Bastaram três dias para ficar tudo às claras. Não que esta fosse uma história de gangsters impossível de descortinar, antes porque o decoro mínimo ia impedindo de mostrá-la ao público tal e qual ela é. Comecemos, então, por quinta-feira.
Vieira e Pinto da Costa reúnem com Luís Duque, o homem que colocaram à frente da Liga. Vou repetir, para que fique explícito: o homem que colocaram à frente da Liga. Fala-se de centralizar direitos televisivos, fala-se da queda da PT, da morte do BES, fala-se do futuro do futebol nacional. Há muito de costas voltadas, o Jorge e o Luís mostram-se dialogantes e empenhados em resolver uma situação que, mais do que ao futebol português, os faz tremer a eles (basta atentar no dinheiro esturricado em jogadores e na forma como estão agarrados aos fundos). E já que falamos de fundos, ficamos a saber que os novos siameses deverão ser fazer parte do rol de testemunhas que a Doyen Sports utilizará no processo que resulta da ida de Rojo para o ManU.
Esta estreita relação com os fundos, ganha contornos curiosos quando, da tal reunião entre as nádegas e su traque, resulta a indicação de que o Benfica estaria disposto a canalizar cinco por cento das transferências de um ano ou igual percentagem do lucro gerado pelo canal televisivo encarnado, para garantir a sustentabilidade da Liga. Conta-se, nos corredores, que o fcPorto terá aplaudido a iniciativa, sem garantir estar disponível para fazer o mesmo, o que pode ser claro indício de que, sem fundo de maneio, Pinto da Costa aceitará migalhas nos próximos tempos, ou seja, engolirá o sapo de ver o Benfica campeão, desde que o seu clube termine em segundo e garanta a Liga dos Campeões. Aliás, é meio caminho andado para perceber o porquê do líder azul e branco manter o completo silêncio face ao colinho que vai sendo dado aos encarnados por parte dos senhores do apito.
Estes são, obviamente, parte incontornável do processo. Aliás, se estamos a falar de medidas salvadoras, não deixa de ser extremamente curioso o facto da nossa imprensa (e comunicação social no geral), ter remetido para páginas pouco vistas esta pequena maravilha:
Ora, entre o empréstimo bancário, que não se percebe se é um terço do valor ou o valor total, levantam-se algumas questões: quem é que vai pagar o empréstimo, tendo em conta a ausência de liquidez por parte da Liga? Terá sido a disponibilidade de Benfica e fcPorto para “salvarem financeiramente” o nosso campeonato, a servir de garantia bancária? Haverá dedo dos fundos metido nesta aparição milagrosa de dinheiro? E, no actual cenário, que entidade bancária aceitou participar deste circo?
Era bom que a nossa comunicação social se dedicasse a tentar perceber o que se passa, ao invés de continuar a fazer capas vergonhosas como se nada se passasse. Ou, então, que assumisse que não faz sentido queimar recursos numa reportagem a sério, porque os episódios semanais explicam esta dança da roda onde benfica, fcporto, liga e apaf se divertem à vista de todos. O último, teve lugar ontem, com o Moreirense a ser novamente gozado em pleno estádio da luz.
Por tudo isto, começo a concordar com o que Daniel Oliveira escreveu na sexta-feira: «a ausência de Bruno de Carvalho nas reuniões da Liga parece-me fazer pouco sentido para quem se propõe liderar uma mudança profunda no futebol profissional. Como não pretende usar formas mais extremas de acção, é dentro das instituições, por piores que elas sejam, que pode encontrar os aliados para as mudanças que defende».
Efectivamente, deve ser de dar a volta ao estômago ter que partilhar a sala com determinadas pessoas. Deve ser pior que meter os dedos à goela, assistir a como a maioria dos clubes aceita viver de caridade e assume o seu papel de capacho. Mas só estando lá dentro se pode gritar, apontar o dedo, discordar. Só estando lá dentro se pode perceber, na totalidade, quais os ingredientes usados nesta asquerosa receita que “salvará” o nosso futebol. Só estando lá dentro, estaremos mais próximos de pôr em prática uma expressão que, parece-me aqui encaixa que nem uma luva: as cobras matam-se à paulada e a única forma de acertar-lhes é estando perto delas!
23 Novembro, 2014 at 15:48
off (equipa B):
0-0 ao intervalo em Leixões, com aparente domínio da equipa da casa.
equipa inicial: L.Ribeiro, Mica, Tobias, Sambinha, Riquicho, Fokobo, Wallyson, Iuri, Dramé, Gelson, Enoh
23 Novembro, 2014 at 15:58
gauld fora?
E, saco, tm não tem sido opção ?
23 Novembro, 2014 at 16:08
Sacko
23 Novembro, 2014 at 16:10
e slavchev…
não atinjo.
23 Novembro, 2014 at 15:56
Caros amigos isto está tudo errado mas a verdade é que quem apresentar
o argent é que manda e é esta base que vai gerar a corrupção. Não
tenham dúvidas só seremos ganhadores quando tivermos poder monetário.
23 Novembro, 2014 at 16:04
para quem quiser acompanhar o marcador no Andebol (Sporting-Granollers): http://www.bet365.com/home/FlashGen4/WebConsoleApp.asp?&cb=10880510844
e o leixões-Sporting B http://www.bet365.com/home/FlashGen4/WebConsoleApp.asp?&cb=10880616231
23 Novembro, 2014 at 16:04
ups… saiu no sitio errado…
23 Novembro, 2014 at 16:06
e os links parece que vão dar todos à página inicial.
é procurar depois pelos jogos que interessam na coluna do lado esquerdo.
23 Novembro, 2014 at 15:57
A que horas joga o Sporting em futsal?
23 Novembro, 2014 at 15:59
17h
23 Novembro, 2014 at 16:01
vai ser um grande jogo!
23 Novembro, 2014 at 17:44
até agora menos mal intervalo 0-0 mas já podiamos estar a ganhar falhamos um golo cantado e outra grande bola á barra…
23 Novembro, 2014 at 16:19
Há transmissão em alguma rádio do jogo de futsal?
23 Novembro, 2014 at 16:26
Ontem estive para fazer um OFF e colar aqui o artigo do Daniel Sampaio, com o qual estou totalmente de acordo – o Sporting, gostando mais ou menos da companhia nos corredores da Liga, não pode estar ausente dos mesmos. Não pode voltar a frequentá-los só quando forem as companhias forem recomendáveis. Porque estas nunca vão ser recomendáveis se o Sporting se mantiver de fora, porque manter o Sporting do “lado de fora” (fisicamente também) é o desejo das nádegas e dos seu cortejo de traques, e porque manter-se alheado é dar argumentos a quem escreve que o Sporting decidiu “não ser parte da solução(?)”.
Nem que seja preciso colocar uma mola no nariz de cada vez que tivermos de entrar no edifício da Liga…
23 Novembro, 2014 at 16:36
Daniel Oliveira 🙂
23 Novembro, 2014 at 16:42
My bad… 🙂
23 Novembro, 2014 at 16:36
Isto não está fácil no andebol….
23 Novembro, 2014 at 16:51
nem podia estar. é uma equipa de topo em Espanha. vai em 3º, a 3 pontos do lider (Barcelona)
mesmo que ganhemos por 1 ou 2, lá na Catalunha será muito mais dificil ainda.
e hoje ainda nem estivemos na frente do marcador, uma única vez.
o melhor que conseguimos foi estar empatados.
agora tá 14-16.
23 Novembro, 2014 at 16:58
olha, estamos na frente 🙂
vamos lá ver….
23 Novembro, 2014 at 16:41
Agora mesmo em OFF, transcrevo o comentário, que me parece pertinente, do Núcleo Sportinguista da Carapinheira (Luís Moura) a uma parte da entrevista do Vítor Pereira, e a parte da entrevista a que se refere:
“Apesar da intensa actividade leonina que hoje teremos, perdi-me por momentos a ler uma entrevista a Vítor Pereira, ex-treinador portista.
Confesso que não dei por perdidos os poucos minutos que lhe dediquei.
O técnico tem capacidade para se exprimir com desenvoltura, desde que não o faça na língua de Shakespeare. Além disso, sabe o que diz, ao invés do autoproclamado melhor treinador do Mundo.
V.Pereira vagueou por várias temáticas, como o seu bi-campeonato, a excelente carreira do Guimarães, o tempo passado com Guardiola, a corrida a dois para o campeonato (exclui quase categoricamente o Sporting) …e de Jorge Jesus, claro está.
Mas há uma ou outra passagem que me chamou a atenção.
Numa semana em que se fez um pé-de-vento em redor das declarações de Nani, e passado não muito tempo de termos sabido que Slimani e outros jogadores fizeram reivindicações várias, foi bom recordar que meio plantel portista quis sair do clube.
Apesar dos vencimentos milionários, de estarem num clube com sucesso desportivo garantido, de terem a seus pés um trampolim para alcançar o sucesso, aquela malta queria pisgar-se.
As vantagens de ter uma imprensa amiga são enormes, mesmo que se tenha falado de um ou outro jogador insatisfeito.
Ah, e também achei curiosa a alusão aos corredores do Olival.
Afinal não são só os túneis que têm ambientes complicados.”
http://s27.postimg.org/brc68urr7/image.jpg
23 Novembro, 2014 at 17:32
Também já tinha visto !!
Gosto bastante deste núcleo !
O relevante aqui é que não se faz um caso dessa \s situações.
Mas qualquer merda no SCP é empolada.
E nós, adeptos do SCP vamos atrás.
Qualquer merda menor (problemas que todos os clubes têm) é um horror e serve de arremesso à direcção (não só a esta, sempre foi assim).
Obviamente, a CS é a responsável porque não dá o mesmo tratamento a todos os clubes.
Mas nós somos culpados por dar eco a essas merdas.
Na minha opinião a CS devia ser combatida mais activa e claramente.
Mais uma vez, com o mal dos outros podemos bem. Mas a diferença de tratamento por parte da CS é grave, muito grave.
A ponto de termos uma direcção que a nível de qualidade, profissionalismo , transparência e fair play está a km das outras no entanto esta CS nivela- a pelas outras.
É triste para nós e jornalisticamente asqueroso.
23 Novembro, 2014 at 16:52
Final de jogo em Matosinhos: Leixoes-Sporting B (0-0)
23 Novembro, 2014 at 17:04
Não querendo ser taxativo, aqui vai a minha opinião.
Durante estes anos todos estivemos “dentro”. O que ganhamos com isso? Pois!
Aliados? Só poderia ser o Fruta ou o Carnide pois os outros vão a reboque.
Participar seria caucionar o Duque, seria dizer: para a proxima metam o Godinho que vamos na mesma! Somos “responsaveis”!
Ficar de fora, na oposição deliberada deixa-nos com as mãos completamente livres. As trincheiras ficam claras. A denuncia surte mais efeito.
Quando aquilo der barraca, fomos nós que tinhamos razão.
Duvido muito que não tenhamos informações por não estarmos lá.
Preparar desde já uma alternativa à Federação, que tem muitos órgãos em método de Hondt.
Se a Liga rebentar, e os pequenos vão ficar mais uma vez a ver navios, teremos mais força e capacidade de atração.
Posso estar enganado, mas não vejo mal nenhum em fazer esta experiência!
SL
23 Novembro, 2014 at 17:16
Impressionante o andebol … 25-21 … 5 min para acabar …
23 Novembro, 2014 at 17:22
26-23
23 Novembro, 2014 at 17:29
GRANDES!
ENORMES!
23 Novembro, 2014 at 17:31
Já acabou. Ganhámos 27-25.
23 Novembro, 2014 at 17:24
Em que canal da o futsal?
23 Novembro, 2014 at 17:25
Sporting TV
23 Novembro, 2014 at 17:25
Grande jogada e bola no barrote. (futsal)
23 Novembro, 2014 at 17:27
final do Andebol: vitória por 27-25
23 Novembro, 2014 at 17:34
Uma grande vitória e muita esperança para a segunda mão.
Eu acredito car$%&#!!!!
Tal como acredito no futsal!
23 Novembro, 2014 at 17:28
A 5 minutos do intervalo já temos 5 faltas.
23 Novembro, 2014 at 17:37
Uma arbitragem vergonhosa.
Intervalo. 0-0
23 Novembro, 2014 at 17:38
Quantas faltas tem o inter?
23 Novembro, 2014 at 17:38
muda para o novo post! 🙂
de facto , foi uma arbitragem manhosa até agora …
23 Novembro, 2014 at 17:40
Obrigado!
23 Novembro, 2014 at 18:21
Goooooooooooooooooooooloooooooooooo
SPORTING
23 Novembro, 2014 at 18:36
LINDO!
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
23 Novembro, 2014 at 18:36
Brutal
23 Novembro, 2014 at 18:37
Ganda futsal
Ganda SCP