Regra geral, empatar em casa de um adversário directo não é um mau resultado. Vendo as coisas dessa perspectiva, o ponto arrecadado ontem – resultado que acaba por ser justo – é uma conquista. Acontece que nem todos os empates são iguais e, muito sinceramente, ontem era o dia certo para colocar um ponto final, de forma inequívoca, na série de maus resultados que acompanham as nossas deslocações ao lampiódromo. É por isso que eu continuo a não conseguir deixar de pensar que conquistámos um ponto… mas deixámos escapar dois.
E começo, precisamente, por aqui. Pela ideia do deixar escapar. É patética a tentativa de passar a ideia que foi o Artur que ofereceu o empate ao Sporting. Patética e nojenta. Típica, portanto. O erro do frango brasileiro deu-se antes do minuto 20′, não aos 90. Aliás, aos 90, estava esse mesmo Artur a defender por instinto o segundo golo do Sporting e o ponto final no dérbi. Claro que o episódio marca o jogo, mas achar que um jogo não tem mais para oferecer depois dele é bastante redutor. E já que falamos em deixar escapar, permitam-me dizer aquilo que sinto que nos fez deixar de conquistar dois pontos: a intensidade. Se aquele bando de pardais com que jogámos tem três jogadores realmente bons, a verdade é que senti, quase sempre, que tanto esses bons como os matrecos que os acompanham procuravam a bola com maior intensidade e metia o pé onde quer que fosse. E é isso que está a incomodar-me.
Porque, em termos de jogo jogado, creio ter ficado explícito que temos matéria humana para formar uma equipa francamente superior à deste adversário e rival. Mesmo com um Adrien em esforço (não me parece ter entrado a 100%), com um William a precisar de óleo nas dobradiças para voltar a ser a aranha da época passada, com André Martins a suar a camisola sem efeitos práticos e com Maurício na sua pior versão, a verdade é que foram vários os períodos em que dominámos o jogo e não tivemos receio em assumi-lo (Jesus, as tuas análises ao jogo são do mais patético que existe). Depois de quase termos entrado a ganhar, com Slim a emendar mal um canto (tanto canto contra uma defesa aos papéis têm que resultar, pelo menos, num golo), tivemos dez minutos de “vamos lá ver o que isto dá” e o que deu foi merda. Inadmissível a forma como levamos o golo às tabelinhas, pese a boa circulação de bola adversária. Não sei quantos passes foram, mas isto é um futebol de adultos e a regra é simples: troca um, troca dois, troca três, já não fazes outra vez. Acordem, porra!
E acordaram, muito por culpa de um Carrillo cada vez mais artista a jogar para a equipa. A bomba, em fantástica posição para marcar, saiu sem direcção; o monumental pique, que deixou toda a gente pregada ao relvado, acabou com um centro em esforço. Mas o esforço foi compensado, pouco depois, ao pressionar o guarda-redes e ao acabar por oferecer o golo a Slimani. Em seis minutos o Sporting sacudia o jogo e chegava ao empate, ainda por cima com a colaboração adversária, o que dinamitou, mais ainda, a auto-confiança dos encarnados. O Sporting tinha o domínio e carregava pela esquerda. Jeffersson, entretanto acordado, subia pela esquerda e cruzava para ninguém aproveitar. E Slimani, isolado, tão isolado que eu ainda tenho o golo atravessado na garganta, tinha pena de Artur e mandava-lhe a bola para as mão num remate bufa (desculpem a alfinetada, mas independentemente de Slimani ter feito um bom jogo, o que se diria de Montero se tivesse falhado três golos em que tudo dependia da sua perícia?).
O jogo endurecia, os amarelos começavam a sair mais depressa. Esgaio (grande jogo, miúdo, foste um dos nossos três melhores) fazia-se um homem frente a Gaitan. Sarr (que monstro! Sou cada vez mais tem fã! Só faltou o golo, mas com a quantidade de cagadas que tiveste de limpar tinhas mais em que pensar) deitava as mãos à cabeça, depois de mais um canto em que os manéis andaram aos papéis e nós não fomos capazes de aproveitar. Aliás, no espaço de dois ou três minutos, o Sporting ganhava uma mão cheia de cantos, coisa que pode fazer toda a diferença em alta competição.
O intervalo chegava e eu suspirava pela entrada de alguém capaz de esfrangalhar a frágil organização defensiva adversária, ali algures entre o meio-campo e a entrada da área. Bola cá bola lá, Adrien cada vez mais presente, até levar uma passa. 15 minutos da segunda parte. Carrillo, já amarelado, dá o seu lugar a Capel e a equipa ressente-se (quem diria, no início desta época, que o esqueleto táctico do Sporting abanaria com a saída do peruano? giro). São os piores dez minutos do jogo para o Sporting, pessimamente colocado em sem conseguir ter bola em condições (Jesus, palhaço platinado, a tua equipa é que só jogou à bola durante dez minutos). E numa altura em que a tripulação ameaçava não conseguir segurar o barco, emergiu o capitão. Rui, grande Rui, no campo e na baliza onde, há um ano, te quiseram crucificar, fizeste duas defesas que a todos mandou calar!
Livre a favor do Sporting. Jefferson tenta surpreender pelo lado de fora da barreira. Nani (o Maxi Pereira ainda está à procura da verruga, depois daquela cueca) coloca em prática um canto ensaiado com Adrien, mas o remate deste último, sem deixar cair, sai demasiado por alto. E o mesmo Nani rouba uma cabeçada a Slimani, que morre nas mãos do redes adversário. O Sporting voltava a pegar no nojo, principalmente depois da boa leitura de Marco Silva, ao lançar Mané para o lugar de um Adrien em inferioridade e Rosell para o lugar de um André fantasma. Com o meio-campo seguro, e pese uma fuga de Sávio que encontra o peito cheio de Patrício, são os verdes e brancos que terminam a carregar sobre um adversário fechado no seu meio-campo. Já só seu ouve «eu quero ver, a turma de Alvalade a vencer!», entoado pelos cerca de quatro mil Leões que, uma vez mais, silenciaram 55 mil adversários (aliás, o cântico inclui a passagem “somos a curva sem igual”). E é com essa banda sonora que Nani tira um cruzamento a regra e esquadro, para a entrada furiosa de Slimani. Artur redime-se dos pecados e vê a bola sair, caprichosamente, por cima. Canto. “Bora lá, caralho!”. Saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Puta da bola que bate nas costas do cabeçudo mor, em vez de anichar-se nas redes. E tu bem merecias o golo, Naby.
Apito final e o sentimento que não consigo ultrapassar. Estes três pontos tinham que ter sido nossos, deixando um adversário directo em queda e não dando avanço de quatro pontos ao outro. Agora haverá uma pausa de quinze dias, para jogarem as selecções. O raio do mercado fechará e tudo se definirá. Incluindo o que fazer para, por exemplo, tentar resolver um problema que já irrita: aquele vazio na posição dez. A culpa não é do André, nunca será, até porque o lugar dele não é aquele (Martins é o suplente natural do Adrien. Ponto). Tem que perceber-se porque razão João Mário não é lançado (ó Marco, que raio de ideia foi aquela de só ter um médio no banco?) ou então tem que lançar-se o jogador. Em última instância, deixamo-nos de mariquices com o “tem que perceber o país e adaptar-se aos poucos” e lança-se o Ryan. Ou, então, aproveita-se o facto de termos um ponta-de-lança puro e lança-se o Montero o ou Mané para o seu lado. Alguma coisa tem que ser feita, Marco, porque o bom caudal ofensivo tem tudo para tornar-se óptimo. Lá atrás, há que estabilizar. William recuperará a forma, o que fará enorme diferença. Saar está de pedra e cal e, dentro em breve, será cimento puro. Falta encontrar um tijolo sem cantos lascados, para se formar a parede.
É isto. Que o mercado feche depressa e que aproveitemos o melhor possível esta paragem, para corrigir problemas sublinhados num dérbi com tanto para dizer, que nos deu um ponto que sabe a (muito) pouco.
1 Setembro, 2014 at 10:27
Obrigado por mais uma analise fantastica que subscrevo na integra !
Com montero poderemos perder poder de fogo mas ganhamos muito mais posse e controlo do jogo.
O ideal, e sobretudo a jogar com equipas fechadas, será num futuro proximo jogar com os dois , montero atras do slimani mas para isso acontecer, os extremos terão de ser mais interiores (como os dos pardais). Ou até os laterais poderem jogar mais fechados. O esgaio consegue fazer isso !
Em ultima hipotese precisamos de sacrificar o william pelo rossel para o Adrien poder subir mais.
Tenho ideia que o Rossel poderá ser mais atacante que o William embora inferior no papel de 6. Que tal tentar A. Martins no lugar de William ? O Andre tem a tendência de se esconder como 10 mas dá tudo o que pode a defender ! Poderá é ser franzino para a posição 🙂
1 Setembro, 2014 at 10:31
precisamos do William para estabilizar os centrais… agora os laterais é podem tornar-se médios sempre que nos aparecer um arouca pela frente. Mais pressão sobre o adversário que não terá tanta qualidade a sair a jogar.
1 Setembro, 2014 at 10:32
um tipo que não aguenta um contacto à frente da área… não é boa ideia.
1 Setembro, 2014 at 10:32
Acrescento ainda que o Marco Silva demorou muito tempo para retirar o André Martins. Deveria ter entrado o Mané ou o Montero para aquela posição. Caso a escolha recaísse no Mané, este poderia alternar com o Nani, isto é, entre a lateral e o centro do terreno.
O nosso meio-campo não esteve muito bem. William ainda se encontra muito «preso» de movimentos. Adrien, não esteve tão bem como nas partidas anteriores e o Martins continua a ser um um jogador «constante» nas suas fracas exibições.
1 Setembro, 2014 at 10:32
O empate sabe a pouco a muito pouco e sabem porquê?
Porque ontem fomos jogar fora com o alegado tripetecampeão e dominamos!!!!!!!
Mais posse de bola e oportunidades em barda com jogadas com pés e cabeça.
O boifica teve algumas oportunidades mas tudo em contra ataque ou transições como se diz agora.
O Sporting é que parecia jogar em casa e para ganhar o Marco pôs o Capel e o Mané para ganhar, ah e mudou cedo aos 60 minutos. Não meteu o Rossell aos 70 para “ganhar” o meio campo.
Acabamos em cima do boifica, fomos lá para vencer.
O Slim fez um grande jogo a pressionar assim como o Carrillo.
Estamos a 4 dos porcos de azul a partir de agora não podemos facilitar mas é claro para mim que com o onze de ontem vamos ganhar muitos jogos e contra a equipas pequenas é de meter o Montero no lugar do A. Martins.
SL
1 Setembro, 2014 at 10:46
Contra-golpe…é contra-golpe que se diz.
1 Setembro, 2014 at 11:09
Transição rápida…
1 Setembro, 2014 at 10:35
últimas do mercado:
Kikas do Sporting B para o Rapid Bucareste.
Capel é hipótese para o Southampton, por empréstimo
Betinho também pode ser emprestado a um clube inglês
Dezenas de adeptos em Inglaterra (MU e Arsenal) a pedirem William Carvalho
e ainda… a inauguração de um novo curso de gestão de aviários, no seixal, coordenado pelo catedrático dr. manel chicletes
1 Setembro, 2014 at 10:38
o Betinho? onde?
1 Setembro, 2014 at 10:47
já vi isso (do betinho) em 2 tweets diferentes mas não referiam o clube. um dos tweets é de um Sportinguista e refere “pelo que se percebe do Instagram, Betinho emprestado a um clube inglês”.
1 Setembro, 2014 at 10:48
não deve ser na premier league…
1 Setembro, 2014 at 10:38
Foi tudo isso, podiamos ter trazido a vitória, um ponto que sabe a pouco!
William ainda em fora de forma e a segurar demasiado tempo a bola, Carrillo está um homem, Slimani é o nosso avançado e Sarr é um bicho!
Não gostei nada do André Martins, exceptuando uma falta que ganhou ao eliseu logo no inicio nunca mais o vi e a equipa ressentiu-se, ele esconde-se do jogo, precisamos de um outro jogador com outra dimensão no jogo, um gajo forte fisicamente e que tenha capacidade de remate!
O Mauricio não está em forma, está lento e com falhas de concentração, é uma das almas da equipa mas não está bem!
Gostei das alterações do Marco Silva, sabe ler muito bem o jogo e arrisca!
Só espero pela saída do Capel e anseio pelo fecho do mercado apenas com essa mexida!
SL
1 Setembro, 2014 at 10:42
Não sei se o André Martins joga naquela posição, a verdade é que na pré-época fez boas exibições a jogar nessa posição, e relembre-se para os mais esquecidos do seu golo marcado ao carnide na taça de honra, assim como a pressão defensiva que faz sobre os defesas adversários. Ninguém é perfeito, tem lacunas como todos os outros por isso não entendo as constantes criticas.
Sempre tem havido um “boneco” a quem os adeptos atiram pedras e agora na berlinda tem estado André Martins e a bom ritmo aproxima-se Mauricio já que Montero foi para o banco.
1 Setembro, 2014 at 11:13
Na minha perspectiva não é uma questão de ser boneco ou querer arranjar um alvo, já o disse aqui mais que uma vez, o André Martins é um bom jogador, evoluído técnicamente, bom tacticamente mas está neste momento fora da dinâmica da equipa, esconde-se do jogo e quando assim é penso que não deve estar na equipa, para o bem da equipa e até dele mesmo.
Tal e qual como o Montero, não apresenta rendimento então tem de ser apostar noutra solução até que ele apresente atributos para que mereça estar na equipa, sem dramas, o futebol é mesmo assim.
1 Setembro, 2014 at 10:48
Bem… o José de Pina é mestre em dizer disparates. Que o homem às vezes consegue piada (tipo cometa, uma piada de 50 a 50 anos) tudo bem mas que não abuse muito. Começa a cansar-me vê-lo a debitar porcaria atrás de porcaria. Fónix! Se visses é a porcaria que tens feito no Futebol de Perdição! Respeito pelo Montero ó cara-de-pau!
1 Setembro, 2014 at 10:50
Que disse ele DeFranceschi?
1 Setembro, 2014 at 10:51
Bom jogo do Sporting. Marco Silva esteve bem a mexer na equipa. Sarr começa a afirmar-se. Esgaio ainda não é Cedric, mas mais um ano e temos defesa direito de nível (é assim que se tem de apostar na formação). Nani veio dar controlo e maturidade no meio campo ofensivo. Slimani tinha de jogar. Uma equipa de futebol profissional não é uma clinica para recuperações psicológicas (Montero jogar porquê?). Veja-se o que aconteceu ao Artur. Bom resultado e estamos na luta.
Saudações Leoninas
1 Setembro, 2014 at 10:53
Este tipo já me começa a irritar. Ele não tem olhos é para a porcaria das suas piadinhas no Futebol de Perdição. Aquele programa tinha um bom potencial, mas vai ser difícil com aquelas três figurinhas.
1 Setembro, 2014 at 11:03
O Pina para mim ainda vá…tem alguma piada e dá a opinião dele…os outros 2 para mim é que não fazem nada lá…fraquinhos, fraquinhos…Se fosse Pina, Aldo Lima e Manzarra ou meter o Salvador Martinha ou assim ainda se fazia…o Marco Horácio….sei lá…pah os outros 2 acho…fraquinhos…
1 Setembro, 2014 at 11:06
É verdade, o Pina mesmo assim é dos poucos que consegue soltar qualquer coisa engraçadinha, mas mesmo assim, insuficiente.
1 Setembro, 2014 at 13:29
Que eu saiba o Pina não é e nunca foi humorista.
1 Setembro, 2014 at 11:43
ena pá, afinal não estou sozinho no #nãoperceboporqueraioachamtantapiadaaopina
1 Setembro, 2014 at 11:53
+1. Até o falar forçado me vai ao nervo. Gostei particularmente dele numa fase em que era tudo a desancar no Sporting, mas não havia muito contraditório. Nessa fase eu acho que ele se destacou. Em todo o caso, enganou-se claramente no rumo a dar à carreira. Humor, não é verdade?
1 Setembro, 2014 at 11:01
Foda-se…
De facto, meus ricos val assassina e o outro das barbas, pelo que tenho visto do perdição. Essa merda não se diz do Montero. Como gostamos de sofrer, ainda vamos lamentar o que dizemos do Montero, um dia que esteja longe e nos jogos em que passamos a puta da vida a enviar bolas para a área, à espera que algum cabecamento, dos mil anteriormente tentados, entre na baliza. Cum caralho. Slimani isto e aquilo e Montero não conta. Pá, prefiro ficar-me por aqui. É possível que ainda hoje venha a ouvir que o Montero não fazia melhor no golo que o slimani marcou. Já acredito em tudo.
1 Setembro, 2014 at 16:05
Não vejo o que disse de errado. Quanto ao Montero, é um programa de comédia e é sempre empolado. A verdade é que Montero tarda em aparecer. E todos nós queremos que aquele Montero da primeira metade de 2013-2014 expluda de novo.
1 Setembro, 2014 at 11:00
Não é um pouco ao que se tem assistido aqui sobre as criticas a outros jogadores do SCP?
1 Setembro, 2014 at 11:05
É verdade Malevita, mas este sportinguista é um pouco mais mediático. E a opinião dele não tem cabimento nenhum. Pois, eu estou aqui para dizer que o Futebol de Perdição é uma grande bosta! Aquilo não tem qualidade nenhuma! Cadê o Aldo Lima? Hahahahaha
1 Setembro, 2014 at 11:41
Fdx podes crer. Tava melhor calado crlh
1 Setembro, 2014 at 10:50
Gostei de certos momentos de jogo e não gostei de outros, tal como concordo com certos comentários e não concordo com outros.
Win-win
SLzzzz
1 Setembro, 2014 at 10:53
O Sarr é o nosso Xerxes.
1 Setembro, 2014 at 10:55
Que se passou ontem com o Dier? Apanhou uma equipa de jeito pela frente e foi catastrófico? Vai pó caralho Dier!
1 Setembro, 2014 at 11:01
Fez um péssimo jogo, e obviamente que hoje, não fará capa no camarote leonino.
1 Setembro, 2014 at 11:03
Heheheheheh
1 Setembro, 2014 at 11:42
Ahahahah
1 Setembro, 2014 at 10:58
Foi realmente um jogo no qual poderíamos ter trazido os 3 pts, mas não esquecer que também podíamos não ter trazido nenhum!
Antes de cada época apenas considero “normal” perder 2 jogos, nos armazéns do c.c. Colombo e no campo de treinos do bairro do cerco, fora isso é obrigação ganhar, em todos os campos deste país. Durante a época existem resultados menos maus mesmo não sendo a vitória.
Este jogo, pelo menos para mim, provou-me que nós estamos ainda em crescimento, apesar de a equipa ser a mesma, estamos ainda a “aprender” a jogar á grande. Já não se via o SPORTING pressionar assim as aves no galinheiro á muito tempo. Pressão, posse de bola (51%), jogadas pensadas, jogo equilibrado. E se por um lado a análise ao fim dos 90 min nos faz pensar que podíamos ter ganho, também podemos ver o “copo meio cheio” e pensar que já não fazem de nós o que querem (épocas passadas).
Temos agora uns dias extra para treino, treinar, entender o que se pretende e mais importante ainda, saber com que homens se vai para a guerra. O fim do período de transferências irá ser muito importante para nós, para limpar pensamentos e ideias, e para terminar com muita especulação dos senhores dos pasquins.
Isto é o que ficou para mim além do futebol jogado, porque, sinceramente aí, faltou alguma intensidade (pôr o pé), faltou um central que não enervasse o resto da equipa (Maurício) e falta, mas falta á muito tempo, um jogador nº10 típico, para jogar e fazer jogar.
Por muito que considere o A. Martins um jogador que todo o treinador goste, não o acho capaz de ser o nº10 do SPORTING.
SL
1 Setembro, 2014 at 10:58
Fui só eu a ver o Slimani beijar o símbolo da camisola quando marcou o golo e a achar que isso poderá dizer qualquer coisa acerca da sua permanência no Sporting?
1 Setembro, 2014 at 11:01
11 horas e o unico rumor é a oferta de 6 milhões do porto por um jogador do malaga… o darder.
1 Setembro, 2014 at 11:02
Até parecia que estava a comer um punhado de tamaras…!!
Força aí Slim…!!
SL
1 Setembro, 2014 at 11:12
Ele que marque os que quiser… o “nojo” a mim vai saber-me ao mesmo.
Já mostrou a sua face…
1 Setembro, 2014 at 11:44
Ricardo, “não podemos levar tão a sério” essas situações que na maior parte das vezes não são da responsabilidade dos próprios jogadores…
Não vou dizer que é para esquecer…mas também não creio que deva ser levara “tanto a peiro…”…
SL
1 Setembro, 2014 at 12:50
Tem razão, Max…
Temos é que queimar vivos os gajos que tiram fotos com gajos como o Slimoney e colocam no instagram.
Alias… o Shikabala parece que só precisava disso para ser pura e simplesmente esquecido e queimado. Fico contente por haver malta que está satisfeita por isso… afinal de contas só se queimou um excelente jogador. O SCP ganha muito com isso…
1 Setembro, 2014 at 12:48
Eu também vi, mas para já isso não apaga a atitude que teve! Aquilo pareceu-me mais uma cena para mandar calar o pessoal que lhe escreveu nas redes sociais
1 Setembro, 2014 at 12:51
Depois do gajo fazer o que fez, bastou meter uma batata da dentro da capoeira que está tudo esquecido… agora é o “meu rico Slimani”…
Foda-se… ok…
1 Setembro, 2014 at 12:57
Não, não é.
Ainda vai ter que comer muito cuscuz para me ver os dentes. 😉
1 Setembro, 2014 at 13:31
Prefiro que marque golos a beijar o simbolo. É pago para marcar golos, não para beijar simbolos.
1 Setembro, 2014 at 10:59
Alguém que explique ao Capel que quando a bola vai no ar em direcção a um mais que provável corte do adversário, ele não tem que ir a correr para aquela zona como se fosse apanhar a bola, mas sim, colocar-se nos “arredores”.
Sacou duas amarillas blá blá
blá…enfim…
Haja percepção, amigo Capel!
1 Setembro, 2014 at 11:00
Espero que Sacko seja titular de caras na B, porque com a saida de Betinho ficar só com Enhoh para PL é manifestamente curto, por muito que insistam em por Goald a falso PL falta ali um matador.
1 Setembro, 2014 at 11:22
O Sacko é para a A.
1 Setembro, 2014 at 13:07
Não sei se será, todos dizem ate ele que vem para aprender
1 Setembro, 2014 at 13:33
Saar também veio para aprender, assim como todas as contratações vieram para aprender, se não tinhamos contratado jogadores com +25 anos.
1 Setembro, 2014 at 11:25
Ontem entrou um tal de Mama Baldé para o centro do terreno. Em pouco tempo, mandou uma bola à barra na sequência de um belo cabeceamento e ainda dispôs de outra oportunidade de golo.
1 Setembro, 2014 at 12:22
O Mama Balde era o nosso melhor avançado nos Juniores a epoca passada
1 Setembro, 2014 at 11:00
A primeira vez que vi Sarr jogar em Coimbra disse logo que estava ali um excelente central e que vai evoluir bastante. Agora, estamos a falar dum miudo de 20 anos, não pode fazer tudo sozinho.
Cherba, desculpa o CAPS mas tenho mesmo de gritar bem alto e a bom som:
PRECISAMOS ATÉ ÀS 0:00h DE HOJE DE UM CENTRALÃO!!!
BdC e Inácio, espero que estejam atentos.
1 Setembro, 2014 at 11:29
Sarr é top. Também fui a Coimbra e tirei logo a pinta ao ‘miúdo’. Tem tudo! Imaginemos o que será com 25 anos!!
Precisávamos de um central melhor que Maurício? Sim! Mas se não for possível um MESMO BOM, que fique como está. O Xerife não não é um portento técnico, o seu tempo de entrada por vezes não é o melhor e tem algumas falhas de posicionamento, mas para o nosso campeonato chega (além disso ainda estamos no início e há Paulo Oliveira, Rabia e Tobias).
Só quero um central se for de topo! Parece-me difícil…
1 Setembro, 2014 at 11:00
Temos um 10 de classe no plantel,MONTERO.
1 Setembro, 2014 at 11:33
Montero está a fazer a sua travessia do deserto. Não entra nas contas nem para 11, 10 ou 9.
1 Setembro, 2014 at 11:03
Eu acho que o André Martins joga porque de todos os falados é o que melhor interpreta o papel de ser o primeiro a pressionar na frente, ele em termos de intensidade a pressionar é muito bom, e como o Marco Silva quer pressão alta aposta nele. A verdade é que a definição depois de recuperar a bola não é a melhor…
Eu acho que para equipas com potencial elevado o André Martins é útil porque pressiona bem na frente, por isso concordo com a sua inclusão contra os lampiões, agora contra outras equipas do nosso campeonato que jogam mais fechadas na defesa eu jogaria em 4-4-2 com Montero ao lado do Slimani.
1 Setembro, 2014 at 11:10
+1
Contra mim falo porque concordo com tudo o que foi dito mais a cima ( Dá a ideia que jogamos com menos um). Mas a verdade é exatamente essa. Não é um 10 PURO. O andré dá ao sporting algo que um 10 puro nunca daria.
– Se repararem quando o carillo ou o Nani vêm ao centro é ELE que vem fechar a ala.
-Quando o Slimani/Montero (PL) está a pressionar um dos defesas de um lado, é ele que aparece em cima do outro.
-Quando o Adrien pressiona alto é ele que desce e fecha o meio.
Claro que depois falta tudo o resto (contrução de jogo e aparecer em zonas de finalização).
1 Setembro, 2014 at 11:34
Eu estou mais preocupado com o Xerife do que com o André Martins, ontem voltou a fazer um dos seus maus passes (contra a Académica já tinha feito alguns), que podem ser comprometedores…
1 Setembro, 2014 at 11:09
Atenção que os 4 pontos de atraso nada significam…. Estamos no início, já fomos ao campo de um directo adversário e só dependemos de nós!
1 Setembro, 2014 at 11:14
Quer dizer que começamos pouco pior que os outros…
De facto, aquela abébia em Coimbra, fora d’horas… MAs ai assumo a minha culpa… não devia ter ido ver aquele jogo. Não resisti… Desculpem lá.
1 Setembro, 2014 at 11:17
Este ano começamos mal e pode ser que acabemos bem ao contrário do ano passado
1 Setembro, 2014 at 11:24
Olha o que dizer do Real Madrid a ganhar 0-2 mamou 4-2.
1 Setembro, 2014 at 11:25
Vai ser importante ganhar aos pequenos mas também não perder com os diretos adversários.
1 Setembro, 2014 at 11:25
Tal como em Coimbra voltámos a perder o controlo do jogo.
O empate em Coimbra já era expectável e ontem durante o período de domínio do Carnide, na segunda parte, não sofremos 1 ou 2 golos, por acaso.
Esta perda do controlo do jogo é assustadora. Não são um ou dois lances. São cerca de 15 minutos às aranhas, na Luz e em Coimbra.
1 Setembro, 2014 at 11:29
O André Martins é daqueles jogadores que é dificil não simpatizar mas que também não entusiasma ninguém.
É da cantera, dá o litro, sente a camisola mas, em termos de desequilibrios, o que faz é manifestamente pouco para aquela posição.
O André Martins tem a sorte de ser um jogador que “apanha” a forma, logo nos primeiros jogos da pré-temporada, destaca-se e pulveriza a concorrência. O pior é quando isto começa a sério, e aí, o AM não é mais do que um jogador esforçado, com alguma qualidade mas não a suficiente para 10. O Cherba tem razão quando diz que dá um óptimo substituto do Adrien (mas mesmo aí, o Slavchev terá vantagem).
1 Setembro, 2014 at 11:31
MS nem sequer convocou Slavchev ou João Mário.
André Martins está de pedra e cal.
1 Setembro, 2014 at 12:25
É um dos problemas dele, a escolha de quem fica na bancada, levou 4 opções de frente e apenas um medio defensivo
1 Setembro, 2014 at 11:33
Precisávamos de um central de classe, mas onde está o dinheiro ? Só com muito pastel se compra um bom jogador no último dia de mercado.
1 Setembro, 2014 at 11:34
Tenho a convicção que temos aqui um plantel com enorme potencial, este onze (e mesmo admitindo uma ou outra alteração) se bem mecanizado pode vir a dar-nos muitas alegrias.
Ganhar ontem seria muito importante para a equipa ganhar confiança e entrar numa sequência de vitórias, mas os 3 pontos podiam ter caído para qualquer lado e o empate acaba por ser justo.
Com um matador na frente acho que estávamos hoje com mais 2 pontos, mas Montero não é frio a finalizar (definitivamente teve um bom momento o ano passado mas mesmo ai conseguimos perceber que ele não é um matador) e o Slim, reconheço-lhe muitas qualidades, é superior ao Montero a finalizar, de cabeça é tremendo mas com os pés deixa a desejar, o jogo dele hoje vai ser o espelho da época vai fazer muitos golos mas também vai falhar muito. O Tanaka ainda vi muito pouco mas quando joga está sempre directamente metido ao barulho nos golos.
Resumindo, temos 3 boas soluções, não temos “aquele” matador, mas o nosso estilo de jogo vai atenuar essa necessidade porque também permite bolas de golo aos médios e extremos, não ficamos dependentes exclusivamente do homem da frente estar inspirado ou não.
1 Setembro, 2014 at 11:35
Porque é que MS não convocou o João Mário, Gauld ou Slavchev sabendo que Adrien estava limitado?
Porque é que MS não convocou o João Mário, Gauld ou Slavchev sabendo que André Martins dá sempre o estouro ao fim de 65/70 minutos?
1 Setembro, 2014 at 11:35
Se me permitem o bitaite, acho é que de jogo para jogo estamos a ser cada vez mais equipa. Esta ida à Luz foi importante para esse efeito. Mais dois ou três jogos e o patamar será outro. Estes meninos têm muito talento para soltar. Vai ser uma época boa com toda a certeza, mesmo com um ou outro precalço no caminho. Que a meia noite de hoje chegue depressa para termos o plantel fechado sem confusões do entra e sai e vale milhões.
Saudações leoninas
1 Setembro, 2014 at 11:37
Para os que dizem mal da equipa do Sporting especialmente para os paineleiros que dizem que equipa dos boificas e dos porcos são muita fortes.
O Jasus ontem olhou para o banco e quem é que tinha para mexer no jogo? Olá Jonh? Bebé? Samaris?
Olhem para o banco do Sporting, Capel, Montero, Mané, tudo gente que pode mexer com o jogo e ainda há o Rossell que pode segurar meio campo.
No porko há o Quaresma e que mais?????
SL
1 Setembro, 2014 at 11:51
isso é bonito de se dizer mas no fim o resultado foi 1 a 1 🙁
1 Setembro, 2014 at 11:45
Considero o empate um resultado justo.
Estava com muita fé que finalmente iríamos vencer no galinheiro, mas ao contrário do que eu pensei, o nosso trio de meio campo não desiquilibrou o jogo a nosso favor.
Pouco intensidade em muitos momentos do jogo e pouco discernimento a sair com a bola… a quantidade de bola perdidas em saída para o ataque não me agradou nada!
Aliás, notei o William muito complicativo e perro… O André esforçado, mas isso só não chega… e o Adrien ainda foi o melhor do trio, mas aquilo tinha que funcionar como uma orquestra afinada a alimentar jogo quer nas alas para Carrillo/Nani quer para o Slimani.
Gostei do Carrilo! Não esteve brilhante, mas esteve muito melhor que o Nani (será que a presença dele o anda a inspirar?) e o nosso golo é algo que não estávamos habituados a ver no peruano…ainda bem! Que continue assim.
Slimani. O que dizer… por mais que se goste do Montero, o lugar é dele e ponto final. Porquê? Marca golos.
Na defesa, ando impressionado com o Sarr… alguém se tem lembrado do Rojo? Pois…
Mauricio faz o que sabe e pode. Não é um central de top e por isso vai alternado entre o bom e a asneira.
Nas laterais, gostei bem mais do Esgaio (miudo com garra!) que do Jefferson (a foram como se deixou enrolar no lance do golo é inadmissível… a defender pelo lado errado).
Patricio? Este simplesmente ao nível dele! top!
Por último, também reconheço que os lamps jogaram melhor do que eu esperava…excepto o Artur que esteva ao nível que se esperava 🙂
1 Setembro, 2014 at 11:50
JORGE JESUS
“Estamos habituados a ganhar e muito mais contra o Sporting”…
Então “jasus” e nós não sabemos…??
Nós não sabemos como é…???
E desta vez “só não foi” mais uma para a estatística…
Porque vá lá…o apitador não se chamava nem capela nem mota e Cª…
Desta vez o o Pedro Proença “lembrou-se” que tem pergaminhos a defender…
Mesmo assim…aquele amarelo ao Adrien…não entendi bem, mas talvez tenha sido “um apelo da alma”…ou da “placa mal ajustada…”
Aii “jasus” às vezes fazias melhor “se mascasses” logo 3 ou 4 pastilhas ao mesmo tampo…
Mas há coisas que já nascem com a pessoa…e a estupidez é uma delas…!!
SL
1 Setembro, 2014 at 11:51
Faltou equilíbrio emocional a esta equipa, temos um enorme potencial mas ainda nos falta percorrer um longo caminho para chegar a um qualquer estádio e discutir um jogo de início ao fim… são estes jogos que nos fazem crescer e acredito que com a champions + jogos das seleções vão permitir que os jogadores estejam mais preparados para o ambiente e pressão inerente a um jogo mais exigente… Mas o caminho é este… passo a passo e sem queimar etapas, o SPORTING vai ser mais forte… apesar de ficar a sensação que o jogo poderia ter caído para o nosso lado, um empate na luz e olhando para o nosso passado recente, é muito aceitável..
1 Setembro, 2014 at 11:58
Boas malta. Deixem-me lá meter um pouco de gelo nas críticas … já que nos elogios estamos quase todos de acordo 🙂
Em primeiro lugar, obrigado a quem esteve na lixeira a apoiar o grande Sporting. Costumo ir, era de todo impossível desta vez e sei que lá dentro os 4000 (e outros espalhados) foram uma extensão de todos nós que sofremos em casa.
Uma merda o stream onde vi, em casa … sem ninguém a foder-me a cabeça. Iniciei o jogo na tasca, mas desliguei o tablet e resolvi deixar qq análise para hoje.
Em segundo lugar, temos estrutura, temos mister e temos equipa. Temos problemas também e julgo estarem identificados. Vamos ver se hoje há alguma surpresa. Caso haja, espero que seja positiva.
Sobre o jogo:
Podiamos ter ganho, é verdade, mas tb podíamos ter perdido com aqueles 15 minutos merdosos. Tendo conta a forma como vejo futebol, ver gaitan, salvio, enzo e lima, faz-me assentar os pés no chão e ter respeito pelo adversário.
Verdade que o meio campo deles é mais fraco (salva-se enzo) e que a defesa era por onde podíamos ter feito mais mossa, mas tb a nossa defesa era por onde nos podíamos ter fodido.
Rui Patrício – Calou uns quantos (sportinguistas inclusive). Grande exibição. Culpa no golo? Foda-se, não vê a bola partir e é apanhado em contra-pé num remate rasteiro.
Esgaio – Não é cedric … mas tendo em conta que tinha Gaitan pela frente, subiu pouco e deu o litro. É uma excelente opção para este lugar tendo em conta que contra 90% das equipas da nossa liga ele pode fazer praticamente de médio.
Jefferson – Ok, não é o “Jeff” que conhecemos. Mas … contra porco e carnide, tem sempre dificuldades. Isto pode dar que pensar para a LC. Mas … é exactamente o lateral que precisamos para o tipo de adversário que apanhamos internamente.
Sarr – Que jogador. Tão novo e tanto potencial.
Mauricio – Estás fodido :-). Líder de balneário não chega para a exigência de um Sporting campeão. Dás tudo … mas tens de trabalhar muito para saires melhor com bola e melhorar os tempos de entrada. Rabia à espreita …
William – Ainda não está a 100%, mas a sua presença diz tudo. Não pode sair!
Adrien – Mais do mesmo. Um motor. Não faz tudo bem, faz quase tudo.
André – Foda-se … Tb dás tudo, mas precisamos de mais. Era uma questão de tempo até o João Mário te papar o lugar. E nos jogos contra equipas mais fracas, será o Montero a fazer de 10. Adrien e William chegarão para as encomendas.
Carrillo – Obg Marco por ele ter ficado este ano. Sei que continuas a trabalhar muito especificamente com ele alguns aspectos. Uma seta.
Nani – Classe. Digam o que disserem, um adversário olha para ele e pensa duas vezes antes de fazer o que quer que seja. Classe, qd depois do periodo de pressão do carnide, aproveitou uma falta … enrolou-se … e a equipa respirou. Voltou o equilibrio. Que passe no final para o Carrillo …
Sli – Passaram-se algumas coisas no balneário esta semana muito importantes para o grupo e para o proprio Slimani. Jogou pq era a opção ideal perante o estilo de centrais adversários. Verdade que o nosso jogo é menos de tabelinhas e progressão, porque temos um boi na área. Particularmente, quero ver Sli e Montero. Um a pautar o ataque, o outro a faturar. Mas tb sei não podemos perder o “meio campo” em certos jogos.
Agora é fechar o mercado … e acreditem que vão ver um pouco tempo (sim, porque este estilo requer tempo e trabalho) uma equipa mandona nos jogos, muita posse, bola no pé e em progressão. Isso trará muitas oportunidades e muitos golos.
1 Setembro, 2014 at 11:59
Concordo em absoluto que o empate, embora justo, soube a pouco tendo em conta o volume de jogos e as oportunidades que a espaços tivemos. A equipa esteve bem, mas pode melhorar, se bem que não através da revolução que muitos apregoam.
O Maurício fez parte na época passada da segunda melhor defesa do campeonato ao lado do Rojo. Algum valor tem que ter. Neste jogo, teve algumas paragens cerebrais mas na segunda parte fez um corte muito dificil impedindo que a bola chegasse a dois jogadores do Benfas que só tinham que empurrar para a baliza. Para quem até há bem pouco tempo teve Polga, acho que não nos podemos queixar muito de agora ter Maurício. Dizem que o Rojo devia ter ficado para fazer dupla com o Sarr. Se ele ficasse, o Sarr não jogava, pois ambos são centrais que jogam pela esquerda. Por falar no Sarr, que puto de centralão. Esgaio esteve também muito bem, tendo em conta que apanhou com o Gaitán e já estava amarelado desde o minuto 25. O que não se compreende é a contratação do Geraldes. Desperdício de recursos. Por fim, o Jefferson que se prepare para ser a próxima embirração sem motivo dos adeptos. É normal, está no ADN deles.
No meio campo, o William ainda parece um bocado perro, mas mesmo assim não comete erros. À frente dele é o que o rendimento esteve um bocado mais baixo. O André Martins é um dos meus jogadores favoritos do plantel, mas de facto ontem não esteve muito bem. Entre ele o Adrien não vi grandes diferenças embora para alguns a diferença entre eles seja como do vinho para a água. Eventualmente podem-se fazer alterações pontuais (pôr o João Mário, o Slavchev ou até o Montero ou o Mané em vez do André), mas não me parece que ela deva deixar de ser titular nas próximas jornadas, até porque já está entrosado com o Adrien e o William.
No ataque, Carrillo finalmente a mostrar consistência. Pormenores muitos bons no um para um, menos bem na finalização. Nani, um pouco escondido na primeira parte, mostrou-se mais após a saída do Carrillo. Aquele centro no final para o Slimani merecia golo. Quanto ao Sli, é titular de caras nesta equipa. Se implicar uma estratégia de centro para a área, assim seja. O futebol ganha-se com golos e não com nota artística. Em todo o caso, um ponta-de-lança não pode ter quatro oportunidades e só marcar um golo. Há que melhorar. Talvez seja da maneira que ele meta na cabeça que não é o Drogba branco e se preocupe mais em apurar a finalização.
1 Setembro, 2014 at 11:59
hoje até a meia noite vai ser um sufoco … diz que o arsenal e man united estao em lisboa para tentar comprar o Sir William …mas que o maximo que oferecem sao 30 milhoes quero acreditar no Presidente mas fica dificil nao vender por valores a rondarem se la chegarem os 40milhoes ….
p.s quanto ao jogo os de carnide jogaram com 7 titulares do ano passado qual equipa mas fraca de sempre ? epa há 7 anos que nao pontuavamos na luz …este que pontuamos nao fomos humilhados é que se pede a cabeça do treinador? há gente no SPORTING que deve sofrer de bipolaridade …
1 Setembro, 2014 at 12:10
William tem de ficar mais um ano. É FUNDAMENTAL!
1 Setembro, 2014 at 12:31
miguel concordo mas como se recusa por exemplo se chegarem aos 40k num clube que tem as dificuldades de tesouraria como o nosso … estou preocupada sim … mas caramba temos de confiar há um ano atrás tambem ninguem sabia quem era o william certo? por isso vamos confiar Bruno nao te deixes dormir …voçes acreditam que ontem antes do jogo ouvi um adepto do carnide elogiar o Bruno a dizer que era a melhor aquisição do SCP dos ultimos 20 anos que grande presidente que era novo e estava aprender mas que tinha pulso …e até admitiu que sentia um pouco de inveja o jornaleiro até disse no final … um adepto rival com alguma inveja do presidente que o SCP tem 😉
1 Setembro, 2014 at 14:19
Os mais inteligentes admitem isso. Até pq foi declarada guerra ao pinto da costa e os lampioes vêm no vieira um aliado dos corruptos.
Mas a maioria prefere focar as metáforas do nosso presidente e gozar com enquanto são comidos internamente pelo presidente deles. Muito em breve vão passar pelo que nós passámos … e só se levantam se aparecer um “bruno” do lado deles. Não podemos esquecer que têm muitos activos e a marca benfica vende.
Sobre o William, a ficar receberá muito bem … e sai no final da epoca.
Campeão, taça de portugal e liga europa (se não passarmos o shalke).
1 Setembro, 2014 at 15:24
30 milhoes DE LIBRAS!! = EUR 45m…
1 Setembro, 2014 at 15:52
30M Libras = 38M Euros