Uma das expressões que eu mais oiço e leio é que o Sporting tem uma “equipa curta” e que os rivais estão bem apetrechados. Este é um dos grandes mitos que por aí circula que só vai colando porque, infelizmente, estamos atrás dos rivais no campeonato. E com duas jornadas de Champions mais quatro jornadas de campeonato decorridas, acho que já é possível fazer uma comparação.
Na baliza, acho que tentar sequer fazer uma comparação é um insulto para o Rui Patrício, que com a última estrondosa exibição frente ao Chelsea provou não só que é o melhor guarda redes português como também um dos melhores da Europa.
Na defesa, um dos grandes focos de crítica da equipa do Sporting, vou aproveitar para fazer alguma justiça. Se Maurício e Sarr estão ainda aquém daquilo que podem dar (sobretudo Sarr), que dizer do Jardel ou do Maicon? O primeiro é candidato a “enterra da Champions”, o segundo estreou-se de pá na mão na Ucrânia, que só não causou mais danos porque há um abono de família chamado Jackson. Nas laterais, tenho de excluir da análise o Maxi Pereira porque estou a avaliar jogadores de futebol. Sobram o Alex Sandro, que nem sequer tem a confiança do seu treinador (diz que é “rotatividade”), Danilo que é realmente um bom jogador que já é um regular da canarinha, Eliseu que disfarça à bomba uma barriga de aluguer que impede a sua locomoção (em Leverkusen ficou bem evidente), Jonathan Silva, que não podia ter começado melhor com uma grande exibição em Barcelos e com um golo no clássico (apesar de ter estado mal contra o Chelsea) e Cédric que vai demonstrando a cada jogo toda a sua intensidade (diz que em Alvalade, o Hazard pediu para ir cagar) Resumindo e concluindo, podemos dizer que o Carnide tem um bom central, o Luís Grande e os Corruptos têm outro, o Martins Índio. Aqui ficamos a perder, pelo menos até vermos mais vezes Paulo Oliveira em acção ou a evolução do Naby Sarr. Em compensação, nas laterais não devemos nada aos Corruptos e rimo-nos da mediocridade lampiã.
No meio-campo, é onde somos francamente melhores. Primeiro, porque não consigo perceber qual é o trinco do Carnide. Umas vezes é o Samarras, outras vezes é o Almeida e parece que já foi testado o Cristante. (pausa para rirem). Nós temos um William em baixo de forma e os Corruptos têm o hype de Verão Ruben Neves que vai alternando com Casemiro, cuja única coisa de relevante que pode dizer é que jogou no Real Madrid. Mas isso até o Secretário jogou. Mais à frente temos um Enzo Pérez, fiel seguidor da escola de mergulho fundada por Di María e continuada por Gaitán, um bom jogador que só é elevado a supra-sumo da Liga porque ninguém desse organismo sabe fazer contas de somar (William foi mais vezes MVP mas foi o Enzo a ganhar o prémio). Na Frutaria temos o Herrera, que não é capaz de fazer um passe, mas que faz da intensidade o seu cartão de visita. Nós temos Adrien Silva, que em intensidade não fica atrás dos outros dois e que os iguala em qualidade técnica. Na posição de criativo, o Carnide tem a promessa Talisca, que justiça lhe seja feita, tem um grande pé esquerdo. Os Corruptos têm o Óliver que não passa de um Tsubasa espanhol e que é um grande assistente (o avançado do Shaktar que o diga). Nós temos o João Mário que mesmo não tendo a experiência do Gaitán é capaz de o igualar em classe.
Nas faixas, a coisa equlibra-se. Os três têm um fora-de-série, Nani, Gaitán e Brahimi e depois têm outro bom jogador do lado contrário. Carrillo, Tello e Sálvio. Aqui parece-me claro que o Carrillo, com este início de época estrondoso com golos e assistências, aproximou-se muito da certeza que já é o Sálvio e o próprio Tello também começou bem.
No ataque, parece-me claro que os Fruteiros têm o melhor avançado da Liga (e um dos melhores da Europa) que é o Jackson Martínez. O Carnide tem o Lima, que afinal também passa por períodos de seca e nós temos o Slimani que ganha a ambos em atitude competitiva mas que perde em eficácia. E ainda há Derley, que demonstra sempre que joga que o bom escrevia-se com “i”, Adrián que se desvalorizou trocando o banco do Atlético pelo banco dos Corruptos e, Montero que continua sem marcar (sem jogo ninguém marca golos).
Quanto ao banco, aquilo que toda a gente fala para definir o “comprimento” de cada equipa, se calhar sou eu que estou enganado mas ainda não vi nada de nenhum dos três que suscitasse uma conclusão óbvia. Ola John, Capel, Quaresma e Bébé fizeram exactamente o mesmo, que é quase nada (e ainda assim, o Capel vai sendo útil). Há três jovens que têm boas hipóteses de serem bons jogadores, Rosell, Ruben Neves e Cristante. E depois há o Samarras, que tem o epíteto de jogador mais caro deste defeso mas que, parece-me a mim, terá sido um barrete bem enfiado pelo Olympiakos, um pouco à semelhança daquilo que o Atlético nos fez com o Pongolle. A confirmar.
Sinceramente, não vejo uma diferença assim tão grande. Na verdade, não vejo diferença nenhuma. Excepto num pormenor. Nós gastámos menos de metade daquilo que os rivais gastaram e pagamos muito menos do que eles pagam ao final do mês. Por isso, em vez de andarmos a malhar na nossa política de contratações (que teve as suas falhas) seria bom fazermos a seguinte pergunta: Estaremos assim tão distantes? Cada um pensará o que quiser mas a mim ninguém me tira da cabeça que não. Nem muito, nem pouco. E ainda falta vermos Rabia, Gauld e Slavchev, jogadores de quem espero muita qualidade quando chegar a sua hora. Portanto, acho que está na hora de valorizarmos aquilo que é nosso (porque tem muito valor!) em vez de andarmos a valorizar a galinha alheia que já por si tem muito valor (económico, veremos se também desportivo). Na verdade, tudo o que vi até agora remete-me para um equilíbrio evidente com a vantagem de termos gasto muito menos dinheiro, pagarmos muito menos de salários e termos a percentagem quase total dos passes dos jogadores que comprámos. Não me parece coisa pouca.
A grande diferença, que terá suscitado o all-in dos Fruteiros, não está no “comprimento” dos plantéis. Está na largura. E aqui, o Carnide reforçou-se bem. Ou terá sido o único que se reforçou. O facto de expulsarem um jogador adversário por jogo é a prova da “vista larga” dos seus principais reforços. Falo, obviamente, dos bois de preto. Ou das nomeações (e desta vez nem é preciso o nosso presidente telefonar ao Orelhas). Parece-me óbvio que um Vasco Santos vale mais que um Brahimi e que um Capela vale mais que um Nani. E isto não é ironia. Ambos os craques se distinguem pela sua superior qualidade de drible e velocidade mas, vá-se lá saber porquê, ainda não arrancaram nenhuma expulsão. Já os outros, como disse, é uma por jogo. E sempre quando a coisa está difícil (é preciso mostrar serviço para se manterem no plantel encarnado do próximo ano).
É isto que está a fazer a diferença. Avaliar a qualidade dos plantéis é uma perda de tempo. Continua a não ser isso que decide campeonatos. Portanto, esqueçam lá o “central experiente”, “o ponta de lança que marca 30 golos por época” ou “o extremo desequilibrador”. É absolutamente irrelevante.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
3 Outubro, 2014 at 3:50
A análise aos plantéis está interessante (apesar de um pouco tendenciosa) mas resumir o início deste campeonato às arbitragens vai ser mais uma vez a morte dos nossos artistas.
Até agora nós não temos razões de queixa por ai além (custa-me engolir o amarelo do Quaresma), os corruptos estão a ter pela primeira vez em muitos anos (nem me lembro quantos, se calhar mais do que eu existo) arbitragens normais, quantos aos lampiões…
sinceramente, ainda não vi nada de especial! ok, o primeiro amarelo no estoril é por palavras, e então? o gajo do Moreirense é mal expulso? já marcaram algum golo irregular? precisaram dum empurram contra nós, tiveram-no? Noutros anos tiveram…
Não é isso que justifica os 6 pontos de atraso… O que justifica os 6 pontos é uma infantilidade do Carrillo em Coimbra, o empate inexplicável com os pastéis e a falta de frieza para matar o jogo com os corruptos ao intervalo! Certo?
Saudações Leoninas
3 Outubro, 2014 at 7:20
Parece-me que o que está ali escrito é que se os bois de apito expulsassem defesas adversários após duas faltas como as dúzias que Nani, Carrillo, Adrien, Slimani ou Capel sofrem por jogo, se calhar esses lances capitais em jogos, de que o meu amigo Chirola menciona, não teriam sido assim tão determinantes…
Não sei há quanto tempo o meu amigo anda pelo futebol nacional. Talvez não muito.
Mas nos dias de hoje, a coisa já não se faz às claras, dando 10 minutos de compensação ou dando vermelhos directos aos 5 minutos de jogo de um jogador leonino em campo em lances a esses que o Maxi nem falta viu marcada…
Faz-se com o amarelinho ao William Carvalho por uma falta de merda para o colocar de aviso desde muito cedo no jogo.
Faz-se de deixar os adversários sarrafarem à vontade nos nossos jogadores sem marcar faltas…
Em suma, não de inclinar o campo de forma tão violenta que os 22 jogadores mais a bola e o público das bancadas caiam dentro das redes da baliza devido à força da gravidade,
mas sim a inclinar discretamente, paulatinamente, mas com constância até a bola ficar ali à entrada da área, à espera do encosto do ponta de lança adversário.
Depois diz-se “limpinho, limpinho”, “só os burros falam de arbitragens”, “joguem mas é à bola”, “o plantel não tem profundidade”, etc. …
3 Outubro, 2014 at 9:52
Houvesse alguma dúvida … 🙂
3 Outubro, 2014 at 12:25
concordo plenamente!!
o maior cego é aquele que nao quer ver
3 Outubro, 2014 at 13:59
a coisa não se faz tão ás claras, mas só não vê quem não quer…
3 Outubro, 2014 at 8:23
Basta veres o jogo com o Moreirense outras vez e depois nos dirás se não são 3 pontos ganhos à conta do árbitro.
Enzo Peres devia ter sido expulso com o resultado em 0-1 e não foi.
O Moreirense foi reduzido a 10 unidades e as galinhas deram a volta ao jogo.
Na mesma jornada, os tripas perdem o Maicon aos 20 minutos com vermelho directo e não conseguem vencer o Boavista.
Na 1ª jornada, o William foi expulso em Coimbra e acabamos por nos deixar empatar.
São pequenas grandes coisas que fazem toda a diferença na tabela classificativa.
3 Outubro, 2014 at 9:13
Permite-me discordar.
Os árbitros nao justificam a nossa pontuaçao, mas sem os seus erros a diferença pontual seria bem menor.
Off-topic:
Ontem vi pessoas a queixar-se do silêncio do Bruno sobre a arbitragem do jogo do Chelsea, mas o homem falou.
3 Outubro, 2014 at 10:23
O prejuízo do Sporting não acontece só quando nos roubam. Acontecem também quando beneficiam os rivais. Os 6 pontos de diferença estão no benefício do carnide. Até porque do porto estamos a apenas 2.
3 Outubro, 2014 at 10:40
Meu caro, o Enzo tem estatuto especial? É que o rapaz anda a fazer o suficiente para ser expulso (e já lá vão 2 jogos) e…nada!
Contra o Moreirense foi assinalado um penalti que, se o adversário fosse o Sporting, não o seria.
E tudo isto conta, as bolas que entram não passam de consequências.
3 Outubro, 2014 at 7:22
iguais* a esses que o Maxi…
Naturalmente.
3 Outubro, 2014 at 7:51
Foda-se mas um central à maneira (para fazer dupla com o Oliveira) até que dava jeito näo?
3 Outubro, 2014 at 7:52
Espetáculo!
Show de bola, ou neste caso de escrita.
Disseste tudo o que penso e que tenho dito ao meu pessoal.
3 Outubro, 2014 at 7:58
E no futebol das três equipas que participam num jogo, enquanto uma delas tiver o poder absoluto de fazer resultados, que é o caso da equipa de arbitragem, nunca ganhará quem for melhor ou merecer mais.
3 Outubro, 2014 at 8:08
Bom dia para a Familia da Tasca…
Quanto “ao petisco” servido…está como habitualmente muito bem temperado…
Tivessemos nós “as ajudas” externas que sobretudo os galinhas têm…e talvez não estivéssemos a 6 pontos…
Por muito que a nossa equipa possa fazer para ganhar, tudo se complica quando outros não são obrigados a fazer os mesmo e ainda têm quem lhes vá retirando “um ou outro escolho” que se lhes apresente pelo caminho…
“Não querer” ver o óbvio…é não querer mesmo ver…!!
E esse é mesmo “o pior cego”…
Abr e SL
3 Outubro, 2014 at 8:18
Grande final Sá, os bois pretos são definitivamente e mais uma vez quem faz a diferença neste campeonato, tal como já o tinham feito o ano passado.
A festa continua este fim-de-semana com o Hugo Miguel a apitar no galinheiro…
3 Outubro, 2014 at 8:44
Bom trabalho de análise, Sá, mas parece-me ter sido escrito um pouco numa perspetiva sportinguista. Não me custa admitir que quer o porto quer o benfica têm melhores plantéis. Se têm melhores equipas, temos de provar que não.
3 Outubro, 2014 at 9:11
jonascp
e querias que o Sá escrevesse de que perspectiva??
da perspectiva do copo meio vazio que o chirola, (desculpa lá a inicial pequena, mas desde que me fizeste mudar de nick, que digo que continuas a falhar muitos golos de baliza aberta…és só uma má cópia do verdadeiro Chirola), nos trouxe ás 3h50 da manha??
claro que a peerspectiva do Sá estará um pouco “romanceada”, mas fosga-se, se nao formos nós a valorizar o que é nosso, quem é que o vai fazer??, (excepto a CS estrangeira, claro)
3 Outubro, 2014 at 10:28
Isso é o que te querem vender.
Objectivamente, e falo em números e exibições, vai lá ver se a diferença é assim tão grande. Para mim não é.
Claro que a análise é tendenciosa. Sou sportinguista e a análise isenta foi feita anteontem pelo Alexander Sweden. Desta vez quis entrar por outra perspectiva.
3 Outubro, 2014 at 9:05
“…vantagem de termos gasto muito menos dinheiro, pagarmos muito menos de salários e termos a percentagem quase total dos passes dos jogadores que comprámos.”
Mas como é que é possível termos ainda de explicar isto. Os adeptos da teoria dos dois/très pelos mesmos 15ME é que não gostam nada deste facto.
3 Outubro, 2014 at 9:15
“Mas como é que é possível termos ainda de explicar isto?”
porque interessa a alguns que se faca muita poeira, para ver se os numeros da auditoria, ficam assim, como que, enevoados, e nao se perceba tao bem o que foi sendo feito…
do estilo:
a minha casa vai abaixo, mas enquanto nao vai, vou pondo graffitti`s nas paredes da tua…
vai ser uma AG divertida, vai, vai…
3 Outubro, 2014 at 10:35
ahah se a auditoria for bem feita … e se o que se diz da reunião do conselho leonino onde a auditoria foi apresentada … consta que ficaram surpreendidos.
3 Outubro, 2014 at 14:02
há pessoas que não querem perceber a nova realidade…
3 Outubro, 2014 at 9:07
Na mouche Sá. Nao acho os planteis de fcp e slb tao mais superiores como isso. A CS bem tenta passar essa imagem e o pior é que muitos Sportinguistas vao na cantiga.
3 Outubro, 2014 at 9:17
Mais um grande post Sá. Excelente.
SL
3 Outubro, 2014 at 9:17
E para quem aderiu ao novo passatempo sportinguista: o bate no Sarr…
http://svpn.blogspot.com.es/2014/10/um-leao-na-baliza-cordeirinhos-na.html
3 Outubro, 2014 at 9:30
bem, pelo menos, já tenho mais um adepto, no meu “amor” pelo Adrien…not
continuo a dizer que invariavelmente decide mal, (despacha-te Slavchev)
3 Outubro, 2014 at 9:18
Sá
em relacao aos post`s que aqui serves…
alguma hipótese de levares alguns nick`s contigo, da próxima vez que fores a Portugal, para ver se comecam a respirar dos mesmos ares Sportinguistas que tu respiras aí por Angola??
eheheh
3 Outubro, 2014 at 9:34
Parece-me uma visão demasiado romanceada Sá. Dizer que os nossos laterais não ficam a dever nada aos do Porto, que o Adrien iguala a qualidade técnica do Enzo ou esperar uma grande evolução do Sarr…gostava mas não tenho a mesma opinião.
Na minha opinião, o Porto tem o melhor plantel mas tem uma estratégia suicida…(que vai dar mau resultado!) e não tem treinador como nós temos.
Temos um bom plantel, demasiado extenso na minha opinião, e vamos partir para um ciclo de vitórias, acredito nisso! A entrada do Paulo Oliveira na equipa titular vai ser muito importante!
3 Outubro, 2014 at 9:45
Certo. Há algumas apreciações demasiado optimistas para o nosso lado no texto do Sá. Mas não deixa de ser um exercício válido para, no mínimo, demonstrar que os nossos principais rivais não são de outro campeonato. É isso que a comunicação dá invariavelmente a entender. E atenção porque são dois rivais, como o Mourinho bem salientou, que não só não nos ganharam como não ficaram insatisfeitos com o empate.
3 Outubro, 2014 at 10:07
De acordo _ov!
3 Outubro, 2014 at 10:42
Discordo totalmente. Mas é a tua opinião.
Os laterais do porto são um espectáculo. Vê a época passada quer do danilo quer do alex sandro. São bons laterais, mas não são fantásticos (se calhar só o danilo). Onde é que andava ao Alex Sandro no primeiro golo de Alvalade? A tomar café enquanto o Carrillo cruzou à vontade. Quantas vezes foi comido o danilo na primeira parte, seja pelo Nani ou pelo Carrillo? Pois é.
Nem os outros são o espectáculo que são nem os nossos são a merda que são. E o ponto é este. Não se trata de dizer quem é melhor pu pior. É verificar se a diferença é, realmente, assim tão grande. Cédric portou-se muito bem frente a Hazard, Jefferson foi o melhor lateral do ano passado e Jonathan é um bom lateral que pode vir a ser um grande lateral.
3 Outubro, 2014 at 10:59
Sá, nunca me ouviste dizer que os nossos são uma merda. Gosto muito do Cédric (acho um injustiça por exemplo não ser o lateral da nossa seleção), acho que o Jonathan tem muito potencial (este sim! 🙂 ) e o Jefferson tb o acho muito competente quer a defender, quer a atacar. Acho só que Danilo e Alex Sandro estão noutro nível, de potenciais selecionados para um Brasil.
O Carrillo em dia sim, passa por quem quiser!
3 Outubro, 2014 at 11:09
É precisamente esse “outro nível” que eu não compreendo. É tão, mas tão fácil colocarmos os jogadores rivais nesse “outro nível” e tão, mas tão difícil colocar os nossos num nível….decente. Não estou a falar especificamente de ti, tens a tua opinião e respeito-a.
Mas o Danilo compromete muito a defender, muito mais do que o Cédric, a atacar é realmente bom. O Alex Sandro é somente um bom lateral. Não é desse outro nível, pelo menos para mim. O Danilo, concedo.
3 Outubro, 2014 at 12:04
Claro, tranquilo! Quero só dizer te que acho completamente insustentável comprar-se laterais como Danilo ou Alex Sandro para clubes do nosso campeonato…não é isso que defendo para o Sporting. Aliás, sou completamente adepto da nossa formação!
Abraço ai Sá!
3 Outubro, 2014 at 9:42
Ando à meses a dizer isto!!! Obrigado Sá!!!!
O que nos falta (para além dos arbitros nao interferirem) é 3/4 vitorias seguidas para a equipa levantar a cabeça e jogar com confiança….
Amanha tudo em Penafiel!!!!!
SL
3 Outubro, 2014 at 9:45
Não Posso discordar mais. Adrien para mim e superior a Enzo. Mais forte fisicamente é com técnica/drible no mínimo parecido com o Enzo. Nos laterais o Cedric para mim é mãos constante que o do Porto…
3 Outubro, 2014 at 9:46
Mais constante*
3 Outubro, 2014 at 9:53
O meu amigo careca andou desaparecido…
Cumpriu parte da pena e agora está em condicional? 😉
3 Outubro, 2014 at 10:22
Apesar de ler diariamente o blogue tive que cumprir o meu período de nojo pela saída do letão…
3 Outubro, 2014 at 10:27
Muito trabalho. Não em relatórios mas na área do desenho assistido por computador…
3 Outubro, 2014 at 9:54
Eu acho que apesar de tudo se notam 2 grandes diferenças em relaçao aos anos passados :
1- O Sporting nao tem sido prejudicado ostensivamente como era no passado.
Até agora nao foi pelos arbitros que perdemos pontos ( no campeonato), o unico reparo que o Bruno fez foi deixar o adversario perder tempo. 2 penalties que em epocas passadas seriam assinalados contra nós nao foram como nao deveriam ser.
2- O porco esta a ser menos beneficiado do que em épocas anteriores.
Vermelho directo no dragao? Noutros anos teriam voltado de Alvalade com um pénaltie no bolso.
Algo està a mudar, cheira tao mal quanto, mas està a mudar de cor e a deixar de fora o porco.
Agora resolvem os jogos dos benfas mas nao estao a interferir tantos nos dois outros (Sporting e porco) .
Se isto continuar assim, na taça talvez eles dêem uma florzinha ao bimbo da costa, a modos pro acalmar, que a guerra vai estalar entre o porco e o carnide.
3 Outubro, 2014 at 9:56
Eh pá, li mal… pensei que se estava a falar de constituição de pásteis… já vi que não é!
Assim sendo, e pela falta de tempo (o cabrão do relatório não me deixa soltar um “ai”), fico-me por aqui dizendo que o folheado crocante e estaladiço faz TODA a diferença no pastel de nata…
Retiro-me pela esquerda baixa, senhor…
3 Outubro, 2014 at 9:57
* pastéis
3 Outubro, 2014 at 9:58
Para mim, a nossa esquipa assim que resolva o centro da defesa (seja com quem for), será a mais equilibrada da liga. Killer machine.
Deixo uma palavra para o Maurício. Pela sua atitude, entrega, raça. Características que adoro ver num jogador com a verde e branca.
Mas a oportunidade o Paulo Oliveira chegou. Relembro que no primeiro ano em Guimarães só começou a jogar em Dezembro (por aí). Nunca mais saíu … nunca foi expulso …
1,88m de altura, velocidade … bom jogo de cabeça … É jogador de trocar a bola sem queimar, mas não arrisca. O que falta é confiança, que se adquire com jogo.
Sendo assim, ficará Rabia à espreita. Não conheço … vi um pouco nos B’s …
3 Outubro, 2014 at 9:58
Excelente posta caro Sá!
Também partilho da ideia que, qualitativamente, os plantéis dos 3 grandes são parecidos; Uns são melhores neste sector, os demais serão melhores em qualquer outro sector. Contudo, a ideia que sobressai é que o SCP tem o ponta de lança mais fraco dos 3; Nós temos o Sli, o folcupuorto tem o Jackson e os lãzudos tem o boi de preto sempre que é preciso; Isto faz toda a diferença.
3 Outubro, 2014 at 9:59
Concordo com o Sá.
Sinceramente os valores dos planteis estão completamente equilibrados. Além de que o Nani faz muita diferença.
Agora gostava de ter acabado o jogo com a Académica com 11, gostava que o Belenenses tivesse acabado o jogo com 10 e não com 11.
É que estar a perder ou empatar de repente o adversário fica com menos um jogador é óptimo.
Há quanto tempo é que um jogador do Carnide não é expulso? Só na Europa.
SL
3 Outubro, 2014 at 10:05
“Agora gostava de ter acabado o jogo com a Académica com 11, gostava que o Belenenses tivesse acabado o jogo com 10 e não com 11.”
LOL… moço! Hello… Liga Portuguesa! Enfique?! Porco?! Helloooooooo… 😀
3 Outubro, 2014 at 10:09
Eu sei, tal como sei que o arbitro espanhol da Champions era particularmente simpatico para o Zé de Setubal.
Aquele penalty não assinalado sobre o Carrillo é digno dos compêndios do futebol português dos anos 80 e 90, dos Garridos, Léiros, Pratas e Guimaros.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:11
Esses que referes, ao lado do Capela com do mítico “tetra” de “penales” perdoados e o Gamas na Taça do ano passado são “piners”…
3 Outubro, 2014 at 10:33
desde 1 de fevereiro deste ano, em barcelos, jogo que acabou empatado 1-1 e em que o golo do boifica foi obtido de penalty por Lima.
3 Outubro, 2014 at 10:07
OFF:
Jorge Gabriel deixa o conselho leonino, por votação … fruto de demasiadas ausências em reuniões …
3 Outubro, 2014 at 11:08
Bem jogado Jorge Gabriel. Bem jogado
3 Outubro, 2014 at 10:09
OFF:
Sporting com 6 jogadores na selecção de sub20 é a equipa mais representativa.
Tenho uma esperança do car**** no Podence e no Gelson.
3 Outubro, 2014 at 11:01
Tb eu!!
3 Outubro, 2014 at 10:16
Ontem era o amor por bolas quentes, hoje gajos bem apetrechados… estamos a um passo de ver o Ron Jeremy a escrever uns textos por aqui.
Quanto à nossa “curteza”:
não acho que o plantel seja curto, ao contrário do que acontecia o ano passado. Mas há sectores, nomeadamente o centro da defesa, que têm défice de qualidade. Há potencial, mas não há certezas. A posição de medio ofensivo, outro problema herdado, parece estar bem entregue ao JM. Em termos de qualidade individual, não ficamos muito atrás, claro, se me dissessem que podíamos trocar de colombianos, não dizia que não, mas honestamente seria a única troca que faria sem pensar com os rivais directos.
O benfica é que tem um plantel curto, em especial no ataque. O banco passou de luxo para lixo, e é um prazer ver o jasus a coçar-se sempre que quer fazer uma substituição. Os 3 argentinos ainda são capazes de fazer a diferença, e ganham jogos num campeonato de cepos como o nosso, o Jardel e o Eliseu desenrascam, mas só por cá. Mantenho que, caso sejam arredados da Europa, o Benfica torna-se o candidato #1.
O Porto tem mais opções. Viu-se em Alvalade, quando lançou 2 tipos e fizeram logo estragos. Claro que isso obriga a uma rotação estúpida, pois é preciso gerir egos e outros interesses (gajos como o Oliver estão cá é para jogar). Daí a fazerem uma equipa é que vai um passo.
3 Outubro, 2014 at 10:27
não vou entrar na análise (sempre subjectiva) aos jogadores, mas para quem acha que as arbitragens não estão a “mamar, forte e feio, na teta da galinha”, queria só lembrar isto:
J2: boavista – benfica (0-1)
– 1 golo mal anulado ao Boavista aos 83′
– árbitro: marco ferreira (lampião)
J4: setúbal – boifica (0-5)
– 1golo mal anulado ao Vitória, aos 19′, quando o resultado estava em 0-1
– árbitro: joão capela (lampião)
J5: boifica – moreirense (3-1)
– expulsão perdoada a Enzo aos 22′, quando o Moreirense vencia por 0-1
– ainda na 1ª parte, por uma falta muito menos grave, é mostrado o 1º amarelo a Marcelo Oliveira, que depois leva um 2º amarelo justo (e é expulso), quando o resultado ainda se mantinha em 0-1
– aos 83′, Lima simula um penalty, o árbitro marca e o boifica fecha o jogo com o 3-1 final
– árbitro: luis ferreira (lampião da nova geração)
J6: estoril-boifica (2-3)
– 1º golo do boifica (aos 3′) precedido de falta de Luisão
– aos 48′, mais uma expulsão perdoada a Enzo, por rasteira sobre Kléber (que daria o 2º amarelo)
– aos 66′, expulsão de Cabrera, depois de Enzo simular uma falta, atirando-se para a piscina
– árbitro: Vasco Santos (lampião)
resumindo, e dando de barato o jogo em setúbal que o boifica acabou por ganhar por 5, nos outros 3 jogos que referi (Boavista, Moreirense e Estoril) os lãpiursos podiam ter perdido 6 pontos, se o rigor tivesse sido o mesmo que tem havido nos nossos jogos ou nos do porto (que até aqui só se podem queixar de um golo mal anulado em guimarães).
quantos pontos temos de atraso?
resposta irónica : “então mas os 14 do boifica não são melhores que os 11 do Sporting?”
3 Outubro, 2014 at 11:02
Concordo em absuluto com o comentário do Green Mind Jr..
Lúcido e com os factos bem expostos, particularmente na nomenclatura do clube de Carnide o boifica.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:08
acrescenta aí um pormenor engraçado (ou dois):
– o luís ferreira, que impediu o Moreirense de ganhar na luz, é o mesmo que apitou um derby entre as equipas B, que terminou com o Bruno de Carvalho a espumar e com a nossa equipa reduzia a nove;
– o vasco santos é, apenas, o gajo que nos deu a machadada na jornada em que podíamos reduzir a distância para o benfica. Sim, foi ele que apitou aquele famoso jogo no Bonfim…
3 Outubro, 2014 at 11:09
Green mind, desculpa amigo mas utilizei este teu comentário para fazer um post no meu blog, pois eu já tinha falado sobre este assunto e o teu comentário entra como se fosse um Take2.
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/10/e-assim-que-se-fazem-os-projectos-de.html
se não autorizares a minha publicação, eu retiro-a de imediato, mas penso que não te importas
SL
3 Outubro, 2014 at 14:18
boa exposição para quem acha que os árbitros não jogam…
3 Outubro, 2014 at 10:31
Discordo com a análise.
Somos mais fracos e inexperientes.
Maxi Pereira é um caceteiro, mas é ainda um óptimo lateral.
Os nossos centrais estão muito abaixo dos nossos rivais, estão pouco confiantes e têm muita dificuldade em trocar a bola.
O nosso banco tem poucos minutos, Mané, Rosell, Montero, Paulo Oliveira, entre outros.
Slavchev se der o salto, é o reforço que nos falta, para substituir Adrien quando este dá o estoiro.
Potencialmente somos iguais ou melhores, mas na pratica ainda não.
Eu acredito muito no meu Sporting, mas não é por desvalorizarmos os nossos rivais que somos melhores.
SL
3 Outubro, 2014 at 10:51
Ok. Agora faz a mesma análise ao banco dos rivais e diz-me quem é o suplente de ouro que anda a decidir tudo. Se o Tello entrou na segunda parte de Alvalade é porque o titular andou a fazer merda. O mesmo se passa com o Oliver. O Porto só mostrou que consegue fazer um excelente 11. Os suplentes ainda não mostraram nada (Tello e Oliver para mim são titulares e nao suplentes)
O Maxi Pereira não acabaria um jogo em Portugal com arbitragens isentas. É um bom jogador, mas prefiro o nosso Cédric. A diferença? Não há ninguém do nosso plantel com o nível de protecção do Maxi. Vê a evolução do Cédric nos últimos 2 anos e diz-me se ele está assim tão longe do maxi.
3 Outubro, 2014 at 11:00
Isto.
3 Outubro, 2014 at 11:02
O Maxi tem imunidade aos amarelos que agora passou para o Enzo Perez.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:57
Os pontos que perdemos foram fruto das nossas falhas. São dores de crescimento que aceito da melhor forma.
O Carnide tem as arbitragens para tapar as incompetências do início de época, nós não.
O Porco tem muitos bons jogadores presos a um tiki taka lento. Houve um grande hype inicial, mas agora é um mar dúvidas.
O Enzo é superior ao Adrien nos pontos que enúncias e tem sido incrivelmente protegido.
Não saiu num coelho da cartola do banco do Porco, mas foi o Sporting que anulou o porco na primeira parte e deu o estoiro na segunda ou foi o que foi, por causa do Rúben Neves e do Quaresma?
3 Outubro, 2014 at 12:14
Então vou-te explicar de outra forma.
Os 3 grandes estão a ter as mesmas falhas. Principalmente no centro da defesa (Maicon foi expulso na Liga e deu um golo na Ucrânia. Jardel, como disse, acumula erros nos dois jogos da Champions e no campeonato é igual). A diferença está na punição dessas falhas. Conosco dá um golo ou uma expulsão…no Carnide dá golo anulado ou expulsão (para o outro lado).
“O Porto tem bons jogadores presos a um tiki-taka.” Isso é por decreto ou por rendimento? É que se for por rendimento, ainda não vi grande coisa. Se for por decreto, admito. Os bons jogadores (ou pelo menos os que estão a render) que o porto tem são muito poucos: Indi, Danilo, Brahimi, Óliver, Tello e Jackson. O resto só me vai convencer quando começar a render.
O Enzo não é superior ao Adrien nem em intensidade nem em qualidade técnica. É ao nível da decisão e velocidade (era extremo). Mas concedo que seja, na globalidade, melhor. Mas não absurdamente melhor.
O Sporting entrou mal na segunda parte por falta de experiência. Estávamos a ganhar e não soubemos lidar, psicologicamente, com essa vantagem. E aqui incluo o treinador, que também foi um menino. Devia ter percebido que tínhamos de defender a vantagem, depois de uma primeira parte fantástica mas pouco podutiva. Mais ou menos aquilo que o Mourinho fez em Alvalade ao meter o Mikel.
3 Outubro, 2014 at 12:35
Oh Sá, estamos a dizer o mesmo…
Falta-nos o Mikel apenas, seja ele o Slavchev, o Rabia ou Rosell.
3 Outubro, 2014 at 11:00
O boifica tem três guada redes de merda e um central sofrivel.
O FC Putas tem um guarda redes da treta que vai falhar e muito e centrais que não prestam. Além de não ter meio campo de jeito.
SL
3 Outubro, 2014 at 10:41
Só para juntar aos argumentos do Sá e de fonte absolutamente insuspeita ( o gordo) aqui fica :
“- Este ano estamos mais fracos e com menos soluções que no ano passado.
Se fosse “só” este o problema… Mas não, a este acrescento mais 3 dados que pioram o cenário:
– O plantel do Porto está mais forte que no ano passado,
– O plantel do Sporting em geral está mais forte que no ano passado,
– O Benfica nunca tinha gasto tanto dinheiro no mercado desde que o Jesus chegou.”
ehehe ao que isto chegou . Ver esta malta acordar para a realidade. Como eu gosto de navegar nos blogs vermelhuscos depois de uma derrota fora de portas.
3 Outubro, 2014 at 10:45
e para quem quiser vomitar em cima do que é a opinião de alguns daqueles que são levados ao colo sobre o que deve ser a CS …
http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/2014/10/capas-de-1-jornal-portugues-e-3-alemaes.html
absolutamente deprimente e deplorável. Meu rico Sporting!!!
3 Outubro, 2014 at 10:56
Meus caros amigos
nem vou entrar pela análise dos plantéis, mas vou dizer uma coisa que toda a teoria batatóide dos escribas e dos opinadores da CS cai por terra.
Estão jogadas 6 jornadas da liga e a equipa que melhor futebol pratica é sem duvida alguma o Sporting, a que mais ataca, a que mais remata por isso a que mais joga ao ataque, só não está isolada no comando desta mesma liga porque tem um aproveitamento anormal no que diz respeito ás oportunidades de golo não aproveitadas.
Jogando exactamente o mesmo futebol, se tivessemos aproveitado 20% das chances eramos um rolo compressor.
Nota: o maravilhoso plantel do benfas, quando apanha equipas a sério (Sporting, Zenit, Leverkursen) não ganha…como daría jeito na liga dos campeões ter o Duarte Gomes, o Capela e afins a expulsar adversários quando a coisa estivesse complicada.
3 Outubro, 2014 at 11:13
Maravilho plantel e maravilhoso técnico, o mestre da táctica, o Dr. do Povo, o melhor treinador português, melhor que o Mourinho, não consegue passar da fase de grupos da Champions, com planteis fantásticos.
O homem não sabe jogar a alto nível leva sempre na pá, já nem falo de um Chelsea ou Barcelona, qualquer Leverkussen ou Sevilha concentrados limpam o gajo.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:21
mas não tenhas duvidas amigo, estes lampiões são só bazófias, mas depois deteêm uma imprensa porcamente tendenciosa para limpar a merda que fazem…no passa nada….
3 Outubro, 2014 at 11:00
off:
já se riram hoje com aquela noticia do porco vender metade do estádio à Sad, para equilibrar as contas por causa do fair play financeiro?
então nós é que somos investigados e eles é que andam a vender a casa aos bocados?
será que daqui a 15 dias, vamos jogar no estádio do “dra” ou do “gão”?
3 Outubro, 2014 at 11:05
Green capacita-te quando o rei bufas for pro caralho e que a terra lhe seja bem pesada, aquela metade do estádio vai ser para complementar o parque de estacionamento do Dolce Vita.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:09
Ainda não me ri disso porque não me diz respeito, mas já me ri de ti por falares disso nesses termos.
Ou então não estas a par da realidade (passada, felizmente) do Sporting… É que não vendeste o estádio, simplesmente cedeste à SAD porque a mesma não tinha dinheiro para to pagar! E vendeste sim, mas foi o centro comercial, o edifício sede e a clínica e nem sabes a quem! Pavilhão? Nem vê-lo…
Ainda te apetece rir, a mim agora apetece-me chorar!
3 Outubro, 2014 at 11:25
Leão Revisor, és tu?
3 Outubro, 2014 at 11:36
Eh eh eh
3 Outubro, 2014 at 12:14
🙂
3 Outubro, 2014 at 11:04
É por vir aqui (e tenho vindo menos, muito menos) que perco a esperança num futuro verde e branco…
Ora sejam as discussões clássicas do croquete e do não sei que mais, ora… É este facciosismo que não nos deixa evoluir!
E que retira credibilidade à caixa de comentários do blog!
Primeiro ao Valdemar, atenção que não somos amigos podemos vir a ser o que é diferente, ando aqui há tempo suficiente (34 anos portanto diria pelo menos 26 de bancada) para saber quando ando a ser prejudicado e quando não o sou!
Este ano ainda não fui, o primeiro amarelo do WC em Coimbra é rigoroso e a não expulsão do Quaresma deixou-me fod***! Só isso! Em Coimbra não fomos empurrados, fomos passarinhos. Oferecemos o empate de bandeja. Com o Belenenses? Nada.
Na luz? Nada. E eles bem precisaram de um empurram e não o tiveram! Noutros anos tiveram-no!
Prejudicados sim, mas com o Chelsea!
Abram os olhos senão não evoluímos e eu não quero favores nenhuns dos bois!
Ps: aquele que sugeriu pra rever o jogo das galinhas com o Moreirense, não vou rever porque nem sequer vi, só vejo os lances capitais! O outro é bem expulso e o Enzo é bem decidido. Zero maldade na entrada que faz (não é como o Maxi, se fosse esse…) e quem jogou a bola percebe isso, nada a ver com o lance do Maicon!
Querem teorias da conspiração, desenvolvam-nas no café do bairro e não num blog que ser quer credível!
Demos 4 pontos de avanço, Coimbra e pasteis, sem stress! Estamos melhores e vamos correr atrás desses pontos! Sem medo!!
3 Outubro, 2014 at 11:09
Ah a entrada do Enzo no jogo do Moreirense não é para vermelho?
O Maicon também é mal expulso pois escorregou contra o Boavista.
Já o William esse poço de porrada e jogador violento conhecido por agredir e cuspir nos adversários mereceu ser expulso em Coimbra.
Ok estou esclarecido.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:12
epá, Chirola, finge que és o Tavares em San Siro… o texto incide sobre como um adversário directo é beneficiado e como esses pormenores vão fazendo a diferença na pontuação. Não me parece que o Sá esteja a queixar-se de estar a ser prejudicado nos nossos jogos.
ah, se achas que aquela entrada do Enzo tem zero de maldade, também deves ter ficado em estado Lopetegui quando o Maicon viu o vermelho. Mais um bocadinho, estamos a falar de intensidade…
3 Outubro, 2014 at 11:15
Calunias, o Enzo é um rapaz fantástico não tem maldade naquele corpo, vejam bem que até cuspiu num adversário sem querer e como tal não foi castigado ao contrário do Inzua esse assassino.
SL
3 Outubro, 2014 at 11:14
já agora, Chirola, fiquei curioso: se vires aqui te minimiza a esperança num futuro verde e branco, onde é que costumas compensar e beber essa mesma esperança? Partilha lá esse bálsamo, sff, porque se já me considero um gajo optimista, depois de seguir o teu conselho aposto que passo a irradiar good vibes!
3 Outubro, 2014 at 14:26
Digo-te já sem rodeios! Sabes onde? Na bancada! Em Maribor, em Penafiel em todo o lado. Não sou adepto de teclado de computador!
Sou adepto da Sul, onde se costuma dizer que estão os ultras! E é verdade, lá estão os ultras aqui estão os doentes!
Fazes uma leitura muito engraçada do jogo do Estoril, falas na falta do luisao como se isso justificasse o golo do Odalisca! E não falas do domínio de bola do jogador do Estoril no 2o golo… Conveniente!
Este blog tem sido uma desilusão e Cherba os teus textos também não têm sido brilhantes. É a minha opinião, valoriza se quiseres…
Saltem do teclado pra bancada e deixem as put** das conspirações de lado! Entramos mal no campeonato porque já vínhamos mal da pré época e eu escrevi aqui que estava desconfiado!
Agora acho que melhoramos muito (temos um pequeno problema “central”) e somos os que jogamos mais e temos melhores jogadores… O resto é conversa da treta e vamos a eles!!
3 Outubro, 2014 at 11:27
««o Enzo é bem decidido. Zero maldade na entrada que faz…»»
https://www.youtube.com/watch?v=U8qX5RNGl2c
O sarrafeiro depois de tocar na bola em vez de encolher a perna estica-a e crava os pitons no peito do adversário… Zero maldade… estás apresentado. LOL
3 Outubro, 2014 at 13:02
Chirola
(já que me fizeste mudar de nick)
podes-me fazer um favor?
nao conspurces o nome de um dos “nossos”…
vai lá beber da tua esperanca num futuro “verde e branco”, (aqui, fingo que acredito naquilo que escreves), deixa o nick por aqui, pede para cagar e sai… de certeza que nao muitos notarao a ausencia…
(zero maldade, e quem jogou á bola sabe isso?? da mesma sem maldade como no jogo contra o bayer, só que o árbitro daquele jogo, nunca tinha jogado á bola, portanto nao sabia que tinha sido sem maldade??)
vais á A.G. ?
ou tambem nao tens condicoes para defender os teus pontos de vista??
3 Outubro, 2014 at 14:31
O que é que as AG têm a ver com a tua doença mental?
Por acaso costumo de ir as AG (do clube) e ás sessões de esclarecimento e até já tive algumas intervenções!
E tu?
Vens aqui mandar uns bitaites no intervalo de uns vídeos XXX e sentes que tens uma vida preenchida? Larga o computador…
3 Outubro, 2014 at 20:30
Acredito que “Peytoteo” passe muito tempo ao computador, a fazer coisas que não és capaz de fazer. A trabalhar com programas tão complexos que o teu cérebro derretia em pouco mais de um mês.
3 Outubro, 2014 at 20:35
😉
3 Outubro, 2014 at 20:35
leaozinho,
vai lá “revisionar” o teu blog, e nao andes a envenenar os dos outros…
já agora:
costumas ir ás AG`s ou costumavas ir??
estas ultimas devem de andar um bocadinho “quentinhas” para ti…
3 Outubro, 2014 at 11:08
Alguém conhece um sítio em Belgrado para ver o jogo de amanhã com o Penafiel?
3 Outubro, 2014 at 11:54
Belgrado?
Trabalho ou Lazer?
3 Outubro, 2014 at 12:36
Lazer! Não vou ter acesso a computador, por isso precisava mesmo de um restaurante ou um bar.
3 Outubro, 2014 at 13:37
tens de procurar de preferencia um sports bar, costumam ter varias tvs a passar jogos. Procura à volta de knez mihailova
3 Outubro, 2014 at 14:37
Muito obrigado Nuno!
3 Outubro, 2014 at 12:16
Net, meu caro … net 🙂