Entre o muito que li e ouvi desde que terminou o jogo frente ao Paços, há algumas posições que me levaram a fazer a pergunta que dá título a este post: haverá Sporting para lá dos números? Frases como «em 15 jogos oficiais conseguimos ganhar 6, tá bom! Temos azar»; «no tempo do Godinho é que ficávamos em sétimo» ou «só ganhamos às equipas mais fracas», podem ser meros desabafos venenosos, mas também podem representar a forma de pensar de um elevado número de pessoas.
Efectivamente, o Sporting ainda só conquistou vitórias frente a equipas que estão no meio da tabela ou abaixo dessa linha: Arouca, Penafiel, Gil Vicente e Marítimo. Sofrida a primeira, com elevada nota artística as outras três. Perdeu e bem, em Guimarães, no único jogo em que nada fizemos para ganhar. Depois, empates: Académica, Benfica, Belenenses, FC Porto e Paços de Ferreira. Aceitando o 1-1 na visita à Luz, creio que em qualquer um dos restantes jogos o Sporting fez mais do que suficiente para ganhar. Teve um pecado capital: a finalização. Aliás, se este post fala de números, é bom não esquecermos a alarvidade de remates à baliza e de oportunidades de golo que a actual equipa do Sporting, jogando contra adversários fechados no seu meio-campo, consegue criar. Falha demasiado? É verdade.
Fruto desse pouco acerto na finalização ou de más decisões da equipa de arbitragem (fcp, em casa, Maribor, fora, Schalke, fora, Paços, em casa), chegamos aos tais 15 jogos oficiais e apenas seis vitórias, com um inesperado e angustiante sétimo lugar na tabela classificativa (que até pode transformar-se em oitavo). Obviamente que ninguém pode estar satisfeito com isto e que é legítimo que os adeptos questionem os pormenores que lhe parecem estar na base dos oito pontos que, à décima jornada, nos separam do primeiro lugar.
E onde é que eu pretendo chegar com esta conversa? Precisamente à pergunta do título e a uma opção que cada um dos Sportinguistas, pode fazer: olha friamente para os números e atira “isto é uma merda e está tudo igual” ou consegue perceber que o trabalho que está a ser feito não se traduz nos números.
No fundo, e é curioso como volta não volta vimos dar a esta questão, este é um daqueles momentos em que se percebe se quem diz que o Dortmund devia ser modelo, que a paciência do ManU com Ferguson é o que nos faz falta, que a nossa aposta deve ser a formação e que isso requer paciência ou que jura a pés juntos que se fosse preciso o Sporting refundar-se lá estaria a gritar num campo pelado, o faz porque gosta do som que faz o eco ou o faz porque realmente acredita no que diz.
Eu, com uma azia que ameaça prolongar-se por mais uns dias, no que é que acredito? Que existe um Sporting para lá dos números. Que, ao contrário de um passado recente, existe um trabalho sério e que, mesmo com algumas limitações, existe uma equipa na qual vale a pena acreditar, mesmo que não conquistemos o tão desejado título. Ontem, o “tribunal” de Alvalade mostrou pensar exactamente da mesma forma, mas a verdade é que estamos a falar de menos 30 mil num universo de bem mais de três milhões de Sportinguistas. E será sempre a maioria a decidir se o universo leonino está disposto a dar tempo a que exista um Sporting para lá dos números.
10 Novembro, 2014 at 17:09
Eu acredito.
10 Novembro, 2014 at 17:12
Eu só espero nunca mais ouvir alguém dizer que ser Sportinguista é ser diferente porque pelos vistos somos iguais ou piores que os outros, nem nas vitórias ficam suficientemente felizes e nos maus momentos são os que mais criticam a equipa, mais até que osn rivais, é por isso que para mim o maior rival do Sporting não é nem benfica nem porto, são os próprios Sportinguistas, assim o clube nunca mais vai evoluir, até podemos nunca mais ganhar títulos, que eu nunca deixarei de apoiar o meu GRANDE SPORTING! Amo-te SPORTING, apoio-te nas vitórias, mas é nas derrotas que mais apoio te dou porque seique é aí que mais precisas de mim! O meu amor por ti nunca deixará de aumentar. A ganhar ou a perder SPORTING até morrer
10 Novembro, 2014 at 19:06
Concordo. Não precisamos de inimigos com a mania da auto-flagelação que é a nossa. Se não é o Maurício é o Sarr, se não é o Capel é o William (ou os 2), e se é por ser candidato é porque não devia “porque põe pressão nos meninos” e se é por não ser é porque devia ser abertamente! porque “isto é o Sporting!”, se o Bruno fala é porque devia estar calado e se não fala é porque é um nabo, e claro, o melhor jogador, aquele que devia mesmo ser titular, é sempre o que está no banco ou na bancada ou no Egito ou na puta que o pariu da equipa B ou do caralho mais velho. Ainda vou ler muitos a cuspir no João Mário que há 1 mês “valha-me deus como é que não é titular???” e a chamar de volta o André. Enfim, “fodainde-vos” como se diz na minha terra!
10 Novembro, 2014 at 19:07
+1! a ambos!
10 Novembro, 2014 at 19:23
+ 2
10 Novembro, 2014 at 21:54
+3. É exactamente isso tudo.
10 Novembro, 2014 at 20:17
É exatamente isso Sinhô Silas é sempre a mesma coisa, os bons são os que nunca tão a jogar ou tão emprestados parece que tudo piorou desde que o Bruno chegou ao Sporting, há apenas duas épocas tivemos a nossa pior época e mesmo assim ainda t~em a lata de criticar este senhor que voltou a devolver o orgulho aos verdadeiros adeptos, voltou a trazer o Hóquei para o Sporting, salvou o Sporting da bancarrota, Porra se ser do Sporting é apoiar o clube nos bons e pricipalmente nos maus momentos, temos o treinador tuga do futuro e muitos já queriam-no despedido. Foi por estes que o Mourinho nunca chegou a ser treinador do Sporting
10 Novembro, 2014 at 20:21
e tenho a certeza que BdC neste momento deve ser dos mais preocupados e dos que menos merecia esta resposta dos jogadores…
10 Novembro, 2014 at 20:31
Sem dúvida e concordo que por exemplo no jogo em Guimarães ouve falta de atitude mas há sempre Sportinguistas que parecem tar sempre ansiosos para que algo corra mal para atacarem logo
10 Novembro, 2014 at 22:02
Nem mais!
10 Novembro, 2014 at 19:27
Migas e Sinhô, ponham lá aí a cruzinha para saber onde é que tenho que assinar, sff.
10 Novembro, 2014 at 20:05
Migas concordo plenamente ctg,o grande adversário do SPORTING sao os próprios sportinguistas…eu acredito
10 Novembro, 2014 at 20:18
pois mas o Sporting tem a ambição de ser tão grande como os maiores da europa , e a atitude demonstrada nao augura nada de bom! espero estar errado …
10 Novembro, 2014 at 20:19
»… o maior rival do Sporting não é nem benfica nem porto, são os próprios Sportinguistas, assim o clube nunca mais vai evoluir…«
Com pensamentos desses acredito que, de facto, não possamos evoluir.
Terá o caro comentador considerado a hipótese de os Sportinguistas não satisfeitos com certas situações tenham o direito de exprimir as suas opiniões e, bem ou mal, apontar os caminhos que consideram ser os mais correctos?
Terá o caro comentador considerado que no tempo da anterior direcção qualquer frase desse tipo poderá ter sido atirada contra todos nós que lutámos por um novo rumo?
Qual é a solução que propõe face a estes insucessos recentes?
Modo avestruz?
SL
Post Scriptum: Não se esqueça que quando as nossas equipas de qualquer modalidade entram em campo quem encontram pela frente são os nossos adversários. Os Sportinguistas, de acordo ou contra as opções tomadas ,estão nas bancadas quase sempre a apoiar. E quando não apoiam estão a fazê-lo (no entender deles) para bem do Sporting.
10 Novembro, 2014 at 20:29
Pão metálico agradeço a sua resposta e tem razão quando todos os nossos adeptos têm o direito de expressar a sua opinião, o problema é quando metem todo o trabalho que a direção tem feito para salvar o clube e o trabalho do marco silva em causa
10 Novembro, 2014 at 20:48
Retribuo os agradecimentos.
O facto de eu criticar os nossos treinadores não significa que esteja a pôr em causa o trabalho que desenvolvem/desenvolveram.
No caso especifico de Marco Silva, e reportando-me ao jogo de ontem, concordei com os titulares escolhidos, as substituições mas não tenho a certeza que tenha conseguido a melhor táctica para jogar contra uma equipa, que se sabia de antemão, ir jogar totalmente à defesa.
Alguém escreveu, e eu concordo, que estamos a praticar um futebol bem mais atraente que no ano passado. Mas temos problemas que não poderão ser ignorados. Não seremos nós adeptos de bancada que teremos o poder executivo de os resolver. Mas, como no passado, a nossa voz (leia-se, o somatório de todas as nossas opiniões) pode chegar bem alto e, quiçá, ser considerada como uma opção válida.
Os nossos fortíssimos adversários são os cordelinhos que os grandes rivais de Lisboa e Porto tão bem aprenderam a manobrar. Ao longo dos anos, têm-se servido da fraqueza e incompetência de gentes para obter os seus desígnios. Não é de agora, por exemplo, que um árbitro se sente com azia. E a desfaçatez e impunidade com que actuam é cada vez mais revoltante. Estes são os nossos principais adversários os quais estarão sempre à espreita de um deslize, de uma tarde ou noite mal conseguida para nos afundar.
Os Sportinguistas, todos eles, apenas podem ser, não criticados, mas distinguidos pela sua devoção e amor ao clube. Apesar de tudo e de todos.
SL
10 Novembro, 2014 at 20:56
Claro Pão Metálico tem toda a razão os adeptos que eu critico não são os que dão tudo ao clube porque de facto temos muito assim e ainda bem, no entanto, existem adeptos que quando lhe perguntam o clube respondem: Infelizmente o Sporting ou respostas do género nasci no clube errado já para não falar dos adeptos que mudam de clube ou apenas apoiam quando jogamos ou ganhamos ao Benfica ( e connheço vários assim) o que para mim isso é antibenfiquismo e não Sportinguismo. Volto a repetir Pão metálico, a crítica não é para todos os Sportinguistas mas sim para os velhos do restelo que ainda são bastantes
10 Novembro, 2014 at 17:19
Evidentemente que há Sporting “para lá dos números”.
Existe uma direcção forte e voluntariosa.
Existe um projecto.
Existe um treinador competente.
Existe um plantel que dá garantias de qualidade.
O que acontece é que, até ao momento, as coisas não estão a correr como desejávamos. Aliás, estão a correr muito pior do que desejávamos. E pior do que seria exigível.
A frustração (pelo menos no meu caso) advém do facto de SABER que deveríamos estar melhor do que estamos, pois temos plantel para isso.
É verdade que existem sintomas preocupantes, como as contratações (e não foram tão poucas quanto isso!) falhadas e a autêntica barafunda que existe na Equipe B e na formação. Mas tenho que encarar isso como “growing pains” de um projecto que se iniciou o ano passado.
Olhando para o nosso plantel, vejo que existe qualidade. Mas é exactamente por isso que me encontro frustrado com ele.
SL
10 Novembro, 2014 at 17:43
Acho que disseste tudo …
Há projecto, há erros (os chamados pontos em aberto que têm de ser resolvidos) … mas há futuro.
Espero que Marco fique muito tempo e que a equipa seja equilibrada. Há muito potencial, mas faltam acertos …
Com o que se tem passado na B (fruto de várias razões), acho conseguiremos esse equilibrio com um excelente central em Janeiro. Ele existe? Há guita?
Senão … é trabalhar os que temos, na A e na B.
10 Novembro, 2014 at 23:02
Acho que só haverá guito se passarmos aos 1/8 de final da Champions, mas mesmo assim coloco em dúvida que queiramos contratar alguém.
10 Novembro, 2014 at 17:22
Há coisas a corrigir, óbvio, mas o trabalho que está a ser feito parece-me bom e devia ser visível a léguas.
Posto isto: os números não são nada bons.
O trabalho desenvolvido deve ser tido mais em conta que os números porque acredito que o caminho está a ser bem trilhado. No entanto, devíamos estar a fazer mais em termos de números… isso também é óbvio porque uma coisa não invalida a outra.
SL
10 Novembro, 2014 at 17:24
Ontem pela primeira vez vi um árbitro a decidir quem fazia um lançamento, a mandar um jogador do Sporting devolver a bola, na segunda parte olho para as estatísticas do jogo e o Sporting tem 2 faltas sofridas contra 11 do paços (gostava de ver as estatísticas totais porque o Sporting tem sempre muito mais faltas que os adversários…), vi o Slimani a ser empurrado na área, um golo mal-anulado e mais uma série de situações que já nem me lembro (tenho a certeza que houve uma pior que a do decidir quem faz o lançamento)… Isto a juntar ao anti-jogo da equipa que criou uma situação de golo (mas isto para o paços provavelmente já significa que mereciam ganhar) e a uma série de oportunidades falhadas. Fico contente por ver o nível de exigência a que esta equipa está a ser sujeita. De lembrar que o ano passado também tivemos vários jogos menos bem jogados e que marcámos mais que o adversário e que não ganhámos (Nacional…)
Quem não perceber que mais importante do que títulos neste momento é o caminho que temos de percorrer, tanto dentro de campo como fora, sinceramente não sei o que lhes diga. “Quando o Jardel marcava 40 golos não havia árbitros que valessem” pois não. Mas Jardel custou alguns 10 milhões. João Pinto outros tantos. Acho que abdicar do futuro do Sporting por um título não seria a minha decisão, mas cada um é livre de ter a sua opinião.
PS. A quem diz que temos um avançado que marcou 4 golos nos últimos 12 meses, apenas lembrar que não é o titular habitual e que nesses últimos 12 meses lhe foram anulados pelo menos 3 golos legais…
PPS. É impressão minha ou nós já jogámos contra todas as equipas do topo da tabela? Pelo menos os quatro primeira e acho que ainda têm de jogar quase todos entre si (só houve guimarães x porto?)
10 Novembro, 2014 at 17:35
Já nem me lembrava desse lance ridiculo de o Arbitro vir a correr pedir ao Nani para dar a bola ao adversario.
Mas a cereja em cima do bolo foi o arbitro interromper o jogo (e o nosso ataque) uma segunda vez para dar assistência a um gajo que se atira para o chao com problemas numa perna. Ainda aceito que o arbitro possa interromper um jogo quando um jogador cai pois nunca se sabe se não é um AVC, agora interromper uma segunda vez só mesmo a querer promover o anti-jogo.
10 Novembro, 2014 at 17:45
Cai ao chão, é assistido, levanta-se, sai, entra, cai ao chão, é assistido, levanta-se e substituição. No final, quatro minutos de compensação. Está certo…
10 Novembro, 2014 at 18:08
uma autentica palhaçada. Mas foi dessa treta o jogo todo.
e era o guarda redes a queimar tempo desde o primeiro minuto….
perdi lhe a conta
10 Novembro, 2014 at 18:30
essa do redes não quero levantar muitas ondas pois cheguei a contar momentos onde o Rui demorava mais tempo !!! por nao saber onde meter a bola….
11 Novembro, 2014 at 8:57
Bem Vasco, muito bem
11 Novembro, 2014 at 9:13
Relativamente ao PS: também me parece, Vasco. E vêm aí umas quantas jornadas com equipas a quem temos a obrigação de ganhar, mesmo. Nada está perdido, mas são estes jogos que decidem campeonatos. A série que começou agora e que vai até ao início de 2015 tem de ser 100% vitoriosa.
10 Novembro, 2014 at 17:26
“Eu, com uma azia que ameaça prolongar-se por mais uns dias, no que é que acredito? Que existe um Sporting para lá dos números. Que, ao contrário de um passado recente, existe um trabalho sério e que, mesmo com algumas limitações, existe uma equipa na qual vale a pena acreditar, mesmo que não conquistemos o tão desejado título”.
E é isto! A azia também me vai custar a passar, principalmente pela desonestidade que vou vendo no facebook e nas caixas de comentários de alguns blogues, mas é preciso saber separa o trigo do joio e analisar as coisas para além dos números.
Custa? Obviamente que sim, mas quem produz o volume de jogo ofensivo que nós produzimos, estará sempre mais próximo da vitória e acredito nisto de forma inabalável.
Saiba a Direcção proteger o nosso Treinador e seguramente iremos colher os frutos do trabalho que está a ser realizado.
SL
10 Novembro, 2014 at 17:27
É evidente que há um Sporting para lá dos números.
Continua a haver tolerância, porque como já se percebeu a uns anulam-se golos dos adversários e a outros anulam-se golos limpos.
Dito isto, a exibição de Guimarães merecia uma resposta no campeonato, não só na champions.
Mais uma vez facilitamos, não me digam que o Paços, o Guimarães ou o Braga têm melhores planteis, que isso não é verdade.
Vem ai uma paragem de duas semanas que vai fazer bem e muita gente e talvez quebrar o ritmo dos que vão à frente.
Mantenho que não se pode desperdiçar qualquer ponto até Janeiro.
Este ano podiamos e deviamos atacar o titulo, estaremos a tempo?
Fará Marco Silva uma super recuperação???????
SL
10 Novembro, 2014 at 18:12
cheira me que isto não vai lá só com boa vontade da nossa parte nem do MS…. tem de haver mais qualquer coisa por parte da direcção
10 Novembro, 2014 at 17:30
Eu continuo animado porque quanto a mim esta equipa pode ainda render muito mais. Os centrais (2 de 3, independende de quais forem) precisam de tempo para estar mais entrosados. O William anda apagado e neste momento acho que devia perder o lugar para o Rossel ou mesmo ter o Adrien nessa posicao de 6 pois será sempre muito mais aguerrido e com visão de levar o jogo para a frente. Com essa alteração conseguimos ter Joao Mario e Montero (ou Gauld, Martins, Wallyson,Iuri,…) como alimentadores do ponta de lança seja ele Slimani ou Tanaka. Nos extremos Mané está a começar a querer o lugar pois carrillo gosta é de entrar na segunda parte para ser ele a “resolver” (se é o que o move há que aceitar e estimular). Ainda não desisti do Heldon, o Marco lá saberá porque o capel tem sido a 3a escolha.
Com tudo isto , tenho razões para continuar a acreditar neste Plantel !
10 Novembro, 2014 at 17:35
Uma das leituras possíveis do post de Cherba, com todo o respeito, é que a definição de objectivos da época deve ser re-dimensionada. E falta ainda incluir na estratégia do Sporting a questão da equipa B.
10 Novembro, 2014 at 18:30
Isso não! Isso é que é um autêntico tiro no pé! Mesmo que esses objectivos fossem redefinidos internamente seria o mesmo que dizer, ainda com 72 pontos em jogo e com 8 de atraso, “já não acreditamos em vós!”. Isso resolvia o quê? Para o bem e para o mal, a fasquia foi estabelecida pelo Presidente e é essa fasquia que tem de ser tentada. Não conseguir ultrapassá-la faz parte do desporto. Baixar a fasquia a meio… Não!
SL
10 Novembro, 2014 at 19:50
Possível, sim, nada é impossível. Talvez, se eu virar o PC ao contrário consiga fazer essa leitura. Ou então se eu próprio me virar ao contrário e ler o post a fazer o pino, com a ajuda do excesso de sangue na moleirinha…
10 Novembro, 2014 at 22:33
Ninguém precisa de fazer o pino.
Tenho as minhas razões para fazer a leitura que faço do post de Cherba. Aliás, basta atentar nos números (ou foi por acaso o título escolhido ? )
…
17 pontos em 30=57% de pontos
40% de vitórias
50 % de empates
1,8 golos marcados/jogo
1,0 golo sofrido/jogo
8º lugar com 29% dos jogos disputados
…
Portanto, é fazer a pergunta ao Cherba: o Sporting deve alterar os objectivos para a Liga ?
10 Novembro, 2014 at 17:37
Não temos escolha senão aguentarmos-nos à bronca. Os outros vingam-se enquanto o Sporting estiver em baixo, quando for a vez deles somos nós a desancar. É sempre assim. O resto é a frustração a falar.
Acredito que quem está lá dentro está a trabalhar para melhorar e corrigir os erros, custe o que custar, dure o tempo que durar. No dia em que não acreditar, pois é o dia em que acharei que o Sporting tem de mudar.
10 Novembro, 2014 at 17:38
Agora que os ânimos estão mais calmos, as cadeiras no lugar, os vidros partidos já foram substituídos, o chão foi lavado e a maioria dos copos já são novos (juro que ontem vi um a voar sobre a minha cabeça), o que eu quero dizer é o seguinte:
– EU AINDA ACREDITO…Chamem-me sonhadora, chamem-me naif …. o que quiserem, mas eu ainda acredito que podemos ganhar o campeonato…Sim, eu disse isso: podemos ganhar o campeonato!
Faltam 24 jornadas e já há pessoal a querer vender-me a ideia de que acabou tudo???? Não sei o que se passa na Tasca, mas parece-me que nem quando o Sporting estava no fundo do poço, sob a direcção suicida que todos conhecemos, havia tantos sportinguistas a passar a certidão de óbito ao nosso clube….
Eu acredito num Sporting para lá dos números …e sou paciente. Esperarei sempre.
Sporting sempre.
10 Novembro, 2014 at 17:47
Num futebol isento, claro que acreditava. Neste nosso pantanal … é basicamente impossível.
É que mesmo que sejamos perfeitos (imagina que tudo aquilo que aqui foi apontado nestes 2 dias se resolvia), que ganhemos montes de jogos seguidos sem dar tiros nos pés, que a entrega é sempre no máximo … e nos aproximemos … no momento chave … vão-nos tramar.
10 Novembro, 2014 at 18:00
+ 1
Acredito sempre até ao fim. Se acho que nos vão deixar lutar? Nunca achei. Vamos à luta à mesma
10 Novembro, 2014 at 17:42
Quem anda a falhar são os jogadores.
A direcção até um autocarro novo lhes comprou. Que condições necessitam mais?
Esta “crise” deve-se essencialmente a factores do próprio jogo jogado. Quando jogámos o que jogámos na Alemanha, pensei sinceramente que ía-mos começar a evoluir para um futebol rendilhado e maduro, mas assim que vêm os jogos em Alvalade damos passos atrás.
Na Alemanha marcámos primeiro, depois disso a equipa voltou a recuar (mais um apontamento que urge explicar), veio a expulsão, os golos deles e depois de uma forma heróica (madura e organizada) chegou-se ao empate com 10 homens. Será que jogamos melhor com 10? Mais espaço em campo? Equipa mais recuada e a fazer transições de forma madura com grande valorização da posse de bola?
O Marco Silva tem que descobrir a peça que falta no puzzle, que será um misto da escolha do 11 mais acertado, o correcto posicionamento dos jogadores e a evolução dos paradigmas das suas tácticas.
Nestes jogos que se seguiram à inclusão do João Mário como joker da equipa, o próprio jogador já devia ter evoluido mais no onze. Jogou muito bem frente ao Maritimo, mas eclipsou-se frente ao Vitória. Ontem, exibição muito discreta com dois remates à baliza.
Porque não jogam jogadores como Tanaka, Heldon, Slavchev e até o André Martins (a partir dos 60′, talvez) para trazer novas ideias à equipa? Toda a gente sabe que ideias o Capel traz à equipa… cruzamentos e remates para a bancada. Porque não variar?
O que se passa com Slavchev? Está com problemas de atitude porque pensava que era chegar, ser titular e jogar na Champions? Querem dar-lhe lições de humildade? Já não sabiam que os búlgaros não batem bem dos cornos? Convoquem o homem na A e deixem-se de palermices.
A evolução do nosso jogo passa por meter a equipa a jogar com passe curto e mudança de posicionamento dos jogadores, com Nani a surgir em zonas interiores e outros jogadores a descair nas alas para baralhar marcações.
Um dos grandes truques de uma equipa para que ganhe confiança é trocar a bola entre si o máximo de vezes possível! Trás posse de bola, e os jogadores sentem que têm de estar obrigatoriamente em movimento para que o haja fluidez no futebol.
Se a defesa dá barraca, porque não jogamos num modelo um pouco mais descido e com futebol apoiado de passe curto, com velocistas como Carrillo e Slimani a fazerem o perfeito equilibrio para esticar o jogo da equipa?
Sinceramente, e já que jogamos com os mesmos jogadores do ano passado, e tendo em conta que o Marco Silva metia o Estoril a jogar bom futebol em qualquer estádio, tenho que ser sincero em dizer que está a ser um fiasco!
As causas do problema? Não sei…
11 Novembro, 2014 at 9:17
O problema da equipa, até à data, tem estado claramente na defesa. Com isso não quero dizer que esteja sequer «nos defesas», até porque o treinador quer uma equipa que pressione no campo todo. Muitas vezes o nosso futebol é atraente porque atacamos sem pudores, mas a equipa tem ficado demasiado vulnerável. A rever pelo Marco Silva, porque é na defesa que se ganham campeonatos.
10 Novembro, 2014 at 17:43
Não podemos sofrer golos em todos os jogos. Essa é uma grande desvantagem em relação ao Sporting do ano passado. E o problema não será só dos centrais. O blog Lateral Esquerdo fala de algumas falhas de posicionamento. Será ? http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/11/controlo-da-profundidade-sporting-jogo.html
10 Novembro, 2014 at 17:46
Tenho pena que o MS não aposte mais no Tanaka (nem que seja nos últimos 15 minutos), pois parece-me que é daqueles jogadores que tentam sempre rematar para a baliza com objetividade. Aliás foi assim que marcámos ao Arouca.
10 Novembro, 2014 at 17:56
Reparei que estávamos a dar muito espaço entre o meio-campo e a defesa mas na segunda parte, estávamos a jogar com dois médios lado a lado, antes sinceramente não reparei.
Quanto à subida da defesa, acho que está correcta mas faltou alguma agressividade e pressão no meio-campo. Cansaço? Deixar de disputar bolas porque acaba sempre em falta? Amarelos? No meio-campo sim, pareceu-me que por vezes os jogadores estão a cobrir mal os espaços. Mas eu também não percebo nada disto
A partir do momento em que se elogia o trabalho táctico da defesa do benfica… Aquilo quando se fica apertado recorre-se a cacetada e no pasa nada… Se também não funcionar, marca-se fora de jogo… Assim também eu
10 Novembro, 2014 at 17:56
Essa apreciação nesse site vai de encontro ao que escrevi mais acima.
Por vezes a defesa deve estar mais recuada, já que nao se dá bem com espaços nas costas. E o não se dar bem é não ter capacidade de recuperação. Uma coisa era ter um Pepe ou um Cordoba, outra é ter o Sarr que não corre um caralho.
Mas isso não é só dos treinos, é da experiência em campo. Os processos de jogo têm que ser fixados nos treinos como se fixa a matéria para um teste da escola. Se nos esquecemos o que acontece? Chumbamos.
Outra situação são as triângulações. Ainda não aprendemos a jogar com elas nem a parar as do adversário. Vejam como foi uma triângulação simples, com três passes em sucessão que baralhou por completo os homens do meio-campo+Sarr.
10 Novembro, 2014 at 18:00
Lateral esquerdo! Excelente blog para quem quiser ler odes lampiónicas sobre o mestre da tática em Portugal ( que pelos vistos só ganha com ajudas). Ao princípio ainda me divertia, mas a bajulação é tão bacoca que me dá vómitos lá entrar. Procura sítios mais saidaveis na net. Não é difícil .
10 Novembro, 2014 at 17:43
Falta a esta equipa serem verdadeiros leões, leões com prazer em esfrangalhar os adversários, dizimar, destruir! É isto que vai no pensamento do adepto sportinguista, é por isto que somos Leões e do Sporting! Ao invés, damos espaço à presa, andamos à volta dela… e quando damos por isso a presa já nos escapou…
10 Novembro, 2014 at 17:51
Verdade seja dita, com os adversários mais fortes temos sido verdadeiros leões, tê-mo-los encarado de frente, com coragem e sem medos, mas temos sido muito sobranceiros a jogar com adversários teoricamente mais fáceis, e nestes casos pede-se que a presa seja devorada o mais rapidamente possível, e sem piedade, para ficar logo sem argumentos…
10 Novembro, 2014 at 22:05
Ainda há pouco durante a minha corrida vinha a pensar nisso mesmo…
10 Novembro, 2014 at 17:45
Abro a porta da tasca so me apetece gritar SPORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIG. SL A todos os verdadeiros SPORTINGUISTAS
10 Novembro, 2014 at 20:24
Quem são os verdadeiros Sportinguistas? Têm algum sinal que os identifique?
Eu acho que sou um verdadeiro Sportinguista mas se existir alguma certificação ou exame à ordem, desde já a tal me candidato.
SL
10 Novembro, 2014 at 17:48
Cherba sabes que sou crítico da política de contratações (digo que foram demasiadas 5 ou 6 para a equipa A teriam sido as cirúrgicas – Paulo Oliveira, Rosell, Tanaka, Nani, Jonathan e Gauld – e nenhuma para a B) e que acho que por vezes o BC adepto fala/reaje mais alto que o BC presidente. Sou um fervoroso adepto da formação.
Mas como é obvio não exijo o titulo, nem deixo de acreditar na estrutura/equipa tecnica! Como é obvio!! O Sporting teve perto de acabar! De ficar ferido de morte financeiramente! O Sporting teve gestão danosa e nalguns casos criminosa nos últimos anos!! A recuperação está se a fazer e demora 1,2,3,4 anos…um mandato se for preciso!
(Por isso também aqui o disse que não concordava com o falar se todas as semanas no titulo…e aí BC e Inácio falaram de demais. Era o jogo a jogo da última época!! Por que agora cai lhes tudo em cima.)
Eu estou cá e não abandono o barco! Tenho gamebox e lá estarei sempre no estadio!
10 Novembro, 2014 at 17:49
Boas,
Desculpem-me a extensão do texto, que também deixei no camarote leonino. Sei que vou fugir um pouco do tema, do que jogamos ou não, mas acredito que existem outras razões mais profundas. Espero que tenham paciência para o ler.
“Mas porque carga de água, sempre que existe um mau resultado, fala-se nos brunos e croquetes? Será que não conseguem ter uma interpretação dos factos mais abrangente?
Até à entrada do fruteiro em cena, nós partilhávamos o arco do poder do futebol português com o carnide. Com a saída de João Rocha e as seguintes vitórias dos fruteiros, começamos a nosso declínio, até à entrada de duque e freitas com os títulos de 99/00 e 01/02, em pleno auge do apito dourado, seguindo-se o seguinte:
Sporting perde campeonato para o carnide no ano de trapattoni
Sporting perde campeonato para o carnide no ano da falta de luisão sobre ricardo (no mesmo campo, na época seguinte, lance idêntico é invalidado)
Sporting perde campeonato para os fruteiros no ano da mão de roni
Sporting perde taça da liga para lucilio baptista
Durante este período acentuou-se o monopólio de um canal de desporto e colocação estratégica de pedras influentes, no conselho de disciplina e de arbitragem. Os fundos de investimento começaram eles também, a ter vários interesses no futebol. Surgimento da btv que veio disputar o monopólio de um canal de televisão, aumento da divida dos principais clubes.
O que se passa atualmente vai muito além, das responsabilidades de Roquette, Dias da Cunha, Franco, Bettencourt ,Godinho e Bruno.
Os principais patrocinadores prime dos clubes, deixarão de existir em 2015, a btv está com prejuízos, os fruteiros preparam-se para adquirir uma posição num canal de tv, outro canal de tv pretende obter os direitos tv de carnide para países lusófonos, a liga de clubes está falida e os fundos têm muitos interesses nos fruteiros e carnide, duque foi um dos principais responsáveis pela adesão aos fundos de investimento por parte do Sporting, onde algumas verbas são provenientes de adversários, duque foi escolhido pelos adversários para a presidência da liga de clubes.
Nós jamais poderíamos ser campeões, tendo em conta que, cortamos com o status quo vigente. Num País pequeno como o nosso, não existem patrocinadores dispostos a investir em três grandes clubes, havendo unicamente espaço para dois, um a norte e outro a sul. Tendo em conta este meu raciocínio, que vale o que vale, nós, sendo um clube em que os fundos têm pouca intervenção os interesses no nosso sucesso desportivo, é reduzido ou nulo, comparativamente com os adversários, pelo que, o Sporting teria de ser colocado à distância logo no inicio da época depois de se apresentar como candidato. A realidade é que isso aconteceu:
Boavista vs carnide – Golo mal anulado ao Boavista vitória de carnide
Estoril vs carnide – Expulsão mal sancionada com o resultado em 2-2 e vitória do carnide por 3-2
carnide vs Rio Ave – Golo anulado ao Ri0 Ave somente após a bola ter entrado e vitória do carnide por 1-0
Nacional vs Carnide – Golo mal validado ao carnide e golo mal invalidado ao Nacional e vitória do carnide por 2-1
Pergunta: O carnide jogou perfeitamente bem nestes jogos?
Somem estes pontos, aos nossos que nos retiraram. As nossas más exibições não devem ser escondidas, mas temos de entender de uma vez por todas, que equipas perfeitas não existem em lado algum e muitas vezes iremos jogar mal. A diferença é, quando jogamos mal, somos prejudicados, como, com o Belém, Guimarães e Paços. Analisem também os cartões amarelos: Nani tem mais amarelos em 9 jogos do que o carnide maxi numa época inteira, analisem também os critérios da arbitragem nas faltas a meio campo e na entrada da área. Sejamos coerentes e não critiquemos só porque não gostamos desta ou daquela personagem.
Nós não podemos ser candidatos a nada, porque simplesmente, não damos dinheiro a ganhar, nem a fundos, nem a canais de tv nem à liga nem a conselhos de disciplina e o nosso País é pequeno para o Sporting poder ambicionar disputar o dinheiro disponível para os clubes do arco do poder que ambicionam a Champions League. Nós não podemos ambicionar a nada, quando após uma estrondosa vitória, temos a pior assistência do ano em alvalade.
Desculpem o testamento, mas entendo que o problema vai muito além da qualidade que demonstramos ou não em campo ou do Presidente A ou B fizeram ou fazem.”
SL
10 Novembro, 2014 at 19:07
Totalmente de acordo!
10 Novembro, 2014 at 19:37
então e o slb-moreirense? que estava 0-1 ao intervalo, em que o enzo devia ter ido pra rua na 1ª parte (por entrada a matar) e depois na 2ª parte vai para a rua um jogador do Moreirense com 2 amarelos (o 1º deles patético).
Pelas contas que aí tens mais a minha, são 11 pontos a mais:
2 pts oferecidos com Boavista, Estoril, Moreirense e Rio Ave (dá 8) + 3 do Nacional (dá 11).
Isto também é o Sporting “para lá dos números”…
10 Novembro, 2014 at 17:52
Eu tenho paciência, mas também sei que vencer o campeonato é complicado. Acho que devemos esquecer esse discurso e pensar jogo a jogo. E nesse jogo dar tudo nos noventa, sem medos. Os melhores adeptos somos nós, merecemos o melhor clube. Trabalhar com paciência!
10 Novembro, 2014 at 18:01
Sem dúvidas que somos os melhores adeptos e o melhor clube. Sem dúvidas que merecemos que deem tudo nos 90 minutos, mas sem dúvidas também que nem sempre será possível.
Não concordo que devamos esquecer este discurso (é a minha opinião), porque a realidade dos últimos 10 anos é demonstrativa da corrupção que graça no nosso futebol.
Como se costuma dizer, não dinheiro. não palhaços, e ser o melhor nem sempre chega para conquistar algo.
Acredito que tenhamos mais sucesso nos jogos a eliminar, porque, aí por muito que tentem os arranjinhos, se dermos o tudo por tudo, nem adversários, nem fundos, nem árbitros, nem liga nos conseguem vergar.
Depende de nós também, em cada campo demonstrarmos que somos os melhores. Lisboa deve encher Alvalade e as outras regiões devem encher os campos onde vamos!
SL
10 Novembro, 2014 at 17:52
Esta época só me faz lembrar constantemente a época…de Mirko Jozić….e quanto mais andamos mais me lembro dessa época….
10 Novembro, 2014 at 18:32
Desde jozic que não gostava tanto de um treinador.
10 Novembro, 2014 at 17:55
É um frase do cacifo. “Há Sporting para lá dos números”.
Algo que seria impensável há uns anos atrás. Aliás, mais parecia que ía deixar de haver Sporting …
Eu acredito no projecto, mas espero que as etapas estejma a ser analisadas, para que se corrija o que está mal em tempo útil.
Temos de ter entrega em TODOS os jogos. Com a qualidade da maioria dos nosso jogadores, se houver raça, estaremos sempre perto de ganhar.
E nos momentos dos jogos em que não o consigamos, há que mexer tacticamente e inclusive em peças chave.
Humildade, por vezes vale mais um jogador cheio de tusa que outro (considerado melhor) mas cansado ou psicologicamente em baixo.
Se tratarmos das coisas pelo nosso lado, sera menos difícil bater os adversários, que aliados ao apito não irão facilitar.
10 Novembro, 2014 at 18:02
Mas se alguém consegue por em causa o que se está a fazer neste momento no Sporting…. tenho como certeza que não é Sportinguista!
Quem empranha pelos ouvidos é melhor ficar em casa a cuidar da gravidez.
10 Novembro, 2014 at 18:19
Precisamente por pensar que o Sporting é muito mais que numeros , não posso deixar de exprimir a desilusão por aquilo que se vai vendo em Alvalade , quando a estrutura procura revitalizar o clube , depois de epocas horriveis , quando jogámos com 7/8 jogadores portugueses da casa que têm a obrigação de saber o que é representar o Sporting , quando existe qualidade – vitoria no dragao , empate na luz , jogos com o shalk ,chelsea – acho que é inaceitável o que se tem passado nos ditos jogos normais de campeonato ( esses onde se ganha e perde os titulos) , claro que os fdp dos árbitros só não nos castigam mais se não poderem , agora o problema é que me parece que nos temos posto a jeito , os nossos jogadores nesses jogam têm deixado uma má imagem .S.L.
10 Novembro, 2014 at 18:21
e que ninguem tenha ilusoes , o futebol é o motor de toda a atividade do clube e sem resultados no presente não vale a pena projetar o futuro…
10 Novembro, 2014 at 18:25
Eu acho é que o Bruno de Carvalho anda demasiado calado (não é ironia), com os roubos constantes a favor do benfica, já era altura de falar sobre isso na Sporting TV.
O Vieira ao que parece, mais uma vez – mais uma vez porque não me esqueci do 2-0 na luz quando podíamos tê-los fodido à grande na secretaria com a lei a nosso favor e preferimos aceitar adiar o jogo – está a comer o Bruno de Carvalho por parvo.
Vejo o nosso presidente a conseguir humilhar o porto e o Pinto da Costa mas já não o vejo a conseguir ter êxito nas afrontas (que pecam por escassas) ao benfica e Vieira.
Caguem um pouco nos fruteiros do Norte, o poder agora está quase na totalidade nos fruteiros aqui do lado.
10 Novembro, 2014 at 18:29
Não podia concordar mais! Não percebo como é que contra o bufas é tiros de bazuca, contra o orelhas…enfim…umas bolinhas de papel de vez em quando…
10 Novembro, 2014 at 18:35
Será estratégia? É que estamos a ser comidos pelo vieira e pelas suas tácticas rasteiras.
Não nos devemos calar qd jogamos mal, mas jamais devemos baixar a garantia contra o poder corrupto.
Seria o comer e calar.
10 Novembro, 2014 at 18:54
Temos é de dar nomes aos bois.
Manuel Mota. Prejudicou-nos o ano passado, este ano já beneficiou o benfica.
Bruno Paixão. Este tem um histórico que dispensa comentários.
Luís Ferreira. Este não foi aquele do derby das equipas B que expulsou e marcou penaltys contra o Sporting?
Vasco Santos. Esteve no jogo do título que foi quando o Sporting foi a Setúbal deixar 2 pontos graças a uma roubalheira épica.
Capela. Este também dispensa apresentações.
E o jornal do Sporting começar a avaliar o historial de todos os árbitros? Há que fazer o trabalho de casa, deixem as palmadinhas nas costas quando se ganha, olhem à volta e joguem pela antecipação. Foda-se, muita incompetência no Sporting, se eu tivesse na direcção garanto-vos que esses filhos da puta estavam já todos expostos.
10 Novembro, 2014 at 20:29
Nem mais!!!
10 Novembro, 2014 at 18:29
Hum…
Não sei o que hei-de pensar. Ontem nem deu para comentar. A Tasca mais parecia um filme de Fellini…
Números? Ok. Só assim de repente.
As galinhas nos últimos 2 jogos arrecadam 4 pontos oferecidos. Ao Sporting são retirados 2. Já dou de barato o jogo de guimarães. Querem fazer contas? E só estou a considerar as 2 últimas jornadas…
Pois é. Estaríamos a 3 e a 2 respectivamente de porcos e lampios. E vem aí um jogo entre eles.
Estes são os meus números. Ao de leve…
10 Novembro, 2014 at 18:32
está certo , claro que se concorda com esses dados , mas e a primeira parte de ontem …
10 Novembro, 2014 at 18:37
Ontem, bem ou mal seria 2-1 e 3 pontos.
10 Novembro, 2014 at 18:40
claro podiamos ter ganho se aquele nabo careca nao tem levantado a bandeira, o problema é que olha-se para o jogo principalmente a 1ª parte e o Sporting não demonstrou vontade e querer os jogadores não mostraram serem grandes…
10 Novembro, 2014 at 18:46
Os jogos têm duas partes. Analiso pelo todo.
E isso deixa-me fodido.
É que para mim era entrar sempre com tudo, arriscar enquanto é cedo e depois de estar a ganhar, saber gerir.
Passamos a vida atrás do prejuízo.
10 Novembro, 2014 at 18:53
nem mais , mas isso sim é atitude de equipa grande que impoe o seu jogo , que “garante” o resultado que mete medo aos adversários e depois sim claro á que gerir … mas para isso é preciso garra querer e estou com algumas duvidas que alguns meninos tenham estas qualidades…
10 Novembro, 2014 at 19:28
mas o que tem a ver a primeira parte com os golos anulados ao Sporting??
Vamos lá a ser sérios nos comentários
10 Novembro, 2014 at 20:00
o que tem a ver ? não vamos é meter a cabeça na areia e não ver o que se passa…
10 Novembro, 2014 at 18:46
e a historia de ontem já aconteceu com o Arouca , Belenenses , Guimaraes e mesmo em Penafiel , resultados diferentes mas com pontos comuns na exibição da equipa , entrada fraca tipo isto mais tarde ou mais cedo resolve-se e o caso é que em alguns jogos complica-se …
10 Novembro, 2014 at 18:52
Mike….Se o Sporting jogar mal 1 jogo inteiro, não der 1 para a caixa, nunca me ouvirão a dizer nada de arbitro nenhum! Com o Guimarães acho os 3 golos irregulares e nem um pio dei! Disse que foi um jogo horrível da nossa parte e não disse nada do arbitro! Não fazia sentido!
Agora chegamos ao cumulo de dar 45 minutos e isso justificar todos os roubos possíveis! Mesmo massacrando na segunda….Não pode ser! Abram os olhos! O Orelhas hoje vem à tasca disfarçado de rato da Cinderela e é só rir! Qualquer dia o Sporting entra com maus 10 minutos e a partir daí já se justifica tudo!! Se vão arranjar desculpas internas vão SEMPRE encontrar! Isso é o mais fácil…se pôs o William é porque devia ter posto o Rossel, se pôs o Rossel é porque devia ter posto o William! Se correm é porque não correm com cabeça, se não correm é porque…não correm, se entra o Montero devia ter entrado o Tanaka, se entra o Tanaka, devia ter entrado o Mané, se é 433 devia ser 442, se é 442 devia ser 433! Fodasse…volto a dizer…uma coisa é ter um jogo apagado! Outra é ter uma parte! Uma parte acontece a todas as equipas do mundo!
Todas as equipas têm maus jogos e más partes de jogo! Todas!! Só que há equipas que têm maus jogos (sucessivos) e ganham sem saber como (ou sabendo….com um GR que é uma vergonha e colinho atrás de colinho…), outras que estando mal uma parte depois vale tudo! Sim, o Sporting podia ter ganho mesmo com os erros da arbitragem e mesmo com aquela primeira parte, sim o Sporting devia ter jogado 1.000 vezes mais na primeira parte…mas vamos branquear o roubo (contra nós e a favor dos lampiões)?!
Até podia ter acontecido tudo o que aconteceu ao Sporting, jogar mal e ser roubado…e mesmo assim a realidade “normal” seria teríamos 5 pontos de desvantagem para os lampiões….e não 8…bastava apitadores decentes nos deles! Ou então ao invés, termos apitadores decentes no nosso e hoje estávamos a 3 do ladrão e 6 do lampião…com a vitória do Ladrão contra eles ficávamos a 3 de ambos! E branquear esta merda é uma coisa que me está a irritar!
10 Novembro, 2014 at 18:57
mas que os apitadores são uns fdp não tenho dúvidas nenhumas , só acho que não temos feito o nosso papel , e não é por falta de qualidade , o que custa é ver o paços em Alvalade com mais vontade que os jogadores do Sporting …
10 Novembro, 2014 at 19:30
não vi com mais vontade…. só se foi mais vontade de se atirarem para o chão! grande merdas esse “atletas”
10 Novembro, 2014 at 20:04
enfim…
10 Novembro, 2014 at 21:04
+1
11 Novembro, 2014 at 9:28
Discordo totalmente disso. Os erros de arbitragem não têm nada que ver com leituras esotéricas do jogo com base em conceitos como «justiça» ou «qualidade» do jogo. O árbitro só tem de ser rigoroso e profissional. Não o têm sido.
E o do Bruno Esteves e do relatório incompleto a que o Cherba se refere no post dá nota disso, e decerto de uma determinada predisposição para deixar de ver certas coisas que se passam no relvado. O que me espanta é que um árbitro que omite de um relatório algo tão grave como o que se passou com o Jesus em Guimarães não seja castigado uma ou duas temporadas. É que não há justificação possível que não a do favorecimento. Bom, «espanta»…
11 Novembro, 2014 at 9:30
Ou seja: não é por jogares melhor ou pior que tens mais ou menos direito a protestar em caso de erro de arbitragem. Podes fazer o pior jogo da época e mesmo assim ser roubado indecentemente. É claro que deves protestar. Aliás, até é nesses jogos que os árbitros mais facilmente fazem a diferença.
10 Novembro, 2014 at 18:33
Vocês não sei, mas eu, vou com estes até ao fim.
E quando digo estes digo o Maurício, o Sarr, o Jefferson, o Jonathan, o William (o meu grande William), o André Martins, o Fredy, o Cedric, o Adrien, o João Mário, o Carrillo, o Capel, o Mané, o Marco e BdC e Augusto Inácio. E até aqueles que até agora escaparam às críticas.
Quando vos atacarem, vos humilharem, vos roubarem eu vou lá estar para te apoiaaaaaaar!
SL
10 Novembro, 2014 at 18:40
Podes começar por defende-los dos ataques aqui, um espaço que ganhou notoriedade por apoiar o Sporting.
Entendo as críticas construtivas e discuto-as, mas o bota abaixo gratuito mete dó.
10 Novembro, 2014 at 18:55
De caçadeira de canos cerrados sempre que possa.
De qualquer maneira a crítica muitas vezes é tão parva e tão fácil que o que mais lhes custa é alguém deixá-los a falar sozinhos Miguel.
Repara bem na frequência dos comentários de algumas dessas personagens…
Fazem um cheio de veneno, ninguém responde. Passado 5 minutos fazem outro com ainda mais veneno e tornam-no pessoal. Se mesmo assim ninguém morde começam a responder a comentários de outros tasqueiros até conseguirem uma resposta. Eu que sou pai à pouco tempo aprendi a distinguir os choros sabes? Há aquele choro da birrinha. Tipo, ninguém me liga nenhuma, olha para mim!!! Nessas alturas é fazer scroll e voltar mais tarde quando a birra acaba.
Agora os que o fazem para criar discórdia ou que se mascaram na sua eloquência para envenenar outros Sportinguistas esses…. Ponho duas balas e começo a disparar. Disso não tenhas dúvidas!
SL
10 Novembro, 2014 at 18:37
Mas é claro que acredito e muito se calhar demasiado.
E por causa disto mesmo que fico pior que, que…
Vi bem o jogo da Taça contra o portifica, vi melhor ainda os dois jogos contra o gasoduto e a minha ideia de que em Janeiro falamos ganhou força, tanta que ainda estou em condições de o afirmar, em Janeiro falamos.
O jogo de ontem nunca podia ter acontecido, não por causa dos grandes jogos que a equipa fez mas sim por causa do jogo em Guimarães que perdemos.
Aquele enorme vazio de futebol apresentado durante 45m não foi por incapacidade, foi mais por falta de vontade e lamento ter de escrever isto mas é isto que eu acho e é isto que tenho, neste momento a certeza, que deve ser dito.
Se não foi assim como se explica a segunda parte?
Não foi brilhante mas foi melhor a anos luz da primeira.
Escrevi aqui mesmo faz tempo que nem me atrevia a criticar esta equipa mas hoje penso ser necessário fazê-lo.
Não vejo como um bota abaixo as criticas e a insatisfação, talvez um wake up call tal como vi o Presidente fazer no facebook.
Consistência e regularidade no futebol é do mais importante que se pode ter.
Estes up and downs é que não pois é tão importante uma qualquer competição onde o Sporting entra como outra qualquer.
A frieza dos números é que não me incomoda mesmo pois estes números são mentirosos, tão mentirosos como a classificação do campeonato.
Foi assim a época passada, será assim esta época mas cabe ao Sporting tornar a tarefa das tarefeiras muito mais difícil do que o foi ontem.
E capacidade para isso o Sporting deste momento tem mas é preciso mostra-lo em todos os jogos e não só nas montras.
Com o Sporting SEMPRE mas preciso que alguém também o defenda com o melhor sabe em campo SEMPRE.
10 Novembro, 2014 at 18:44
Indo ao encontro do post, para mim é líquido que o plantel tem muita qualidade. Isso para mim nem se discute. Há duas formas de abordar este assunto:
Por um lado, acho que estamos a ser vítimas de circunstâncias de todo desconhecidas para estes jogadores. Falo da Champions. Acho que a equipa ainda está a ver como consegue lidar com jogos muito exigentes à quarta e no Sábado levar com jogos de merda. Não sei se o treino é o adequado mas a verdade é que depois de um jogo de Champions o rendimento cai a pique. Pode ser uma questão física e é certamente mas creio que é capaz de ser mais mental. A entrada em Guimarães e contra o Paços depois de dois jogos de exigência máxima contra o Schalke é sintomático. Acredito que depois das coisas se definirem na Europa, o foco vai se virar totalmente para o campeonato e o rendimento vai subir.
Por outro, acho que alguns jogadores estão a acusar a pressão de terem sido estrelas no ano passado. Falo, por exemplo, de William e Slimani. Foram decisivos no ano passado e este ano espera-se mais (ou pelo menos o mesmo) e eles não estão a lidar bem com essa exigência. Mas aqui, é culpa deles. Porque se fazem birra para lhes aumentarem o ordenado e se esperam uma transferência para Inglaterra têm de render mais. É fodido. E tivemos de ceder para segurarmos estes dois excelentes jogadores. No ano passado, Slimani precisava apenas de 2 oportunidades para fazer um golo. Hoje já não é bem assim. William está a abandonar aquilo que o notabilizou (recuperação de bolas e simplicidade de processos) quiçá para mostrar que tem aquele “extra” para poder ir para Inglaterra. Ele que se manque, o tal extra é precisamente aquilo que escrevi nos parêntesis. Se ele acha que vão ser os passes longos e as entradas e saídas em cabines telefónicas que lhe vão garantir a transferência está enganado.
Resumindo e concluindo, o treinador tem de conseguir passar melhor a mensagem depois dos jogos da Champions. Os jogadores têm de perceber que se querem altos voos têm de trabalhar para isso. É urgente uma auto-análise de todos os jogadores. São eles próprios que têm de interiorizar que estão aquém do valor que têm e que têm de dar muito mais em todos os jogos.
10 Novembro, 2014 at 18:54
sempre certeiro!
10 Novembro, 2014 at 18:55
É óbvio que, apesar do mau arranque de campeonato, os números não reflectem a nossa prestação dentro das quatro linhas.
Também não me parece que esteja tudo bem, porque não está.
Não sou daqueles que bate na nossa defesa, claro que alguns golos sofridos são devido a erros individuais, mas também acho que alguns dos golos resultam da pouca cobertura que o meio campo dá à defesa.
Habituemos-nos à ideia de que William vai ter uma época abaixo daquilo que mostrou a época passada, basta puxarem pela memoria e lembrarem-se da prestação de jogadores “feitos” nas épocas após mundiais – importa também não esquecer que estamos a falar de um miúdo de 22 anos, que cumpre apenas a segunda época na equipa principal.
Adrien não pode jogar sempre, e não me parece que existam grandes alternativas, eventualmente entrar com o esquema da segunda parte contra o paços, ou subir o Wallison…
Tudo isto somado ao colinho com que jornada após jornada os bois brindam o carnide… fica mais difícil, é que a brincar a brincar, o carnide leva já 8 (!!!!!) oferecidos….
boavista, golo limpo anulado ao boavista
moreirense, explusão perdoada a enzo (ainda com 0-1), e a expulsão de um jogador do moreirense…
rio ave, golo limpo anulado ao rio ave
nacional, golo limpo anulado ao nacional (sim é golo anulado pq a bola entrou na baliza, se o julio cesar não se fez ao lance foi pq não quis)….
E nem sequer vou falar da tripalhada pq também já tiveram as suas ajudas….
Posto isto, se acredito?
CLARO QUE ACREDITO, vai ser difícil, mas se fosse fácil não teria o mesmo sabor!
SL
10 Novembro, 2014 at 19:00
Tu é que eras o substituto perfeito para o Adrien! Que saudades do Aldo Pedro…
10 Novembro, 2014 at 19:02
E são bem parecidos como jogador….
Mas acho que o melhor suplente para o Adrien é (de MUITO LONGE)….o Wallison e o seu pé esquerdo…é só darem-lhe tempo e espaço que ele prova isso!
10 Novembro, 2014 at 19:10
🙂
10 Novembro, 2014 at 19:38
É claro que há!
Como é claro que não somos do Sporting por causa dos números.
Mas receio que estes números sejam sintomas/reflexos de coisas que não sabemos… coisas exclusivamente internas.
Não me preocupa (quer dizer…) o lugar que ocupamos e os pontos que temos.
Preocupa-me o que isso possa significar de situações internas; se juntarmos as realidades da B e do restante futebol de formação…
(Isto não significa esquecer/branquear/desvalorizar as arbitragens, os colinhos, etc. Significa, especificamente, olhar para dentro. Não estou a gostar do que vejo e nem quero pensar que possa vir a ser ainda pior)
Sporting sempre!
10 Novembro, 2014 at 19:40
Acabou de dar na tvi24, o resumo do fds futebolístico.
Fiquei a saber que o carnide ganhou bem, e que no jogo do nosso grande amor, nada se passou.
Passo a explicar!
Os filhos de uma granda P***, nem sequer a imagem do golo anulado dão, limitam-se a dizer que nos atrasámos….
Giro…..
Fight & Resist!!!!
10 Novembro, 2014 at 19:48
pois é…. é duro ver essas merdas e não poder fazer um nó de correr a um pescoço desses…eu sei.
Por isso estar à espera do R. Alves …. que é o único que sabe falar e defender!
10 Novembro, 2014 at 20:57
É tratá-los como animais….temos que deixá-los entrar, ams não temos que dar as condições que lhe damos, vão se foder, todos para a quinta pata do cavalo.
E quando passámos pelos carros reportagem, é tomatada ou laranjada para cima dos cabrões, é só lampiões e putedos nos flash e etc. Fazer sentir que não são bem vindos, e eolha que este é o caminho mais fácil, porque os burros de amarelo ou preto, se vierem os compichas a ser enxovalhados…amainam.
10 Novembro, 2014 at 19:40
Há uma coisa que me faz especie. Porque é que o maior erro de casting desta direcção é titular da B e Tanaka nem convocado é.
10 Novembro, 2014 at 19:43
Os números refletem dores de crescimento.
Essas dores vão para o Presidente e termina no Massagista, não refiro o Paulinho porque esse é o mais velho dentro da Casa Sporting.
Nós como adeptos estamos a entrar numa nova fase da vida do Nosso Sporting e por isso também em crescimento.
O que temos de fazer para mudar?
Acho que um pouco mais do que dizer “Só” Basta!!!… temos que agir, temos que ser mais duros, forte, habeis.
Usar todos os Sportiguistas, um sitio onde se possa divulgar toda a informação possivelmente util para nos conseguirmos anticipar aos demais….(???)
Fazer mais sócios…. recrutar mais Leõezinhos….???
Alguma coisa mais podemos fazer, certo Bruno?!
10 Novembro, 2014 at 19:50
Eu até ao dia de ontem depositava grandes esperanças no nosso campeonato, depois desta jornada penso que iremos garantir um terceiro lugar e com muitas dificuldades.
Primeiro porque não nos vão deixar chegar mais longe que isso.
E, segundo, porque fiquei muitissimo desgostoso com a forma que entramos no jogo. Infelizmente, os nossos jogadores não sabem conviver com o elogio, quando acontece estes elogios acham que está tudo feito e que as coisas se vão resolver com maior ou menor dificuldade. E isto é um sintoma que há muitos anos percebo no Sporting.
Ainda tive esperança que o BdC trouxesse um pouco mais de vontade de ganhar, um pouco mais de responsabilidade e um pouco mais de orgulho próprio, mas parece que não conseguiu.
Depois das polemicas declarações de BdC no facebook, e com toda a razão, diga-se de passagem, achei que os jogadores não fossem facilitar tão rapidamente. Estava enganado.
Sinto uma raiva interior com o que os arbitros tem feito ao Sporting este ano. Mas sinto uma desilusão com que os jogadores fizeram desde Guimarães, sinto-me defraudado por estes jogadores que tanto acredito.
E fico muito mais chateado com o que os nossos miudos não quiseram fazer em Guimarães e ontem na 1ª parte do que com o que os arbitros nos fazem.
O que não gosto é de ter queixa dos nossos, e os nossos jogadores desiludiram-me.
Torço para que a partir de agora tenha de vir pedir desculpas por ter posto em causa o profissionalismo dos jogadores.
Estou com uma azia desde o jogo de ontem, só agora vim aos blogues e sites afectos as nossas cores. Penso que temos a epoca estragada, espero estar redondamente enganado.
SL
10 Novembro, 2014 at 19:58
Meus amigos, boa noite…
Vou para “vale de lençóis ” que amanhã voiu até á Captital para mais uma consulta em S.Maria…
Mesmo assim, ainda quero passar pela Loja Verde, preciso comprar um gorro, pois não sei para onde foi o que já tinha há uns anitos…
Tenho que “me cuidar” e praparar para o frio …em Alvalade…!!
Abr e Sl
10 Novembro, 2014 at 22:27
Grande…
Ainda no outro dia fui lá com a minha sobrinha de 4 anos, cujos pais são lampiões, comprar-lhe um boneco do jubas. A ver se a consigo trazer para o nosso lado 😀
10 Novembro, 2014 at 20:07
“Haverá Sporting para lá dos números?”
quais numeros??
os numeros reais? os numeros virtuais que nos sao “oferecidos” pelos tarefeiros ao servico das nádegas, e transformados em “reais” pela merda de CS que se apresta a “limpar” as bostas que as 2 nádegas produzem?? e que certos “sportingueiros” na sua ansia de recuperar o “camarote” perdido se prestam a certificar como correctos??
SPORTING haverá sempre, (nem que seja só enquanto eu respirar), e como eu mais haverá, sem duvida…
a questao seria: haverá Sportinguistas que queiram pugnar para que esses numeros, (que nos sao “dados” quase todas as semanas), sejam numeros sérios e nao numeros “cagados” pelos “internacionais” paridos pelas nádegas??
por outro lado se os “meninos” Cédric`s, William`s, Carrillo`s e afins, andam a “prender o burro”, por causa das renovacoes, (uns), ou com os “cornos”no ar, porque queriam estar no Arsenal, em vez de estar ainda em Alvalade, e só jogam como deve de ser para a Champions, é mete-los a jogar onde se destacam melhor… no banco,e deem a vez a quem quiser, suar e lutar pela camisola que tem vestida…
como já li aí para algures, em cima, …há quem nao perdoe ao Presidente as palavras no Facebook?? a sério??
entendo a desmotivacao por causa de certos “trabalhos” de certos “apitadeiros”, (3 cartoes amarelos ridiculos nos primeiros 45 minutos), mas comecou o “apitadeiro ” a desmotivá-los logo de inicio??
fodasse, estao a jogar no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e nós queremos no SCP quem queira lá estar e nao tarefeiros á procura de trampolins…
Haverá Sporting para lá dos números?
Haverá Sporting independentemente dos numeros e de “meninos ingratos” que nao saibam lidar com as criticas justas…
SPORTING SEMPRE…
10 Novembro, 2014 at 20:09
Tenho sessenta anos. Já vi tudo o que há para ver no Futebol Portugês e mais uma vez, ontém, voltei a ver a mão suja que manipuila arbitragens no nosso País, pelo menos em dois jogos para a Liga.
Com sessenta anos, já devia ter idade para ter juízo mas, tanta contínua corrupção impede-me de olhar a realidade com a candura dos vinte anos e a ingenuidade dos trinta.
Não deposito nos homens senão a confiança que os seus precursos de vida demontrem dever merecer. Confio em Bruno de Carvalho mas, sei que lhe amarraram mãos e pés e para além da magnífica obra de ressurgimento que está a levar a cabo no nosso Sporting, não o vão deixar fazer mais nada e mesmo aí…
Árbitros, mais uma vez e a Asociação de Malfeitores que lhes organiza e define as golpadas. Este Domingo, para não fugir à regra, o Sporting e o Nacional da Madeira foram roubados, expoliados de um golo limpo, cada um, em puro benefício do Benfica. Por trás destas vigarices está a associação de malfeitores que, a exemplo de outras organizações mafiosas, tem o seu empreendimento legítimo na “Liga de Clubes”. É preciso dizer mais?Tendo vedado ao Sporting a intervenção indispensável à refundação do Futebol em Portugal, Luís F. Vieira e Pinto da Costa voltam à carga por detrás da cortina, nas suas habituais jogadas de bastidores, com a complacência de tudo e de todos. Pinto da Costa, um criminoso em substância, ficou por condenar judicialmente em razão de motivos de natureza formal; Vieira por seu turno, já passou 20 meses na cadeia, por roubo, julgado e condenado na Boa-Hora, por alguim juíz que andava distraído e se dedicava provavelmente, ao bilhar.
Se o árbitro e o fiscal de linha do jogo deste Domingo com o Passos de Ferreira, bem como os seus colegas no jogo do Nacional, tivessem saído dos estádios DE MACA, tenho sérias dúvidas que independentemente das manobras de bastidores os colegas destes tratantes se permitissem fazer de novo aquilo que estes fizeram e que outros colegas deles têm vindio a fazer há décadas.
O Futebol em Portugal é manipulado por criminosos confessos. Há que pôr termo a este estado de coisas. Eu advogo a revolução total com a violência indispensável. Não vejo outra solução. Bruno de Carvalho ataca as causas mas, eu penso, que há que atacar os sintomas. Os sintomas são de facto os árbitros e o desplante do comportamento que se permitem IMPUNEMENTE ter.
10 Novembro, 2014 at 20:15
os meus 51 anos, advogam as mesmas medidas “prófilacticas”…
tratar dos sintomas, enquanto se tenta “tratar” das causas…
e isto nao é para “beneficiar” da doenca, (como os outros fazem), mas sim, só para evitar que essa “doenca” nos continue a atingir vezes e vezes sem conta…
10 Novembro, 2014 at 20:41
És capaz de ter razão…
Se, em vez dos talhos, lhes partissem os focinhos, se calhar andavam mais direitinhos.
11 Novembro, 2014 at 0:01
100%.
É o reflexo do país.
Com governantes a venderem o país, agora já nem a língua defendem na comunidade emigrante no Luxemburgo, etc, etc, etc, só poderíamos esperar que nas outras áreas da sociedade fosse igual com o exemplo que vem de cima.
Isto só lá vai com algo mais que palavras e punhos no ar.
A ironia disto tudo é que estamos a lutar apenas para que haja isenção, algo que deveria ser garantido a priori.
Mas o grande problema é que, a maioria daqueles que se queixam da corrupção do país são os mesmos que fecham os olhos á corrupção no futebol desde que o clube ganhe. Este para mim é o grande obstáculo a qualquer alteração no futebol. Parece até que mais depressa se limpa a merda dos governos e dos partidos deste país, que se limpará o futebol.
10 Novembro, 2014 at 20:20
Recordam-se do jogo Braga-Carnide que terminou com a vitória caseira? Pois…
O árbitro (que quanto a mim não esteve muito mal) levou a pior nota dos últimos anos: um 2! O que é que isto significa: que quando o carnide não ganha o árbitro é severamente punido! Este já sabe como elas mordem… Portanto isto é mais um aviso aos outros comparsas… E o dinheirito da primeira liga faz muito jeito…
Ao que isto chegou…
Começa nas nomeações cirúrgicas e acaba nos observadores…
Esqueçam este campeonato! Está tudo a rolar sobre esferas para que os lampiões vençam…
Até um dia!
10 Novembro, 2014 at 20:28
Eu penso que existe Sporting para lá de tudo e mais um par de botas.
Se não soçobrámos com tempestades muito mais fortes, não é agora que não conseguiremos levar a nau a bom porto.
Temos que aprender a navegar e estar sempre atentos ao Adamastores. E usar a nossa »Força Brutal« para os ultrapassar.
SL
11 Novembro, 2014 at 10:22
isso mesmo e para as marias ganharem ta tudo feito resta apoiarmos o nosso sporting pois a classificacao no minimo alterada para mais 4 pontos
10 Novembro, 2014 at 20:50
O que eu sei…é que estamos em OITAVO !!!!
Não arrepiem caminho, não! e sejam mais pragmáticos… que eu não estou com feeling nenhum nesta MERDA.
Temos fio de jogo como não via á muitos e muitos anos…mas os resultados, FOR FUCK SAKE!!!! como dissem os bifes. Somos uma equipa brinca na areia, cheia de artistas, que não sabem matar um jogo. Nestes 3 meses a equipa tem momentos de auto-flagelação para 2 épocas seguidas. Pior que nós só o Dortmund por essa europa fora. Mistura de azar e estupidez colectiva. Brrrrr, acho que não pode piorar, eu pensava assim depois de Maribor, mas conseguímos fazer pior…vamos ver, falta muito para acabar a época, temos hipoteses nas taças, o campeonato de momento o título é uma miragem, por todas as razões e mais algumas.
10 Novembro, 2014 at 20:55
EExiste Sporting para lá dos números. É um facto incontestável.
Existe Sporting em inúmeras vertentes, quer desportivas, quer financeiras, quer organizativas, quer de competência na gestão do Clube e da SAD. Onde houver profissionalismo e seriedade, está o Sporting.
Somos competentes em todas as modalidades menos em uma, o Futebol de onze? O que nos dizem os números nos relatórios Financeiros e de Gestão? Dizem-nos que somos muito competentes na gestão dos nossos recursos materiais.
Que nos dizem os números nos resultados desportivos das nossas equipes e dos nossos atletas? Dizem-nos que somos melhores na gestão dos nossos recursos humanos e técnicos.
Somos excepcionais nas modalidades todas e uma merda no futebol?
Há qualquer coisa que não bate certo. Somos capazes e extraordinários na gestão económica e financeira, na gestão de 35 modalidades desportivas em todas as camadas, dos iniciados aos juniores e seniores, lutamos e conquistamos, ano após ano, títulos em todas as frentes e categorias, formamos atletas de excelência, da natação ao futebol, atletas mundialmente reconhecidos como os melhores em várias e sucessivas gerações de desportistas e fazendo tudo isso, vamos em 8º na Primeira Liga de Futebol?
Há alguma coisa que não bate certo. Pois é meus senhores, a vigarice estende-se pouco para além do futebol pois, nas outras modalidades, umas olímpicas, outras não, NÃO HÁ MILHÕES PARA ROUBAR.
Caros tasqueiros, quem faz um trabalho sério e competente, dia após dia, após semana, após ano, após décadas, não vai roubar ao Domingo para os estádios de futebol.
Já viram algum gangster pobre? Quem rouba aos Domingos, rouba tudo que puder, assim se lhe depare a oportunidade de roubar. Quem trafica em droga ao dia de semana, trafica ao domingo; quem gere bares de putas à semana, gere bares de putas sempre; quem burla companhias de seguros ao dia de semana, passa todo o tempo de que dispõe a preparar as burlas que quer cometer e a conluiar-se, cada dia, com os restantes malfeitores que lhe possam ser úteis para a tarefa de burlar, burlar e burlar.
As acções de cada um configuram-no irremediavelmente para a vida. Assim, quem mata, faz-se assassino, quem rouba, faz-se ladrão, quem burla faz-se burlão.
Os malfeitores que estão no futebol cometeram o primeiro crime muito antes de enveredarem pela carreira de dirigentes desportivos. Traficaram, foram incendiários de propriedade industrial, assaltaram e um belo dia, compraram um bilhete pr’á bola e replicaram no futebol aquilo que são no remanescente das suas vidas. Se vigarizaram e corromperam quantos puderam nos negócios em que se meteram, se não tiveram escrúpulos quando traficaram droga e as mulheres que prostituíram, quando aceitaram o pagamento de alguns dos seus crimes em diamantes de sangue e marfim africano; se foram violentos quando assaltaram pessoas de boa-fé, iam mudar quando entraram no futebol? É óbvio que não. Continuam hoje a traficar, a roubar, a corromper e a vigarizar tudo e todos, impantes, impunes e vitoriosos. É esta a realidade e não outra. Há muito Sporting para lá dos números nas estatísticas do futebol.