezes???
Dá-lhes um pouco de tempo e se calhar vais engolir algumas palavras.
Dão mais garantias agora os do ano passado? Sim! Mas com um sistema de jogo bem mais variado.
Mas todos eles têm alguém a morder os calcanhares e a obrigarem de certa forma a dar o litro nos treinos e jogos.
E qd tiveres lesões ou cartões … vão dar tudo para agarrar essas oportunidades.
Mas se quiseres comprar trutas, labyads, jeffrens, pranics e boularouzs agradecem.
11 Agosto, 2014 at 13:55
“Quem és tu para falar de gajos que viste jogar na pre epoca 2 vezes???”
Basicamente é isto. Estes adeptos são o pior cancro do Sporting. Os miúdos (sim, têm tds menos de 25 anos) estão há um mês no clube, ainda em clara fase de adaptação, fazem 2 ou 3 jogos em que não marcam hat tricks e já não valem nada.
Enfim, acho que não vale a pena continuar a alimentar este tipo de discussões. Já foi provado anteriormente que estas pessoas não aprendem, e que vivem para esta “polémica” por elas criada.
11 Agosto, 2014 at 10:05
Amigo pau…
Relatórios e Contas, só saem em Junho e Dezembro!
Fica atento…
Ah, é verdade… o ano passado, esta direcção, NO FIM da janela de mercado, escarrapachou os valores das compras!
Só para avisar… Estamos a 11 de Agosto…
11 Agosto, 2014 at 10:21
ahahahahahahah
aahahhahahaahha
Não consigo parar de rir.
Custos? lol
Só o salário de Elias paga o salário de todas as contratações deste ano.
Haja decoro!
Volta para casa Godinho
11 Agosto, 2014 at 11:57
Estás com «pau» porque acabaste de acordar, certo? É o chamado «pau» do mijo.
11 Agosto, 2014 at 16:31
O Pau afirma que o Gauld e o Sarr recebem 10 ou 15 vezes mais que um Iuri e Tobias.
O Pau percebendo a estupidez da afirmacao anterior, utiliza o verbo haver para comparar o salario de Slavchev e de Joao Mario.
No entanto continua a ser estupido.
Suponhamos que Iuri recebe 35k por ano. Entao Gauld recebe 350k ou 525k. Sera possivel perder tempo a contraditar uma especulacao deste teor?
Cherba, depois partilha esse email. Que noutros lados o Gauld recebe 20x mais que os jogadores da equipa b.
11 Agosto, 2014 at 13:03
Ora, pau, pau. Se o Gauld receber 15 vezes menos que o Iuri, admitindo o tal tecto que se falou em cima de 350000 /ano, significa que, mesmo que o Gauld esteja dentro dos mais bem pagos, vá lá, a 75% do máximo, então o Iuri ganha 350 000 / 15 * 0,75 = 17 500 brutos por ano, ou seja, 1250 brutos por mês (ou seja, 800 ou 900 euros liquidos).
Isto leva-me a duas questões.
1. O Iuri, a ganhar assim, e ao custo que os voos estão, só deve conseguir ir a casa, à ilha, com voos de ligação porque não há directo, pelo Natal e nas férias grandes. A próxima Tasca Solidária é para ele.
2. Ou o Iuri é burro que nem um barrote e deixou que lhe diminuissem substancialmente o ordenado quando renovou, ou o Bruno é mesmo duro a negociar e maltratou-o para que assinasse (alô eric???) ou o godinho já pagava tão mal ao miudo, o que significa que pagava bem mais aos gajos, cunhas e vazes que recebiam à comissão para vir escrever publicidade nos blogs.
Então pau, como é, defendes tanto os putos da formação e admites que se lhes pague menos que a paus e motas???
11 Agosto, 2014 at 13:07
oh marroquino e achas isso uma novidade?
o problema com o matheus é exactamente esse, oferecem-lhe para renovar menos do que ele ganha actualmente
11 Agosto, 2014 at 13:29
Não eras tu o gajo que lia pra caralho e sabia tudo? Então devias saber que o salário mínimo de um futebolista profissional é bem superior aos valores ridiculos que cheguei acima.
Quanto a essa do Matheus, até pode ser verdade que lhe ofereceram menos. Agora não vejo onde é que isso é problema. O Sporting é livre de oferecer o que puder e quiser e o jogador mais livre ainda de aceitar ou não. Ou achas que por se ter gasto um dinheirão a formar um jogador ainda se lhe tenha que pagar um balurdio?
O único problema aqui é que nenhum jogador deveria poder sair do clube que o formou sem pagar esse investimento que o clube fez. Fora isso, o minimo pode ir para onde quiser.
11 Agosto, 2014 at 13:37
é um problema porque perdes um jogador talentoso por uma idiotice da direcçao, que acha que todos os jogadores são idiotas e comem tudo o que lhes dizem
11 Agosto, 2014 at 14:02
Hahah, fala o gajo que come tudo o que lê nos “500 blogs” cm verdade absoluta lg que alguem diz que tem fontes…
Só te peço para me provares 2 das tuas afirmações:
1) Salário de miúdos que saiem da formação (Iuri, em específico) está perto dos tais 1000 euros.
2) Menor salário oferecido ao Matheus: Qual o salário actual do Matheus, e qual o salário que lhe estão a oferecer para renovar.
Aquele abraço.
P.S. – Já agora, tb gostava de saber as contrapartidas oferecidas ao Matheus, se realmente lhe estiverem a propôr um salário inferior. Gosto de andar informado 🙂
11 Agosto, 2014 at 14:06
do matheus é simples: actualmente tem um valor x( com os tais “objectivos”)+ casa paga+ viagens ao brasil para poder visitar a família( estamos a falar de um miúdo de 17, 18 anos que vive noutro pais)
no novo contrato apenas mantem uma coisa: o tal valor x
11 Agosto, 2014 at 8:57
É isto tudo Cherba! Vamos mas é apoiar a equipa em Coimbra!
11 Agosto, 2014 at 9:01
Espero que o Marco Silva nao comece com o Capel, é o jogador mais banal da equipa.
11 Agosto, 2014 at 9:04
Sem duvida que temos melhor plantel e temos melhor plano de jogo.
Mas também acho que contratamos demais sem contratar nenhum indiscutível…vamos ver no que vai dar. Agora é apoiar…
11 Agosto, 2014 at 9:11
Babb,
eu também queria um Nakata em vez de um Tanaka, mas nós não conseguimos contratar Nakatas (ou Hondas) com o espartilho financeiro que usamos. Acho que enquanto não percebermos isso, vamos andar sempre meio descontentes.
O que eu quero acreditar é que quem contratámos vai acrescentar ao Sporting aquilo que, na época anterior, jogadores como William, Montero ou Slim foram capazes de acrescentar.
11 Agosto, 2014 at 9:28
Daí dizer que temos melhor plantel. Não contratámos nenhum barrete (geraldes era escusado) mas acho que comprámos um central a mais e que nos falta um extremo de qualidade. Mas pode ser que o mercado ainda traga novidades…
Agora também é verdade que já estamos mais fortes que o ano passado!um gajo quer é sempre mais…
11 Agosto, 2014 at 10:01
Phil, o geraldes não é que vimos na pre epoca. Dá-lhe tempo …
Se o Cedric sair, Esgaio pega de estaca. Mas atenção ao geraldes.
11 Agosto, 2014 at 23:01
O Geraldes e muito fraquinho, o Paulo Oliveira idem (embora um pouco melhor)… mas ainda assim tenho em conta que vem de equipas do autocarro e sem rotinas de apoio ao ataque ou transicoes rapidas que involvam recuperar posicoes. A verdade e que laterais e centrais em equipas de autocarro raramente sobem ou apoiam o ataque. A defender tambem estao habituados a linhas recuadas e a bombear bolas pelas alas para a corrida dos extremos. Vamos ver o que alguns meses de rotinas num clube com mais ambicoes vao fazer pela sua adaptacao. Neste momento dou de barato, prefiro Esgaio e Sarr como segundas opcoes nestas posicoes. O Slavchev e uma maquina, daquilo que vi nao engana, precisa de adaptacao a outra liga muito mais tecnicista e rapida que a Bulgara. O Uri tem capacidade para fazer dupla com Adrian na ausencia do William. Quanto aos da casa; Montero precisa de treinar a finalizacao, melhorar os tempos de reaccao e sobretudo ter calma, tornar-se mais frio. Joao Mario precisa de intensidade, vem com rotinas de baixa rotacao e apesar de ser maestro parece que precisa de melhorar a disciplina tactica.
Carrillo que me desculpe, fui daqueles que perdi a paciencia com ele, mas tem tudo, mesmo tudo para se assumir como um dos melhores jogadores da liga esta epoca, assim ele queira.
Andre Martins pode dar um Pirlo, acho que lhe falta alguma experiencia e maturidade que ate ja poderia ter se nao tivesse sido queimado em epocas anteriores ou se existissem opcoes para o sentar assim que baixasse a forma, obrigando-o a trabalhar para reconquistar o lugar no 11. Numa epoca com mais jogos e mais competicao interna tem tudo para polir o seu jogo.
Preocupacoes:
Rui Patricio – precisa de melhorar a saida dos postes e o jogo de pes, a falta de um sweeper/keeper como alternativa podera expor a equipa em contra ataques, livres cruzados e sobretudo cantos.
Organizacao defensiva: ganhou mais tecnica e decoro a sair a jogar, a tentar um pouco aquilo que faz a Alemanha de Low – existe um senao, a falta de rotinas a sair a jogar desta forma expoe a equipa a passes falhados e a baixa media de idades pode dar origem a falhas de concentracao.
Ataque: falta ali um elemento que desequilibre, um daqueles jogadores que poe uma defesa em sentido, prende um lateral e obriga a dobras dos centrais, abrindo brechas nos autocarros adversarios – concordo com um extremo como a solucao – sobretudo na esquerda, uma vez que na direita ha quem de conta do recado e Cedric compensa muito bem as subidas. O lado esquerdo do ataque e o que perde mais bolas e em consequencia o lado esquerdo da defesa foi o sector que denunciou falhas durante a pre-epoca.
Marco Silva: pode dar um excelente treinador, mas pode acabar por ser um Domingos e perder o estado de graca. Acho que a saida de Jardim deveria ter sido colmatada com um treinador mais experiente, de preferencia da escola Alema para utilizar uma abordagem mais cientifica a metodologia de treino e permitir assim uma melhor progressao individual dos jovens jogadores. A medio prazo entao sim, um treinador ambicioso ja com uma base mais solida para imprimir personalizacao no futebol da equipa.
Numa nota final uma preocupacao que ja vem de alguns anos:
Treinador de Guarda Redes: que procurem fora de Portugal um especialista nesta materia que consiga nivelar ao mais possivel as fragilidades de Patricio – de preferencia um especialista em nutricao e alto rendimento desportivo, como se faz na Alemanha e Inglaterra!
11 Agosto, 2014 at 10:31
O central a mais é para precaver uma possivel saída do Rojo pois não somos donos do seu destino.
Imagina que não tinhamos o tal central e o Rojo tem de sair no final do mês.
Já pensaste bem ? prefiro estar como estou, mesmo estando a gastar mais dinheiro !
11 Agosto, 2014 at 10:57
O MS disse que o Rabia vai ser trinco. Não contratámos nenhum central a mais.
11 Agosto, 2014 at 11:18
O que pode querer dizer aquilo que não queremos ouvir sobre o William… pelo menos esta época.
11 Agosto, 2014 at 12:34
Mais vale ter a mais e depois não ser necessario (mesmo tendo um custo associado) do que não ter e fazer falta em Setembro ou Janeiro
11 Agosto, 2014 at 14:17
Pois, é o mais certo… Mas também se o Porco vendeu o Mangalhães ao City por 30M€ por 56% do passe, nós vendemos o William por 50M€ pelos nossos 70%…
11 Agosto, 2014 at 9:21
Quereis magia???
Shikabala + 10!
11 Agosto, 2014 at 10:53
Prefiro 11 em que um deles seja (talvez) o Shika. Ele que deixe mas é o vedetismo na geladeira…
11 Agosto, 2014 at 12:09
Ele já fez a tropa?
11 Agosto, 2014 at 12:43
O Shika só precisa mesmo de tirar o smoking e vestir o fato de macaco.
Tem um virtuosismo mesmo filho da puta.
Gosto dele.
11 Agosto, 2014 at 9:33
Não sou pessoa de “assobiar para o lado”, motivo pelo qual confesso a minha desilusão com este “defeso”.
Por um lado, não se realizou nenhuma venda decente.
Por outro, de todas as contratações (e foram muitas) não resultou – pelo menos aparentemente – nenhuma mais-valia para o 11 inicial (quando era mandatório termos pelo menos um upgrade para o André Martins e para as alas).
Por outro, a competição este ano será “a três”, uma vez que os andrades reforçaram-se “em peso”, pelo que o objectivo do título será muito difícil (o que mais recomendaria a entrada de difference-makers no plantel);
Por último, o SCP não tem feito, até ao momento, boas exibições, nem demonstrado grande variação em relação ao ano passado.
Temos assim que iniciamos o campeonato com a mesma equipe (se bem que com um banco reforçado – isso é verdade, e era bem necessário), a esperar ter resultados diferentes… Vamos novamente esperar “que seja o ano – 4º? 5º? – do Carrillo”, que o Montero volte aos golos depois de 6 meses sem “molhar a pena”, que o Rui não esteja desmoralizado por não ter “dado o salto”, etc., etc…
Sendo certo que estava entusiasmado com as possibilidades teóricas que o defeso tinha apresentado, o cenário de nos apresentarmos ao campeonato a jogar com Maurício, André Martins, Carrillo e Montero no 11 inicial fez-me esfriar um bocado os ânimos…
A equipe é jeitosa, mas nada de especial… Caberá ao Marco Silva transformar este grupo de forma a lutar pelo campeonato…
SL
11 Agosto, 2014 at 10:05
Livramento eu acredito no trabalho do Marco Silva, ele conseguiu transformar o Balboa num jogador de futebol.
11 Agosto, 2014 at 10:08
Bom argumento…
Pode ser que faça lembrar ao Carrillo o que este era quando chegou. Já era um upgrade do caraças…
11 Agosto, 2014 at 11:20
Livramento, desculpa mas tenho que rebater, para tentar entender o que dizes…
1- “Por um lado, não se realizou nenhuma venda decente.”
O que entendes por “venda decente”? Para a direcção, venda decente é a cláusula de rescisão ou um valor aproximado (em alguns dos casos). Vender Rojo por 17 M era uma venda decente? Slimani por 7 ou 8 M era uma venda decente? William por 30M era uma venda decente? A direcção decidiu, e muito bem a meu ver, que não se deixassem sair jogadores chave sem a devida e justa compensação financeira, até porque as substituições não se afiguram fáceis. E infelizmente, ainda não fechou o mercado…
2 – “Por outro, de todas as contratações (e foram muitas) não resultou – pelo menos aparentemente – nenhuma mais-valia para o 11 inicial (quando era mandatório termos pelo menos um upgrade para o André Martins e para as alas).
Não? E como sabes isso? Consideras o trabalho feito pelo LJ o ano anterior válido? Se sim, porquê, em um mês, destruir tudo o que se fez e apostar cegamente em jogadores muito jovens em adaptação? A minha questão é: consegues afirmar que o plantel não está mais forte do que o ano transacto? E depois, tens a questão da concorrência interna… André Martins, pegando num dos teus exemplos, terá de se esforçar muito mais com João Mário e Gauld do que com Vitor para se chegar ao 11 titular. Senão, as contratações serão mais-valias…
3 – “…uma vez que os andrades reforçaram-se “em peso”, pelo que o objectivo do título será muito difícil…”
Bom, o titulo é sempre difícil… se fosse fácil éramos campeões todos os anos…
O Porto reforçou-se com gente suplente de outros clubes; eternas promessas que chegaram por empréstimo! Alguns poderão, eventualmente e caso estejam para ai virados, ter sucesso…. e depois vão embora! Fosse Bruno de Carvalho a ter esta estratégia e cairia o Carmo e a Trindade… eu prefiro a nossa conduta!
4 – Quanto ao resto do teu post, nem sei que diga… não somos de certeza a melhor equipe do mundo, mas porra… se alguém vê o copo meio vazio és tu! Porque que raio não voltará o Montero a marcar golos? Por que raio não será o Carrilho um jogador importante? Porque raio não estará o Patricio contente de estar no Sporting, disputar a CL e lutar por todas as provas em que está inserido, sendo um dos mais bem pagos do plantel? Por que raio vês Mauricio inferior a qualquer um dos defesas centrais dos nossos adversários? Porra, equipe jeitosa era a do ano passado; a deste ano é competitiva! Eu acredito que Gauld vai ajudar a dar magia ao meio campo; que Slavchev vai por Adrien sempre em alta rotação; que Jefferson vai voltar a ser o melhor DE da liga, pressionado por um excelente J. Silva. Que Rojo e Mauricio serão a melhor dupla de centrais do campeonato; que William Carvalho vai progredir em relação ao ano anterior, tornando-se no melhor médio do mundo. Que tanaka será o Slimani deste ano e que Slimani será o nosso matador por excelência… e por aí a fora… acho que já entendeste a ideia…
È lirismo? Não.. é ver potencial e acreditar no trabalho em curso. É ser critico, mas com noção da realidade. É apostar que vamos, começando já este ano, lançar alicerces para uma equipe monstruosa, que dará cartas a nível nacional e fora de portas. Porque se assim não for… mais vale estar quieto.
Abraço e SL
11 Agosto, 2014 at 12:34
Excelente resumo do que foi feito. Só falta aì juntar que neste momento já fizemos 11milhoes ou talvez um pouco mais. ( sim, LJ foi uma venda!!) o que não é modesto.
Este treinador tem um banco superior ao do ano passado em que acabamos em 2o. O carnide está claramente mais fraco e o Porco por mais que vendam banha da cobra é na melhor das hipóteses uma incógnita.
Nenhuma época se inicia com certezas mas o que podemos dizer é que este ano partimos melhor que o ano passado. O resto é pura demagogia.
SL
11 Agosto, 2014 at 13:08
CAro Wunjjo, obrigado pelo seu feed-back, ao qual vou tentar responder:
1- Por “venda decente” refiro-me à injecção do precioso capital que o SCP precisa (nem me vou referir aos “acordos com a Banca” que diziam haver e que obrigavam o SCP a fazer Xmilhões este defeso para amortizar a dívida). SALVO ERRO, o diferencial entre compras e vendas ou estará negativo para o SCP ou por lá perto… Obviamente que prefiro a manutenção de jogadores como o Rui, William ou Rojo por razões desportivas, e sou contra vendas “por baixo”, mas inquieta-me a situação financeira do SCP… Para mim, vender o William por 30M seria “decente”; não excelente, mas “decente”. E só essa venda (acrescida às receitas já previstas) já tornaria a temporada rentável…
NO ENTANTO,
Confio que a Direcção tenha a situação “controlada” ao ponto de defender a política de vendas que implementou.
2- O plantel está mais forte do que o do ano passado. Mas este ano vai ser MUITO MAIS exigente do que o ano passado (em que, convenhamos, começamos o campeonato a pensar em tirar o terceiro lugar ao Braga…).
Existem jogadores razoáveis em posições não propriamente fulcrais… O Jefferson e o Cédric não são o Alex Sandro e o Danilo (nem nada que se pareça) mas devem chegar para as encomendas… O Adrien, também… Agora, nem o André Martins nem o João Mário me sossegam (nem o facto de o Gauld, quanto muito, só lá para a frente será opção, ao que tudo indica), nem os extremos, nem o Montero…
Não é uma questão de “destruir”; muito pelo contrário parece-me falta de “construção” na base do ano passado. Sejamos honestos: neste momento, tudo indica que começaremos o campeonato com os mesmos jogadores (fora o banco) do ano passado. Isso, para mim, não é o ideal. Maurício, André Martins, Carrillo, o outro extremo (qualquer que seja) e o Montero não deveriam ser titulares numa equipe que, para além de almejar o título, tem ainda que fazer boa figura na LC…
Espero que seja apenas esta má pré-temporada que me esteja a tornar negativo…
3- Eu também prefiro a nossa conduta; mas preferia mais ter uma equipe mais competitiva! 😉 Novamente, e com o máximo de sinceridade: para mim, o SCP tem o TERCEIRO melhor plantel do campeonato. Já o ano passado o tinha, mas tivemos a sorte de os andrades se terem perdido de amores pelo Fonseca…
O que é certo é que este ano os andrades devem “vir com tudo” (tudo, mesmo!), o que vai dificultar a coisa…
4- Estou pessimista, mas espero que o futuro me tire a razão… O Caro Tasqueiro me desculpe, mas a única razão pela qual vejo certos jogadores ainda como titulares no Clube é a falta de qualidade das contratações e dos jovens da formação. O SCP de 2013-2014 não era a “última coca-cola do deserto”. Pelo contrário.
Entendo que o Slimani deve ser titular “de caras”. Entendo que falta um desiquilibrador no meio campo. Que os extremos são fraquitos. Mas isso é o meu entendimento até ao momento e daquilo que tenho visto (não) jogar, que não me sossega. Perder, com os prováveis titulares, contra uma equipe da segunda divisão espanhola não lembra ao diabo!
E a terceira jornada “está já ali”… Pouco me alenta esperar que, lá para a frente, jogadores como Slavchev e Gauld possam estar a dar (bom) contributo.
Concluindo:
O esqueleto base (vindo da última época) é muito razoável. Mas para a nova temporada, com os novos objectivos e necessidades, era necessário desenvolver esse esqueleto. Isso parece-me ainda não ter sido feito. Existe potencial para isso? Existe. O treinador é bom? É. Mas o que interessa é a produção. E a mesma não tem sido grande coisa.
SL
11 Agosto, 2014 at 14:37
Amigo Livramento;
Entendo o que dizes, e também eu quereria uma equipe com jogadores de topo; mas sabendo que com o orçamento que temos isso não é possível e tal como tu próprio dizes e muito bem, o Sporting precisa de dinheiro, certamente que as vendas a efectuar, apenas serão canalizadas para jogadores que substituirão os que saíram. Portanto, entramos numa situação de pescadinha de rabo na boca, em que a saída a meu ver, só pode ser comprar barato, valorizar para vender pelo valor certo!
Quanto a sermos o terceiro plantel… é muito relativo… as estrelas por empréstimo não são, nem de perto nem de longe, significado de sucesso. Ainda por cima quando as estrelas são mais meteoritos do que outra coisa. Mas concordo 100% contigo quando dizes que “eles” vão atacar com tudo. Mas se em relação ao Porto ainda dou o beneficio da dúvida por influencia dos nomes, como justificas o plantel do Carnide ser superior ao nosso? De facto à dois ou três jogadores que o são, mas diz-me a titulo de exemplo… trocarias o Jefferson pelo Eliseu ou o Mauricio pelo Jardel?
Mas Ok; opiniões são o que são e valem o que valem, e não é por a minha não coincidir com a tua que o gato vai às filhoses!
Abraço e SL:
11 Agosto, 2014 at 15:39
Caro Wunjjo,
Obrigado pelo feed-back e pela troca de impressões.
Abraço e SL.
11 Agosto, 2014 at 9:52
Desculpem o off, mas alguém me podia dizer onde posso ver o preço dos bilhetes para o jogo com a Académica? Sei que já se falou disso aqui mas é para não perder tempo a procurar. Thanks.
11 Agosto, 2014 at 10:06
vão entre os 19 e os 40. agora, onde encontrar essa informação…não faço ideia.. 😀
11 Agosto, 2014 at 10:09
site da Academica…
http://www.academica-oaf.pt/noticias/futebol-profissional/4745-academica-vs-sporting-bilhetes-a-venda-a-partir-de-segunda-feira/
11 Agosto, 2014 at 9:55
Quanto à construção do plantel, sim… parece-me que se está a construir um plantel e não é só para este ano.
Lá por o Sporting ser conhecido viveiro de grandes jogadores não quer dizer que TODOS o são. A maioria dos reforços são da casa dos 20 anos.
Pode ser contraditório, pode ser uma maneira de espicaçar os que cá estão, para perceberem que é preciso lutar… não basta ter ADN verde (e já se viu nestas duas últimas épocas o quão fácil é relegar o próprio sangue). Ou pode ser apenas planeamento a longo prazo e visão estratégica de forma a tornar as próximas pré-épocas aquilo que se pensava que seria esta: Plantel estabilizado e polvilhado aqui e ali com mais 1 ou 2 jogadores de grande qualidade.
Para já, foi uma pré-época que não me encheu as medidas. Vale o que vale… Mas não desprezo o que a pré-época vale. Se serve de laboratório, também serve de injecção de moral e “pica”. E se de laboratório serviu, do mal o menos, porque de pica não estamos.
Sábado começa mais uma luta. Espero que estejamos à altura dos acontecimentos e que, ainda assim, sejam os calções verdes ou o “MEO” mal amanhado à frente das camisolas, os maiores motivos de críticas. E aquela merda de “acabamento” da MEO nas camisolas tira-me do sério… bem mais que uns calções… verdes!
11 Agosto, 2014 at 10:02
Quero os 3 pontos em Coimbra. Depois penso nos calções …
11 Agosto, 2014 at 9:56
Concordo com o post na sua globalidade. Acho que para evitar depressões, quer o treinador quer a direção deveriam assumir que o Sporting continua a recuperar de uma situação que quase levou o clube ao colapso e que somos candidatos a ganhar o jogo seguinte. Nada mais. Afirmações como as de que partimos na pole position são um disparate. Vamos com calma.
11 Agosto, 2014 at 10:08
MAs disparate porquê???
Em que lugar ficámos na época passada? Melhorámos o plantel, e as duas “nádegas”, uma anda em renovação, a outra em modo “all in”…
Normal será querermos melhor do que a temporada anterior, logo melhor do que o segundo lugar será qual????
11 Agosto, 2014 at 9:56
vamos e apoiar o nosso grande sporting de portugal tenho mesmo a certeza que vamos fazer um grande campeonato e uma boa liga dos campeoes em frente sportinguistas
11 Agosto, 2014 at 9:58
também não me parece que fique tudo igual. a começar pela forma como a equipa joga.
ao passo que no ano transacto a equipa assumia mais responsabilidade no processo de construção para a perda de bola, desta feita, assume mais risco. por exemplo, Adrien chega 10 metros mais à frente do que fazia no ano passado.
a velocidade de troca de bola também é mais rápida, o que também é um risco maior porque se torna mais fácil de a perder. há uma maior propensão para o passe de risco. principalmente na maneira como se verticaliza o jogo.
as combinações ofensivas também estão bem diferentes. já não é só o Martins a sair do centro para a direita. é mais jogo interior. há um Carrillo a sair mais da faixa e a vir desequilibrar no centro.
agora, quanto às contratações, e mesmo dando crédito ao “à segunda feira qualquer um acerta no totobola”, há algumas coisas que mudava. a ver:
LD – Esgaio, já no ano passado o apontava como substituto natural de Cédric. Geraldes, até ver, não acrescentou nada. espero que venha a render, mas mesmo partindo do valor do jogador, era algo que podíamos colmatar internamente.
Centrais – Paulo Oliveira e Naby-Sarr. contrataria apenas o segundo. é extremamente difícil encontrar bons centrais esquerdinos. e é tremendamente importante para o processo ofensivo da equipa ter um central na meia esquerda que seja canhoto. sobre o Paulo Oliveira, tendo visto Semedo e Tobias, e acreditando no valor destes, preferiria incluí-los. e além disso, ainda havia Dier.
LE – contratação muito necessária e, à partida, tremendamente acertada.
MD – Rosell e Rabia. espero que não signifique a saída de William. acredito que Rosell tem muito potencial, e que precisará essencialmente de jogos para explodir. mas William, é William. Rabia não conheço mas, 22 jogadores dá um plantel com 2 por posição. com 25, pelo menos 3 serão polivalentes (conhecidos por andré almeidas)
MC – Slavchev. o homem é um toiro. muita força e tecnicamente dotado. no entanto, ainda faz lembrar Adrien de há 2/3 épocas. muito amorfo. precisa que lhe digam ao ouvido (como disseram ao Adrien) “mais intensidade, corre que nem um tolo”
MO – João Mário e Gauld. estão em fases diferentes de maturação. o segundo precisará de se ambientar, mas talento já deu para ver que tem. compreendo os que defendem que temos Iuri e Chaby, mas, para mim, talento é como inteligência. nunca é demais!
Extremos – continuo a achar que o Carrillo é um grande talento e é o tal extremo desequilibrador que precisamos. Mané está ainda uns furos abaixo do que pode render e do que já lhe vimos. mais concentração e terá certamente mais minutos.
por preferência, não gosto de extremos simétricos. gosto dum extremo e dum avançado interior. dum Carrillo na direita e dum Viola na esquerda. daí ter ficado desiludido com a saída deste. mas lá está, a direcção (embora não sempre certa) merece crédito pelo trabalho realizado e, acredito que a ter deixado sair o jogador é porque sabia o que estava a fazer. ao contrário da maioria, não contratava mais nenhum extremo. deixaria sair Capel (gosto muito da raça, do sentimento e da verticalidade de Capel, mas raramente gosto da decisão) e confesso que também não sou muito fã de Shikabala ou Heldon. mas também sei que se deve esperar por melhor análise. subiria cegamente Iuri para actuar sobre a esquerda (e só daqui a uns anos lhe entregaria a batuta de 10).
PL – Tanaka é um achado. mais um desta direcção a seguir a Maurício, Montero e Slimani. se não sair ninguém, ficamos bem servidos.
tenho muita fé no trabalho desta equipa técnica. gosto da a sua filosofia de jogo. e estou certo que jogando bem, estamos sempre mais perto de ganhar!
há muita coisa muito diferente. boa sorte!
SL
11 Agosto, 2014 at 11:04
Eu acho que o Mané não pode ser considerado extremo… o homem não tem capacidade para ir à linha quanto mais… até irrita um santo, agora quando joga solto no meio a conversa já é outra… quando começa a extremo é contar com um a menos a não ser quando vem para o meio que é o que faz quase sempre.
11 Agosto, 2014 at 16:17
Essa foi mesmo à 10 !!
11 Agosto, 2014 at 21:51
Excelente análise…
SL
11 Agosto, 2014 at 9:59
Temos banco. Temos equipa (engracado que quem achava que o ano passado tinhamos equipa para ser campeoes, sao os 1os a criticar a falta de contratacoes para entrar para o 11). Os reforços ja estao a levar uma dose de espirito de equipa.
Por fim, temos outro treinador, outro estilo de jogo, um que me parece mais ofensivo e solto (apesar da falta de eficacia momentanea).
11 Agosto, 2014 at 10:03
Olá amigos e amigas…
Agora não tenho tempo para mais a não ser…
Dar-vos os bons dias e desejar-vos uma boa semana, co0m muita saúde…
Ahhh…e não esqueçam…:
Vamos acreditar…mesmo contra “os velhos do restelo”…
Abr e SL
11 Agosto, 2014 at 10:47
Para já, começamos contra os pardalitos do Choupal.
A seu tempo virão os velhos do Restelo… 🙂
Bom Dia, Max.
11 Agosto, 2014 at 12:37
Não amigo…”eles andem por aí…”…
E pior…dentro da “nossa própria casa…”…!
Abraço e SL
11 Agosto, 2014 at 10:04
Sem dúvida que em termos de ‘profundidade de plantel’, estamos muito melhor do que na época passada… Quanto ao estilo de jogo, é tudo muito parecido, visto que os ‘artistas’ são os mesmos. Algumas ‘nuances’, como a procura de mais e melhores soluções ofensivas no jogo interior e, espero eu, mais e melhores formas de marcar livres e cantos a nosso favor. A defender mantêm alguns jogadores a maneira de recuar sem atacar nem a bola nem o adversário, tira-me do sério. Além disso a defender as bolas paradas teremos, forçosamente que melhorar, e muito. Não me parece normal metermos os 11 jogadores na nossa área (com os fracos resultados que temos tido), e nem um jogador na meia lua nem 1 ou 2 (os mais tecnicistas e rápidos) mais avançados para termos linhas de passe.
De resto, a qualidade dos reforços que o SCP adquiriu para a época 2014/15 irá aparecer de forma gradual, há medida que a sua integração for mais efectiva. É tudo novo, língua, cidade, maneira de viver, campeonato, clube, companheiros de equipa, etc.
Quanto ao novo treinador do SCP, Marco Silva, parece-me um excelente jovem treinador. Tem um discurso fluido e facilmente passa a sua mensagem (quer para os jogadores quer para os adeptos), no entanto, treinar o SCP não é o mesmo do que o estoril. Creio que, inteligente como é, já se apercebeu disso mesmo, agora o que eu espero dele é que não só potencie os NOSSOS jogadores, como encontre as melhores soluções dentro do plantel para cada momento.
Pressinto muitas e boas surpresas ao longo da temporada que agora vai começar…
Vamos \o/SCP\o/! Faz-nos sonhar!!!
SL
11 Agosto, 2014 at 10:05
Marco Silva aproveitou os jogos PRÉ-oficiais para testar rotinas desenvolvidas no treino, para observar quiçá, a performance em campo de certos jogadores submetidos a tareias septo-diárias, para conhecer os jogadores no fundo, todos eles têm diferentes características “fisio-mecânicas”.
Ok, aquele 4-4-2 com o Rosell e João Mário foi um pouco de vodka red bull a mais na noite anterior, mas faz parte da neurótica de qualquer treinador, chame-se ele Bielsa “the cócoras man”, ou Aloysius Paulus Maria Van Gaal.
Em competição à séria, acardito cachtória é outra.
Falemos também dos jogadores…quer queiramos/quer não, eles são celebridades submetidas a muita pressão física e psíquica, ano de mundial…blá blá blá…transferências…blá blá blá…jogadores de 20/22 anos blá blá blá…paixonetas por recepcionistas d hotéis…blá blá blá…todos eles sem excepção, anualmente farão uma ou duas paragens obrigatórias na estação do limbo. Ele são Human Bay-ings, veja-se o caso da equipa do Braziu, choravam por tudo e por nada, imagino que se vissem uma cria de bambi ferida no relvado, muitos deles teriam quer ser internados e induzidos em coma.
P.S. Where r u Bro Ariel ?
SLzzz
11 Agosto, 2014 at 10:10
É ARI-EL…
11 Agosto, 2014 at 10:09
Bons dias,
genericamente, estou de acordo com o post do cherba. as alternativas estão bem melhores e se começarmos o campeonato sem um único reforço no 11, é sinal de que a continuidade dada ao 11da época passada só pode ser boa, com uma excepção: o tal extremo.
ou seja, se olharmos para o onze base da época passada, temos que praticamente todos os jogadores estiveram a um nivel de intensidade e regularidade competitiva excelente. senão, vejamos:
PATRÍCIO – nada a apontar
CEDRIC – alguns erros no inicio da época foram progressivamente anulados pelas suas evidentes melhorias ao longo da época, o que fez com que quase maioritariamente tivesse sido indicado como “obrigatório” para a convocatoria para o Brasil 2014
JEFFERSON – algum desgaste no ultimo terço da época, mas sempre um dos reforços mais regulares da época. Este ano, tem subsituto à altura, o que não tinha na época passada.
MAURICIO – ROJO: a segunda melhor dupla de centrais do campeonato, só atrás dos lampiões. são exemplares? não. São infaliveis? Não. Têm limitações? às vezes. mas, por isso, têm esta época subtitutos à altura, e pelo que vi ontem, SARR está pronto para substituir ROJO (se este sair)
ADRIEN-WILLIAM-ANDRÉ MARTINS: Este tridente do meio campo só pode melhorar e já está a melhorar. WILLIAM é igual a ele próprio, o que faz com que algumas perdas de bola aparentemente infantis (que num jogador bom comprometeriam uma exibição) num jogador GENIAL como é William não escamoteia aquilo que ele é na essencia: um dos melhores medios defensivos do Planeta. e está tudo dito. Quanto ao ADRIEN ,achei-o neste Troféu um pouco cansado, o que é normal, mas ele é o PATRÃO da equipa. Se WC é o ferrolho, Adrien é a chave da construção de jogo da equipa. Está um Boss do caralho e só gostaria que ele acalmasse um pouco até ao final de agosto, senão o MOnaco ainda o vem buscar!
Quanto ao ANDRÉ MARTINS, reside neste pequeno-grande jogador o grande upgrade desta época. André Martins partiu de descartável para essencial neste momento. Mais solto, mais objetivo, mais alegre, mais intenso sobre a bola.
Agora, digam-me quantas equipas em Portugal neste momento trocariam o seu meio campo pelo tridente WILLIAM-ADRIEN-ANDRÉ. todas! porque, além do orgulho de ser um meio campo 100% tuga, é o melhor meio campo a carburar em terras lusas.
depois, nos extremos, temos um grandissimo upgrade de CARRILLO face à época passada. é para manter e do outro lado é que reside a lacuna. precisamos de força, velocidade, criatividade e, acima de tudo, objetividade. Bruno de Carvalho e Inácio estão a tratar disso, eu sei, porque neste momento, não temos alternativa ( e não sei se Heldon a será, mas o que fez ontem, deixa-me a ansiedade de ver mais vezes, o que já é um ótimo sinal).
lá à frente, temos mais alternativas pois temos TANAKA (vai marcar pelo menos 10 golos, no conjunto de todas as provas, aposto o que quiserem), SLIMANI não perdeu ansiedade nem ganhou cagança, continua o mesmo jogador muito útil e humilde, não é o melhor ponta de lança do mundo, mas em Portugal chega e sobra. E depois, há o MONTERO….montero, montero, monterol el avioncito.OK, vou aqui correr o “risco” de apostar o que voces quiserem que MONTERO marca o golo mais importante da época já no proximo sábado e…liberta-se. wanna bet?
em suma: mais qualidade, mais alternativas, mesma estabilidade.falta um extremo, falta dia 31 e que não saia WILLIAM, ROJO, SLIMANI e (acima de tudo)…ADRIEN! e falta continuar a ver se Marco Silva é mesmo o homem certo no momento certo. Falta, claro, paraquem ainda tem dúvidas . Eu não.
nunca mais é sábado, porra!
11 Agosto, 2014 at 10:16
Estamos a fazer o que os clubes com um rumo definido fazem. Temos uma base que vem da época passada e que dá garantias. À medida que os reforços forem mostrando valor, vão entrando na equipa.
“Ah, e tal, porque não contratámos nenhuma mais-valia.”
É durante a época que os jogadores se revelam mais-valias. Há muitos craques de pré-época que depois não dão nadinha durante a época.
Quanto ao Esgaio, é verdade que é bom jogador e mostra valor. A minha pergunta é: é aquela a posição onde ele nos pode dar mais? Ele que até nem gosta de jogar ali mas cumpre, porque não sabe jogar mal?
Posto isto, vou ao que realmente me preocupou nesta pré-época:
– erros defensivos, sobretudo nas bolas paradas – para aspirar a ganhar títulos uma defesa coesa e segura é essencial
– situação do Montero (anímica?)
– alguma incapacidade para furar equipas fechadas, que já se via na época passada.
– preparação atrasada de alguns elementos essenciais como o William, Rojo ou Slimani por terem começado mais tarde a pré-época por causa do Mundial.
– indefinição sobre quem será vendido. Creio que será o Rojo, mas por mim poderia ser o Capel e, eventualmente o Patrício.
11 Agosto, 2014 at 10:36
já foi assumido pela direcção que Esgaio será trabalhado a lateral direito. quanto ao gostar ou não dessa posição, não conheço o jogador. mas o coentrão disse publicamente que não goatava de jogar a LE, calou-se quando passou a ser dos melhores do mundo!
11 Agosto, 2014 at 10:25
Não está de todo tudo igual. Penso que manter o nosso 11 é uma grande vantagem para alcançar o título. A direção está a fazer um bom trabalho e prezo muito o esforço que estão a fazer por não vender ninguém. Nunca se sabe, o mercado ainda está aberto como sabemos. Mas penso que o esforço está a ser feito.
Quanto às contratações concordo contigo. Estamos a apostar a médio prazo e, desculpem a sinceridade, estamos a trabalhar para sermos habituais campeões. Porque digo isto? Não temos contratações de encher o olho, mas estamos a aumentar muito a competitividade no plantel. Se fosse um jogador da B pensaria “estou em pé de igualdade com estes gajos que acabaram de entrar”. Só temos a ganhar com isso.
Por último, por ser uma assumida defensora de Montero, não o tiraria do 11. Penso que aqui estará uma grande dor de cabeça para o Marco. Na minha opinião somos muito melhores como equipa, com o Montero em campo. No entanto, quero é que o Sporting vença!
Tu vais venceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer
P.S: Os dois jogos que vi do puto Francês convenceram-me. Acho que será um grande central (Estás a ouvir Dier!??)
11 Agosto, 2014 at 10:48
Já é um central grande… meio caminho está feito! 😀
11 Agosto, 2014 at 11:27
Será um grande central, ainda não o é, exibição de ontem, apesar de um ou outro erro devido a inexperiencia foi boa, e no Egipto, tambem, mas o pessoal esta a esquecer-se de uma coisa, a qualidade de jogo do adversário. Falta-lhe um teste a sério. Precisa no caso de Rojo ficar de equipa B, porque a nossa 2ª Liga, tem mais competitividade que a 4ª divisão Francesa e ele com todo o potencial que ali tem precisa de crescer, Não é já o central para substituir Rojo no caso de saida deste. Saar, Paulo Oliveira, Tobias, não são parceiros para Mauricio, é preciso um central top porque Mauricio como vimos o anos passado em jogos de maior indice dificuldade tem algumas limitações que nos outros jogos são disfarçadas com a garra e a entrega que poe em cada lance.
11 Agosto, 2014 at 12:45
Adorei ver o sarr a meter respeito no burburinho que aconteceu. Sarr e Maurício.
11 Agosto, 2014 at 13:43
Mais um! Sarr foi lá impôr respeito com o seu cabedal e defender a equipa. Muito bom!
SL
11 Agosto, 2014 at 10:25
Bom dia,
Antes de mais nada, gostava de dizer que na minha opinião, o que faltou o ano passado foi um maior leque de opções que nos dessem o mínimo de garantia de qualidade, que é como quem diz, Banco.
Neste momento e com estas contratações acho que é unânime que temos mais e melhores opções. Posto isto, acho que o upgrade competitivo que a equipa vai ter é o facto de os titulares absolutos terem outros jogadores a morderem os calcanhares.
Jefferson tem finalmente concorrência, não conheço o Jonathan mas pelo que vou lendo não deve ser mau. William pode descansar quando for necessário, já deu para perceber que o Rossel pega bem naquela posição. André Martins tem no João Mário alguém que lhe vai dar agua pelas barbas, vamos ver quem chega a Dezembro como titular. Adrien e Slashev são capazes de ser os mais desequilibrados, mas acho que o bulgaro tem toque de bola e ainda não está em forma. Na frente o japonês ajuda a por o Montero e o Slimani em sentido, além de permitir que joguemos em 4-4-2 sem nos preocuparmos em não ter outra solução no banco. No centro da defesa acho que o Paulo Oliveira vai surpreender, mas ainda não se habituou ao peso da verde e branca. No meio disto tudo Gauld e Rabia são na minha opinião claramente jokers, para irem crescendo sem termos pressa de os por a jogar. Importante é que quando pegarem que o façam com confiança e no momento certo.
Com isto tudo, obviamente que não comprámos titulares absolutos, mas tendo em conta as restrições salariais que temos actualmente, sou da opinião que o rumo escolhido é o correcto, apostar em jovens valores, dispostos a provar que podem fazer uma diferença e a deixar a sua marca no futebol.
2 apontamentos finais:
– É normal que nem todas as contratações rendam, acho que é impossível mesmo que aconteça seja em que clube for em que liga for, há sempre um jogador que não rende o que era expectável, este ano esse papel parece-me estar guardado para Geraldes mas veremos;
– O mito da não aposta na formação. Meus amigos este ano já 2 miúdos da formação serão aposta séria na equipe principal, Esgaio e João Mário, sem contar com o Luis Ribeiro que é o terceiro GR. Outros podem seguir este caminho durante a época, como Tobias, Wallyson, Fokobo, Iuri, Chaby ou Ponde são aqueles que acho que podem aparecer a qualquer momento. Apostar na formação não é subir a sénior meia duzia por ano, é subir aqueles que sabemos que têm condições para isso, e na minha opinião, se todos anos 2 subirem e forem opções válidas, é bestial. Temos 9 elementos da formação inscritos no plantel principal caramba, não é brincadeira!!!
Obrigado
11 Agosto, 2014 at 10:27
Parece que há muito pessoal que depois de ter visto a ultima prestação da equipa no campeonato com entrada directa na Champions esqueceu-se que estamos em falência tecnica.
Sim, poderiamos ter poupado dinheiro com as jovens contratações que fizemos.
No entanto acredito que contratanto jovens promessas internacionais estejamos a pensar a longo prazo e em recolher dividendos futuros (desportivos e financeiros) que nunca teremos apostando apenas em jogadores portugueses.
Já se viu que a Federação não tem interesse nenhum em rentabilizar o jogador do Sporting.
11 Agosto, 2014 at 10:28
Cherba, no post anterior fiz um comentário que simplesmente se evaporou. Pq raio? Vê lá isso sff.
Obrigado
11 Agosto, 2014 at 10:44
Jardelim, tens que carregar onde diz “comentários recentes” para aparecerem todos os comments. (não consigo encontrá-lo mas ontem estava no fundo da pág.), parece que os posts que ficam para trás, tendem a ficar mais comprimidos.
11 Agosto, 2014 at 11:18
Pois é isso mesmo, obrigado!
Um pouco estranho o scroll assim confesso…
11 Agosto, 2014 at 10:33
A Serenela Andrade, uma das minhas primeiras paixonetas (lembro-me de fustigá-Lo por 17 vezes non-stop sem direito a pit stop para me abastecer com yoggi de morango…) está tal e qual como a via em 1987, obviamente que com as sardas mais descaídas mas tesuda com sempre.
Respect Sereneka
11 Agosto, 2014 at 10:34
Ligeiro off…
11 Agosto, 2014 at 10:44
Ligeiro????????????????
Se calhar a Serenella de microfone na mão e com umas vestes reduzidas a entrar no balneário ao intervalo se as coisas não estiverem a correr bem é capaz de dar resultado, para a rapaziada levantar a moral… O plano B será a Maria José Valério… 😕
11 Agosto, 2014 at 17:41
A MJV está para esse plano, como o 4-4-2 para plano de jogo!
11 Agosto, 2014 at 11:24
Também já dei por mim a comentar com a cônjuge o estado imutável da Serenela. Mas com uma análise mais detalhada em zoom são perfeitamente visíveis os arames que suportam a estrutura. Não aconselho mexer muito sob o risco de colapso… 😀
11 Agosto, 2014 at 12:49
A minha musa era a Helena Isabel! Foram muitos Yoggis!
11 Agosto, 2014 at 10:35
Não concordo com a qualidade no último terço do terreno.
Do meio campo para trás o scp tem boas e muitas soluções, é preciso trabalho, entrosamento, ritmo competitivo e é preciso os jogadores conhecerem a camisola que vestem e o peso que tem. Devegar chegamos lá!
Na frente temos Montero, Slimani e Carrillo . Ora Carrillo é o unico dos extremos com qualidade acima da média e que tarda em despontar, este ano acho que vai ser a sua derradeira oportunidade. Se ele continuar escondido dos jogos e apático como muitas vezes então não vamos ter nenhum “abre latas”.
Capel, é muito esforçado, raçudo, mas tem fraco poder de decisão, erra o ultimo passe, e joga com a cabeça pregada no chão. Isto a juntar ao seu salário…
Heldon é parecido, muito rápido e esforçado. Pouca técnica e fraca capacidade de decisão. Fez um bom jogo, mas isso para mim não justifica nada. Que mantenha com regularidade o nivel exebicional de ontem e eu calo-me…
Shika… foi uma boa tentativa de marketing…
Por fim há Tanaka que tem sido uma boa surpresa. Vai perder espaço tanto para Slim como para o Montero, mas tenho fé que nos irá dar ainda muitas alegrias durante o campeonato.
Para uma equipa que se assume como candidata ao título, tem de ter pelo menos 2 jogadores nas alas bastante acima da média. Vamos jogar contra autocarros, e com outras equipas de blocos mais subidos. Vamos estar em 4 competições e com a nossa sorte nos sorteios, estou para ver o grupinho da champions.
É preciso fazer uma omolete e os ovos são escassos, mas tenho fé que a direção ainda nos faça uma surpresa e nos dê pelo menos 1 extremo de grande qualidade.
SL
Bruno
11 Agosto, 2014 at 10:42
o que se passa com Dramé? está lesionado? não joga na A nem na B, este jogador que acabou a época passada em grande…
11 Agosto, 2014 at 10:46
Até agora ninguém sabe…
Acho que partiu de bicicleta de Alcochete, e deixou um bilhete… Que ia visitar a avó que mora no Sudeste de França… 😯
Diz que regressa assim que puder……. 😀
11 Agosto, 2014 at 10:47
realmente é um mistério, gostava de saber o que aconteceu…
11 Agosto, 2014 at 10:50
É o que dá contratar gajos que roubam telemóveis a travecos e depois fogem de bicicleta… São muito imprevisíveis!
Onde andará o nosso Eddie Murphy?!
11 Agosto, 2014 at 10:54
eheheheh mas agora a sério, ninguém sabe do gajo? ele desapareceu ou tem alguma lesão?
11 Agosto, 2014 at 10:58
A sério…
Acho que foi visto pela última vez perto do golfo de Cádiz, acho que foi em Torre de la Salle… Diz que se come lá bom paixe…
11 Agosto, 2014 at 11:21
A não ser que se tenha descoberto um “triângulo de Alcochete” o gajo tomou chá de sumiço… Ainda no sábado estranhei a ausência dele da convocatória.
11 Agosto, 2014 at 10:53
Diz que o Vítor vai rescindir nos próximos dias e que tem propostas do estrangeiro…
Tá mais do que visto que foi mais um exemplo de um bom jogador a quem a camisola de um clube de outra dimensão pesou muito…
11 Agosto, 2014 at 10:56
nem mais, é que foi isso mesmo, o Vitor que mandava no meio-campo do paços (qual cabeça de burro-Josué qual quê) não foi o que vimos em Alvalade.
11 Agosto, 2014 at 11:22
E eu que fiquei todo contente com o Vítor (o da época repassada do Paços) vir para Alvalade.
Verdade seja dita, não teve muitas apostas nele…
11 Agosto, 2014 at 10:59
Excelente. Uma análise perfeita ao Sporting 14/15 desta pré-época. Melhor não diria. Espero é que, este texto, ajude os mais críticos a abrirem os olhos.
Obrigado por esta fantástica análise.
11 Agosto, 2014 at 11:03
olá bom dia alguém tem o link para abola em pdf grátis sff
11 Agosto, 2014 at 12:22
Aqui está:
https://drive.google.com/folderview?id=0BwXwKN_WxOuAS0VmemMwSlVmRXc&usp=sharing
11 Agosto, 2014 at 11:06
Meus amig(a)s,
O Leonardo Jardim já está a ser questionado em França… Numa sondagem efectuada depois do primeiro jogo, derrota em casa 1-2 contra o Lorient, 71% dos participantes consideram Jardim um erro de ‘casting’… Deixou jogadores como Falcao e Toulalan no banco…
Os 3 Milhões de euros que nos rendeu, deram para contratarmos alguns jogadores…
11 Agosto, 2014 at 11:23
Geralmente tem sido o Leo a abandonar o barco…
Vamos ver se não é desta que o capitão é que afunda primeiro.
11 Agosto, 2014 at 11:47
A mim não me surpreendeu nadinha… ele até já evoluiu, em vez de ir para os jogos de fato-de-treino já vai de fato Armani com gravatinha vermelha. Às vezes até +areço bruxo.
11 Agosto, 2014 at 11:06
Estou muito confiante p/ esta época.
Manter o 11 base do ano passado não é uma decepção, é sim uma enorme vantagem! É assim que as grandes equipas se constroem!
A qualidade do nosso banco relativamente ao ano passado é incomparavelmente superior.
Qt ao treinador: Leonardo Jardim é excelente e foi o indicado para estabilisar e recuperar a equipa mas Marco Silva é igualmente inteligente e arrisca mais. Acho q Marco é mais treinador de equipa grande. Leonardo foi melhor opção o ano passado, Marco é melhor opção este ano!
Por fim, o ponto mais fraco do nosso plantel – a falta de um extremo:
Porque não pôr o Carrillo a EE e jogar com Esgaio a ED? São os nossos 2 melhores extremos, velocidade e explosão à esquerda; inteligência, técnica e poder de decisão à direita. Esgaio combina lindamente com Cédric no lado direito, Carrillo pode fazer diagonais p/ o seu pé direito sempre q quiser pois Jefferson dá profundidade e ganha a linha com facilidade. Acho que tinha tudo para funcionar!
11 Agosto, 2014 at 12:05
quanto mais tomadas de decisão deres ao Carrillo, menos jogo vais ter. já mostrou no passado que complica ao decidir se deve ir no 1×1, se vai à linha ou se vai para dentro. na direita tem tido menos decisões e tem mostrado que é melhor assim.
11 Agosto, 2014 at 14:57
É um ponto de vista, e até admito q podes ter razão, mas não vou por aí. Acho q ao Carrillo só lhe faltava motivação e confiança. Quando engatar pode muito bem gerir um vasto cardápio de soluções. E aquelas diagonais com remate em arco ao canto superior mais distante podem ser letais se forem um bocadinho melhor calibradas. E dão um jeitão para desbloquear alguns jogos. Eu pessoalmente sempre gostei mais do Carrillo à esquerda. Sobretudo se tivermos a jogar em cima do adversário c/ o Jefferson logo ali prontinho p/ ir à linha.
11 Agosto, 2014 at 11:06
Por 25M€/época é um grande plantel.
11 Agosto, 2014 at 11:25
Eu quero muito ver o valor deste plantel daqui a 2 anos!
11 Agosto, 2014 at 11:29
Pois, essa é que é essa, queria ver os LuizesFerreiras e os Paus desta vida a construir um plantel com um orçamento de 25M€… Ahhh, e depois não valia andar a pedir empréstimos sobre empréstimos, desvalorizar para vender a fundos, vender % de jogadores da formação ao desbarato para pagar a água e os ordenados de um qualquer Pranjic…
Os homens é só trutas, se calhar é melhor ficarem-se pelo FM…
SL
11 Agosto, 2014 at 11:36
Antigamente em Alvalade era só Trutas!
Trutas boas agora é em Manteigas… é vê-las a saltar!
11 Agosto, 2014 at 20:16
Perdão Ricardo… em Manteigas?!? Lamento mas estás enganada 😀
E olha que falo com conhecimento de causa.
11 Agosto, 2014 at 11:18
Sporting na pole? Nada disso… Futebol não é só organização!
Mais uma época, mais uma revolução, esta mini mas muito importante, pois lá se foi o grande responsável pelo ressurgimento surpresa do Sporting, Leonardo Jardim.
Para o seu lugar veio o Marco, já por muitos considerado o novo “Mourinho” (mais um!…). A escolha foi óbvia e, atendendo às alternativas existentes, parece-me que foi a mais acertada.
Mas não são tudo rosas Senhor.
A primeira coisa estranha na vinda do Marco para Alvalade foi o facto de ele não ter trazido nenhum dos seus boys. E um deles muito me agradaria ver no Sporting, mas foi parar ao fcp, o Evandro. A justificação desta “surpresa” veio há dias pela boca do nosso Presidente que disse do seu congénere do Estoril, referindo-se à situação da Liga, que falava de mais. Além da ironia subjacente (alguém falará mais do que o nosso Presidente?) mostra que as relações não são boas, e como para comprar é preciso que alguém nos aceite vender, do Estoril não veio, obviamente, o seu melhor jogador, mesmo tendo no nosso clube o treinador que o projectou, tendo acabado num rival.
Mas os principais espinhos são mais profundos. Apesar da equipa continuar a revelar-se coesa e organizada nos seus princípios de jogo, porventura ainda mais com Marco Silva, o que é natural, pois, quanto mais tempo os jogadores estiverem juntos maior o seu conhecimento individual, maior o entrosamento, maior a capacidade colectiva, na verdade o Sporting parece um pãozinho sem sal a jogar.
Sim, um pãozinho sem sal. Daqueles que faz bem a muita merda mas não entusiasma nada e que acabamos sempre por engolir a custo, com a ajudinha de um copo de água, em vez de um bom tinto.
E tudo isto porque o Sporting é um bando de bons rapazes, cada vez mais organizados, bons tecnicamente, mas que, à excepção do Carrillo, não têm um rasgo individual que faça a diferença. O mais engraçado é que este último é capaz de ser o jogador mais contestado do Sporting… Como é possível?
É que, meus amigos, a organização faz uma boa equipa, mas uma grande equipa, além da organização, precisa de jogadores geniais, imprevisíveis, que num simples toque desmontem a organização adversária.
O futebol é assim e não vale a pena andar com merdices. O Barça era toquezinho atrás de toquezinho, muita organização, mas se não tivesse um Xavi a fazer um passe impensável de vez em quando, um Iniesta a tirar dois do caminho num drible ou um Messi a tirar três ou quatro da frente num simples arranque, acham que o Barça tinha sido o que foi?
A Alemanha é só organização, dizem alguns, mas na verdade apenas voltou a ser campeã do mundo quando passou a ter jogadores virtuosos capazes de ver mais além da sua natural organização.
E agora falemos do nosso cantinho. A organização do Sporting, cada vez mais sólida, até é capaz de ser suficiente para ganhar a maioria dos jogos, mas organização com organização se combate, e uma equipa inteligente é bem capaz de, sem muito esforço, anular este Sporting.
Mas mesmo que se consiga, tal como o ano passado, ganhar jogo após jogo, nem que seja pela margem mínima, há jogos que são quase impossíveis de ganhar sem um mínimo de criatividade. Sim, falo dos nossos rivais que (ainda) têm Gaitan e Enzo ou (pior ainda!) dos rivais tripeiros que se reforçaram com jogadores bastante criativos a juntar a alguns bons que já lá existiam, com Jackson e Herrera à cabeça.
Ganhar estes jogos, com aquilo que temos visto, apenas é possível de duas formas. Com muita sorte nossa, ou com muito azar deles. É que, meus amigos, com muita pena minha, esqueçam o fcp da época passada… (e mesmo assim recordo que apenas ganhamos um jogo por 1-0 e perdemos outro por 3-1…)
E não vou falar da Champions pois tudo vai depender do sorteio e do conhecimento que os nossos adversários tiverem de nós. Mas digo já uma coisa – tal como no ano passado fomos surpreendentes a nível nacional, acho que temos mais hipótese de surpreender na Europa, onde somos um claro outsider, do que na nossa casa, onde já todas as equipas conhecem os nossos processos de jogo.
Ou seja, sem mais uma ou duas peças criativas que tenham lugar de caras na equipa principal do Sporting, designadamente um 10 e um ala esquerdo, é uma pura ilusão considerarmos que estamos na pole position para o campeonato. E estas ilusões não podem ser boas para a equipa, nem para os adeptos, e muito menos para a Direcção que vai ser cobrada pela gestão de expectativas.
No entanto, como o futebol português é pródigo em situações anormais, esperemos que toda esta análise não passe de um mero exercício pessimista e que os nossos dirigentes estejam a ver bem mais além do que eu. Como eu gostava!
SL
11 Agosto, 2014 at 11:26
Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
11 Agosto, 2014 at 11:33
Bom dia, eu acho que este ano temos um plantel com mais soluções, por isso podemos atacar o campeonato com confiança, as estrelas nao fazem uma grande equipa(Olhem o que,aconteceu com um plantel recheado de estrelas), temos um plantel humilde e a lutar pelo nosso clube, estes atletas dão -me confiança e acredito que vai ser o nosso ano
Força Sporting
11 Agosto, 2014 at 11:42
O pasquim o Nojo continua a abusar da sorte: “Rojo ameça forçar a saída?” WTF! Disse-o no primeiro jogo do Saar e volto a referir. Quando o francês estiver entrosado o Dier vai parecer um nabo ao pé deste central.
11 Agosto, 2014 at 11:48
Bem, vamos lá por partes: É de fácil dedução que temos plantel e onze para consumo interno. Noto ainda que os campeonatos ganham-se com as equipas pequenas e não com os grandes. Quanto aos rivais, o Sporting têm a obrigação de ganhar os jogos com eles, mas penso que é gritante a falta de opções e de qualidade entre benfica e porto. Posto isto, o cenário parece-me mais favorável que o ano passado.
Quanto à Champions, não será fácil já se sabe, mas uma queda para a Liga Europa já não seria um mau resultado, visto há quantos anos não vamos à Champions e dado o pote em que ficámos.
Taça da Liga- O Presidente vai cumprir a promessa de jogador com os juniores na competição? Fica a duvida.
Taça de Portugal- Chegar o mais longe possivel, é sempre o chavão.
Quanto a ontem, destaque para Heldon, finalmente a acordar para a vida e a fazer pela mesma. Infelizmente Mané é neste momento o 4º extremo apesar de ontem ter jogado bem. Insisto que ele é muito mais um 10 em forma de médio ofensivo do que extremo. Sarr, muito certinho, falta saber sair a jogar.
SL
11 Agosto, 2014 at 11:48
Bem, vamos lá por partes: É de fácil dedução que temos plantel e onze para consumo interno. Noto ainda que os campeonatos ganham-se com as equipas pequenas e não com os grandes. Quanto aos rivais, o Sporting têm a obrigação de ganhar os jogos com eles, mas penso que é gritante a falta de opções e de qualidade entre benfica e porto. Posto isto, o cenário parece-me mais favorável que o ano passado.
Quanto à Champions, não será fácil já se sabe, mas uma queda para a Liga Europa já não seria um mau resultado, visto há quantos anos não vamos à Champions e dado o pote em que ficámos.
Taça da Liga- O Presidente vai cumprir a promessa de jogador com os juniores na competição? Fica a duvida.
Taça de Portugal- Chegar o mais longe possivel, é sempre o chavão.
Quanto a ontem, destaque para Heldon, finalmente a acordar para a vida e a fazer pela mesma. Infelizmente Mané é neste momento o 4º extremo apesar de ontem ter jogado bem. Insisto que ele é muito mais um 10 em forma de médio ofensivo do que extremo. Sarr, muito certinho, falta saber sair a jogar.
SL
11 Agosto, 2014 at 12:11
Claro que é para consumo interno. Longe vão os tempos (mas infelizmente ainda não tão longe quanto isso) em que os nossos adversários eram o “Real Madrid, o Barcelona e o Ajax[???]”.
Concordo que os campeonatos se ganham, antes do mais, com uma extrema regularidade frente às equipas “pequenas” (bragas e afins). Mas acho que já demonstrámos o ano passado que pelo menos temos capacidade para fazer isso com o 11 titular. Faltou “profundidade” no plantel, algo que já foi resolvido. Faltou também, no capitulo das arbitragens, alguma “sorte” (extrema ironia), mas isso não há muito a fazer, para já…
Se estamos em vantagem face à desorganização dos adversários, não sei, talvez. Não temos que nos preocupar com isso. Mas temos que pensar em ganhar os jogos em casa com o carnide e o putas, será meio caminho.
Champions: espero que os rapazes, acima de tudo, gozem o momento e joguem sem complexos.
Taça da cerveja, sem alcool e sem dolo: quero que se foda!
Taça de portugal: indiferente, pelo menos enquanto lutarmos pelo título a sério, que será com certeza até ao fim!
11 Agosto, 2014 at 11:50
ando aqui a pensar qual será o próximo jogador que vai ser chamado de mercenário aqui pelo pessoal por não terem conseguido renovar com ele.
não esquecer que existem 2 titulares que acabam contrato e um deles a coisa está complicada devido a parte…..financeira
11 Agosto, 2014 at 11:55
Sê sincero, diz antes que andas aqui a desejar…
11 Agosto, 2014 at 12:04
sinceramente mete nojo tanta acefalia, acriticismo e seguidismo.
ahé que neste momento so falta fazerem um altar tal a devoção á ditadura que têm
11 Agosto, 2014 at 12:06
Dá o teu número de tê-lê-lê para te poder insultar sem interferir com os comentários!
11 Agosto, 2014 at 12:14
O sentimento é mutuo. Há muito tempo que metes nojo…
Posso começar a fazer paste?
11 Agosto, 2014 at 12:17
O gajo engolIu uma K7. É escusado. Quando o vês a escrever algo aparentemente interessante é porque andou a colar pedacinhos daqui e dacolá., para tentar compor um bom texto. Para tentar…
11 Agosto, 2014 at 12:32
O gajo engoliu uma K7 há pelo menos dois anos. Agora anda é a tocá-la ao contrário.
E é especialmente hilariante ler o mestre do “seguidismo” a falar sobre seguidistas. Às vezes penso que se calhar se esqueceu daquilo que já andou a “regurgitar” no passado, nos comentários do Cacifo. Por isso é que, de vez em quando, sinto a necessidade de fazer um “copy-paste”.
E já faltou mais…
11 Agosto, 2014 at 12:15
E esse comentário vem a propósito de quê? Ou é só mesmo para tentar acicatar os ânimos?
11 Agosto, 2014 at 12:19
o próximo 2mercenario” vai ser o cedric, é que pelos vistos o rapaz é inteligente e pensa pela própria cabeça e não está para engolir os contratos fotocopia a troco de rebuçados da direcçao
11 Agosto, 2014 at 12:21
mas claro que os seguidistas que comem tudo o que a direcçao diz e faz e diz ámen a tudo, vai dizer como tem dito sempre que a culpa é de toda a gente menos desta direcçao
11 Agosto, 2014 at 12:29
Deves ter esse texto escrito num word qualquer para fazer “copy/paste”.
11 Agosto, 2014 at 14:20
Pareces aqueles jornais antigos dos comunistas…
Sempre a mesma ladainha, sempre a mesma cassete.
Pelo menos já andar a escrever um pouquinho melhor…
11 Agosto, 2014 at 14:39
Caro Riga
Tem obviamente o direito de discordar da política salarial do clube.
Agora se lança afirmações sobre o Cedric tais como, o “rapaz é inteligente e pensa pela própria cabeça e não está para engolir os contratos fotocopia a troco de rebuçados da direcçao” tenho também o direito de lhe perguntar a fonte de tal notícia, sob pena de poder passar a considerar a sua prosa mera calunia.
O mesmo serve também para a sua crítica ao Sporting de “ditadura”. Acaso os corpos eleitorais não foram sufragados? Não tem ocorrido Assembleias Gerais? Os estatutos foram violados?
Caro Riga, permita-me um conselho, discorda da política salarial? Diga assim: “Discordo da política salarial pois…exp. deviamos aumentar um pouco os mais talentosos”; é que misturar opiniões com possíveis calunias além de ficar marcado com esse estigma desvaloriza a sua opinião e compra guerras desnecessárias.
Sabe o que em Roma faziam a quem acusava sem provas?
Um último conselho, modere-se, é que vai faltando pachorra.
SL
11 Agosto, 2014 at 14:44
ditadura no sentido do eu quero, posso e mando feito pela direcçao
e ditadura nos seus fieis lacaios que fazem tudo para silenciar as vozes discordantes
11 Agosto, 2014 at 14:48
Típico. Responde ao que lhe apetece, não responde ao que não lhe dá jeito. Se alguém chegasse aqui hoje sem conhecer minimamente o historial do Cacifo e da Tasca, ao ler estes comentários, imagino quem é que elegeria como ditador-quero-posso-e-mando deste blog…
11 Agosto, 2014 at 14:50
Isso era partir dum pressuposto errado: Que a opinião deste riga é minimamente inteligível… Já nem digo inteligente.
11 Agosto, 2014 at 15:54
Caro Riga
Tentei tratar a sua estimada pessoa com a devida cordialidade. Registo apenas que ignora olimpicamente os meus questionamentos a afirmações por si proferidas e que a sua concepção de “ditadura” não passa um teste de História da 3ª classe.
Não me apraz entrar em querelas estéreis, motivo pelo qual não é meu hábito entrar em “polémicas” “sem sumo”.
Abri hoje uma excepção por estar de férias e para lhe dar uma hipótese de se explicar com elevação.
Daqui por diante, mesmo em férias, farei o costume, passo para baixo sem ler os posts onde está envolvido em polémicas para não ser obrigado a digerir a mal criadagem existente.
Com os melhores cumprimentos
SL
11 Agosto, 2014 at 13:01
As fotocópias de que falas,são padrões ou escalões. É a nossa realidade. O Garay recebia no Benfica 4M€ por ano.
Quanto é que oferecerias ao Cédric por ano?
Tem 23 ou 24 anos e mercado na Alemanha.
Pergunto-te, mais uma vez qual é que seria a tua proposta para o Cédric?
11 Agosto, 2014 at 12:23
Mas qual é a relação disso com o que se estava a discutir? É que isso nem sequer é notícia. É apenas e só “whishful thinking”.
11 Agosto, 2014 at 12:25
qual a relação? que para vocês esta tudo bem a equipa é fantástica a direcçao esta a fazer um trabalho excelente a todos os níveis, é tudo bom, acefalia , seguidismo e alienaçao no estado puro.
e quem discorda disso é automaticamente atacado pela brigada de cromos, que se alguém diz mal do deus , deve ser excumungado
11 Agosto, 2014 at 12:27
Papagaio… és muito limitado.
11 Agosto, 2014 at 12:38
Portanto:
– Para ti a equipa não é fantástica? Porquê?
– Para ti a Direcção não está a fazer um trabalho excelente a todos os níveis (sem que isto signifique que faça TUDO bem)? Porquê?
Será que tens ideias ou serás mesmo só um acéfalo do anti-seguidismo?
11 Agosto, 2014 at 13:04
Infelizmente, tenho de esperar os tais 2 anos para saber se a não aposta nos BB foi correcta.
11 Agosto, 2014 at 12:29
Corre-se a caixa de comentários e não se vê a tua opinião. Decides é vir criticar os outros por terem opinião.
Se tens opinião sobre o clube, podes dá-la. Pôr rótulos em quem tem opinião, quando não se tem é pouco inteligente.
11 Agosto, 2014 at 11:59
Riga, dás-me o número do teu telemóvel?
11 Agosto, 2014 at 12:07
Estás carente Riga? Precisas de atenção? 🙁
11 Agosto, 2014 at 12:08
não vocês é que metem nojo tal é a vossa acefalia
11 Agosto, 2014 at 12:12
Estou a falar contigo! Covarde!
11 Agosto, 2014 at 12:34
Tens falta de atenção Riga.
E estás sempre a chamar nomes aos teus parceiros da tasca, parceiros esses que num passado recente te acolheram de braços abertos, depois de teres mendigado por uma segunda oportunidade.
E isso não se faz. Ser cobarde, como és, não tem de obrigatoriamente fazer de ti um ser desprezível, podes ser um cobarde bacano. E eu estou cá para te esticar a mão, ler-te e compreender-te.
11 Agosto, 2014 at 13:08
boa sorte na parte do compreender….
11 Agosto, 2014 at 13:11
chamar o que são é mau? é que são mesmo acéfalos e acríticos e lambe botas
11 Agosto, 2014 at 14:23
Parabéns, riga.
Descobriste uma palavra nova… e até a escreves correctamente.
“one small step for man…”
11 Agosto, 2014 at 14:25
eu ia dizer que lambem outras partes do corpo, mas isso já sabem há muito tempo e até se orgulham disso
11 Agosto, 2014 at 12:11
Pois, vamos cagar na parte financeira (piners…). O BES e os fundos depois “ajudam”…
Da previsível equipa titular não estou a ver ninguém que acabe o contrato em menos de dois anos. O resto é pasquinagem, insultos gratuitos e muito veneno e azia.
SL
11 Agosto, 2014 at 12:23
não sejas aldrabão, os credores não disseram que so podes pagar um máximo de x, como a direcçao faz, , desde que cumpras o acordado os credores estão-se a cagar quanto pagas aos jogadores
e quanto aos fundos, empresários ou outros clubes, também é treta que não andas a comprar jogadores com partilha de passes ou mais valias futuras
11 Agosto, 2014 at 12:44
“desde que cumpras o acordado os credores estão-se a cagar quanto pagas aos jogadores”
Sim, claro. Os credores e detentores das VMOC’s nem vão ler e comparar as contas quando forem publicadas nem nada… Hello!? Is there a brain in there? E depois “nós” é que somos acéfalos??
11 Agosto, 2014 at 12:47
Acalma-te rapaz e guarda os insultos para o dia que eventualmente estejamos cara a cara.
Sabes lá tu qual é a política salarial da direcção! O orçamento é de 25 M€, tudo o resto são invenções tuas e misturas alhos com bugalhos. Mas alguém com dois dedos de testa acredita que a eventual proposta ao Cédric é igual aos contratos que se propõem aos formados no clube que sobem a seniores ou mesmo ao das contratações.
Sim, temos comprado jogadores com acordos de mais valia futura para os ex-Clubes dos jogadores ou para os próprios. E nunca ficamos com menos de 80% do jogador. Vês a diferença?
Agora ao almoço vê lá se não mordes a língua…
11 Agosto, 2014 at 12:50
sei que é uma politica de contratos fotocopia para tuda a gente
quanto aos 25 milhões desde que os cumpras, os credores não querem saber como o fazes, ninguém te diz que o tecto máximo salarial tem de ser x, so um idiota acredita nisso
11 Agosto, 2014 at 12:59
Sim, só um idiota, como acabaste de explicar, acredita que o tecto salarial é X e é igual para um júnior que sobe a sénior, uma nova contratação, ou para uma renovação do Cédric. Repito, só um idiota acredita que o mesmo contrato serve para toda a gente…
11 Agosto, 2014 at 13:02
porque é a verdade, westa direcçao so sabe fazer contratos fotocopia a toda a gente que já la está, aos estrangeiros vindos de fora, a esses já pode dar mais
11 Agosto, 2014 at 13:07
falso.
11 Agosto, 2014 at 13:10
verdadeiro, qualquer estrangeiro, ganha bem mais do que os da casa
11 Agosto, 2014 at 13:10
Ove lá ò Riga, mas tu leste os contratos dos jogadores do Sporting?
11 Agosto, 2014 at 13:14
não como é tudo o que direcaça diz ou faz como vocês acéfalos fazem
11 Agosto, 2014 at 13:28
Tens de ter vagas na folha de pagamentos para poderes premiar os jogadores da Academia. Rojo, Adrien, Patrício e Capel recebem acima de 1M€ ano. O jogador mais caro vai ser o Jonathan que vai ganhar 400000 ano. Não reconhecer o papel da direcção nesta luta pela nossa sobrevivência é imoral. Pura demagogia. Chamar de fotocópias a certificados de sobrevivência é um insulto.
Godinho Lopes tentou com o cheque e vassoura acompanhar o Porto e o Carnide. É para aí que gostavas de ir? Vale tudo para ganhar?
11 Agosto, 2014 at 13:35
então mas o limite não era os 350 mil?
o que é que o Jonathan é mais do que os outros’
eu quero é alguém que quando renova, quando contrata, não use como primeiro critério o gajo que possas pagar menos, independentemente qde que seja ou não uma merda como jogador
que outro dos critérios não seja: faz bom balneário
eu quero que quem tenha talento seja recompensado devidamente e não veja um puto estrangeiro com exactamente a mesma idade, para a mesma posição a ser contratado por poder vir a ser a ultima coca cola do deserto e por ser barato.
eu não quero ver jogadores talentosos a irem embora porque a direcçao fez birra com outra direcçao, ou porque acha que tem de pagar uma sandes e um sumo a todos e que eles devem graças a deus por isso, que considere todos os jogadores uns atrasados mentais, que seja um ditador do estilo ou comes e calas ou xau
11 Agosto, 2014 at 14:42
Mas tu sabes alguma vez o que é que ganham os jogadores do Sporting? Quem é que queres enganar?? É a mesma bazófia de sempre…
11 Agosto, 2014 at 12:51
Acabam contrato qdo? É que acabarem contrato todos hão-de acabar um dia….
11 Agosto, 2014 at 12:54
2015
11 Agosto, 2014 at 12:56
Quem? É que o Cédric não é…..
11 Agosto, 2014 at 13:01
andas a tentar renovar com ele então porque?
11 Agosto, 2014 at 13:02
O Cédric termina em 2016. Next!
11 Agosto, 2014 at 13:05
Ouch!! 🙂
11 Agosto, 2014 at 13:05
mas estas a tentar renovar contrato com ele e não consegues devido aos valores que lhe queres pagar
( e diga-se de passagem, faz ele senão bem, alias qualquer jogador que seja esperto, esteja ciente do seu valor e não se sinta acomodado, faz senão bem em recusar este tipo de contratos fotocopia. é um insulto ao jogador e como se lhe estivessem a chamar burro)
11 Agosto, 2014 at 13:15
Qual é que seria a tua proposta para o Cédric? Só estás a fazer demagogia com a nossa política contratual, dizes que é fotocópia…
11 Agosto, 2014 at 13:21
sendo titular indiscutível algo entre os 70, 75 mil.
contratos fotocopia porque sejas talento e promessa com provas dadas ou sejas um perna de pau que apenas estas na equipa para fazer numero a renovação ou proposta de renovação é feita nos mesmo moldes: algumas vezes a ganhar menos com a retirada de alguns extras, mas sempre a mesma duração e a mesma clausula o que para os jogadores perna de pau e que apenas fazem numero é uma idiotice pegada
11 Agosto, 2014 at 13:39
Qualquer coisa entre 840000 e os 900000 ano.
Nessas condicões estão Mané, André Martins e Carrillo. Achas que todos os titulares do Sporting devem recerber esse valor?
11 Agosto, 2014 at 13:42
cada caso tem de ser tratado isoladamente, e isso não é nada do que esta direcçao tem feito, nada mesmo, já que trata todos os casos por igual e os jogadores não são todos iguais, cada um devia ser tratado de forma isolada
11 Agosto, 2014 at 13:45
A questão do Sporting ter os seus interesses económicos e desportivos defendidos nesses contratos fotocópia não te parece o mais importante?
11 Agosto, 2014 at 13:48
não, porque não interessa nem faz sentido colocar clausulas de 30, 45 ou 60 milhões a jogadores que se receberes um dia 500 mil euros em vez de sair com o passe na mao, já será lucro
11 Agosto, 2014 at 13:54
O Sporting é um clube formador e vendedor.
Cédric será naturalmente vendido este ano ou no próximo.
Não há lugar para contratos da vida.
O topo salarial do Sporting será uma realidade dentro de 2/3 anos. As disparidades actuais são dores de crescimento.
11 Agosto, 2014 at 13:57
tretas para se poder justificar tudo
11 Agosto, 2014 at 13:59
riga,
não vou alongar-me muito na discussão, primeiro porque estou com pouca paciência, segundo porque existe um pormenor que, propositadamente ou sem querer, descuras: aquilo a que chamas contratos fotocópia, em função das cláusulas de rescisão anunciadas e do tecto salarial, são, afinal, bem diferentes na forma como são compostos.
Em cada um dos contratos e, repito, em cada um dos contratos, existem variáveis assentes em objectivos. Número de jogos a titular, por exemplo, mas também ausências de castigos ou golos marcados, entre vários outros. Em função do cumprimentos desses objectivos, os contratos a que chamas fotocópia alteram completamente o valor do ordenado (ao longo da época ou de uma época para a outra) e passam a ser semelhantes, unicamente, nos valores das cláusulas.
Espero ter sido útil.
11 Agosto, 2014 at 14:03
cherba, mais uma vez tretas para poder justificar tudo
11 Agosto, 2014 at 14:12
portanto, o que tu desconheces ou desarma as tuas teorias, é rotulado de tretas. Sabes que mais, caguei. Se vives feliz assim, porreiro para ti.
11 Agosto, 2014 at 14:13
Riga a certeza com que falas sobre algo que nao sabes é impressionante.
11 Agosto, 2014 at 14:17
nop cherba, porque a direcçao mesmo com a estória dos objectivos trata como um todo o que devia ser tratado caso a caso e como se os jogadores não fossem atrasados mentais
mas como tudo o que o deus diz ou faz é ouro……
11 Agosto, 2014 at 14:27
Riga, podes ter opiniões distintas, mas:
1. Os valores das cláusulas de rescisão, que para ti absurdas, são para mim conquistas geniais.
2. Ter uma cláusula de 45M€ não significa que só sai por esse valor. Exemplo – Zézinho.
2.1. Significa que se o jogador vingar no clube, o Sporting garante uma venda assinalável senão vingar, todos amigos e sai como Zézinho.
2.2 Zézinho recebia +/- 40000€ ano.
3. William Carvalho, provou e pode sair pela cláusula.
4. O valor da rescisão nada tem a haver com a proposta salarial.
5. Não mudas tudo do dia para a noite. O tecto salarial é um objectivo. Cédric é pré-BdC, tal como Adrien, Patrício, Carrillo, etc.
6. Dúvido que Cédric queira renovar com o Sporting, mas vejo-o com naturalidade. Vai ser vendido por 6 a 8 M€.
7. Há, de caras, 4 contratos fotocópia:
Contrato 1 – 1º Contrato profissional
Contrato 2 – Para quem vai começar na B. Até 20000€ Ano
Contrato 3 – Para quem vai começar na A – Até 40000€ ano
Contrato 4 – Renovação para quem já deu provas na A e pode sair a qualquer momento. Até 500000€ Ano.
Em nenhum deles há lugar a 800000€ ano.
11 Agosto, 2014 at 14:40
Riga, esqueces-te de um facto incontornável, 9 em cada 10 jogares da formação não vingam na equipa principal.
Não podes afirmar que A ou B vai ser estrela. Só podes limitar os danos da cobiça se A ou B vier a ser estrela. Como? Com cláusulas de 45M€.
Os outros 9 jogadores definham e desaparecem. Receberam 40000€ ano. Alguns desses 9, até podem vir a ser estrelas e vingar noutro lado qualquer.
Não podes ficar com todos.
11 Agosto, 2014 at 13:07
Porque esta direcção sabe que os contratos se renovam com dois anos de antecedência e não a 15 dias do fim do anterior acordo. Como o teu amado Godo fez com o Esbruma.
11 Agosto, 2014 at 13:00
A bem da verdade e da honestidade, que jogadores são esses? Names! Give us names!