Olho para o comunicado que anuncia a contratação de João de Deus e leio: «Esta alteração no comando técnico da equipa B insere-se na estratégia que tem vindo a ser implementada pelo Sporting para o futebol profissional e de formação». Respiro fundo. E repito, cerca de dez vezes, uma das mais fantásticas palavras para definir um estado de espírito incomodado. É que falar de estratégia no que toca à nossa equipa B, é um verdadeiro atentado. Permitam-me, aliás, dizer-vos, que, neste momento, é o pormenor que mais me preocupa no Sporting: a equipa B, aquele momento tão importante que medeia a passagem do juniores para os seniores. No fundo, uma espécie de estágio onde, depois de teres dado cartas ao longo de todo o teu percurso escolar e universitário, corres o risco de te cruzares com uma merda de orientador e entrares coxo no mercado de trabalho.
Por esta altura e até porque já me conhecem um pouco, sabem que nunca olhei para o Abel e para o Barão como apostas acertadas. Obviamente que isto vale o que vale, até porque as opiniões são como as pinocadas e quem pode dá-la… dá, mas não me venham dizer que o rapaz que fazia cruzamentos assim que passava da linha de meio-campo e o seu adjunto de bigode, entretanto promovido a chefe da orquestra, eram gajos para desempenhar este papel. A culpa é deles? Não acho. A culpa é, quanto a mim, de uma clara ausência de estratégia no que toca à equipa B.
No meu mundo perfeito, pintados a tons de verde e branco, imagino que existe uma pessoa capaz de pensar o nosso futebol de formação, desde os catraios à equipa B. Uma espécie de Sr. Boloni, louco por análises aos jogadores, pela perfeição do treino, pela metodologia. Um estudioso, com provas dadas, tendo como braço direito um Mirko Jozic, escolhido para treinar a equipa B. Um treinador com provas dadas no que toca à formação, um gajo com personalidade e qualidade. Ambos trabalhariam de forma estreita com o treinador principal, Marco Silva, neste caso, nomeadamente na implementação de dois ou três modelos de jogo que se tornassem matriz a partir dos júniores. Em campo, a equipa B seria, fundamentalmente, a conjugação dos melhores que saem da formação com dois ou três putos talentosos vindos de fora e, sempre que necessário, a equipa onde alguém da equipa principal ganharia ritmo se assim fosse necessário.
A verdade é que eu olho para a equipa B e não vejo nada disso. Desde logo, Virgílio será tudo menos um Sr. Boloni. Há-de ser inquestionavelmente Sportinguista, mas… não me lixem. Tê-lo como pensador de todo o nosso modelo da formação e como o homem forte da Academia é algo que, recorrentemente, me causa pesadelos. Depois, estamos longe de ter um Mirko Jozic, o que faz com que, neste momento, a nossa equipa B seja um emaranhado de disparates e de opções que não se percebem. Chegando-se ao ponto, grave, de meter o Fokobo quando estamos a perder 2-0, em casa, só para agradar a terceiros. E, depois, lá andamos nós a levar com Sambinhas e Cissés (um post sobre contratações fica para depois) e com um futebol que sabe a vinho carrascão e se prolonga na boca com a acidez de um desperdiçar de talento.
Resumidamente, eu olho para a equipa B e vejo um monte de equívocos. Vejo pouco cuidado, mesmo, quase ao nível do raio do leão papa speeds que tiveram a indecência de nos apresentar como imagem da SportingTV. E vejo-a como o próximo grande desafio desta direcção. Até porque, se acenamos com uma bandeira segundo a qual a nossa base de sustentabilidade será a formação, não podemos acreditar que o talento dos jogadores é suficiente para garantir o sucesso de um passo tão importante quando a passagem pelo último nível de crescimento. É a esta espécie de laboratório esquecido que chega um novo treinador. O terceiro, em três meses. É caso para dizer, valha-nos (João de) Deus!
7 Outubro, 2014 at 10:31
tenho andado sem saber o que escrever neste post. Dá-me nervos. Temos sempre de arranjar uma ferida para escarafunchar.
Entretanto sem querer dei com este texto, simples, no “és a nossa fé”. Para mim diz tudo sobre a nossa não existente formação.
“Temos dez jogadores convocados para a selecção A e a selecção sub-21: Rui Patrício, Cédric, William Carvalho, Adrien, João Mário, Nani, Paulo Oliveira, Carlos Mané, Esgaio e Iuri Medeiros.” Já nem se fala dos que por cá passaram e não vestem as nossas cores.
Para mim o pior quer pode acontecer à equipa B é colocar-lhe em cima as dores da equipa A. Transferir de uma para outra as mesmas considerações que fizemos durante anos à equipa principal só vai dar merda.
Metam nas vossas cabeças. Independentemente de quem estiver à frente, de quem jogar, aquela equipa não está ali para ganhar nada. Serve para dar competição, horas de treino em ritmo de jogo …. dali dois/três sairão para a equipa A … todos sabemos disso. Todos discordamos em quem serão.
E depois querer que naquela competição se façam obras de arte … quando, como na semana passada, se viu um jogo contra uma equipa que distribuiu pau como se isso fosse o objectivo do jogo ….
Da mesma maneira que acham que se tem de pensar na equipa B (e pelos vistos existe quem pense ou não se verificava esta mudança) também nós deviamos pensar no que queremos da equipa B. Acho que dificilmente se chega a um consenso.
7 Outubro, 2014 at 10:52
desculpa lá, Paulo, mas quem é que escreveu que a nossa formação é inexistente?
7 Outubro, 2014 at 11:02
ninguém Cherba 🙂 só os benfas e os corruptos e os paineleiros.
7 Outubro, 2014 at 11:10
Este é o argumento que leio muito e que inquina completamente a discussão sobre a formação. A ideia é : “A formação está a ser bem gerida porque temos o William, o Patricio, o João Mário, o Adrien…nas seleções ou na equipa A”
Então e os outros?! Os proximos a serem integrados na A estão a ter caminhos que os ajudem a triunfar? Os Iuris, os Tobias, os Chabys, os Betinhos? Havia necessidade de comprar tanta gente para a B?! Ver um Enoh em vez de um Betinho deixa qq de boca aberta…
7 Outubro, 2014 at 12:00
“Ver um Enoh em vez de um Betinho deixa qq de boca aberta…”
Num ângulo fechado, sim. Mas depois vem os imponderáveis:
– Será que o Betinho estava com a cabeça no lugar?
– Será que o Enoh nos treinos estava lá com a cabeça e o Betinho não?
– Será que o Betinho quer MESMO ser jogador de futebol? Será que quer mais que o Enoh?
Lá está. Não sabemos…
Eu também queria mais que o Betinho estivesse em forma e reconheço-lhe o valor… mas… será que ele no último ano quis alguma coisa?!
7 Outubro, 2014 at 12:04
Vi as mesmas interrogações sobre o regresso do Nani…acho que já não as tens!
Isso do será que quer, será que tem vontade….parte muito da estrutura e do treinador dar isso aos jogadores! Não achas que são jogadores demais assim nos últimos tempos?!?! João Mário, Tobias, Semedo, Betinho, Iuri….todos passaram por esse rotulo…se calhar…..
7 Outubro, 2014 at 12:49
Então e os outros?
O Mané? O William?
Já te disse, tudo é passível de melhorar… agora, não contem comigo para andar sistematicamente a passar a mão no pelo dos meninos porque esses gajos tem uma vida muito melhor do que a esmagadora… repito, para não haver dúvidas, a ESMAGADORA maioria dos portugueses.
Que cada um assuma as suas responsabilidades. Ponto.
Quanto ao Nani, aparentemente quer fazer pela vida. Ainda assim, vejo-o em muitas fazes do jogo a fazer passes disparatados e a perder bolas infantis… Mas também tem feito muita coisa de bom. Cabe-lhe a ele “dizer-me” ao que vem… até ver, tenho de fazer um balanço positivo… mas não extraordinário. Acho que ele consegue elevar a fasquia. Agora digo-te mais, não vai ser ESTE Nani que vai calçar facilmente no MU para o ano.
7 Outubro, 2014 at 12:49
* fases
7 Outubro, 2014 at 12:52
Nenhum deles esteve mais do que 2 meses na B (o William nem teve) por isso a questão de falta de motivação não se coloca…
Quanto ao Nani….se já te começou “a dar a volta”, daqui a 1 mês estás completamente convencido! ;)!
7 Outubro, 2014 at 13:09
Não espero menos que isso, Tiago!
7 Outubro, 2014 at 13:14
hehe! ;)! Nani…o Faraó do Deserto da Margem Sul! hehehe! Formado, criado, renascido e moldado em Alcochete!
7 Outubro, 2014 at 12:14
Ricardo essa conversa ouviu-se no ano passado sobre o João Mário. Que não queria, que era não intenso, que não tinha cabeça, que isto que aquilo…
Se achas que está tudo bem na B, tens esse direito. Eu acho que a gestão da equipa B não está a ser bem feita.
7 Outubro, 2014 at 12:36
“Se achas que está tudo bem na B, tens esse direito”
Acho é que estás distraído em relação ao que aqui escrevi hoje…
7 Outubro, 2014 at 13:27
Temos 11 jogadores nas seleções não são 10, eu sei que se quer muito promover outros, mas por favor um pouco de respeito pelo Tobias
7 Outubro, 2014 at 11:03
E o Tobias deixou o Sporting? Que se saiba são 11
7 Outubro, 2014 at 10:38
Outro exemplo,
este texto retirado de
http://gazetadosdesportos.blogspot.pt/2014/10/ryan-gauld-um-projeto-longo-prazo-para.html
dá-nos uma visão ainda mais desempoeirada do que Gauld faz na equipa B. Eles, os escoceses, não se importam, nós queriamos mais.
“O facto de não ter jogado nem um minuto na equipa principal do Sporting não é razão para estarmos preocupados – é entendido que Gauld é jovem e que ganhar ritmo na equipa B vai-lhe servir bem – mas é por isso que muitos ficaram surpreendidos de ler o nome dele na lista de Strachan para os jogos de qualificação frente à Geórgia e à Polónia.”
WTF então ele só joga na B e é convocado para a selecção A? No way!
Na B não se aprende nada, é só pontapé para a frente, é só futebol desconstruído 😉
Isto para dizer que podia ser muito melhor. Mas também vos digo que poderia ser muito pior e que a nossa percepção do que ali se passa talvez não seja a mais correcta.
7 Outubro, 2014 at 10:46
Acho que a equipa B e toda a formação estão a levar uma enorme volta. Claro que isso torna o processo mais lento, mas… é como dizes… haverá ali muita questão que não é do conhecimento público.
Barão foi certamente uma solução temporária, de outra forma, fazia sentido ele ser “despromovido” novamente para adjunto… acho que essa seria sempre a posição dele. Só estava à espera que o superior fosse escolhido. Se a questão se passou assim, acho que se fez o que se devia ter feito. Com calma, e sem dramas, esperou-se pela solução entendida como ideal… e agora é colocar nas mãos de “Deus” para resolver.
Quero acreditar que, a partir de agora, o plantel da B será devidamente reformulado (atenção às palavras de Bruno sobre o protocolo com os NE Revolution) e que se faça dois planteis “curtos” (A+B) para proporcionar mais minutos a todos, de forma que poucos parem nos fins de semana e tenham competição a valer.
E isto sim, é politica de formação… é um plano. Espero que em janeiro seja definitivamente implementado.
É isso que espero.
7 Outubro, 2014 at 11:38
What he said
7 Outubro, 2014 at 10:38
Acho prematuro este “ataque” ao João de Deus. Pelo que consegui apurar, o homem do ponto de vista disciplinar e humano é muito bom.
Se quisermos analisar a componente técnico-táctica temos que lhe dar tempo.
Também me preocupa o actual estado da equipa B e alguns aspectos da formação mas, novos planos estarão a ser postos em prática e as coisas não mudam num piscar de olhos.
Pouco mais de 18 meses de tantas mudanças, 90% das quais dizendo respeito a bases fundamentais de sobrevivência do clube. Muito maia irá mudar, saibamos nós ter essa paciência.
São muitas vertentes para engrenar, muitos assuntos para resolver e com tantas e tantas minas pelo caminho.
As raízes do mal de um passado recente estão ainda a dar ( infelizmente) frutos podres. Devemos esperar pela nova colheita … E nada cresce e matura de um dia para o outro.
João de Deus tem o meu apoio … Pela competência que lhe reconheço e porque tem cara de Unai Emery ahahahahahah 🙂 Viva o Sporting
7 Outubro, 2014 at 10:51
este post é tudo menos um ataque ao João de Deus, Paulo
7 Outubro, 2014 at 14:53
Sim Cherba … Eu não falei do post e ainda assim coloquei as aspas. Falo de alguns comentários !! Percebo a tua ideia e a tua preocupação levanta questões pertinentes. Abraço
7 Outubro, 2014 at 10:39
Mal ou bem, parece-me que o Barão nunca foi uma solução definitiva mas sim temporária… à espera que aparecesse a melhor solução.
Digamos que foi a solução de recurso para a saída do Abel num momento que nada o previa (gostaria de saber o que se passou para o Abel sair logo no inicio da época… algum desencontro de ideias, certamente)…
Na altura penso que referi qual era a minha preferência. Mas se não o fiz, faço agora. E até nem era coisa para ser muito complicado, uma vez que já tinham havido contactos anteriores aquando da candidatura de BdC para 2011.
Van der Gagg era para mim, a solução ideal para este Sporting B. Tem escola e demonstrou-o no Belém. Aparentemente já tinha condições para voltar ao treino, o que no Sporting B, certamente, teria uma pressão relativa. Juntava-se a fome com a vontade de comer…
Não posso dizer se é bom ou mau.
Do que me recordo fez um bom trabalho na 2ª Liga que o levou ao Gil. Mas convenhamos, trabalhar com o presidente do Gil deve ser tudo menos fácil… Aquelas “fiúzas” dele não enganam.
Aguardemos para ver o que Deus nos traz… haja fé.
7 Outubro, 2014 at 10:44
“Van der Gagg era para mim, a solução ideal para este Sporting B. Tem escola e demonstrou-o no Belém. Aparentemente já tinha condições para voltar ao treino, o que no Sporting B, certamente, teria uma pressão relativa.”
Concordo com isto … e o que o Cherba diz no texto tem lógica. Quando os vi juntos pensei nisso também.
Mas repara que a pressão nunca seria relativa. Nós queremos que a B seja campeã. A pressão neste momento (até porque é preciso ter algo em que bater na direcção) está muito apontada à B.
Para Van der Gagg a equipa B do Sporting não seria propriamente o local mais calmo 😉
7 Outubro, 2014 at 10:55
Eu não quero a equipa B campeã… (eu percebi a ironia, paulo 😉 )
O que eu espero da B é que assuma um formato idêntico a nível de preparação da equipa e utilize os mesmos esquemas tácticos que a A para que, quando um jogador saltar da B para a A não sinta problemas de adaptação ao lugar. Ao ritmo, certamente sentirá, porque a pedalada é outra. Mas pisando bem o lugar que deve ocupar, certamente será mais fácil para eles.
Para mim, no conjunto A+B, devíamos ter, no máximo uns 50/52 jogadores (e talvez já vá por excesso, mas há que prevenir lesões e tal). Vou deixar passar mais umas semanas para perceber o que realmente se está a fazer, mas sempre numa perspetiva de longo prazo. Logo, não faz sentido entrar já para a semana ou para o mês que vem com cobranças.
Se a equipa B servir, DE FACTO, como viveiro para a A, para mim, passo bem com umas derrotitas e uns empatecos de quando em vez… agora, quero é ver gajos como o Wallyson, Tobias, Iuri, Esgaio, Dramé, Gauld (principalmente estes, de momento) a evoluírem realmente e não a senti-los “desmotivados” e, pior, “esquecidos”.
7 Outubro, 2014 at 10:58
Não concordo…acho que a maioria de nós, se visse uma equipa B a jogar futebol e miúdos dessa equipa a aparece na equipa A já se dava por satisfeito, mesmo que a B acabasse em 6 ou 7…
Van der Gagg é um nome que gosto muito! Mas agora é o João de Deus, tem experiência e tenho a certeza terá sido escolhido depois de analisado o seu trabalho com os jovens!
7 Outubro, 2014 at 10:59
“os mesmos esquemas tácticos que a A ”
isto é impossível naquela liga de pancadaria.
7 Outubro, 2014 at 11:06
não é uma liga de pancadaria… o trofense estava nos últimos lugares, acontece o mesmo na primeira liga. São formas de entender o jogo e a necessidade de pontos.
7 Outubro, 2014 at 12:51
“Nós queremos que a B seja campeã.”
Não percebes um caralho do propósito da equipa B…
7 Outubro, 2014 at 16:39
Chamar para aqui o Fiuza…
O homem não deve servir de exemplo para nada (falo de futebol, claro), deve ser dos que compra carne de 3ª e exige que seja tenra e suculenta como a de vazio mirandesa…
Custa-me ver aqui falar-se de nomes de treinadores, com um acabadinho de chegar. Van der Gaag e F Valente, por exemplo -quem nos garante que eles não foram contactados ou que, contactados, tivessem feito pedidos a que a SAD não poderia corresponder?
Desculpai, mas lavrar sentenças sobre conjecturas, parece-me pouco conveniente. E pouco racional, até -afinal, a nossa estrutura merece confiança ou não ?
7 Outubro, 2014 at 10:46
Preocupa-me esta falta de estratégia.A Direção tem de acordar. O Sporting é um clube formador.
A crise de 2012/2013 provocou uma razia nos escalões de formação do Sporting, proporcionando subidas antecipadas de diversos jogadores até à equipa A.
Lembrem-se que o nosso plantel é um dos mais jovens da Europa. Basta a equipa ter relativo sucesso, para que jogadores como William, Cédric, Adrien, Carrillo ou Slimani possam sair em Dezembro ou Junho. Sem dinheiro para investir, não se vê uma equipa B com capacidade para reforçar a equipa A.
Todos os jogadores da formação que estão na equipa A ou B são heranças da anterior direcção, BdC protegeu é bem, os direitos económicos e desportivos desses jogadores, mas ajudou a agonizar a sangria na formação.
Este cenário preocupa-me. A equipa B e os outros escalões de formação têm de ser levados a sério. É o projecto Sporting que está em causa.
Que João de Deus seja o primeiro passo nesse sentido.
7 Outubro, 2014 at 11:01
“Preocupa-me esta falta de estratégia”
Acho que não estás a ver a “big picture”…
Na equipa B talvez não haja falta de estratégia. Talvez a estratégia esteja a ser implementada mais lenta do que era preferível…
Olha o protocolo com os NE Revolution. Vem ai Janeiro, e é ai que eu pretendo ver os problemas da equipa B resolvidos e o plantel reestruturado e devidamente “encurtado” para servir, de facto para apoio à A e para estimular quem lá está a poder ver que a A está mais perto se eles se esforçarem. E já agora, que sirva para alguns dos jogadores da A terem espaço para manter o ritmo.
Se calhar, estava a faltar um parceiro a este nível para fazer crescer alguns jogadores. Não posso dizer que isto não se faria mais cedo, mas quero acreditar que isto faz, de facto, parte do tal “plano para a formação”
7 Outubro, 2014 at 11:07
Qual é a estratégia que encontras para a B?! Emprestar os teus jogadores de futuro para os EUA porque cá não és capaz de os fazer crescer convenientemente?! Porque entretanto compras-te 15/20 jogadores para jogar na B?!
Então que se acabe com a equipa B, se faça protocolos destes para os jogadores interessantes que saem dos Juniores e se poupe o que se gasta na B…porque aparentemente é emprestados que os nossos jogadores crescem!
Até agora sinceramente, neste ano e pouco…o que vejo é deriva e não estratégia…
7 Outubro, 2014 at 11:23
Por isso é que eu digo que preciso de ver até finais de Janeiro o que vai ser feito. Esperar pela abertura do mercado para perceber se é nesta altura que vai organizar-se a B.
Não percebeste o que quis dizer com os empréstimos.
Não seria obviamente os nossos melhores jovens a sair, mas sim aqueles que ainda não se sabe bem se vão ou não dar jogador ou que precise de viver uma outra realidade para perceber o que quer da vida, saindo da sua zona de conforto (Rubens Semedos, Tobias, etc). Acho que os nossos melhores jogadores devem ficar por cá e, caso haja necessidade, depois de maturação na B e no caso de haver pouco espaço na A (casos como o de Esgaio, Wallyson, do Iuri, do Dramé) ai sim, emprestar a equipas de primeira liga onde possam, DE FACTO, jogar com regularidade.
Outra coisa: Nós aqui pouco sabemos o que se passa com empresários, tutores e o diabo a quatro. Nós aqui não sabemos quais foram as dificuldades, se existiram, colocadas pelos representantes dos jogadores. Se calhar, foi por isso que fomos buscar tanta gente esta época que estão na B.
É como te digo, para mim, o processo acabou por ser mais lento que o pretendido (saída de Abel inesperada? O que se passou?). Quero e vou dar tempo até final de Janeiro para perceber se é assim que as coisas vão acontecer. Até lá, vou procurar não exigir muito mais ao JdD do que por a equipa a jogar bom futebol e potenciar as qualidades dos nossos miúdos da B. Resultados, esses, para mim, são secundários, pois o resultado que eu quero, acima de tudo, é que o Viveiro de Alcochete seja viçoso.
7 Outubro, 2014 at 11:43
Espera….eu concordo com quase tudo o que disses-te e nada do que aqui disse tem a ver com a contratação ou não do João de Deus mas sim com aquilo que vi da equipa B neste ultimo ano e pouco! Eu acredito (ou quero acreditar) que a contratação do João de Deus obedece finalmente a uma estratégia e a um rumo para a equipa B e acredito que daqui a um tempo isso será visível! O que digo é que até agora a equipa B tem sido (para mim) um conjunto de equívocos, derivas e confusões…
Quanto à historia de empresários, tutores e tudo mais…o presidente está lá vai para 2 anos…se a grande maioria dos problemáticos já saiu (e já saiu TANTA gente…) isso já não é desculpa! Se continuamos com problemas com empresários, tutores e tudo mais, então se calhar é a nossa postura que temos de repensar! Eu sei que não estás a dizer que existe…estás a dizer que não sabemos! Eu também não estou a dizer que existe…estou a dizer SE existe…
7 Outubro, 2014 at 11:55
“O que digo é que até agora a equipa B tem sido (para mim) um conjunto de equívocos, derivas e confusões…”
Por principio poderia concordar contigo nesta frase. Mas como não tenho toda a informação comigo (problemas internos que possam ter surgido que emperraram a evolução do trabalho da B como os que acima referi e outros), digo, quanto muito, que a evolução da B não atingiu o que se pretenderia dela, por alguns imponderáveis, e porque não, também por alguns erros.
“Quanto à historia de empresários, tutores e tudo mais…o presidente está lá vai para 2 anos…se a grande maioria dos problemáticos já saiu (e já saiu TANTA gente…) isso já não é desculpa!”
Oh Tiago… de cada vez que contratas um gajo novo, tens ali um potencial foco de “problemas” que pode ou não verificar-se. Isso não é um argumento justo. Sempre que estás disponível para ter uma ligação com alguém podes dar-te bem como podes dar-te mal. Nunca o sabes até estar nas situações. Vê o caso do Slim… Problemas vais ter sempre, uns maiores do que outros, pois só podem jogar 11, no máximo 14, por jogo, e haverá sempre insatisfeitos. É da condição humana… há uns mais humanos que outros. Mas é como tudo…
7 Outubro, 2014 at 12:14
Eu também não tenho toda a informação…dou a minha opinião com base no que vejo (da equipa, dos treinadores, dos jogadores e dos caminhos seguidos), no que leio e no que penso! Agora se existe coisas para além disto, que se venha a publico explicar porque é que o processo está tão “emperrado”…
Certo no que toca à condição de possível conflito ser inerente ao ser humano…mas porque é que a maioria dos outros não tem esses problemas?! Se isso acontece (que sinceramente hoje em dia acho que não) com dimensão tal que emperra o processo de crescimento e formação da equipa B (e Juniores…já agora…) então temos de ser humildes, olhar de frente para isso, e pensar que talvez tenhamos de mudar a nossa postura sob pena de nunca sermos um clube efectivamente formador! Eu não acredito que hoje em dia aconteça com essa dimensão mas se acontece é importante rever o processo…porque se não mudou em 2 anos não vai mudar e se não vai mudar e queremos formar jogadores a sério, é tempo de repensar a nossa postura!
7 Outubro, 2014 at 12:26
A questão da formação tem de ser aberta e sempre sujeita a melhorias. Nisso estamos de acordo.
Numa organização estás sempre sujeito a ter problemas, quer internos, quer externos. Podes limitar ambos? Podes. Poderás erradica-los de vez? Dificilmente. Porque? Porque quem dá vida às organizações são pessoas e cada cabeça é um mundo, como sabes.
Podemos balizar “n” coisas para correr bem e encarreirar um processo para determinados parâmetros pretendidos… mas a porra do “factor humano” pelo meio é que estraga as contas. Ou é um gajo que amua, ou é um gajo que quer mais, ou quer mais poder, ou embirrou com outro gajo… sei lá. Tanta merda pode acontecer pelo simples facto de se tratar de… pessoas.
Não estou a justificar erros nem nada do género, estou só a reforçar que por muito organizado que se esteja, estás sempre sujeito aos imponderáveis.
Claro que podemos melhorar. E creio que, acima de tudo, temos o gajo que precisávamos para isso. Temos ano e meio de BdC… vamos com calma. O homem ainda teve tempo para fazer mais uma Leoa, no meio de tantos afazeres. RESPECT!!! 😉
7 Outubro, 2014 at 17:02
…””Se continuamos com problemas com empresários, tutores e tudo mais, então se calhar é a nossa postura que temos de repensar!”
Havendo esses problemas, somos NÓS que estamos errados, a razão está do outro lado;
havendo problemas com os fundos… “então se calhar é a nossa postura que temos de repensar!”;
havendo problema seja com o que for, “então se calhar é a nossa postura que temos de repensar!”.
E por aí adiante!…
Meu caro Tiago, e se nós, foristas, antes de nos sentarmos à secretária e criticarmos, bebêssemos um copo de humildade e pensássemos que dispomos de muito poucos elementos factuais para elaborar cenários?
Não, não sou contra a crítica – defendo-a e apoio-a. Mas sou contra esta espécie de diletantismo que nos leva para a crítica fácil porque, no final, se não tivermos tido razão, saímo-nos com o habitual “epá, ainda bem que me enganei, bestial”; mas se a temos, é rachar de alto a baixo.
Parafraseando Sartre, “o inferno são os outros”.
7 Outubro, 2014 at 17:18
Então qual é a critica aceitável?!?! Afinal de contas isso é sempre verdade para quem não está lá…pelo que nada é criticável! Dizer isso é o mesmo que dizer que não contra as pessoas falarem…desde que não façam barulho…
Além disso note que se leu convenientemente o que escrevi:
“Se isso acontece (que sinceramente hoje em dia acho que não) ”
, pelo que 1º faço a ressalva no “SE” acontece e limito-me a por a hipótese (na qual não acredito e reafirmo-o várias vezes) por ter sido o Ricardo a colocar essa hipótese…
Agora SE for verdade, tenho o nosso presidente por uma pessoa inteligente! Por isso eu não acredito que uma pessoa inteligente, face a um problema, depois de 2 anos a tentar a mesma solução e de continuar a ver o problema aparecer ache que o remédio é insistir na mesma solução! Como diria o Einstein: “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente”! Por isso…se tentamos (e bem) durante 2 anos acabar com um problema de uma forma e esta forma não resultou, está na altura de procurar uma nova abordagem…
7 Outubro, 2014 at 17:23
Um conhece o Sartre, outro o Einstein…
Fónix… sou mesmo pequenino!!!
E a culpa disto é de não ter facer… Sou um excluído social!!!!
Vou ter de criar um perfil no facer para ver se o Sartre e o Einnie me fazem um laique…
7 Outubro, 2014 at 17:28
Nem mais…hiihihihih!
Mas olha…aproveita e pede ao Elvis e ao JFK também para te fazerem um “Like”! :P!
7 Outubro, 2014 at 10:53
Nem sei que dizer neste post. Assunto sensivel.
Concordo com tudo o que foi escrito. Abel e Barao nao eram treinadores capazes, vamos ve se JdD é.
Espero que possa ter calma para trabalhar e que nao tenha jogadores e empresarios sempre a pressionar.
7 Outubro, 2014 at 10:54
Que Deus nos ajude a potenciar os verdadeiros talentos da nossa equipa B, Amen!!!
SL
7 Outubro, 2014 at 11:03
ahah 🙂
7 Outubro, 2014 at 10:54
Em 1 ano foram promovidos da equipa B João Mário, Mané e Esgaio…
O João Mário já no ano passado estava mais que pronto para o lugar do Magrão e para além disso ao longo desse ano andou metade encostado na B e a outra metade no Setubal!
O Mané quase nem calçou na B, esteve lá 1/2 meses a treinar…não foi aí que evoluiu…
O Esgaio já foi devolvido à procedência….com o Miguel Lopes a ser integrado!
A realidade meus amigos é que perdemos 1 ano de equipa B em que ninguém pareceu valorizar-se e crescer! Algo está muito errado com isto! E isso passa por:
1º Politica de contratações (geral…anexando a da A e a da B)! Nem quero contar o nº de jogadores contratados nestes 2 anos numa politica que ás vezes mais parece aquela cena de comprar um caixote de ovos a ver se há 1 que venha inteiro! Pelo caminho perdemos tempo a seleccionar os ovos comprados e deixamos muitos dos bons que já tínhamos em casa estragar-se…;
2º Gestão de expectativas nos jovens! Esta ideia peregrina que afinal não é para apostar nos nossos jovens mas sim dar muita concorrência comprada da mesma idade…a nossa equipa B hoje mais parece a dos lampiões…uma mistela entre valor duvidoso comprado, miúdos de valor no banco e alguns que no meio disto se podem mesmo fazer…com sorte, trabalho e se forem emprestados…
3º Treinadores nada habilitados! Abel perde o campeonato de Juniores, é promovido…faz uma época que faz na B e fica…saí de forma esquisita, promovesse o adjunto (se o principal era mau…o adjunto não podia ser grande espada…);
4º Ambos os planteis (A e B) têm de ser bem menores…45 jogadores (no total) chegam, sobram e ainda dá para a troca! Esta lógica de ter 55 a ir rodando está mais que visto que o que dá é um camião de encostados! Será que já se convenceram que afinal com a Champions não andamos a rodar 25 jogadores?! E afinal jogam apenas 16/17?!?!?!
5º A equipa B é para fazer crescer jogadores! Não é para dar ritmo aos jogadores sem qualidade para jogar na A….uma coisa é 1 ou 2 de vez em quando…outra coisa é como no ano passado andar a perder tempo com Magrões, Vitores, Piris e afins…
Temo que a Equipa B devesse ter um director e uma missão bem definidas! Depois claro, estar em contacto constante com o Marco Silva! Mas para mim a B deve ter bastante autonomia face à equipa A…um pouco à semelhança dos sub.21 para a selecção A…se não os jogadores nunca sentem que estão a construir algo mas apenas a prestar provas individuais a ver se conseguem um lugar na A…e assim nunca será uma equipa e nunca fará os jogadores crescerem colectivamente e nunca olham para o treinador da B mas sim para o da A! Se um conjunto de jogadores não se mentalizaram em fazer uma equipa, ter objectivos pontuais, ter objectivos colectivos como é que crescem o suficiente para chegar a algum lado?! Se estão apenas na B para serem observados e testados por uma marionete do treinador da equipa A?! E vamos continuar a queimar jogadores, safando alguns (poucos) que emprestados crescem e dão provas cabais de caber na A…
Estou como o Cherba…genuinamente preocupado com a equipa B…de repente parece que não temos ninguém que realmente saiba formar jogadores e não aparenta haver crescimento nesta idade de ligação…Espero que o João de Deus venha efectivamente dar a volta a isto, que represente uma alteração da filosofia e na forma de trabalhar da equipa B! Espero que isto esteja a ser tudo pensado desde o inicio do ano…
7 Outubro, 2014 at 11:06
O Esgaio não é nem nunca será um bom LD.
Espero que a integração do ML sirva para isso.
Esgaio dava um bom interior ou um ala… nunca extremo e muito menos LD. Não tem velocidade para um e para outro. Quanto muito dava um bom lateral se não tivesse missão ofensiva. Era defesa… ponto!
7 Outubro, 2014 at 11:12
Se fôr assim, se esgaio passar para interior ou extremo…isso é apenas mais uma prova como a B não serviu para nada até agora…andaram a perder tempo a tentar adapta-lo a lateral! Eu por acaso acho que vai dar um excelente lateral, daqueles que entra bem na área, com golo mas também com cruzamento! Mas o Esgaio (como para mim pode acontecer ao Mané) são 2 casos que estão na corda bamba entre o vai dar ou não vai dar porque a nossa equipa B é o que é…há 2 anos ninguém duvidava que tínhamos ali 2 grandes talentos….
7 Outubro, 2014 at 11:27
Pois, só que tu no Esgaio só lhe estas a ver a parte ofensiva… não te esqueças que estás a falar dum LD. E que eu saiba, um Lateral ainda é um DEFESA. E como defesa, ele não recupera bem, expõe muito as costas. Se fores rever alguns dos jogos que fez na A vez isso mesmo. E eu não falei dele como extremo (à imagem dum Capel) mas sim de ala.
Para mim, interior ou ala enquadram-se melhor nas suas características do que posições que lhe exigem uma velocidade que ele não tem.
7 Outubro, 2014 at 12:07
Nesta altura, depois de 3 anos na B não achas que ele devia ter a sua posição mais do que definida?! Eu tenho muito receio que o Esgaio se torne num Pereirinha….Polivalente que acaba por não fazer bem nenhuma posição, embora se perceba que tem valor…
7 Outubro, 2014 at 12:12
Eu acho que sim.
Não entendo esta fixação pela opção dele como LD.
Sobretudo porque tem uma capacidade criativa fora da mediania que não faz falta a um lateral. Claramente um caso desaproveitado.
7 Outubro, 2014 at 11:13
É isto Tiago, é isto tudo. Completamente de acordo.
7 Outubro, 2014 at 11:23
Será que já se convenceram que afinal com a Champions não andamos a rodar 25 jogadores?! E afinal jogam apenas 16/17?!?!?!
Estes são os únicos que ainda não jogaram: Boeck, Rabia, Gauld, Slavchev e Shikabala. Foram já utilizados 21 jogadores.
7 Outubro, 2014 at 11:27
Geraldes, Sacko…
7 Outubro, 2014 at 11:31
Eh pá… entrámos em Outubro…
temos 1 mês e meio de competição???
Querem andar a fazer rotação à bruta com este tempo de jogo???
Boeck não joga… porque será? Acho que o jogo com o Chelsea diz porque.
Rabia tem estado parado por lesão.
Gauld foi assumidamente uma questão de “crescimento” na B, de adaptação ao país…
Slavchev provavelmente não está adaptado e com mais dificuldades.
Shikabala… enfim.
Eu era gajo era para exigir mais dum Heldon ou assim.
Com mês e meio de competição, utilizar geralmente 17 jogadores é mau???
7 Outubro, 2014 at 11:36
Ricardo…you are missing the point! Utilizar 17/18 jogadores para mim é o correcto! O que para mim não faz sentido é ter um plantel de 25 + a equipa B com outros tantos ou mais! E sempre que defendi isso me vieram com a história da Liga dos Campeões…o que eu estou a mostrar agora é que mesmo com liga dos campeões, um plantel de 25/26 jogadores + equipa B é um abuso (O Lo Patego tem bem mostrado isso…)!
7 Outubro, 2014 at 11:45
Por isso é que te digo.
Vou esperar para perceber (já que não tenho informação para mais) o que se vai fazer em Janeiro.
Concordo contigo quando dizes que aparentemente (não me debrucei sobre quantos são ao certo) há gente a mais entre A e B… mas repara, como fazes treinos se não tiveres, no mínimo, 22 jogadores? E isto, tens de ter para a A e a B…. logo, 25 jogadores por “plantel” e no máximo, 50 ao todo, para mim, não me parece excessivo… estou obviamente a contar com lesões.
7 Outubro, 2014 at 11:51
Ricardo ok estamos em Outubro. Mas acreditas que Shikabalas, Heldons, Geraldes, Sackos vão ter muito mais minutos este ano?
Se o Tanaka, Gauld (vou dizer mais uma vez, não está a fazer nada na B) e Slachev não tido tido espaço…
7 Outubro, 2014 at 11:55
O Slavchev ter uns minutos quando o André Martins abandonar o barco, até lá nem calça.
VENDAM O ANDRÉ MARTINS EM JANEIRO CARALHO!
Ainda vão renovar com o gajo, quando claramente já só está a desvalorizar no banco ou na bancada.
Se renovarem com o gajo podem colar um autocolante de incompetência na testa.
7 Outubro, 2014 at 12:07
prrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….
Substituição na “equipa” do LàS:
Sai, com o nº 4, Marcos Rojo (UUUUUUHHHHH…)
Entra, com o nº 8, André Martins (UUUUUUUHHHHHH…)
😀
7 Outubro, 2014 at 12:17
Concordo com muitas coisas que dizes aqui na tasca (sobretudo sobre a formação)…não concordo claramente com a opinião que tens do André Martins, como não concordo com a que tinhas do Rojo.
7 Outubro, 2014 at 12:53
Matias, elucida-me, qual é a minha opinião sobre o André Martins?
Eu gosto do André Martins, mas a jogar a 8… E nessa posição não terá espaço!
O Sporting não pode é vendê-lo depois de um ano inteiro no banco ou na bancada. Tem de aproveitar agora que o passe está bem cotado, depois de um ano de titularidade no Sporting.
Não confundas as coisas.
7 Outubro, 2014 at 12:09
Isso era uma boa pergunta para o Marco.
Sobretudo no caso do Heldon, que parece que ainda não “saiu” da Madeira…
7 Outubro, 2014 at 11:56
Eu acho que o ideal são 45/47 jogadores no total dos 2 planteis…25 nos 2 planteis acho muito…
Acontece o que está a acontecer…acho que nem sequer sei o nome de todos os jogadores do plantel do Sporting que não jogaram nos últimos 3 jogos nem na A nem na B (mesmo sem estarem lesionados)! E para conseguires dar tempo à maioria andas a rodar estupidamente a B, nunca criando um colectivo e um sentido de jogo que faça os seus jogadores crescer…
Estou contigo…espero por Janeiro para ter a certeza que estamos a mudar de rumo (ou pelo menos que temos um) porque neste ultimo ano e pouco não temos tido…
7 Outubro, 2014 at 11:33
Utilizados…quantos minutos tem o Hendon depois de voltar o Nani?! Quantos minutos tem o Tanaka?! Quantos minutos tem o M. Lopes?! Quantos minutos terá o Esgaio depois de este assunto Miguel Lopes resolvido?!
Utilizados…se em 10 jogos oficiais fazem 20 minutos para mim não é propriamente ser utilizado…é mais encher chouriços…foi ele como poderia ter sido outro qualquer…
Para mim utilizados a sério foram o Patricio, Esgaio (lá está…quantos mais terá agora depois do M. Lopes entrar?!), Paulo Oliveira, Mauricio, Sarr, Jeffersen, Jonathan, Rossel, William, Adrien, A. Martins, João Mário, Nani, Carrillo, Capel, Mané, Slimani e Montero! 18…em 25/26 que o plantel tem…e alguém acha que 95% dos jogos não vai andar à volta destes jogadores?!?!
7 Outubro, 2014 at 11:06
Espero que esta decisão sobre JdDeus possa ser um passo para a reorganização da formação. Tenho muitas dúvidas que não haja descontentes na B e nos Juniores A no que a remunerações digam respeito, porque muitos querem ganhar mundos e fundos de um dia para o outro. É preciso coerência nas decisões, transparência na informação e acarinhar os jogadores. Acredito no “pai” da Formação do Sporting e ele só pode ser consultado a todo o momento; só temos a ganhar com isso.
7 Outubro, 2014 at 11:09
há muito menos putos a jogar à bola… isto já não é a colecção de latas de coca-cola do méxico 86.
7 Outubro, 2014 at 11:10
O problema que vejo em João de Deus é que já é um treinador de 1ª Liga. Agora imaginemos que ele faz um bom arranque, chama a atenção e um treinador da 1ª Liga é despedido, lá nos arriscamos a ter o 4º treinador a meio da epoca.
7 Outubro, 2014 at 11:18
Na minha modesta opinião, acho que o problema é muito maior do que a questão da equipa b.
Tudo começa nos escalões mais pequenos, os putos só querem bola, os pais só pensam em garantir dinheiro.
Se o clube A oferece aos pais 100, o clube B 10 e uma aposta na formação, por quem é que os pais optam?
Se não conseguirmos lutar contra isto, de pouco serve a equipa b, pois os melhores da formação não estarão no nosso clube…
7 Outubro, 2014 at 14:04
É com certeza, um factor importante
7 Outubro, 2014 at 11:19
Não tenho dúvidas que JdD é um upgrade relativamente a Abel e Barão. Técnico disciplinador, organizado e metódico. Não era a minha escolha, gostava mais de ver Van der Gaag à frente da equipa B, mas não posso deixar de estar satisfeito com a vinda de JdD.
Continuo a não perceber o que anda o Gauld a fazer na equipa B sem um único minuto jogado ainda na equipa A. Espero não estarmos em Março e ainda a ver o Gauld guardado e protegido dentro duma redoma de vidro e sem jogar 1 único minuto na equipa A. Mas isto sou eu que acha que um jogador com tantos atributos deve ser metido a treinar e a jogar com a equipa A…
7 Outubro, 2014 at 11:36
com a facilidade com que inúmeros adeptos rotulam de “merda” os jogadores que aparecem, espero que o puto Gauld, quando se estrear, faça, pelo menos, meia dúzia de assistências e um golo de bicicleta…
7 Outubro, 2014 at 12:05
Golos “de bicicleta” é para o Dramé, pá… 😉
7 Outubro, 2014 at 12:37
E espero sobretudo que se não conseguir impor-se logo…não comecem “os assobiadores o seu serviço…”
SL
7 Outubro, 2014 at 13:05
e que jogue de calcoes e nao traga nenhum Kilt lá da Scotland… eheheh
7 Outubro, 2014 at 16:19
Se for um kilt preto ainda passa…
7 Outubro, 2014 at 17:35
nao há…
todos os kilts teem de ter padrao, correspodente ao cla a que pertencem, eheheh
7 Outubro, 2014 at 17:15
Há por aí gente que fala do Gauld sem pensar que o puto faz 19 (DEZANOVE) anos em meados de Dezembro…
7 Outubro, 2014 at 11:29
Concordo com a maioria das opiniões.
Não me parece relevante se o treinador é o A ou B. O que me parece mais importante é a estratégia e essa ou não existe, ou não é visivel.
Plantel desamiado longo. Jogadores com enorme qualidade tapados em detrimento de alguns que já provaram que são claramente erros de casting ( sambinha ? Enoh’s? Cisse’s) ? .
E depois algo que me tem feito enorme confusão. Não faria mais sentido jogadores com slatchev, Tanaka , Heldon fazerem alguns minutos? Não têm jogos na Equipa A. Vão invariavelmente para a Bancada. Quando tiverem oportunidade de jogar vão ser criticados porque ” não jogam nada ” e isto e aquilo.
Mas quem é que espera que um jogador evolua nos treinos???
7 Outubro, 2014 at 11:31
Bem … tenho lido aos poucos os vossos comentários neste post este assunto preocupa-me e muito. Estou a dar formação e basicamente não estou no pc, mas queria estar.
Posso dizer-vos que joguei contra o J. Deus (estava ele no Setúbal). É boa pessoa.
É um treinador defensivo? É. Com jogadores de qualidade nas mãos pode fazer um bom trabalho? Pode.
Responde ao Marco? Sim …
O Marco opinou sobre esta contratação? Não? Foi dos últimos a saber.
Equipa B vai trabalhar nos moldes da A? Tenho muitas dúvidas e espero que ele e o Marco se entendam, só teremos a ganhar com isso.
Se Boa Morte era opção? Ainda está verde.
O Marco tem tentado ao máximo juntar a equipa A com B … Vamos ver agora …
7 Outubro, 2014 at 11:39
“O Marco opinou sobre esta contratação? Não? Foi dos últimos a saber.”
Foi dos últimos a saber? E então? Quem tem de traçar o perfil de treinador dos B’s é o responsável pelo futebol de formação do SCP, e comunica-lo posteriormente ao treinador. O Marco não é Manager, ai sim, faria sentido que ele tivesse uma palavra “a dizer” sobre a escolha.
Se foi dos últimos a saber antes da entrada (entenda-se, contratação), faz sentido que assim o seja. A decisão cabe, em última instância, a quem manda. Marco só tem é de ser profissional e “enquadrar” devidamente o seu trabalho com o da B. Não quero o Marco com mais responsabilidades do que treinar a A que já é muito.
7 Outubro, 2014 at 12:35
Cada um tem direito à sua opinião. O que eu gostaria de ver era uma equipa B a jogar como a A, tudo entrosado e organizado, onde o treinador da equipa principal tenha papel decisivo neste processo.
Métodos de treino preparados em conjunto, 11 discutido entre os dois tendo em conta vários factores, como físicos, técnicos, etc.
Um projecto a médio/longo prazo, onde até aceitava que no curto prazo fiquemos a meio da tabela.
O que não gosto é de ver que temos um jovem e promissos treinador, cujas funções são limitadas (o que aceito), mas mais grave, opinião não consultada.
7 Outubro, 2014 at 12:44
Eu não concordo….a equipa B deve ser o máximo autónoma possível (salvo raras excepções) a nível de jogadores! Porque:
1º Os jogadores não respeitam o treinador que trabalha com eles porque o que interessa agradar não é à marioneta mas sim ao principal (“Mas eu fiz este caminho todo para falar com um ajudante?!?!?” LoL)! E isso tem sido visível em muitos casos;
2º Não crias um verdadeiro espírito de grupo…uma vez que o grupo varia imenso! E sem um grupo coeso não consegues fazer uma equipa;
3º Não crias uma equipa…se a B é um poço de experiências e de vai e vem, os que lá estão não aprendem nada de concreto…e muito menos a jogar como a A…
Para mim a equipa B era definir um modelo de jogo (idêntico ao da A), escolher um treinador em conformidade com isso, definir um plantel o mais fechado possível e fazer dela uma verdadeira equipa! Assim sim, poderíamos ver os jogadores a crescer…individualmente, colectivamente e mesmo como homens. Claro haveria excepções…muito pontualmente um jogador da A precisa de ritmo ou porque vem de lesão ou porque será muito utilizado brevemente! Tudo bem! Mas mesmo esses integram muito mais facilmente uma equipa estável e coesa do que uma manta de retalhos! O mesmo ao contrário…jogadores da B que sejam precisos na A (que convenhamos…são muito poucos os casos…) sobem com calma! Vão treinando de vez em quando com eles e tal…
7 Outubro, 2014 at 12:54
Tiago, não precisas de variar muito o grupo.
Nisso, o LAS é tão claro … goste-se ou não.
Tens miudos promissores, aposta neles. Tens jovens lá de fora, promessas e possíveis grandes negócios financeiros … ok … um caso ou outro tudo bem … mas porra, formação é o nosso ADN!
Agora, queres a equipa B para q??? Então empresta a malta a clubes da primeira liga ou lá fora …
A equipa B tem de ser o passo final para a A no caso dos fora de série e o penultimo passo para um segunda linha, onde podem rodar noutra liga.
Tem de jogar ao ataque, em posse de bola, jogar como um grande!
7 Outubro, 2014 at 13:11
Tudo certo! O que eu não concordo é com:
“onde o treinador da equipa principal tenha papel decisivo neste processo.” e com “Métodos de treino preparados em conjunto, 11 discutido entre os dois tendo em conta vários factores, como físicos, técnicos, etc.”!
Exactamente por tudo isso que dizes, eu não concordo que o treinador da A tenha um peso especifico na B a não ser em casos muito extraordinários, como disse…
A direcção define um modelo de futebol, define como quer as suas equipas a jogar (Jogar à Sporting) e contrata treinadores (para a A e para a B) em conformidade e depois cada um faz o seu trabalho! As estratégias globais podem ser definidas em conjunto agora…o plantel, o 11, a gestão da equipa e do plante e em quem (do plantel da B) se aposta, isso deve ser da responsabilidade do treinador da B…única e exclusivamente…por todos os factores que disse antes! Agora o treinador da equipa A tem esse peso todo…muda o treinador da A vai ter de mudar o da B, formas de jogar, jogadores aposta…muda tudo?! Não concordo….
Aliás o melhor período de formação de jogadores e da própria equipa B foi quando isto aconteceu…com o Oceano…autonomia, aposta num sistema, aposta num plantel certo e tudo mais! Quando se começou a tentar baralhar a A com a B e papeis mistos e tudo mais foi quando começou tudo a correr mal…
7 Outubro, 2014 at 14:08
Tiago, certamente o Marco qd assinou sabia para o que ía, o BC abriu o jogo todo.
Agora, será que o “sabia para o que ía” era o mesmo na altura que agora?
Duvido.
7 Outubro, 2014 at 13:00
Miguel, vamos com calma.
O Marco também é novo e tem TUDO para mostrar.
Calma que o rapaz faz-se.
Ele tem um contrato de 4 anos… que espero que o prolongue, será bom sinal.
Acho que essa responsabilidade, para ele, neste momento, era desnecessária. Para já, que treine a A e coordene o seu trabalho com a B da melhor maneira possível. E para já está bom… o Marco foi contratado como treinador… se um dia revelar competências para ser mais que isso, porque não?
Mas com calma… baby steps…
Ele ainda agora está a tentar por a equipa a estabilizar o seu jogo, ia agora ter opinião sobre a reestruturação do futebol do SCP?
Tá cedo para isso…
7 Outubro, 2014 at 17:29
A questão não é o “marco”.
É o TREINADOR DA EQUIPA PRINCIPAL!
Se lá estivesse o Capelo, diria o mesmo.
Para mim, cada macaco no seu galho.
7 Outubro, 2014 at 17:43
Concordo a 100% contigo…O Marco é treinador da equipa principal e cada macaco no seu galho! Por isso é que defendo total autonomia para o treinador da equipa A e para o da equipa B, desde que dentro do modelo e estratégia de jogo pré-definidas…no máximo com um ou outro caso pontual em que um jogador da A precise mesmo de ganhar ritmo (por vir de lesão ou por atraso na preparação ou assim)…de resto para mim o treinador da B deve ter total autonomia para treinar, seleccionar, escolher, por o 11 a jogar, substituir…tudo…
Volto a dizer…desde que dentro de um modelo de jogo previamente acordado no principio da época e com relatórios e reuniões regulares para afinar esse mesmo modelo de jogo (quando digo modelo digo táctica, tipos de jogo, movimentos e formas de abordar os jogos)!
Assim ao jeito das selecções A e sub.21, mas com a opção de muito pontualmente haver jogadores da A que por algum motivo especifico precisem de ritmo…
Agora a questão de o que lhe disseram no principio, o que seria o seu trabalho, o que é hoje, todas as alterações ou confrontos entre direcção e ele…isso….isso eu não sei…
7 Outubro, 2014 at 13:27
Ricardo, sendo o mais sincero possível, quem não pode ser Manager é o Presidente. Ponto. Até porque tem mais, muito mais, com que preocupar-se.
p.s. – para mim faz todo o sentido o Marco ter alguém na B que comungue das suas ideias. E as duas equipas trabalharem o mais próximas possível. Aliás, se pensarmos bem, foi isso que nos venderam: plantel relativamente curto, tendo a B como complemento, ou seja, existiria uma circulação de jogadores entre as duas equipas. Se são tratas como duas caixas separadas, como é que se promove esse dois em um?
7 Outubro, 2014 at 13:38
Não promoves a não ser em casos muito pontuais e específicos…De qualquer forma não tem acontecido! Tirando o Esgaio, que subiu para colmatar a lesão do Miguel Lopes e do Cedric, e de alguns jogadores da A que ganham ritmo na B (tapando jogadores da B) quais os exemplos dessa comunhão entre planteis?! Lembro que o Mané não andou entre as 2…o Mané subiu à A e não voltou à B! Eu não me apercebo disso…Até porque não me apercebo desse plantel relativamente curto…
Essa comunhão é possível em casos muito pontuais e continuaria a ser…teres 2 laterais direitos lesionados, 2 laterais esquerdos, etc, etc! Mas desde que ambas as equipas tenham o mesmo modelo de jogo (e para isso o Marco Silva não precisa dar o 11 nem dizer quem deve ser ou não aposta), tipo um 4x3x3 de futebol de posse, apoiado e com os extremos a jogar por dentro, desde que a estratégia geral esteja definida não vejo o porque de Marco Silva interferir mais, aliás só vejo as desvantagens que disse antes…
7 Outubro, 2014 at 14:09
Nem eu disse que podia ser.
O que eu acho é que o Marco, certamente, neste momento, não pode ter essa responsabilidade. Querem tornar o gajo mais stressado do que ele aparenta ser (veja-se quando as coisas não correm pelo melhor a cara de tensão que tem)?
Então vamos atirar-lhe com uma responsabilidade dessas pra cima? Nem acabava a época!
É preciso saber exactamente o que se quer.
Quer-se um Manager? E o Inácio, onde fica no meio disso? Quer-se alguém que coordene a formação até a B, separado da A? Onde fica o Virgílio? Ou alguém que pense o futebol num todo?
Vamos lá por ordem na mesa, gente.
7 Outubro, 2014 at 14:15
“p.s. – para mim faz todo o sentido o Marco ter alguém na B que comungue das suas ideias. ”
Nem eu disse nada em contrário. O que eu disse é que ele pode e deve ser ouvido, mas que não tem de ser uma decisão “também” dele. Ele dá a sua opinião e certamente será tomada em conta. Agora, não se pode é vincular a sua opinião a “sim” ou “não”… senão, para que raios serve a direcção da SAD?
Marco Silva deve ser ouvido? Claramente! Nem interessa se foi dos primeiros ou dos últimos a ser ouvido… tem de ser ouvido e ponto!
Marco Silva tem de dar palpites sobre a pessoa em si? A meu ver, não! Quem decide isso é a direcção. Pode opinar sobre as suas caracteristicas, agora, palpites não. Até poderia ter alguma sugestão, mas, no caso de não ser atendida também não poderia ver isso como um voto de desconfiança nas suas capacidades.
Em termos restritos (entenda-se a escolha DA pessoa) ele não deve ser tido nem achado porque não é responsabilidade do Marco definir a politica de formação do SCP.
7 Outubro, 2014 at 17:31
Deve ser ouvido. Ponto. Seja o Marco, seja o Ferguson.
Se a sua opinião é tida em conta, já é outra coisa.
Mas tem de haver claramente um trabalho de equipa. O marco não quer ser nenhum manager, foda-se. Quer é que o deixem trabalhar em paz para fazer o que sabe.
7 Outubro, 2014 at 11:53
seria bastante questionável avançar-se para o Boa Morte como treinador…
Equipa B vai trabalhar nos moldes da A?
ora aqui está uma pergunta para um milhão de dólares
7 Outubro, 2014 at 14:24
Era quase o mesmo que se fez ao Sá…
Era queimar etapas.
A uma escala diferente, mas era…
7 Outubro, 2014 at 12:14
É um treinador defensivo? É. Com jogadores de qualidade nas mãos pode fazer um bom trabalho? Pode.
um bocado jacques de la palisse…
todos nós com bons jogadores fazemos boas equipas.
7 Outubro, 2014 at 12:36
Sério? Iá jurar que há por aí treinadores com tão boas equipas só fazem merda e outros que pouca matéria prima fazem milagres …
7 Outubro, 2014 at 12:39
Pelos vistos nem todos senão o Abel e o Barão ainda lá estavam…
7 Outubro, 2014 at 11:38
O post toca numa ferida que deve tem de ser sarada. A equipa B não é para discutir títulos, certo. Mas agora não me digam que ao Gauld, ao Iuri e ao Podence faz falta o jogo de chutão, a falta de automatismos e de trabalhar um sistema tático! Sempre tive ideia que estas rotinas nunca são em de (masia), e que são essenciais na consolidação do potencial de um jogador. Neste momento a equipa vive de lampejos individuais, o que numa liga como a Vitalis, com um futebol muito físico pode ser crítico. Podence, Gauld, e Iuri, mas também Wallyson são sacos de pancada. É certo que nestas idades diz que lhes faz bem, mas os cascudos, eu sempre os preferi com a mão aberta, em vez de serem com os pés juntos. E na nuca, não nas rótulas! O Podence lembra-me o Hazard, quando jogou contra nós pelo Lille com 20 anos. Por este andar, não sei se chegará aos seniores. Havendo uma estratégia, que obedece a um plano, e havendo alguém com competência para o executar, conseguiremos estabilizar o projecto da B, e tornar aquele que deve ser o tirocínio no futebol profissional, num momento de afirmação plena do futebolista de formação. Como as coisas estão, não há grande critério para se promover fulano ou cicrano à equipa principal.
É pois importante que que cada jovem tenha um cronograma de inserção no futebol profissional.
Não sei se as contratações têm sido acertadas, talvez não, mas o mais importante é que não se consegue potenciar o suficiente para os fazer subir para os AAs.
É certo que esta direção herdou um fardo de problemas imenso, que nos últimos 5 anos a academia passou por uma enorme turbulência, mas com o segundo ano de mandato a meio, urge “arrumar” esta secção, pois ela é por estes dias, ainda, factor que nos distingue mundialmente.
P.S. Vi pela primeira vez a equipa B no último fds. Não gostei. Aguentei estoicamente até ao fim, à espera dum rasgo, e nada. Além daquilo que referi acima, há a questão dos jogos serem televisionados (mal e sem repetições…). O produto Sporting que ali passa deve ter outra apresentação.
SL
7 Outubro, 2014 at 11:47
É importante ter alguém com larga experiência a coordenar todo o futebol da academia. Duvido que o Virgílio seja a pessoa com esse perfil.
7 Outubro, 2014 at 11:55
É isso! Um manager (obrigado Ricardo) estava-me a faltar o nome. E depois, como eu já referi anteriormente: um staff para gerir as carreiras dos jogadores. Faz-me confusão não haver um plano bem pensado para colocar jogadores-chave a rodar em clubes estrangeiros. Se dá trabalho? Claro que sim, mas sem trabalho nada se consegue. Alguém que mexa o cú! Parece-me que anda muita gente a papar sono!
Isto do SCP ter uma das melhores escolas de formação qualquer dia passa a ser uma espécie de mito urbano.
7 Outubro, 2014 at 11:57
Porque não o Manuel José?!
7 Outubro, 2014 at 12:02
Que arrepio na espinha do crl…
O Manuel José como coordenador da formação do Sporting?!?!
7 Outubro, 2014 at 12:08
É um exemplo!
7 Outubro, 2014 at 12:16
LoL! ;)!
Só que eu acho que o Manuel José é uma pistola de fulminantes…faz barulho como crl mas não aleija ninguém…;)! Com todo o respeito por ele…
7 Outubro, 2014 at 12:34
Eu só acho que meter o Manel Zé na formação era quase o mesmo que colocar o Petit a fazer renda de bilros…
7 Outubro, 2014 at 12:38
Bem visto (em meu entender é claro…)…
Petit a fazer renda de bilros…ehehehehehe…!!
SL
7 Outubro, 2014 at 17:13
Quem sabe se não é mesmo para isso que o gajo tem jeito…
7 Outubro, 2014 at 12:04
O Manel Zé quer é sopas e descanso, DeFran…
7 Outubro, 2014 at 11:58
Embora não goste da pessoa em questão, que como treinador senior nunca provou nada e até teve a melhor equipa do SCP dos últimos 30 anos (Figo, Cherba, Balakov, Amunike e outros), Carlos Queiroz não seria alguém com essa visão abrangente da formação? Pelo menos um upgrade em relação ao Virgilio não seria?
7 Outubro, 2014 at 12:01
Infelizmente o Queiroz ainda acha que é treinador….um dia que ele perceba que o lugar perfeito para ele é director e coordenador da Academia do Sporting será um homem feliz e faria os Sportinguistas a prazo muito felizes! Assim anda apenas a deixar tristes todos os amantes de futebol…
7 Outubro, 2014 at 12:12
Nisso tens razão, além de ser um gajo com um feitio muito dificil e quase sempre com conflitos com as suas direções e também com os jogadores. Veja-se o braço-de-ferro com o Santana Lopes, com a FPF e também alguns problemas com jogadores.
Mas sem duvida que precisávmos dum manager para a Academia com uma boa visão da formação e no desenvolvimento de jogadores até à idade senior.
7 Outubro, 2014 at 12:03
Não me parece que o gajo que não justificou a ausência de Montinho no mundial de 2010 e que despoletou todo o problema que deu na saída dele seja uma solução para o que quer que seja relacionado com o Sporting.
O Queiroz de 1989 e 1991 não tem nada a ver com o de agora… Mais depressa apostava num Nelo Vingada.
7 Outubro, 2014 at 12:05
Concordo!
7 Outubro, 2014 at 12:06
Ou isso….podia ser o Queiroz mas tinha de ser um Queiroz consciente do que ele realmente é e não este, que gosta de pensar que é o que não é…
Nelo Vingada também não desgosto….
7 Outubro, 2014 at 12:15
Ou até o Agostinho Oliveira (creio que se chama assim) que treinou equipas das selecções jovens há relativamente pouco tempo.
7 Outubro, 2014 at 12:19
O Agostinho não acho tanto…alguém que conheça muito bem o que é formação (como é o caso) mas acho que é muito importante que seja alguém que conhece também o futebol sénior muito bem…para se fazer o melhor caminho é preciso saber o ponto de partida, o miolo mas também é muito importante conhecer bem o ponto onde queremos chegar…
Com todo o respeito pelo Virgílio…acho que ele só viu o caminho 1 vez (como jogador) e foi num mapa desactualizado….
7 Outubro, 2014 at 12:29
Eu estava a falar como Manager…
Mas olha que uma equipa Nelo Vingada (mais organizacional) / Agostinho Oliveira (mais operacional) não me parecia, assim de repente, nada mal esgalhado…
7 Outubro, 2014 at 12:33
Por exemplo! Não sei se tínhamos dinheiro para os 2 e se os 2 estariam disponíveis para trabalhar juntos mas era um exemplo…
7 Outubro, 2014 at 12:43
Se lesses uns pedaços da biografia que saiu hoje do Roy Keane, arrumavas já essa conversa do Queiroz.
Não quero ver esse gajo nem na margem sul quanto mais Alcochete
7 Outubro, 2014 at 12:45
Porque?! O que fez ele ao Roy Keane?! Não que ache que vai mudar alguma coisa…o Queiroz é o Queiroz…mas fiquei curioso!
7 Outubro, 2014 at 12:50
o Keane arrepende-se de não ter ido à tromba do Queiroz, até porque o considera responsável por ter deixado o ManU
mas a parte brutal é quando ele relata ter andado ao soco com o Schmeichel!
7 Outubro, 2014 at 13:00
O Keane à porrada com o Schmeichel?!?! Pitbull Vs. Grand Donis!?
Tenho de comprar esse livro…
7 Outubro, 2014 at 12:52
In his updated autobiography, “The Second Half,” Keane says: “He was just on my right shoulder; how I didn’t f*****’ hit him again – I was thinking, ‘The villa in Portugal, not treating me well in training – and he just used the word “loyalty” to me.
“I said, ‘Dont you f****** talk to me about loyalty, Carlos. You left this club after 12 months a few years ago for the Real Madrid job. Don’t you dare question my loyalty. I had opportunities to go to Juventus and Bayern Munich. And while we’re at it we spoke about training downstairs. And were just on about mixing things up in training a bit.”
When Queiroz insisted the players needed “repetition” Keane replied by asking him if he always made love to his wife in the same position.
That’s when Ferguson stepped in, saying: “That’s enough. I’ve had enough of all this stuff.”
7 Outubro, 2014 at 12:58
LoLOlOL! O Keane é fdd também! hehehe! Brutal…curto á brava estes episódios de bastidores! Nós nem sonhamos as merdas que se passam…
Bem…isso para mim prova (mais uma vez) que o Queiroz não é treinador…daí director para a área da formação, longe do banco e longe dos jogadores! Define estratégias, orienta treinadores, define fases de crescimentos, necessidades, planos específicos para fases especificas de formação, estratégias de crescimento, estratégias de passagem dos juniores para a B e da B para a A, sendo ele o topo da pirâmide antes do presidente!
Acho é que ele pensa que é mais do que isso…e não é! Daí que para mim seja desadequado! Só se ele caísse na real…
7 Outubro, 2014 at 12:08
Alguém com esse tipo de perfil, por exemplo. Embora não o curta muito.
Penso que já muitas vezes foi referido por tasqueiros, no entanto, vou dizer o que penso:
Se o SCP é uma referência na formação? Sim, indiscutivelmente. A metodologia de trabalho será a melhor? Tenho sérias dúvida. Porquê? Cá vai:
A academia não consegue formar avançados! Não parece haver treino específico para determinadas posições. É inacreditável. Os avançados/pontas-de-lança carecem de treino específico. Eles não nascem ensinados. Não me venham com a treta de que o tuga não tem perfil para esse tipo de posições. Isso é uma mentira. Basta reparar que durante os últimos anos a morfologia padrão do tuga tem evoluído. Já não somos um povo de baixa/média estatura.
7 Outubro, 2014 at 12:23
Acho que a dificuldade da formação de avançados está no pós-juniores! Eles são formado e formatados para ter muitas oportunidades e para jogar 1º com algum espaço mas sempre em ataque continuado! Depois é preciso fazer a passagem para os seniores! Nas equipas A é muito difícil! Não têm minutos! Se são emprestados vão para um mundo muito diferente, onde têm metade das oportunidades de golo e passam o tempo a correr para defender e atrás de um qualquer chutão! Resta a equipa B….mas é muito difícil formar um PL…é uma daquelas posições que vai ser muito complicado de formar em Portugal num clube grande…
7 Outubro, 2014 at 13:41
Quem viu a entrevista do Aurelio Pereira ao Fernando Correia entendeu porque é que não formamos avançados.
7 Outubro, 2014 at 13:43
Não vi…quando foi?!?!
7 Outubro, 2014 at 13:47
Foi na outra semana faz amanhã duas ou tres semanas mas tem passado. Ele explica que o metodo do Sporting tem muito por base o futebol de rua e todos aqueles grandes extremos que formamos começaram pelo centro do terreno a desenvolver a tecnica e depois era só desviar para a linha onde se no meio do campo eram bons na linha soberbos. Agora esta é uma conclusão minha posso ate estar enganado, mas quando jogavamos futebol na rua, todos queriamos a bola para nos e entrar com ela na baliza, nunca jogavamos com avançado, ou melhor jogavamos, era o pior jogador, o mamoso que ficava junto ao GR contrario apenas para encostar e esse ninguem queria ser.
7 Outubro, 2014 at 12:07
Cheba, sinceramente, e sem ironias, não consigo perceber o porquê do Virgílio causar-te pesadelos (que espero que sejam só daqueles retóricos e não dos reais). Reconheço que será com certeza fruto do meu desconhecimento das suas limitações. Seria extremamente útil, para mim e para quem partilha comigo esta ignorância, se pudesses explicar que razões concretas te levam a desconfiar tanto do Virgílio.
E se, por exemplo, o diogo matos te dava mais ou menos pesadelos.
E, já agora, dar também algumas ideias sobre quem o poderia substituir. Alguém que não o Boloni, que deve estar neste momento a ganhar um ordenado das arábias e que tem estado num trajecto descendente na sua carreira, desde que foi Campeão pelo Sporting.
7 Outubro, 2014 at 12:23
Leão de Trafalgar eu vejo o Virgílio como o homem certo para blindar a Academia dos abutres que possam querer rondar o nosso espaço. Uma espécie de «mad-dog» para impor disciplina, mas nunca como o coordenador da academia.
7 Outubro, 2014 at 12:54
Tenho tendência em concordar contigo nessa…
7 Outubro, 2014 at 13:39
Se calhar estas certo e é esse mesmo o papel dele. A academia tem de ser blindada por um autentico Sportinguista e ainda ha muito para fazer, encontrar e limpar muito lixo.
7 Outubro, 2014 at 12:54
Leão,
o Diogo Matos não me provocava pesadelos. O Diogo Matos era uma espécie de Krueger: metia-me tanto medo que eu nem adormecia.
Quanto ao Virgílio, e como eu gostava de vir a engolir estas palavras, parece-me tudo menos um gajo preparado para gerir uma Academia e planificar todos os nossos escalões de formação. Pode ser um gajo bom para estar no terreno, pode ser um gajo bom para fortalecer o Sportinguismo, pode ser um gajo bom para, como disse o Ivone, ajudar a blindar a Academia. Não o vejo, de todo, como um gestor e ainda menos com conhecimentos de uma estratégia e implementação táctica transversal a tantas equipas.
7 Outubro, 2014 at 12:58
quanto a sugerir nomes para o homem forte da Academia e da Formação, não é uma resposta que eu tenha no bolso. Como disse lá mais para trás, deve ser um desafio entusiasmante encontrar essa pessoa, ainda para mais com restrições financeiras.
Olha, aí está uma pergunta que eu faria ao Bruno: ao longo dos dois anos que teve para preparar uma segunda candidatura, fez um estudo exaustivo sobre pessoas que pudessem gerir a Academia? Ou Virgílio foi a sua primeira e única escolha?
7 Outubro, 2014 at 12:12
Desportivamente, entenda-se, estou-me a cagar para a equipa B, até poderia ser um clube satelite nacional ou estrangeiro.
O propósito é formar e servir de incubadora para equipa A.
João Mário, André Martins, Dier, Bruma, Illori, Semedo e Mané entre outros, são pré-BdC. Há mais para a A? Não.
Quanto tempo para surgir alguém? 3 ou 4 anos?
São as consequências do cheque e vassoura de Godinho Lopes. Comprou forte e feio e tapou de seguida com a formaçao.
Temos um gap de 3/4 anos, grave, na formação. Talvez assim percebam a contratação de Gauld, Jonathan, Slavchev, Paulo Oliveira, Gazela, Sacko, Sarr, etc.
Por isso entendo que a gestão da formação deve ter prioridade vital.
7 Outubro, 2014 at 13:05
Skuravy,
eu acho que, nos próximos dois anos, temos jogadores cujo potencial pode e deve confirmar-se: Luís Ribeiro, Tobias, Chaby, Iuri, Podence, Ponde. Depois Gelson Martins, Domingos Duarte e José Postiga, por exemplo.
Sabes o que eu acho ridículo, no meio disto? Afirmar que o facto de termos uma equipa de juniores mais fraca é culpa desta direcção. Como se tivesse sido esta direcção que os preparou até aqui chegarem… enfim.
7 Outubro, 2014 at 12:13
Pelo que me foi dado A ver até agora por esta direcção, não acredito que não haja um rumo, um plano.
Acho que todos concordam que o treinador não é o mais importante, é-o a estrutura ou o plano.
Os treinadores têm de passar e a estrutura mantwr-se (sendo, no entanto, interessante se o treinador ficasse 15 ou 20 anos).
Por essa razão, apesar de não ser consensual, a direcção terá mantido o abel.
Mas terá mudado algumas coisas, possivelmente, retirado autoridade ao treinador. Que não terá gostado, e estava no seu direito (não é porreiro alterar as regras a meio).
Acho também consensual, que os plantéis estão demasiado longos.
Possivelmente houve um deslumbramento, na expectativa de outro Slimani, outro monti.
Foi uma aposta com riscos, baixos.
E acredito que esse assessment foi feito.
Por outro lado sei que é bom aos meninos da academia, não pensarem que são favas contadas “só ” porque vêm da academia.
Bom, a minha recomendação é:
Keep calm and wait for January !
Ou seja, vamos esperar pelos reajustamentos.
É assim mesmo.
Para mim há espaço tentativa erro. Mas não muito 🙂
A única coisa que não gosto mesmo são jogadores do Mendes.
O Vítor ainda percebo, un opção interna baixo custo.
O Geraldes nao.
Nada contra jogadores do mendes, só se infelizmente, desse senhor é para nos lixar (con F) ou inflacionados.
7 Outubro, 2014 at 12:16
Diria mais:
Keep calm and wait for January (drinking SAKE)!
7 Outubro, 2014 at 12:20
Finalmente cherba, um post construtivo. É para isto que a Tasca tem de servir, para alertar para estas merdas que estão a acontecer.
Ninguém fica minimamente chateado quando um dos melhores clubes formadores do mundo perde no mesmo ano um dos seus melhores juvenis e um dos seus melhores júniores.
Isto para mim, pode-me vir com a treta da conversa que exigiram balúrdios e mais o caralho, para mim isto é inconcebível.
É que ao mesmo tempo chegam contentores de jogadores vindos de todo o lado.
E desde contratações completamente estúpidas a renovações muito mal pensadas, tudo tem acontecido na equipa B.
A forma como o Esgaio tem sido gerido é a forma como os outros todos da formação vão ser geridos.
Há Esgaio, veio André Geraldes.
Há Mica, veio Jonathan Silva.
Há Tobias, veio Naby Sarr.
Há Wallyson, veio Slavchev.
Há Iuri Medeiros, veio Ryan Gauld.
Há Podence, veio Sacko.
Há Gelson Martins, veio Gazela.
Se no caso do Ryan Gauld até aceito a contratação, nos outros tenho dificuldades em compreende-las.
Em Janeiro, temos uma lista de dispensas enorme:
André Geraldes
Capel
Heldon
Cissé
Rúben Ribeiro
Nuno Reis
Sambinha
King
Edi Ié
Everton
Gazela
Enoh
A equipa B ficaria assim:
Luís Ribeiro/Guilherme Oliveira
Riquicho/Manafá
Domingos/Liu Yiming/Naby Sarr/[Tobias]
Mica/Yan Zihao
Fokobo/Palhinha
Wallyson/[Slavchev]
Chaby/Francisco Geraldes/[Ryan Gauld]
Dramé/Gelson Martins/Sacko/[Podence]
Ponde/Mama Baldé/Postiga*
Um plantel de 24 jogadores, sendo que os que estão entre [ ]’s são alternativas na equipa principal e o *’s são recurso à equipa B.
Nota: Emprestar o Iuri Medeiros para jogar a nº10 com regularidade.
No final da época, novos ajustes porque sobem os júniores e alguns acabam contrato também entretanto.
7 Outubro, 2014 at 12:22
Esqueci-me de dizer, emprestar o Esgaio também.
7 Outubro, 2014 at 12:34
Eu se fosse ao Bruno contratava-te a ti. Porra é que é só certezas.
7 Outubro, 2014 at 12:42
E ia de borla. Garanto-te que não levavas com mais Sambinhas.
7 Outubro, 2014 at 12:48
LoL! Quanto pagavas ao Sporting se te acontecesse como a todo o mundo e aparecesse lá um qualquer “Sambinha”?!
É que assim de cabeça não me lembro de ninguém que se possa gabar de não ter contratado um “Sambinha”…mas podes sempre ser um talento especial por descobrir! Acredito que isso seja possivel…
7 Outubro, 2014 at 12:50
E Pagodinhos???
Vê lá… tem que haver alguma musiquinha para animar o ambiente, LàS…
7 Outubro, 2014 at 12:58
Eu levava-te comigo para o meu staff. Estavas encarregue de ir à procura do Shikabala no Egipto.
Kit Sampaio: Binóculo, bússola, crocs (ideal para andar na areia) e o mapa.
7 Outubro, 2014 at 13:03
Se eu ao menos andasse à procura dele, até que ia…
Mais fácil é encontrar o Wally… e não estou a falar do Mallmann…
7 Outubro, 2014 at 13:04
O Shika é fácil de procurar e encontrar. Isso nem dava pica.
Tá a cumprir o serviço militar, obviamente. Por isso é que não tarda muito, vai aprender o que é “marchar”…
7 Outubro, 2014 at 14:50
😀
7 Outubro, 2014 at 12:42
ahahaha
Bem esgalhada!
7 Outubro, 2014 at 14:20
Mas é preciso certezas, Paulo.
E tomates para as defender e ainda mais para dar a cara pelas que eram certezas furadas.
Fartos de indefinições, de nims, de tenta assim, depois tenta assado deveríamos andar nós.
Reitero o que escrevi acima, por mim há espaço para tentativa erro mas não podemos andar 2-3 anos nessa tentativa erro.
E mais uma vez, já chega de desculpar com o passado.
Pode justificar muita coisa mas não desculpa tudo.
E, acima de tudo o comparativo com o godo é prejudicial para esta direcção.
Comparares -te com merda só serve para te baixar o nível.
7 Outubro, 2014 at 12:30
Leao a solta, não é assim tão linear na minha opinião pelo seguinte motivo:
Acho que estas a msiurar dispensas com jogadores com possibilidade de venda(encaixe financeiro). Colocar jogadores como Heldon/Capel no mesmo lote de Sambinha e Enoh por exemplo… não faz sentido.
Outra coisa que não faz sentido é estares a fazer juizos de valor de jogadores que chegaram a pouco tempo sem timing de adaptação ( Gazela por exemplo).
7 Outubro, 2014 at 12:44
Dispensas, entenda-se como vendas/dispensas ou até em alguns casos empréstimo…
Têm é de sair daqui.
7 Outubro, 2014 at 12:31
Essa parte do construtivo também inclui despachar de qualquer forma o André Martins ou há espaço para alguma contenção mais “construtiva” sobre o assunto?
7 Outubro, 2014 at 12:36
Mas quem é esse Everton? É que nunca o vi numa ficha de jogo. O Mica poderá ter alguma qualidade mas duvido que tenha as potencialidades do Jonhatan. O argentino veio para lutar pelo lugar do Jeff e não para ombrear com o Mica pela titularidade na equipa B.
7 Outubro, 2014 at 12:39
http://www.sporting.pt/Futebol/Fut_Prof/futsen_plantel_equipab.asp?func=mostraStatistics&IdJogador=166060&NomeEquipaPassar=Sporting&IdEquipaPassar=1158&LogoPassar=http://desporto_stats.imgs.sapo.pt/9/Teams/1680.png&IDCompeticaoPassar=5743&DataNascimento=1994-07-08&Altura=1,73&Peso=65&Numero=48
7 Outubro, 2014 at 14:18
Esse link encaminha para um Ghost, sem nome, apenas com a data de nascimento e pouco mais.
7 Outubro, 2014 at 12:41
De qualquer forma?
O André Martins terá certamente mercado, foi titular do Sporting durante 1 época…
7 Outubro, 2014 at 12:52
Eu referia-me a ti… tu é que o queres despachar “de qualquer forma”… Eu não disse que ia à borla, eu quis dizer é que tu já nem podes ver o rapaz pintado de ouro.
7 Outubro, 2014 at 12:56
Eu? Eu posso. Ponham-no a jogar a 8 que vão ver o que vale.
Mas tiras quem? O Adrien? O João Mário?
Epa se gostas da ideia de ficar com um plantel de 30 gajos tu é que sabes. É que ainda há o Slavchev para essa posição…
7 Outubro, 2014 at 13:06
“Epa se gostas da ideia de ficar com um plantel de 30 gajos tu é que sabes”
Nem de próposito, tens aqui, neste mesmo post o que acho sobre isso.
Era fixe que, antes de fazer alguma observação sobre os outros, procurasses informar-te primeiro, LàS. E olha que nem era difícil, desta vez. Bastava-te leres os comentários a este post…
7 Outubro, 2014 at 13:16
lá está, as opiniões são como as pinocadas…
o Slavchev, em quem continuo a acreditar como no dia em que foi anunciado, é um médio como não tens outro no Sporting: o que conjuga em termos de técnica, capacidade de criar superioridade junto à área, marcar golos e ser um verdadeiro bicho fisicamente, não pode ser comparado, por exemplo, ao Wallyson.
Correr o André Martins não faz sentido. Para mim, obviamente. Então, lá porque não tira o lugar ao Adrien ou ao João Mário, sai? Não concordo. Até porque estamos a falar de alguém que respira Sporting.
Ah, quanto ao Ryan Gauld, até te digo mais: eu já tinha embarcado até à Noruega e trazido um puto, de 15 ou 16 anos, chamado Martin Ødegaard. Mesmo que custasse dois milhões.
7 Outubro, 2014 at 13:28
Nem mais, esse vai ser a grande estrela da proxima decada, mas pela mentalidade e estilo norueguês vai acabar na Inglaterra
7 Outubro, 2014 at 13:31
cherba, “respirar Sporting” não é suficiente.
Jogam 11, por mais que eu admire o sportinguismo do André Martins sei ver que está claramente tapado no clube. Para além do Adrien e do João Mário tens o Slavchev que representa um grande investimento do Sporting. É importante que tenha alguns minutinhos de jogo, e com um plantel tão longo fica complicado.
O André Martins não vai jogar e isso vai ser mau para ele e para o Sporting.
Uma situação muito parecida à do Wilson Eduardo de quem eu também gosto muito.
O melhor nestes casos é o jogador seguir o seu caminho, é o melhor para a sua carreira.
Vê o Wilson Eduardo, aqui não jogaria porque estava muito tapado, no Zagreb tem tempo de jogo e não me admira que no futuro tenha uma oportunidade na selecção.
7 Outubro, 2014 at 13:41
Então mas afinal é apostar no Slavchev ou na cantera?! Para além de que o Slavchev está longe de dar (pelo menos por enquanto) o que o Martins pode dar ao Sporting! Eu acredito que o Slavchev pode vir a ser bom…mas aos 20 anos ainda tem umas papinhas para comer até dar o mesmo que o Martins…isto claro se a avaliação não seja entre o que todos sonhamos que um dia possa vir a ser o melhor Slavchev e o Martins num mau momento de forma….
7 Outubro, 2014 at 13:48
Tiago, gastaram 2,5 milhões no homem, agora que está cá queres fazer o quê? Dispensá-lo?
7 Outubro, 2014 at 13:56
Não…mas na minha opinião o Slavchev não está preparado (ainda) para ser opção inicial no Sporting A, e o A. Martins para mim é o suplente evidente que menos tira à equipa do Adrien! Sim…é verdade que está em baixo de forma, sim é verdade…mas se meteres lá o Slavchev neste momento não me parece melhor! Slavchev para mim é para jogar na B à vez com o Wallyson e quem sabe por vezes jogar ao lado dele, com 2 médios volantes e o Gauld a 10!
Do que vi é o que acho…
7 Outubro, 2014 at 14:16
Quanto a mim o plantel pode perfeitamente ficar com os 4 !
Adrien, j Mario, Martins e slavchev
Temos 4 para 2 posições ! Não estou a ver o excesso ?!
ainda para mais quando Adrien por exemplo pode fazer o lugar do William.
O martins é sempre bom para refrescar o meio campo nas partes finais e dar capacidade defensiva.
7 Outubro, 2014 at 18:32
o AM é jogador do Sporting e se está tapado à 7 jornada, jogou 4 ou 5 sem estar tapado, quem me diz que não volta a agarrar o lugar??
7 Outubro, 2014 at 13:15
De acordo com muitas ideias que aqui defendas. A “minha” lista de saídas tb passava muito por aí!
A possibilidade de Tobias, Gauld e Podence trabalharem e irem tendo oportunidades na A, é uma ideia que defendo tb!
O plantel da B impecável, não mexe mais.
Só discordo do caso do Jonathan Silva, que acho que que é uma optima contratação para A.
7 Outubro, 2014 at 13:12
no meio de todo este “parlapié” o que vos posso dizer sem errar uma letra é que o Sampaio já terminou de malhar no “animal” pois escreve como se não houvesse amanhã.
Em relação ao assunto do post:
Vocês vão ter uma agradável surpresa com o João de Deus, ai vão, vão…
daqui a umas semanas já vão dizer que está no lugar certo, depois falamos!
SL
7 Outubro, 2014 at 13:17
não sei se isso mudou ao longo da caixa de comentários, Mário, mas o João de Deus não estava em causa. O que eu questionei foi o cenário que ele vai encontrar ou, se preferires, a forma como tudo isto tem sido gerido até ao momento.
7 Outubro, 2014 at 14:41
entendi o teor do post, mas há para aí muito Tasqueiro a dizer já que o homem não vale nada, que só joga com o autocarro etc, etc…
eu só queria ver o Mourinho no Gil Vicente a jogar de peito aberto contra os mais poderosos, na volta o João de Deus com a equipa do Chesea também jogava deliberadamente ao ataque, se é que me faço entender…
SL
7 Outubro, 2014 at 13:20
Schmeichel todos queremos que tudo corra bem com o João de Deus!
O que o pessoal tem debatido mais é a gestão da equipa B…
Da minha parte, que consiga potenciar o maior número de jogadores para a A!
7 Outubro, 2014 at 14:43
pois Matías, na minha opinião nada tem sido feito ao acaso, se contrataram este treinador (atenção que não sou amigo pessoal dele, apenas não gosto de qualquer gajo que vem para o Sporting começa logo a ser uma merda mal coloca o pé em lisboa), é porque lhe reconhecem capacidades para treinar a B e potenciar jogadores.
SL
7 Outubro, 2014 at 14:53
Mário, tudo me leva a pensar que esta foi uma solução mais que ponderada. Foi uma oportunidade que não se estava à espera.
Acho que o Barão sempre foi uma solução transitória. Se fores ver, o JdD saiu há pouco tempo do Gil… e foi contratado. Coincidências? hummmm… acho que não.
Até era gajo para apostar que a decisão poderia pender por Van der Gagg… ou… JdD. Não tenho nada que fundamente esta afirmação… mas era gajo para arriscar nela.
7 Outubro, 2014 at 14:57
nem mais, assim tens nota 20 😉 180…180…
7 Outubro, 2014 at 14:02
Ainda tenho uns rabos para esfolar do animal, Mário! 😀
Digamos que estou no “desmame” do relatório… não posso quebrar o elo logo assim de repente, senão dá-me uma overdose de descarga de sportinguismo que nem eu me aguento… 😉
180… 180…
7 Outubro, 2014 at 14:39
fazes bem Sampaio, só espero que esse relatório saia uma coisa de Leão, de certeza que lá pelo meio não escreveste SPOOOOOOOORTING???
força aí, que esfolar rabos é mais que fixe, ehehehehe
7 Outubro, 2014 at 14:48
não vou dissertar sobre isso… 🙂
7 Outubro, 2014 at 14:50
Certezas quando ao SPOOOOOOOOOOOOOORTING no relatório, não tenho, Mário!
tenho esperanças que a minha orientadora de estágio esteja atenta quando fizer a revisão do relatório antes de entregar na OE. Senão, tou bem lixado!!! HAHAAHAHAHAA 😀
7 Outubro, 2014 at 13:50
E relembro mais uma vez temos 11 jogadores na seleção e não 10, vejam a Sporting TV para estar actualizados.
7 Outubro, 2014 at 13:57
e de repente pareceu-me ver mais acima alguem a “pedir” o Carlos Queirós…mas queremos alguem para gerir a formacao ou a má-formacao??
nao nos chegou um montinho, íamos agora mete-lo no meio da mina de ouro??
7 Outubro, 2014 at 14:20
A formação do sporting teve um retrocesso quando em 2012 se decidiu dispensar 30 técnicos e toda uma estrutura de apoio, resolveram começar do zero e ai quase de certeza que muito do nosso know how foi parar aos rivais e não digo apenas slb, todos os clubes se aproveitaram disso dando passos em frente enquanto nos davamos 10 passos atrás
7 Outubro, 2014 at 18:46
o primeiro despedimento grande veio com o godinho e o tacho para gajos que entraram todos na altura do manel fernandes.
infelizmente o bruno foi pela mesma direcção do “gajos do sporting” ao invés de malta com qualidade
7 Outubro, 2014 at 14:56
Grande post! Muito interessante ler a grande maioria dos comentários!
Vamos ver se é desta que a B ganha um rumo e por arrasto o resto dos escalões de formação.
Quem tem visto os jogos da B percebe que não se podia continuar no mesmo caminho. Tem sido penoso ver…
7 Outubro, 2014 at 18:04
… sou da opinião do “sousporting”
temos de olhar urgentemente para a nossa formação “juniores”(principalmente), e juniores B e C, porque é de lá que irão surgir os nossos futuros craques!!!!
Não estou a ver que nessas etapas estão a evoluir jogadores para garantirem e colmatarem as vagas de jogadores que chegarão à equipa A ou pelo menos à B.
Não quero ser pessimista, mas não estou a ver melhorias na nossa formação.
7 Outubro, 2014 at 18:43
não tive tempo de ler tudo mas ninguém ficou relativamente chateado da falta de ambição que teve a direcção e alguns dos nossos miudos?
é muito estranho que gajos como o iuri, chaby, esgaio por exemplo não tenham sido emprestados a alguma equipa da superliga para fazer como o joão mário e outros antes dele.
mesmo o dramé o ano passado estava a mostrar já futebol e este ano quase nem joga. a falta de ambição e aposta nos jogadores também lhes pode às vezes fazer mais mal que bem.