O apelo do Fábio já diz quase tudo, mas permitam-me acrescentar algo mais.
Falei com ele, via Facebook, e fiquei a saber que os tratamentos rondarão os 20 mil euros (quatro mil cada um, em cinco sessões). Durante a conversa disse-me, também, «o Adrien Silva é o meu jogador preferido! Sou sócio do Sporting, este ano com muito dificuldade consegui comprar a GameBox, mas é no piso B e já me custa chegar lá acima».
Ora, posto isto, o desafio que coloco a todos nós é o seguinte:
– reunir 4 mil euros, verba que permitirá pagar um dos tratamentos;
– tentar que o Fábio conheça, pessoalmente, o Adrien
Não é coisa pouca, pois não é, mas sou gajo para apostar que vamos virar este desafio de cangalhas e que, no final, vamos assinar o nosso nome por baixo da frase «Podes contar connosco, Fábio!».
p.s. – Os donativos (mínimo 5 euros), devem ser feitas para a conta da Tasca:
nib: 0023 0000 4545 0941 0929 4
(iBan) PT50 0023 0000 4545 0941 0929 4
(Bic-Swift) BCOMPTPL
Peço-vos o favor de, quando fizerem a transferência, colocarem no descritivo “tasca solidária”. O comprovativo deve ser enviado para [email protected]
29 Outubro, 2014 at 19:34
Também já seguiu amigo…
Pena que eu não tenha possibilidades económicas para “resolver” o problema do Fábio e de tantos “Fábios” que infelizmente temos à nossa volta…
Mas se um não consegue…todos juntos certamente não deixaremos de proporcionar ao Fábio a possibilidade “lutar” pela sua saúde…
Força Fábio…estamos todos contigo…!!
SL
29 Outubro, 2014 at 19:35
Eu acredito na boa vontade do Cherba e da Tasca em geral
O meu donativo está feito e se houver alguma dúvida sobre a veracidade deste apelo, há muita gente com necessidades.
Força e coragem
SL
29 Outubro, 2014 at 19:53
Olá. Merda de cancro.
A questão da quimio e da radio não se coloca desta forma. Quimio faz sempre. Radio, no caso do linfoma, creio que se aplica no caso de órgãos afectados, e até mesmo como coadjuvante, para queimar nódulos e afins. Se repararem, o Fábio tem o linfoma há sete anos. É muito tempo e poderá ter acometido outras zonas do corpo, razão pela qual a radioterapia passa a ser um tratamento também a considerar. Normalmente, mesmo que curado, o linfoma não é como qualquer outra neoplasia, carcinoma ou outro tumor maligno. Só ao fim de 10 anos, segundo consta, e nos melhores cenários, é que é dado como estando em remissão. É complicado, como tudo o resto. O tratamento na Alemanha tem a ver com o facto de ser um tratamento inovador que só lá tem sido tentado. É o tratamento com utilização das células dendríticas. Há muitos casos de sucesso, mas é uma terapia experimental. E sim, é um tratamento muito, muito caro, mas que ainda não é visto de uma forma clara pela gestão hospitalar vulgar. Não sei se por lobie , se por resistência ou conservadorismo, mas sim, é uma terapia que em Portugal não existe. Acho que podem ver melhor aqui: http://www.immune-therapy.net/pt/spektrum/dc-therapie.php
Lembrar também que é uma luta contra o tempo. Não é propriamente um calendário para compra de livros escolares e afins. Eu vou contribuir. São muitíssimos os tasqueiros, presentes em comentários e nas leituras, mas creio que 10 euros atribuídos por todos, chega e sobra. E depois, carago, façam o Adrien encaminhar isto ao colega Cristiano Ronaldo. 2000 tasqueiros.
Lembrar também que o Fábio é um rapaz novo. Começou muito cedo. Em idades destas, a multiplicação celular é muito mais acelerada do que em pessoas mais velhas, razão pela qual ainda urge mais resolver o assunto.
E sim, por mais perverso e maldoso que possa parecer, e até por uma questão de justiça para com outros casos, interessa ter a certeza absoluta do caso. Era importante fazer um despiste da situação, até para que não recaiam quaisquer dúvidas relativamente ao caso do Fábio e as pessoas não fiquem de pé atrás. Eu acredito no Cherba, razão pela qual farei o meu contributo. E em caso de embuste, que não acredito (ninguém pode ser suficientemente cobarde a esse ponto), fica para o tratamento de muitas crianças no IPO, que não tenham por exemplo a possibilidade de se deslocar à Alemanha numa fase crucial da doença. Crianças ou jovens, como eu vi morrer naquelas camas. Alguns até mais jovens do que eu, rapazes ou raparigas. Pá, é mesmo uma ruleta russa. É a lotaria nas nossas vidas. Pode calhar a qualquer um de nós.
29 Outubro, 2014 at 20:02
Diogo, compreendo bem o teu sentimento, pois infelizmente também sou uma “cliente” do IPO. É como tu dizes, é a lotaria nas nossas vidas.
29 Outubro, 2014 at 20:10
Vai correr bem, Cláudia. Força. A minha mãe tem estado bem. Foi por ela que passei noites no IPO. É aproveitar para deixar algumas coisas que podemos evitar, como açúcares, carnes vermelhas, talvez o leite, e essas coisas de que ouvimos falar. Fazer desporto, nas doses certas, evitar a merda do stress e evitar as fontes de radicais livres. Desculpem lá a dose de palavras, mas não custa escrevê-las. A sério que não sou da seita!
Mas ao certo, ao certo, é provável que andemos todos a patinar na maionese.
Ah, e tentar comprar local. Essa merda de andar a comprar fruta congelada, já era. Isso e o resto.
29 Outubro, 2014 at 20:18
E é uma merda, porque isto anda tudo a mandar o barro à parede.
Sistema nacional de saúde, mesmo com a carga de impostos que nos é aplicada (olá dívida privada), é para cortar. Um gajo vai ao médico de família e quase que tem de inventar um aneurisma para que mandem fazer um simples hemograma. Não há medicina preventiva. Há corte cego e depois apanham-se as consequências, aquelas que dá para apanhar. Qualquer dia corta-se tanto, mas tanto, que as pessoas desconfiam da qualidade dos serviços hospitalares e deixam-se morrer na cama.
E depois a alimentação. Um gajo ganha 500euros mensais, paga a renda mensal, e sobra para aquela alimentação super-calórica de hiper-mercado. Não pode fazer bem.
Mas enfim, o assunto é o Fábio. Fico-me por aqui.
29 Outubro, 2014 at 20:57
Obg pela tua partilha de info, Diogo. Mesmo…
30 Outubro, 2014 at 8:07
Nao querendo sair muito do topic, Diogo tens toda a razao em relaçao a encontrar soluçoes locais para alimentaçao e troca de serviços. Esta è a unica via de salvaçao. Eu aqui em Bruxelas uso esses sistemas para contornar este furacao neo-liberal.
Um abraço e muita sorte para a tua mae.
29 Outubro, 2014 at 22:08
Obrigado Diogo, sei que vai correr bem, o pior já passou.
29 Outubro, 2014 at 20:07
Respect!
29 Outubro, 2014 at 20:19
Caro Diogo, creio que olhaste para o problema pelo lado certo do prisma.
É claramente a perspectiva correcta e assim se deve participar.
Vou eleger a parte positiva desta acção do ponto de vista pessoal: a dádiva. Essa será a minha motivação.
Ajudar alguém.
Como tal irei contribuir.
29 Outubro, 2014 at 20:21
Sem dúvidas Diogo! É isso tudo o que referes.
Se te recordas, eu referi-te aqui há algum tempo atrás que também eu perdi o meu Pai no IPO de Lisboa… E por pouco a minha Mãe, que felizmente sobreviveu a um cancro na mama… Ou seja, há cerca de 15 anos atrás tive o meu Pai e a minha Mãe naquela instituição, o meu Pai na 2ª operação em 3 anos e a minha Mãe decidiu ir fazer uma mamografia num rastreio e… dois dias depois disseram-lhe que teria 6 meses de vida… Afortunadamente sobreviveu à infelicidade do marido (que veio a falecer 1 ano e meio depois) e à própria doença que a afectou… Mas ficou com as mazelas fisicas que as pessoas que passam por esse calvário, para não falar nas profundas mazelas psicológicas, sofrem!
Irei procurar ajudar, embora a minha situação pessoal seja actualmente profundamente desfavorável (desemprego) sem fundo de desemprego, nem nada… Mas, e pese embora andarem por aí muitos “actores e actrizes” a enganar as pessoas de bem, creio que esta situação não configura esses caminhos tortuosos da mentira… Contudo, creio que não será pior confirmar a sério a supracitada descrição!
Aquele Abraço Leonino
SL
29 Outubro, 2014 at 20:27
Lembro sim, claro. E também me lembro que te estou a dever um bilhete para o próximo jogo do Sporting em Alvalade, para o campeonato. Força aí, XAP.
30 Outubro, 2014 at 0:20
Carissimo,
Não me estás a dever nada.
Iremos concerteza encontrarmo-nos em Alvalade, em breve, espero eu!
Abraço de Leão
SL
29 Outubro, 2014 at 20:59
Podes falar comigo por mail? [email protected]
Uma hipótese de trabalho…
29 Outubro, 2014 at 20:46
Meus amigos, sou enfermeiro e a minha esposa especialista em oncologia pediatrica aqui em Londres. No seguimento do que refere o Diogo, posso confirmar que é normal fazer-se tratamentos de quimio e radio nos casos de Linfoma de Hodgkins, sendo a radioterapia efectuada sobre os ganglios e orgãos afectados. (o linfoma é exactamente um cancro dos ganglios.). Também aqui temos doentes que recorrem à Alemanha para o tal tratamento com células dendítricas sendo que infelizmente a taxa de sucesso é nula ou muito reduzida. O que não quer dizer que os pais não tentem também esta altermativa e que não seja bem sucedida neste caso específico. Aconselho também a visita a este site:http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/hodgkins-lymphoma/treatment/whats-new-in-hodgkins-lymphoma-research
onde tem todos os estudos que são levados a cabo no Reino Unido e nos quais ele poderá tentar integrar-se…
29 Outubro, 2014 at 21:05
Es grande.
29 Outubro, 2014 at 23:43
Isto.
29 Outubro, 2014 at 20:02
E bonito também era uma subida ao relvado do Fábio. Num jogo, num treino, o que for. E conhecer o Adrien, o motor da equipa. Aqui há uma pessoa, pelo menos, capaz de realizar a tarefa. É o grande.
Quanto ao tratamento pelas células dendríticas, dizer que há casos relatados de pacientes com tumores do tamanho de pêras a regredir ao primeiro tratamento. Como se faz, não sei, mas por aquilo que compreendi, é como ensinar às células a combater o próprio mal. É tipo dar uma formação fora do corpo, certo? Prepará-las fora do corpo, se não me engano. Não sei se é o futuro, ou não, mas o futuro não passará pela quimio e pela radio, até porque com quimio e radio vai tudo, bom e mau.
Fuck.
29 Outubro, 2014 at 20:09
Pisar aquele relvado era um sonho que nem sonho =)
Era lindo para mim!
É verdade a Quimio e a Radio estraga muita coisa, eu vejo pior por exemplo.
30 Outubro, 2014 at 8:41
Fábio?
Coragem, miúdo.
Força e aguenta a ansiedade que alguém aqui há-de levar-te aos jogadores e ao relvado. 🙂
Abraço forte.
30 Outubro, 2014 at 14:46
Obrigado Diogo =)
neste momento só quero lutar pelo meu tratamento, mas se poder estar naquele relvado acho que até o “beijo” +.+! o tratamento da Alemanha nao é em Dudarstad nem tem a ver com as Células dendríticas, em breve faço um texto a esclarecer as duvidas!
obrigado a todos que estão a apoiar!
NEVER GIVE UP!
30 Outubro, 2014 at 17:13
Se puderes vai comendo umas anonas.
31 Outubro, 2014 at 23:07
tenho comido imensas, dizem ser óptimo na luta contra esta doença.
também evito açucares e carnes vermelhas
(ainda bem que aqui tenho corrector ortográfico, não julguem o texto pelo meu português porque esse pedido foi feito sobre uma pressão imensa)
SL
29 Outubro, 2014 at 20:09
Eu assumo-me como mais um céptico. Não é que não acredite que o rapaz esteja doente, mas sei que se um tratamento não estiver disponível em Portugal, o estado paga os tratamentos lá fora.
Portanto, o Fábio pode estar a querer experimentar algo cujo benefício não está cientificamente comprovado. E relativamente a isso, peço desculpa pela frieza, mas sou contra!
29 Outubro, 2014 at 20:19
Bem, confesso que essa do estado pagar é novidade para mim. E que não percebo porque raio já acompanhei mais de uma dezena de casos em que se pediu ajuda para tratamentos no exterior… Até há quem tenha vendido o carro e outros bens, para tentar essa esperança.
29 Outubro, 2014 at 20:23
Cherba, claro que o estado não entra nestas contas. Se me provarem o contrário ficarei imensamente feliz.
29 Outubro, 2014 at 20:37
Envia uma mulher gravida de gemeos com transferência feto-fetal para o estrangeiro fazer cirurgia in útero por exemplo.
Na saúde é fácil falar porque todos a temos e eventualmente todos a perdemos mas toda a gente acha que só não se resolvem as situações porque as pessoas que decidem não querem, as vezes não podem e não há mesmo nada a fazer.
Neste caso, o melhor era um tasqueiro hematologista ou oncologista olhar para a informação clinica e dizer de sua justiça ao Cherba.
PS: muito cuidado com as células dendriticas, tem a mesma evidência científica que os comprimidos de cálcio que o goucha publicita!
29 Outubro, 2014 at 20:43
Miguel, o ideal era mesmo um entendido.
Quanto ao cuidado com o tratamento inovador, não vou por aí. Se não há nada que reste, importa considerar o que quer que seja. E é basicamente por isso que faz sentido o apelo. Provavelmente evidências ninguém as tem, mas o cerne da questão aqui é mesmo o humanismo e a abnegação. O resto são coisas que provavelmente ninguém controla, como a validade do tratamento.
Ainda agora passou na televisão o atraso de cirurgias no IPO no Porto. É triste, caraças, e isto resume basicamente tudo em relação às comparticipações do Estado. E volto a referir. Este tratamento não é reconhecido em Portugal. Não há nenhuma forma de financiar isto pela via do erário público e pela via do orçamento disponível para a saúde. Se não é reconhecido, é um não. Mas carago, as pessoas deviam ter direito à sua esperança, seja com células dendríticas, seja com o tratamento de picadas de abelhas.
29 Outubro, 2014 at 20:51
o estado paga em situações cujo tratamento não esteja dísponivel em Portugal e onde haja uma alternativa cientificamente comprovada no estrangeiro, mas fá-lo atraves de reembolso das despesas apresentadas….ou seja, uma forma de ajudar os ricos..
29 Outubro, 2014 at 20:21
O estado paga o quê??? Acreditas mesmo nisso? Vai-te documentar melhor, é sei que se o fizeres vais chegar à triste conclusão que estás redondamente enganado.
29 Outubro, 2014 at 20:22
Estás a confundir cepticismo com diagnóstico.
És contra o quê?
29 Outubro, 2014 at 20:25
Vila, o Estado o máximo que faz é pagar tratamentos que se possam realizar em privados. O Champalimaud tem esse estatuto. No entanto, para este tipo de tratamentos, provavelmente levavas o maior não da tua vida. O tratamento com células dendríticas nem sequer é reconhecido como tratamento a adoptar, quanto mais cobrir os tratamentos lá fora.
29 Outubro, 2014 at 20:25
Vila, até pode ser que “no papel” as coisas “funcionem”, mas infelizmente ao que parece, na maior parte das vezes as dificuldades são tantas e as respostas tão demoradas, que se estiver à espera “da resposta” do Estado…bem pode “morrer sentado” (desculpem-me a expressão…)…
Mas como já atrás referi…
Nem sou contra os cépticos…
Nem contra os que “acreditam” em tudo…
Só desejo é as melhoras do Fábio…e que nunca nenhum de nós ou dos nossos familiares ou amigos, ou mesmo desconhecidos…sejam atingidos pela “dor atroz”…de perder a esperança…!!
Abr e SL
29 Outubro, 2014 at 20:34
Aquilo que eu disse foi que se o tratamento não existir em Portugal, o estado paga MAS o benefício do tratamento tem de estar cientificamente comprovado. Porque, acreditem ou não, no acesso a medicação neste tipo de doenças estamos ao nível do primeiro mundo! Mas só em termos de medicação comprovadamente eficaz.
É provável que essas pessoas se tenham empenhado e vendido casa e carro, mas foi tudo por causa de um tiro no escuro. Mostrem-me um estudo que mostre o benefício do tratamento de células dendríticas.
Sou contra o financiamento de tiros no escuro.
29 Outubro, 2014 at 20:36
Meia-verdade. Existe um orçamento especifico para isso e os médicos responsáveis têm de solicitar a excepção e fundamentar a mesma.
29 Outubro, 2014 at 20:47
E é assim que deve ser. Se o dinheiro for gasto, que seja com benefício comprovado!
29 Outubro, 2014 at 20:09
Estou cá. Espero que a nau chegue a bom porto, que o objetivo seja cumprido e que este jovem tenha muitos mais anos pela frente fazendo-nos companhia na bancada. Força Fabio.
29 Outubro, 2014 at 20:17
Pessoal eu sei que o Cristiano Ronaldo não pode apagar todos os fogos, mas este jovem é dos nossos. O Mister Aurélio Pereira tem linha directa com ele, falta alguém com linha directa com o Mister Aurélio Pereira! O nosso sócio 100 000 tem aqui uma oportunidade para mostrar de que fibra é feito!!! Assim se consiga fazer chegar a informação ao craque.
29 Outubro, 2014 at 20:23
Cherba
Já fiz o meu donativo (deve ser creditado amanhã)
O comprovativo foi enviado para o e ‘mail que indicaste.
Votos de melhoras para o Fábio.
SL
29 Outubro, 2014 at 20:26
Apenas gostava de ver esclarecida uma situação, os tratamentos são umas injecções que ainda estão em estudo?
Pergunto isto e depois de saber digo o resto 😉
29 Outubro, 2014 at 20:32
Alexia, por aquilo que sei, já vai muito para além do estudo. Há uma grande reportagem há tempos na RTP, acho eu, sobre este tratamento. Reportagem com doentes que viram reduzir os carcinomas numa questão de dias, para menos de metade. Casos destes, casos em que não foi possível ir a tempo. E na reportagem há muito confronto com a oncologia mais conservadora das quimios e radios. Médicos entrevistados que não conseguem explicar a redução das massas tumorais, mas que ainda assim se opõem aos tratamentos, por não os considerarem uma evolução significativa.
Acho que é isto: https://www.youtube.com/watch?v=lcazN1vs7vA
Se houver por aí algum médico, que esclareça melhor aqui os leigos como eu. Não consigo adiantar mais nada sobre isto.
29 Outubro, 2014 at 20:47
Diogo,
Muito sinceramente, acho que as células dendriticas nos moldes em que existem actualmente são um mercado que vive à custa de pessoas que fazem de tudo para sobreviver. Não há provas de que funcione e as reportagens que passam na televisão são terrivelmente mal-fundamentadas, também encontras umas no youtube sobre uns tipos de bata branca que conseguem ler a íris e ver quando vais morrer…
29 Outubro, 2014 at 20:54
Tenho medo de estar a parecer insensível, acho que se o Fábio só tem essa alternativa, se já esgotou tudo o resto então deve tentar tudo o possível! O que me assusta é que com o mediatismo há pessoas que acreditam e procuram uma coisa que não tem validade e até substituem tratamentos que funcionam por algo que viram na TV.
29 Outubro, 2014 at 20:54
Diogo eu tb vi esse documentário, tb sou um leigo na matéria, mas quem se encontra numa situação destas tem a tendência para se agarrar a tudo o que possa para se salvar, já tive conhecimento de ateus que passaram a crentes, de céticos que passaram a acreditar facilmente, da Czarina que acreditava no padre Grigori (Rasputine), contra a vontade de quase todos para tratar o seu primogénito etc, quando nos encontramos numa situação limite estamos dispostos a tudo e mais alguma coisa.Haja sensibilidade e serenidade para debater o tema. Abraço a todos e que nunca sejam postos perante uma realidade semelhante.
29 Outubro, 2014 at 20:40
Ok já percebi que é um tratamento com células denditricas.
Infelizmente já conheço duas pessoas, um trintão uma criança, que se submeteram ao tratamento sem sucesso mas digo aqui que o Fábio não deve desistir de tentar porque se fosse eu, também o faria.
A esperança de melhorar é o motor que nos faz sobreviver e andar em frente nunca desistindo.
Portanto amanhã já faço o meu donativo e desejo de coração que o Fábio consiga angariar o dinheiro necessário para o tratamento e que seja um sucesso.
29 Outubro, 2014 at 20:49
E já que o Leão da Porche se ofereceu para saber mais algumas coisas, já que está na Alemanha, é de aproveitar levando em conta o que diz o Pai da Safira (penso que se lembram do projecto Safira) diz aquilo que transcrevo abaixo …
«A clínica em Duderstadt onde a Safira recebeu as suas vacinas tem agora uma lista de espera de quatro meses e cancelou o desconto de 10% que tinha para os sócios do Projeto Safira. Acha que as duas situações estão relacionadas?
Hoje desconfio dos bastidores do que acontece em Duderstadt. Associaram-se a uma senhora portuguesa que cobra elevadas somas por serviços que são prestados gratuitamente pelo Projeto Safira. É bizarro não quererem defender os direitos dos seus pacientes. Estarem associados a um serviço pago cria muito maior descredibilização e desconfiança por parte dos médicos e das pessoas com maior sentido crítico do que se estivessem ligados a uma associação sem fins lucrativos. Para a credibilidade da clínica não é vantajoso, nem para os doentes. Custa-me que a clínica não proteja os doentes de situações de aproveitamento. Mas quero dar o benefício da dúvida. Continuo a acreditar na qualidade da clínica. Se não achasse que a tem, não trabalharia na associação no sentido de facilitar o acesso dos doentes aos tratamentos.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/vacinas-com-celulas-dendriticas-nao-sao-decisao-leve-e-milagreira=f843382#ixzz3HZLFpo6Z»
29 Outubro, 2014 at 20:50
Disseram-me agora que a questão da comparticipação depende da vontade última do médico. Opá, é por tudo a mexer e escavar ao máximo. 🙁
29 Outubro, 2014 at 20:59
Pois depende. E ainda bem. Se houver benefício, muito bem. Gastar o dinheiro em experimentalismos é que não!
Nenhum médico recusará um tratamento que esteja cientificamente provado que resulta!
29 Outubro, 2014 at 21:15
Não lhe chamo experimentalismo. Chamo-lhe esperança. Todos temos direito à dita esperança, ainda mais quando do outro lado (o mesmo que aplica boas doses de experimentalismo nas nossas vidas, principalmente a nível de carteira e afins) não há uma evidência que vá para além do considerar o tratamento como duvidoso. É que a minha percepção de experimentalismo pode ser a última réstia de esperança de outra pessoa, como o Fábio, e muito sinceramente nestes casos nem ouso pôr o que quer que seja na balança. Não sou eu e não sei o que o outro possa estar a sentir.
Sinceramente, acho que estamos todos a fugir à questão. É ajudar e dar a derradeira oportunidade ao Fábio. Se falhar, o que não vai acontecer, demos ao Fábio aquilo que provavelmente seria um direito adquirido num mundo melhor.
Não digo que o cepticismo seja feio, mas oi, click-clock, está a contar. E quanto aos mais puristas, deixem as fraudes de lado, que temos andado a curti-las quase anualmente e assobiar para o lado e a pôr mais guito no contador das dívidas públicas e do viver acima das possibilidades. Diz que é viver acima das possibilidades, oh caraças.
29 Outubro, 2014 at 21:24
Diogo, a questão é: neste momento, esse tratamento é tão comprovadamente eficaz como beber água do Mar Morto ou beber veneno de rato. Nada está provado. Eu sou a favor de pagar quando sei que vai resultar. Assim não.
E não sou capaz de levar isto para o campo da esperança. Aí já estamos a entrar na parte subjectiva.
29 Outubro, 2014 at 21:30
Define comprovadamente eficaz no tratamento oncológico.
29 Outubro, 2014 at 21:34
Estando publicado na literatura médica após estudos e ensaios clínicos como apresentando benefício relativamente a outras terapêuticas e/ou à ausência de terapêutica.
29 Outubro, 2014 at 21:43
Exactamente! Mas tu disseste “quando eu sei que vai resultar” e isso nenhum medicamento ou terapia garante. Repito nenhum.
Levando o teu raciocinio ao extremo, nunca tratariamos doentes oncológicos, porque nada é garantido.
29 Outubro, 2014 at 21:50
Estás enganado.
Há tumores que respondem muito bem a medicação. A grande maioria dos da tiróide, por exemplo. Alguns da mama, dependendo de algumas características que tenham…
E o que os estudos têm de mostrar é algum benefício relativamente a outras terapêuticas ou a sua ausência. Isso é “resultar”. Infelizmente não é curar, mas o cancro é uma doença filha da puta!
29 Outubro, 2014 at 21:54
Infelizmente, tens razão…
29 Outubro, 2014 at 21:33
Não me leves a mal, mas comparar uma coisa que tem a aceitação de técnicos (que nós não somos), com uma coisa estúpida como beber água do mar morto, é no mínimo desagradável da tua parte. Estás no teu direito de duvidar do que quer que seja, mas isso já soa a posta tranquila de sofá, que não é propriamente a posição daquele a quem vetas a dita esperança.
E ao limite também a ciência vive de esperança. Eu não sou absolutamente nada crente em deus, e creio que nunca o fui verdadeiramente, mas reconheço que uma nova vacina eficaz para o que quer que seja, só o é porque antes houve a esperança de que resultasse de determinada forma. É assim que se faz o caminho da ciência. Não tens uma coisa por decreto, que te resolva as situações, mas vais descobrindo os passos. E se cada um desses passos não é uma forma de esperança em descobrir a cura, então não sei o que será.
Deixemo-nos de lérias. O assunto pede mais do que isso. Eu cá já disse o que tinha a dizer e amanhã ou sexta-feira contribuo.
29 Outubro, 2014 at 21:39
Meu caro:
http://www.pubmed.org
Encontra-me um único estudo em humanos que mostre a eficácia da vacina.
29 Outubro, 2014 at 21:53
Oh Vila, eu não tenho que te encontrar nada. Isto é alguma guerra de positivismos, ou quê?
abraço
29 Outubro, 2014 at 21:55
Não. Sou eu a mostrar-te que isso de “ter aceitação de técnicos” vale zero! Tem de ter aceitação da comunidade científica, o que não acontece.
29 Outubro, 2014 at 22:20
Vila, desculpa-me, mas não percebeste uma coisa. O que é um médico se não um técnico em primeira instância? O resto é seguir o raciocínio.
Falas em cima dos tumores da mama que respondem bem aos tratamentos de quimio e radio convencionais. Talvez seja de bom tom lembrar-te uma conversa que tive com o médico da minha mãe, que diz que a grande diferença está no quão diferenciadas são as células a combater. Quanto mais indiferenciadas, pior o diagnóstico. Algo assim. Não sei explicar-te. O que sei é que os tratamentos de quimio e radio, na sua essência, seguem um protocolo padronizado. O resto é definido pela característica do tumor. É como se a eficácia do tratamento dependesse da característica do tumor, quando te interessa claramente que a destruição do tumor dependa só do tratamento a aplicar, e é para aí que a ciência tem de evoluir, com ou sem tratamento por células dendríticas.
29 Outubro, 2014 at 22:29
Não percebi porque dizes que tem aceitação de técnicos e achei que não te estivesses a referir aos médicos, porque o facto é que não tem a aceitação dos médicos.
Sim, quanto mais diferenciado for um tumor, maior a possibilidade de cura. É verdade. Por isso é que não se encontra uma cura. O termo “cancro” é um saco muito grande onde entram tumores que são muito diferentes.
29 Outubro, 2014 at 22:24
Vila, o Fábio pediu a nossa ajuda. Ele simplesmente apareceu na página de Facebook do Sporting a pedir ajuda. Luta contra o cancro há anos. Não tem mais por onde lutar, porque lhe dizem que não há esperança. Fazes ideia do que é alguém dizer-te que não há esperança? Aquela que é supostamente a última a morrer? Eu, felizmente, não faço.
O meu dinheiro poderá não servir para absolutamente nada em termos médicos ou técnicos. Mas continuará a ser o dinheiro mais bem gasto dos meus últimos tempos.
29 Outubro, 2014 at 22:32
Diogo dixit
29 Outubro, 2014 at 22:35
touche
29 Outubro, 2014 at 22:41
É isto. Se ajudar de alguma forma o Fábio a enfrentar com mais ânimo e esperança uma batalha destas, darei o meu contributo como bem empregue.
29 Outubro, 2014 at 22:42
Meu caro, se isso te faz sentir bem, acho que o deves fazer.
Eu não consigo ter essa abordagem emocional da questão.
Um abraço!
29 Outubro, 2014 at 21:28
vontade e crença do médico e do burocrata anónimo da DGS e da necessidade do governo/partido do poder, mostrar serviço.
29 Outubro, 2014 at 23:19
Pôr*
29 Outubro, 2014 at 20:55
Meus amigos, sou enfermeiro e a minha esposa especialista em oncologia pediatrica aqui em Londres. No seguimento do que refere o Diogo, posso confirmar que é normal fazer-se tratamentos de quimio e radio nos casos de Linfoma de Hodgkins, sendo a radioterapia efectuada sobre os ganglios e orgãos afectados. (o linfoma é exactamente um cancro dos ganglios.). Também aqui temos doentes que recorrem à Alemanha para o tal tratamento com células dendítricas sendo que infelizmente a taxa de sucesso é nula ou muito reduzida. O que não quer dizer que os pais não tentem também esta altermativa e que não seja bem sucedida neste caso específico. Aconselho também a visita a este site:http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/hodgkins-lymphoma/treatment/whats-new-in-hodgkins-lymphoma-research
onde tem todos os estudos que são levados a cabo no Reino Unido e nos quais ele poderá tentar integrar-se…
29 Outubro, 2014 at 21:07
Mesmo que ajuda financeira não resolva o problema, fiquemos orgulhosos em lhe proporcionar um momento mágico.
29 Outubro, 2014 at 22:34
A verdade é esta…:
Pode a nossa ajuda não servir para nada (todos desejamos que sirva…)
Mas talvez nós façamos parte…da última esperança que resta ao Fábio…
E por isso amigos…”demos asas” à esperança do Fábio…ajude-mo-lo dentro do que nos é possível…a ser feliz…
Sim…porque também se é feliz, por acreditar…!!
Ao longo dos meus quase 72 …”já fui tantas vezes enganado” e ainda mantenho, apesar disso… viva a minha fé nos homens (para além da fé em Deus…)…
Eu sei que este mundo está um caos…mas se deixarmos de acreditar na Humanidade…
Nunca mais conseguiremos ser felizes…!!
Vamos ajudar o Fábio, a manter aberta a Porta da Esperança…!
SL
29 Outubro, 2014 at 21:31
Serão menos uns petistos e uns tintos aqui na Tasca, mas será por uma boa causa!
29 Outubro, 2014 at 21:31
Incrivel a quantidade de Tasqueiros que, infelizmente, ja tiveram de lidar com cancro, directa ou indirectamente.
A eles os meus votos de melhoras e a minha admiracao pela força demonstrada.
Sao grandes, todos.
29 Outubro, 2014 at 21:40
«Comprovadamente eficaz» nada é nos problemas onclológicos, infelizmente.
Mas a esperança e a parte psicológica, está provado que fazem autenticos milagres, o facto de um doente oncologico não baixar os braços e lutar por uma vida com mais qualidade, dá-lhes anos de vida, nalguns casos meses, mas ajuda-os a sobreviver ao holocausto que é as sessões de quimio.
Só quem passa por tamanha provação consegue dar o valor do que é ter esperança no que quer que seja para poderem melhorar ou alcançar a cura.
29 Outubro, 2014 at 21:57
Amanha 10€ meus estão conta na “tasca solidaria” e o resto é conversa!
29 Outubro, 2014 at 22:01
A ideia desta tasca solidária é dar um raio de esperança a alguém. Não é descobrir a cura para o cancro. Quem me dera que assim fosse.
Esta ajuda é para dizer, e não é mais do que isso: “Fábio, não desistas. Estão milhares de leões a segurar-te. Acredita!”.
Uma coisa é mais que certa. Ninguém sabe a força da mente.. mas sabemos que move montanhas.
E para finalizar, depois de contribuir senti-me feliz. O Fábio vai sentir-se feliz porque sabe que alguém quer o bem dele. Para mim, é win-win.
Experimental ou não, mistica ou não. Estamos apenas a dar um raio de esperança!!!!!
29 Outubro, 2014 at 22:12
+1
30 Outubro, 2014 at 12:29
+1
29 Outubro, 2014 at 22:02
Infelizmente este é um mal que cai sobre muita gente directa ou indirectamente.
Terei todo o gosto em ajudar, amanhã já tratarei da transferência.
29 Outubro, 2014 at 22:14
Fico só à espera de receber (ainda esta semana) para dar os meus 10 euros! De coração e para ajudar! Se se descobrir que é banhada a tempo é dar a outro caso (que é o que não falta…infelizmente), se se descobrir fora de tempo não quero a devolução de nada! A retribuição que o Cherba me pode dar é encontrar outro caso, uma missão 3 mais perto do Natal para eu contribuir novamente!
Felizmente não é por 10 euros/mês que eu passo fome e por isso é de coração que contribuo…se houver gente suficientemente má para se aproveitar disso…o problema é deles! Eu confio 100% no Cherba e antes de tudo agradeço estas oportunidades de darmos um bocadinho de nós! Era só o que faltava ele ser enganado per si como ainda ter de pagar (não só moralmente como financeiramente) por isso…
29 Outubro, 2014 at 22:15
Fábio, como já te disse, vou contribuir. A Fundação Sporting também já está em cima do caso. Força!
29 Outubro, 2014 at 23:35
Boa notícia. Por aqui haverá algo com peso.
29 Outubro, 2014 at 22:38
Infelizmente há muita gente necessitada de ajuda! Eu deixo a escolha (muito e muito difícil e a minha vénia pelo trabalho e dedicação) ao Cherba! Não podemos ir a todos, infelizmente! A missão é o Fábio e Fábio…estamos contigo! You will not walk alone!
29 Outubro, 2014 at 22:45
No meio disto tudo o que interessa é que vamos ajudar o Fábio, o resto não interessa… a não ser que os tratamentos a que vai ser submetido dêem os resultados esperados!!
Que Deus o ajude!
SL
29 Outubro, 2014 at 22:55
O meu modesto contributo também já esta feito, resta-me desejar a maior sorte do mundo…
SL
29 Outubro, 2014 at 23:31
Bem… o meu contributo para a causa do Fábio está dado.
Neste momento e depois de ler estes post já me sinto quase capaz de assistir a uma aula de Hemato-Oncologia, ou mesmo para fazer parte do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas.
Se estes tratamentos aumentarem em 1% a probabilidade de sobrevivência do Fábio… ou se apenas lhe derem força e confiança para vencer esta doença… é um dinheiro mais que bem emprego.
Se olharmos todos para as nossas vidas se calhar gastamos 10€ todos os meses em coisas inúteis… e esses mesmos 10€ podiam fazer a diferença na vida de alguém… esses 10€ podem fazer a diferença na Vida do Fábio.
Cherba, muito obrigado por trazeres este caso aqui para a Tasca. Acredito que com o esforço de todos vamos chegar ao objectivo.
Se me permites vou dar 2 ideias que podem ajudar de uma forma não monetária:
1) os pais do Fábio vão ter que o acompanhar nos tratamentos, e por isso vão ter que viver uns tempos (não sei ao certo quanto tempo será) em Frankfurt. Será que existe por aqui um tasqueiro que viva lá e que possa dar guarida aos familiares do Fábio. Assim além da poupança dos € da estadia, os pais sempre recebiam algum conforto psicológico que esse tasqueiro pudesse dar.
2) ouvi dizer (não sou o maior entendido na coisa, excepto na TAAG mas não é este o caso) que é possível transferir milhas e trocar por viagens. Se for verdade, é possível que haja um tasqueiro que o posso fazer, e assim poupar algum dinheiro importante nas viagens que o Fábio, e pais, terão que fazer para a Alemanha.
Bem são umas ideias que tive, espero que ajudem.
Fábio estamos juntos!
SL
29 Outubro, 2014 at 23:43
Em relaçao ao tratamento celulas dendriticas, é utilizado em algumas clinicas de alguns paises em varios tipos de neoplasia, porem ainda sem validade cientifica. O facto de nao a ter nao significa forçosamente que nao funcionem, podem simplesmente nao ter casos suficientes em estudo para produzir evidencia valida. Significa que precisam mais estudos.
Exactamente por não ser um terapeutica já validada pela comunidade cientifica internacional, nao faz parte de protocolos de tratamento e como tal, o estado nao comparticipa, nem tãopouco o médico pode prescrever.
Só pode sugerir/aconselhar, (se assim o entender ou tiver suficientemente informado) porem, tera o doente que tratar de tudo.
Na minha opiniao, a importancia de haver uma alternativa é muito grande, em varios aspectos.
Parece-me uma boa iniciativa cherba.
29 Outubro, 2014 at 23:43
Em relaçao ao tratamento celulas dendriticas, é utilizado em algumas clinicas de alguns paises em varios tipos de neoplasia, porem ainda sem validade cientifica. O facto de nao a ter nao significa forçosamente que nao funcionem, podem simplesmente nao ter casos suficientes em estudo para produzir evidencia valida. Significa que precisam mais estudos.
Exactamente por não ser um terapeutica já validada pela comunidade cientifica internacional, nao faz parte de protocolos de tratamento e como tal, o estado nao comparticipa, nem tãopouco o médico pode prescrever.
Só pode sugerir/aconselhar, (se assim o entender ou tiver suficientemente informado) porem, tera o doente que tratar de tudo.
Na minha opiniao, a importancia de haver uma alternativa é muito grande, em varios aspectos.
Parece-me uma boa iniciativa cherba.
29 Outubro, 2014 at 23:43
Vamos a isso! Contem comigo, Cherba e Fábio!
30 Outubro, 2014 at 0:48
Bem, como vou dizer isto sem ferir susceptibilidades….
De forma longa.
Cherba, atenção!
Admito que o Fábio e a situação clínica descrita de linfoma refractário existam. Não é, infelizmente, caso único.
Admito, e acho louvável, que contribuamos para, no contexto paliativo em que a doença do Fábio pelos vistos se encontra, lhe darmos alguma alegria, algum consolo.
Agora: isto de num Hospital Universitário da Alemanha existir um tratamento experimental que ele não consegue pagar, acho, para não dizer mais, “pouco credível”.
Ou existe um tratamento experimental científico, legal, e ele poderia com certeza fazer parte dele caso reunisse os critérios do protocolo (e são protocolos rigorosos, controladíssimos), não dependendo de dinheiro o fazer ou não parte do mesmo (a não ser, eventualmente, as despesas de viagem e estadia…). Ou este “tratamento experimental” é daquelas banhadas de charlatão que só quer ganhar uns trocos com aqueles que estão desesperados, como será o caso do Fábio, e aí, contribuirmos para o sustento de tais criaturas não faz parte das minhas prioridades.
Repito: só num país do 3º mundo é que a participação num tratamento experimental (daqueles bem pouco recomendáveis) é dependente de critérios monetários, e não científicos. E a Alemanha não é, definitivamente, um país do 3º mundo.
Por outro lado, um tratamento em fase experimental significa que ele poderia fazer parte do braço “placebo” (pois são ensaios duplamente cegos, até para os médicos), ou que mesmo fazendo parte do braço da molécula que está a ser testada, a mesma não lhe ir alterar o prognóstico em nada, pois o tratamento, sendo experimental, não tem eficácia ainda demonstrada. Pois se tivesse, era um tratamento que se faria, com toda a certeza, num IPO qualquer em Portugal.
Ou seja: a iniciativa é louvável. O objectivo está, no mínimo, mal contado.
Porque não transformas isso num: “vamos ajudar o Fábio a esquecer um pouco a sua doença, graças ao Sporting”? E avançava-se com iniciativas, tipo a do Adrien, e outras que tais.
Agora, com o objectivo de reunir 20.000€ para este “tratamento experimental”, pela primeira vez não vais contar comigo numa destas iniciativas.