(in Diário de Notícias)
Um dos momentos marcantes do França-Portugal disputado no sábado foi a substituição de Cristiano Ronaldo pelo estreante João Mário, o médio que desde o jogo do Sporting em Maribor, na Eslovénia, parece ter agarrado a titularidade na equipa de Marco Silva, dando sequência ao bom final de época que efetuou no ano passado em Setúbal. Foi ele que arrancou o penálti que permitiu a Quaresma reduzir a desvantagem, dando uma expressão mais correta ao resultado.
Mas o significado da sua entrada em campo não se esgotou aí – com Cédric, que amou a titular pela primeira vez, apesar de já ter sido chamado por Paulo Bento, passaram a ser 11 os jogadores formados em Alvalade que na última década (após o Euro 2004) se estrearam pela seleção A. E este número inclui apenas os futebolistas que no seu primeiro jogo internacional ainda vestiam a camisola verde e branca (este trabalho tem por base estreias na seleção ao serviço do clube formador): é que, se se alargar o espectro para todos os convocados dos últimos dez anos, independentemente de ainda estarem em Alvalade na altura da chamada ou de terem chegado a alinhar, o mesmo sobe para 26. Com Adrien ainda à espera de alinhar pela primeira vez com a camisola das quinas – é um dos 11 nomes made in Alvalade incluídos na primeira convocatória de Fernando Santos mas não saiu do banco no jogo disputado no Stade de France -, é de facto notável a produção de talentos de Alcochete que se projetaram até à seleção.
A situação ganha mais expressão se se comparar o Sporting com os seus dois grandes rivais, que juntos nem a metade chegam. O FC Porto, que já foi um grande “produtor” de futebolistas de gabarito, teve apenas um futebolista oriundo das suas camadas jovens a chegar à seleção representando o clube que o formou, o médio Josué, que mesmo assim teve de passar por Paços de Ferreira para conseguir jogar no Dragão e, consequentemente, vestir a camisola das quinas. Do Benfica em linha reta para a equipa de todos nós saíram apenas três futebolistas que se estrearam representando as águias, dois deles bem recentes (Nélson Oliveira e Ivan Cavaleiro) – apenas mais um do que aqueles cedidos pelo Sp. Braga no mesmo período (Eduardo e Orlando Sá).
Aliás, na Península Ibérica nem a (justamente) famosa canterado poderoso Barcelona conseguiu tanto como o Sporting: no mesmo período, ou seja, desde o Euro 2004, que se disputou em Portugal, em que a seleção espanhola venceu dois Europeus e um Mundial tendo como base a espinha dorsal culé, foram estreados nove futebolistas que, depois de La Masia, conseguiram chegar a Camp Nou. Entre eles, o genial Andrés Iniesta, que curiosamente só em 2006 conseguiu chegar à equipa principal do país vizinho.
Para Jesualdo Ferreira, treinador que já passou pelos três grandes e trabalhou nas camadas jovens da FPF, esta preponderância leonina nas convocatórias é “um número que tem o seu significado”: “Quando fui para a federação, em 1974, os três grandes, bem como outros clubes como o Guimarães ou o Setúbal, tinham bons jogadores entre os 16 e os 19 anos, mas isso foi algo que se foi perdendo gradualmente. O FC Porto foi um dos primeiros clubes a ter problemas para conseguir formar jogadores como fazia nos anos 1970 ou 1980 e a seguir foi o Benfica. Já o Sporting projetou a Academia e manteve essa linha, que já vinha desses anos, por isso não espanta que nos dias de hoje a sua formação tenha essa preponderância entre os convocados. Numa estrutura que tem uma boa prospeção e seleção de jogadores, o clube ficou sempre por cima nesse capítulo”, afirmou ao DN.
Segundo o ex-técnico do Sp. Braga, essa aposta também tem uma explicação. “O Sporting foi sempre o clube com menos recursos financeiros, enquanto os seus dois rivais foram perdendo essa perspetiva de um trabalho mais interno porque tinham esses recursos. É que, no futebol atual, o que está por cima é o negócio.”
Na seleção espanhola, e como já foi referido, cabe ao Barcelona o papel de principal fornecedor de jovens. O trabalho em La Masia é reconhecido internacionalmente e os “produtos” da cantera catalã são, normalmente, de boa qualidade, mesmo que nem todos consigam lidar com as exigências da primeira equipa e sejam obrigados a procurar outro poiso. E, tal como em Portugal, a formação do clube catalão, com nove estreantes, supera a dos seus dois principais adversários (embora seja mais complicado definir qual o terceiro grande, a opção para estas contas deu-se pelo número de títulos de campeão): enquanto o Real apenas viu um canterano estrear-se com a rojanos últimos dez anos, o lateral Dani Carvajal (Rodrigo, o ex-befiquista que jogou ontem no Luxemburgo, fez a maior parte da formação no Celta), o Adético de Madrid somou quatro novos internacionais nesse mesmo período, nenhum deles indiscutível nas opções de Vicente dei Bosque (Koke, Mário Suárez, António López e Álvaro Dominguez). Curiosamente, se se alargar o critério a todos os convocados (e foram 110 na última década), o clube merengue até parece não formar mal (teve 16 futebolistas da sua formação chamados por Aragonês ou Del Bosque, contra 20 do Barça e oito dos colchoneros).
Ganha destaque, por isso, o papel de clubes como Athletic Bilbao, Valência ou Sevilha. Os bascos viram sete dos seus jovens chegar ao patamar mais elevado nos últimos 10 anos, destacando-se Fernando Llorente; os chéaumentaram ontem para cinco o número de estreantes oriundos da cantera, com Bernat a fechar a goleada no Luxemburgo; e os andaluzes mostraram ao mundo nomes como Sergio Ramos (a sua estreia em 2005 foi também a única internacionalização enquanto esteve no clube de formação), Diego Capel ou o malogrado Antonio Puerta. Consequência de um país maior e mais descentralizado, certamente.
ÚLTIMOS 10 ANOS: ESTREIAS NA SELEÇÃO A PELO CLUBE DE FORMAÇÃO
PORTUGAL
Sporting (11)
André Martins, André Santos, Carlos Martins, Cédric Soares João Mário, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Rui Patrício, William Carvalho, Yannick Djaló
FC Porto (1); Josué
Sp. Braga (2); Eduardo, Orlando Sá
Benfica (3); Ivan Cavaleiro, M.Fernandes, Nelson Oliveira
ESPANHA
Barcelona (9) Ath. Bilbau (7) Valência (5) Sevilha (5) At. Madrid (4) Real Madrid (1)
*Para efeitos de formação foram contados apenas os dois últimos anos nas camadas jovens, ou seja nos sub-19. Nos casos em que esses anos foram divididos por dois clubes, considerou-se o último antes da passagem a sénior (**).
13 Outubro, 2014 at 13:25
Os próximos são: Adrien, Tiago Ilori, Mané e Wilson Eduardo
13 Outubro, 2014 at 14:20
Penso que antes de todos esse está o Bruma!
13 Outubro, 2014 at 13:25
Ui ui, o que isto deve custar a engolir a certos jornaleiros/paineleiros e afins. Somos ENORMES, temos de continuar a potenciar esta avalanche de talentos e não permitir que passem a evoluir em clubes rivais.
13 Outubro, 2014 at 13:25
E eu que julgava que em PT ninguem apostava nos jovens. Alguem mostre isto aos paineleiros.
13 Outubro, 2014 at 13:34
E quando percebemos que um jogador como o Adrien ainda nem se estreou…
… e por outro lado vemos o Ivan Terrível e o Jucuspué a contar para os carnidenses e fruteiros…
Torna-se ainda mais “chocante”!
13 Outubro, 2014 at 16:19
Exacto. os convocados de slb e fcp nem o deveriam ter sido!
13 Outubro, 2014 at 13:35
Isto é lá notícia! Importante é destacar o Bernardo Silva e dizer que aposta na formação a sério faz-se no porco c a fantástica aposta no ruben neves. Isso sim é importante. Mais jogadores q o Barça?? Pppfffff irrelevante
13 Outubro, 2014 at 13:39
O bruma nunca chegou a jogar nos AA?
13 Outubro, 2014 at 13:41
Chegou pois. É bem verdade, bem me pareceu não ter visto o nome dele lá na lista.
Até nos jornais nos roubam.
13 Outubro, 2014 at 13:44
E quando jogou ainda estava no Sporting? É que o artigo creio eu refere-se a estreias enquanto ainda representam o clube
13 Outubro, 2014 at 13:47
Então está correcto. Mas, mesmo assim temos 99% do mérito 🙂
13 Outubro, 2014 at 13:57
Então está bem. Embora seja um critério idiota, exclui à partida alguns jogadores assim.
13 Outubro, 2014 at 14:00
Concordo!
13 Outubro, 2014 at 13:43
Se faz favor de por este artigo a rodar por tudo o que é redacções dos supostos jornais de desporto!
13 Outubro, 2014 at 13:48
SPOOOOOOOOOOOOORTING!!
13 Outubro, 2014 at 13:49
Noticia o jornal da tarde da RTP a chegada a Portugal da ginasta portuguesa que ficou em 16. lugar no campeonato do mundo…
Então e o nosso atirador João Costa que ficou em segundo lugar na Taça da Europa?
E a nossa judoca Joana Ramos, que não se chama Telma, mas que ficou em segundo lugar numa competição internacional?
Esta RTP começa a liderar jornalismo de merda…
13 Outubro, 2014 at 14:01
Está um “poster” na tasca sobre a nossa judoca e foi medalha de ouro e não segundo lugar. Só vi essa noticia aqui na tasca, mas também já quase venho à Tasca porque aqui tenho toda a info e mais alguma coisa da vida do nosso clube, para a cs de merda, caguei (desculpem a redundância)…
13 Outubro, 2014 at 14:16
Obrigado pela correcção.
13 Outubro, 2014 at 14:57
É uma vergonha sendo uma televisão pública paga também com os impostos de muitos sportinguistas destacarem a vergonhosa 16ª posição em vez dos medalhados. É o cúmulo da pequenez.
13 Outubro, 2014 at 15:27
e possivelmente ficou em 16o porque eram só 15 a competir, eheheh
13 Outubro, 2014 at 13:56
Confesso que não sou daqueles que adora saber que o Sporting dá imensos jogadores à Selecção Tuga…é porreiro e tal mas para mim podíamos formar 11 tugas ou 11 estrangeiros, por mim o que interessa é que sejam cá formados! Até porque pela forma como o Sporting sucessivamente é tratado pela CS, FPF e Liga, devia mesmo era formar só estrangeiros…para depois poderem meter o Sporting, Porco e Lampiões no mesmo saco mas aí ao menos com razão…
13 Outubro, 2014 at 13:59
Não concordo. Não me importo de formar um ou outro estrangeiro, mas o Sporting tem de formar quase que exclusivamente jogadores portugueses.
13 Outubro, 2014 at 14:09
Eu percebo…são formas de encarar! Se calhar é a distancia que hoje em dia tenho da Selecção…não ligo puto à selecção! Vejo os jogos porque não dá mais futebol mas já me é indiferente que ganhe ou que perca! E estou farto destes ingratos da CS e da FPF que têm uma selecção que vive do Sporting à anos e continuam a dizer que ninguém forma jogadores e que ninguém aposta nos jogadores portugueses….
Eu…como já não ligo à selecção dava-me um certo gozo ver o Sporting cheio de miúdos formados na academia de várias selecções, onde o nosso trabalho é valorizado e depois ver Portugal a ver os mundiais pela TV e a dizer…
“pois…antigamente formavam Portugueses ainda havia selecção…depois deixaram de formar Portugueses para formar e por a jogar estrangeiros…!” Praticamente o que dizem hoje mas aí ao menos diziam com razão e nós ficávamos com uma base de recrutamento de miúdos MUITO maior do que Portugal…
13 Outubro, 2014 at 14:52
Ir fazer scouting ao estrangeiro é uma estratégia que tem de ser obrigatoriamente seguida, mais não seja pela cada vez menor natalidade em Portugal. Mas claro, que também é necessário começar a não deixar fugir talentos portugueses cada vez mais raros para os Nádegas FC.
13 Outubro, 2014 at 14:55
De qualquer forma eles formam jogadores para o Rio Ave…por isso também não nos faz muita mossa…à selecção sim mas eu quero lá saber! Se não fosse o Sporting, o Ronaldo estava a jogar no Desportivo das Aves! Porque ninguém tinha apostado ele e ele tinha ficado empancado entre os 19 e os 23 anos…como todos ficam!
13 Outubro, 2014 at 14:04
Se querem jogar na selecção de todos nós
Juntem-se ao clube que mais faz por vós!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
13 Outubro, 2014 at 14:08
eu só espero é que um dia a selecção só jogue com jogadores do carnide e do porco …porque este povo mal agradeçido não merece o o SCP faz por esta nação !!!!!!!!! por isso para mim isto é irrelevante apenas e só porque nós sabemos quem somos …no dia em que o Sporting se chatear a serio com esta porcaria de gente quero ver vão jogar com a seleção da servia ou da colombia !!!!!!!! cansada destes jornaleiros de merda desta gente de merda que anda pelo Futebol Portugues …
13 Outubro, 2014 at 14:22
Bons bons são os corruptos e os da junta de freguesia
13 Outubro, 2014 at 14:22
Isto é como o teste do algodão … não engana.
Podem todos espernear e inventar, mas a realidade só não a vê quem não quer 🙂
13 Outubro, 2014 at 14:23
VCS brunistas, carneiros seguidistas só ligam à CS que só inventa disparates…
Vergonhoso
13 Outubro, 2014 at 14:25
Orgulho 🙂
P.S: Cherba, não partilhas o vídeo com o programa na Sporting Tv? Não consegui ver em directo mas gostava de vê-lo. Tks
13 Outubro, 2014 at 14:44
Acho que há um link deixado pela Maria no post anterior.
13 Outubro, 2014 at 15:01
D vai ser servido ao jantar 🙂
13 Outubro, 2014 at 15:42
Obrigada 😀
13 Outubro, 2014 at 14:43
Nããããããõooooooo.
Isto é a sério?
Ooooooohhhhhhhh!
As teteias, doroteias, as teudas e manteudas estão erradas?
Afinal há formação e é do Sporting Clube de PORTUGAL.
Ooooooohhhhhhhh!
13 Outubro, 2014 at 14:48
Eu pessoalmente gostava que o clube se mudasse para Espanha, somos os que mais damos, atletismo, futebol, andebol, futsal, natação , judô, etc. E somos diariamente vilipendiados por uma corja de pseudo jornalistas e comentadores que dizem barbaridades umas atrás das outras so porque têm dor de cotovelo, basta!
Para começar podíamos inscrever o futsal na liga espanhola que a modalidade em Portugal acabava logo, visto que só o SCP tem formação a serio.
E depois se a palhaçada continuasse iam as outra modalidades.
PREFIRO SER PREJUDICADO EM ESPANHA POR SER PORTUGUÊS DO QUE EM PORTUGAL POR SER SPORTINGUISTA…
13 Outubro, 2014 at 14:52
Ishhhhhhh….para Espanha não meu…esgasse!!! Nem os Espanhóis querem ser espanhóis quanto mais….
13 Outubro, 2014 at 14:53
Desculpa o “meu”…é o habito e o à vontade…não leves a mal…
13 Outubro, 2014 at 23:24
não precisas de pedir desculpa eu tb uso o meu, meu, mas a ideia de espanha é só porque nós precisamos de tomar uma posição porque isto já está a chegar aos limites do aceitavel, se não nos querem cá deixem-nos ir e vamos ver como se entendem com os 30 servios e os 20 argentinos com que ficam para fazer a seleção…
13 Outubro, 2014 at 14:53
O Rasca para além de não engolir continua fiel ao seu antí Sportinguismo, pois continuam a omitir esta verdade em substituição da pomada no lombo dos Carnidenses:
“Jesus não forma só… também “internacionaliza”
foram já 10 os jogadores que o técnico encarnado ajudou a alcançar o 1.º jogo pela respetiva seleção principal
segunda-feira, 13 outubro de 2014 | 13:49″
13 Outubro, 2014 at 14:56
Absolutamente fantástico!
Cherba, devias meter esta notícia no rego (mas bem enfiadinho) dos Srs José Nunes, Carlos Daniel, Bruno Prata, António Tadeia (e tantos outros) que ocupam tempo de antena pago pelo nosso dinheiro a dizer atentados como “os clubes portugueses não apostam em jogadores portugueses”.
————
Já agora, e bem a propósito, no sábado tive o prazer de ir assistir em Oeiras os nossos juniores, numa excelente goleada de 5 a 1 contra uma das belíssimas formações dos nosso juniores, o Oeiras (clube onde jogou o meu sobrinho nos iniciados). O Estadio da ADO é mesmo ao lado de casa dos meus pais e decidi levar o meu filhote a assistir aos nossos meninos. E digo-vos, gostei muito, acima de tudo do sentido de jogo coletivo que o José Lima cria nesta equipa. Jogadores nuito dinamicos, não há nenhum craquão, embora Semedo tenha mais que qualidade para singrar ao alto nível, mas acima de tudo não achei que estes juniores sejam tão maus como os pintam.
destauqe para Bruno de Carvalho que apareceu em Oeiras, distribuíu simpatia por tudo e por todos e…anda sem capangas, como qualquer Homem.
13 Outubro, 2014 at 15:02
Off topic:
O médio Simeon Slavchev, concentrado com a seleção da Bulgária, prometeu trabalhar duro e melhorar as suas capacidades para começar a ganhar minutos em Alvalade, onde, garante, os búlgaros continuam a ser “respeitados”, apesar de Bojinov. “A situação não está melhor. Espero por oportunidades. O problema está em mim, quero resolvê-lo o mais rapidamente possível”, disse.
In onojo
13 Outubro, 2014 at 15:13
Off-topic:
Muito gostava eu que os jogadores do Sporting começassem também a ter esta atitude. Grande CR7.
” o que é isso, CMTV?! ah, então esqueçam que eu não vou responder!”
http://www.cmjornal.xl.pt/tv_media/detalhe/ronaldo_nao_conhece_a_cmtv.html
13 Outubro, 2014 at 15:47
já tinha visto. Adorei, he he.
13 Outubro, 2014 at 15:17
ESta é mais uma prova daquilo que todos nós sabemos…: o Sporting é mesmo um dos melhores clibes formadores do mundo…!!
Hoje escutei uma “saída” muito interessante, na despedida da equipa de Paris…
Um emigrante dizia que a equipa tinha jogado muito bem contra a França…muito em especial…
Sim…esse mesmo…: o Eliseu…!!
Foi para ele (benfas confesso) o melhor jogador da equipa lusa…!!
E esta hem…?
Coitado do homem…a “cegueira” nem o deixa ver melhor…!!
Spoooorting…!!
SL
13 Outubro, 2014 at 15:34
Deixa andar.. O Eliseu é o maior!!
Não me importo que ele seja titular na selecção se isso significar que se mantém de estaca (???) na equipa de carnide.
Cherba, seria interessante um post sobre o estado da reestruturação financeira. Atendendo ao que o Presidente disse na Sporting TV, os pareciros estão a colocar areias na engrenagem devido a divergências na interpretação do Português (sim, português de portugal e não do Brasil ou jesuês).
Aquele João Pinto do hóquei é que joga… eu não consigo ver a bola, mas nota-se que ele tem ténica.
13 Outubro, 2014 at 17:05
Olha que não é o unico, os comentadores da RTputas também, até o qualificavam como tendo subido de produção ao invés sempre a cascar no Cédric. Compreende-se querem lá o Alpeida.
13 Outubro, 2014 at 15:20
guarda-redes concorrentes do Rui na baliza portuguesa:
Beto, 31 anos, sevilha…
Anthony Lopes, 24 anos, lyon…
Eduardo, 32 anos, dinamo zagreb…
Mika, 23 anos, boavista…
Cristiano, 23 anos, academica emprestado pelo braga…
Marafona, 27 anos, moreirense…
Nas balizas da liga o aspecto é este:
>>guimarães: tanto o titular como o suplente não são portugueses.
>>boavista: o mika será o dono da baliza durante a época, o suplente é africano.
>>penafiel: entrou o iraniano das luvas pretas, tem ordem pra jogar. O suplente é português mas já no início da época quando não tinha o iraniano, o penafiel andava a procurar guarda-redes.
>>p. ferreira: um brasileiro a titular, o suplente português vê os jogos do banco.
>>marítimo: treinado pelo adjunto do paulo bento, os titulares da baliza não são portugueses. O josé sá dos sub21 joga nos Bs há pelo menos 2 anos.
>>academica: cristiano emprestado pelo braga, o suplente não é português.
>>moreirense: marafona a titular, o suplente não é português.
>>gil vicente: não tem guarda-redes portugueses.
>>estoril: não tem guarda-redes portugueses.
>>porto: o anterior titular da académica foi comprado pra fazer número. Não tem guarda-redes portugueses.
>>braga: não tem guarda-redes portugueses.
>>benfica: não tem guarda-redes portugueses.
>>arouca: um sul americano tomou conta da baliza. O suplente tem carreira em clubes mais pequenos, provalvemente só fará de suplente.
>>nacional: o manuel machado trocou de guarda-redes a ver se lhe dava sorte. Rui silva tem 20 anos e começou agora. O suplente gottardi não é português.
>>rio ave: não tem guarda-redes portugueses.
>>belenenses: matt jones é titular por muitos jogos. O hugo ventura já provou do desprezo que o porto dá aos jogadores da casa. Ainda vai mudar mais vezes de clube até arranjar uma baliza pra defender.
>>v. setubal: o domingos começou agora a experimentar o ricardo batista que já andou pelo Sporting. O agora suplente alemão veio do bayern munique portanto quando a classificação estabilizar, o alemão deve voltar à baliza.
os 2 guarda-redes suplentes dos sub19 já são agenciados pela gestifute.
13 Outubro, 2014 at 17:32
Estás a esquecer-te de alguns gajos que andam lá fora.
Mário Felgueiras (da nossa formação) -> Cluj
Mickael Meira (da nossa formação) -> AEL Limassol
Rafael Veloso (da nossa formação) -> Deportivo B
Moreira -> Omonia
Daniel Fernandes (o velho) -> Panthrakikos
Daniel Fernandes (o novo) -> Osnabruck
13 Outubro, 2014 at 15:20
Off-Topic:
Resumo do boifica-Sporting em iniciados. Topem-me o lance que dá origem a um penalty assinalado com os leõezinhos.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZgthOs4dTU
In Cortina Verde
13 Outubro, 2014 at 15:28
hmmm … vou dizer isto apenas uma vez e em baixinho que ninguém nos ouve 😉 … mas a nossa Sporting TV tem muito caminho pela frente 🙂
13 Outubro, 2014 at 15:31
A verdade é mesmo essa.
13 Outubro, 2014 at 15:36
acho que sim… os gajos devem treinar aquilo com a ajuda das imagens, a encenação das quedas, os pés que tropeçam nas próprias pernas em corrida, todo o movimento teatral só resulta se for ensaiado e visto pelo enquadramento das câmaras. A btv é um auxiliar bastante poderoso.
13 Outubro, 2014 at 16:19
+1
13 Outubro, 2014 at 15:37
Irra qué demais, aquela parva a dizer que é falta dentro da área quando se vê perfeitamente na repetição que não é, e no final a queixinha tendenciosa (habitual neste canal) que marcamos já depois dos 5 minutos de desconto, grandes bidés…
13 Outubro, 2014 at 15:40
clarinho, clarinho…
eu tinha nojo de ganhar/empatar jogos assim, tinha até vergonha de sair de casa…
por isso mesmo sou Sportinguista, e nao daquela escumalha lampia…
Obrigado Pai onde quer que estejas… uma das poucas coisas boas que fizeste por mim… descansa em paz…
13 Outubro, 2014 at 15:51
SSSSSSSSSSSSSSSPPPPPPPPPOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGG
13 Outubro, 2014 at 16:00
porra tinha esquecido:
SSSPPOOOOOOOOOORRRTTTTIIIINNNGGGG
eheheh
13 Outubro, 2014 at 16:29
Ainda vou lá com outro SSSSSSSSSSPPPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGG
13 Outubro, 2014 at 16:42
🙂
13 Outubro, 2014 at 15:47
Estranho seria se não houvesse um lance assim.
Isto sim, é formação.
E a dobrar, formam o jogador teatral e o apitador limpo,limpo.
13 Outubro, 2014 at 15:56
é a chamada forformamacaocao…eheheh
13 Outubro, 2014 at 15:31
Interessante, para discutir:
http://media700.dropshots.com/photos/1193127/20141013/b_101535.jpg
E … já tenho o link para o “garras de fora”.
Volto daq
13 Outubro, 2014 at 15:32
oh miguel, o link já está no post anterior! 🙂
13 Outubro, 2014 at 15:34
Eu sei, eu sei. Vi ainda agora e vou ver o programa.
O que eu coloquei é outra coisa …
13 Outubro, 2014 at 15:39
ah ok!
13 Outubro, 2014 at 15:54
pois….
as palavras sao rascas mas…
com a trampa de CS que temos, é a unica maneira de fazer a mensagem passar. Se o Presidente falar de uma maneira mais “educada” como “todos” querem, é mais fácil de fazer a mensagem desaparecer com o “barulho” das “luz`es”…
quando falam no discurso de adepto em vez de presidente, nao posso concordar… ele sabe muito bem o que está a dizer, e como o está a dizer…
vejam se a nivel europeu, alguem se “melindra” com o discurso…ou se pelo contrário, prestam atencao ao conteudo e o convidam para colóquios? AAdeptos nao vao a colóquios, nem corruptos, nem “gerentes de hoteis brasileiros com pó nos pneus” que por sinal é um convicto, mas a isso a CS nao liga nenhuma…interessa é que o Presidente do SCP disse nádegas e chamou rufia ao mafioso, (coitadinho)… aqui em Inglaterra já tinha ido de cana por pedófilia…eheh
13 Outubro, 2014 at 16:20
É hoje que vou ser cilindrado pelos indefectíveis do Bruno de Carvalho (eu sou apoiante convicto), mas cá vai.
Haja alguém que explique ao Presidente que falar de mais, mesmo quando se está coberto de razão, acaba por dar asneira normalmente.
O homem galvaniza-se e perde-se em considerações que, muitas das vezes, acabam por prender a atenção para aquilo que é acessório, desviando as atenções do essencial.
Para exemplificar o que quero dizer: que sentido faz vir afirmar que o Sporting é um clube nacional e os seus rivais, clubes regionais ou de bairro? Isto é conversa de tasca que serve para picar os nossos adversários, entre uns tremoços e umas bejecas, mas não é conversa que espere ouvir da parte de quem dirige o nosso Clube. A nós, pode dar-nos muito gozo fazer estas afirmações, mas ditas pelo nosso Presidente, apenas se prestam à chacota e para desviar as atenções daquilo que é essencial.
Disse.
13 Outubro, 2014 at 16:25
Não só mas também…
Por exemplo…eu sou da opinião que o Sporting tem uma posição correctíssima no caso da Liga! Mas como passa o tempo com tiros para CS falar e para fazer títulos, depois quando fala a sério sobre os temas ninguém ouve nem ninguém dá destaque! Já foi explicado a posição do Sporting…mas se vem no meio de intervenções como essas que dizes, ou como um comunicado sem sentido sobre devolução de bilhetes para a taça ou no meio de “pior só saindo morto” ninguém dá destaque a isso e das 2 1…ou somos Sportinguistas ultra atentos e que só vêm a Sporting TV e tudo mais (enorme…minoria…insistentemente) ou então isto passamos completamente ao lado! E devemos culpar a CS?! Não…ela vai atrás da polémica e do que vende! Aliás as coisas são ditas sabendo disso mesmo!
13 Outubro, 2014 at 16:41
Fraguito
em relacao ao clube nacional e clubes de provincia e de bairro, se reparares quando essas afirmacoes sairam, entenderás, só a CS ao servico das nádegas, nao quis perceber, ou pior intoxicaram a opiniao geral, da maneira que mais lhes conviu…
essas afirmacoes foram feitas depois de Bruno de Carvalho ter ido a um colóquio aqui a Londres, para o desenvolvimento do futebol a nivel europeu/mundial…e as nádegas estavam aonde? (mesmo tendo sido convidadas para esse mesmo colóquio)…pois estavam a mamar do belo leitao, enquanto tratavam da “coutada” deles aqui pelo quintalzinho deles…
ora isso nao é mentalidade de clube de bairro ou de provincia??
o problema é a intoxicacao que a “nossa” CS faz contra o SCP e contra o nosso Presidente… a frase é um tiro na “mouche”, a CS é que desviou a “mouche” e muita gente(preguicosa), nao quis ver o alvo a mexer-se e diz que o atirador é “coxo”…
13 Outubro, 2014 at 16:48
Peyroteo,
eu comecei por dizer que acho que o nosso Presidente tem razão no essencial, mas ambos sabemos que essa frase é dita amiúde entre picanços com lamps e andrades. Dita no contexto em que referes, mesmo que pudesse fazer algum sentido, perde-o por toda a carga que carrega.
Aquilo que espero do meu Presidente é que saiba fazer passar a sua mensagem, e para isso, nada como atacar de forma certeira os alvos, sem deixar margem para os fait-divers. O resultado dessas declarações que efeito tiveram? Ruído e mais ruído. E é pena, porque no essencial, ele está cobertíssimo de razão.
13 Outubro, 2014 at 16:22
Boa tarde pessoal
Bem, isto é notícia apenas por nunca o ser.
Não é novidade nenhuma e, portanto, não é notícia.
É notícia porque nunca ninguém (entenda-se CS) fala disso e houve alguém que ousou fazê-lo.
Mas descansem, ninguém vai ligar a isto.
Nós continuaremos o nosso caminho, caminhando…em breve estaremos a correr e outros sentados a ver.
É só esperar pelo momento certo!
SL
13 Outubro, 2014 at 16:25
Sampaio, é hoje que bebemos um café?
Estou a sair de lx rumo ao porto. Say something 🙂
13 Outubro, 2014 at 16:31
Ele ainda está de ressaca…Tanto saké derramado pela goela abaixo depois de ver a garrafa nas Garras do Cherba e do Jusko…Uma águinha das pedras talvez…hihihi! ;)!
13 Outubro, 2014 at 16:49
O gajo é um menino…
13 Outubro, 2014 at 17:06
Não digas isso! Ainda foram…2 copos…bem cheios…daqueles pequinos…unhas…
heheheheh!
13 Outubro, 2014 at 16:59
o Sampaio ia de fds romântico! 🙂
provavelmente nem sabe que lhe sacaram uma garrafa da cave!
13 Outubro, 2014 at 17:05
Quando perceber que lhe sacaram a cave e só lhe deixaram uma garrafa é que ele vai aos arames…
13 Outubro, 2014 at 17:20
lololololololol
13 Outubro, 2014 at 17:26
😀
13 Outubro, 2014 at 16:42
Esta é uma das vertentes em que a Tasca e os Tasqueiros deverão pegar em armas e ter uma acção preponderante no desmascarar dos palhaços vendidos a outros interesses.
Sejamos inteligentes e lutadores que jamais haverá Manha que lhes sirva.
13 Outubro, 2014 at 16:47
como costumo dizer “o selo da Academia é um selo de qualidade”, por isso não me espanta que o Sporting seja reconhecido.
O Cherba quer ouvi-los a engolir em seco, eu não! Eu quero vê-los a estrebuchar pois o sapo deve ser tão, mas tão dificil de engolir!
quanto ao resto só tenho uma coisa a dizer:
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
13 Outubro, 2014 at 16:48
PS: Cherba as t-shirts da Tasca quando é que são postas á venda?
atenção ao preço…
13 Outubro, 2014 at 17:21
“Grande polémica na última edição da Corrida do Sporting por as camisolas terem o patrocínio da empresa Tacho Easy.
Longe vão os tempos em que éramos patrocinados por empresas credíveis…tipo o BES.”
( Se eu fosse o ROC )
13 Outubro, 2014 at 23:37
lol lol ou melhor em pt RCC RCC
13 Outubro, 2014 at 21:10
é por estas e por outras que não compreendo as preocupações exageradas com a equipa B…produzimos, produzimos e produzimos.
SL