Um gajo acorda, espreita as capas dos jornais numa banca virtual e pensa para si mesmo: «já estava a estranhar». Faltam dois dias para o clássico e começam os ataques do costume, mas a mente volta a ser assaltada por algo que me tem incomodado nos últimos dias. Falo, obviamente, do extremar de posições entre Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho, situação à qual, por mais que tente, sou incapaz de passar ao lado.
Posto isto, começo por um pormenor que te escapado a muito boa gente: a uns porque interessa, a outros porque preferem emprenhar pelos ouvidos do que darem-se ao trabalho de esclarecer possíveis dúvidas. Bruno de Carvalho não afirmou que Manuel Fernandes era o pior funcionário da história do Sporting. Afirmou, isso sim, que dizer que o Maribor era a pior equipa da Champions era uma inverdade tão grande como afirmar que o Manuel Fernandes era o pior funcionário da história do Sporting. E o que é que aconteceu? Ora bem, onde há um Leão haverá sempre hienas e abutres por perto, portanto a corja (chamam-lhe painel, em linguagem fina) que, semanalmente, partilha um programa televisivo com Manuel Fernandes, foi capaz de meter na cabeça do eterno capitão que o presidente o tinha apelidado de pior funcionário da história do clube, facto que o deixou à beira das lágrimas. Eu, que abomino este tipo de programas (não sei se terminava um, sem mandar uma “à cais de sodré” na cana do nariz de certas figuras), tive que fazer rw na programação para confirmar tudo o que ia lendo. E, lá estava: de um momento para o outro, os melhores amigos do Manel, do nosso Manel, eram aquelas hienas e aqueles abutres (não sei o que chamar à pessoa que conduz o programa e que ignorou o seu dever de trazer a debate a verdade dos factos), que lhe davam palmadinhas enquanto sorriam. Sorriam muito. E carregavam na vitimização do pobre Manel e na diabolização do sacana do Bruno.
O prato estava servido à medida dos desejos de terceiros e quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras. Alto! Vou repetir: «quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras». Magoa os ouvidos, não magoa? Toma lá, novamente: «quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras». Eu tenho o estômago às voltas, e tu? Não que, nomeadamente na nossa história recente, não tenhamos tido que extremar posições para tirar o Leão dos cuidados intensivos. O que magoa é que, neste caso, estamos a falar de dois Sportingaholics, entretanto já apelidados de «velho lambuças» e de «presidente lampião». Se foi o Correio da Manhã que assim os apelidou? Nada disso, pá! Foram Sportinguistas! (pergunto-te novamente: magoa, não magoa?)
Estamos, portanto, perante um banquete para hienas e abutres, no qual marcam presença várias réplicas do Scar (ver O Rei Leão, sff). Um banquete no qual se festeja a divisão dos Sportinguistas, num momento do qual nem o Manel nem o Bruno saem sem culpas.
Começo pelo Manel. Olha lá, Manel, antes de mais queria dizer-te que, mesmo tendo menos de quarenta anos, sei perfeitamente quem tu és. O meu Sportinguismo começou a crescer ao ritmo dos teus golos e dos golos do Jordão e estou-te grato por teres recusado jogar com as cores dos rivais. Mas já chateia estares, constantemente, a fazer o papel do coitadinho que tudo deu ao Sporting e que pouco recebeu em troca. Creio que ao nível do carinho dos adeptos deves ter a alma e o coração cheios; a nível monetário não sei como correu. Sei que não se esqueceram de ti em diversas ocasiões – foste treinador adjunto, foste treinador principal, foste director – sendo que, na última, como que te ofereceram uma belíssima reforma antecipada. Mas, no meio de tudo isto, sabes qual é a imagem que tens passado: a de alguém que ficou com uma azia do caraças por terem-lhe roubado o pote de mel. E, aziado, esqueces-te, frequentemente, do papel que devias desempenhar nesse programa que te equilibra as contas: defender o Sporting. Tu não estás aí para dar razão a essa gentalha que se aproveita tua propalada ingenuidade e pureza, caraças! Mete isso na cabeça, pode ser?
Bruno, agora é contigo. Eu sei que não gostas de não dar troco, quando o assunto é o Sporting, mas a verdade é que tens responsabilidades acrescidas. E uma dessas responsabilidades é, precisamente, tentar unir, o mais possível, os Sportinguistas. Nós viemos de uma guerra civil, porra! Esqueceste-te disso? Duvido, até porque os escombros dessa mesma guerra continuam visíveis e à espera que se apurem responsabilidades. Nessa tua vontade de defender o Sporting e por muito que te irritem certos comentários, tens que ser capaz de separar os teus alvos e, mais ainda, de perceber quando é que estás a extremar posições e, consequentemente, a dividir os Sportinguistas. Acho óptimo que uses a Sporting TV para esclarecer o universo leonino; não concordo que a utilizes como veículo de divisão desse mesmo universo.
Creio que (ou espero, pelo menos), neste momento, ambos já perceberam que quem ficou a sorrir com toda esta situação foram os abutres, as hienas e os Scars desta vida. Os mesmos que já iniciaram a habitual campanha de desestabilização, típica do aproximar de jogos importantes. Se eu pudesse, sentava-vos a uma mesa da Tasca, enchia-vos o copo e jogávamos um quizz leonino. Talvez assim percebessem, que tão importante é o Sportinguismo do passado como o do presente. Não há velhos nem miúdos. Há uma história, centenária, da qual deviam orgulhar-se de fazer parte. Há uma paixão em comum, que sexta-feira volta a precisar de todos nós. Brindem a essa história e, mais ainda, brindem a nunca mais se esquecerem do mais importante: o Sporting!
24 Setembro, 2014 at 8:12
SPOOORRTING !!!!
24 Setembro, 2014 at 8:13
Caro Cherba,
Correndo o risco de ser injusto, apesar de ter 44 anos e, tal como tu, ter vibrado com dupla manel-jordão, não tenho pachorra para burros. E é isso que o Manuel Fernandes tem sido. Eu ouvi e percebi bem o que o presidente disse. Se ele não entendeu é burro. E com essa burrice está, para mim, a aura que tinha. Se é a perda de tacho que lhe tolda a visão, temos pena.
24 Setembro, 2014 at 8:57
Eu sou da mesma opinião, também ouvi o que o Pres. disse e entendi, se ele não quis entender ou não entendeu o problema é dele e pode deixar que os outros paineleiros lhe passem a mão pelo pêlo, que parece que é isso que ele gosta. SL
24 Setembro, 2014 at 9:05
Não entendeste nada do que o Cherba quis fazer com este texto, pois nao?!
Este texto serve para Unir Todos os Sportinguistas.
Como tu há muito mais gente aqui que nao tolera burros, mas há sempre pior que ser burro…
Vamos juntar as nossas forças comi se de uma aldeia de Gauleses se tratasse 😉
Vá lá!
24 Setembro, 2014 at 10:29
Foda-se!!!
Vocês tão é bebâdos oh caralho!!!!
Se há alguém que semanalmente anda a dividir os sportinguistas (e a ser pago para isso!!!) é o nosso Manel Fernandes.
24 Setembro, 2014 at 9:29
O MF é de facto burro, mas em boa verdade, nós nunca fomos fãs dele pela sua inteligência.
Foi pelo seu amor ao Clube, pela sua dedicação, pela sua virtude enquanto atleta do Sporting.
Ou seja, não há que sentir-nos enganados. Ele não é desilusão, ele é o que é. O que não interfere nada com o que foi.
24 Setembro, 2014 at 9:31
Subscrevo!
24 Setembro, 2014 at 10:08
O Manel Fernandes não é burro. É apenas um bom coração, o sportinguista mais naif que existe e é óbvio que lhe estão a encher a cabeça com mentiras (os paineleiros rivais porque isso é bom para os seus clubes e aquele jornalista de merda porque quanto maior for a controvérsia, melhor para o programa).
Quanto ao Bruno é óbvio que foi mal interpretado, mas também, caramba, pôs-se a jeito… Um presidente não anda em guerras destas!
Espero que agora tenha a inteligência de apaziguar as hostes. Era bonito convidá-lo para o Sporting-Porto. Seria uma mensagem de união fortíssima em dia de cerrar fileiras.
Jô
24 Setembro, 2014 at 10:40
a boca de pior funcionario mesmo no contexto que foi, não foi inocente.
mas manel pá esperava mais de ti
24 Setembro, 2014 at 11:03
Não acredito que o MF seja assim tão naif Jô. Acho é que as vezes e conforme a circunstancia e as companhias se deixa ser demasiadamente ‘naif’.
24 Setembro, 2014 at 8:15
“está, para mim, perder a aura que tinha”. Assim é que é! SPOOORTIIIINNNG.
24 Setembro, 2014 at 8:22
Bom dia
Em relação a esse assunto, ainda só me referi ás palavras do Manel quando disse que “o Maribor era a pior equipa da Champions e que o Sporting não a tinha conseguido dominar”, e este tipo de conversa do Manel não é virgem.
A nossa manhosa comunicação social como é evidente e recorrente deturpa a mensagem como mais lhe dá jeito e mais uma vez o Manel, vai na conversa ou porque não ouviu as palavras de BdC ou porque lhe dá jeito vitimizar-se em vez de ser homenzinho e dizer – “desculpem meus caros mas o presidente não disse isso, o que ele disse foi…..”
Estou farto deste não assunto, desta novela arranjada pelos outros manhosos da nossa praça jornalistica ou jornaleira.
Esses programas de debate, metem-me nojo, NOJO e por isso não os vejo!
SL
24 Setembro, 2014 at 8:31
Obrigada por expressares os meus pensamentos. Fantástico texto pelo equilíbrio e ponderação!
24 Setembro, 2014 at 8:36
Bom dia para a Família da Tasca…!!
Quanto ao Manel…”obrigado pelos momentos de glória”…e lamento que te deixeis instrumentalizar Manel, pese embora “tenhas visto voar” 20 mil/mês…!
Quanto ao BC…OK Presidente, já todos vimos que dás tudo para defender o Sporting…mas desejo que “passes a ligar”…apenas ao que vale a pena…
Quanto ao resto…: SPOOORTIINNGG…!!
Abr e SL
24 Setembro, 2014 at 8:36
Obrigado pela acutilancia das palavras… Estaria uma eternidade para escrever melhor!
24 Setembro, 2014 at 8:39
Esses debates refletem o nivel da televisao e da sociedade portuguesa e quem contribui para nao elevar o nivel è o proprio português. Eu nao quero generalizar mas a media è essa! O Manuel Fernandes nao tem o nivel para elevar o debate (como quase todos os outros).
Doi o coraçao dizer isto mas acho que nao estou longe de verdade…
24 Setembro, 2014 at 8:42
Percebo perfeitamente o que dizes Cherba, e isto acaba por ser uma questão “política”.
O Bruno disse aquilo que quase todos nós aqui diríamos mas, infelizmente, esta amostra de sportinguistas que frequenta este espaço não é representativa do todo da massa adepta, pois para muitos o interesse no Sporting não é tão profundo que os leve a participar activamente neste tipo de debates e aprofundar o seu conhecimento.
É natural, provavelmente a maior parte dos sportinguistas apenas consomem as gordas da comunicação social e para os quais a única mensagem que este assunto passa é que existe guerra, provavelmente com mais culpas para o Bruno.
Eu não acho que isto seja um não assunto, a verdade é que falamos de um dos maiores filhos da casa que devia estar a dar a cara pelo clube e ser um embaixador.
Para muita gente isto é importante e, independentemente das razões (que só percebe quem está atento), é um mau sinal.
24 Setembro, 2014 at 8:50
Bom dia Tasqueiros.
Grande post sobre um assunto delicado, cherba, acabaste de colocar os pontos nos is…
Assunto encerrado.
SL
24 Setembro, 2014 at 8:55
– matador e marcador de muitos golos, fraco treinador e ainda pior comentador.
já enchi o saco, prefiro o carlos xavier e o oceano. Estiveram fora do país, coisa que por sorte ou azar o Manuel não conseguiu.
24 Setembro, 2014 at 8:57
já tive dezenas de discussões por causa deste assunto …se o Manel não percebeu em vez de andar a ouvir o que lhe a rena rodolfo e simoes encartado que oiça o que lhe dizem os verdadeiros sportinguistas …abre os olhos pahhhhhh !!!!!!!!!!!!
24 Setembro, 2014 at 9:10
Por acaso até acho que colocar os dois no mesmo patamar, é um pouco injusto.
O Manuel Fernandes, como figura que é, não pode pensar que goza de uma inimputabilidade (isto é maldoso, eu sei) eterna. Se é verdade que foi uma figura maior dentro das quatro linhas, também não deixa de ser verdade que está ligado ao pior momento do Sporting. E na vez de esquecer, ou até pedir as suas desculpas por essa última ligação ao clube, vejo um ataque inequívoco à figura do novo presidente, que é também um ataque ao Sporting. Aquela do Maribor, bem como a dos miúdos dos blogs, só passa a imagem de um gajo profundamente enraivecido com não-se-sabe-bem-o-quê. Só assim de repente, e tendo por base a ideia de que o nosso presidente aufere 5mil euros mensais, o que passa é que o Manuel queria continuar no Sporting, no alto do seu sportinguismo, a ganhar para aí 4 vezes mais. Temos pena, Manuel, mas não dá. E da mesma forma que não devemos e não nos é permitido esquecer o que deu o Manuel ao Sporting, ao longo da sua carreira, este também devia perceber que acima de tudo está o Sporting e que o resto é para ser tratado à parte. E devia perceber de uma vez por todas que o Sporting é maior do que ele. Mas ele acha que não. Ele acha que o Sporting, clube, lhe deve a opção de não ter ido para os rivais. Eu não sei, mas se fosse tão sportinguista como ele diz ser, mudava o sentido da frase, para a transformar menos em arrependimento e mais em orgulho. E caramba, não é de agora. O Manuel tem sido dos poucos que lança merda atrás de merda para os olhos das pessoas, completamente afagado pelas cobras que se sentam ao lado naquele programa. Mais do que todos nós, que temos estado cá no período mais negro da história do clube, o Manuel devia era recolher-se e fazer a sua reflexão, começando pelo facto de ter pertencido à direcção mais desastrada que o nosso clube já conheceu, sem nunca daí ter tirado uma conclusão menos boa, ou ter optado por pedir desculpa por não ter visto o óbvio. Bujardas e egos sempre houve, mas o que fica em concreto é toda a merda revolvida neste caso, que em nada ajuda o Sporting. E eu cá não misturo as coisas. Se o nosso presidente continua a lutar contra tudo, pelo clube, e um outro, outrora símbolo, prefere manter-se à parte e revolver merda, não tenho a mínima dúvida de ficar-me pelo primeiro e apoiá-lo.
Por isso, não concordo muito com este post. Mas isto sou eu.
24 Setembro, 2014 at 9:26
+1
Diogo, estou completamente de acordo contigo!
Concordaria com o teor do Post se tivessemos a falar de uma situação virgem. Mas a verdade é que em todas as semanas o MF aproveita para dar uma tacada no Sporting, concordando com os outros palhaços que lhe dão a volta com um pinta do caraças.
Tudo tem limites e o que me parece é que o nosso Presidente chegou a esse limite, e bem diga-se.
24 Setembro, 2014 at 10:02
O Cherba como disse no Post não vê este tipo de programas, se visse via que o Manel Fernandes anda assim já desde o ano passado…por isso pela primeira vez não concordo com um Post do Cherba.
Defender o Sporting contra tudo e todos.
24 Setembro, 2014 at 11:40
Estou contigo.
“Eu sou o Manuel Fernandes”?????
E?
O Sporting é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. O “Manuel Fernandes” seria o “Manuel Fernandes” se não fosse o Sporting Clube de Portugal?
24 Setembro, 2014 at 16:08
Enfim, essa do exemplo de sportinguismo, não ter ido para os rivais, que é o que um sportinguista nunca faria.
Portanto gaba-se-lhe o sportinguismo e ainda se gaba o não ter ido para rivais?!
O gajo é médico e ainda por cima faz diagnósticos…..
24 Setembro, 2014 at 9:12
Há coisas engraçadas… pensar que o manel, coitadinho, que foi posto no olho da rua pelo BdC (não foi, mas isso agora não interessa, porque não vende) deve ganhar, como paineleiro, praticamente (senão exactamente) o mesmo que BdC como Presidente do Sporting. A diferença é que um defende o Clube e o outro defende-se a ele mesmo, se for preciso, atacando o Clube e a equipa — não nos esqueçamos por favor da origem deste “desentendimento”. Neste cenário, não me parece que tenha que haver “trincheiras”, é facil perceber a quem aplaudir e a quem mandar calar. Só a memória de um manel distante, muito distante mesmo, poderá toldar o descernimento. Assim como o fez a memória da dupla duque/freitas, com o resultado que se conhece…
24 Setembro, 2014 at 9:12
O Manel é provavelmente uma das razões do nosso Sportinguismo. Uma de muitas. O Manel é puro. O Manel é puro demais para estar rodeado por aquela merda. O Manel sempre será um dos meus idolos. O Manel não está a prestar um bom serviço ao clube, mas aqui está a grande diferença entre nós e os ratos de esgoto. Nós dizemos o que pensamos, onde estejamos e doa a quem doer. Para o bem e para o mal. Veja-se o exemplo do R. Cristovão e do Rita, o primeiro diz bem e diz mal consoante aquilo que acha. Certo ou errado, pensa pela sua cabeça. O outro, ate pode vomitar com o que fazem la na agremiação dele, mas defende ate à morte. A diferença é esta: o Sportinguista se o clube está bem diz bem do clube. Se está mal diz mal do clube. Os outros se o clube está bem dizem bem do clube, se está mal, dizem mal dos outros clubes. É por isto que somos diferentes! E se gostamos de apregoar que somos diferentes, temos se saber viver com isto. Com uniões e divisões internas. Custe o que custar e doa a quem doer.
24 Setembro, 2014 at 11:21
O Manel até pode ser puro, mas estar a revelar valores publicamente e ainda por cima com aquela gente à volta não me parece que seja lá muito apropriado.
Também acredito que o Manel não seja uma pessoa rancorosa e esta divergência acabe por ficar sanada.
24 Setembro, 2014 at 9:20
“…que lhe davam palmadinhas enquanto sorriam. Sorriam muito. E carregavam na vitimização do pobre Manel e na diabolização do sacana do Bruno.”
Isto foi claramente a imagem que retive quando o cabrão do RR, com as tais palmadinhas, dizia “Vai em frente, Manel” sem evitar espelhar um sorriso na cara como quem diz: “Isso Manel, faz-nos lá o jeitinho. Tás a emprenhar bem, Manel”
Isto é, claramente, a razão pela qual MF não está a prestar um bom serviço ao Sporting (se é que alguma vez lhe passou isso pela cabeça) a si mesmo. Fazer aquela “figurinha” é muito triste… e deixar-se manipular por aqueles dois velhos dos Marretas e pelo cozinheiro sueco do Caracolinhos (fala, fala… mas ninguém entende merda nenhuma do que diz…).
Tudo isto se resolvia facilmente com uma conversa franca e aberta, onde poderia esclarecer ao MF que aquilo que ele disse não foi aquilo que os outros queriam que o MF ouvisse… simples. E até se poderia dar o caso de, se MF quisesse, de olhar bem para si e perceber que o Sporting não tinha de maneira alguma condições para pagar aquilo que o Sporting lhe pagava (Sim, era o Sporting, não era o “amigo” Duque… o MF já tinha idade para perceber isto!) com o desavergonhado patrocínio do croquette!
Do Bruno espero que se chegue à frente (MF está claramente condicionado para dar esse passo) e que chame MF a Alvalade a fim de esclarecer-lhe o que se passou e ao MF cabe-lhe mostrar um pouco mais de inteligência que não a tem assumido naquele anedótico programa.
Podia ser que no fim, a solução até fosse boa para o Sporting. Mas não, querem continuar a alimentar estas tricas…
24 Setembro, 2014 at 21:49
E é isto!!!
Eu também advogo que o Presidente do SCP devia arranjar uma forma de conversar cara a cara com o Manuel Fernandes, não só para o esclarecer, com factos concretos, do teor das palavras que proferiu e o momento qm que o fez.
Também a mim, como ao Cherba, este assunto me tem incomodado , contudo, e pese embora reconheça razão em ambos os lados desta “querela” acredito que o melhor para o SCP será o que referi antes, se tal não for possivel prefiro que o Presidente Bruno de Carvalho se remeta ao silêncio sobre este tema.
SL
24 Setembro, 2014 at 9:22
pelo passado de manto sagrado vestido, respeito-o
como pessoa no presente, não merece o meu comentário sequer
junto daquela corja, muito menos,
Bruno de Carvalho, Sr. Presidente, está na hora de deixar morrer o assunto, chega de motivos para divisões
SL
24 Setembro, 2014 at 9:23
Manuel Fernandes está a fazer uma tristíssima figura. O que é pena, dada a enorme figura que foi enquanto atleta. Agora vendeu-se (e só foi “comprado”, claro está, por estar ressabiado), e aos poucos vai revelando o lado “maçã podre” que há nele, quase inadvertidamente, perdendo paulatinamente a enorme quantidade de créditos que granjeou entre todos nós de cada vez que abre a boca.
E BdC foi chafurdar na merda, logo, saiu cagado.
24 Setembro, 2014 at 9:23
Há, e eu já tenho idade para falar….
24 Setembro, 2014 at 9:23
Não há um Sportinguista que junte o Presidente e o Manuel Fernandes à mesa e que arrumem este assunto de vez, para bem do Sporting. Unidos seremos invencíveis!
SPORTING
24 Setembro, 2014 at 9:28
Esta situação foi lamentável. Não tomo partidos e foi pena muitos Sportinguistas aproveitarem para o fazer. Gostaria de deixar aqui a melhor descrição que encontrei acerca deste tema:
“(…)Se há coisa onde sempre achei que Bruno de Carvalho falha é na união. Desde Março de 2013 que não foi capaz de fechar as feridas abertas naquela triste noite de Março de 2011. Mesmo com tudo o que tem feito bem (e o que tem feito mal), não conseguiu até agora ser verdadeiramente o presidente de todos os Sportinguistas. Talvez nem o queira, mas acho que é errado. O Sporting existirá depois de Manuel Fernades, depois de Rui Patricio, depois de Bruno de Carvalho.
Manuel Fernandes não é o tipico notável. Por ser alguém normal, do povo, mas também porque deu muito ao clube. Embora não concorde, percebo o sentimento com que fala do clube. Manuel Fernandes é também uma pessoa ingénua, influenciável. Percebe-se isso ao ver a forma como Rodolfo Reis aproveitou a sua mágoa para atacar o Sporting e o seu presidente, ou mesmo a forma como Simões o manipula por vezes. Só que o Manel devia perceber que um Sportinguista não pode ir para os jornais dizer o que disse depois do empate na Eslovénia. Não pode fazer o papel dos Reis, dos Simões, dos Queridos Manha desta vida. Esteve mal. (…)”
Deixo o link, já agora http://rivaisamesa.blogspot.pt/2014/09/uniao-ou-falta-dela.html
Bruno e Manel, tratem de limpar o que fizeram sff.
24 Setembro, 2014 at 9:37
Deu muito ao clube?
Certo.
E o Sporting, não lhe deu nada? Ficou a dever-lhe alguma coisa?
Só está a demonstrar que não vale ponta de um corno!
Quero que ele se f…
SL
24 Setembro, 2014 at 10:55
Finalmente uma opinião que concordo a 100%.
Mas ele jogou de borla no Sporting? Parece… Foi uma lenda e será sempre. Ponto final. Isso não lhe dá o direito de chorar.
O Sporting sem o Manel continua a ser Sporting… já o Manel sem o Sporting…
SPOOOORTING!
24 Setembro, 2014 at 9:40
D., ser presidente de TODOS os Sportinguistas é uma utopia. Isso pura e simplesmente não será possível porque há Sportinguistas de toda raça e feitio. Há os interessados, há os desinteressados, há os interesseiros, há de tudo. E creio que com a convocatória para a AG de 5 de outubro, mais vincada estará essa diferença…
Não há ninguém unânime. O BdC certamente não o pretende ser. Até ver, defende o Sporting… e isso também vai ser necessário fazê-lo contra alguns (ditos) sportinguistas (umas estirpes estranhas a meu ver… mas que se intitulam sportinguistas).
Mal comparado, veja-se o que se anda a fazer na Síria e no Iraque, levantando a bandeira do Islão (e não o islamismo) para justificar matanças e barbárie que, certamente, não serão coisas defendidas pelo Alcorão…
24 Setembro, 2014 at 9:32
Para mim foi e é um não assunto e sobre o qual o Presidente não devia sequer ter respondido, em público, logo na primeira vez.
Quanto ao Manuel, admiro-o muito pelo jogador que foi e tenho pena que se preste a estes papeis de comentador…
24 Setembro, 2014 at 9:41
Cherba é isso tudo. Essa é também a minha opinião.
24 Setembro, 2014 at 9:42
É um qualquer dos muitos amigos que eles têm em comum que os metam num elevador sozinhos e depois desliguem aquilo entre 2 andares! E só saem de lá depois de um abraço sentido! São 2 Leões de alma e coração…têm de se entender!
Fds…Não suporto ler aqui certas coisas sobre o Manuel Fernandes! Ele tem culpa claro mas fds…nem o Presidente está isento dela nem eu acho justo que se diga o que para aí se anda a dizer dele! E ver aqui insistir em dividir e em um tem mais culpa, outro tem menos, e é 80% de culpa, e é não sei quê…FDS! Eu quero é acabar com este filme! Alguém que conheça e que seja amigo de ambos que tente pelo menos acabar com esta confusão…nada me deixou mais triste neste mandato do BdC que isto (não digo isto para dizer que é culpa dele…tenham lá calma antes de começar a dizer disparates…é só porque se for para trás do mandato de BdC obviamente ouve coisas que me deixaram mais triste…)
24 Setembro, 2014 at 9:42
*houve….não escreveu o h…LoL
24 Setembro, 2014 at 9:42
Já escrevi isto aqui por outras palavras e se calhar é bom voltar a re escrever a mesma ideia.
Alguém que seja Amigo do Sr Manel Fernandes, que o ajude a ver a nova realidade do Sporting e lhe explique, com muito cuidado, que ele nao deixa de ser menos Homem honrado, por se juntar a Nós. Que ao fazer isso nao está a apunhalar um amigo pelas costas ( o Duque). Dizer lhe ainda que o Duque está connosco … Sim porque o Duque é um tipo arguto e inteligente e tudo já deve estar a fazer para se por do nosso lado.
Sr Manuel Fernandes… Fodasse…. Deixa lá o coração no sítio dele e tira o de perto da boca. Para nao termos que ouvir esses teus “amigos” dizer em ON… “Ó Manel acalma te … Mas sim, diz lá o que tens a dizer … Ké pá gente esfregar as patas de contente”!
Sr Bruno de Carvalho, sabe que quem tem a quarta classe, tem mais dificuldade em se expressar verbalmente. Mas imagine que era com os pés e uma bola que se resolvia esta contenda…?
Então Bruni vamos lá a convidar o Manuel a beber um copo, pode ser aqui no Tasco, que tenho a certeza absoluta que haverá muita gente a paga rodadas para virar.
Dem lá um aperto de mão Sff
Viva o Sporting Clube de Portugal
24 Setembro, 2014 at 9:44
Isto resolvia-se com um telefonema do BdC ao MF, chamando o Manel a Alvalade para, mais uma vez, ser aplaudido por nós como figura do SCP que é.
Pode ser ja sexta.
24 Setembro, 2014 at 9:51
OFF:
“O Sporting vai, segundo A BOSTA, instaurar um processo disciplinar a Shikabala, que só esta quarta-feira deverá regressar a Portugal depois de ter representado a seleção do Egito. O avançado tinha ordem para se apresentar no dia 13.”
Dasse…
24 Setembro, 2014 at 9:54
Tinha de regressar dia 13, ainda não voltou e só agora é que os jornais descobriram?!?! Das 2 uma…ou têm andado a dormir à bruta ou o Sporting está muito muito bem blindado…
24 Setembro, 2014 at 10:04
Dasse um titular indiscutivel que se baldou um perigo para a equipa!!!
Como é que vamos fazer um 11 competitivo sem o Schikabala?
O homem tem sido a estrela da companhia, mais vale não aparecer no jogo com os morcões.
Rediculo.
Quanto ao Manel Fernandes isto não é virgem nem sequer aconteceu primeiro no SCP.
Se houvesse alguém isento naquele programa de merda perguntaria aos sacos de merda Rodolfo e Oliveira o que é que se passou entre o Pintinho e o Gomes, se se recordavam? Mas como era o PdC tudo era perfeito e já agora o processo civel do FC Putas contra o comentadeiro Sousa Tavares é uma demonstração de sabedoria e bom tratamento?
SL
24 Setembro, 2014 at 10:17
Heheheh!
Ia a dizer o mesmo!
Não sei como é que o Marco Silva vai descalçar esta bota….perdemos claramente a confiança que tínhamos acumulada dos 4-0…Se calhar vai ter de Jogar o Carrillo…ou até o Nani vejam lá…
LoLoL!
24 Setembro, 2014 at 11:16
Dasse para quem, como eu, tinha uma fezada com este faraó do raio !
24 Setembro, 2014 at 10:01
Isto já foi falado e refalado. Pouco mais há a dizer, pelo menos da minha parte.
Incomodam-me sim, as notícias de hoje, acerca de um egípcio, que se diz jogar pelo Sporting. Pelo conteúdo, e pelo timing.
24 Setembro, 2014 at 10:06
Por curiosidade
O Oliveirinha desapareceu do programa da SicN… ele fartou-se ou eles fartaram-se?
24 Setembro, 2014 at 10:06
Isso para mim é um não assunto, existem coisas muitos mais importantes na vida do nosso clube do que essas rixas.
Se o nosso Manel deveria ter dito o que disse ou não, se o nosso Presidente devia ter respondido ou não é tudo relevante, uma vez que já aconteceram. Agora é mamá-las, esquecer o não assunto e seguir em frente.
Mais importante é sexta-feira, um jogo que pode catapultar a nossa equipa, ou não!
União é o que se pede nestes próximos tempos, união essa que só acontecerá com vitórias. As vitórias toldam-nos a memória e se calhar neste momento é mesmo disso que nós precisamos!
Foda-se ainda hoje é quarta!
24 Setembro, 2014 at 10:17
5 minutos antes do SCP-Porco, ouve-se pelo sistema sonoro de Alvalade:
“BdC e MF chamados ao centro do terreno para apertar as mãos”
24 Setembro, 2014 at 10:28
Eu quero é que o Manuel Fernandes vá levar na bilha.
24 Setembro, 2014 at 10:36
concordo!
24 Setembro, 2014 at 10:29
Fdx, nem mais!
24 Setembro, 2014 at 10:30
Grande, grande, grande post Cherba!!!
Agora é só imprimir duas cópias e enviar uma ao Presidente e outra ao Manuel Fernandes!
PS. Sexta-feira até os comemos!!!!!!!!!!!!!
SPOOOOOOOOOOOORTIIIIING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SL
24 Setembro, 2014 at 10:30
A guerra BdC Manuel Fernandes para mim é impossível dizer que este ou aquele tem razão…
Agora, é facto que Manuel Fernandes tinha um belíssimo ordenado de 20 mil euros para coordenar uma coisa qualquer. Parecia-nos ser a equipa B, mas quando vejo o programa ele não acerta um nome de um miúdo que esteja estado na equipa ao mesmo tempo que ele. Manda nomes de jovens promissores e diz “eu sei, ele jogava na equipa B, trabalhei com ele”. Apetece ligar para lá e dizer: Manel, ele estava no primeiro ano de júniores vá lá..
Para além de se vergar com uma facilidade doente, que me tira completamente do sério.
Não vale a pena vitimizar-se. Ele deu muito ao Sporting, como consequência o Sporting retribuiu-lhe todo o amor. Todas ou quase todas as Direcções lembraram MF com carinho, como tal vem dos dois lados.
Bruno, aponta baterias para outro lado por favor. Não faças com que um ídolo de todos nós seja mal visto. Não te fica bem e sabes que podes muito bem fazê-lo.
24 Setembro, 2014 at 10:38
Não me esqueço do que o gajo disse na altura do Cassamá no programa onde participa o “play-off”.
Fartou-se de elogiar o puto, sabendo perfeitamente da fragilidade que existe com a maioria dos contratos dos jogadores da formação. Coincidência ou não passado poucos dias o porto leva-nos o Cassamá e o Sambu…
Falar de um jogador da academia na TV rodeado por “inimigos” entre os quais o António Oliveira, é que se não soubessem da existência do puto ficaram a saber e aproveitaram para o vir buscar.
Ele que vá ser estúpido ao caralho. Não há paciência para tanta palermice.
24 Setembro, 2014 at 10:32
»O dia em que o Manel e o Bruno se esqueceram do mais importante«.
Este título diz tudo. Ponto final no assunto.
24 Setembro, 2014 at 10:32
sabem o que mais me preocupa neste assunto?
o próximo jogo contra o fócupuorto!
isto para dizer, que este assunto não me preocupa minimamente, até porque o Manel é crescidinho e só não vê a realidade porque não quer!
E eu a pensar que os burros se chamavam Eusébio e Jorge Jesus…
24 Setembro, 2014 at 12:14
Eu penso que o MF pensaria ter o papel que o eusebio teve no carnide. Não digo que nao devesse ter, mas como estamos em tempo de vacas magras o MF devia ter aceite a revisão do ordenado, só lhe ficava bem.
Já está na hora de ultrapassar este assunto, juntem os 2 que a situação resolve-se.
24 Setembro, 2014 at 12:23
Por acaso também me anda a preocupar o Slimani ir ser pai. Mas isto tem que ser uma coisa de cada vez. Agora é limpar os morcões. 😉
24 Setembro, 2014 at 10:33
Isto resolve-se com um telefonema e uma conversa à mesa entre Sportinguistas que amam o seu clube. Se o nosso Presidente quiser (e tem a obrigação de querer), não deixará que o nome do Manuel Fernandes seja usado por terceiros, e de explicar pessoalmente aquilo que quis dizer. E se o Manuel Fernandes quiser entender que não há Sportinguistas sub 40, nem lugares cativos (só gameboxes) no clube, aceitará o convite.
Espero, sinceramente, que isto sirva de lição. Não quero voltar a ver o nosso Presidente a usar a Sporting TV para atacar Sportinguistas (sejam croquetes ou rissóis) e Sportinguistas como o Manuel a serem usados pela TV para atacar o Sporting.
24 Setembro, 2014 at 11:13
Plenamente de acordo
24 Setembro, 2014 at 10:36
Olha não será a primeira vez, mas desta vez não concordo nada com o post.
1º BdC não alimenta o assunto. Respondeu uma vez e chegou-lhe. Todos percebemos … apenas uma pessoa, a visada, alimentada pelos colegas fez aquele papel do palerma que diz “ai ele disse isso” e nem se preocupa com o ter a certeza se foi isso mesmo.
2º BdC disse o que todos pensamos. Não existem aqui divisões. Só mesmo quem se preocupa com a posição do Sporting é
24 Setembro, 2014 at 10:42
… é que acha que Manuel Fernandes quando abre a boca naquele programa está a defender o clube.
3º Quem deve pedir desculpa ao clube é Manuel Fernandes. Deu muito, pois deu. Mas todos os dias naquele programa tira um pouco. Um dia só terá o palco apenas porque dá jeito a quem quiser falar mal do clube, do presidente. É útil, mas não é inteligente.
4º Lamento muito pelo Manuel Fernandes que todos adoramos, e se ele aparecer no estádio serei um dos que o aplaudirei sem sequer ter remorsos. Mas nesta questão, se tenho de optar por um lado estou 100% com o Presidente do clube. É ele que nos está a tirar do buraco e é ele que eu devo apoiar.
5º Se isso nos divide. Pois divide. Mas de unanimidade está o Sporting farto. Temos todos de ter opinião, de lutar pelo que acreditamos. E se acreditamos que MF faz um bom papel então puxem por ele. Eu não. desculpem-me mas não.
24 Setembro, 2014 at 10:48
Paulo, já ninguém se lembrava das declarações do MF. Foi o BdC que as ressuscitou escusadamente na Sporting TV.
24 Setembro, 2014 at 11:11
hmmm … ok é uma maneira de ver as coisas.
Se não dissermos nada pode ser que ninguém mais fale dos assuntos. Quer-me parecer que técnica á La Godo.
Não façam a auditoria e se calhar não se fala mais nisso e não se fala mal de nós. Ok. percebo.
Mas não aceito.
24 Setembro, 2014 at 11:23
Acho um bocado incomparável a análise e atribuição de culpa de e a quem ia destruindo o Sporting com uma opinião (mais ou menos aziada…seja o que for) sobre um jogo do Sporting….
Eu digo-te….eu tive de ir ver porque não tinha visto o MF dizer nada…se o presidente tem ignorado tinhamos 2 casos:
24 Setembro, 2014 at 11:38
– 1º Os que não ouviram e portanto não faz mossa;
– 2º Dos que ouviram…uns concordam e outros não!
Depois do presidente ter falado:
– Todos ouviram:
– 1º Há os que não concordam com o MF e concordam com o Presidente;
– 2º Há os que concordam com o MF e não com o Presidente;
– 3º Há os que só se querem aproveitar do barulho (muito) que há;
– 4º Há os que concordam com o Presidente mas não gostaram de o ouvir falar assim de um símbolo;
e ainda há mais tipos de reacções….
Eu não tiro toda a culpa do Manuel Fernandes…é ingénuo e deve uma beca (valente) à inteligência, para além de aziado (embora digo já…em relação ao que ouvi do Maribor (e mais não sei…não vejo a SIC no que toca a futebol à muito temo) não discordo assim muito…) mas que a actuação do presidente hiperbolizou o que foi dito e dividiu ainda mais não tenho a mínima duvida…
24 Setembro, 2014 at 11:40
e já disse mais do que eu tinha dito a mim mesmo que ia dizer sobre este assunto…
Quero mais é que os 2 se encontrem e enterrem o machado! Manel fds…isto é o teu Sporting crl! Pára com isso!
24 Setembro, 2014 at 10:40
Bom dia à Tasca. Se me permitem, acabo de ver as imagens das declarações do M.Fernandes no tal programa, e para mim a definição é clara. Isto é um fait-divers sem importância nenhuma e já eu estar a comentar é dar-lhe importância a mais. A única nota de alguma graça foi ver os outros todos a passar a mão pela cabeça ao Manel. Para que os Sportinguistas entendam bem como esta gente toda “gosta de ver o Sporting forte e que faz falta ao futebol português e que fazem votos para que o Sporting se re-ergua” e mais não sei quantas hipocrisias. Eles gostariam era de ver um Sporting forte ao nível do Atlético ou do Infesta. Mas saiu-lhes o tiro pela culatra e vão ter que nos gramar. Metam a viola ao saco, o LEÃO NÃO MORRE, E PELA CARA QUE LEVA, TEM FOME!
24 Setembro, 2014 at 10:42
Acho que por esta altura já toda a gente deveria ter percebido que para o Bruno não há “vacas sagradas”: sejam as vacas os fundos, empresários, árbitros, clubes rivais… ou antigas glórias ressabiadas porque deixaram de mamar 20 mil euros por mês para serem um enfeite na lapela duma direcção corrupta e incompetente que ia destruindo o clube e que usou (também) o manel fernandes para avalizar todo o mal que andava a fazer ao clube!
Não creio que o nosso presidente ande a “alimentar” guerras! Acho é que teve os tomates para numa intervenção pôr os pontos nos iis em relação ao sr. Manel Fernandes – antiga glória do clube que agora é paineleiro a mamar uns bons milhares de euros apenas porque é um ressabiado e conscientemente está ali a atacar o clube.
Ou vocês acham que o Manel senta o cu no programa plos seus dotes oratórios ou conhecimentos técnicos?!?!
Não me fodam!
ZERO ÍDOLOS! Sporting Sempre!