Antes de mais faço-vos uma entrada a pés juntos com um Feliz Natal, Boas Festas e Saudações Leoninas para toda a família Sportinguista.

O jogo passado ainda me faz um peso na alma mas se somos feitos de alguma coisa a altura de o mostrar é mesmo quando seguimos em frente. Chama-se a isto carácter, todos temos direito a um e o universo verde e branco é o que importa no fim de contas. Os outros que levem a taça pois já não se pode fazer nada. Para o ano há que acreditar novamente.

Acho que abusei nos doces este ano e aquela torta de natal estava super deliciosa, mesmo à quinta fatia, nunca com menos de 3 cm de espessura (porque isso é estragar bolo). Pensei que todo aquele açúcar me ia corroer o cérebro e fazer-me babar para cima das teclas então precavi o cenário e “toca a escrever” imediatamente a seguir ao jogo. O pior é explicar em casa para que é que são os lenços ao pé do teclado… Os próximos 2 parágrafos foram retirados da crónica “Apenas uma Opinião Limpinha” d’As Redes do Damas quando ainda se elevavam vapores do fim de semana desportivo.

Numa final super renhida na Supertaça em Andebol a satisfação da vitória inimiga teve o mesmo grau de impacto que a desilusão leonina. Sem transformar um reparo num discurso derrotista o que se passou nos segundos finais deixou-me inconformado pela atitude do defesa do Porto que originou o 7 metros que não aproveitámos para levar o jogo para prolongamento. Em competição, uma fração de segundo num remate diz tudo o que pode acontecer a um resultado. Essa mesma fração de segundo não poderá “cegar” a causa em prol da consequência. Pedro Portela foi atropelado no seu remate e caiu de uma maneira que nos deixou preocupados ao início. Há que travar um remate a todo o custo mas não em troca de um xeque à integridade física de um colega de profissão já que foi uma queda aparatosa que não passou daí mas o pior do jogo poderia nem ter sido a bola não ter entrado na baliza.

Rui Silva deu a cara no 7 metros final mas não conseguimos o jogo. Assim como o Rui acerta, também tem o direito de falhar. Também se falha em outros instantes do jogo e a responsabilidade é repartida por todos. Os jogadores não ficaram menos infelizes que os adeptos e Bruno Moreira fez questão de realçar em comunicado isso mesmo agradecendo todo o apoio verde e branco quer no pavilhão de Águas Santas, quer fora dele. Mostrámos não ser uma eterna segunda melhor equipa em Portugal mas sim que luta para ganhar em todas as frentes.
Isto é o Sporting!

Agora é abrir o champanhe e comer as passas acreditando naquilo que conseguimos fazer. Vai ainda haver tempo à nossa Seleção para 3 jogos particulares com a Roménia antes do Torneio Internacional do Qatar. A convocatória sai apenas no dia 30 de Dezembro mas temos já 7 convocados para os particulares de 27,28 e 29. Acreditamos que, o normal, é o Sporting ser o líder, sendo que a máxima representação das restantes equipas é de 4 jogadores (ABC e Porto).

Que o 2015 seja como a nossa Seleção. Maioritariamente Verde!

Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)

*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.