Ontem, quando ouvia as declarações de Bruno de Carvalho à SportingTV, dei por mim a pensar: «se eu, na minha pequena bolha, me sinto cansado e desiludido com o estado da nação leonina, imagino o estado de alma deste gajo». E não querendo armar-me em psicólogo, diria que o presidente do Sporting se sente sozinho na gestão das várias frentes de batalha abertas desde que foi eleito (ainda no dia de Natal ficámos a saber que a Liga Portuguesa de Futebol assinou com o Grupo Controlinveste uma parceria comercial para os direitos televisivos, de publicidade e de ‘naming’ da Taça da Liga). Foi, aliás, essa a sensação com que fiquei ao vê-lo isolado na leitura do comunicado de há oito dias.
Ontem, naquela que terá sido uma das, senão a sua mais ponderada declaração, falava da forma como os Sportinguistas se deixaram manipular pela comunicação social e da reacção às últimas notícias. Afirmou sentir-se triste e, sinceramente, eu entendo-o, embora não deixe de ficar espantado pelo facto de Bruno de Carvalho ter querido acreditar que «o Sporting que ele sentia estar a esbater-se há dois anos», não voltaria a agitar-se à primeira oportunidade. As declarações de Dias da Cunha são o exemplo perfeito de como isso funciona: a comunicação social procura o gajo mais conveniente, neste caso um ex-presidente que sente o ferro em brasa da auditoria a aquecer-lhe os tomates, e abre-lhe o terreno para o grito de guerra: se alguma coisa está bem no Sporting é o trabalho do treinador! Estava dado o mote para o que se seguiu, com as cavalgadas dos restantes órgãos de comunicação e com os blogues do costume a servirem de gruta onde o eco é tão alto que se torna ensurdecedor.
Sejamos práticos: isso é algo que não vai mudar. Pelo menos não tão cedo. Pelo menos enquanto o Sporting não entrar numa sequência de conquista de títulos que torne visível o trabalho que vai sendo feito e que é relegado para segundo plano de forma propositada. A utilização das redes sociais e dos blogues para passar mensagens de desunião continuará. A campanha orquestrada dos jornais para refogar cenários de crise e ampliar esse mesmo grito de desunião, continuará a ser de dimensão equivalente à forma desonesta com que são definidas as linhas editoriais (veja-se, hoje, a forma como o “Enzo força a saída” se transforma numa pequena chamada do Record ou do CM e imagine-se a capa que não daria se fosse o Adrien ou o William).
Então, se isso não muda, temos que adaptar-nos e o que se viveu no últimos dias prece-me ser, precisamente, essa adaptação. A chamada de atenção de Bruno de Carvalho para os nomes de José Eduardo e de Eduardo Barroso, não é inocente, nomeadamente no caso do primeiro. As acusações feitas a Marco Silva são graves, muito graves, e não acredito que sejam feitas de forma leviana. Muito menos acredito que Bruno de Carvalho fosse leviano ao citar o nome de José Eduardo na sua ida à SportingTV. O presidente do Sporting terá percebido que há alturas em que temos que utilizar as mesmas armas do inimigo, mesmo que tenhamos um arsenal muito menor. À diabolização do presidente contrapõe-se a diabolização do treinador, voltando a equilibrar os pratos da balança. Se existisse jornalismo sério, esta possível ligação de Marco Silva aos fundos e a possibilidade de ser uma espécie de parceiro do seu empresário seriam merecedoras de investigação de fundo. Nada, prefere-se continuar a alimentar uma novela escrita com base nos declarações que foram sendo feitas ao longo dos últimos meses.
No meio, os adeptos. Aqueles que não têm agenda e a quem unicamente importa o Sporting. Aqueles que passaram o Natal com um raio de um bicho a fazer cócegas no sentimentos, incomodados por, uma vez mais, verem o seu clube alvo de ataque. E enquanto um desses adeptos (sim, venham de lá as acusações de ser isto e mais aquilo, até estou a precisar de motivos para rir no que toca a falar de futebol e do Sporting), tenho a dizer-vos que isto me entristece. Mesmo. Nesta mudança dos tempos que faz da internet uma verdadeira arma, custa-me, ainda assim, vê-la como forma de passar mensagens e de dividir tropas. Se me mete nojo a forma como blogues utilizam o nome do Sporting para darem tempo de antena a agendas pessoais e para orquestrarem ataques a uma pessoa, neste caso ao presidente do clube, também me custou a engolir a forma como aquilo a que José Eduardo deu dimensão já tivesse sido espalhado na rede.
E isto conduz-nos a um ponto de situação e à análise do que Bruno de Carvalho afirmou, ontem, naquela ida à SportingTV. No futebol eu já vi de tudo e, confesso, adoraria que Marco Silva continuasse a ser treinador do Sporting. Estão à vontade se quiserem olhar apenas para os números e berrar que até o Paulo Sérgio era gajo para estar a dez pontos do primeiro. Para lá da vergonha que tem sido este campeonato, que faz desses dez pontos uma mentira do tamanho dos seis milhões ou da data de fundação lamparina, digo, repito e continuarei a repetir que somos a equipa que melhor futebol pratica e que vejo um trabalho de fundo a ser feito na nossa forma de jogar. Há um conceito, traído por erros parvos a defender e por falhas incríveis no capítulo da finalização. Um conceito que até estaria optimizado se, por exemplo, tivéssemos um central capaz de sair a jogar à patrão, permitindo, desde trás, o carrossel que abana as linhas adversárias. Acho, inclusivamente, que será complicado encontrarmos um treinador que nos ofereça um conceito de futebol tão do nosso agrado como o que Marco Silva tem promovido, não sendo de estranhar que a direcção aguente o barco o mais possível, precisamente por saber que esta é uma daquelas situações em que não há margem para situações de recurso como o Inácio ou o João de Deus.
Mas um treinador tem que ser mais do que um bom estratega e um gajo capaz de conquistar o balneário. Tem que ser alguém capaz de sentir o clube quase como se fosse um adepto. Ora, a ser verdade o que circula, Marco Silva falhou redondamente neste aspecto e, neste momento, está refém da suposta estratégia orquestrada com o seu agente. E vai ser muito complicado resistir à etiqueta que, acredite-se mais ou menos, lhe acaba de ser colocada. Se apontarem-lhe o dedo por ser lampião podia ser visto como uma estupidez (é assim que eu vejo, pelo menos e, já agora, aproveito para dizer-vos que foram várias as vezes que, já como treinador do Sporting, recusou entrar em conversas, intermediadas, com elementos ligados ao Benfica. O Rogério Alves que pergunte ao Rui Gomes da Silva quantos recados tentou mandar, só para ver a reacção…), apontarem-lhe o dedo por ser um gajo que está no Sporting para cumprir uma missão a mando do agente e de um fundo, é bem diferente. Será uma sequência de vitórias capaz de esbater tão graves acusações?
Duvido, sinceramente. E infelizmente, pois pensei que tínhamos encontrado o treinador certo para dar estabilidade e qualidade a um projecto no qual acredito. Sim, repito, no qual acredito. Por mais que discorde da forma como o discurso é, por vezes, apresentado, continuo a acreditar nas ideias expressas nesse mesmo discurso. E sei reconhecer o trabalho que tem estado a ser feito, na hercúlea tarefa de tentar reerguer uma casa cujas paredes estavam todas a cair em simultâneo. Por outras palavras, parece-me descabido, estúpido, até, pensar-se em mudar de presidente para manter o treinador. No mundo ideal, eu ficava com os dois, até porque estão ambos a aprender a desempenhar as suas funções e podiam crescer juntos, fazendo-nos crescer também. Teríamos um presidente que gosta tanto do Sporting como qualquer um de nós e um treinador que gosta tanto de futebol bem jogado como qualquer um de nós. Cheguei a acreditar nesse cenário que, neste momento, me parece roçar o impossível. Que saibamos sair desta situação à Sporting, ou seja, explicando aos adeptos e sócios o que realmente se passa, é o que eu desejo. Depois, depois é continuar a trilhar um caminho onde o fight & resist continua a ser palavra de ordem. Só é pena que o tenhamos que continuar a fazer, invariavelmente, tendo como adversário quem devia, acima de tudo, defender as nossas cores.
27 Dezembro, 2014 at 15:25
O que eles querem é acabar com a força do Sporting dividindo-o.
Fight & Resist!!!!!
27 Dezembro, 2014 at 15:26
Eu não sei se a teoria do JE está ou não certa…(mas custa a acreditar que diga tudo aquilo…só numa teoria de conspiração contra MS…)
Mas já tenho visto tanta coisa…que às vezes uma pessoa “quase” é obrigado a desconfiar da própria sombra…
Mas pensando melhor e pegando no tema do aproveitamento de valores emergentes da equipa B…
É estranho que nem em jogos mais fáceis o treinador não chame um ou outro a jogo…
Mas mais incompreensível ainda, foi o facto de ao Esgaio que se sabia teria de ir jogar contra o Chelsea…não lhe ter sido dado mais tempo para adaptação aos colegas..antes de Londres…
Bem poderão sempre dizer-me…:ah e tal…e se ele se magoava…quem é que ia jogar…?
São tudo coisas muito estranhas e que eu gostaria de ver em todo o lado menos no Sporting…
Será que há fumo…sem fogo…!!
Sei não…como dizem do outro lado do Atlantico…!!
SL
27 Dezembro, 2014 at 15:34
Caro Max, como Cedric castigado e Miguel Lopes sem estar inscrito, Esgaio era a única opção… eu concordo e acho que se fosse eu poria Esgaio a jogar, mas Marco Silva poderá ter jogado pelo seguro. Mas daí a dizer que é tudo um plano para beneficiar um empresário que, ao que sei, não tem interesse em ninguém que jogue na posição de lateral direito? Ninguém no seu perfeito sentido irá dizer que o Marco Silva não queria passar a fae de grupos da Champions League. Quanto aos jovens, aceito que alguns pudessem te sido opção, particularmente Wallyson e, eventualmente, Gauld (Tobias e Yuri, do que vi, não acredito que estejam preparados). Mas o Presidente fez notar (e julgo que o Marco Silva chegou a referi-lo) e muito bem que (à semelhança do que o arsenal faz aqui) a Taça da Liga seria a competição onde essas apostas seriam feitas… aguardo para ver como será em Guimarães.
27 Dezembro, 2014 at 16:04
Meu amigo, estamos numa fase do “não acreditar em ninguém”…mas de ao mesmo tempo, termos como possíveis todo os cenários…
Há uma coisa que infelizmente “passa por cima” de todos os valores…: o dinheiro…
E uma coisa é certa…BC “acabou” ou tentou acabar…com todos “esses vampiros” que desde sempre vinham engordando à custa do Sporting…
“Esses bicharocos” podem admitir muita coisa…mas raramente ou mesmo nunca…admitem que lhes “estraguem” os negócios…
Porque é que eles em relação ao benfica e ao porto “arranjam” normalmente bons negócios quer nas compras…mas sobretudo nas vendas…?
Porque no fim “o bolo repartido”…vai “encher” muita barriga…
Se alguém se perfilar para lhes retirar “a carninha” dos dentes…leva dentada pela certa…
Eu quero acreditar na honestidade de MS, mas depois que alguém viu um porco a andar de bicicleta…
Já dá para não ter dúvidas de que há situações muito esquisitas no futebol…
Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay …
SL
27 Dezembro, 2014 at 16:19
+1
27 Dezembro, 2014 at 15:40
Muito triste com toda esta situação… O único derrotado no meio disto tudo é o Sporting. Mais uma vez: estas coisas só acontecem no Sporting. Infelizmente.
27 Dezembro, 2014 at 15:46
Fight & Resist tem sentido amplo, até aqui na Tasca…
Eu continuo a confiar no BDC, embora näo goste de algumas declaracöes. Mas claro, näo sei o que se passa de facto. vamos perceber no futuro, os fantasmas como com o Bruma, Llori, Dier, etc, etc
27 Dezembro, 2014 at 16:01
O que se passou nestes últimos dias no Sporting é algo tão grave que espero que não haja quem consiga passar por entre os pingos da chuva. Alguém tem que ser responsabilizado e esse alguém está no departamento de comunicação do Clube. Vamos por passos:
Momento 1: Em Agosto, Marco Silva confronta a direcção do Sporting ao afirmar que “há jogadores fundamentais”, referindo-se a Marcos Rojo e Islam Slimani, em litígio com o Clube;
Momento 2: Marco Silva ignora contratações como Ryan Gauld, não o levando para o Estágio na Holanda, e relegando-o posteriormente para a equipa B. Tanaka e Slavchev são outros sem oportunidades;
Momento 3: Marco Silva, farto da forma como Bruno de Carvalho gere a pasta de futebol com uma presença demasiado vincada – no banco e no balneário – começa a dizer ‘cobras e lagartos’ do Presidente a quem quiser ouvir. Já muitos começam a saber que a relação entre os dois é péssima;
Momento 4: Após o empate em Maribor e o empate em casa com o Belenenses, surge o 3.º resultado que deixa os adeptos leoninos em alvoroço: Vit.Guimarães 3 – 0 Sporting. Nas redes sociais e nos blogs são muitos os Sportinguistas a pedir a cabeça de Marco Silva, pois tem equipa para obter melhores resultados e não consegue fazer os jogadores suar a camisola.
Momento 5: Começam a surgir notícias graves nos jornais desportivos: Nani quer sair por causa do Presidente; jogadores contra o Presidente; jogadores alvos de processos disciplinares. Todas estas notícias foram passadas aos jornalistas desportivos por Marco Silva.
Isto é grave. Muito grave. Marco Silva, como colaborador de uma organização, já fez o suficiente para ser despedido. Mas agora veremos o mesmo problema de outra perspectiva, começando na derrocada (a derrota em Guimarães):
Momento 1: A direcção do Sporting fica agastada com a derrota em Guimarães. Quer dar uma mensagem pública aos jogadores que lhes diga em que Clube estão e com que camisola jogam. Para tal têm os jornais desportivos e os canais de televisivos. Os jornais desportivos, de forma mais ou menos parcial, são vistos como um meio neutro. Os canais televisivos a mesma coisa. Já outros presidentes de outros clubes disseram que os seus jogadores não tinham sido dignos nestes canais. Ao invés, a mensagem foi passada num texto de Facebook e, assim, vista como um desabafo de um adepto;
Momento 2: Começam a surgir notícias de todo o lado sobre o facto de os jogadores estarem contra a direcção. Bruno de Carvalho começa a perder o balneário. Marco Silva passa a mensagem, através da comunicação social, que Bruno de Carvalho é um ditador que quer processar toda a gente. O Sporting desmente notícias e tenta descredibilizar a comunicação social;
Momento 3: O Sporting empata em casa com o Moreirense e os Sportinguistas perdem a paciência. A direcção do Sporting também é feita de Sportinguistas e perde-a igualmente. Decidem então fazer um comunicado com frases como “cada um tem de assumir as suas responsabilidades e deixar-se de filosofias românticas” e “onde teria ido esta equipa o ano passado com João Mário e Nani?”. Acendem uma fogueira para Marco Silva, já com a imprensa do seu lado, queimar por completo o Presidente do Sporting na sua próxima conferência.
Momento 4: “Quando quero dizer as coisas, faço-o na cara”. Estala o verniz. O Sporting considera tais declarações uma afronta e o tempo de Marco Silva no Clube chegou ao fim. Convoca-se uma reunião para discutir a sua saída, reunião essa que é partilhada por Marco Silva com a imprensa. Os adeptos só conhecem um lado da história: o Nani que queria sair, os jogadores que estavam contra o Presidente, as indirectas nos comunicados. Apesar dos empates com Maribor, Académica, Belenenses, Paços de Ferreira, Moreirense e a derrota com o Vit.Guimarães, que colocavam a nação Sportinguista irritada, já todos estavam virados contra o Presidente.
Momento 5: o caos. O Sporting perde completamente o controlo da situação, tendo todos os Sportinguistas contra si. Tem todas as razões e mais algumas para despedir Marco Silva, mas ninguém sabe quais são. Havendo uma falha de informação nos Sportinguistas, o Sporting decide (1) fazer um blackout e (2) marcar uma AG para esclarecimento. Depois, tem duas opções: despedir Marco Silva e contar a verdade (muitos não acreditarão) ou manter o treinador, perdendo força no Clube. Qualquer das opções iria agastar a imagem de Bruno de Carvalho.
Entretanto, as capas de jornais sucedem-se. “Marco Silva por um fio” era uma delas. Quanta diferença não faria, na mesma capa, 3 pequenas chamadas:
– Desentedimento arrasta-se desde casos Rojo e Slimani;
– Direcção perde a paciência após maus resultados;
– Sporting acusa treinador de partilhar informações privadas do Clube.
Mas nada disto aconteceu. Hoje em dia o Sporting comunica através de textos no site e mensagens no Facebook do Presidente. A última foi um abraço de Feliz Natal enquanto o castelo ruía. No Sporting não há ligações com a comunicação social. Não há quem lhes faça um telefonema a dizer “isto é mentira, isto é verdade”. Ao invés, prefere-se diabolizar a mesma, fazendo os Sportinguistas acreditar que tudo o que é feito por profissionais de jornalismo é uma completa mentira.
O que faz o director de comunicação do Sporting, José Quintela, para além de aparecer na 2.ª página do jornal Sporting? O que fazem os acessores de imprensa do Sporting, se não temos ligações com a imprensa? O que faz o departamento de comunicação do Sporting? Qual é a sua estratégia? Como é que pessoas que se intitulam profissionais de comunicação conseguem levar um treinador criticado por maus resultados desportivos a ser mais defendido que um Presidente que tem feito um trabalho fantástico na recuperação do Clube? Estas pessoas vão continuar no Sporting? Até quando?
Tudo isto tem um culpado máximo: Bruno de Carvalho. Enquanto não souber escolher as pessoas à sua volta, preferindo os “yes man” a quem pode mandar uns berros para fazer tudo à sua maneira, estará a cavar a sua própria cova. Continuará a aparecer em conferências de imprensa com um ar exausto, velho, agastado e revoltado com a opinião das pessoas. Essa é a paga por querer fazer tudo. E a continuar assim, tudo o que fez de bem será esquecido pelas coisas que os outros fazem de mal. E a culpa será dele.
27 Dezembro, 2014 at 16:31
cheira-me que o meu post de ano novo vai ser tudo menos simpático… estou mesmo cansado desta merda
27 Dezembro, 2014 at 17:32
Concordo com a essência, mas não necessariamente com o conteúdo… acho que o Presidente precisa de se rodear de pessoas que o ajudem a gerir o Clube e lhe tirem muito do peso que hoje carrega e a pasta da comunicação, como referi antes, é sem dúvida uma que precisa de ser revista. Mas não acho que qualquer estratégia de comunicação se deva limitar a focar o Presidente (acho mesmo que parte do erro tem estado aí!) mas si a defender o Clube como um todo. Defendendo o Clube proteger-se-á necessariamente o Presidente e a Direcção. Se houvesse uma estratégia de comunicação, por exemplo, possivelmente os múltiplos disparos e as comunicações extemporâneas teriam sido evitadas e estariam talvez os pasquins agora a falar de tripeiros e lampiões fora da Taça ou de €600M de dívida ao fisco de certos traficantes. E nós teríamos passado um Natal bem mais descansado…
27 Dezembro, 2014 at 18:18
jasus
27 Dezembro, 2014 at 18:38
A minha interpretacao dessa perspetiva:
1. os acontecimentos internos do clube sao fait-divers e devem ser encarados como normais e do foro interno do clube.
2. a política de comunicacao do clube é má porque, independentemente das razoes e de quem está certo ou errado, estas coisas nao deveriam sair cá para fora.
Estou a 100% com a direcao mas admito que é difícil refutar isto e acho que deve ser debatido na AG
27 Dezembro, 2014 at 18:41
Eu não acho que a política de comunicação tenha que ser debatida na AG… tem que, isso sim, ser debatida e delineada pelo Presidente e pela Direcção. Este caso só tomou as proporções que tomou porque essa política de comunicação não existe ou, existindo, não é a mais eficaz.
27 Dezembro, 2014 at 16:13
A sério, mas como é que alguém no seu perfeito juízo pode acreditar que o MS é um “agente infiltrado? Só porque o josé eduardo o diz!?! Mas quem é o josé eduardo!?! mas é alguma sumidade do Sportinguismo? é um lambe-botas que se põe em bicos dos pés para aparecer na CS. Porque não pediram opinião ao Carlos Xavier ou Oceano? Ou ao Pedro Gomes? Foda-se mas quem é este gajo para escrever tanta estupidez sobre o homem?
O que é que tem o MS a ver com a doyen? O trabalho dele é ganhar todos os domingos!!! deixem-se de teorias da conspiração que só nos fazem passar por lunáticos. Ele tem mercado, sim. Qualquer bom treinador que fique desempregado, tem mercado. Qual é o mistério?
E já agora, sobre o ryan gauld. Vi alguns jogos da B e aquilo que mostrou foi muito pouco. Tem um bom pé esquerdo e pouco mais. Até me pareceu algo pesadote. Está a anos-luz do João Mário.
27 Dezembro, 2014 at 20:03
o José Eduardo é este senhor:
(2 campeonatos pelo SCP)
http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Jos%C3%A9_Eduardo
http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=152191&epoca_id=0
http://www.sportingcanal.com/?p=2938
http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_content&view=article&id=891:jose-eduardo-qparti-a-perna-ao-jordao-e-ainda-o-insultei-pensei-que-estava-a-fazer-fitaq&catid=1:futebol&Itemid=35
O que verdadeiramente interessa:
http://expresso.sapo.pt/jose-eduardo-apresenta-solucao-para-o-futebol-do-sporting-video=f629267
eu identifico-me com isto, tú não?
Mas claro, a tua ressabia com o JE já vem de tras:
https://atascadocherba.com/2014/10/24/standing-ovation-para-jose-eduardo/
o que foi? tb tens uma empresa de catering?
27 Dezembro, 2014 at 16:17
Um colega tasqueiro postou um link para os pdf’s da “burla” na 1ª pag deste post, eu confesso aproveitei para ler e gostava de partilhar as minhas opiniões sobre o que li:
1-O artigo do José Eduardo parece uma “ilha” está cercado por todos os lados por desinformação e intoxicação para diminuir o impacto e transformar tudo num “diz que disse”
2-Em vez da “burla” fazer marcha atrás, no que respeita á MENTIRA que publicaram sobre a saída do MS, decidiram fugir para a frente e persistir na MENTIRA, mas desta vez com direito a “aulas de interpretação de textos” básicamente o que eles dizem é “ele não saiu, mas vai sair” parecem a minha avó que uma vez disse de uma sra vizinha dela “a dª geménia está mesmo com mau aspecto coitadinha deve estar quase a morrer”, 15 anos depois a dª geménia morreu e a minha avó disse “viram que eu tinha razão”?
3-Depois do blackout o nível de ruído sobre o Sporting aumentou exponencialmente o que é sinal entre outras coisas de medo, estão a tentar passar a ideia que continuam a ter fontes e a dar “informações pertinentes” sobre o SCP (não se vá dar o caso das pessoas deixarem de comprar “a burla” porque não trás nada do clube delas…)
4-Este caso do MS vs BdC não vai amainar ou parar, a única hipotese que os “media” têm de não sairem completamente desacreditados desta situação (o BdC já provou que não esquece) é forçarem o “acontecimento” da noticia que já deram…
Por último por favor façam como eu, peguem no €€ que gastam diariamente nesses pasquins e façam-se sócios, se já o são, façam sócios os sobrinhos, o filho do vizinho do lado, a missão pavilhão qualquer coisa menos alimentar essa corja…
27 Dezembro, 2014 at 16:26
Abolha de hoje diz que o Carlos Azenha é uma hipótese em cima da mesa para substituir o MS. WTF !!!!!!!!
27 Dezembro, 2014 at 18:19
lol
essa ganhou o dia
27 Dezembro, 2014 at 18:28
Já é dia 1 de Abril???????
27 Dezembro, 2014 at 18:35
O Calisto está então descartado?
27 Dezembro, 2014 at 20:55
Depois de uma longa lista, e depois de muita discussão ficaram 3 nomes na mesa, o Azenha, o Calisto e o Prof. Neca.
Não gostava de estar na pele de quem tem que escolher.
27 Dezembro, 2014 at 16:32
Ou o José Eduardo apresenta factos graves e credíveis ou este artigo na bola é para parolo comer ás colheres.
Mas alguém acredita que o Marco, por muito lampião que seja, vai deitar a perder a melhor oportunidade profissional da sua carreira assim sem mais nem menos?
Nada disto está bem explicado, eu perdi a paciência para as novelas deste clube. Enquanto os outros tentam ganhar (Até roubando) nós andamos numa guerra cível constante, criada pela própria direção desta vez. Se ganhássemos algum titulo é que seria de estranhar…
27 Dezembro, 2014 at 16:52
A Direcção criou alguma guerra, pah?
Marco Silva ir no engodo da CS e vir com aquela de “o meu estilo é falar olhos nos olhos”, isso foi correcto?
Se ele tem esse estilo implemente-o no locais apropriados, e não de ‘olhos nos olhos’ com os seus amigos da pasquinagem lampiã.
Ele que trate mas é ser leal para quem o contratou, e afine mas mas é pelo mesmo diapasão. Se quizer ter opiniões contrárias às nossas, vá mas é para outro clube. Deixe de ser ‘mosca morta, e dê mas é graças por poder trabalhar num Clube destes e com a qualidade das infraestruturas de que dispõe. Apoio nunca lhe faltou desde o início: Direcção, sócios e adeptos, todos têm estado com ele. Mas não venha é ser foco de divisionismo.
Trabalhe e ponha a equipa a ganhar os jogos. No Sporting isso é difícil, mais do que em qualquer outro clube. Tem que se trabalhar com qualidade, porque na agremiação lampiã é que os campeonatos são ganhos pelos árbitros com a CS a ajudar.
27 Dezembro, 2014 at 17:19
Volta para a gruta de onde saíste
27 Dezembro, 2014 at 16:40
Hoje até gaja que costuma fazer a “revista de imprensa” no 1º Jornal da RTP1 aos Sábados (uma tal Gisela, da Universidade do Minho) gastou uns bons minutos a falar de Bruno de Carvalho e do Sporting.
Estão todos muito muito preocupados, e mobilizaram todas as forças para tentar descredibilizar o Presidente.
Filtros reforçados, é o que se aconselha ao povo leonino, porque as ‘nádegas’ puseram todos os seus obreiros em campo contra o nosso Clube.
http://media-cache-ak0.pinimg.com/originals/30/da/09/30da0956bfe310236ac7b876574d0bc3.jpg
27 Dezembro, 2014 at 17:06
Não é Gisela é Felisbela! Se eu te disser que é mulher do atual presidente da mesa da assembleia geral da liga (sim, a liga do duque) ….
Agora repare-se onde já vai esta teia…..
27 Dezembro, 2014 at 17:11
ou isso…
Só sei que é uma stronza que nunca comenta as páginas dos desportivos, e hoje alongou-se bastante a fazer eco do veneno que tem afectado alguns (?)sportinguistas…
27 Dezembro, 2014 at 18:26
Pois eu conheço-a pessoalmente e por intermédio de pessoas amigas. Não faz um cu. Sabem a palavra arrivista? Aplica-se. Portanto, está apresentada. Caguem nisso. E é também clientela pura e dura da RTP. Eleita aquando das questões para o conselho de opinião, que visava repensar as lógicas de serviço público, etc. Não faz um peido. Portanto, se isto já vai aqui, e se esta tipa se sente capaz de, lá longe na sua quinta do douro, desatar a comentar o que vai no Sporting, é porque está mesmo tudo minado. C´um caralho!
27 Dezembro, 2014 at 18:30
E não achas que ele pretende aplanar o caminho para braguilha.
Sendo de Braga, deve ser “peão” do novo ‘clube grande’, não?
27 Dezembro, 2014 at 18:30
*ela
27 Dezembro, 2014 at 19:08
Se não os ouvirem, eles não vos podem afectar, porque é que lhes dão esse poder sobre vocês mesmos?
27 Dezembro, 2014 at 17:20
Ora aí está uma coisa em que a SportingTV poderia ser usada… desmascarar todos esses entrefolhos e compadrios.
27 Dezembro, 2014 at 20:05
estou parvo.. há dois Sporting?sempre ?!?!!
27 Dezembro, 2014 at 23:21
Ou estás ou és; escolhe.
28 Dezembro, 2014 at 0:13
Ah ah ah
Got me!
27 Dezembro, 2014 at 18:34
Tou farto de dizer que ISTO TÁ TUDO MINADO!!!
E que a ‘cruzada de alguns bimbalhões fanáticos contra o Sul’, que começou há cerca de 20 a 25 anos atrás teve como um dos propósitos minar a RTP de bimbalhagem, num compadrio entre o mundo do futebol dos corruptos e muitos familiares de árbitros, e de outros que se aliaram à causa dessa gentalha…
Esse clube que tem o estádio a seguir à ponte do freixo, foi apenas um dos tentáculos de um POLVO que corrompeu tudo e todos, tv’s, jornais, juizes, PJ, politicos, etc, etc… Enquanto não se ‘cortar a cabeça’ do bicho vamos andar aqui neste circo…
Joaquim Oliveira é um dos componentes da cabeça, mas há mais…
27 Dezembro, 2014 at 17:01
depois de dar uma “volta” pela “dita” blogoesfera “leonina” só tenho uma coisa a dizer:
é impressionante o linchamento publico que é feito a quem em tao pouco tempo deu ao nosso clube
‘Kai su, teknon?’ (You too, my son?)… ou, mais normalmente reconhecido:
até tu, Brutus?
estou cansado de certo “sportinguismo”…
27 Dezembro, 2014 at 18:03
Bruno de Carvalho precisa rapidamente de alterar a sua posição no clube.
Ele, e recorrendo à metáfora militar, é o marechal, e como tal, não se deve colocar na frente de batalha. O tempo em que o Chefe Máximo comandava as tropas e era o primeiro a avançar sobre o inimigo já lá vai, hoje, é mais cadeira, a comandar as tropas a partir da sala.
Eu percebo que ele queira dar o peito às balas, porque na sua mente é o responsável-mor, porque assim pretenda proteger as suas tropas, mas o facto é que ele é demasiado precioso para andar assim de peito aberto a dar o corpo ao manifesto. Ele tem de se resguardar, porque grandes batalhas se avizinham, ao mais alto nível, e que vão para lá da bola que entra ou sai. Mas isto implica duas coisas: a primeira, que se rodeie de pessoas de confiança, competentes, mas que tenham ideias próprias, e que não se limitem a servir de correias de transmissão do presidente. Isto não quer dizer que façam o que lhes der na cabeça, ou que vão contra ordens superioras, mas cada camada de gestão deve ter autonomia e capacidade para, dentro das directrizes superioras, implementar ideias e processos próprios, com aval do presidente, mas sem este estar a 100% dentro da sua implementação. Segundo, BdC tem de escolher as suas guerras. O Sporting está em demasiadas frentes, e o Presidente dá a cara em todas. Não pode ser… terá de haver quem se bata contra os fundos, quem enfrente a imprensa, quem se movimente no meio dos empresários. Não podemos estar em guerra contra todos ao mesmo tempo, em especial quando não há dinheiro para comprar um arsenal a condizer.
O Sporting tem muito a melhorar enquanto instituição, e parece-me que depois do ímpeto inicial andamos a pedalar em seco. Muitos dossiers estagnaram, algumas medidas nunca foram implementadas (lá está, a tal falta de tempo e de recursos humanos condizentes), e o tempo não pára.
Não sei ao certo o que vai ser discutido na AG (que acho uma baboseira, porque um presidente que acha legítimo não precisa de legitimição popular), mas a bem da nação verde e branca, uma reorgnização precisa-se. Antes de arregimentar as trops, BdC deve organizar o seu estado-maior, porque por mais malta que pegue nas forquilhas, sem oficiais de jeito, as batalhas nunca serão ganhas.
27 Dezembro, 2014 at 19:25
Lá venho comentar outra vez. Nuno, O Frio, concordo inteiramente com o resguardo. Eu acho que ele tem supostamente as pessoas de confiança, mas dá ideia de que não consegue delegar inteiramente nenhum assunto neles e para bem do Sporting ele tem de o fazer. Ele tem de delegar mais, nem que seja para ter o descanso de que ele periodicamente vai precisar (1, 2 dias de folga por mês, essencial) para manter as capacidades mentais no máximo para decidir o melhor para o clube. Sim, porque isto de trabalhar muitas semanas seguidas sem dias de folga é bem mais desgastante mentalmente do que a maioria das pessoas pensa. Com o cansaço e coisas a correrem mal, ele pode tornar-se mais irritável e pode tomar más decisões por análises erradas ao que se está a passar. É disto que realmente tenho medo. Bruno de Carvalho pode ser vítima do seu próprio cansaço acumulado, cometer mais erros de análise (porque é humano) e ser altamente crucificado por isso, como vocês já viram. Não sei se é este o caso. Depois de ler o que o José Eduardo escreveu, acho sinceramente que o que pode eventualmente ter ocorrido de grave é treinos de jogadores em separado, a reunião em que o Marco aparece exasperado e mais nada, mais o que ele eventualmente saberá mas não escreveu. Convenhamos, falar dos jogadores que jogam e ligá-los aos interesses de empresários e não a aspectos técnicos é insuficiente por si só, portanto acho que ele não deveria ter ido por aí, sinceramente. E, por fim, acho que esta cozedura do Marco enquanto está em funções e tem a responsabilidade de pôr a equipa de futebol a ganhar jogos importantes para o futuro do clube e da SAD uma valente merda. Se era para despedir o gajo, era já. Assim, dá a ideia que esperam que ele se despeça, o que não parece que vá acontecer. Acho que, não podendo despedi-lo, acho que o deviam apoiar totalmente até ao final da época. Se o balanço for merda, os próprios sócios di-lo-iam.
Quanto à AG, concordaria contigo de uma forma genérica, mas tendo em conta o passado recente, discordo. Isto porque ele foi eleito após uma AG de destituição do Godinho Lopes provocada pelos sócios a custo, AG que este último evitou até ao fim. Bruno de Carvalho, tendo esse histórico em mente, teria obrigatoriamente de marcar a diferença e marcar a AG face a um período de contestação que toma contornos preocupantes. E a mim não admiraria nada que propusesse a sua destituição aos sócios, na atitude democrática que todos os outros nas últimas décadas nunca tiveram. Caberia aos sócios decidir, mais uma vez. Não exactamente porque ele queira sair, mas obviamente porque ele só pode continuar com o seu aval. Mais uma vez apelo, todos os que puderem, que lá apareçam, porque temo que a AG seja mais dura com o Bruno do que aqui prevêem na Tasca, especialmente tendo em conta a quantidade de interesses que esta direcção tem enfrentado. A única força que o Bruno de Carvalho pode virá de nós e de mais ninguém, não se esqueçam.
Para acabar, se existe mesmo a cláusula no treinador de despedimento por justa causa se a equipa ficar a mais de 15 pontos pontos do título… Excelente cláusula. E digo mais, Bruno, a haver próximo treinador, reduz essa cláusula para 9 pontos, pá. Ao fim da época. Três derrotas é tolerância suficiente e isto é o Sporting. Não quer dizer que despeças o treinador automaticamente nessa condição, pode haver condicionantes (arbitragem ou outras coisas) que reconheças que justifiquem essa diferença, mas acho que a SAD devia ter essa prerrogativa no contrato para activar se achar necessário.
Saudações Leoninas
27 Dezembro, 2014 at 18:07
Paulo Querido (confesso sportinguista) explica todo este ruído de uma forma mais jornalística. Nada menos que António Tadeia imiscui-se.
https://www.facebook.com/PauloQuerido/posts/10152608212717309
27 Dezembro, 2014 at 18:40
Oh, que bonito. Ver um tipo que é, e tem sido sempre, há largos meses, figura central neste jornalismo desportivo demete, a repensar o jornalismo e a sua sobrevivência, é basicamente o mesmo que ver o pinto da costa ou o orelhas a visitarem o Salgado, numa lógica de purga a este último. Doentes do caralho, porra. E depois, pasme-se, é um jornalismo doente, que vive para pageviews. Vão com o boda. O Observador é recente, pequenino, e não anda por aí a vender a peida, por mais longe que esteja a direcção do meu espectro político. Chamam-lhe pageviews. Pois eu cá chamo-lhe a vontade de fazer as coisas mal. Porquê e para quem? Tenho uma ideia. E o mais giro de tudo é que depois o gajo se revela todo, quando se mostra surpreendido pelas últimas notícias sobre o Marco silva, assim só como exemplo. Giro que não fala deste problema a montante, e dos ataques ao Sporting, ainda a coisa piava fininho e nem se sabia. O Tadeia é só mais um nojentinho.
27 Dezembro, 2014 at 18:43
Dava jeito que alguém com facebook perguntasse ao anormal que no fim respondeu e diz que a notícia está certa, que o MS foi despedido e patati, patata. Como é que ele sabe que era verdadeira? Será ele um dos assalariados da bolha? Ou será simplesmente um que joga na equipa do nosso ex-companheiro Riga?
27 Dezembro, 2014 at 18:44
Um país em que um jornalista é apanhado a receber instruções de terceiros para escrever artigos.
Um país em que um jornalista é apanhado em condutas de adepto num programa da televisão pública.
Ficaram sem a Carteira?
Ou receberam postos em programas televisivos? Na estação pública.
Posto isto…
27 Dezembro, 2014 at 18:53
Que “jornalista” é que “foi apanhado em condutas de adepto” num programa da televisão pública?
27 Dezembro, 2014 at 18:55
Um assim a atirar para o forte
27 Dezembro, 2014 at 18:56
É adepto do Benfica, e comemora golos como se estivesse em casa, sentadinho no sofá.
27 Dezembro, 2014 at 18:58
Será este?
http://3.bp.blogspot.com/-xqH16KI8zXo/U1FyXg5PWkI/AAAAAAAAK7Q/eHpxpiJyoBE/s1600/Alexandre+Albuquerque.jpg
27 Dezembro, 2014 at 18:59
Acho que se referem ao Gobern…
27 Dezembro, 2014 at 18:59
Ah, espera, estás a falar do João Gobern, certo?
Pôrra, esse já tinha confessado o seu benfiquismo em várias colunas de opinião do Rascord, bem antes até desse episódio!
27 Dezembro, 2014 at 19:20
Ele pode ser do Benfica à vontade, não pode é mostrá-lo num local onde deveria ser isento.
27 Dezembro, 2014 at 18:59
Yah, não se conteve.
LOL Parecia aquela empregada da benfica TV que deu um pulo de contente quando o Kelvin marcou o golo que pôs o JJ de joelhos 🙂
27 Dezembro, 2014 at 18:16
Isto deve ser caso único a nível mundial.
Uma onda de histeria por um assalariado de um clube, nesta caso um treinador (esta em 5 lugar do campeonato a 10 pontos do líder).
Tenho 46 anos de idade e nunca vi uma coisa assim por o possível despedimento de um treinador.
Isto é reflexo de anos e anos em que era fácil bater, enxovalhar e diabo a sete.
O gigante está a reerguer-se e então as nádegas não querem por isso mandam todos os lacaios disponíveis.
Isto só acontece porque na presidência está um Sportinguista que não se verga a ninguém, o BdC. Esse garoto que fez a FIFA proibir os fundos nas partilhas de passes com os clubes.
PQP a todos os que querem mal SPORTING
27 Dezembro, 2014 at 18:31
+1
27 Dezembro, 2014 at 18:29
Acima de tudo acredito no Campeão:
«_Nada! Não se passa nada. Há muita poeira no ar por isso não vou alimentar coisas que não existem»
O Marco Silva quer reforços o BdC não os pode dar. É isto. E com isto o fodido é pensar em que lugar é que ficamos…
Sair da ChampL foi uma ganda merda!
27 Dezembro, 2014 at 18:33
Atacaram-nos da unica maneira possivel, dividir os sportinguistas. Se Bruno de Carvalho sobreviver a isto, vai haver merda a sério…
27 Dezembro, 2014 at 18:40
Se sobreviver a isso??
isso são fogos fátuos, pah.
No fim veremos até mesmo os que agora estão aparentemente do outro lado da barricada a renderem-se às evidências e a “amocharem”.
Vão fazer o quê quando constatarem que o trabalho dos seus obreiros (comunicação Social i tutti quanti ) foi improfíquo e que o o SCP continua olímpicamente no seu rumo? Contratam jagunços para eliminar físicamente o obstáculo? É que não falta mais nada…
27 Dezembro, 2014 at 18:48
Se sobreviver…?
Mal do Sporting (neste momento…) se BC tivesse de abandonar o barco…
Havia de ser lindo…os ratos todos a voltarem em correria louca…e com o pesos dos mesmos…o Sporting a ir ao fundo…!!
Força BC (alterando alguns pormenores…)…vamos em frente com o trabalho…!!
Sl
27 Dezembro, 2014 at 18:38
Para desanuviar um pouco, um off-topic.
Estou a ver na SportingTV um doc sobre os pelados nas favelas e como no Brasil se descobrem jogadores, mas o melhor foi uma imagem onde aparece um cão no pelado e morde um miúdo 2 vezes mas ele não se importou queria era jogar a bola.
27 Dezembro, 2014 at 18:45
Podemos contratar esse cão para morder os avançados e os defesas do carnide, de seus nomes, mota, capela, gomes, paixão, ferreira…
27 Dezembro, 2014 at 20:10
ah ah ah
27 Dezembro, 2014 at 18:50
Algumas notas soltas:
1) Os «inimigos internos». A imprensa já pede aos Sportinguistas para criticarem a Direcção no facebook!
Neste campo, penso ser urgente, a imediata remoção de todos os falsos perfis que obtém centenas de votos com comentários incendiários. Um deles, já tinha mais de 100 votos (e depois ninguem vai ver se são verdadeiros).
Muitos dos likes anti-Sporting também eram de lampiões infiltrados! Eliminar rapidamente todos os inimigos!
Passar a pente fino todos os likes e comentários, e identificar se alguem da estrutura pago com o NOSSO dinheiro anda a sabotar o nosso clube, e incluir tais eventuais QUINTAS COLUNAS na próxima lista de futuros desempregados.
Saber ter a ética de distinguir claramente opiniões contrárias e bem intencionadas de infiltrados.
2) MS só pode falar 90 segundos e sobre o jogo! É a sua obrigação recusar-se a comentar outras perguntas, para assim não violar a Lei.
3) O que disse e o que escreveu JE é de uma gravidade extrema. Dele basicamente só conheço as suas participações na Bola TV (que desde que não começe a falar de política, aprecio bastante) que prefiro assistir ao barulho dos outros programas. Sempre esteve muito calmo e ponderado. Jogadores colocados a treinar à parte? Equipa dividida? MS agente da Doyen?
Com a devida prudência que estes assuntos merecem, e descontando eventuais exageros, erros de parte a parte, contradições que ultrapassam o preto e branco; por um lado tal cenário é de tal forma aterrador que me custa a acreditar, por outro, estas máfias e estes interesses de fundos são tão podres, do que li e ouvi de JE pareceu-me um tipo sério, tal de certo modo “encaixa bem” nas grandes duvidas que começei a ter face a MS nas declarações Rojo-Doyen, aqueles empates em casa e a irregularidade sempre me pareceram o possível sintoma de uma crise no topo, as declarações de Mané (já 1º na Sporting TV, depois pós Nacional), as constantes fugas de informação, os posts do empresário de MS, o comunicado do Presidente a falar do comprometimento de alguns jogadores k terão k sair, a sua proximidade com uma Direcção em que confio, a sua defesa de MS após ultimo empate em casa e a sua postura de querer manter o treinador antes de ter segundo as suas palavras “apurado novos factos”, enfim, tudo isto me faz levar a acreditar que as palavras de JE tenham pelo menos, uma grande dose de verdade.
Perante este cenário, é evidente que MS tem que sair.
4) Como despedir MS?
Estou em crer que a jogada foi a seguinte: BC faz o gosto aos ingratos adeptos do MSFutebol Clube comidos na cabeça pela CS, a “turba” aplaude, o sentimento geral passa a ser que “era tudo uma mentira” e BC e MS são de novo os “maiores”. Muitos começam a pensar que foram manipulados e que provavelmente estão a ser ingratos, e que MS não fez tanto por eles como BC. A maré começa a acalmar e a “lucidez” vai-se compondo. JE faz o “ataque” revelando as “verdades”. MS não pode responder pois JE não faz parte da Direcção. Mas a “vanguarda leonina” está atenta ao que diz JE. Reganha a vanguarda, vai-se voltando a conquistar as “massas”. Uma Assembleia Geral legitima o Presidente. MS vai ganhando e a turba fica contente, ou vai perdendo e a turba que antes se virava contra BC tb passa a virar-se contra MS, ou MS perde a paciência e começa a cometer erros atrás de erros, ou MS fica a 15 pontos (e parece que é este o limite para n pagar indemnização), ou MS demite-se e fica sem o cacau.
Não me parece que MS seja despedido pós Guimarães. Isso seria dar um rebuçado ao MSFutebolClube para depois o tirar, voltando tudo a cair em cima do Presidente ainda com mais força. Não, acho que é para o cozer em lume brando…pelo menos, com os dados que tenho, é o que eu faria..
O que eu faria quando ele se fosse embora?
“OBRIGAVA” OS CAPITÃES DE EQUIPA A LEREM UM COMUNICADO: “Estamos solidários com o Presidente”. Não haveria melhor damage control, isto tudo combinado com mais umas “revelações” e umas “conclusões da auditoria”
SL
27 Dezembro, 2014 at 18:55
OBRIGAVA” OS CAPITÃES DE EQUIPA A LEREM UM COMUNICADO: “Estamos solidários com o Presidente”.
Acho melhor ser o Marco Silva a ler o comunicado, e com todo o plantel presente.
…se ele não quiser, então adeus ò Marco. Vá à sua vida, e boa sorte
27 Dezembro, 2014 at 18:56
quando ele fosse embora ARI-EL….
27 Dezembro, 2014 at 19:04
Não se chega à frente para ler um comunicado que ponha fim à polémica?? Então por mim está dispensado.
…um bom advogado até seria capaz de ver nisso argumentos suficientes para rescisão com justa causa 😉
27 Dezembro, 2014 at 19:01
Ontem passei pelo facebook do Sporting e havia lá um comentário incendiário, supostamente de uma gaja, cujo perfil dizia que tinha nascido em 2013.
Confrontaram-na com isso e tremeu por todos os lados.
27 Dezembro, 2014 at 19:02
também vi esse…
27 Dezembro, 2014 at 19:16
Não tenho fb, mas se calhar tenho de começar a ir inspecionar isso com o da minha mulher…
27 Dezembro, 2014 at 20:01
Algumas notas 7-1.
Antes de tudo para te dizer que já de algum tempo para cá paro para ler os teus comentários. No início terá sido pelo nick mas cada vez mais pela lucidez com que analisas momentos em que o desgosto me tolda essa capacidade. Posto isto….
O teu comentário baseia-se no ponto de não retorno com MS e para mim ainda não cheguei a essa conclusão. Tenho para mim que as últimas declaraçoes de BdC deixam a porta semi-aberta a MS. Daí ter questionado mais acima qual a postura pós-blackout em termos de CI.
Por miúdos: o Marco tem na próxima uma derradeira oportunidade de dar um murro na mesa que pode correr de duas maneiras.
1- o corte completo com a direcção e por conseguinte com os Sportinguistas. Por muito que tenha granjeado apoios se volta a mandar recados então aí não há defesa possível e os Sportinguistas, comigo à cabeça, esgotam a paciência que têm pelo seu inegável talento e a decisão de o mandar às ortigas torna-se fácil.
2- dà um murro na mesa, desmente que alguma vez tenha havido um diferendo e coloca-se irremediavelmente ao lado do BdC. Indo precisamente ao encontro do que fiz o Ariel. Aí, em vez de ficar até final da época com a corda ao pescoço, tem ainda legitimidade suficiente para abraçar este projecto que também devia ser o seu e corta as vazas à CS.
A verdade é que não me passa pela cabeça outro desfecho na AG que não um show de força de BdC. Apartir desse momento a margem de manobra do Marco é….. 0, nada, niente, rien.
Espero que o Marco entenda isto. Este presidente pode ser muita coisa mas parvo não é de certeza e o Marco deve perceber de uma vez por todas que a partir do momento que quebra com esta direcção a sua carreira só pode cair a pique. Gostava de ainda o ver de alma e coração no Sporting mas o momento de decisão aproxima-se e ou muito me engano ou será na próxima oportunidade de microfone à frente.
SL
27 Dezembro, 2014 at 21:56
Obrigado, e tb gosto de ler as tuas opiniões.
É claro que isto tudo parte tudo de uma grande dose de especulação, mas aqui vai:
Sim, parto do principio k MS está de saída, só n sei qd. Pq? Pq não estou a ver JE dizer o que disse sem ser essa tb a opinião de sabes bem quem.
Logo, qq líder sensato, à primeira oportunidade, irá eliminar cavalos de troia.
Mas vamos supor que MS acorda para a vida, percebe que se está a deixar manipular pelo empresário, arrepia caminho, e começa a ganhar, esse seria o cenário perfeito, mas acho que demasiado bom para ser verdade, mas claro, a tua hipótese é valida, pois o futuro está por escrever.
Quanto a se MS voltar a fazer declarações, os sportinguistas viram-se contra ele, tb gostava que assim fosse, mas n sei…Muitos sem dúvida o farão, mas este 1º grande ataque com relativo sucesso deixará as suas marcas, é possível reverter com provas claras, convencimento, mas o melhor melhor antídoto para o «adepto comum» serão as vitórias desportivas.
SL
27 Dezembro, 2014 at 22:05
Lá está, é aqui que eu confio na capacidade de análise do Marco. Como tive oportunidade de dizer mais adiante o facto de o JE ter ou não razão é quase irrelevante. Para bem de todos era importante que o MS percebesse que a partir do momento que isto passa a ser do foro público a única saída que tem é colocar-se ao lado do projeto. Caso contrário está entalado. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos mas cada vez mais me convenço que a próxima aparição publica do MS vai ditar muita coisa.
SL
27 Dezembro, 2014 at 22:19
Não estou muito inclinado para essa hipótese, pois sendo o empresário um agente da Doyen, teria que haver ruptura com ele, mas veremos.
SL
27 Dezembro, 2014 at 19:12
Revoltou-me que o jornalismo tenha formulado uma conclusão à quebra de popularidade do BC com base no facebook. É um meio facilmente manipulável e vulnerável à desinformação.
27 Dezembro, 2014 at 19:19
Yah,… Até houve um dia em que os obreiros do carnide compraram milhares de likes no Facebook, só para fins de GuinessBook.
FaceBook é uma praga da sociedade moderna.
Apostaria que mais de 90% dos comentários que supostamente atacam Bruno de Carvalho nessas redes sociais são feitos por lampiões. A agremiação Lampiã é o clube da maçonaria, e esses carbonários têm poder de mobilização. Se fossem filtrar os IP’s desses cibernautas veriam que muitos nicks diferentes são da mesma pessoa.
Rigas há muitos
27 Dezembro, 2014 at 19:19
Se o presidente BdC tem dúvidas se tem apoio, basta vir aqui a Tasca.
Os espartanos no “300” também eram poucos mas bravos contra um exército de milhares.
Podemos começar a fazer uma contagem de quantos espartanos temos aqui.
Eu estou com o BdC e com o SPORTING ATÉ A MORTE.
mais alguém?
27 Dezembro, 2014 at 19:24
Aqui e em todo o lado.
Os pasquins que dizem que os adeptos estão com Marco Silva estão a querer mandar ainda mais areia para os olhos dos pobres leitores, ouvintes e teleespectadores.
…a não ser que os ‘adeptos’ a que se referem seja afectos a outros clubes.
27 Dezembro, 2014 at 20:24
Aqui!
nao estou contra o MS
mas estou claramente a favor do BdC
e um dia depois continuam as teorias da maquinação do grande lider bruninho… no facer e nalguns camarotes… é impressionante!
ao ocntrario de muitos acho esta crise optima… teve o condao dos fazer sair da toca, estão cada vez mais audazes nas suas criticas, ja nao escondem a acefalia antibruno e o seguidismo do anti-bruno!!!
27 Dezembro, 2014 at 19:23
Todo este ruído á volta do Sporting começa a ser insupurtável , efetivamente Bruno de Carvalho cometeu 2 erros importantes , assinar 4 anos com Ms e escolheu mal os profissionais responsáveis pela comunicação do clube , agora adiar os problemas não resolve nada , no Sporting temos que nos deixar de tomar partido por A ou B , somos Sportinguistas porque gostamos do clube cada um á sua maneira mas para termos um clube que seja capaz de vencer titulos só se nos unirmos á volta da direçao do clube e no final do mandato é que se avalia o desempenho , enquanto não atinarmos não saímos disto , e os vermes dos nossos adversários sabem-no bem.S.L.
27 Dezembro, 2014 at 19:27
Quando à duração do contrato com MS, concordo que não deveria ser tão extenso. No entando, convenhamos que ao dar-lhe essa confiança toda, prova-se q
27 Dezembro, 2014 at 19:32
certo , mas nao podemos andar atrás do nosso “fergusson” por “despacho” ou contratos longos para transmitir confiança e estabilidade , estas só vêm com resultados desportivos e clube não devia estar refem de um contrato tao longo
27 Dezembro, 2014 at 19:32
…prova-se que a Direcção estava de corpo e alma com o Marco, ao contrário daquilo que a CS quer fazer crer.
Quanto às pessoa que estão à frente dos meios de comunicação do Clube, eu estou satisfeito. Jornal Sporting está cada vez melhor, Sporting TV está sempre no meu quotidiano e não passo sem ela. Por acaso até acho que tanto o jornal como a TV, mesmo tendo em conta que são orgãos afectos e propriedade de um Clube, demonstram grande isenção e por isso até são um agradável ‘oásis’ no deserto que é o jornalismo em Portugal.
27 Dezembro, 2014 at 19:39
referia-me á relaçao do clube com a imprensa , não percebo nada do assunto , mas não parece muito profissional
27 Dezembro, 2014 at 19:24
Eu sei que é um pouco off-topic: mas acho urgente que a SportingTV comece a desenvolver peças/documentários sobre aquilo que vai sendo divulgado sobre os resultados da auditoria. Queremos os resumos em imagens, com intervenções de elementos das diferente áreas da estrutura leonina a falarem sobre o assunto.
27 Dezembro, 2014 at 19:27
O verdadeiro sportinguista e as novas gerações jamais poderá esquecer o mal que foi perpetuado sobre as gestões anteriores.
Esses factos que vão sendo revelados a conta-gotas têm de ir além das palavras.
27 Dezembro, 2014 at 19:29
* perpetuado pelas gerações anteriores.
27 Dezembro, 2014 at 19:31
De facto todos nós estamos muito confusos… O mundo não vai acabar se (como tudo indica vai acontecer) Marco Silva sair. Fomos ganhar ao Dragão muito bem, mas perdemos de forma vergonhosa em Guimarães. E não contentes com isso, ainda oferecemos brindes (jogos de merda) ao P Ferreira e Moreirense. Portanto mesmo sendo um amigalhaço dos jogadores não os consegue motivar devidamente. Não é o melhor treinador do mundo e LJ para mim era de longe melhor, embora talvez menos espetacular em termos de futebol apresentado. OK, estava só no campeonato (desde cedo), mas não me venham dizer que nesta altura da época já há assim tanto cansaço acumulado…
BdC mexeu com imensos interesses. Ainda se lembram como brilhantemente defendeu o Sporting nos casos Bruma e Illori? Se fosse o Flopes acham que teria terminado do mesmo modo? Atacou Porto e Benfica e muito bem, o SCP nunca poderia ser o PortoB. Acabou a palhaçada de virem aqui buscar jogadores quando queriam, em alguns casos como foi com a maçã podre, minando o terreno (envolvendo até o Queiroz a quem o corrupto-mor pagou para não o convocar para o Mundial e assim não o valorizar). Atacou os fundos (ninguém me tira que o Corrupto da Costa está metido na Doyen) e muito bem novamente. Atacou as direções anteriores e muito bem porque prejudicaram o nosso clube. Recuperou financeiramente o SCP, emagrecendo a estrutura, renegociando com os bancos – lembram-se que o Flopes teve de vender o Wolfswinkel para pagar ordenados correntes? É a isso que queremos voltar? Fiquei abismado quando consultei os supostos blogs do Sporting e vejo tipos a atacar mais o BdC (e o EB e JE de forma nojenta) que os tripeiros e lampiões. Mas está tudo doido?
Os merdia têm sido asquerosos. Há comentadores na TV, como o Carlos Daniel ou nos jornais como o Fernando Guerra (e tantos outros) que me dão vómitos quando ouço ou leio os seus comentários.
A leitura que faço de tudo isto é os nossos inimigos perceberam que havia alguma divisão no Sporting quanto à eventual saída do Marco. Este aproveitou o facto de ter ganho ao Nacional para dizer que preferia falar “cara a cara” num claro desafio ao BdC que não estou a ver um treinador do Porto e Benfica fazer aos seus presidentes. Não é admissível que o faça! Bruno decreta blackout, mas continuam a sair coisas cá para fora (é no mínimo de desconfiar que não venham do Marco ou de alguém próximo, sobretudo quanto até citam uma reunião em que estiveram os dois) que tentam alimentar a ideia que BdC é intransigente e Marco um incompreendido. A quantidade de disparates é tanta que impressiona, sobretudo o que vem dos supostos sportinguistas(?) que querem um regresso ao tempo do croquete. Vê-se uma clara divisão entre sportinguistas. É o extase para os nossos adversários. Vão buscar o senil do Dias da Cunha e toda a gente que queira bater no SCP e sobretudo no BdC (até o perneta do jeffren!).
Voltando um pouco atrás, penso que BdC deve refletir na excessiva exposição que tem, em algumas frases infelizes (o ano passado a dizer que os outros tinham de dar mais luta, etc.etc.) que diz, na estrutura que tem que levou a uma série de contratações mal sucedidas (pode ser que ainda possam mostrar um outro rendimento mas basta ver o rendimento que têm tido na equipa B para se perceber que pelo menos temos de desconfiar do seu valor). Mas isto tudo é muito pouco comparado com o que já fez.
Agora em relação ao futuro próximo: Marco não vai continuar, mesmo que ganhe em Guimarães, o que é difícil. Mas não acredito que continue até ao Estoril, até porque neste momento temos um clima de paz podre que inevitavelmente vai minar os jogadores. Devemos pensar em quem poderá ser a melhor escolha e neste momento não é nada fácil.
A única coisa que é fundamental é que estejamos unidos, saibamos separar o essencial (preservar este presidente) do acessório (ficar ou não com MS) e que se possível contratemos melhor, a começar por um DC e PL. Ah! e se o William Carvalho da época passada voltasse, dava um jeitão…
27 Dezembro, 2014 at 19:41
Qual foi o resultado da última votação entre o BdC e o Couceiro? Pareceu-me ouvir assim por alto que o BdC tinha sido eleito por pouco (??) e por isso precisava de se legitimar (??).
27 Dezembro, 2014 at 20:17
BdC=53%
27 Dezembro, 2014 at 20:22
BdC=53.69%; Couceiro=45.29% e Severino =1.02%
27 Dezembro, 2014 at 20:06
O suino Bruno Prata:
http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/12/bruno-perdao-prata-pior-que-o-roc.html
27 Dezembro, 2014 at 20:12
É isto, é isto…temos que começar a atacar quem nos ataca..
27 Dezembro, 2014 at 20:13
No caso do Bruno Prata, parece-me que é mesmo Alzheimer, não um qualquer patrocínio do William Lawson’s.
27 Dezembro, 2014 at 20:27
ao contrario de muitos acho esta crise optima…
teve o condao dos fazer sair todos da toca.
os “militarizados” jornalieros, paineleiros e opineiros, bem como os “guerrilha” sportinguense, estão cada vez mais audazes nas suas criticas, ja nao escondem a acefalia antibruno e o seguidismo do anti-bruno!!!
27 Dezembro, 2014 at 20:50
O Cherba é um homem lúcido e um Sportinguista como devemos todos ser. Diferentes da maralha que polula e polui a lampionagem, e a turba de neandartais de província que vive nas imediações de antas (ou dolmens).
Nós devemos e temos de ser diferentes. Temos gente competente e séria à frente da Sad, do Clube e nas diversas equipes técnicas que orientam e desenvolvem as nossas trinta e tal modalidades desportivas.
A realidade, por outro lado, contradiz-me. Há inúmeros Sportinguistas que se enervam e deixam enervar pelas calamidades que os jornais desportivos e os canais de televisão propalam acerca de Nós.
Isto leva-me a pensar que Bruno de Carvalho, inteligente como é, aprende e aprende muito depressa. Não estou preocupado nem perco a estabilidade emocional em resultado da pasquinice Nacional. Regozijo-me, por outro lado, pela forma como o nosso Presidente reagiu, revelando uma maturidade que sei sua mas, que os pasquins persistem em negar-lhe.
A nossa equipe técnica, liderada por Inácio e tendo como vértice vsível Marco Silva é inteligente, rigorosa e profissional. Os jogadores, devidamente enquadrados por ela, também se não deixam destabilizar, independentemente daquilo que diga o Rascord ou a Rola da Luz.
Porém, um Clube de Futebol ou uma empresa não são uma democracia. Os princípios pelos quais se regem são fundamentalmente autocráticos. Se assim não for, acontece aos clubes e às empresas o que acontece aos regimes democráticos, onde tudo se discute e nada se resolve; os mais fortes roubam e os mais fracos pagam a factura.
Uma autocracia transparente, é a característica das empresas saudáveis que controlam e gerem os seus recursos ao mesmo tempo que orientam a sua produção, neste caso, em função de directrizes claras que, doa a quem doer, são definidas pelos orgãos de direcção e executadas por todos.
O Sporting é assim, transparente, sério, determinado e vai avançando, enquanto os cães ladram.
O Sporting é governado também para os Sportinguistas que, como amostra da sociedade de que provêm, obedecem à curva típica de distribuição de QI da Sociedade Portuguesa. Há 5% muito inteligentes; 90% “tem-te não caias” e mais 5% de burros certificados. Não se pode fugir a isto.
A comunicação para o exterior tem de ser orientada para a motivação ou tranquilização do “homem médio” sob pena de não ser eficaz.
Bruno de Carvalho começa a saber comunicar desse modo. É dar-lhes “panem et circenses” i.e. festa e resultados desportivos satisfatórios e vão ver que passa a andar tudo sossegado outra vez.
No âmbito desta política de comunicação teria sido conveniente que o Presidente tivesse envolvido, qual mesa redonda, também, Marco Silva e Joaquim Melo e Hélder Amaral. Não o fez desta mas fá-lo-á certamente numa versão semelhante, em intervenção futura inevitável, emergente de turbilhões desencadeados pela oposição externa.
Saudações Leoninas e votos de um novo ano à altura dos nossos pergaminhos ( isto é, novo sete a um aos lampiões, a conquista da Taça de Portugal e o acesso directo à Liga dos Campeões do ano que vem).
27 Dezembro, 2014 at 21:16
Uma “autocracia transparente”.
Comentário perfeito! Ó Cherba, fica aqui um copo pago.