«Um prazer desfrutar de um craque desta dimensão nos relvados portugueses». A frase faz parte da crónica que o Maisfutebol publicou, no rescaldo da vitória do Sporting sobre o Maribor. E é a frase perfeita, pois, para lá se constatar um facto, também permite colocar a nu a hipocrisia que grassa na nossa comunicação social.
Veja-se, por exemplo, o que pode ler-se nessa mesma crónica: «[…] Carlos Mané assistiu Nani, que sentou quatro ou cinco adversários antes de marcar: para desespero de Cedric que estava solto e não disfarçou a revolta...». Lá está, o raio do craque que é uma espécie de raio de luz no nosso futebol, também é um constante foco de problemas.
Acontece, que o maior problema de todos é o facto de Nani equipar de verde e branco. Mais, equipar de verde e branco e conferir à turma de Alvalade um indesejável boost de qualidade. Percebe-se, assim, o porquê das constantes tentativas de transformar Nani numa espécie de vilão: Nani é um craque que não tem rival ao nível da nossa Liga. Ponto. Metam os Gaitans e os Brahimins nos entrefolhos, porque Nani está num patamar superior. E isto não desce na garganta de muito boa gente. Gente que de cada vez que faz uma vénia à possibilidade de ter o 77 entre nós, magica dez capas com o intuito de não o deixar esquecer o lodaçal em que está metido.
Pensa esta gente que, com sorte, Nani regressa a Manchester no dealbar do novo ano. Como que não querendo acreditar que, dando continuidade a 2014, as suas constantes tentativas de envenenamento terão tanto sucesso como aquele desgraçado esloveno que se tentou levantar três ou quatro vezes, antes de ver a bola confirmar mais um golo do Sporting.
28 Novembro, 2014 at 9:27
NANI é muito mais jogador hoje. E eu arriscava a dizer que está no melhor momento de forma, mesmo melhor do que na época 2010-2011, em que foi considerado o jogador do ano do Man United e fez parte da equipa do ano na premier league. O NANI de hoje assemelha-se ao dessa época extraordinária , em que fez um total de 49 jogos (33 na PL) e marcou 10 golos.
O que, se formos a ver, nesta época até ultrapassa em grande escala, uma vez que já tem, num total de 16 jogos (fez um pelo Man United), uns incríveis …7 golos! números de galáctico! e está a apenas 3 golos do número máximo de golosa marcados pelo Sporting na Liga (nas épocas 2005-2066 e 2006-2007 marcou 5 golos /cada )
NANI, sem dúvida, hoje é mais completo: decide melhor, tem mais critério, é mais coletivo e faz jogar melhor a equipa. Porque joga com os seus pupilos (como Mané e João Mário) e assume na perfeição o papel de Guru. Enquanto que em 2010-2011 era pupilo de Fergunson, Giggs, Scholes,Ferdinand, Neville, até Rooney ou Valencia, que o “contaminaram” com o espírito de vitória e focus competitivo, hoje, o nosso Luis Carlos pode e deve (e fá-lo!) contagiar Mané, João Mário, Carrillo, Adrien, Cédric, Jonhattan, Montero, Slimani, Capel , Podence, Esgaio, Iuri, Gauld, Oliveira, Jefferson, Sarr, e os que mais aparecerem, com a sua incrível alegria (os jogadores com alegria de jogar são sempre os melhores jogadores!) e com o seu focus bem direccionado no espírito de vítória, no nunca desistir, mas acima de tudo (e isso é que o diferencia dos demais) na sua capacidade única e crescente de saber decidir.
Mas acima de tudo, NANI encontra a sua alma gémea, MARCO SILVA. NANI hoje, no pleno da sua carreira, cruza-se com um treinador jovem, ambicioso, e com as mesmas concepções de jogo: jogo livre, ofensivo e criativo. NANI com MARCO SILVA pode, finalmente, ser ele próprio: o míudo que joga o jogo da rua e que decide sempre bem e passa isso aos outros.
É esta faculdade que só se aprende com muitos anos nas pernas de, no momento decisivo, decidir bem (como atesta o golo fantástico contra o Maribor que, ao contrário de vozes ignorantes, não teve nada de egoísta e de fortuito, mas sim de mente ágil e força física)
Deixo uma frase de Carlos Mané (o grande sucessor de NANI): “Com Nani, aprendi que temos de querer ganhar sempre, mesmo nos treinos. É
um líder.”
Eis o mestre:
http://vimeo.com/47789849
LONG LIVE THE MASTER NANI!
(mas no Sporting!;)
28 Novembro, 2014 at 9:45
Nani está num grande momento! É de facto um talento especial e uma chapada monumental na cara daqueles que diziam que ele vinha para cá passear e que ele tinha desistido do futebol!
Este jornalixo é assim…Armam uma guerra gigante entre Nani e presidente do Sporting, dizem tudo e mais alguma coisa, o homem já tinha as malas feitas para Manchester, aliás metade das malas já tinham seguido e tudo…de repente….uma comprimento tão sentido quando natural e fica a nú que muito foi inventado pelos jornaleiros! Mas…mas…claro…eles têm sempre razão…por isso…era tudo verdade mas…fizeram as pazes…a metade das malas que seguiu para Manchester já voltou e tudo…de barco…
28 Novembro, 2014 at 13:33
Jogasse o Nani no Carnide (desculpem a blasfémia…) e eu nem sei o que os pasquins diriam.
Seria a loucura total.
Assim, vão tentando disfarçar a inegável categoria dele com umas notícias estúpidas e sem nexo do “ora vai, ora fica”… enfim, é o que temos.