O ano ainda não terminou, mas será o penúltimo texto que escrevo em 2014. Aproveito para agradecer ao Cherba, que me abriu a porta da cozinha uma vez por semana, para que possa dar um toque feminino a um tasco claramente dominado pela testosterona. É com um sentimento de serviço ao Sporting que preparo os meus pipis todas as terças, mas não seria possível sem o gerente consentir os meus emocionais cozinhados.
Numa altura de balanço e de retrospectiva, em relação ao nosso clube, existem muitos nomes e muitas caras que lideraram uma mudança profunda num clube de estruturas envelhecidas e num futebol dominado por estratégias escuras. Podia dizer Bruno de Carvalho. Podia dizer Leonardo Jardim, Slimani, João Benedito, Nuno Dias. Podia referir a Curva Sul, os 120 mil sócios ou a Sporting TV. Mas a minha verdadeira paixão, a que me encanta mais e que mais me faz esquecer os maus momentos, é o futebol. E quando penso em futebol, em talento e em Sporting, penso em William Carvalho.
Corria o Verão de 2014 quando um rapaz de bigode fino mas de alta envergadura renovava pelo clube até 2018. O jovem de 21 anos tinha vindo de empréstimo e, ao ser chamado para a pré-época, admitiu estar disposto a tudo para jogar no seu clube desde pequeno. O clube que era seu desde que Nani lhe fez a derradeira chamada. Na altura comentámos aqui, aquele Carvalho era menino para lutar por um lugar no onze, pela posição que pertencia ao Deus Fito Rinaudo. Quem de nós o viu no onze? Apenas um sportinguista, chamado Leonardo Jardim. Desde a primeira até à última jornada, William foi o melhor jogador do Sporting. Uma regularidade assustadora, um toque, uma classe e um posicionamento, tudo ou quase tudo perfeito.
Quando o mercado estava a fechar, os sportinguistas reuniram-se nas redes sociais e aqui na Tasca. Contávamos os minutos, pedíamos a todos os santos que ninguém batesse os 45 milhões expressos na cláusula de um dos maiores jogadores portugueses da actualidade. Meia noite, respirar de alívio e recordar o imenso talento que nos encheu os olhos de um ano que já mais poderemos esquecer. Fomos sportinguistas orgulhosos ao ver William assumir as rédeas de um meio-campo 100% português, 100% made in Alcochete. Depois, chegou ao topo ao representar Portugal num Mundial. Sempre teve da nossa parte um espectador atento, um defensor exímio e um reconhecimento de uma qualidade que não se vê todos os dias.
Aquele jogo contra o Porto, em Alvalade, foi possivelmente a melhor actuação de um futebolista de verde e branco em muitos muitos anos. De tal forma que a bancada lhe fez a devida vénia no final e foi elogiado por jogadores adversários. Hoje, é com tristeza que vejo sportinguistas afirmarem que deveríamos ter aceite as propostas dos ingleses, ainda que mais baixas do que o seu real valor, pois este ano não está a correr tão bem.
O William é um jovem, de apenas 22 anos, que tem muito tempo para conquistar a sua regularidade, que vai crescer a cada ano e que mostra uma maturidade incrível para um miúdo. Nada mais que um jovem, desses que insistentemente queremos subir à equipa principal mas a quem não admitimos um jogo menos conseguido sem lhe chamar “Djaló”. William ganha menos do que 90% do plantel, apesar de ser melhor que 90% do plantel. Ele foi o jogador que “não cuspiu” no prato, que respeitou a camisola, que tratou com carinho quem o fez jogador. Não merecerá mais da nossa parte do que o constante comentário de que não é o mesmo? Não merecerá aplausos quando acerta em vez do comum “finalmente, porra!”?
É para mim um orgulho contar com o Sir no nosso plantel e espero que esteja disposto a crescer por cá. Que nos dê alegrias e que as partilhe connosco. Se há um ano me dissessem que estaria a escrever este texto para o jovem que fez aquela primeira volta, diria para todos terem calma, que ele ainda se estava a fazer. Mas olhem para mim, a fazer exactamente isso. A questão aqui é que não fui eu a fazer nada. Foi o William. Ele é que nos conquistou os corações e as vozes. Ele é que arrancou os meus aplausos sentidos, quando fazia cortes impossíveis e passes geniais. Ele é que me preocupou com castigos, pretendentes e lesões. Por tudo isto e muito mais. 2014 foi o ano William Carvalho, um dos produtos mais talentosos da formação que nos orgulha e o melhor jogador da Liga Portuguesa na passada época.
Estaremos sempre à tua espera, Sir. Take your time.
23 Dezembro, 2014 at 9:31
Ah Sir William de Carvalho.
A revelação. A aparição. O jogador que me fez levantar da cadeira e celebrar cortes, dribles, roubos de bola como se de golos se tratasse.
Continuo a não por em causa a sua titularidade, mesmo não estando na sua melhor forma, ganhou créditos comigo que vão durar muito mais que uma época a apagar.
Já agora Maria um bem haja a ti e aos teus pipis e tudo de bom nesta quadra e um 2015 repleto de grandes postas aqui na tasca.
PS. Quanto à agenda do dia que a CS nos quer impor, vou seguir à regra o que o clube decidiu: estou em blackout até saber algo mais concreto.
SL a todos os tasqueiros
23 Dezembro, 2014 at 9:32
Irrita-me muitas vezes a impaciência que os Sportinguistas têm com o William. Ele habituou-nos mal. Ele habituou-nos, como disseste, à (quase) perfeição, semana após semana.
Todos os jogadores passam por momentos menos bons. William também tem direito. Este fim-de-semana, na Madeira, já se viram pormenores que me deixaram com um sorriso parvo e a pensar “Estão a ver palhaços? Olhem para este toque de bola. Isto não se esquece.”
William precisa de tempo. William, se calhar mais que ninguém, MERECE esse tempo!
23 Dezembro, 2014 at 9:53
William é um grande jogador! Acho que muita gente tem exigido muito dele e não lhe perdoam 2 ou 3 jogos maus! A verdade é que ele este ano ainda não encontrou a consistência do ano passado! Mas aos poucos tem de ir re-adquirindo a confiança para voltar a ser o gigante de antes!
Para mim tão importante quanto o jogador é o homem! E o William tem provado que é um Homem (com H grande)! Sem ondas, sem se meter em bicos de pés, sem arranjar confusão, sem pressões ficou no Sporting apesar de várias propostas (admitidas pelo presidente) e ficou de bom grado! E a resposta de muitos adeptos a isso tem sido mandar vir com ele porque fez uns jogos maus e a partir daí perdeu confiança…enfim…depois querem amor à camisola e jogadores que queiram acima de tudo estar no Sporting! Quando estes decidem ficar…enfim…basta ver como foram tratados os últimos que decidiram ficar…Beto ou Barbosa são tantas vezes acusados de terem ficado a mamar e o crl, quando deviam de ser os símbolos, os últimos símbolos do Sporting! O Beto então um exemplo de toda uma vida ao serviço do Sporting…
William…fds….vai com calma, vai ganhando confiança e caga na hiper-actividade e bipolaridade de muitos adeptos do Sporting! És grande, és gigante e vais voltar a mostrá-lo muito muito rapidamente!
23 Dezembro, 2014 at 9:56
Maria, esta tasca sem o toque feminino nunca seria a tasca que é, parabéns e já agora um Feliz Natal para ti.
OFF: que merda de capas de jornais são aquelas?
23 Dezembro, 2014 at 9:58
Estou a tentar manter a calma, respirar devagar e esperar confortavelmente pelo comunicado que vai desmentir uma eminente saída de Marco Silva.
23 Dezembro, 2014 at 10:16
+ 1
…. ando farta, fartinha desta m**** toda!!!
23 Dezembro, 2014 at 10:01
off topic: parece que a burla agora vai buscar notícias aqui à tasca e tbm ao forum leonino. nem sei pq ainda pagam a “jornaleiros”:
Marco Silva à beira da saídaRedação
A- A A+
Marco Silva pode estar de saída do comando técnico do Sporting, avança A BOLA na edição desta terça-feira.
O treinador esteve ontem à tarde reunido com Bruno de Carvalho e restante estrutura de futebol para se tentar encontrar uma plataforma de entendimento, cenário que, para já, se revela muito complicado.
Escreve A BOLA que Bruno de Carvalho não gostou de ouvir as declarações de Marco Silva depois do jogo com o Nacional, quando disse que prefere «criticar cara a cara, com os atletas presentes», no que se depreende ter sido uma alusão aos comunicados e às conferências de Imprensa do presidente do clube.
Entretanto, e não obstante as manobras de algumas figuras bem colocadas no seio leonino para tentar encontrar um consenso, um dos nomes falados para a eventual sucessão de Marco Silva é o de Vítor Pereira, antigo treinador do FC Porto.
23 Dezembro, 2014 at 10:08
Apenas um off..
Então o clube sob o pretexto de que muitas calunias têm sido ditas utilizando o nome do Sporting, corta nas comunicações com os pasquins e vocês assim que vêm um nova noticia não oficial, fazem aquilo que se devia evitar. Realmente alguns sportinguistas são auto destrutivos. Se falam em comunicado é porque falam em comunicado, se fala em privado é porque fala em privado. Se é que houve reunião, que é uma coisa normalíssima numa empresas, se se abordou assuntos e o Marco Silva ainda lá está, o que leva a crer que há ruptura, só porque os jornais assim disseram? Epa caçam nessa merda e aproveitem o Sporting, não vivam sempre em conflito, que estupidez!
As minhas desculpas Maria. Agora sim vou ler o post sem esta irritação que tinha atravessada.
23 Dezembro, 2014 at 10:10
Caçam = caguem
23 Dezembro, 2014 at 10:12
Obrigado Maria pelos “cozinhados”…eu que sou um pouco sensível, no que à comida diz respeito…
Comi, repeti a dose…e nunca me fez mal…!!
William…?
Também gosto…!!
Acredito que não tarda voltará ao seu normal…!
É claro que não se livrará, aqui e ali…dos comentários depreciativos de alguns…
Mas olha William…”manda-os dar uma volta”…e continua a ser o “Sir William…!”
Mais uma vez (as coisas boas nunca são demais…) desejo para todos/as…
Um Feliz Natal e um Ano Novo Bom também para o Sporting…!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 10:14
Subescrevo totalmente o que escreveu a Maria. Belo texto 😉
23 Dezembro, 2014 at 10:27
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Espero que o post da Cara Maria Ribeiro ao menos seja lido pelo William Carvalho, a ver se o homem acorda…
Em relação ao jogador, a questão que se coloca é se o “verdadeiro” William Carvalho é o da época passada ou o desta… O ano passado foi um “fluke” ou este ano o jogador estará em baixo de forma?
Confesso que fiquei perfeitamente desiludido com a prestação do William Carvalho até agora, no que a esta época desportiva toca. Confesso-me apologista de ele se sentar no banco uns tempos.
Espero que o tempo prove encontrar-me enganado, mas tenho dúvidas que voltemos a ver o jogador do ano passado, que me parece cada vez mais ter sobressaido mais pelo sistema de jogo então em vigor do que pela sua intrínseca valia técnico/táctica. Repito: espero estar enganado. Veremos.
Quanto a essas coisas de “melhor jogador disto ou aquilo”, reservo-me o direito de preferir jogadores que valem mais de 20 golos por época (Martinez) ou que resolvem 5, 6 jogos por campeonato (Gaitan). Já me deixei de hipervalorizar os jogadores do meu clube só porque são… do meu clube.
OFF TOPIC: quanto ao recente “black-out” imposto pela Direcção, só acho que foi a pior altura possível para mostrar sinais de fraqueza.
SL
23 Dezembro, 2014 at 10:42
Pipis no ponto! Parabéns!
Eu também vou estar em blackout, principalmente quando por cá andarem alguns cromos como o Samsonite e o Otário.
Um amigo que trabalha no boifica disse-me que o Arsenal anda doido pelo Pizzi, e que aquele central brasileiro do boifica, que mais parece um matraquilho é o responsável pelas insónias do patrão dos Citizens. É o sonho dele ver uma dupla de centrais formada pelo Bengala e pelo César.
Outro amigo, do Brakalândia, confidenciou-me que o presidente indonésio Erick Thohir pretende comprar meia equipa do Braguilha.
23 Dezembro, 2014 at 10:45
Ahhhhh… ia-me esquecendo: o Jonas vai assumir a sua homosexualiade em conferência de imprensa. Fala-se que existe uma paixão tórrida entre ele e o Artur. O Gosma da Silva é o nome avançado para padrinho.
23 Dezembro, 2014 at 10:53
De Franceschi…. muito bom!!! LOL!!! ja me fizeste rir à grande!!!
23 Dezembro, 2014 at 10:51
Boas festas para todos.
Quanto as “noticias” ja ando farto. Ja nem digo nada.
23 Dezembro, 2014 at 10:52
Querida Maria! Que saboroso petisco nos serves hoje. Muito obrigado.
Só um pequenito reparo – queres dizer “Corria o Verão de 2013 quando um rapaz de bigode fino …” Foi em 2013, não em 2014.
Ainda bem que o William cá está. Este ano tem jogado de forma diferente que o ano passado, está a adaptar-se, é jovem e tem ainda que aprender .
Este ano arrisca mais, por isso também falha mais.
A qualidade está lá, e de certeza que está a crescer mais e dentor de uns jogos, com a subida de forma, William será uma fera!
Eu acredito muito neste “puto”. É grande jogador e tem muita classe e maturidade.
23 Dezembro, 2014 at 10:54
Sportinguistas, não matem o mensageiro. Onde há fumo, há fogo.
23 Dezembro, 2014 at 11:13
Sabe o que faziam alguns…com os mensageiros das más notícias…?
Pois …o mesmo que fazem pelo Natal aos perús aos capões…!!
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:39
🙂 boa Max
23 Dezembro, 2014 at 10:59
O William é um exemplo de alguém que soube aproveitar a oportunidade. Talento, há muito por aí, nem todos têm a chance de o mostrar.
Parabéns ao LJ, que nele apostou.
Do seu menor rendimento, acho bem que o adepto “cobre”. A diferença entre ele e um Mauricio, é que sabemos que não vale a pena assobiar, insultar ou provocar o brasileiro, pois ele dá o que tem, e se não faz mais, é porque não sabe. Já William, está destinado à grandeza, por isso os adeptos sentem-se obrigados a exigir nada menos que perfeição dele.
23 Dezembro, 2014 at 11:07
Nuno…em ambos os casos não ganhamos rigorosamente nada em assobiar, insultar ou provocar…qualquer que seja o jogador! ;)!
23 Dezembro, 2014 at 11:02
OFF-TOPIC
O Marco Silva não tem amor ao emprego está visto.
A ser verdade isto, e a avaliar pela maneira como o Marco Silva “contra-ataca” nas conferências de imprensa, não posso de deixar de pensar em algumas coisas:
1- Marco Silva é ingénuo e não tem consciência que depois do Sporting nada de melhor virá nos próximos tempos;
2- Marco Silva não é ingénuo e já tem lugar garantido na próxima época (Benfica ou Porto);
23 Dezembro, 2014 at 11:16
hipótese 3
O MS quer gerir o seu grupo de trabalho sem ingerências da direção, cumprindo o seu contrato até ao fim.
Se ele sair, dificilmente BdC conseguirá explicar/convencer aos sócios de que a culpa não é sua. O Sporting está acima de todos, mesmo do seu Presidente.
23 Dezembro, 2014 at 11:18
+1
ainda por cima o trabalho tanto de um como de outro (treinador e presidente) é muito bom. não percebo o porquê desta guerra com o treinador! gostava de perceber os motivos do BdC!
23 Dezembro, 2014 at 11:30
Acho que o motivo do BdC é somente estarmos em 5º lugar e muito muito longe do primeiro.
23 Dezembro, 2014 at 11:31
Concordo
23 Dezembro, 2014 at 11:17
qual é a necessidade de MS contra-atacar?
23 Dezembro, 2014 at 11:21
Tiago exatamente o que penso.
Tudo se resume a essa pergunta. Qual é a necessidade de ele contrapor o que o Presidente diz … EM CONFERENCIAS DE IMPRENSA!
Foda se ele pode manifestar opinião contrária ao Presidente sem ser com a comunicação social.
Era tão simples dizer: “não faço comentarios sobre esse assunto, não tenho nada a dizer ” .
Mas não … ” Eu prefiro dizer as coisas cara a cara “. Só cria mais instabilidade.
Espero mesmo que isto tudo que se está a passar não tenha nada a ver com aquilo que o Fito disse no post anterior ( Jesus termina contrato em Junho de 2015). Dass!!!!
23 Dezembro, 2014 at 11:27
essa não é a minha opinião. eu acho que o presidente não tem motivos para atacar o treinador. o MS é um gajo sóbrio. que faz um bom trabalho. a equipa joga bem.
depois, se dizemos que o benfica só está a 10 pontos porque tem sido levado ao colo, faz sentido pensar que estamos a fazer um mau campeonato? quando já gomos prejudicados em 6/7 pontos? estamos a 4 pontos do porto. a 1 do terceiro lugar. o benfica sem enzo e gaitan nem o apito lhe vale!
espero que o MS se mantenha. se ele sair, será um erro ao nível de Robson.
LaS, acho que o problema é o contrário. o MS é um treinador brilhante. fácilmente arranja trabalho fora de portugal. benfica e porto também serão opções. agora, BdC? que treinador melhor arranjará?
23 Dezembro, 2014 at 11:34
Não é por aí! Eu adoro o Marco Silva mas fds…há vida para lá do Marco e mais depressa o Sporting encontra um treinador como deve ser (já no ano passado teve) que o Marco consegue vingar num clube grande! E mesmo que consiga…presos pelos tomates pelo treinador é para o Orelhas! Não é para nós…Ainda no ano passada com a saída do Jardim ouvi o mesmo!
O que não invalida que todo este tumulto seja evitável! Não estou a falar das noticias de saída e tudo mais…estou a falar de comunicados a picar e respostas nas conf. de imprensa….
23 Dezembro, 2014 at 11:38
o Marco, será melhor que Vilas Boas. e seguirá as pisadas de Mourinho. escrevam o que digo.
que há vida depois dele eu sei. mas melhor que ele? para a nossa bolsa? não creio!
23 Dezembro, 2014 at 11:45
+1
Neste momento também não estou a ver!
23 Dezembro, 2014 at 11:50
Tiago, respeito a tua opinião mas discordo em quase tudo.
1º ao dizeres que o Marco Silva é um treinador “brilhante”. Tem um bom currículo, curto mas bom, mas… daí a ser suficiente para se considerar o homem “brilhante” acho exagerado.
Até porque este ano já evidenciou alguns problemas quer na gestão do próprio plantel quer nos processos da equipa em campo.
2º falas da distância ao Benfica e do colo que têm tido e que se não fosse assim os 10 pontos de distância não existiriam. Certo, não podia estar mais de acordo mas… E o Marco Silva? Tem falado disso nas conferências de imprensa?
Agora lá vou eu buscar o Mourinho, já que há muita gente a apelidá-lo de “novo Mourinho”, o Mourinho faz grande parte do seu trabalho sentado numa mesa com um microfone à frente e dezenas de jornalistas na mesma sala.
Nos primeiros tempos como treinador do Real Madrid, o homem não se calava com a arbitragem, até chegou a ser castigado por criticar o árbitro depois de um jogo. Há uma conferência de imprensa em que ele levou um papel com os erros todos do árbitro nesse jogo e disse antes de o ler que gostava de ter o apoio da direcção e que não se calassem como tinham feito até então…
Pois bem, aqui temos um presidente que não se cala, mas e o Marco Silva, o “novo Mourinho”, tem falado das arbitragens dos rivais? Não tenho ouvido. Seria interessante ele direccionar as conferências de imprensa para a vergonha que se assiste semanalmente nos jogos do Benfica.
Em vez de termos uma capa a dizer “Marco Silva por um fio”, teríamos, se calhar, uma a dizer “Marco Silva diz que Benfica é levado ao colo”.
Em 3º dizes que o Marco Silva arranja trabalho facilmente fora de Portugal. Onde?
Sim, onde?
O NES arranjou facilmente no Valência, mas isso é o NES que é unha com carne com o Jorge Mendes.
O Marco Silva não tem currículo para treinar nenhuma equipa de campeonatos melhores que o nosso. Provavelmente arranjaria um lugar na Turquia ou no Cazaquistão.
Por isso estou bastante inclinado para a 2ª hipótese que referi.
Agora concordo contigo quando dizes que o ideal era ele ficar. Mas era ideal somente se tudo o que escrevo aqui é falso e não corresponde minimamente à verdade.
23 Dezembro, 2014 at 11:28
foda-se isso seria um quadruplo erro: perder um excelente treinador, criar instabilidade/revolta no grupo de trabalho, pagar 2 milhões de indemnização e reforçar um rival!!
23 Dezembro, 2014 at 12:54
Acredita, o jasus não era para ter ficado a época passada e quando quiseram o Marco ele já era nosso, e foi bastante tempo antes do anunciado!
Agora o jasus não fica e queriam o Marco, este é uma campanha, mais uma, onde andam por aí uns quantos mensageiros a criar instabilidade, bem ao estilo da propaganda que já nos habituámos!
23 Dezembro, 2014 at 11:25
fiquei com a impressão que as palavras o traíram. ele queria dizer aquilo, mas por outras palavras. a frase saiu “mais forte” do que o previsto.
um erro muito comum quando se fala em público e de improviso.
23 Dezembro, 2014 at 11:29
Valverde, mas o que me chateia mesmo, e atenção acho que tens razão, é normal ele errar. Primeira vez num clube grande. Percebo perfeitamente!
Mas o que me chateia é que não é a primeira vez que ele o faz e num curto espaço de tempo! Sem necessidade!
23 Dezembro, 2014 at 11:26
Também gostava de saber a resposta a essa pergunta.
23 Dezembro, 2014 at 11:29
LàS, dei resposta no comentário ao Gonçalo!
23 Dezembro, 2014 at 11:30
É simples….sentiu-se picado e teve necessidade de dizer “Eu também sei mandar bocas para a CS”! Não é bonito, não é bem feito…era um risco óbvio para o qual avisei várias vezes! Como eu próprio já disse muitas vezes eu percebo…tenho um feitio assim e “engolir” sapos não é comigo! O próprio presidente tem o mesmo feitio…
23 Dezembro, 2014 at 11:33
Sim Tiago, mas isso só revela que realmente a “relação” está uma merda e tem os dias contados. A partir do momento em que eles não são homenzinhos para se sentarem a uma mesa e discutirem o que têm a discutir, vamos andar sempre nesta merda!! Com recados de um e de outro!
@Tiago Pinto eu não disse que o Bruno de Carvalho tem motivos para atacar o Marco! Agora uma coisa te digo: de certeza que nós não sabemos … nem METADE da história.
23 Dezembro, 2014 at 11:35
claro. não sabemos de facto nem metade nem 1/3. mas, não podemos criticar o treinador por responder na CS, se o ataque também foi feito por lá!
tanta coisa por causa dum central? isto está a dar cabo de mim
23 Dezembro, 2014 at 11:41
Tiago, eu gosto muito do Marco Silva. Acho que é o treinador certo para nos levar a conquistar titulos num curto espaço de tempo. E gosto do perfil. Gosto mesmo. Mas repara.. Se o meu patrão me criticar e disser que não está a gostar do meu trabalho e etc etc…. eu não lhe vou responder. A menos que tenha já segundas intenções.
E tomara nós que o problema fosse o central Tiago! Como te disse será bem mais que isso!
Vamos ver os próximos capitulos mas espera uma intervenção rápida do Bruno a esclarecer o que se está a passar!
23 Dezembro, 2014 at 11:35
Acho que isso é indesmentível…a relação, por mais voltas que queiram dar e mesmo que que exista exagero (se existir) da CS, é tensa desde Guimarães….acho que os comunicados e conf. de imprensa mostram bem isso…
23 Dezembro, 2014 at 11:39
Tiago,
O Marco Silva já por duas vezes disse, em conferências de imprensa, que os reforços em janeiro “o presidente já sabe o que queremos desde Agosto”.
Não foi uma, foram duas vezes. Se isto não é um recado é o que? Quem é que começou a guerra afinal? Independentemente de não ser bom ou não a maneira como respondeu o Bruno respondeu-lhe pela mesma via…
O Marco deve estar insatisfeito com o plantel que tem, disso não há dúvidas. Mas será que o presidente não lhe terá já dito que era com aqueles que tinha de ir à luta? Porque será que o Tanaka mal joga, o Rossel idem… Será que é por falta de valor ou porque o Marco não gosta deles? Pois… também não sei. E aqui estará o problema, talvez.
SL
23 Dezembro, 2014 at 12:15
LoL! Isto somos 2 tiagos não percebo bem a quem estão a responder…no meu caso eu reafirmo o que digo! Não me vão ver meter a culpa desta baralhada só no presidente nem só no treinador! Acho que isto pode ter sido uma bola de neve que foi crescendo e por isso é que a minha mensagem não é negativa para nenhum e apenas um:
“Parem, falem e entendam-se crl!”
23 Dezembro, 2014 at 11:27
Sinceramente já não sei o que dizer. Estamos sempre a dar tiros nos nossos próprios pés. Fomos buscar o treinador português mais promissor dos ultimos anos, demos-lhe um contrato de 4 anos para ir fazendo o seu trabalho de maneira sustentada. Por muito que goste do nosso presidente e e tudo o que tem dado ao clube, ele tem de perceber de uma vez por todas que os problemas, os puxoes de orelha, se resolvem em casa e não no facebook. Mais uma vez estou a ver uma guerra de egos em que se MS sair iremos desembolsar 2 milhões de euros e para o ano está num dos nossos rivais. Foda-se chega de dar tiros nos pés. Entendam-se de uma vez por todas caralho.
23 Dezembro, 2014 at 11:35
Fodasse mas ta tudo bebado? Entao agora vamos entrar numa fase godinhista de despedir treinadores de novo???
Alguem me explica que necessidade havia de BdC vir com 2 comunicados ridiculos, um depois de guimaraes e agora este?
E fica muito ofendido quando MS vem dizer que prefere que ele lhe diga isso na cara?
Epa sempre defendi o presidente e acho que foi a melhor coisa que aconteceu ao Sporting mas separemos as coisas e tenhamos juizo!!
23 Dezembro, 2014 at 11:37
+1
23 Dezembro, 2014 at 12:33
Mas o presidente do Sporting não pode criticar exibições vergonhosas e resultados decepcionantes?
Onde está a indignação com a critica pública feita pelo Eng.º Gilberto Borges após um mau resultado no hóquei? Ouviram o treinador do hóquei sem querer comentar a responder em conferências de imprensa?
Pergunta retórica. Não está em lado nenhum pois não foi o BdC, o mefistóteles, a fazê-la… Desde sempre dirigentes e treinadores usaram chamadas de atenção e pissadas públicas quando as coisa não correm bem, mas pelos vistos há uma pessoa a quem isso é interdito, vá-se lá saber porquê (outra pergunta retórica…).
Mesmo admitindo um excesso verbal de BdC nas críticas (legítimas, no momento em que foram feitas, derrota pesada com o Guimarães e empate em casa com Moreirense) como fica Marco Silva a responder em conferências de imprensa dizendo que não comenta ao mesmo tempo que diz gostar de falar cara a cara? Ou a repetir, cada vez que lhe perguntam por reforços, que o Presidente sabe o que queremos (queremos? no plural? O Marco e a equipa técnica ou este plural inclui mais alguém?) desde Agosto?
Será que o “projecto” foi mal explicado ao MS ou ele é que não entendeu?
Enfim, espero que se resolva tudo a BEM do SCP. Não me agrada estarmos a ser empurrados pela conjuntura e falta de informação a escolher um dos lados. Mas também digo já, se me vir forçado a escolher um dos lados, na falta de mais informação, não tenho dúvidas nenhumas!
23 Dezembro, 2014 at 14:01
LAS
A minha opinião é que mesmo que fosse a minha opinião de que o Presidente só disse asneiras e devia ter estado calado, ele bem ou mal tem legitimidade para o fazer; já o treinador jamais pode colocar em causa um Presidente numa conferência de imprensa. Isto não é o “Bruno” e o “Marco” são dois níveis hierarquicos completamente distintos. Noutros clubes, após a Conf. Imprensa do Nacional, MS era despedido na hora.
SL
23 Dezembro, 2014 at 14:24
É que não tenhas dúvidas nenhumas…
Isto tem outras jogadas… Ainda falta desvendar muita coisa…
Em breve saberemos. Eu por mim estou tranquilo, pois temos um plantel jovem e promissor, logo tudo o que se tem “escrito e falado” sobre o assunto pelos pasquineiros, comentadeiros e paineleiros de serviço “resvala na couraça da minha indiferença”.
Se o treinador for embora de certeza que outro lhe sucederá…
Força Bruno de Carvalho! Os Sportinguistas estão-te agradecidos e prontos para as batalhas que temos pela frente!
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:18
Olá Maria,
Sabe sempre bem um pipi bem prepardao pela manhã… 🙂
William Carvalho é um Grande Jogador, com discurso coerente e já nos provou que é muito forte mentalmente também. De certeza que vai ultrapassar esta fase menos boa no seu ainda curto percurso de jogador. O seu rendimento tem sido inconstante como o da equipa. O próprio até já admitiu (julgo que depois do jogo em S. Bridge) que a forma física não era a melhor. Espero sinceramente que 2015 traga Sir. William em alta rotação, pois, se assim for, tenho a certeza que a equipa será mais regular também. William é o nosso barómetro e precisamos dele a 99,9%.
Quanto ao salário, o mesmo já não foi revisto e actualizado?
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:21
sobre todos os assuntos …não comento …mais nada !!!!!! estou em blackout !!!!!! 🙂
desejo um feliz Natal para todos os tasqueiros 🙂
23 Dezembro, 2014 at 11:34
Julgo que o Marco Silva perdeu a cabeça na última conferência de Imprensa. Então, o rapaz do Estoril decidiu afrontar o presidente abertamente. E pode um ato destes não ter consequências?
Anda há semanas a meter coisas nos jornais pela porta do cavalo, sendo a principal fonte dos jornais desportivos e não desportivos como o Correio da Manhã.
Quem é que acham que meteu na bola e no record que os jogadores estão contra o Bruno de Carvalho? Quem é que andou a dizer que o Nani queria sair por causado Presidente? Quem criou a ideia que é por o Sporting não ter um central que está na posição que está (empates com Academica, Moreirense, Belenenses, Paços de Ferreira; vitória muito sofrida contra Arouca)? Quem tenta passar a ideia que o Sporting deste ano é mais fraco do que o do ano passado, desmotivando os jogadores?
Caro Marco, não estamos no Estoril, estamos no Sporting Clube de Portugal. Achares que as coisas não estao assim tão negras quando estás a 10 pontos do primeiro lugar pode ser normal para ti. Não para nós!
Agora a parte grave da história:
O presidente do Sporting anda há 5 meses a aguentar o barco em nome da estabilidade da equipa. Tem de andar a falar com jogadores um a um, porque o grupo de jogadores, sobretudo os capitães de equipa e os novos que chegaram não estão com o Marco, que é um líder fraco. Vejam por exemplo o que disse o Mané, revoltado com tudo isto no final do jogo do Nacional.
E quando é que perdeu o plantel? Vamos lá recuar um pouco no tempo.
– O Carlos Gonçalves é o agente do Rojo, e também do Marco Silva, e foi ele que trouxe a Doyen para o Sporting.
– A Doyen e o Carlos Gonçalves pediram à Administração da SAD para o Rojo não jogar frente ao Corunha, no Troféu Teresa Herrera, pedido este prontamente rejeitado.
– No entanto, Marco Silva entendeu ir de encontro ao pedido do empresário e contrariar a decisão da SAD, não colocando o Rojo a jogar, como todos vimos.
– O Rojo recusou-se a jogar pelo Sporting, e nessa altura teve uma discussão violenta à porta do balneário com o Presidente, que lhe disse que qualquer atitude destas era intolerável. Marco Silva estava lá e disse, mais tarde, que não viu nada e que não foi nada com ele.
– Os problemas começaram aqui, mas o presidente não quis mexer, em nome da estabilidade. Estavamos no inicio de epoca.
– Mais tarde, o Slimani disse que não queria jogar no jogo de apresentação se não o deixassem sair ou lhe dessem melhores condições e ….. o Marco Silva afirma logo de seguida à Impresna que há jogadores fundamentais. O Rojo e o Slimani eram os fundamentais. Quando devia dar força a todos os outros, aos que estavam comprometidos com o Clube, os outros dois é que eram fundamentais.
– Faltar ao respeito, não cumprir as regras, deixar os companheiros e o Clube mal, pelos vistos, é que é aceitável.
– Há também um boicote aos jogadores contratados pela Direção do Sporting e que não são do seu empresário (Mauricio teve inclusive de sair do Domingos Castro para o Carlos Gonçalves, para voltar a jogar)
– Slavchev, Tanaka, Gauld, Sarr, William, Cedric, estão todos desmotivados (ainda recentemente sem razão aparente tirou a confiança ao Cédric)
– Não é um líder. Perdeu o Grupo logo no início.
– Jogadores não o respeitam minimamente.
– Está a 10 pontos do primeiro e acha que as coisas não estão assim tão negras. Estamos no Sporting, não no Estoril.
– O ano passado era a mesma equipa, sem Nani nem João Mário, e estamos a 10 pontos do primeiro, com seis empates e uma derrota
– Na última conferência de Imprensa afrontou declaramente o presidente, com o “gosto de dizer coisas cara a cara”.
– Assim é fácil perceber que a situação está mesmo por um fio, aguardando o Marco que o Sporting lhe pague os 4 anos de contrato….isto se não ficar mais longe do primeiro lugar, altura que o Sporting poderá rescindir com justa causa…
O Sporting caiu no sindrome Paulo Fonseca. O Marco Silva é o Paulo Fonseca do Sporting.
Mas há mais marés do que marinheiros. Viva o Sporting!
23 Dezembro, 2014 at 11:38
Bruno Gimenez, só não percebi se isso é a tua opinião ou se tens alguma informação “extra”…….
23 Dezembro, 2014 at 11:43
+ 1
23 Dezembro, 2014 at 11:47
Tudo factual. Obviamente que tem coisas que sao opiniao tais como achar que estar a 10 pontos nao é nada bom.
23 Dezembro, 2014 at 12:51
Bom, para saberes isso tens de estar na/próximo da direcção e, a ser verdade o que dizes, não estarias a cometer menos do que o mesmo delito que acusas o Marco Silva de cometer: filtrar informação interna.
23 Dezembro, 2014 at 13:16
Com papas e bolos…
23 Dezembro, 2014 at 11:42
Presi! Pelo amor da Santa! Vitor Pereira, não!
23 Dezembro, 2014 at 11:55
Desculpe lá cara Maria (de quem eu gosto muito de ver comentar), mas Presi, Vitor Pereira, sim!! Seria um enorme upgrade em relação ao Marco!
23 Dezembro, 2014 at 11:59
Não sei, mas o Vitor Pereira a nível de princípios de jogo e rigor táctico é dos melhores portugueses. Tem contra ele a fraca figura que é. Mas não tenho dúvidas que sabe de bola.
23 Dezembro, 2014 at 12:03
Leão Verde, concordo que não goza de boa imprensa e que se vier para o Sporting e começar com maus resultados será bombardeado com críticas, mas julgo que terá uma personalidade forte e de liderança no balneário. Foi ele que aguentou o barco no porco quando diversos jogadores com a importância do Falcão e do Hulk fizeram tudo para sair e andavam contrariados.
23 Dezembro, 2014 at 12:09
Sim, não duvido que tenha pulso no balneário. O que quis dizer é que os adeptos em geral (e a imprensa em particular, como dizes) olham de lado para ele porque é uma figura que não tem “aura” (há quem chame “carisma”).
23 Dezembro, 2014 at 12:20
Pois….para mim é uma “fraca” figura. E associo isso a não ter pulso nenhum no balneário. Provavelmente estou errada. Acontece! 😀
23 Dezembro, 2014 at 12:34
Nisso concordo completamente e preocupa-me caso as coisas não corram bem inicialmente que se amplifiquem as críticas ao VP para bater no B.Carvalho, principalmente pq já se percebeu que a c.social acha que o Marco é um menino bonito e não tem qq culpa no que se está a passar.
23 Dezembro, 2014 at 12:37
iu spik da tru! 😉
23 Dezembro, 2014 at 11:57
Porque não? Não percebo a embirração com o Vitor Pereira. Para mim está no top 3 dos treinadores portugueses. Esquecia o MS em meia hora se ele viesse.
SL
23 Dezembro, 2014 at 14:29
Então se é assim tão bom porque é que não está a treinar nenhuma equipa de top a nivel Europeu???
Masi uma ‘inventona’ a que alguns se agarram como se fosse a ‘unica solução’…
Epa, comam rabanadas, filhozes e outras coisas doces para vos adoçar a boca e pode ser que vos adoce também os disparates que escrevem…
23 Dezembro, 2014 at 12:04
Na boa!
Espero bem que tenham razão. 😉
23 Dezembro, 2014 at 14:39
Desculpe?! VP não?
Acredite que e o melhor técnico em caixa para substituir o MS, não duvide…
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:44
Se isto é a tua opinião e estás apenas a tentar adivinhar o que se passou… Não sei se estarás assim tão longe…
23 Dezembro, 2014 at 11:46
Viva o Sporting
23 Dezembro, 2014 at 11:57
Obrigado por este texto.
Só tenho a acrescentar o seguinte: Gosta de dizer as coisas cara-a-cara, mas foi dizê-lo para a conferência de imprensa. Ele que meta a “frontalidade” onde o sol não brilha. Ala que se faz tarde.
Eu elegi o presidente para tomar decisões difíceis. As fáceis eu também as sei tomar. O que sei é que finalmente estamos de espinha direita e cara lavada. Treinadores competentes, mais que o senhor “gosto de dizer as coisas cara-a-cara mas é nas conferências de imprensa” há vários. Presidentes que obriguem a rigor financeiro e que afrontem o sistema e não se escondam, não me lembro de nenhum. E sim, lembro-me bem dos mandatos de João Rocha. Um dia, quando o meu tempo e paciência me permitirem, talvez escreva aqui alguma coisa sobre isso.
Bom dia, e obrigado aos que leram até ao fim.
23 Dezembro, 2014 at 12:19
Anda tudo maluco com o João Rocha!
O homem foi eleito em 1973! Portugal ainda vivia em ditadura! Acham que a conjuntura da altura era igual à actual? Não existia internet, nem iPhones, nem coisas do género.
O clube não tinha o passivo que tem e nem sequer existiam empresários de futebol.
João Rocha foi um grande Presidente…no seu tempo! OS tempos mudaram e só quem se adapta sobrevive.
23 Dezembro, 2014 at 11:59
Faz muito sentido o que dizes.
23 Dezembro, 2014 at 12:04
Quanto a pagar a indemnização: isso é que era bom. Se se chegar a esse ponto de não retorno é pô-lo a treinar os benjamins. Até ele suplicar para sair sem qualquer tipo de compensação financeira.
23 Dezembro, 2014 at 12:41
Essa cantiga é muito bonita mas só te estás a esquecer da razão principal de estarmos a 10 pontos do 1º classificado, e não é por culpa do Marco!
Se os jogadores não estão com o treinador porque dizem coisas como o que o Slimani disse há uns dias? “Para mim, é um grande treinador, próximo dos jogadores, que fala com os jogadores. Para mim, é um método a seguir” Jornal do Sporting.
Sindrome paulo fonseca? então ele chegou aos 4os da taça? foi eliminado da Champions com um penalty inventado?
Mais especulação não obrigado!
23 Dezembro, 2014 at 14:05
Pois…não tenho as tuas infos, mas que encaixa tudo bem com as minhas duvidas já desde o caso Doyen encaixa…
SL
23 Dezembro, 2014 at 14:09
Só mais uma coisa, muito importante: Isso a ser verdade terá que ser explicado aos Sportinguistas.
É que não explicar nada confunde, e a verdade convence…
SL
24 Dezembro, 2014 at 9:03
Riga, pára de mandar notícias para a CS, pá.
23 Dezembro, 2014 at 11:37
Isso, continuem a tentar inventar o que disse um e o que disse o outro e o que quer dizer um e o que quer dizer o outro.
Comportam-se exactamente como os anormais do jornalixo.
o que interessa é supôr e lançar ideias e teorias. Se isto, se aquilo, bla, bla, bla bla….
Entretanto, do outro lado como se impõe impera o silêncio. A SAD corrupta do porto falida e de cócoras perante o orelhas e …. nada.
O Orelhas a dever 600ME ao bes e a arrastar o colocarnide para a lama e ….. nada.
Não se juntem a quem nos quer tirar da merda e façam o jogo do inimigo também.
23 Dezembro, 2014 at 11:40
A força estava nos calções pretos… Falando mais a sério o ano passado do William foi espetacular mas muito mérito de LJ ( “descobriu-o” e apostou nele…). E logo no primeiro jogo a sério Sporting vs Arouca 5-1 viu-se que tínhamos craque!
Este ano com um novo sistema tático e com a titularidade garantida (se tivesse ficado de fora 2\3 jogos seguidos…) anda meio perdido mas ainda vai a tempo de se encontrar…
23 Dezembro, 2014 at 11:46
Deixem de culpar o William e os centrais. Se jogassemos com o espaco que jogamos nas costas este ano, o ano passado nem à Liga Europa tinhamos chegado. Mas os jogadores eram todos bons com o Jardim e agora sao todos uma merda?
23 Dezembro, 2014 at 12:43
Não consegues esconder o teu desconforto em ter o Marco como treinador, tendências!
Estás a fazer um belo trabalhinho!
23 Dezembro, 2014 at 12:48
Não, o Carrillo não era com o Leonardo Jardim metade do que é agora.
23 Dezembro, 2014 at 12:53
Na minha opinião, Carrillo tem aproveitado bem a “companhia” do Nani….
23 Dezembro, 2014 at 12:57
Sem dúvida.
23 Dezembro, 2014 at 11:49
Continuo sem perceber pq e q 9s treinadores do scp nao tem 1clausula q permita rescisao sem indemnizacao se o scp passadas as primeiras 5 jornadas nao tiver nos primeiros tres!!!
Treinador a nao aceite este clausula nao e treinador para o scpp!!!
Com dsta clausula tinhamos poupado milhoes…
23 Dezembro, 2014 at 12:05
Ha essa clausula, mas nao à quinta jornada. E tambem ha clausula de numero maximo de pontos de distancia para primeiro. Foram introduzidas ja durante este mandato.
23 Dezembro, 2014 at 12:13
Otimo! Finalmente deixaram de andar a dormir….FORCA BDC PRESIDENTE DO SCP!
23 Dezembro, 2014 at 14:12
a ser verdade, é assim mesmo!
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:51
E que tal parar de alimentar o assunto?!
Espero que se chegue a consenso entre o Presidente e o Marco.
Ambos têm a sua quota parte de responsabilidade.
Quanto a pagar a indemnização: isso é que era bom. Se se chegar a esse ponto de não retorno é pô-lo a treinar os benjamins.
23 Dezembro, 2014 at 14:17
Esta merda esta cheia de Baratas…. Chama ai os teus amigos da “cosa nostra”… Para fazermos aqui uma razia.
Nao há vagar para tanto Lampeão com as nádegas a arder e a virem para aqui impestar o Tasco.
Eu se me chamasse Cherba… Fecha esta merda por uns dias!
Fodasse para este fungos de merda.
Nao fodem porque nao sabem e nem deixam fodem quem quer.
Implastros do caralho.
Então com o Black out … Hoje ainda estão mais acessos que nunca.
O que vocês querem sei eu bem o que é… Mas já vao tarde e agora vao ter de se aguentar à bomboca do preto na prisão!
23 Dezembro, 2014 at 11:51
Bom dia Maria,
obrigado pelo magnifico manjar. Apenas uma nota Sir? para mim WC é o King, ponto final!
Para terminar antes do Natal, que BC e MS, conversem, demorem o tempo que demorarem mas tenham sempre em atenção que eles não valem nada o importante é o SPORTING!
Bom Natal para todos, em especial para ti Maria.
23 Dezembro, 2014 at 11:52
Apesar de o william estar nem a meatde do q mostrou o ano passado,considero que msm assim csgue trazer mais á equipa do q o Rosell(gosto do espanhol,mas a sua funçao em campo praticamente define-se a defender á zona e lateralizar,considero q serve para jogos q é preciso um autentico tampao qdo se jogar com 2 trincos onde apenas um é puro).
Relativamente a todo o ruido á volta,tenham em conta o q disse Inacio,nada mta poeira no ar.
Meus caros sportinguistas deixa-na assentar e veremos o que acontece.
Acalmem o grelo,especular e dedicarem-se á futurologia so vos/nos faz mal.
SL
23 Dezembro, 2014 at 11:52
Obrigado Maria pelo teu Pipi tão saboroso.
Obrigado Sir/Suv William pelo teu perfume de bola.
Obrigado Cherba, por manteres este espaço aberto. Já nao sei como viver o Sporting sem ele.
Obrigado tasqueiros, por partilharem o vosso Amor e outros o seu Ódio.
Obrigado Presidente Bruno de Carvalho, por nos teres devolvido o Sporting.
Obrigado Presidente por teres lutado todos os dias para que este nosso Amor nao desaparecesse.
Obrigado Presidente, por teres devolvido e reacendido o Leão moribundo que andava à deriva nesta sociedade.
Obrigado Presidente, por nos devolveres a esperança num futuro melhor.
Obrigado aos Benfiquistas e Portistas por existirem e assim nos fazerem acreditar cada vez mais que vale a pena ser do Sporting Clube de Portugal
Desejo a todos um Feliz e Santo Natal.
Viva o Sporting Clube de Portugal
23 Dezembro, 2014 at 11:55
Grande post Maria. Sou um fã do William, que enorme jogador!
Relativamente ao assunto do dia. Espero que as coisas que acalmem e que haja paz no clube. O BC tem um mandato e o MS um contrato para cumprir. Que ambos respirem fundo e se entendam. O clube precisa de estabilidade.
23 Dezembro, 2014 at 11:57
O MS responde via conferencia de imprensa porque se calhar ainda não abriu conta no facebook, e já ninguém lhe liga ao Hi5!
Sinceramente, nem me interessa saber quem começou. Esta m### parece aquelas guerras de família que passam de geração em geração, anda tudo aos tiros e ninguém se lembra quem disparou a primeira bala e porquê.
Só deixo aqui 2 notas:
1- há neste caso algo de comum com o que se passou com o Jardim. Recados, indirectas, etc…
2- o presidente é o elemento do clube com maior responsasibilidade, por isso é aquele cujo comportamento deve ser mais cuidadoso. Logo, mensagens via facebook pessoal dispensam-se, obrigado. Tudo o que ele tiver a tratar com o treinador (e não só) deve fazê-lo em privado, e no fim, dar a conhecer aos sócios e adeptos.
23 Dezembro, 2014 at 12:06
Subscrevo na totalidade Maria, excelente a forma como a ala feminina dá um toque de classe a este estabelecimento.
Já aqui o disse amiúde, que o William Carvalho é potencialmente o melhor jogador que o Sporting Clube de Portugal formou depois do CR7. Sim, na minha opinião ele pode ser melhor que o Nani…
Além do mais, parece-me ser um miúdo bem formado (não deixando de ser um miúdo sujeito às atracções desviantes dos dias de hoje…) que recebe estupidamente menos que alguns dos seus colegas com menos rendimento que ele e a direcção tem que ser mais rápida a fechar alguns processos (a confirmar-se que a revisão salarial ainda não foi efectivada)
Concordo com o Blackout (peca por tardio), embora ache que devia ser selectivo….
Na celeuma (BC/MS) como líderes (cada qual na devida dimensão) deviam ter sido ambos mais sensatos. Mas existe uma regra básica em qualquer Organização, manda quem pode, obedece quem deve!
A CS como quer empadeirar o BC porque está a mexer com interesses instalados tomou lestamente o partido do elo mais fraco.
A verdade é que com menos, o LJ fez mais e com menos queixume.
Vem aí o Natal e esperemos que com ele venha o bom senso e o respeito que os adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal merecem.
A todos os tasqueiros votos de Boas Festas e o desejo de um santo e feliz Natal.
23 Dezembro, 2014 at 12:06
O Marco exagerou na imprensa, concordo. Mas isso é suficiente para ser despedido?!? Está tudo doido? As coisas entre adultos responsáveis resolvem-se a conversar. Não quero voltar ao Sporting cemitério de treinadores.
Estamos a 10 pontos? E se não fossem estas arbitragens de merda, estaríamos a quantos? E em Portugal, quem joga melhor do que nós? Ainda estamos em 4 competições, que eu saiba.
Juizinho nessa cabeça, Bruno!
23 Dezembro, 2014 at 12:13
A verdade é que por esta altura, começámos a perceber que Leonardo Jardim queria ir-se embora. Jardim deixou a época andar e foi-se embora eu sinceramente gosto mais de técnicos frontais e com personalidade. É evidente que quem manda é a direção e que as afirmações de Marco Silva são um ato de desrespeito perante quem é o seu patrão, mas também todos nós que de uma maneira ou outra estamos ou estivemos ligados ao futebol, sentimos que mais uma vez, o presidente está a destruir o muito de bom que se fez. Responsabilizar tudo e todos é desresponsabilizar. Parece a minha mãe com o discurso do vocês, em vez de nós. Será que o Sporting tem equipa para lutar em todas as frentes? Será que o treinador tem opções para promover maior rotatividade de jogadores? Dos jogadores contratados pela nova direção dois têm jogado com regularidade Paulo Oliveira e Jonathan (mais Nani), dos outros, quantos têm jogado regularmente nos B´s? E dos da época passada. Rui, Cédric, Adrien, William, têm sido jogadores de seleção. Slimani , Carrillo têm sido apostas consensuais. As únicas dúvidas serão Capel. É lógico que todos reconhecem que valia em alguns reforços, sobretudo Rosell e Tanaka, mas a verdade é que ainda temos André Martins e Montero. A questão nada tem a ver com jogadores. Tem a ver com liderança. E quem observa o Presidente no banco vê que ele já não é o mesmo. Mesmo nos golos e vitórias não se manifesta. Porque ele é inteligente e já percebeu há muito que deveria sair de lá. Mas depois existe o êgo dele, a teimosia e a incapacidade de dar o braço a torcer quando sabe que está errado. Até hoje nunca reconheceu nada que tenha feito mal. E quanto ao treinador, não estou preocupado se quando sair vá ou não para o clube rival. O que eu quero é que um líder perceba qual o seu papel e que a sua autoridade não se exerce com comunicados. Quem é líder não necessita de falar muito ou por mandar recados. O Líder impõe-se por si. E não pense que conseguirá um treinador experiente, caro e com créditos firmados, porque esses não estão para aturar treinadores presidentes. Ou então, para virem pedirão garantias milionárias no caso dos maus figados do presidente voltarem a fazer-se sentir.