Ensinaram-me que, se possível, devo despachar primeiro as coisas que me desagradam por isso, se não se importarem, vou pegar no jogo pelo final. Ou melhor, pelo que se seguiu ao jogo e que me chegou aos ouvidos no caminho para casa. Pategui, és um imbecil. Um labrego com a mania que percebe muito de futebol e que anda há três jogos a choramingar erros de arbitragem, para justificar a incapacidade de varrer os adversários com um investimento de milhões na equipa. Afirmar que o lance do Maurício, claramente bola na mão (se é que toca na mão) é penalti, é estúpido, ponto. Mas mais estúpido, é vir lamentar erros de arbitragem num jogo onde o Benquerença teve uma gritante dualidade de critérios, onde deixou passar um penalti sobre o Slimani, lances de agressão, mãos na bola, um fora de jogo que ia acabando com o jogo e palhaçadas com o objectivo de perder tempo. Ah, quem meteu mão à bola foi o Danilo, no primeiro golo. Vai bardamerda mais os teus ridículos sapatinhos castanhos.
Também não gosto de ver o Sarr, novamente, a fazer de alvo para setas. Só quem não perceba a ponta de um corno de futebol (tipo aquele caga tacos anafado que nunca passou de um um jogador sofrível e que dá pelo nome de Diogo Matos) é que pode dizer que aquele autogolo é uma prova de falta de qualidade e de falta de escola. É um autogolo, coisa que acontece semanalmente um pouco por todo o mundo. Já agora, Sarr fez um jogo bastante competente. Diria, até, que depois desse momento de infelicidade (força, puto, ainda hás-de ser compensado por este crescimento à força e cheio de sobressaltos) o francês aprimorou a sua exibição e limpou o que havia para limpar. Já agora, Maurício também teve uma boa exibição, num jogo de índice de dificuldade bem elevado.
Por último, a questão das substituições. É verdade que não se percebeu muito bem o que Marco Silva queria, ao retirar Slimani quando tinha colocado Capel, mas o que poderá provocar mais discussão é o facto de ter deixado William e João Mário sem um terceiro elemento, numa altura em que as pernas já não obedeciam prontamente. É verdade que podia ter entrado André Martins, ou Rosell, para o lugar de Adrien, dando novas pilhas ao meio campo (eu fiquei a remoer isso algum tempo), mas não apontemos o dedo ao treinador do Sporting por mostrar ambição e querer ganhar o jogo. Aliás, foi isso que fizemos desde início, daí a factura que pagámos na segunda parte. Ah, vão igualmente bardamerda todos aqueles que quiserem passar a ideia de que o Sporting até pode acabar o jogo satisfeito por não ter sofrido um segundo golo. Já nem falando, muito, sobre a bomba do Capel (ao menos que tivesse acertado na tromba de um dos gajos e o tivesse mandado para o hospital), a esta gente digo, apenas, que o clube da fruta é que deve dar-se por feliz por não ter ido para o intervalo com três batatas na peida.
Chegamos assim, finalmente, à primeira parte. Que primeira parte, meus amigos! Que futebol do cacete, que consistência táctica, que pressão alta fantástica, que capacidade para variar as trocas de bola curtas com as bolas longas colocadas nas costas da defesa, que regalo ver quatro jogadores formados na Academia, bem acompanhados por um diamante peruano polido nessa mesma mina, partirem a louça toda! Os primeiros vinte minutos, então, foram de deixar um gajo sem fôlego. Notou-se que a equipa recuou um pouco, provavelmente para respirar, entre os 25 e os 35 minutos, voltando a fechar a primeira parte com uma superioridade gritante! E, aqui, tenho que tirar o meu chapéu ao Marco Silva. Não imaginas, Marco, o orgulho que foi ver os nossos jogadores a banalizarem o adversário (apenas o plantel mais caro e com mais soluções da primeira liga); não imaginas o que eu sorri quando olhava para o relvado e via o Slimani, o João Mário, o Nani e o Carrillo fazerem pressão logo à saída da área adversária. Depois, o próprio Adrien subia a pessão, correndo o risco de deixar William com Herrera e o tal do Neves solto e, caso tivesse bola, com possibilidade de embalar para cima dos centrais.
Mas nem o Neves nem nenhum deles teve bola. Ela circulava, redondinha, nos pés dos nossos miúdos, ora à esquerda, ora à direita, ora pelo meio. Se ajudou entrar a ganhar? Pronto, lá vem outra teoria… Obviamente que aumentou os níveis de confiança, mas só entrámos a ganhar porque procurámos esse golo desde o apito inicial. Aliás, basta atentar no facto de Jonathan aparecer a facturar em plena grande área (que duro golpe para quem defende que contratámos muito e nenhum se aproveita), para se perceber a disposição da equipa. Nem faltaram momentos de magia oferecidos por Carrillo (se eu tivesse a bexiga fraca, tinha-me mijado todo naquela bola em que ferra três ou quatro gajos antes de oferecer o golo a Nani), que chegou a ser aplaudido por todo o estádio depois de fazer uma brutal recuperação de bola junto à nossa área (se eu fosse a Julia Roberts, tinha-me debulhado em lágrimas). Só faltou, mesmo, a pontaria estar mais afinada, nomeadamente na cabeçada de João Mário e na bola de Nani que sai à figura, lances que podiam (e deviam) sentenciar a partida ainda na primeira parte.
É essa primeira parte que não me sai da cabeça, com o extra de estar a ver uma equipa evoluir de semana para semana. Ainda há pormenores a melhorar? Obviamente que sim, vários. Estou satisfeito com o resultado? Não, obviamente que não estou satisfeito com o resultado. Mas esta noite, em Alvalade, senti-me recuar mais de duas mãos cheias de anos. Senti-me recuar a alturas em que o Sporting jogava à bola com prazer e nos dava o prazer de vê-lo jogar. A alturas em que o Sporting mostrava em campo o que é ser uma chamada “equipa grande”. E tantas, mas tantas saudades que eu tinha deste Sporting…
27 Setembro, 2014 at 11:28
off topic: preparem-se para o ataque!!!! porco da costa vai dar hj uma entrevista ao porco canal, na qual vai dar resposta ao nosso presidente!
27 Setembro, 2014 at 12:08
Isso deve ter a ver mais com a palhaçada final do “Pito Dourado” (não, não esqueci o “A”…)… acho que em todo aquele esquema o destaque vai indevidamente para o “apito” em vez do “pito”…
27 Setembro, 2014 at 11:33
O carrossel da 1ª parte foi uma coisa de deixar qualquer um de cabeça à roda. Eu não vou tão longe, se uma das duas oportunidades falhadas tivesse entrado, o jogo teria sido totalmente diferente. Dificilmente não ganharíamos aquele jogo. Além do mais, a jogada do Carrillo com passe para o Nani merece golo em qualquer parte do mundo.
Quero aqui também dar uma palavra ao Patrício. Um guarda redes de classe mundial com uma exibição estratosférica. A parada ao Jackson e o voo ao remate de Herrera é de ficar nos registos. A continuar esta toada até ao final da época dará o salto naturalmente e para um clube que o mereça realmente. E se há pessoa que o merece é o Rui.
Quantos aos centrais, concordo que não tenha sido por aqui que empatamos o jogo, o lance de Sarr qualquer um podia o ter feito. Mas também penso que a médio prazo, Paulo Oliveira agarrará o lugar de Mauricio com naturalidade e se possa resolver um pouco da lacuna do onze.
SL
27 Setembro, 2014 at 13:55
Nao acho nada que o Paulo deva tirar o lugar ao Maurício….
Acho que a equipa tem de acreditar que consegue e merece ganhar a qualquer adversário, porque é muito competente e tem Optimos executantes, bastando para isso começar a facturar mais golos.
27 Setembro, 2014 at 11:36
O pior desta dupla de centrais é que são 2 jogadores com as mesmas limitações, das quais destaco a lentidão e o nervosismo quando têm a bola nos pés. E muitas vezes o William não consegue auxiliar como deve ser esta dupla porque também só tem um pulmão e depois é ter fé que os adversários falhem…
Ontem o Jonathan da 2ª parte andava por onde? A deixar o seu lado todo descoberto, o Sarr teve imensas dificuldades em tentar limpar os lances, prova disso foi o auto-golo.
27 Setembro, 2014 at 13:58
O William tem dois Pulmões 🙂 se nao estávamos fodidos
27 Setembro, 2014 at 14:33
Desculpe Tadeu, o William tem mas é 4 pulmões!! Ah…ah…
27 Setembro, 2014 at 11:36
Sem tirar nem pôr. Aquela primeira parte foi das melhores que me lembro do nosso Sporting. Parecia uma criança a olhar para a TV. Fantástico mesmo.
27 Setembro, 2014 at 11:37
E os Rugidos de Leão que ecoavam a partir da instalação sonora do estádio cada vez que fazíamos uma boa jogada? Eheheh, muito bom. GRRAUUURRRR!!!
SPOOOOOOOOOOORTING!
27 Setembro, 2014 at 11:41
O fantasma do Rui Jorge naquele lado esquerdo,pode, finalmente ‘ subir ao ceu ‘ !! 😉
Grande Jonathan Silva … Grande grande !!
Excelente jogo … Parabens meu querido Sporting !! Parabens Marco Silva !!
27 Setembro, 2014 at 12:55
É um puto raçudo como o caralho! Bom pulmão! Destemido. Bom tecnicamente. Sabe cruzar. Um bom investimento.
27 Setembro, 2014 at 12:56
O Jeff se tem jogado aquela partida teria agravado o seu estrabismo.
27 Setembro, 2014 at 11:45
Bom dia,
Antes de qualquer abordagem ao jogo. Foi engraçado encontrar um tasqueiro nos torniquetes de alvadade :).
Agora o jogo:
Penso que o facto de o o jogo ter sido contra os andrades deu outra visibilidade à 1ª parte do Sporting, mas foi algo que já tinha sido visto nos jogos anteriores.
É um orgulho tremendo assistir a um meio campo formado no Sporting, Português ofuscar literalmente as pseudo vedetas dos andrades como foi na 1ª parte.
Continuamos a padecer do mesmo mal, de não conseguir ir para o intervalo com uma vantagem condizente com o futebol praticado, foi assim com a Académica, Arouca, Belém e Maribor e, novamente ontem.
Fiquei surpreso e satisfeito pela aposta em Jonathan, sendo um sinal, que Marco Silva prepara-se para ir mudando paulatinamente o que tem de ser mudado, apesar de algumas falhas nas saídas para o ataque. Quero crer, que a breve prazo, Paulo Oliveira ou Tobias irão ter a sua oportunidade, espero que, para o lugar de Maurício.
E porquê Maurício?. Naby Sarr, apesar do autogolo, é um defesa central mais posicional que precisa de uma “muleta” ao lado que lhe ampare as falhas. Ontem foi por demais evidente as falhas de Maurício na saída de bola, e no tempo de entrada aos lances. Acredito que haja mais qualidade em Naby para evoluir do que em Maurício, sendo um bico de obra o que Marco Silva tem para resolver, tendo em conta que são dois jogos com erros individuais de Naby. Como defender o jogador? campo, banco ou bancada?
Se existiu demérito do Gil a semana, ontem houve demérito da nossa parte. A 2ª parte do Sporting foi muito má ,nos primeiros 20/25 minutos, demos a bola ao adversário. Um equipa como a nossa e tendo Marco Silva conhecimento das nossas dificuldades defensivas, não pode estar tanto tempo a correr atrás da bola, potenciando os erros defensivos.
Mau apoio de Nani a Jonathan, permitindo posteriormente cruzamento de Danilo para o autogolo, má prestação de Cedric, perdendo praticamente todos os duelos e cruzando sabe-se lá para onde, mas, treino de finalização precisa-se. Continuamos sem criar ocasiões de perigo a partir de cantos ou lançamentos laterais.
No meio campo, uma boa notícia. William pareceu-me mais próximo do que é capaz de fazer, João Mário, apesar de menos em foco do que no jogo anterior, oferece soluções ofensivas, que André não consegue, dando até dessa forma, outro raio de acção a Adrien e William, mas, treino de finalização precisa-se.
Ofensivamente, Carrillo e Nani em excelente forma, e Slimani, apesar de todas as suas limitações técnicas, conseguiu ter algumas combinações interessantes, mas, treino de finalização precisa-se.
Para finalizar, Marco Silva. O nosso processo defensivo precisa de outros recursos humanos para resultar. A pressão alta funciona, quando temos defesas rápidos a recuperar, que saibam receber uma bola e criar desequilíbrios. Ontem,sempre que perdíamos uma bola a meio campo, era um calafrio que parecia inverno.
Tirar Slimani por Montero, não fez muito sentido, e sim, Tanaka na bancada “custa a engolir”. Compreendo que ele precise de apoio e confiança, mas Tanaka também precisa.
Resumindo. Se os nossos processos defensivos e a finalização melhorarem, penso que tenhamos tudo para lutar pelos primeiros 3 lugares da tabela e fazer uma gracinha nas “latas” Europa, Saladeira e Lucílio Baptista. Espero sinceramente que a próxima mudança seja na zona central da defesa, saia quem sair, acredito que fique quem fique só irá melhorar.
SL
27 Setembro, 2014 at 11:54
Mais uma excelente crónica. O pormenor dos sapatos castanhos do espanhol é delicioso eheheh
Falta realçar que aquando do golo do SCP, na realidade existe uma grande penalidade do tripas, aliás é ele que toca com a mão na bola e ela bate no poste e entra. Penalty e expulsão.
Também quero dizer q cerca de 80 % dos contra-ataques tripeiros foram precedidos de faltas não assinaladas pelo boi apitador.
Mais um empate com sabor a derrota… 2 pontos perdidos!
27 Setembro, 2014 at 12:02
Continuo a achar que a dupla de centrais tem limitações. Mas ontem foi o melhor jogo do Sarr. Bem melhor que em Barcelos.
Depois só recordar que Marco Silva e o homem certo no lugar certo. Esta equipa joga o melhor futebol desde há muitos anos. Pena que muitos sportinguistas quando isso já era evidente há duas ou três semanas e as bolas teimavam em entrar, punham o treinador na porta da rua.
27 Setembro, 2014 at 12:06
E é nesses momentos de há duas ou três semanas que vemos quem são os verdadeiros adeptos e que afinal os nossos não são tão diferentes dos outros
27 Setembro, 2014 at 12:09
SPOOOOOOOOOOORTTIIIIIIIIIIIINNNNNNNNGGGGGG!!!!
Que primeira parte!! A primeira meia hora foi um prazer tremendo, banalizámos o fcputedo!! Foda-se detesto TANTO mas TANTO este clube de merda.
Ontem foi um daqueles jogos em que de uma vitória folgada que poderia ter sido obtida na primeira parte, acabamos empatados e podíamos mesmo ter perdido o jogo mas…QUE BEM JOGÁMOS!!!!
Nani, João Mário – que diferença para o A. Martins – CARRILLO!!! Os bimbos já nem vos podiam ver.
Apesar do golo, não estou assim tão eufórico com o Jonathan. Fez um bom jogo mas penso que o Jefferson, principalmente na 2ª parte, teria feito maior diferença ofensivamente. Que bom é ter duas opções por posição.
Olarápio: a tua dualidade de critérios foi gritante. No lance com o Indi – que cepo – e o Slimani, resolveste amarelar apenas o homem bomba; o Alex Sandro impede o Carrillo de continuar com a humilhação, bloqueando-o depois de uma cuecada e mandas seguir para num lance idêntico a favor do putedo marcares falta.
Os anos passam mas a tua consistência mantêm-se: um monte de merda há-de sempre ser um monte de merda.
27 Setembro, 2014 at 12:12
PS: Nós ontem marcámos mais que um golo. É que as duas defesas do RP aos remates do Jackson e do Herrera, foram autênticos golos!
27 Setembro, 2014 at 12:17
Contrariando a tua opinião em relação aos centrais… epá chega a ser triste esta dupla. Má demais. O resto da equipa não merecia esta dupla de centrais. è a minha opinião.
De resto, classe, garra, talento, temos de tudo e made in Alcochete!
27 Setembro, 2014 at 14:19
Talk talk, vamos lá fazer um exercício de Sportinguismo,
Desde quando é que vale a pena fazer um comentário desses sobre uns dos nosdos pilares mais importantes na estrutura da equipa?
Se fosses lampião filha da Puta ou tripeiro de merda, ainda entendia, juro que entendia.
Mas vindo de um grande Sportinguista…. Palavra de honra que nao entendo.(????)
Se tivesses uma carta na manga?, Para ires ter com a extroctura e ajudaresses de alguma maneira na aquisição de dois centrais muito melhores que os nossos …. Ai era capaz de entender minimamente, repito Minimamente, que podesses por em causa os que cá estão. Porque tinhas um negocio bom para todos e para a tua família com comida na mesa.
Assim …. Nao entendo!
27 Setembro, 2014 at 16:00
Olha Tadeu este faz-me lembrar o estúpido que tinha atrás de mim no jogo, um gajo aí para os 30 anos (costumam criticar os velhos por estarem sempre a dizer mal) que levou o tempo todo a dizer mal dos nossos centrais e quando tivemos aquela infelicidade de golo, eu estava mesmo de frente e vi bem que foi infelicidade do Saar no golo, o estúpido do maldizente teve a diarreia mental de dizer «bem feito estava-se mesmo à espera», virei-me para trás e só te digo que não lhe fui ao focinho mas vontade não me faltou ouviu das boas mas não me deixou de ficar extremamente enervada.
27 Setembro, 2014 at 12:22
Que grande primeira parte. Na segunda não pressionámos tanto e a equipa adversária pode jogar mais folgada. No entanto a grande oportunidade de golo é nossa! Nossa!!!
Sarr : Não chores, meu lindo. Essa merda acontece. Para a próxima enfias uma batata nos outros e não se fala mais nisso.
( Continuo a achar que o Tanaka dava um jeitão, mas o Marco é que percebe da poda)
SPORTTTTTTIIIIINNNNNGGGGGG!!!!!!
P.S. Miúdas : Diz que o nosso Jusko é giro de “doer” ! 😛
27 Setembro, 2014 at 15:52
Já noutro post dissesses isso mas não avanças mais, porquê? Temes a concorrência?
27 Setembro, 2014 at 16:35
Ahahahahahahaha.
É só o que sei!
E estou a ser amiga. Para começarem já a ser muito queridas com ele…. 😉
27 Setembro, 2014 at 12:26
Só agora é que vi o nosso golo na TV, tinha ficado com a sensação de mão do Danilo e foi mesmo…
Expulsão e penalty, na grande área não há lei da vantagem!
Eu preferia o penalty e a expulsão mesmo que do penalty não resultasse um golo.
27 Setembro, 2014 at 14:22
Pénalti antes de golo, é golo.
27 Setembro, 2014 at 14:23
Olegario antes de ser arbitro é um arroto!
27 Setembro, 2014 at 12:29
https://www.facebook.com/pages/Povo-de-Bah%C3%A1/1480151902244700?ref=notif¬if_t=fbpage_fan_invite#!/SportingCPApoio/photos/a.422790178121.195065.88564238121/10152530339063122/?type=1&theater
27 Setembro, 2014 at 12:59
Sabes, há gente que nem com tvs king size e tridimensionais conseguem ver as coisas tal como aconteceram.
🙂 SPOOOOOOOOOOORTING!
27 Setembro, 2014 at 12:44
boas malta..
já cheguei de Alvalade tarde por isso ainda só revi a primeira parte do jogo. no entanto algumas notas que me ficaram na cabeça.
jogo muito intenso, com uma primeira metade muito forte da nossa equipa. pressão muito alta mas, nem sempre bem acompanhada pelos centrais. se o duplo-pivot sobe, os centrais têm de ter a sensibilidade para saber quando devem encostar ao médio entrelinhas. lembro um lance em que a bola passa por cima de William e cai em herrera com Maurício a quase 10m dele. não pode acontecer.
de resto, jogo muito bom. algo repartido. a posse de bola é enganadora dado que o porto teve bola mas na defesa. entre os centrais. nós fomos mais acutilantes.
a minha opinião de treinador de bancada dizia-me para colocar Capel e saindo Carrillo (não pelo jogo mas porque vêm aí um jogo importante e mais uma viagem desgastante para o jogador ao seu país) e mais tarde, retirar JM e William (ou Adrien) e colocar Montero e Rosell. garantia mais um homem na área e equilibrava a luta no meio campo com um homem mais posicional e com boa capacidade de pressão ao portador.
continuamos a evoluir.. e à sexta jornada, já jogamos com porto e benfica!
SL
27 Setembro, 2014 at 12:45
Aquela defesa do Patricio merecia uma foto para a posteridade ” a la Schmeichel ” !
27 Setembro, 2014 at 13:01
Jogámos bem, muito bem em algumas alturas. Tão bem que já não tenho receio do Chelsea.
Mas devíamos ter ganho. Não podemos continuar a não acabar com os jogos quando podemos. Aquela primeira parte devia ter acabado pelo menos com 2-0. Perdemos 2 pontos.
Temos 3 jogadores em estado de graça a um nível muito alto: Nani, Carrillo e Rui Patrício. Adoro o Diego mas não devia ter saído o Carrillo.
De resto todos estiveram bem ou muito bem. O Sarr também. No lance do autogolo não fez mais do que aquilo que deve fazer: cortar a bola. Teve muito azar. O que me leva aos 2 únicos jogadores que estiveram assim-assim:
Adrien: ou o João Mário joga tanto que ele se encolhe, ou comeu uma sandes avariada. Talvez lhe falte espaço com as inflexões do Nani no miolo, não sei. Enfim, mal não esteve, mas há qualquer coisa.
Jonathan: grande golo, muita alegria, estou aqui, estou acolá; está muito bem, mas esqueceu-se da missão principal dele: fechar o lado esquerdo da defesa e isso custou-nos a vitória e uma sessão de apoio emocional ao Sarr. Não acham? reparem no Cédric, o homem anda com os pés quadrados para centros e remates? olha, deixa fazer isso a quem está melhor, mas pelo lado dele não houve veleidades atacantes do Porto. Não perdeu de vista o essencial e por isso para mim esteve melhor do que Jonathan.
A arbitragem: nem bem nem mal, podia ter expulso o Slimani se quisesse estragar, mas também podia ter expulso o Quaresma porque aquela sarrafada por trás no Nani foi uma agressão, a bola só estava ali a estorvar.
Penso que de facto o Maurício toca com o braço na bola, mas é intencional? tería que ver o lance mais umas 15 vezes. Enfim, se o Diego tivesse marcado o golo da vida dele e se a primeira parte tivesse acabado com 2 ou 3 até podia ter agarrado a bola com as duas mãos.
27 Setembro, 2014 at 14:28
A bola é chutada contra o abdómen e ressalta ( ponto ), Nao há assunto.
O sr arbitro é uma gosma e também aqui morre o assunto.
27 Setembro, 2014 at 13:04
Bom dia,
Antes de qualquer abordagem ao jogo. Foi engraçado encontrar um tasqueiro nos torniquetes de alvadade :).
Agora o jogo:
Penso que o facto de o o jogo ter sido contra os andrades deu outra visibilidade à 1ª parte do Sporting, mas foi algo que já tinha sido visto nos jogos anteriores.
É um orgulho tremendo assistir a um meio campo formado no Sporting, Português ofuscar literalmente as pseudo vedetas dos andrades como foi na 1ª parte.
Continuamos a padecer do mesmo mal, de não conseguir ir para o intervalo com uma vantagem condizente com o futebol praticado, foi assim com a Académica, Arouca, Belém e Maribor e, novamente ontem.
Fiquei surpreso e satisfeito pela aposta em Jonathan, sendo um sinal, que Marco Silva prepara-se para ir mudando paulatinamente o que tem de ser mudado, apesar de algumas falhas nas saídas para o ataque. Quero crer, que a breve prazo, Paulo Oliveira ou Tobias irão ter a sua oportunidade, espero que, para o lugar de Maurício…
27 Setembro, 2014 at 15:42
Eu também quando chegou o intervalo estava bastante apreensiva por só termos marcado 1 golo. Estava do lado do nosso ataque e fiquei frustrada por aqueles 2 golos perdidos, JM e Nani. Como sempre o Sporting não tem sorte e aqueles porcos conseguiram um golo por infelicidade nossa.
27 Setembro, 2014 at 13:05
E porquê Maurício?. Naby Sarr, apesar do autogolo, é um defesa central mais posicional que precisa de uma “muleta” ao lado que lhe ampare as falhas. Ontem foi por demais evidente as falhas de Maurício na saída de bola, e no tempo de entrada aos lances. Acredito que haja mais qualidade em Naby para evoluir do que em Maurício, sendo um bico de obra o que Marco Silva tem para resolver, tendo em conta que são dois jogos com erros individuais de Naby. Como defender o jogador? campo, banco ou bancada?
Se existiu demérito do Gil a semana, ontem houve demérito da nossa parte. A 2ª parte do Sporting foi muito má ,nos primeiros 20/25 minutos, demos a bola ao adversário. Um equipa como a nossa e tendo Marco Silva conhecimento das nossas dificuldades defensivas, não pode estar tanto tempo a correr atrás da bola, potenciando os erros defensivos.
Mau apoio de Nani a Jonathan, permitindo posteriormente cruzamento de Danilo para o autogolo, má prestação de Cedric, perdendo praticamente todos os duelos e cruzando sabe-se lá para onde, mas, treino de finalização precisa-se. Continuamos sem criar ocasiões de perigo a partir de cantos ou lançamentos laterais.
No meio campo, uma boa notícia. William pareceu-me mais próximo do que é capaz de fazer, João Mário, apesar de menos em foco do que no jogo anterior, oferece soluções ofensivas, que André não consegue, dando até dessa forma, outro raio de acção a Adrien e William, mas, treino de finalização precisa-se.
Ofensivamente, Carrillo e Nani em excelente forma, e Slimani, apesar de todas as suas limitações técnicas, conseguiu ter algumas combinações interessantes, mas, treino de finalização precisa-se.
27 Setembro, 2014 at 13:05
Para finalizar, Marco Silva. O nosso processo defensivo precisa de outros recursos humanos para resultar. A pressão alta funciona, quando temos defesas rápidos a recuperar, que saibam receber uma bola e criar desequilíbrios. Ontem,sempre que perdíamos uma bola a meio campo, era um calafrio que parecia inverno.
Tirar Slimani por Montero, não fez muito sentido, e sim, Tanaka na bancada “custa a engolir”. Compreendo que ele precise de apoio e confiança, mas Tanaka também precisa.
Resumindo. Se os nossos processos defensivos e a finalização melhorarem, penso que tenhamos tudo para lutar pelos primeiros 3 lugares da tabela e fazer uma gracinha nas “latas” Europa, Saladeira e Lucílio Baptista. Espero sinceramente que a próxima mudança seja na zona central da defesa, saia quem sair, acredito que fique quem fique só irá melhorar.
SL
27 Setembro, 2014 at 13:20
Mais do as limitações dos nossos centrais, que existem, não vale a pena ignora-las, preocupa-me a alternativa a Slimani que pura e simplesmente não existe.
Grande mérito da nossa enorme primeira parte foi fruto da pressão asfixiante de argelino sobre os centrais e guarda-redes… Algo que em Alvalade só tinha visto o levezinho fazer.
Montero fica sistemáticamente na expectativa quer jogue 10 ou 90 minutos, ainda ontem entrou fresquinho e nem pressão fazia…
Com liga dos campeões e seleções pelo meio receio pela nossa dependência de Slimani.
PS: vergonhosa a forma como o freitas lobo comentou ontem o jogo… só viu o Oliver em campo e andou a segunda parte com o grelo aos pulos!
27 Setembro, 2014 at 13:21
Foi um jogo muito frustrante.
Não termos conseguido marcar o segundo golo na primeira parte (quando os andrades andavam como barata tontas a ver jogar o SCP) acabou por nos custar caro. dava por mim a pensar que “temos que marcar o segundo porque na segunda parte eles vão cair em cima de nós”…
Muito boa primeira parte, em que o SCP mostrou que realmente tem potencial para jogar muito bem. Pelo menos ofensivamente (o erro de casting com o André Martins parece definitivamente ultrapassado). A defesa precisa, no entanto, de ganhar um bocado mais de consistência (que deverá acontecer com o andar do campeonato).
A segunda parte, como esperado, veio demonstrar a realidade: os andrades têm um plantel que oferece muitas (e melhores) soluções que o nosso (e o Lo Patego esteve muito bem nas substituições ao intervalo) e o Banco do SCP é fraco. Mané, Capel e Montero são jogadores voluntariosos, que se esforçam, mas não trazem a mais-valia necessária.
Acima de tudo foi uma exibição “encorpada” e com personalidade (a este propósito, não posso deixar de elogiar o Slimani: num jogo que não lhe correu bem, não deixou de lutar como um bravo, impôs o seu poder físico (incluindo um “chega-para-lá a um andrade) e moeu aquela defesa toda. O João Mário está muito confiante (ai se aquela cabeçada entrasse!) e fez uma excelente primeira parte. e o Rui Patrício está numa grande forma!
Foi uma exibição promissora. Com um bocado mais de sorte (sempre o nosso “fado”) e teríamos ganho confortavelmente. Esperemos que tenham sido os últimos pontos perdidos em longo tempo…
SL
27 Setembro, 2014 at 15:34
O que nos falta é irmos à Bruxa a ver se esta mala-pata com árbitros e quejandros nos abandona.
27 Setembro, 2014 at 13:21
Bem quanto ao Sarr só me apetece dizer que mesmo dando-lhe um desconto (grande) pela idade e consequente inexperiência, tanta adoração ao moço só deve ter comparação no imenso ódio que era destilado contra Rojo. Para mim não tem qualidade para ser titular neste momento. O jogo contra Chelsea é um bom teste para tirar duvidas.
27 Setembro, 2014 at 13:35
vou repetir-me…
grande atitude
encostámos a “super equipa” à linha
possivelmente nem marcámos o segundo por demasiado respeito.
se bem que este porco, é o porco…
equipa, está a defender muito bem!! fantastico!
em dois modos, pressão alta ou pressão baixa (com 2 linhas bem definidas à milan do ?!capello?!)
a construir, só falta um pouco mais de decisao lá à frente… demasiada “souplesse”
destaques individuais:
já li por aí que esta dupla de centrais nao vamos lá…nao percebo… que erro grave houve? curiosamente, o melhor jogo do Mauricio foi contra o porco!
(nao invalida que eu proprio nao ache q pode ser outra a dupla!)
grande sarr, pode ser papado mas recupera rapidamente (espero que marques um ao chelsea p compensar!)
Nani, é doutro campeonato, só nao entendo pq as bolas paradas são todas dele?!
Cedric, ainda não está lá! mas a caminho
Carrillo, aguenta lá a época inteira a este nível
Capel, segurar a bola, ganhar faltas (devia ter jogado mais perto da área) e aquele remate…infelizmente inconsequente, mas gostei de o ver ajudar a defender
JSilva, muto bem a amior aprte do tempo.. no fim da segunda parte, duas vezes paragem cerebral… nao sabia quem cobrir e pára!!!?? pode ser a falta de entrosamento?
william, grande jogo… a”brincar” entre as “vedetas” do porco… mas nota-se que ainda nao está lá, por duas perdidas perigosas… mas teve momentos deliciosos!
adrien e JM, palavras para quÊ?? bem uma para a falta de intensidade do JM, onde?
e quem não o viu a fazer um ou outro desarme perto da nossa àrea?
Marco Silva:
de substituiçoes nao falo, pois entendo que muitas vezes o treinador tem uma ideia muito boa na cabeça mas depois a coisa não sai.
(não percebo a saida do Sli…)
admiro o arrojo! contra a o porco, numa fase q podia cair p qqr lado, claramente aposta no ataque.
grande grande conferencia de imprensa!
gostei da bicada! sem o ser, eh eh, inteligente!!
a sua incoerencia relativamente arbitragem, mui boa… recado dado mas sem falar objectivamente no arbitro ou em lances!
a falar, já é o melhor treinador q me lembro no SCP!
a arbitragem, nao houve erros graves (tirando a tal historia do penalty mas admito que um arbitro honesto pudesse nao ver, ignorar é outra coisa)
no entanto, podem ser estas arbitragens que nao dão nas vistas q podem ser as melhores p o “patrao” (que pelos vistos mudou de vez, para encarniçado)
arbitragem habilidosa… amarelar logo uma data deles, nao ver uma ou outra falta importante mas nao escandalosa… ficou o melhor resultado para o carnide… (porco perde pontos e ninguem quer o SCP motivado c uma vitoria….)
a “mao” do mauricio, sinceramente, nao entendo como se pode insistir nisto… foda-se braços encostados ao corpo (é o que exige a lei)
27 Setembro, 2014 at 13:37
sinceramente, com o devido respeito e sabendo que partimos de atrás,
este jogo com o chelsea já nem me assusta.
até pq as equipas do mourinho sao resultadistas, chega-lhe 1-0 ou empate fora
dai q jogar 11 p 11 cotra o porco possa ter sido positivo
27 Setembro, 2014 at 14:16
o erro da dupla de centrais é simples. são centrais com as mesmas características. o típico central apaga-fogos. que está ali para socorrer alguma falha doutro central. ou para marcar em cima o adversário. ambos precisam de alguém mais inteligente a jogar ao lado. alguém que saiba sair a jogar e que saiba quando encurtar o espaço entre a linha de defesa e a linha de meio campo. essa é até ver a nossa principal falha a defender..
27 Setembro, 2014 at 14:36
Boa Leitura 😉
27 Setembro, 2014 at 13:49
Ontem, quando reparei aos 55 +ou – o Carrilho a dar o “peido” após mais uma corrida pelo campo todo… Imaginei que e disse que estava na altura certa de meter o A Martins para começar mos a estancar o meio campo….
Claro que depôs do empate entendo a busca da vitoria.
Há que ler o jogo e mudar o quanto antes … Um minuto em futebol é muito tempo.
Vamos Caralhoooo
Terça vamos ganhar… E encharcar os bifes, com mais um banho de Bola.
27 Setembro, 2014 at 13:55
Tb vi isso tudo é ainda ontem o aqui escrevi num comentário a um post anterior . Orgulho muito orgulho foi o q ia sentindo ao intervalo.
27 Setembro, 2014 at 13:58
Estavas a ir muito bem, Cherba, até teres escrito sobre a política de contratações. Se há coisa que Jonathan provou é que a qualidade se paga (2a contratação mais cara) e que, de facto, quem anda a dizer que se deve comprar com qualidade e critério, tem razão.
Mais: não consigo culpar o Sarr porque o miúdo tem feito de empregado de limpeza a limpar as cagadas do outro. O Rui é o outro moço que anda gigante quando o camarada não sobe e põe os adversários em jogo.
E deixem de vir com merdas do que se critico, sou croquete e fico feliz com empates. Não fico e quem o repetir armado em galinhola, vá para o caralho. Agora critico porque gosto, e não há entrevista repetitiva do presidente que me convença que se comprou bem.
27 Setembro, 2014 at 16:13
Mas o j. Silva não custou 5 m.
Como os defensores do comprar 3 pelo que se gastou em 11.
Estás a ser incoerente, o Silva foi a segunda mais cara, dentro dos 15 m.
Isto não é um exemplo do que se critica.
Este foi comprado, dentro do orçamento.
Além de que muito importante e que há tendência a esquecer, com um ordenado confortável.
É muito importante não esquecer que não é só o custo do passe, também tem de se pensar no ordenado.
E só custou tanto porque é argentino.
Mas bom!
E pensar que já há vários anos o grimi custou mais… e vamos a ver se não nos faz esquecer o insua, sendo mais barato!! E com certeza, temos uma percentagem maior do passe deste!
27 Setembro, 2014 at 17:36
E agora, por um exemplo (contratar 3 por € 5M em vez de um camião de qualidade duvidosa), vão até à exaustão bater na tecla dos 5? Só me dá uma ideia: perderam a razão e para tentar salvar a face, vão aos pentelhos.
Mas tu, pelo visto, ainda não percebeste o que se critica, e daí a patética tentativa de incoerência: os críticos querem 4 Jonathan’s em vez de 1 Jonathan e 12 Geraldes. E repito-me: se o ordenado é problema, é porque não está a ser bem negociado. É admissão de incompetência de quem negoceia? Eu espero que não seja.
Quanto ao passado, serve para aprender com os erros. Durante 10 anos, andei a lutar, com 300 resistentes, em AG’s, para criticar os Grimi’s, Angulos e outros negócios que tais, portanto se só agora o passado interessa – porque há muito mais de 300 pessoas a falar do passado e que agora se está melhor – é estranho porque não estava mais gente a reclamar, e não se tenha conseguido fazer cair a croquetada mais cedo. Mas nós, os críticos, que até queremos o bem do Sporting, somos uns canalhas por estarmos a ver o filme duas vezes e querermos avisar as pessoas? Merecemos reacções arrogantes, sobretudo de quem criticou os Castro “Nobre” Guedes desta vida por serem uns anormais a falar das contas do Sporting?
Criticar não é melindrar e se não sabem lidar com a crítica fundamentada – que foi, pelo menos da parte dos que conheço – não merecem ser chamados do Sporting.
27 Setembro, 2014 at 18:54
Mas vieram contentores de jogadores?!?!
Até agora, deste ano, o único que pode ter falhado, foi o Geraldes.
Curiosamente, com dedo do mendes!!!
Shikabaka, baixo risco, baixo custo.
Odds baixas, se rendesse, brutal lucro.
Heldon. É fácil falar agora. Na altura, era um extremo duma equipa média alta com 9 golos.
De resto, campeonato longo. Ainda vão jogar mais jogadores.
Tens toda a razão, está na altura de deixarmos de comparar com os merdinhos flopes.
A médio prazo o uso do comparativo vai ser prejudicial para esta direcção.
A análise das decisões desta direção, comparando -as com as direcções anteriores até desvaloriza o que tem sido feito.
As medidas tomadas até agora pela actual direção são soberbas por elas próprias.
não por comparação com a merda anterior.
No entanto, lanço o repto 4 nomes por 3-4 milhões, ordenados inferiores a 500 mil anuais a entrar se caras no onze!!
Aceito ainda,que em vez de 11, viessem apenas 8.
Mas compreendo algum deslumbramento, na ânsia doutro Slimani, que tenha levado a 2 ou 3 contratações desnecessárias.
Mas por em causa a política de contratações por un ou dois falhados… enfim
De resto, não são opiniões, são visões, filosofias
E a da actual direcção é também a minha.
Não percebi onde chamei alguém canalha ou outra coisa, por ter opinião contrária.
Eu também sou critico.
Não vejo é razão para criticar.
So isso.
E dei a minha opinião, fundamentada
27 Setembro, 2014 at 19:54
Lourenço, o Sporting está com um plantel muito longo, o campeonato até podia ter 100 jornadas que o plantel seria longo à mesma.
Nos anos em que não havia equipa B o plantel do Sporting justificava ter 27/28 jogadores, agora com recurso à equipa B o plantel bem que podia ficar-se pelos 22 ou 23… Aliás, estava no programa eleitoral do BdC que a equipa principal iria frequentemente “recorrer à equipa B” e “apostar na formação”.
O que se verifica são 2 plantéis longos, com jogadores que não terão futuro no clube (já se percebeu isso em alguns casos) e que têm contratos até 2018, 2019 e alguns casos até 2020 (foda-se, o Gazela tem um contrato até 2020, isto é surreal…).
-Geraldes -> 2019, 500 mil euros
-Heldon -> 2019, 1,25 milhões
-Shikabala (28 anos) -> 2018 (contrato até aos 32 anos…)
-Everton Gonçalves -> 2018 e 60% do passe, foi-se buscar um puto brasileiro não se sabe onde nem para quê e só temos 60% do passe
-Gazela -> 2020, um tipo que veio do Padronense, já com 21 anos tem um contrato de 6 anos?
-Enoh -> 2019, este nunca vai fazer um jogo a titular pelo Sporting na liga
Depois ainda se renovou com alguns jogadores como:
-Salomão -> 2018 (mas aqui acho que foi 3 anos + 2 de opção);
-Kikas -> 2019, renovou-se com um dos piores jogadores da equipa B…
Andamos a trazer camiões de jogadores de clubes como o 1º de Dezembro, Sourense ou Padronense e depois deixamos escapar os verdadeiros talentos da nossa formação como Matheus Pereira.
Neste caso MAIS É MENOS! Para quê ter nos quadros do clube tanto jogador? Prefiro ter apenas uns 45/50 entre a equipa principal e a equipa B e uns 5 jogadores de grande qualidade a rodar no estrangeiro do que ter 57 jogadores (que é o que temos actualmente entre a equipa principal e a equipa B) + 9 emprestados, somando temos 66 jogadores ligados ao clube, fora os júniores que poderão vir à equipa B fazer uma perninha, o que é normal acontecer.
Cerca de 11/16 jogadores a mais. Não era preferível abdicar dos Sambinhas e dos Geraldes e renovarmos e blindarmos o clube com os nossos melhores putos?
Por exemplo, e para falar na posição de extremo, para o ano sobe Lisandro e o Elói (subiria também o Matheus mas este em Janeiro já está previsto que saia) e este ano já tens na equipa B o Podence e o Gelson… Fomos buscar o Sacko para quê?
É contratar sem olhar para a equipa B nem para os júniores, é o que parece. Não vejo a ninguém a olhar para a equipa B e a imaginar onde estará (e onde deve estar) para o ano um Iuri Medeiros ou um Wallyson.
O João Mário já o ano passado podia ter feito os minutos que foram distribuídos entre Magrão e Vítor e andou meio ano de costas voltadas com o Abel na B.
Por falar em Abel, já alguém sabe o porquê de ter sido corrido? Não gostava dele como treinador, mas a forma como o puseram a andar foi um pouco estranha.
27 Setembro, 2014 at 20:16
Sim LàS, isso do plantel ser longo eu entendi, e como disse, se calhar não eram preciso 11, talvez 5-6 (acho que 3 4 cirúrgicos é uma falácia) .
No entanto acho que eu e tu estamos de acordo na filosofia de contratações, pelo menos não te vi defender a contratação de 3 trutas gordas e caras.
Parece me que o que defendes é simplesmente contratar menos, dentro desta filosofia e apostar mais claramente na B.
Continuo a pensar que foi na perspectiva de um ou dois Slimani que se contratou tanto.
Estou cconvencido que na próxima época só se contratará conforme saídas. Afinal este ano contratou se para os próximos 4 anos.
28 Setembro, 2014 at 2:45
A única coisa que eu vejo agora, é que todos os jogadores da equipa B, querem estar na A…
28 Setembro, 2014 at 9:45
Este no, vais na 6 jornada e já utilizas te dois jogadores da B.
Tens uma lesão no Cedric acompanhada de inibição por cartão vermelho ao Esgaio e lá tens que meter a viola no saco…. E deliciarste com o Gazela.
Vir para aqui, dar a opinião de que, se devia fazer assim ou assado na perspectiva de ajudar ainda entendo….
Mas vir todos os dias com esta conversa de que contratamos a mais numa altura em que nada podes fazer para alterar a situação (ate porque nao tens campeonato ou dados que suportem a tua teoria ), acho completamente desnecessário e contra producente.
Nao vejo o que isso possa ajudar o nosso Sporting a ser mais Forte?!
Mal comparando, parece aquele tipo que está sempre a dizer que o patrão lhe devia ter dado o outro carro, quando na realidade esse tipo nao tinha nenhum antes de ir trabalhar.
O Nosso discurso tem mesmo que mudar para Nosso bem…. Numa altura que temos um clube a funcionar como todos sonhávamos há mais de 3 décadas ….
28 Setembro, 2014 at 10:07
só me fazem lembrar isto…
http://gifsoup.com/view/2036603/gus-frerotte-head-butt.html
28 Setembro, 2014 at 13:14
Gajos marados meu… Custa me tanto ouvir pessoas com esta atitude… Então dos supostos “meus”…. Fico mesmo triste.
Temos que encher o copo de uma vez por todas, sem ter que esperar que ele esteja meio cheio….
Ja chega de sermos Caliméros!!!
28 Setembro, 2014 at 13:29
O Esgaio afinal já pertence à equipa B? Pensei que tinha ficado na equipa principal…
E que outro jogador é que foi utilizado? Não me recordo confesso.
Voltamos à velha questão do “croquette”, quem fala quando as coisas estão bem – que por acaso até nem estão famosas, mas nem é por isso que falo, podíamos estar 100% vitoriosos que a minha opinião sobre este assunto seria idêntica – é porque não é “bom sportinguista”. E depois é vê-los a pedir a cabeça (não é criticar! isso também critico se assim o entender, é mesmo exigir a demissão) de uma das cabeças do “projecto” que é o Marco Silva… Só coerência.
Tu eras daqueles que no tempo do Godinho, que derrota após derrota também apoiavas? É que no tempo do Godinho andavas de carocha e por isso tinhas de estar agradecido porque antes do Godinho devias andar a pé. Isto pegando no teu raciocínio.
E já agora, caso não saibas na equipa B o DD que é aposta frequente é o Riquicho, e se o Riquicho não puder jogar temos o Manafá, Edi Ié ou até o Nuno Reis (que chegou a jogar a DD no Olhanense) que fazem a posição. Como vês, com falta de opções nunca estás, tens é opções a mais!
E o Gazela é extremo, não será chamado à mesma caso o Cédric parta a perna, o Esgaio veja um vermelho, o Miguel Lopes fique retido no Dubai enquanto goza o seu milhãozito e o André Geraldes não tenha tempo para nascer 10 vezes…
Perdi tempo a responder-te, pronto. Embora saiba que não percebeste um caralho do que disse.
28 Setembro, 2014 at 13:31
E sim é como eu acho que devia ser feito, porque pasma-te (!!!) este comentário é MEU e é a MINHA opinião.
É que há coisas…
29 Setembro, 2014 at 13:37
Respondeste muito bem, dentro do que eu imaginava.
Estás de parabéns 😉
Percebeste tudo o que eu disse!
Saudasões
27 Setembro, 2014 at 15:26
Eu também vim de lá chateada com o resultado Cherba mas não vim chateada com a equipa, vim sim chateada com árbitro pela dualidade de critérios e pelo estúpido do bandeirinha do lado do ataque dos porcos na 2ª parte que nunca marcou os vários fora de jogo que existiram. Por um estúpido que estava atrás de mim que esteve sempre a mandar vir com a nossa defesa e que quando o Saar teve aquela infelicidade teve o descaramento de dizer «bem feito», virei-me para trás e só não lhe fui ao focinho nem sei porquê mas o que eu lhe disse e a moça que estava ao meu lado também lhe disse não deve ter gostado muito. Pouco depois armado em maior parvo ainda disse «não se chateiem que ainda marcam um penalti antes do jogo acabar». Começo a não ter pachorra para aturar as arbitragens contra nós e ainda por cima com tipos como este. Só me deu vontade foi de sair imediatamente do estádio pois, de enervada, já estava demais.
27 Setembro, 2014 at 17:02
Orgulho! Orgulho e um travo amargo pelo resultado.
Mas, acima de tudo, orgulho! Grandes jogadores, grande treinador!
Força Sarr! Só acontece a quem lá está dentro
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
27 Setembro, 2014 at 18:46
“…mas o que poderá provocar mais discussão é o facto de ter deixado William e João Mário sem um terceiro elemento, numa altura em que as pernas já não obedeciam prontamente.”
É a única parte que discordo de ti porque o William e o João não ficaram sozinhos, o Nani foi fazer a posição do João e o João “baixou” para a posição do Adrien, portanto continuamos com 3.
27 Setembro, 2014 at 20:06
Grande post.
Plenamente de acordo.
SL
28 Setembro, 2014 at 0:22
atenção ao critério das grandes penalidades… já não serve a bola tocar no braço. Essa cena mudou, o movimento tem de ser evidente/grosseiro. Não vão (ou não deviam) ser marcadas grandes penalidades por tudo e mais alguma coisa. Isso já vem desde o mundial.