Nós, Sportinguistas, gabamo-nos de ser diferentes. Eu não vejo as coisas assim. Ser “diferente” dá um ar um bocado apaneleirado à coisa. Eu prefiro pensar que somos inteligentes. Essa inteligência tem de ser demonstrada em tudo o que fazemos e dizemos em favor das causas que defendemos. Temos de saber contextualizar e, acima de tudo, saber separar as coisas nas análises que fazemos.
O primeiro tiro na inteligência que nos distingue é a velha mania de arranjar um único culpado para situações que têm vários. Ou, em sentido inverso, arranjar vários culpados para situações que só têm um. Ou, sendo mais objectivo, arranjar culpados para situações em que a culpa, per se, é o factor menos importante e que nos impede de analisar os factos com a frieza que eles exigem. Porque não somos nós, Sportinguistas, capazes de admitir que não estamos a render aquilo que se esperava? Porque é que não somos capazes de admitir que nos prejudicam sempre em alturas decisivas? Ou, mais importante, porque é que não somos capazes de separar estes dois factos cuja única ligação é o facto de acontecerem no mesmo rectângulo de jogo?
Sinceramente, não sei. Talvez seja por causa da nossa paixão exacerbada, ou da nossa forma quase obsessiva que vivemos tudo o que se passa no nosso clube. Não me interpretem mal! Isto é maravilhoso! É isto que nos faz viajar de Norte a Sul para acompanhar o nosso amor. Mas também é isto que nos trai quando escrevemos comentários, falamos com amigos ou discutimos com outras pessoas. A inteligência tem de estar sempre presente senão corremos o risco de passarmos por “calimeros”, “brunistas”, “croquetes”, “chorões” e demais ordinários adjectivos que nos queiram colocar, uns por adeptos rivais e outros por nós próprios. Se for para nos colocarem algum desses epítetos, que seja por falta de argumentos. Nunca por alinharmos no mesmo raciocínio limitado e bacoco que os define!
Esta direcção fez, no ano passado, algo que sublinha essa forma inteligente de estar no desporto quando, numa conferência de imprensa inédita, fomos capazes de colocar a nú os erros de arbitragem que nos beneficiaram juntamente com os erros que nos prejudicaram e, no fim, fazer o somatório final. Claro, que desde essa altura para cá, outros actos e outras declarações da mesma direcção poderão ter sido tiros nessa mesma inteligência. Mas, bem ou mal, a separação foi feita aí. Dissemos ao futebol português que não estamos aqui para “chorar”, para “colher benefícios” ou para “mamar mais tarde”. Estamos aqui para denunciar factos indo até ao limite de admitir aqueles que, na altura, nos beneficiaram. Como é óbvio, ninguém foi capaz de refutar essa conferência de imprensa porque não havia refutação possível à conclusão clara, comprovada e devidamente fundamentada de que tínhamos menos 7 pontos do que aqueles que devíamos ter na altura consequente de erros claros de arbitragem. E, juntamente com o Movimento Basta, os erros abrandaram. Não é que eles tenham tido vergonha na cara (isso já se perdeu há muito) mas, provavelmente, sentiram que estavam a “forçar em demasia”.
Ora, é com factos que se demonstra a inteligência como esse episódio tão bem evidenciou. E é com factos que eu quero acabar este texto.
Facto 1: Nos jogos do Carnide, acontecem tantas incidências como em todos os outros jogos.
Facto 2: Nos jogos do Carnide, a tendência do juízo dessas incidências é sempre de proteger a equipa mais forte.
Facto 3: Grande parte dos árbitros da Primeira Liga são simpatizantes, adeptos ou associados do Carnide. Há facebooks que confirmam isto.
Facto 4: É exactamente essa grande parte do conjunto de árbitros que é, normalmente, nomeada para os jogos do Carnide e/ou dos seus adversários directos.
Facto 5: Nos jogos do Carnide, até agora temos 4 expulsões para os adversários, 3 golos limpos anulados aos adversários, e duas expulsões perdoadas ao Carnide. Em 10 jornadas. (Isto não é colo. É cólon esburacado de quem quer competir com eles)
E como o Mundo não começa nem acaba em Carnide, há outros factos relacionados com o Sporting que têm de ser referidos em nome da tal inteligência (ou diferença) que tanto apregoamos:
Facto 6: Há jogadores do Sporting em claro sub-rendimento desde o início do campeonato e isso influencia a irregularidade exibicional da equipa.
Facto 7: O árbitro teve influência decisiva no resultado contra o Paços. Marcámos 2 golos e empatámos 1-1.
Facto 8: A nossa fraca primeira parte também teve grande influência no resultado contra o Paços porque foi nela que sofremos o golo que nos obrigou a correr atrás do prejuízo.
Facto 9: 13 pontos perdidos em cerca de 30 disputados é fruto de incompetência própria, sobretudo da equipa técnica e dos jogadores
Facto 10: 8 pontos de distância em relação ao primeiro classificado é fruto de incompetência dos árbitros.
Resta-nos a nós sermos inteligentes e apreciarmos estes factos em separado admitindo a influência que todos eles têm ou sermos broncos e branquearmos uns com outros. Na verdade, alguém pode dizer, com exactidão, qual deles tem mais peso? Não existe um “medidor de influência”. Existem factos que, com maior ou menor peso, explicam as razões da classificação estar como está. E no final, vão ser todos estes factos (e outros que ainda estão para vir) que vão explicar a classificação final. E já agora, desmentindo a velha teoria de que no fim, os prejuízos e benefícios vão ser “ela por ela”, não acredito que daqui para a frente, o Carnide seja expoliado de forma infame (era isso que teria de acontecer para “compensar” a vergonha deste início de campeonato).
A grande conclusão que, para já, eu tiro destes factos é que o Sporting, ao contrário dos seus rivais em especial o Carnide, não vai ganhar jogos por 1-0, 2-1 ou 3-2. Ou vamos cilindrar todos até ao fim e somos campeões ou então, quando a coisa estiver curta, não vão deixar. Isso obriga-nos a ser…perfeitos. Porra, passar de mediocridade para perfeição é um ganda upgrade na nossa cultura de exigência! Ou então, um delírio de quem não percebe que esta merda é jogada e, acima de tudo, ajuizada por pessoas. Portanto, tirem daí o sentido. Não vamos cilindrar todos nem vamos ser perfeitos. A única coisa que podemos exigir é sermos competentes (e mesmo essa não vai acontecer sempre, como temos visto) e esperar a mesma competência de quem interfere de forma directa ou indirecta no futebol. Ora, se a primeira é obrigatória, a segunda é uma utopia. A única forma de tentar equilibrar as coisas é:
A) APOIAR INCONDICIONALMENTE A EQUIPA
B) ENTRAR EM MODO FIGHT & RESIST
C) RETOMAR O MOVIMENTO BASTA
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
14 Novembro, 2014 at 7:55
Somos diferentes e muito emocionais…
Na 4ª feira, o nosso presidente levou ao tapete os pasquineiros-mor cá do burgo, qual Rocky Balboa mandou abaixo o Apollo Creed…
E eu emocionei-me muito, sabes Sá, ao ver o BdC, de braços no ar, com ar cansado e moído, a ser vitoriado, no meio do ring… e a gritar:
“Adrien! Adrien!” (Foda-se, se isto é ter problemas com os jogadores…)
14 Novembro, 2014 at 8:29
Essa imagem ficou um tanto abixanada lol. Só falta dizer que o Adrien vinha de lagrimita no olho para se abraçar a BdC
14 Novembro, 2014 at 8:38
Ahahahahah!
14 Novembro, 2014 at 9:54
Ricardo….a luta do Rocky com o Apollo foi renhida em “foto-finish”….aquela hora do presidente parecia era a luta do Drago com o Apollo….
15 Novembro, 2014 at 14:10
não me estragues a piada, foda-se… 😀
Vai lá pegar no banner e arranca para o aeroporto… está a chegar!!! 😀
14 Novembro, 2014 at 8:56
Bom dia povo !
Há 2 dias que já se respira Melhor !
Mas isto está complicado.
Parece mentira mas o maior obstáculo está, claramente,” dentro ” do SCP.
Gosto muito do discurso de união.
Mas há fdp com” opinião ” e público que teimam em disparar contra o presidente.
O problema é que no meio das aventesmas há um ou outro bem falante que fala com “conhecimento de causa ” (aka ressabia!).
E começa se a espalhar a desinformação, elegante e bem apresentada. Temos de combater isto.
É que o fel já não fica lá no camarote, já começa a espalhar se.
Exemplo, a “opinião ” texto no Facebook do pulha do André sobre a formação já anda por ai .
La está, descontextualizado, pegando em parte dos factos, apresentando o que aconteceu sem por ao barulho o que levou ou causou esses factos.
Já está, por exemplo, a contaminar o espaço do Javardeiro.
14 Novembro, 2014 at 8:57
Needless to say, once again nice bacalao, Mr Sá
14 Novembro, 2014 at 22:13
Cod fish…
14 Novembro, 2014 at 8:57
Mmmm, 6a de manhã e lá vem mais um bacalhauzada! Muito boa, está no ponto.
Concordo com tudo. Temos que ser muito mais compententes e exigentes – em todos os factores que controlamos e obrigar os ‘factores externos’ a terem também essa exigência e competência.
SL
14 Novembro, 2014 at 9:15
Bacalhau de qualidade logo ao pequeno almoço!
Vou de fim-de-semana a gritar SPOOOORTING!!!
14 Novembro, 2014 at 9:19
Off-topic… Só ontem consegui ver a entrevista do Presi.
Genericamente:
– Gostei da bastante explicação do caso Liga/Duque. Foi dos poucos pontos em que foi mesmo claro.
– Não gostei da dinâmica. Discurso muito longo por parte do Presi em alguma situações acabando por se perder e fazer-nos perder nos raciocínios
– Péssimo moderador
– Em resumo chegou para os imbecis dos jornalistas, mas esteve longe de me satisfazer. Foi aborrecida.
Z
14 Novembro, 2014 at 9:28
Aborrecida é favor. Foi uma seca. Nao no seu conteudo mas na sua forma. Estava à esper que os pasquineiros falassem mais para serem desmascarados. Assim como foi, pareciam os gajos que estavam na bancada do estudio. Estavam apenas a ver. Perdeu-se uma oportunidade que nao se vai repetir.
14 Novembro, 2014 at 9:41
Nem mais!
Z
14 Novembro, 2014 at 11:17
Por um lado é verdade que nao voltam a ter uma oportunidade destas.
Por outro, acredito que os jornalistas nao fizeram mais perguntas…. Pois sabiam que iriam ser describilizados a cada resposta do Presidente.
Foi monótona e em algumas respostas o Bruno andou ali a embrulhar.
Mas a verdade é que ele tinha de pensar cada silaba… Para que os estarolas nao pudessem aproveitar com isso, para sacar muitas capas para os seus jornais.
… Eu teria ficado mais uma horinha a ver o Presi a distribuir “jogo”… Essa é que é essa! 🙂
14 Novembro, 2014 at 9:35
Bom dia,
Preocupamo-nos demais com o que se passa com a lampionagem. Serão sempre beneficiados e isso é um facto !!!! Todos sabemos que não há volta a dar !!!
Podemos é queixar dos erros que são cometidos a prejuizo do Sporting e uma auto-critica quando as coisas não correm bem e melhorar !!! E penso que temos melhorado muito desde o inicio do campeonato !!! Jogar sempre contra 14/16 não é nada fácil !!!
Não podemos dar tanta importância a essa escumalha lampiã … São e serão sempre merda !!!!
SL
14 Novembro, 2014 at 14:08
“Preocupamo-nos demais com o que se passa com a lampionagem. Serão sempre beneficiados e isso é um facto !!!! Todos sabemos que não há volta a dar !!!”
Então os cidadão e as instituições honestas têm que amochar e prestar vassalagem aos bandidos?
…se calhar não vale a pena andarmos a disputar competições que à partida sabemos que estão destinadas a ser vencidas pelos lampiões.
Isto não tem remédio? Os bandidos vão mandar para sempre?
Nota: lampião é um termo pejorativo que desde os anos 30 do século passado passou a ser usado pelos sportinguistas quando queriam referir-se ao clube de Carnide, em alusão à célebre quadrilha de ladrões que existiu no Brasil por altura da digressão que a equipa de futebol do Sporting CP lá fez a convite do Fluminense.
14 Novembro, 2014 at 10:04
Sá…5 estrelas…como sempre! ;)!
A minha questão tem a ver com outra coisa…de onde vem esta divisão?! Eu acho que tem muito a ver com a forma de ser do Presidente! Ela é geradora de amores e ódios! E acho que é daí que vem a divisão, sendo que acho que a grande maioria dos adeptos continua igual…acho que a grande maioria é como dizes! Percebe os erros da equipa e percebe a preponderância que tem tido os bois do apito!
Acho sinceramente que nunca nos caberá a nós unir-mo-nos…porque isso é impossível fazer daqui! O Presidente deve ter a noção desta fragmentação e tentar unir o mais possível o maior numero de Sportinguistas possível! Sabendo que haverá sempre aqueles que hoje em dia desejam a derrota do Sporting só para ver o Presidente cair…mas esses são casos perdidos…
14 Novembro, 2014 at 10:21
Tenho a certeza absoluta que nem quando tivermos ganho o que quer que seja esses gajos vão dar o braço a torcer.
E não são só casos perdidos. São mesmo cancros no clube. No fundo uma fação de adversários dentro da nossa própria casa. Não vai ser nada fácil.
Mas também alguma coisa foi alguma vez fácil para nós? Fight & Resist!
14 Novembro, 2014 at 10:54
E “eles vão deixar que isso aconteça”…?
Eu quero acreditar que sim…que acabaremos por ganhar…mas estou à espera sentado, porque já me estavam a doer as pernas…!
Abr e SL
14 Novembro, 2014 at 11:06
Pois, amigo Max.
Sei bem que pensa como eu, tal que já o vi em pleno combate por esses camarotes afora…
Mas cansa, muito. E isso é que é o chavão da estória… não chega já ter que combater os lampiões e tripeiros ainda temos que andar a lutar na nossa “savana”. É triste, ainda para mais quando não se encontra razões para isso…
Abraço e SL companheiro
14 Novembro, 2014 at 14:46
Tiago, infelizmente não acredito nessa união.
não vou classificar as pessoas mas há, claramente pessoas (sportnguistas?!) que não querem este presidente, este SCP.
há dois tipos de sportinguistas contra este presidente:
1- os alienados, que não percebem a situação, nao percebem o momento de gastar pouco e bem (obviamente, correndo o risco de dar tiros na competividade a curto prazo mas a longo prazo a única possibilidade);
aqui tb se incluem os “olhapólado”, olho para o que os outros fazem e não compreendo porque é que o meu presidente tb nao compra jogadores de 10 m.. porra, os outros presidentes é que sabem!
2 – os idiotas, é preciso ser muito idiota para atacar esta direcção, por qualquer merdinha.
Que é infelizmente o que acontece.
Qualquer situação é empolada (quando é para por em cheque qqr acçao\atitude do presidente a merda da comunicação social já serve).
O escrutinio diario com que este presidente é brindado, o olhar sempre negativo sobe qqr atitude é demais.
Não me fodam , qqr situação pode ser semrpe vista por varios lados.
Infelizmente há muita gente que pena ve apenas pelo lado mau, que o presidente age despotamente, egocentricamente, etc… neglgenciado tantas outras perspectivas sobre o assunto (qqr assunto).
Nos idiotas incluo os ressabias e os orgulhosos. Há os ressabias cujos amigos ou os propios foram “corridos”, em cujas cabeças estava tudo bem… até ao ano passado!
gente que esteve calada ao assitir aos manos ais tristes do sportinguismo mas que agora (ainda a epoca nem a meio vai) já cantam desgraças e aquidel rei…..
Bem, os orgulhosos , os que decidiram que o Bruno era o Maquaivel em corpo de gente e que nunca vao admitir qu o homem esta ´a fazer um traablho soberbo e se estiver é porque tem alguma fisgada..gente que prefere ter razão e ver mais um presidente a fazer merda do que dar o braço a torcer.
sei que há muita gente que não votou BdC.
no problem here, aceito perfeitamente que o garoto fosse olhado com desconfiança.
mas passado um ano e meio, depois de tudo que foi feito em todos os campos, de todas as (justissimas) frentes de luta levantadas, quem pode não querer este residente??
anda alienado ou é estúpido, deculpem lá!
obviamente, esta direcção não tem carta livre para fazer o que quer
mas é inequivoco que o que foi feito em pouco tempo deveria dar imenso credito ao sr Bruno de Carvalho e seus homens.
é, igualmente, inequivoco, que nunca houve tanto escrutinio, critica, tanto por tudo em causa como neste ultimo ano e meio… porra!
Sei que muito deste escutinio é porque estamos escaldados mas a grande maioria, e´pura filha da putice!
Esta direcçao nao deve estar sempre a desculpar-se com a(s) anterior(es), até porque comparares-te com a merda estás a baixar o teu nível! deves comparar-te ao ouro!
Mas se a merda efecivamente é muita e ainda não está toda descobreta, se os danos da mesma se vao estendendo ao longo dos anos, que pode fazer esta direcçao? a bem da trasparencia??
tb, espero, a bem desta mesma trasnparencia, um balanço honesto do presidente sobre o seu mandato onde admita onde errou (felismente, tem sido em assuntos menores).
MAs ainda falta tempo, por agora, pelo crédito alcançado, de mim, vai tendo paz, tolerancia e paciencia.
Aliás, o Bruno tem a cabeça no cepo… dos muitos acusados des de seguidistas, se um dia o sr Bruno trair o SCP, serão os que mais vontade terão de descer o machado!
Bruno em si confio, em si entrego o “meu” SCP, em si cairá a minha vingança a qqr atropelo ao SCP
não ha´ amor mais perigoso do que o amor traido!
14 Novembro, 2014 at 14:54
Lourenço….concordo que há alguns impossíveis de unir! Daí ter dito tentar unir “o mais possível”…porque há esses mesmo que dizes (eu chamo os ex-sportinguistas) que o que mais querem é que o Sporting perca para este presidente perder tudo!
Só digo que a ESMAGADORA maioria está no meio disto…e são esses que eu acho que o Presidente tem de procurar unir cada vez mais! Aqueles que gostam de umas coisas mas que há outras que não são grandes fãs! E esses, com o tempo vão começar a inclinar-se mais para o gostarem mesmo ou não! E para isso é preciso ganhar e falar de forma a que una cada vez mais os possíveis de unir, que ainda estão muito fragmentados e a “ver o que vai dar”…
14 Novembro, 2014 at 14:54
felismente = felizmente!
14 Novembro, 2014 at 10:17
Espero que este excelente e assertivo texto do Sá coloque as coisas no seu devido lugar .
Quanto à entrevista BdC houve coisas que gostei e outras nem tanto.
BdC tem um estilo coloquial gosta de falar e apesar de por vezes parecer que já se perdeu no raciocínio a ele volta com a maior das facilidades (o que é bom). Este estilo é bom para a TV, mas leva a que algumas vezes possamos ficar a pensar : este gajo não está a responder /o que é mau).
Esperava mais perguntas por parte dos assistentes e mais intervenção dos ‘diretores’, para estes últimos BdC perdeu uma oportunidade de ‘fazer sangue’. Duvido muito que eles voltem.
Quanto ao pivot : este só la estava para lançar a dica: ‘(..) reparei que está a olhar para os jornais.’
14 Novembro, 2014 at 10:22
Melhor só aquela do “eu tenho acesso às novas tecnologias” ahahahahaha
14 Novembro, 2014 at 10:21
OFF (ou talvez não tanto):
Quanto tempo mais vai o Sporting demorar a proibir a entrada em Alvalade do CM e em responder a todas as perguntas vindas dali com “CM?! Que é isso?! Hum?! Há então esqueça…não vale a pena que eu não respondo…”!
Fodasse….ainda demora muito?! Quantos mais comunicados e coisas dessas vão ser precisos?! Quanto mais tempo vai demorar em fazer uma análise objectivas (no Jornal do Sporting e na Sporting TV) dos sem numero de mentiras que esse jornal escreve?!
Tanta força e estrilho para umas coisas…tanta inoperância para outras….
14 Novembro, 2014 at 10:37
Um exercício de inteligência extremamente bem sucedido. Parabéns, Sá!
Sobre…
“A) APOIAR INCONDICIONALMENTE A EQUIPA”
…já paravam com a merda dos assobios em Alvalade ao primeiro sinal de inquietação. Isto para não dizer que já paravam com os assobios à equipa, ponto. Quando será que vão perceber que estão a fazer o jogo dos nossos rivais e inimigos? Eis outra questão…
14 Novembro, 2014 at 10:41
Estes posts do “chuta pó lado” é que não percebo.
Claro que percebo o conteúdo mas já a dialéctica é igual ao de sempre.
As arbitragens não são culpadas por tudo, aliás a nossa equipa está a ser formada, joga um bom futebol (quando joga) mas existem processos principalmente por parte da defesa que ainda não foram assimilados.
O carnide isto o carnide aquilo…fdx que merda de discurso, já chega passar pelos blogs das galinhas e estarem lá posts sobre o SCP, agora aqui tb é um prato do dia…fdx.
Só temos que PENSAR em nós e mais nada, o BDC tá lá para isso…Moviemento Basta é um tiro no pé, como foi o ano passado.
Pronto é isto.
14 Novembro, 2014 at 10:45
Olha…e a tua tv já tem som?!?! Percebes-te finalmente pela explicação que te dei antes o que quis dizer o Presidente!??!
Sá…não leves a mal esta do Patricius…já todos percebemos que ele não é o gajo mais rápido do mundo….vais ter de explicar o post ao senhor…MUITO DEVAGARINHO…..
14 Novembro, 2014 at 11:15
Comportas-te como um idiota Tiago.
è pena para ti mas seguramente é muito pior para mim ter-te atrelado a todos os meus comentários.
Se estás numa de actuar tipo guarda pretoriana do BDC e do Sá isso é lá ctg, mas por favor n me faltes ao respeito.
14 Novembro, 2014 at 11:24
Sim…toda a gente aqui no Blog sabe que eu nunca disse nada de mal da actuação do Presidente! Nunca! Tristeza…Mais uma vez mostras a velocidade que tens!! Mas se viesses cá e lesses os comentários (em vez de apenas despejares coisas do contra) saberias isso….
Mas explica lá…lá percebeste o processo da Liga ou não?!?!
Normalmente é assim que respondo a quem em 3 post, são os 3 de ataque ao Sporting ou aos Sportinguistas sabes….
14 Novembro, 2014 at 11:33
Além disso és injusto! Eu nos outros 2 post a única coisa que fiz foi tentar esclarecer a tua “suposta confusão” sobre o que disse o Presidente, mostrando que deverias estar “desatento” quando ele falou sobre esses temas!
Claro…nem resposta nem agradecimento pelo esclarecimento…afinal de contas…o importante era deixar um post de statement e não ser realmente esclarecido…tal como este…o importante era ler na diagonal e meter umas criticas no comentário…não era propriamente ler mesmo o post, pensar sobre o que ele diz, compreender o que lá está e depois sim comentar….não…o importante era ler na diagonal, pegar em 3 ou 4 coisas que se apanhou para conseguir criticar e pumba! Aí vai disto…
Se vais continuar a fazer isso…cá estarei eu para esclarecer! Se conseguires uma critica bem feita e bem fundamentada, sobre realmente o que foi dito/escrito, cá estarei eu para te dar razão…
14 Novembro, 2014 at 12:26
Tiago.
Vamos lá ver se nos entendemos.
Eu tenho-me como uma pessoa inteligente e esclarecida, como os comentários que faço, são opiniões que teço sobre diversos temas e como é obvio posso concordar ou discordar dos post aqui feitos.
Sobre o processo da liga: Acho que as explicações do BDC são insuficientes especialmente á parte onde o nome do Duque foi falado (aliás tenho para mim que essa foi uma das razões que levou ao afastamento do SCP das sucessivas reuniões que depois foram feitas) nesta matéria acho que a direcção se comportou mal, com amuos desnecessários. Se o SCP está mesmo interessado em resolver problemas profundos da liga então tem de estar á mesa das negociações e trabalhar nesse sentido, nem que para isso tenha de engolir alguns sapos, (obviamente que discordo de todo o processo levado pelos clubes mas ao mesmo tempo acho que tb é injusto, visto que se tratou de um acordo unanime e que esse ónus tenha sido posto numa aliança entre os Porcos e as Galinhas..lá está escamotear alguns dos erros utilizando a bandeira da suposta aliança).
“Normalmente é assim que respondo a quem em 3 post, são os 3 de ataque ao Sporting ou aos Sportinguistas ”
É pena que penses assim de quem critica a direcção, nunca farei um ataque aos sportinguistas onde me incluo, mas também não deixarei de fazer uma acérrima defesa ou ataque quando for caso disso, aqui apenas uma nota…Acho que o BDC quer de facto mudar o rumo do SCP, mas a maneira como o escolhe fazer nem sempre é a melhor, por Ex: ontem parece-me que esteve bem quando falou dos jogadores ou da equipa, mas espalhou-se literalmente nos outros temas enviesando a conversa e não respondendo de uma forma clara ás perguntas que lhe eram colocadas, a primeira parte da entrevista então foi demais perdendo-se em explicações sobre o comunicado e arranjando subterfúgios desnecessários, outra das coisas que acho mal é um pouco aquela atitude de altivez e por vezes até prepotente (como só ele soubesse das matérias e os demais andassem no mundo da lua), acho mais uma vez uma completa falta de educação tratar assim os convidados.
Não me parece que tenha lido na diagonal, apenas discordo, nada mais e tenho esse direito, direito que passa a explicações ás quais me referi no comentário em cima, ao qual me respondeste com isto “Sim…toda a gente aqui no Blog sabe que eu nunca disse nada de mal da actuação do Presidente! Nunca! Tristeza…Mais uma vez mostras a velocidade que tens!! Mas se viesses cá e lesses os comentários (em vez de apenas despejares coisas do contra) saberias isso….
Mas explica lá…lá percebeste o processo da Liga ou não?!?!
Normalmente é assim que respondo a quem em 3 post, são os 3 de ataque ao Sporting ou aos Sportinguistas sabes….”
Que é um comentário completamente ao lado daquilo que escrevi.
Para ser sincero acho que já perdi tempo a mais com isto, acho que não tenho de te agradecer nada, só espero que me respeites da mesma maneira que eu respeito os demais.
14 Novembro, 2014 at 14:33
Deixa ver se percebo…por pontos…
Como é que as explicações sobre o Duque foram insuficientes?!?! Porra…já expliquei ontem…volto a explicar! ele disse que não se falou de nomes nas reuniões anteriores e naquela para que o Sporting não foi convidado foi quando saiu o nome do Duque! Ainda disse que o afastamento do Sporting se deve a terem discutido perfis de pessoas em vez de projectos (perfis esses que o Sporting discordava) e de terem pura e simplesmente ignorado as propostas enviadas pelo Sporting (para além de usarem o nome do Sporting para uma convocatória de reunião sem sequer convidar o Sporting, quanto mais ter autorização para isso)! Ele disse isto textualmente! Onde é que está mal explicado?! Podes dizer que não concordas, que achas que o projecto de Bufas e Orelhas para a liga é espectacular e que o Sporting deveria ter aprovado tudo! Que devia ter aprovado um qualquer fantoche, seja Duque, Conde ou Godinho, que devia ter dado provimento à palhaçada que foi este processo, orquestrado por quem toda a gente sabe (cabeça Bufas e Orelhas, com os ajudantes do Guimarães, Académica, Belém, Estoril e Braga…assim os mais importantes). Agora que as explicações foram insuficientes?!? Poooorrraaa…..ele teve meia hora a explicar!! Daí a lentidão!
Assim como a lentidão de não perceber que o que criticas é exactamente o que está no texto do Sá…criticas o texto…dando-lhe razão! Uma cena esquisita como crl…
E volto a dizer…se não lês os comentários é problema teu! Dizeres que eu não critico a direcção e que reajo assim contra toda a gente que fala contra a direcção é ridículo! Se queres saber vai ler! Mas lê e vê se percebes….pelo menos desta vez! Opiniões todos temos! Eu tenho as minhas, outros têm as suas! A questão é de compreensão…ou não querer compreender….que pelos vistos volta a acontecer com os meus comentários….
14 Novembro, 2014 at 12:56
Estás a fazer exactamente aquilo que eu frisei no post. Não estás a ser inteligente. Separa as coisas. Não há inocentes nem culpados. Há factos.
14 Novembro, 2014 at 11:06
Sim …muitos dizem que somos diferentes, mas entendem a diferença como…: “fazermo-nos às vezes de parvos”…e a difrença quando existe como muito bem diz o Sá…tem que ser aferida pela inteligência…
Tentar saber discernir, se mesmo quando nos estão a “passar as mãos pelo lombo”…não nos estão a querer lixar…
Na verdade o que mais me irrita é a desonestidade mesmo que ela seja “intelectual”
Ainda ontem por exemplo estive a ouvir um pouco um programa desportivo onde está um antigo atleta nosso, o Dani…
Às tantas a moderadora do programa preguntou se o Sporting tem razão, quando o Presidente diz que deviamos estar a 2 pontos do 1º e não a 8…
Pois os comentadores, acharam que …
Ah…relmente o Sportinjg foi prejudicado neste jogo com o Paços…
Sim…o benfica foi algo beneficiado no jogo com o Nacional…
Mas não…o Sporting está atrasado por outras razões…
Não houve um daqueles “animais” que pusesse a inteligencia a funcionar (talvez porque se não possa usar o que se não tem…) e dissesse…:
Bem se formos ver bem…só nesta última jornada o Sporting “foi atrasado 4 pontos”…os 2 que perdeu…e os 2 que o benfica ganhou…
É que nem era necessário “ir mais atrás”…só neste domingo que passou…fomos “roubados” em 4 pontos…
SL
14 Novembro, 2014 at 11:41
Boa abordagem. Contra estes factos não há argumentos!
Temos de travar ao máximo os custos com a imprensa, desportiva e generalizada, evitar os cliques nessas fontes de maldizer crónico. Consumir o menos possivel desse veneno que circula em todas as plataformas comunicativas. Precisamos da vacinação. Arregaçem as mangas da camisa. Vamos levar uma pica de “Fight and Resist”. Temos de ter as nossas defesas bem apuradas.
14 Novembro, 2014 at 11:44
Acho que devias ter deixado apurar um pouco o prato, não está temperado como o habitual.
Os pontos 9 e 10 que falas não são para mim compativeis, se dizes que perdemos 13 pontos por incompetência própria como podes dizer a seguir que estamos a 8 do primeiro por incompetência dos arbitros?
E quando dizes “Ou, mais importante, porque é que não somos capazes de separar estes dois factos cuja única ligação é o facto de acontecerem no mesmo rectângulo de jogo?” também não concordo, quase todos sabemos que há muita coisa que acontece fora de campo.
De resto tá ganda post, e as alineas que referes para mim estão e estarão sempre activas, “Camarão que dorme a onda leva” 😉
14 Novembro, 2014 at 12:58
Os pontos que temos são, tirando o jogo contra o Paços, aqueles que deviamos ter. A distância é que devia ser bem mais curta pelos pontos que o Carnide não está a perder de forma ilegal.
14 Novembro, 2014 at 14:35
Sim, então não perdemos 13 pontos por incompetência própria, apesar de achar que já perdemos mais por culpa alheia:
– em coimbra ficou um penalty por marcar sobre o heldon, e a expulsão do william foi muito puxada.
– com o belém em casa, para além do anti-jogo permitido e faltas ao contrário, ficou um penalty por marcar por mão na bola num livre.
14 Novembro, 2014 at 14:40
Fito….
Por competência alheia estávamos muito perto de Porco e Lampiões! Por competência própria e alheia estávamos muito à frente de ambos…Por competência própria apenas…estaríamos a meio caminho…se tanto (embora eu esteja convencido que isso da competência própria é quase impossível…não acho possível uma equipa ser avassaladora todos os jogos…)!
14 Novembro, 2014 at 12:03
Gostava que o Sporting tivesse uma emissora de rádio. Não precisava de ser em regime full time. Adorava desligar o som da da SporcoTV e escutar o relato em simultâneo. É algo que podia estar integrado nas nossas plataformas comunicativas. Nem que fosse apenas uma rádio online. Podíamos retirar audiências à concorrência no prime time. Simultaneamente, a rádio seria um prolongamento da SportingTV. Podíamos passar música como qualquer outra rádio.
Seria importante que o clube encontrasse alguém que se quisesse intrometer no meia dos 3 diários desportivos. Uma espécie de France Football (creio que continua a ter uma tiragem semanal). Alguém com uma linha editatorial mais transparente, «imparcial» mas com chefe de redacção pró-leonino. Meio perfeito paras as nossas «fontes» de info ou… vocês sabem. Teríamos um meio para dizer: “fonte segura do nosso jornal sabe que LFV se encontrou esta 4ªfeira com Duque, num clube nocturno de Lisboa. Os dois sairam tortos acompanhos por dois travestis.” You know what i mean…
14 Novembro, 2014 at 12:06
Em pouco tempo o jornal “O Nojo” caíria de joelhos. Rascord a queixar-se dos rins. ABola a reduzir nos opinadores.
Vai uma aposta? Temos de mostrar às marcas que a nossa força é brutal!
14 Novembro, 2014 at 12:07
Relatos de hóquei, andebol, rugby, futsal…. uiiiiiii.
Pensem nisso.
14 Novembro, 2014 at 13:13
eu já pensei e até sugeri isso há vários meses.
uma rádio online faz-se com trocos…
14 Novembro, 2014 at 14:21
Não tenho a mínima dúvida. Este meio poderia ter um alcance enorme junto do target “old school”. Os tais que vão para Alvalade agarrados ao rádio. Concorrência aos relatos da TSF, Antena1, Renascença…
14 Novembro, 2014 at 14:25
Ainda me vou chatear à seria com essa conversa dos “rádios de pilhas”….
14 Novembro, 2014 at 14:43
O problema de radio “online” é que por exemplo no estádio não dá….a net fica uma bosta! Assim como os muitos locais onde a net não é espectacular…
E não sei quanto custa uma rádio Online ou uma rádio normal…por isso até é uma ideia que eu já tinha pensado, mesmo podendo ter relatos gerias de outros jogos e assim…uma rádio de desporto em geral, focalizada no Sporting! Mas não sei se isso tem rentabilidade…tenho duvidas….
“target “old school”” ainda te vai valer uma chapada da Maria…heheheheh!
14 Novembro, 2014 at 19:17
Creio que o maior problema até nem seria tecnológico, mas sim humano…
Quem faria o relatos…haverá assim tanto “amador” de qualidade para esse trabalho…?
SL
14 Novembro, 2014 at 12:33
Boas, Tasqueiros (as)
Num blog “afeto” ao Sporting lê-se isto:
http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/11/as-horas-do-presidente.html
Quem lê o que estes tipos escrevem, conclui que BdC faz tudo mal, tudo está mal e BdC é o grande adversário do Sporting e o melhor que ele tem a fazer é demitir-se.
Estes tipos criticam tudo, mas não os têm no sítio para reunir assinaturas, marcar uma AG para destituir a direção e apresentarem soluções credíveis.
Criticar é fácil, agir e apresentar alternativas é que é difícil.
Há inclusive um pseudo-sportinguista, na caixa de comentários, que usa uma expressão de um adepto lampião (Vale com cabelo), para atacar o Presidente do Sporting. Ao que isto chegou!
Por isso é que, na entrevista, BdC referiu que não vê os comentadores, opinadores, paineleiros afetos ao Sporting a defenderem o Sporting como os comentadores, opinadores, paineleiros de outras cores defendem os seus clubes e as suas direções. De certeza, que muita gente, enfiou a carapuça.
SL
14 Novembro, 2014 at 12:57
Nao leias isso que te faz mal. É tipo uma doença mental. LdA e Virgilio entao ja sao zombies.
14 Novembro, 2014 at 12:58
´Todos sabemos que esse “a norte de alvalade” é o desnorte desses “ditos” Sportinguistas, ou melhor, Sportingueiros 😀
Pessoalmente nem frquento esse Blog … Não quero ficar mentalmente perturbado 😀
14 Novembro, 2014 at 13:22
“Isso não pode” ser chamado de um blog afecto ao Sporting…
“Isso” é apenas o “resultado” que fica depois do tratamento primário numa ETAR…
São “lamas”…e lamas putrefactas…a necessitar de um bom tratamento anaeróbio…para poupar o oxigénio que quase nem merecem respirar…!!
14 Novembro, 2014 at 13:42
Esses fulanos do A Norte de Alvalade dá-me ideia que o problema deles é se terem deixado deslumbrar e influenciar pelo do Camarote Leonino. E este tem uma agenda clara, tendo lá pelo menos mais dois colaboradores, apesar de muitas daquelas mensagens serem feitas pelo dono do blogue. E depois aparece por lá um figurante que é um verdadeiro verme, e que não participa só ali, infelizmente. Esse é certamente mais portista do que sportinguista…
O dono do CL dá-me ideia de que tem um ressentimento contra Bruno de Carvalho, mas é uma pessoa cujo problema principal é já não estar junto do poder e isso é uma coisa que lhe custa a aceitar. É dos tais que já não tendo lugar no Camarote VIP deixou de frequentar o estádio. É o problema dele e de muitos, porque olhando para bancada VIP agora há lá muito menos “chuva de estrelas”.
Outro colaborador, o menos aberrante de todos, percebe muito de finanças, dando a ideia de que já esteve no Sporting. Finalmente um terceiro é um agente provocador, alguém que também já esteve noutra direcção. Até arrepia a mentalidade dele…
Eu vou vendo de passagem estes sítios na net, e como alguém que o mais perto que esteve do poder no Sporting foi a olhar para cima para a bancada VIP, vou aprendendo sobre as diversas facções, que representam ambições pessoais e também estratos sociais no clube. De qualquer modo, há uma certa linguagem que não é aceitável. Só gente que não presta se pode referir ao presidente do Sporting com os mesmos termos com que os adeptos dos clubes rivais se referem a ele.
14 Novembro, 2014 at 17:51
Esse tipo de CL, e de uma desonestidade mental e falta de educacao brutal.
Tem por habito ofender quem escreve contra as suas ideias. Normalmente tentando classificar-nos de burros.
A ultima vez que vi esse lixo, foi quando lhe tive que dizer que era um sem vergonha e que ofendia quem la ia.
Gosto de ler outros blogs, pois a verdade nao esta sempre no mesmo lado, mas CL e Fonte Segura, ja nao ha paciencia, e o Norte de Alvalade, demonstra por vezes uma enorme soberba, julgando-se o maior…
Sinto-me como mais um de nos.
Daqueles que nem sempre consegue ser inteligente o suficiente para somente analisar os factos, mas como contra factos nao ha arguentos digo, Sa, fantastico post em que me revejo e concordo com o que dizes…
Outro acto muito importante, e o que temos feito na Champions, versus o que seria a humilhacao da nossa participacao! Como apregoavam muitos…
Temos que ter fe, o que estamos a fazer hoje, nem nunca na vida seria possivel de imaginar no verao de 2013.
O modo coreecto e mesmo FIGHT & RESIST, nao dando bola para macacos, bufas, diabos, orelhas e acima de tudo, viscondes…
Saudacoes Leoninas
14 Novembro, 2014 at 13:35
»Nós, Sportinguistas, gabamo-nos de ser diferentes. Eu não vejo as coisas assim. Ser diferente dá um ar um bocado apaneleirado à coisa. Eu prefiro pensar que somos inteligentes. Essa inteligência tem de ser demonstrada em tudo o que fazemos e dizemos em favor das causas que defendemos. Temos de saber contextualizar e, acima de tudo, saber separar as coisas nas análises que fazemos.«
Não concordo. Ao sermos inteligentes, e demonstrando essa inteligência estamos a ser diferentes. Diferentes da bovinidade que infesta este triste país. E quedar-me-ia pelo contexto desportivo porque no restante já não assola: infecta e a cura apresenta-se muito difícil.
Quanto às três conclusões finais, não poderia estar mais de acordo.
Apoiar a(s) equipa(s) incondicionalmente, mesmo quando erra(m), sendo inteligentes e diferentes dos outros adeptos. Os erros (se existirem) devem ser debatidos entre nós, respeitando as opiniões de todos (mandar cagar opiniões divergentes não me parece ter eficácia terapêutica). Já se percebeu que a corrente Cacifo/Tasqueira é reconhecida pelas altas instâncias do clube. Quem sabe se a luz que aqui se possa fazer não iluminará, numa ou noutra ocasião, quem de direito.
A frase »fight and resist« não me diz rigorosamente nada: prefiro »pegar os bois pelos cornos«. E tem a vantagem de não ser necessário retomar o modo já que estaremos sempre atentos e prontos para, inteligentemente (lá está) encararmos todo e qualquer boi que nos apareça pela frente.
Movimentos como o »Basta« deverão estar sempre em modo activo.
SL
14 Novembro, 2014 at 14:11
Eu acho que a nossa diferença tem mesmo a ver com a inteligência. Saber ir ao fundo das questões e perceber os reais problemas do clube. Um gajo como o Orelhas, mesmo com o pecúlio de 3 títulos em 10 anos nunca duraria muito tempo em Alvalade. Então o Bufas era corrido mal houvessem suspeitas do Apito Dourado e esse ganhou mais do que qualquer outro.
Nós discutimos VMOC’s, manutenção da maioria da SAD, equilíbrio financeiro e propostas de melhoria do futebol português. Discutimos sempre com conhecimento de causa, lemos Relatórios & Contas, questionamos de onde vem o dinheiro e para onde ele vai a ponto de fazermos uma auditoria para responsabilizar quem foi, no mínimo, negligente.
Os outros não. “Eles que se preocupem com contas, eu quero é títulos”. Essa postura nunca terei, por mais títulos que a gente ganhe ou perca. Não branqueamos gestão com títulos nem falta de títulos com gestão (como se tem visto). Tudo é escrutinado, questionado e debatido. É por isso que somos diferentes.
14 Novembro, 2014 at 14:52
Sem tirar nem pôr!
Tudo na natureza, nomeadamente no corpo humano, é escrutinado ao segundo (ou menos). A fórmula para o sucesso terá que passar por aí em todas as circunstâncias. Não tem nada a ver com desconfiança, pé atrás ou afins.
Tal como no futebol quando estamos a ganhar por 1-0 devemos procurar o quinto golo porque o segundo, terceiro e quarto surgirão naturalmente, sejamos inteligentes que a diferença (e os resultados) aparecerão.
Note o caro Sá que a minha admiração pelos resultados provindos do uso da inteligência não excluem de forma alguma, e em caso necessário, o uso do pau. E não é preciso esperar até ao fim. Também demonstraremos ser inteligentes se percebermos que »assim não vamos lá« e venham-os-bois-que-a-paulada-damos-nós.
SL
14 Novembro, 2014 at 14:17
Acho que faz falta na tv do clube um programa com o título “Fight and Resist”, onde semanalmente é feito uma dissecagem, ou filtragem daquilo que é escrito e dito nos meios de comunicação. Onde teria como elementos do programa, sportinguistas do meio da comunicação (agências, redacções) e humoristas, que façam o tratamento da informação. Basicamente usando a técnica do “Jogo do Espelho” da autoria de um tasqueiro, desta feita, aplicada à CS cá do burgo. Alguém que pegue nas headlines, nas colunas de opinião e que trate o material, tornando-o menos tóxico e servindo de feitiço contra o feitiçeiro.
14 Novembro, 2014 at 14:19
Podiam aproveitar adeptos como o Leão de Plástico, Roc, entre muitos, para brincar com o meio.
14 Novembro, 2014 at 14:26
Pode-se reparar em alguns diários desportivos que este tiveram o cuidado de medir o grau de intervenção/popularidade do BC como se de um político se tratasse. Como se este tivesse à corrida da Casa Branca. O barómetro parecem ser as redes sociais. Enfim, os pasquins estão a apoiar-se nos conteúdos assentes em comentários da blogosfera leonina. Facilmente manipulável.
14 Novembro, 2014 at 16:36
Deixem-se de tretas, nós não somos diferentes… já fomos…
Esta caracterização do Sportinguista como adepto “diferente” advém do período em que estivemos 18 anos sem ser campeões no futebol, mas não foi por esse facto que deixávamos na altura de ser o clube português com mais associados, na Europa só o Barcelona nos suplantava, não deixávamos de ser o clube que arrastava mais assistências nos jogos em casa e não deixávamos de ter aquela esperança de ano, após ano, achar que íamos ser campeões…
Isso tudo acabou no final dos anos 90 com a entrada das sads. De início, a medida SantanaLopista da duplicação do valor da quota, abriu caminho para a saída de metade dos sócios (com menos posses), iniciando a transformação do Sporting, de um clube com uma base popular num clube de sócios maioritariamente da elite, o que permitiu uma base de apoio para viabilizar medidas como a destruição do ecletismo, liquidação do património, abrir caminho a um clube só de futebol, transformação da relação clube/sócio em clube empresa/cliente… Tudo isto levou ao estado a que nós tínhamos chegado (antes da entrada de BdC).
Com a eleição de BdC e sua equipa, o Sporting voltou a reerguer-se, a caminhar para voltar a ser o que era, mas se ao nível directivo o trabalho está a ser na sua maioria bem feito, ao nível da relação sócio/adepto com o clube ainda há muito a fazer… e atrevo-me a dizer que neste momento como adeptos não somos melhores que os dos outros clubes portugueses, somos menos unidos, somos aziados com o clube, assobiamos a equipa, gostamos de escolher sempre algum jogador para ser alvo das nossas criticas, somos instáveis, vira-casacas (Vitor Pereira, Luis Duque – nos outros clubes não se vê situações destas) e acho que também ao contrário dos adeptos dos nossos clubes rivais, ainda temos no Sporting muito adepto que se acha acima do clube, por isso sente-se legitimado a fazer publicamente todo o tipo de crítica, seja a quem for…
14 Novembro, 2014 at 19:32
Pronto…eu não “sou diferente”…!!
Eu vou explicar, tenham calma…
Então cá vai…: eu não sou diferente, pela simples razão de que desde que (no que consigo recuar no tempo…) “me recordo”…sempre fui “meio louco” pelo Sporting…
Mas tenho perfeita consciência de nunca ter ofendido um adversário (nem falo dos “nossos” é claro….) fosse em que circunstancia fosse…
Já me “apeteceu” muitas vezes ao longo dos decénios…mandá-los para “cacilhas”…mas sempre reisti “à tentação”…
Nunca deixei de apoiar o meu Sporting, mesmo quando as coisas “não corriam” como eu queria (e isso aconteceu muito mais vezes do que as desejadas…)…
Sempre gostei que o “meu” Sporting ganhasse os seus jogos de uma maneira “limpa” e fico mesmo muito aborrecido quando os árbitros “nos beneficiam” por um qualquer erro humano ou não…
Mas fico ainda muito mais chateado (e infelizmente fico-o muitas vezes…), quando esses mesmos árbitros nos prejudicam e não contentes com isso…ainda “beneficiam descaradamente” os nossos mais directos adversários…
E haveria muito mais para dizer…mas creio que “já descobriram” que eu não “sou diferente” …mas ante procuro razoavelmente…ser inteligente…!!
Quer dizer…: “procuro ser” sportinguista…!!
SL