Vocês sabem lá o estado de nervos em que acompanhei o jogo de ontem. Sem hipótese de estar no dragão por motivos pessoais e profissionais, senti-me nervoso como há muito não me sentia. Não por temer o adversário, cada vez mais um amontoado de pseudo-craques a fazer lembrar a lista do Godinho, mas por temer que tanta coisa boa que está a ser feita terminasse em mais um jogo cheio de qualidade com resultado adverso. É que se eu (e há muitos outros, felizmente) consigo olhar o trabalho para lá dos resultados, há quem não dê margem (o típico, caguei se joguei bem, eu quero é ganhar!). É uma postura válida e era essa postura que me assustava. Porque em termos de futebol, estava eu descansado.
E mais descansado fiquei ainda, com o nosso início de jogo. Parecia que o que tinha desejado por palavras, que fossemos um só sangue, se materializava no estádio onde a água fica fria em balneários seleccionados. Lá estava aquela enorme mancha verde e branca de cerca de quatro mil Leões, vergonhosamente aprisionados num espaço para cerca de metade dessa lotação (há que fazer uma queixa, já!), a abafar tudo e todos. Em campo, partilhando essa força, a equipa entrava com tudo! Nani atirava ao poste ainda antes dos 40 segundos de jogo e deixava o recado: este jogo é meu! E foi, foi tanto dele, o melhor em campo, uma vez mais brindado com um amarelo patético que, mais semana menos semana, o deixará fora do onze.
Mas porque assim se chama, onze, existiram outros dez, perdão, outros treze a seguirem o destemido patrão Nani. Não admirou, por isso, que o capitão Patrício voltasse a mostrar que é um dos melhores do mundo, com três momentos de luxo (mancha à Schmeichel, penalti defendido com a calma de quem está na praia, felino como Damas a enviar para canto aquela cabeçada); que Cédric fosse de uma competência extrema; que Paulo Oiveira conseguisse estar em todo o lado, à excepção do lance que deu golo (mérito para a jogada adversária, digo eu); que Maurício tivesse incorporado o central da época passada; que Jonathan voltasse a sorrir como o pequeno Conan, depois de lixar a vida aos fruteiros; que William voltasse a ser do Carvalho ao longo de todo um jogo; que Adrien fizesse a maratona com um toque de classe; que João Mário abdicasse da fantasia em prol do trabalho; que Capel fosse um jogador experiente e consciente de tudo o que tinha que fazer, a atacar e a defender; que Montero fosse um craque em modo guerreiro; que Slimani entrasse para deitar por terra o pouco sossego que a defensiva azul e branca pudesse ter; que Carrillo saísse da toca para dar a mordidela venenosa que colocou um ponto final da eliminatória; que Rosell segurasse o que faltava segurar e ainda estivesse perto de marcar.
Todos eles colocaram em prática o plano traçado por Marco Silva: «quero lá saber se jogamos no dragão! Somos o Sporting e esta merda é para ganhar!». E ganhámos. Ganhámos a jogar bem! Ganhámos a jogar à grande! Ganhámos a jogar à Sporting! Ao longo de 90 minutos, apenas durante dez, na segunda-parte, perdemos o controlo da partida. Podem vir os analistas, os paineleiros, o raio que parta mais velho ou aquela triste figura do Pategui que devia era ficar calado depois de não aproveitar o good mood do Quaresma, sublinhar os erros do fcporto para desvalorizar a vitória do Sporting; a verdade é que ganhámos porque fomos melhores em 80 dos 90 minutos! Dominámos, jogámos, deixámos o adversário sem bola e à procura dela. E quando não a tínhamos, mesmo a ganhar e a ver o tempo caminhar, não recuámos nem apostámos numa táctica de contra-ataque. Quando vejo, para lá dos 75 minutos, o William surgir como um dos nossos dois homens mais adiantados e procurar entrar em drible pela defesa espanhola, perdão, fruteira, sorri. Sorri tanto, no meio dos nervos porque isto de jogar bem também precisa de vitórias, ao ver o meu Sporting jogar como me contavam que jogava e poucas vezes o vi jogar.
Ganhar assim, tem outro sabor. Arriscaria dizer que, ontem, o Sporting, deu um enorme passo na luta por recuperar a sua identidade. Num dia em que também o andebol festejava, o hóquei voltava à europa com uma vitória e o rugby, acusado de louco por se oferecer para jogar o nacional, arrecada a terceira vitória em três jogos, a equipa de futebol, expressão máxima de um ecletismo que nos apaixona, rugia de forma assertiva, tanto no campo como nas bancadas (façam-me o favor e esgotemos Alvalade, no domingo). Que me perdoe o pequeno Godo, homem das cartilhas maravilha, mas, agora sim, o Sporting está de volta!
19 Outubro, 2014 at 9:08
Vitoria memoravel…
so me vem a cabeça este post do Palex31
ahahahhah
Palex31
18 Outubro, 2014 at 13:47
Responder
Ontem no trabalho, um colega passou o dia a cantar isto:
Ora marca um
Ora marca outro
Ora marca mais um
Que só dois é pouco
Ai é tão gostoso
Ai é tão docinho
E no final
Fodemos o ladraozinho
VAMOS A ELES LEÕES! SPOOOORTING
19 Outubro, 2014 at 9:08
Isto é o Sporting.
19 Outubro, 2014 at 9:12
… e o SPORTING é o nosso Grande Amor!!!
lalalalaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
19 Outubro, 2014 at 9:15
Jogar bem e ganhar: nada melhor! Ainda para mais em casa do adversário.
Acho piada tentar desvalorizar-se a vitória com os erros do Porco… Não foi assim que eles empataram cá?
Que la chupen y que la sigan chupando!!!!
SPOOOORTIIING!!!!!!
19 Outubro, 2014 at 11:26
E sem jogarem 1/10 do que nós jogámos ontem!
19 Outubro, 2014 at 9:17
Somos enormes, somos o Sporting
19 Outubro, 2014 at 9:18
ainda tenho o sorriso estampado na cara!
19 Outubro, 2014 at 9:19
Bom dia pessoal, dormi que nem um bebé. Cherba estamos em GRANDE. Gostava de saber se correu tudo bem com a saída do ladrão, e com a viagem de volta a casa a todos os Leões que assistiram ao vivo e a cores a esta grande vitória.
19 Outubro, 2014 at 9:29
Cherba o desafio foi bem lançado, no domingo temos de dar uma moldura humana a condizer, pese embora a jornada europeia pelo meio com um jogo difícil, o pessoal tem de dizer Presente, a hora do jogo tb ajuda um pouco. Todos a Alvalade, mobilizem quem não costuma ir, tragam a vossa Mãe, um sobrinho, até um primo afastado, mas tragam mais alguém para mostrar-mos a todos do que somos feitos. Eu já consegui mais três.
19 Outubro, 2014 at 9:21
Bom dia, com um sorriso enorme!!
19 Outubro, 2014 at 9:24
Inacreditável semelhança essa do camadão de nervos (há muito que não sofria tanto). Inacreditável pelo motivo ser o mesmo. Na segunda parte, certo da nossa enorme classe e qualidade, não consegui ver o jogo. Deitei-me a ouvir o relato, enquanto sofria. Pensava no tão perto que estávamos e e de termos que evitar, desta vez, apenas mais uma vitória moral. Conseguimos, porra, conseguimos!
19 Outubro, 2014 at 9:25
Também o Max está eufórico…
E não só pela vitória, mas sobretudo porque demonstrámos ter uma equipa em toda a acepção da palavra…
É verdade que a linha média é neste momento a melhor de Portugal (vá lá FS…quero o Adrien já no próximo jogo…a jogar…), mas mesmo a defesa que tantas vezes é apontada como o “patinho feio” da equipa, merece os parabéns…
E é claro…também a linha avançada “encaixa” perfeitamente nesta equipa que pouco a pouco…nos vai maravilhando…!!
O Cherba fala dessa vergonha (à “porco”) de meter 4000 LEÕES num espaço para 2000 (e não fopi certamente por falta de espaço no estádio…)…felizmente não houve registo de qualquer acidente, mas a Direcção não pode deixar de chamar a atenção aos responsáveis da FPF para mais esta irresponsabilidade…
Um abraço de parabéns a esses valorosos Leões que de principio ao fim quase “calaram” em muitos períodos do jogo essa claque superestúpida…
Deixem-nos sonhar…sonhar com esta realidadee “palpável” que já é neste momento a nossa equipa de futebol…!!
Sporting Sempre…!!
Pois o Sporting é o nosso grande amor…!!
Um bom dominmgo para todos/as…
Abr do Max e SL
***********************
PS – Cherba …por favor indique-me o nome do banco e o nome do beneficiário da conta (não consigo fazer a trasnf. sem esses dados…)
Obrigado
19 Outubro, 2014 at 10:39
Estou em afazeres familiares, Max. Hoje respondo a todos os emails sem falta!
19 Outubro, 2014 at 11:36
Um óptimo Domingo em Família amigo…!!
Abr e SL
19 Outubro, 2014 at 9:27
Depois de uma bela noite, acordar e ler isto, ficasse com um sorriso na cara, orgulho enorme.
Um bom domingo, família tasqueira.
E como diz o Diogo, isto é o Sporting.
19 Outubro, 2014 at 9:27
Agora 3 pontos na Alemanha e cuidado com os Leões
Abraços e SL a todos
19 Outubro, 2014 at 9:28
Spooooooooooooooooooooooooooooooorting
19 Outubro, 2014 at 9:28
Foi isso tudo. Também senti que ontem foi o 1o dia do nosso Sporting em pleno, com muita competência e coragem desde a Direção aos adeptos. Tenho de destacar o Marco Silva, enorme a construir uma equipa, gigante no discurso sem medo, que orgulho! Há quanto tempo não assumíamos o jogo desta maneira na fruteira…. Há quanto tempo não assumíamos a grandeza deste clube… Estou muito feliz, sobretudo por isso. A partir de agora, entraremos em todos os campos, com todos os adversários a saber que é nosso dever ganhar, porque somos Sporting.
19 Outubro, 2014 at 9:28
daqui a muitos anos ainda vamos estar a falar deste jogo.
Brilhante – equipa, treinador, presidente e adeptos!
Mas deixem-me sublinhar as palavras do Marco Silva no final do jogo: encarnou completamente a mística do que é ser Sporting!
LINDO
19 Outubro, 2014 at 9:28
Ontem estive o dia todo em viagem. Ia estando a par do resultado e fiquei nas nuvens como é óbvio.
Quando cheguei a casa, às 23h sentei me no sofá e estive a ver os 90 min para não me escapar nada desta vitória.
Não me lembro de ver uma equipa do Sporting com tanta personalidade naquele estádio. Fantástico Nani, William e Patricio! Grande equipa! Moldura humana fabulosa no apoio à aos leões!
O Sporting, sem complexos de inferioridade, sem medos, o Sporting com personalidade, que sabe o que quer, o verdadeiro Sporting…está mesmo de volta!!
Obrigado Marco Silva! Obrigado Bruno Carvalho!
19 Outubro, 2014 at 9:29
Referir que o “lopatêgo” já encarnou perfeitamente a filosofia do “porco”…
O homem não tem capacidade para valorizar o valor do adversário…fica mal a um treinador que deseja ser uma referência, não ser capaz de reconhecfer o valor do adversário, que conseguiu reduzir a sua equipa…à exoressão mais infima…!!
Uma constatação…:
A equipa do “porco” quando não conta com “o reforço” do apitador…é uma equipa banal…!!
Spooooooorting…!!
SL
19 Outubro, 2014 at 11:18
E ontem o que não lhes faltou foi ajuda. O boi de preto bem tentou.
Eu sei que não era essa a intenção do Max mas não vamos branquear a actuação do super dragay.
Também não nos fica bem desvalorizar a actuação do melhor portista em campo e o boi bem que tentou inclinar o campo.
19 Outubro, 2014 at 11:41
Falei disso mais abaixo amigo…
Mas a verdade é que o “jorginho não esteve no seu melhor”…
Em “condições normais” não teria sido apenas o 1º penalti (que parte de uma posição fora de jogo do avançdo do porco…)…
Teria também marcado aquela mão dentro da área e com “um bocadinho de boa vontade”…nem teríamos acabado completos…
Não me importava que todas as arbitragens fossem “pelo menos assim”…
Abr e SL
19 Outubro, 2014 at 11:41
Sim, aquelas faltinhas tendenciosas sempre a NOSSO desfavor…
Aqueles foras de jogo duvidosos que para os ‘corruptos’ deixam jogar e para nós são sempre assinalados…
E não faltou o penalty da ordem…
Só que ontem fez-se justiça. Fez-se justiça nesse lance do penalty que o Rui Patricio magistralmente defendeu; Fez-se justiça pelos magnificos adeptos que corajosa e orgulhosamente se deslocaram aquele antro de corrupção e de forma extraordinária calaram 40 ou 50 mil morcões de azul e branco; Fez-se justiça às palavras do NOSSO Presidente na semana que antecedeu o jogo, ou seja, funcionou tipo um 2 em 1, mais uma vez puxou a atenção mediaática para si, deixando os jogadores descansados e conseguiu alertar as autoridades para as cobardes agressões de que temos sido alvo quando nos deslocamos aquele antro de corruptos. Dessa forma tudo correu pelo melhor (espero eu) e esmagámos aqueles porcos, com justiça!!!
O caminho faz-se caminhando, e, o clube do Leão Rampante voltou ao trilho secreto que o conduzirá à glória!!!
Obrigado Bruno de Carvalho! Obrigado Inácio! Obrigado Virgilio! Obrigado Marco Silva e demais elementos da equipa técnica… e um ENORME OBRIGADO aos NOSSOS jogadores !!!
Somos o Sporting Clube de Portugal! E estamos mesmo de volta! Aguentem-se à bomboca, se puderem…
SL
19 Outubro, 2014 at 14:29
E se alguem reparou no desespero desse sr Arbrito, a marcar um livre frontal no ultimo minuto dos descontos e por isso perder tempo a ajeitar a barreira para na enentialidade do Puerco conseguir marcar… Ainda ter dois minutonhos para tentar empatar. Como nao marcou deu logo p jogo por terminado…. Um Sr Filha da Puta é o que ele é!
19 Outubro, 2014 at 17:04
Mas ontém ela ainda contou com a ajuda dos bois de preto e não foi pouco. Só que nem isso lhes valeu. O Sporting em todos os jogos tem de ganhar pelo menos com 2 de diferença se assim não fôr está sujeito ao equilíbrio forçado pelos bois.
19 Outubro, 2014 at 9:30
Bom dia , orgulho enorme neste Sporting !
19 Outubro, 2014 at 9:33
Spooooooooorting!
19 Outubro, 2014 at 9:37
Esta vitória é dos adeptos mas acima de tudo, de Marco Silva. Antes do jogo dizia a toda a gente que estava plenamente confiante que iamos ganhar.Porque a equipa cresce a olhos vistos.Esta equipa amadureceu muito com o trabalho de Leonardo Jardim, cimentou as suas rotinas mas foi Marco Silva que lhe deu a Coragem e o caracterdejogarem como o Sportingdeve sempre jogar.foi Marco Silva que devolveu o discurso do “Nós”!
19 Outubro, 2014 at 9:40
Como temos de ter os amigos por perto e os inimigos ainda mais, vou estando pontualmente abstento a alguns blogs azuis e vermelhos.
Primeiro ponto, aquela gente é exactamente igual, quais gêmeo siameses…
Segundo ponto, os frutas hoje já pedem as cabeças da são, com pc incluído e dão o exemplo do nosso Presidente como alguém que está sempre com a equipa e a motivar os miúdos que saem da academia “pagos a preço de saldo” comparando-os com os milhões gastos no plantel fruteiro e questionando as comissões e milhões desaparecidos, quando comparam as vendas com o relatório e contas.
Estamos a ter o impacto desejado meus amigos! Este clube quando passar 2/3/4 anos sem ganhar, auto-elimina-se, implode!
19 Outubro, 2014 at 9:41
Abstento =atento
19 Outubro, 2014 at 9:42
São=sad! raios partam os touch screens
19 Outubro, 2014 at 11:13
Ah ah ah ah
Ainda ne viu rir quando os comentadeiros começarem a dizer que o bruno é que faz bem, em estar junto à equipa.
O presidente no banco mantém a intensidade nos jogadores…
Eh arrotos de bacalhau deste género… eh eh
O q me vou rir quando começarem a apontar como the way to do it, as atitudes do menino bruno!
Dentro de pouco:
o bruno não fala de mais, fa-lo para proteger o grupo dar o corpo às balas
O Bruno faz bem em estar no banco, está perto da equipa
O Bruno faz bem em falar mal e acusar o porco, afinal nunca a ida ao porqueiro correu com tanta segurança..
And so on, podiamos estar aqui horas nisto !!?
19 Outubro, 2014 at 11:43
Totalmente de acordo Bilo!
Aquilo se ficarem 2 anos sem vencer nada, e 2 temporadas sem irem à Champions eclipsam-se…
SL
19 Outubro, 2014 at 17:11
Bilo quem é a são?
19 Outubro, 2014 at 17:12
Já li a correcção. SL
19 Outubro, 2014 at 9:48
gostava muito saber o que o treinador portista disse ao Marco silva no final do jogo. parerai estar a dizer que nao mereciamos!
19 Outubro, 2014 at 9:50
parecia
19 Outubro, 2014 at 10:32
Estava a perguntar quando era o jogo a segunda mão…
19 Outubro, 2014 at 9:48
Para o Sabado ser perfeito, só faltou uma Traquinice!
Bom dia a todos
19 Outubro, 2014 at 11:14
Eh eh.
Saw what u did there!!!
Sim, teria sido mais que perfeito !!
Perfeito já ele foi!
19 Outubro, 2014 at 9:48
bom dia malta, flopatego esqueceu se de mencionar que erraram pk foram forcados a isso por uma equipa que os sofocou e nao os deixou fazer o tika tika(lol) vamos la sporting estamos no caminho certo.. nao somos grandes somos ENORMESSSSSSSSSSS.
19 Outubro, 2014 at 9:52
Buenos dias Matosinhos!!
Que orgulho enorme. Spooooooooorting
19 Outubro, 2014 at 11:40
E boilá. Olhós abiões lá atrás. Não, num shei.
Oh Tiago, nós aqui cum conbersas delicadas e tu com isso.
Brack you, fuckers.
19 Outubro, 2014 at 9:55
Que jogao. Que orgulho nos Leoes que foram ao ladrao. Somos enormes!
E que discurso que MS tem. Brutal. Do melhor que ja ouvi
19 Outubro, 2014 at 9:56
“Sorri tanto,ao ver o meu Sporting jogar como me contavam que jogava e poucas vezes o vi jogar.”
pois eu vi esse Sporting, e nem imaginam o bem que sabe ve-lo outra vez a ser aquilo que nasceu para ser:
“DOS MAIORES ENTRE OS MAIORES”
e é por isso que fico pior que piurso, quando vejo gentalha, em nome de ódios pessoais, a criticar tudo e mais alguma coisa, só porque nao gostam do “estilo” de quem está a levar o SCP de regresso ao passado
que orgulho…
nem os porcos ontem tiveram coragem de reclamar da licao bravura, classe, categoria que levaram em casa própria…
isto é o SCP que nunca devia de ter deixado de existir, em nome de interesses pessoais de alguns “banqueiros crediveis”…
Sporting
Sporting
Sporting
19 Outubro, 2014 at 9:57
– o jogo de ontem foi extraordinário, se isto não estiver errado, desde 1975 que não marcávamos 3 golos no dragão em 90 minutos… 40 anos! Estivemos a 1 golo dos 4-1 de 1945 de 1959.
– com dia e meio de preparação vamos ver se ainda conseguimos apanhar um schalke de merda… a mudança de treinador deles já produziu uma vitória no campeonato ainda que hertha não seja nada de especial.
– esta nossa equipa está a transformar-se num caso sério… mais ainda se passarmos por isto com 100% de aproveitamento. Eu sei que o Nani tem sido muito importante mas o meu cromo favorito é o Rui: Chelsea em casa, apesar da derrota e ontem no dragão fez a nossa baliza muito mais pequena.
19 Outubro, 2014 at 10:00
Fazendo um resumo “national Geographic” da joga:
http://www.youtube.com/watch?v=qqU5eaKLVkQ
Usando uma frase querida lá para aquelas bandas do prostíbulo: “até os comemos”!!!
19 Outubro, 2014 at 10:02
Ontem fomos enormes. Orgulho imenso na equipa, no treinador e nos adeptos que puderam estar naquele sítio de merda.
Ontem, ao contrário do que é costume, mamei TODOS os programas na TV de análise e comentário ao jogo. Nenhum desses pseudo-jornalistas e comentadores profissionais foi capaz de reconhecer inequivocamente o mérito do Sporting, preferindo destacar a falta de mérito do porto e o pênalti falhado (mais uma vez, demérito do porto e não mérito do Sporting). Para eles foi o porto que perdeu, não o Sporting que ganhou. Curiosamente, o reconhecimento do mérito veio todo de ex-jogadores e ex-treinadores, mesmo daqueles vinculados ao Benfica e Porto. Elucidativo sobre a bicharada que por aí anda e a sua agenda. Quem possa ouça a análise do Vitor Manuel n’ A Bola TV, naquele estilo de quem parece que vai ter outro ataque cardíaco. Disse tudo sobre o brilhantismo da nossa vitória e o mérito do Senhor Marco Silva.
19 Outubro, 2014 at 14:43
O Tadeia ontem “passou se” para o nosso lado… ou ouvi o gajo a defender nos. Alguma coisa está a acontecer no Futebol Português!!!