Um gajo acorda, espreita as capas dos jornais numa banca virtual e pensa para si mesmo: «já estava a estranhar». Faltam dois dias para o clássico e começam os ataques do costume, mas a mente volta a ser assaltada por algo que me tem incomodado nos últimos dias. Falo, obviamente, do extremar de posições entre Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho, situação à qual, por mais que tente, sou incapaz de passar ao lado.
Posto isto, começo por um pormenor que te escapado a muito boa gente: a uns porque interessa, a outros porque preferem emprenhar pelos ouvidos do que darem-se ao trabalho de esclarecer possíveis dúvidas. Bruno de Carvalho não afirmou que Manuel Fernandes era o pior funcionário da história do Sporting. Afirmou, isso sim, que dizer que o Maribor era a pior equipa da Champions era uma inverdade tão grande como afirmar que o Manuel Fernandes era o pior funcionário da história do Sporting. E o que é que aconteceu? Ora bem, onde há um Leão haverá sempre hienas e abutres por perto, portanto a corja (chamam-lhe painel, em linguagem fina) que, semanalmente, partilha um programa televisivo com Manuel Fernandes, foi capaz de meter na cabeça do eterno capitão que o presidente o tinha apelidado de pior funcionário da história do clube, facto que o deixou à beira das lágrimas. Eu, que abomino este tipo de programas (não sei se terminava um, sem mandar uma “à cais de sodré” na cana do nariz de certas figuras), tive que fazer rw na programação para confirmar tudo o que ia lendo. E, lá estava: de um momento para o outro, os melhores amigos do Manel, do nosso Manel, eram aquelas hienas e aqueles abutres (não sei o que chamar à pessoa que conduz o programa e que ignorou o seu dever de trazer a debate a verdade dos factos), que lhe davam palmadinhas enquanto sorriam. Sorriam muito. E carregavam na vitimização do pobre Manel e na diabolização do sacana do Bruno.
O prato estava servido à medida dos desejos de terceiros e quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras. Alto! Vou repetir: «quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras». Magoa os ouvidos, não magoa? Toma lá, novamente: «quase todos nós, Leões, fomos céleres a assumir uma das trincheiras». Eu tenho o estômago às voltas, e tu? Não que, nomeadamente na nossa história recente, não tenhamos tido que extremar posições para tirar o Leão dos cuidados intensivos. O que magoa é que, neste caso, estamos a falar de dois Sportingaholics, entretanto já apelidados de «velho lambuças» e de «presidente lampião». Se foi o Correio da Manhã que assim os apelidou? Nada disso, pá! Foram Sportinguistas! (pergunto-te novamente: magoa, não magoa?)
Estamos, portanto, perante um banquete para hienas e abutres, no qual marcam presença várias réplicas do Scar (ver O Rei Leão, sff). Um banquete no qual se festeja a divisão dos Sportinguistas, num momento do qual nem o Manel nem o Bruno saem sem culpas.
Começo pelo Manel. Olha lá, Manel, antes de mais queria dizer-te que, mesmo tendo menos de quarenta anos, sei perfeitamente quem tu és. O meu Sportinguismo começou a crescer ao ritmo dos teus golos e dos golos do Jordão e estou-te grato por teres recusado jogar com as cores dos rivais. Mas já chateia estares, constantemente, a fazer o papel do coitadinho que tudo deu ao Sporting e que pouco recebeu em troca. Creio que ao nível do carinho dos adeptos deves ter a alma e o coração cheios; a nível monetário não sei como correu. Sei que não se esqueceram de ti em diversas ocasiões – foste treinador adjunto, foste treinador principal, foste director – sendo que, na última, como que te ofereceram uma belíssima reforma antecipada. Mas, no meio de tudo isto, sabes qual é a imagem que tens passado: a de alguém que ficou com uma azia do caraças por terem-lhe roubado o pote de mel. E, aziado, esqueces-te, frequentemente, do papel que devias desempenhar nesse programa que te equilibra as contas: defender o Sporting. Tu não estás aí para dar razão a essa gentalha que se aproveita tua propalada ingenuidade e pureza, caraças! Mete isso na cabeça, pode ser?
Bruno, agora é contigo. Eu sei que não gostas de não dar troco, quando o assunto é o Sporting, mas a verdade é que tens responsabilidades acrescidas. E uma dessas responsabilidades é, precisamente, tentar unir, o mais possível, os Sportinguistas. Nós viemos de uma guerra civil, porra! Esqueceste-te disso? Duvido, até porque os escombros dessa mesma guerra continuam visíveis e à espera que se apurem responsabilidades. Nessa tua vontade de defender o Sporting e por muito que te irritem certos comentários, tens que ser capaz de separar os teus alvos e, mais ainda, de perceber quando é que estás a extremar posições e, consequentemente, a dividir os Sportinguistas. Acho óptimo que uses a Sporting TV para esclarecer o universo leonino; não concordo que a utilizes como veículo de divisão desse mesmo universo.
Creio que (ou espero, pelo menos), neste momento, ambos já perceberam que quem ficou a sorrir com toda esta situação foram os abutres, as hienas e os Scars desta vida. Os mesmos que já iniciaram a habitual campanha de desestabilização, típica do aproximar de jogos importantes. Se eu pudesse, sentava-vos a uma mesa da Tasca, enchia-vos o copo e jogávamos um quizz leonino. Talvez assim percebessem, que tão importante é o Sportinguismo do passado como o do presente. Não há velhos nem miúdos. Há uma história, centenária, da qual deviam orgulhar-se de fazer parte. Há uma paixão em comum, que sexta-feira volta a precisar de todos nós. Brindem a essa história e, mais ainda, brindem a nunca mais se esquecerem do mais importante: o Sporting!
24 Setembro, 2014 at 10:44
ESTA é para ti manel fernandes:
” Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”
Bertold Brecht!
CARREGA BRUNO!
faltam 2 dias para empandeirarmos os corruptos!
Bora lá Sporting!
24 Setembro, 2014 at 11:02
Muito Bom!
24 Setembro, 2014 at 10:46
Estás desactualizado. O tema do dia é o paradeiro do Shikabala. Está criada a “novela” Shikabala”! Cadê o “Shika”, gentchi?
Do “Lo-patêgo”, nada, para não desestabilizar…
24 Setembro, 2014 at 10:57
o shika foi um erro de casting!
Tudo bem: acontece, foi baratinho e acho até que a ida ao Egípto deu pra pagar o passe e salários.
Neste momento há uma boa forma de acabar com as novelas: rescindir o contrato com justa causa. End of story
24 Setembro, 2014 at 11:14
+1
24 Setembro, 2014 at 11:08
Para os ingénuos que ainda acham que com a saída do manhoso a linha editorial do rascord tinham ficado mais amigável, vejam pela capa de hoje a diferença de tratamento nos casos Shikabala e Izmailov…
O Bloqueio à CS tem de ser completo e permanente.
Vejam a Sporting TV, leiam o Jornal do Sporting, visitem o site sporting.pt, participem nas várias páginas do Facebook das diversas modalidades do Sporting, frequentem a Tasca do Cherba e o Artista do dia… é o que eu faço.
24 Setembro, 2014 at 11:13
Precisamente…
Já me manifestei quanto a isso e já dei a conhecer a minha “sensibilidade” sobre esse assunto a quem de direito…
24 Setembro, 2014 at 16:24
+ 1
Quase que já nem no café folheio os jornalecos
24 Setembro, 2014 at 10:48
Bons dias.
Não coloco (porque seria ridículo tentar fazê-lo) o MF e o Presidente em “plano de igualdade” no que toca à exigência de comportamentos.
O Presidente esteve mal e pronto. No big deal.
SL
24 Setembro, 2014 at 10:55
plo contrário: presidentes vão e vêm!
Antigas glórias deveriam ser eternas!
24 Setembro, 2014 at 11:05
mas um presidente pode ocupar um lugar imortal (como por exemplo João Rocha), e neste momento existe um glória que se está a tornar impossível de aturar, e um presidente que tem tudo para entrar para a galería dos inesquecíveis.
SL
24 Setembro, 2014 at 11:05
sim sim, tal e qual. Presidentes vão e vêm … pelo menos enquanto existir clube. Coisa que alguns “presidentes” trataram de quase conseguir.
depois entretinhamo-nos a olhar para os cromos das velhas glórias.
oh que c****
24 Setembro, 2014 at 11:12
portanto… inimputáveis?
24 Setembro, 2014 at 11:21
Agostinho, Carlos Lopes, Vitor Damas, Peyroteo, Vasques, Travassos, Albano, Jesus Correia, Yazalde esses sim são eternos.
Ainda serão eternos se se portarem á altura da Eternidade, João Benedito, Cristiano Ronaldo, Nani
24 Setembro, 2014 at 10:56
Mas alguém esperaria outra situação?
O Manuel Fernandes, quando foi colocado naquele programa foi com o objectivo de mais cedo ou mais tarde vir a criar polémica com a direção do Sporting e mais concretamente com o presidente Bruno de Carvalho. Todos sabiamos da forma como foi afastado do clube, que atendendo à sua boa posição anterior, não estaria satisfeito com BC.
Algum dos outros elementos presentes nesse programa, com ligações a outros clubes, está ou esteve numa posição parecida? Claro que não. Até António Oliveira, que era altamente critico dos principais dominadores do futebol nacional, foi discretamente afastado.
Mas concordo plenamente com o Cherba. O momento é de união, para isso tem que haver dialogo, concerteza haverá alguém que seja amigo comum e promova um encontro de aproximação, que seria muito importante neste momento.
24 Setembro, 2014 at 10:58
Tudo dito… Mas queria acrescentar uma mensagem diretamente para o Manel caso ele leia os comentários dos “miúdos dos blogs”:
Manel, tenho 30 anos e nunca vi um jogo teu, no entanto posso-te garantir que por osmose sempre te respeitei e te tive na memória como um grande Sportinguista que quando falava tinha algo para dizer e eu devia escutar com a maior atenção.
Um dia deste o apoio a um tal de Godinho e restante direção corrupta, coisa que me entristeceu, no entanto como toda a gente tens direito a errar e em ultimo caso a fazer pela vida. Após uma eleição falseada por gente muito triste, lá tiveste o teu taxo da troca. Não sei o que fizeste durante esse tempo, mas na verdade também não quero saber.
Quando felizmente um dia esta escumalha criminosa foi corrida do poder, tu acabas-te por ir juntamente, segundo o que consta (e nunca negaste), por não reduzir o ordenado quando o SCP passava sérias dificuldades. Certo, eu compreendo, deixava-te numa posição difícil e toda a gente pode sonhar com um ordenado melhor, fazer um downgrade é sempre duro. Assim, continuei a respeitar-te.
Chego agora aos últimos tempos Manel. Ao fim de todo este tempo de respeito pela minha parte e pela maioria dos Sportinguistas, resolveste ser oposição da direção via comentador televisivo. Certo, apesar de não compreender como isso é possível por parte de um Sportinguista de coração, imagino que por possível ignorância e alguma dose de orgulho consigas ser contra “revolução” numa altura crítica da nossa história, aceito e faço um esforço por respeitar (apesar de sentir algum cheiro a esturro, não sabendo a reais motivações para fazeres esse show).
Agora Manel, quando tu propositadamente comentas a equipa num programa televisivo de maneira a rebaixa-la, sabendo exatamente as consequências do mesmo, isso é canalhice da pior espécie. Mas pior que isso é teatralizar momentos de acessos de humildade e “coitadinhice” ao nível do palerma do Jorge Jesus. Assim Manel, só me resta dizer o seguinte: vai para o caralho que te foda Manel, com amigos/representantes do SCP assim não é necessário inimigos. A partir de agora para mim não passas de um reles ao nível do Moutinho, que por dinheiro traiu tudo que à de mais sagrado, o respeito pelo SCP e a vontade de ver o SCP lá bem no alto (onde é o seu sitio). Para mim chegaste ao nível de uma larva decompositora do símbolo do SCP, vales menos que um Vieira ou um Pinto da Costa – esses pelos menos assumem-se como inimigos do clube.
24 Setembro, 2014 at 11:08
cometes um erro logo ao principio. O Manel não lê. O Manel ouve o que lhe dizem no programa sem questionar …
24 Setembro, 2014 at 13:44
Sinceramente, não acredito mas preferia acreditar que ele é apenas uma vítima cruel.
24 Setembro, 2014 at 11:16
Acho isto tudo um faits divers. Temos coisas mais importantes para nos preocupar-nos (continuar a recuperação do clube, preparar o clássico e a champions, AG à porta…e pronto, vá lá, o Shikabala).
No entanto, algumas considerações:
Manel esteve mal porque disse mal da equipa quando devia era ter dado palavras de incentivo. E pior esteve no seu papel de inocente ao deixar-se levar pelas palmadinhas nas costas. BdC esteve mal porque se excedeu nas críticas ao Manel (a tal questão do pior funcionário do clube não é dita de forma inocente). Mas também o Maradona é considerado o melhor jogador de sempre e não são poucos os argentinos que hoje em dia têm vergonha do El Pibe. Como é óbvio o tipo de comportamento de um não é comparável com o de outro, mas isto para dizer que ser uma velha glória não dá direito a cartão de monopólio para sair da prisão sem passar pela casa de partida e sem pagar 2000 escudos (ou euros, não estou actualizado com as regras do monopólio).
O que fica a nu é falta de vontade dos programas de paineleiros em ter alguém que represente as actuais sensibilidades do clube. Os tempos mudaram, o Sporting também mudou, mas essa gente ainda se recusa a perceber isso.
24 Setembro, 2014 at 11:25
Mais um belíssimo texto a ser servido nesta Tasca! Eu sou dos que acha que isto não é um assunto menor e importa resolvê-lo de forma a unir-nos.
24 Setembro, 2014 at 11:27
Acho vergonhosa a maneira como se anda a fazer o suposto jornalismo em Portugal. Uma vergonha!!!
Ao abrigo de “fontes” e “vários médias egipcios”, publica-se a insinuação que o BdC terá telefonado ao Shikabala a afirmar que com a “possivel” saida de Marco Silva, este teria mais oportunidades… mas claro, sempre adiantam que “fonte do clube repudiou categoricamente”…
Eh pá, não me fodam! Esta merda é ou não é para lançar atoardas desnecessárias??? Isto é informação ou jornalixo para semear duvidas e descreditos??? Qual é noticia no meio desta verborreia????
PROCESSO NESTES CABRÕES, BRUNO!!!
24 Setembro, 2014 at 11:32
quem foi ? o rascord ou jogo? então semana antes do derby convem dizer estas coisas !!!!!!!!!!
24 Setembro, 2014 at 15:47
Uma grande parte da ‘energia’ gasta com o Manel poderia/deveria ser gasta com este gado!
Isso é que era…
SL
24 Setembro, 2014 at 11:35
Também não tenho por hábito ver estes programas de paineleiros, mas devido à polémica, fui rever o play-off de Domingo e para além do que já foi aqui dito, achei interessante o Manel Fernandes ter revelado que foi impedido durante 1ano e meio de ver treinos da equipa principal… Perante um situação destas, um Director com a responsabilidade da Equipa B e uma maiores glórias vivas do Sporting, só tinha tido um caminho a seguir… a demissão… mas se calhar outros valores se levantaram e o levaram a ficar e calar…
Tinha o Manel com um pessoa humilde e desinteresseira, mas com a actual situação familiar, (Não sabia que se tinha separado) pode estar a atravessar um situação delicada financeiramente, o que pode estar a influenciar esta mudança de carácter… se repararem, foram inúmeras as vezes que se referiu a valores monetários, desde o que o Setúbal lhe devia, que o Sporting nunca lhe pagou o que merecia, que podia ter ido ganhar mais para os rivais, que o Bruno de Carvalho lhe pagaria o mesmo pelo apoio à sua candidatura…
O amor clubístico que a mãe lhe transmitiu.. esse ficou na gaveta…
24 Setembro, 2014 at 11:43
Francisco Stromp
Fernando Peyroteo
Jesus Correia
José Travassos
Manuel Vasques
Albano Pereira
Fernando Mendes
João Morais
Hector Yazalde
Vítor Damas
…entre outros, são estes os verdadeiros ídolos (no que ao futebol diz respeito). Condição à qual não será alheio o facto de já não poderem acrescentar nem, principalmente, retirar nada daquilo que deram ao Sporting. Quando pudermos dizer o mesmo do manel, então estaremos em condições de lhe chamar, ou não, um ídolo. Para já o que podemos dizer é que foi um jogador que fez coisas interessantes e importantes mas que, nos dias que correm e de há três anos a esta parte, tem feito um enorme esforço para deitar tudo isso para o lixo.
Esquecendo a actual troca de galhardetes, o mínimo que se pode exigir do manel, para que um dia possa merecer a honra de ombrear com estes gigantes, é que reconheça que esteve mal ao apoiar e ao entrar em conluio com os anões quase-carrascos do Sporting. Muito do mal que fizeram foi sob a capa de legitimidade e sportinguismo que o manel, entre outros, lhes emprestou (a mesma que actualmente empresta àquele programa de paineleiros onde, semanalmente, se defende a agenda da bipolarização e se maltrata e denigre o Sporting).
24 Setembro, 2014 at 11:47
Infelizmente quando a equipa está bem é sempre preciso encontrar algo que nos devida, principalmente há alguns dias de jogarmos contra os fruteiros…
24 Setembro, 2014 at 12:21
Não sei o que MF fazia na equipa B, mas sendo objectivos e claros após e a sua saida e de Oceano, “ela” nunca mais foi a mesma. Mas mesmo fazendo um bom trabalho teria de ter a noção que tinha um salario muito elevado para trabalhar numa segunda liga.
24 Setembro, 2014 at 12:23
Este post só não encerra o assunto, porque quem tem que o encerrar são os envolvidos. Custa-me muito ver no que se transformou o MF, mas custa-me igualmente ver o BdC fazer publicamente com o MF o que nunca o ouvi fazer com uma alimária como o ROC.
O primeiro tem um problema pessoal com o BdC – mais uma razão para a questão ser resolvida pelos dois – , o segundo é um cocktail (nunca o termo foi tão apropriado) entre ignorância pura, estupidez natural, e uma agenda alheia.
Assunto muito mal gerido – sim, é um assunto, não interessa se lhe damos importância ou não, uma coisa que gera a divisão entre Sportinguistas e é usada como arma de arremesso contra o Sporting como esta é obviamente um assunto – , até pelo timing – mais uma vez os timings…
24 Setembro, 2014 at 12:26
Hic, epá, o MF tem sido uma desilusão, mas também não exageremos!
Comparar o MF em termos do que “significa” para o Sporting com o ROC também já me parece muito ofensivo para o pobre do MF. 😀
24 Setembro, 2014 at 16:12
Precisamente, acho que se calhar já se justificou várias vezes a exposição pública do ROC. Relativamente ao MF o que já se justificava era uma conversa de homenzinhos.
24 Setembro, 2014 at 16:31
A diferença é precisamente essa.
O MF, pelo que significa e pelo que deverá saber sobre futebol, terá um público mais atento e tem outras responsabilidades, já que se afirma sportinguista (um sportinguista querer crédito por não jogar nos rivais, que é o que um sportinguista nunca faria, tira me do serio).
O roc, é um triste e, infelizmente, associado ao nosso clube.
Infelizmente podera induzir a ideia que é um típico adepto leonino, o que não é.
24 Setembro, 2014 at 12:24
SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!
24 Setembro, 2014 at 12:26
A minha opinião sobre o post?! É esta: SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
24 Setembro, 2014 at 15:31
Grande, Cherba! Como de costume
Obrigado!
SPOOOOOOOOOOOORTING!
24 Setembro, 2014 at 15:54
Roupa suja lava-se em casa,encolham os egos,primeiro vem o SPORTING!
24 Setembro, 2014 at 16:23
Eu, por acaso,ate acho que mais do que atingir o Manel Fernandes, o presidente estava a dar um recado /bicada ao Dias merdeira, mais um triste que calava a boca.
Pensar que cheguei a olhar para este dias ferreira como um defensor do SCP.
Mas, claramente, também tem a sua agenda
24 Setembro, 2014 at 17:36
Acabo de ver a reacção do Manuel Fernandes no PlayOff.
Não tenho muito a dizer. A certa altura, o rodolfo reis vira-se para ele e diz: “Não te irrites que ele não merece!”
Vomitei.