Parece que a história desta EHF Cup se irá fazer com a diferença dos jogos em casa para os jogos fora de portas. A vitória dos Eslovacos no seu reduto teve metade do peso do triunfo leonino em Odivelas o que nos faz pensar que, não ganhando noutras freguesias, temos de ser imunes nos “nossos” campos.
Contas feitas na diferença dos 34-24, para os agora 33-28, há que realçar o facto de ir marcar 28 golos a um país tipicamente devorador de andebol é obra. Não podemos perder agora esta identidade visto que apenas falta um pequeno grande passo até chegar à fase de grupos. É pequeno porque basta sobreviver a 2 jogos, é grande, porque nos calhou uma equipa espanhola, Fraikin BM Granollers, que presentemente assume a vice liderança da tabela no país vizinho atrás do todo poderoso Barcelona. Espreitando a classificação da XXV Liga Asobal esta equipa tem apenas um empate mas um ataque superiorizado por mais de metade das equipas. A diferença, lá está, é a defesa bem cimentada que supera em menos 21 golos a melhor das outras 15 equipas, o tal conjunto de Karabatic e companhia.
Por cá, no Campeonato Fidelidade Andebol 1, passámos mais um teste frente ao Águas Santas no Pavilhão do Ginásio do Sul. Se eu disser que fomos ao intervalo a perder por 2 não acharão estranho pelos textos anteriores em que esta é a nossa nova moda. Estes 12-14 transformaram-se em 30-23 com uma segunda parte de excelente nível e, embora nos apeteça arrancar todos os cabelos a meio dos jogos podemos ser positivistas e saber que temos um balneário unido e um treinador que percebe de tática pois a equipa ajusta-se àquilo que o jogo do adversário semeia. E uma análise eficiente em tempo record pode muitas das vezes ser a chave do sucesso. Este sucesso apenas tem o entrave do empate na Horta e nesta jornada em atraso voltámos a recuperar o terreno da liderança ficando novamente a um ponto dos nossos rivais.
Agora a competição de equipas passa o testamento à nossa Seleção com jogos de preparação frente à Hungria e Rússia, nos dias 29/10 e 02/11. O último, contra os russos será em Vila Nova de Gaia e podemos apoiar como se de verde e branco se tratasse, pois o Sporting volta a ser a equipa mais representada com a convocatória de Ricardo Candeias, Pedro Solha, Pedro Portela, Fábio Magalhães, Bosko Bjelanovic, Rui Silva e Pedro Spínola. Para nós o campeonato só volta no dia 05 de Novembro (jogo esse que terá transmissão direta n´As Redes do Damas) com a difícil deslocação ao Minho frente ao ABC e essa EHF que nos espere para dia 22 ou 23 com o primeiro jogo em casa. Certamente estaremos ainda mais fortes!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
24 Outubro, 2014 at 14:15
https://www.youtube.com/watch?v=0EWbonj7f18
24 Outubro, 2014 at 14:30
Obrigado Verde por estes posts. Podem não ser muito comentados, mas são muito interessantes e informativos.
Seria mesmo muito engraçado vê-los repetidos noutras modalidades.
Quanto ao Andebol. É bom perceber a dinâmica de equipa e de vitórias que se instalou. O ecletismo do Sporting precisa destas equipas fortes.
24 Outubro, 2014 at 16:34
+1
O único motivo pelo qual não comento é simplesmente porque não tenho nada a acrescentar (e aí mais vale estar calado) mas espero que seja uma rubrica para continuar.
24 Outubro, 2014 at 21:31
+1
24 Outubro, 2014 at 15:20
Obg por esta rubrica.
Achas que podemos passar os espanhóis ou é mesmo muito complicado?
24 Outubro, 2014 at 15:52
Não vai ser fácil derrotar os espanhóis, mas eu acredito.
24 Outubro, 2014 at 16:00
Verde….eu confesso que ligava pouco ao Andebol…mas entre as tuas crónicas e a Sporting TV…dou por mim a ver com muito mais interesse e muito mais curioso! ;)!
Obrigado!
24 Outubro, 2014 at 16:10
Eu neste momento acredito em todas as modalidade do nosso clube, houve uma mudança de mentalidade, para melhor.
O Andebol tb não foge à regra, é um orgulho ver esses rapazes defenderem a nossa camisola! Venha quem vier é para morrer, este ano a Europa será nossa!
24 Outubro, 2014 at 16:11
Nas competições europeias também é preciso levar em contas as arbitragens que em ambientes muito hostis tendem sempre para a equipa da casa. Por exemplo, neste jogo na Eslováquia tivemos 7 suspensões de 2 minutos o que equivaleu a 14 minutos em inferioridade enquanto a equipa da casa ficou pelas 3??? suspensões equivalentes a 6 minutos de inferioridade…
Por aqui dá para perceber porque não ganhámos o jogo…
Um palavra final para o Fábio Magalhães que realizou um grande jogo contra o Águas Santas parecendo querer regressar à forma que nos habituou.
24 Outubro, 2014 at 16:16
A Liga Espanhola de Andebol é um passeio para o Barcelona. O ano passado não perderam um único jogo para o campeonato. Neste momento, o Granollers é o melhor dos “outros”, por isso deve ter bastante valor. Será uma eliminatória muito difícil. Mas aos nossos bravos nada é impossível.
Off-topic:
Retirado de um comentário de Marinho Neves no Facebook:
“Sobre Dias da Cunha, sem querer colocar em causa a sua honestidade e até competência, digo-vos com conhecimento de causa, que depois de eu e Carlos Severino lhe termos apresentado provas de que Rui Meireles, Bettencourt e Carlos Freitas o andavam a trair ele recusou-se a acreditar nos factos, agora mais que evidentes.”
WTF? Que “traição” seria essa? Andavam a conspirar para o derrubar ou seria algo ainda mais grave…?
24 Outubro, 2014 at 19:03
Amizades com os tripeiros, algo que ele não queria …
Mas neste momento, o melhor que tinha a fazer era fechar a matraca.
24 Outubro, 2014 at 21:06
A questão era até onde iria essa “amizade”! Será que lhes andavam a passar informações?
24 Outubro, 2014 at 16:20
Cherba, desculpa o off mas… é isto:
http://m.youtube.com/watch?v=jv6pNQeFjyg&feature=youtu.be
24 Outubro, 2014 at 17:12
Este é o tal protesto dos adeptos do Légia de que falei ontem. Um tasqueiro colocou aqui um link de um artigo. Ocorreu devido a uma sanção por causa de pirotecnia… 🙂
24 Outubro, 2014 at 18:09
Já levo uns bons anos de futebol em Alvalade e a claque adversária que mais me impressionou foi a do Légia, impressionante durante o jogo todo !
24 Outubro, 2014 at 16:35
As equipas da Asobal, com exceção do Barcelona, sofreram os efeitos da crise económica que assolou a Espanha, embora continuem a ter boas equipas, o nível baixou nestes últimos 2 anos, os estrangeiros de melhor qualidade têm saído para a Alemanha, França e para países do leste da Europa. Vai ser difícil, mas acredito nesta equipa, tem uma determinação muito grande e em “casa” somos muito fortes.
24 Outubro, 2014 at 16:49
Antes de mais agradeço os magníficos post’s, escritos por quem percebe e sente o andebol.
Durante muitos anos fomos Reis e senhores no Andebol português, depois das entradas das sad’s e cortes nos desportos “menores” o Andebol assim como todas as outras modalidades foram quase desaparecendo.
A reviravolta foi, a meu ver, a conquista da Taça Challenge, onde demonstramos que mesmo sem pavilhão, podíamos voltar a ser a potencia que sempre fomos (mesmo adormecida).
A jogar como temos jogado, com um pavilhão, acho que ninguém nos parava.
Agradeço que continues com a tua visão sobre o nosso Andebol, e sempre que poder tb o acompanharei 😉
SL
24 Outubro, 2014 at 17:03
Amigos Lões, sou um tasqueiro quase anónimo, a viver em Bratislava (Eslováquia) há menos de 1 ano. Mas estou na Tasca todos os dias, um dos milhares que se senta nas mesas de trás, a ver tudo o que passa nas mesas da frente e na cozinha!
Mal vi que o Grande vinha à Eslováquia jogar andebol, comprei bilhetes para toda a família (mulher e filhas pequenas). Éramos os únicos de verde e branco (vestidos a rigor!), no meio de 2 ou 3 mil de azul eslovaco. Foi exactamente à mesma hora que dávamos uma lição de bola no Tripeiral!
O jogo não foi brilhante. Os eslovacos entraram bem, a meio da 1ª parte ganhavam por 6 e o pavilhão entrou ao rubro. Mas os nossos bravos foram melhorando, reduziram para 4 ao intervalo, reduziram para 2 a meio da 2ª parte e, mesmo acabando por perder por 5, a eliminatória esteve sempre controlada. Destaque positivo para o Carroll e para o Solha. Desta vez os keepers não fizeram a diferença. Pouparam-se para brilhar contra os espanhois na próxima eliminatória!
No final houve 3 momentos que me marcaram muito: 1º- ter uma equipa de Rampante no meio do campo, a agradecer a apoio do público que, neste caso, vinha exclusivamente da minha família! Bruno Moreira, gostei quando apontaste para o nosso cachecol verde e branco e bateste no peito logo a seguir. 2º- ser convidado para tirar uma foto com todo a equipa em pleno campo, à frente de uma das balizas! Imaginem estar ao lado de 14 jogadores do nosso grande Sporting + mister + Vice-Presidente, etc. Agora (para os que já são pais) imaginem ter a vossa descendência sub-4 vestida de verde e branco, ao lado deles, a gritar Spóóótiiii! Foi inesquecível, para mim e para elas (bem, elas talvez se esqueçam, mas tratarei de lhe dar outros momentos leoninos…). Pedro Solha, obrigado por te teres sentado ao lado delas! Hugo Canela, obrigado por teres sido o fotógrafo de serviço! 3º-ser informado que estamos a ganhar 3-1 aos tripeiros pelo próprio Vice-Presidente, o Vicente de Moura. Obrigado Comandante!!!
Andebol do Sporting, obrigado pelo dia inesquecivel que nos proporcionaram! Somos mesmo diferentes, somos mesmo únicos…
24 Outubro, 2014 at 17:11
Parabéns, Leão!
Deve ter sido, de facto, de cortar a respiração!
Um grande momento que ficará gravado!
Olha que bem podias por ai umas fotos dessas no Tascagram, quando estiver a bombar.
24 Outubro, 2014 at 17:55
Está prometido! Envio as fotos para o Cherba este fds. Venha daí o Tascagram!
24 Outubro, 2014 at 17:14
espectacular! que grande momento deve ter sido!
24 Outubro, 2014 at 17:22
ESPECTÁCULO!!!!
24 Outubro, 2014 at 17:48
Muito bom. Top
24 Outubro, 2014 at 19:05
Muito bom!
24 Outubro, 2014 at 20:30
Parabéns Tasqueiro! Adorei ler o teu testemunho! Saudações Leoninas!
24 Outubro, 2014 at 20:54
Momento brilhante! Que inveja!
24 Outubro, 2014 at 21:10
muito bonito. que Linda recordaçao!!
24 Outubro, 2014 at 22:09
Até fiquei arrepiado.
Somos mesmo enormes, grande testemunho
24 Outubro, 2014 at 17:17
Foi pena estes jogos não terem, mais uma vez, transmissão…Se o da EHF dá para entender, o do nacional não se percebe!
24 Outubro, 2014 at 17:58
O problema é que provavelmente a ébolatv deve ter comprado os direitos desses jogos e por isso não estão a ser transmitidos pela SportingTV…
24 Outubro, 2014 at 20:54
ébolatv é fudido 😀
24 Outubro, 2014 at 17:31
off topic – vou-vos propor um exercício dificílimo só ao alcance dos sobre-dotados.
Analisem com calma e se quiserem respondam…
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/10/descubram-as-diferencas-entre-ficcao-e.html
24 Outubro, 2014 at 17:34
Simples… arranjo logo duas diferenças!
A foto de baixo tem 2 sportinguistas e na foto de cima só tem 1!
E o Nani está com ela vestida!
Só ainda não percebi como o Nani, na primeira foto, consegue segurar assim a camisola sem ter ninguém a segurar do outro lado… está tão esticadinha. Impressionante!
24 Outubro, 2014 at 17:53
E agora tive que provar que não sou um robot….
Passei! 😀
24 Outubro, 2014 at 17:57
2x
Acho isto uma abordagem muito fria, Mário!!!
I’m not a machine!!!
24 Outubro, 2014 at 18:03
a sério? vou rever essa merda, já tive de tirar isso uma vez, vou rever essa situação, JÁ!!!
24 Outubro, 2014 at 18:07
já fiz uma alterações, escrevam um comentário para ver se acontece o mesmo sff
24 Outubro, 2014 at 18:39
Ta safo.
24 Outubro, 2014 at 18:48
obrigado Bruno, abraço
24 Outubro, 2014 at 18:29
ainda não tinha dito mas bem-voltado Ricardo Sampaio, gosto mais de ti nessa forma que do homem do Buçaco que bebe Saké.
vais ao almoço? já vi que a Maria não vai porque não gosta de pizza (além de haver carne grelhada) ou então é como diz o Cherba, ficou triste por o Jusko se ter cortado ao almoço 😉
SL
24 Outubro, 2014 at 23:18
Obrigado, Mário!
Estive de retiro espiritual no Convento do Sapal e aquilo obriga a um retiro extremo… Aquela exposição dada no “Garras de Fora” mexeu comigo e antes que virasse uma estrela decadente, juntei forças no meu intimo interior (LOL!) e retirei-me! 😀
Eu simpatizo com o HdB, sinceramente…
Não, pá… Não vou ao almoço, infelizmente. Tenho de fazer a ronda à plantação de feijoca que é a perder de vista…. não posso negligenciar o néctar! 😉
Mas com o Muaritime é pra ganhar!!!
25 Outubro, 2014 at 9:01
Atenção Homem do Buçaco…
“Descobri” onde deve andar o “fugitivo” Shika…
Há tempos que ele andava a “ouvir vozes”…: “shika abála”…
E ele abalou…deve ter-se juntado aos terroristas do estado islamico…!
É que nem no Egipto sabem do homem…!
SL
24 Outubro, 2014 at 18:38
É a prova provada que o BdC ta a seguir as guidelines do Godo
24 Outubro, 2014 at 21:36
ri-me lá e rio-me aqui!
ah ah ah
24 Outubro, 2014 at 19:08
Pessoal, alguém quer boleia para o Porto (ou ficar a caminho) depois do jogo?
24 Outubro, 2014 at 19:26
Confesso que não é desporto que me cative muito nem tão pouco percebo as regras mas com estes post vou seguindo cada vez mais o nosso Andebol.
Obrigado.
24 Outubro, 2014 at 20:25
A RTP está a esticar-se com a relação entre a TachoEasy e o Sporting, da qual convinha o nosso clube distanciar-se rapidamente, pois o Sporting não é responsável pelos actos dessa entidade, apenas foi imprudente em aceitar esse patrocínio, creio eu.
De qualquer modo, se quisessemos falar em fraude, poderíamos sempre começar pela mãe da jornalista Sandra Felgueiras.
24 Outubro, 2014 at 21:05
Eu quando vi a camisola da corrida pensei logo que isto iria manchar o nome do Sporting. Cá está a prova
24 Outubro, 2014 at 21:08
e dois… não me agrada nada ver o nome do Sporting associado a este tipo de esquemas…
24 Outubro, 2014 at 22:22
Quem é a TachoEasy? Ou de quem é, ou em que é que está envolvida ?
Sinceramente não sei.
SL
24 Outubro, 2014 at 22:28
Andas distraído! 🙂
Foi o patrocinador principal, creio, da corrida do Sporting este ano.
https://atascadocherba.com/2014/10/11/corrida-sporting-ou-corrida-ao-tacho-mais-recheado/
https://faxverdeebranco.wordpress.com/2014/10/11/tachoeasy-sporting-clube-piramidal/
24 Outubro, 2014 at 22:34
sandra_felgueiras “gostava_que_olhassem_para_mim_por_aquilo_que_sou”
As melhores memórias que tenho da infância é estar sentada com o meu tio Toneca. Ele adorava futebol, adorava o Porto…
-Mas a Sandra é do Benfica.
-Sou, mas até gostava do Porto porque ele gostava do Porto.
– Foi a Sandra que pediu à sua mãe para ela ir para o Brasil?
– Fui eu que pedi à minha mãe para ela ir para o Brasil.
A minha mãe só se apercebeu de que ia embarcar, e esta é a mais pura verdade, quando, ao cruzar a fronteira de Vilar Formoso, ouvimos na TSF: “Fátima Felgueiras está em prisão preventiva, a decisão foi comunicada agora.” E só nesse instante é que ela olhou para mim e disse “acelera”.
Dito isto, pois não percebi a excessiva colagem do Sporting a esta empresa por parte da reportagem (ou percebi?) também não me agradam estes sponsors, e talvez fosse de ter algum cuidado adicional, mesmo sabendo que o clube não pode ser responsabilizado por falcatruas dos seus patrocionadores (e em matéria de fraude e esquemas piramidais estes tachoeasy são uns amadores comparados com o BES, BCP).
SL
24 Outubro, 2014 at 22:20
Muito bom estar informado sobre uma das modalidades mais carismáticas do Sporting, e bem informado.
O FCP ultrapassou-nos em títulos, mas nunca vai ter a nossa cultura, o nosso entusiasmo, querem ganhar apenas para serem melhores que o Sporting, por mais títulos que ganhem nunca vão chegar ao Sporting na modalidade.
Ricardo Andorinho, Carlos Silva, Brito entre outros fazem parte do panorama andebolístico nacional, ok, e o Carlos Resende, mas mais no ABC…
Hóquei, Andebol, Basket e Futsal tem que ser tudo nosso.
SL