De cada vez que recordo aquela sua presença na SportingTV, na entrevista conjunta ao presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, vem-me sempre à memória o facto de praticamente ter focado as suas intervenções (sim, porque perguntas devem ter sido uma ou duas e o resto foi repisar) na temática da dignidade.
Talvez recuando aos seus tempos de jogador, o José mostrou-se profundamente indignado por, no tal comunicado posterior à derrota em Guimarães, Bruno de Carvalho ter questionado a dignidade com que se vestiu a camisola do Sporting. E disso fez montada ao longo de toda a entrevista. A verdade é que, desde esse momento, tenho tido vontade de perguntar-lhe se a dignidade que tanto preza é de ocasião? E não o conhecendo pessoalmente, a pergunta deve-se, única e exclusivamente, à forma como a linha editorial do jornal A Bola vem sendo gerida.
Podia pegar em tantos exemplos que ficaria empanturrado. Da promoção de uma aliança entre benfica e fcPorto, onde se acha normal que um deles queira financiar a Liga (já agora, era porreiro ter investigado de onde apareceu o dinheiro para regularizar a situação dos árbitros), à transformação de um jornal diário, supostamente independente, em peça incontornável da máquina de propaganda benfiquista – as vitórias são sempre vistas pela positiva, procurando relegar para o miolo os casos gritantes de favorecimento ou a não utilização, propositada, de jogadores adversários e ignorando as exibições paupérrimas; a promoção da formação encarnada é doentia; os jogadores nem precisam de vídeos no youtube para serem inflaccionados (e, depois, saem capas patéticas como aquela da melhor época de sempre do Gaitán quando o Carrillo está a fazer o que faz) – é fácil perceber o papel a que o senhor e o jornal pelo qual é um dos responsáveis se sujeita.
Mas nem é por aí que eu quero pegar, até porque bastaria fazer uma compilação de capas para dispensar mais palavras. O que me traz aqui é o facto de, hoje, passarem duas semanas sobre o dia em que A Bola, na sua versão online, avançava com a notícia do despedimento de Marco Silva. «Marco Silva ainda não foi informado que foi demitido», podia ler-se num título prontinho a cair que nem uma bomba no já de si inquieto universo de adeptos leoninos. Entretanto, há dois dias, como se estivesse a lidar com pessoas desmemorizadas, eis que A Bola avança para uma capa com uma foto de Bruno de Carvalho e de Marco Silva, na Academia, a assistir ao dérbi entre equipas B. Escreve-se que a paz está relançada, pouco importando o que se escreveu antes. Até porque pouco importa a impunidade com que se noticiou um despedimento. E pouco importa o facto, no mínimo curioso, de se ter revoltado quando, na tal entrevista na SportingTV, foram questionados os artigos de opinião de Miguel Sousa Tavares e, agora, depois de, aposto, se ter deliciado com o que escreveu José Eduardo, não ter hesitado em utilizar a capa para o transformar em alvo fácil.
Chamem-lhe contingências do mercado e necessidade de vender, coisa que vai transformando o jornalismo em qualquer coisa questionável. Eu chamo-lhe ausência de respeito pelos profissionais que para si trabalham e que, no dia-a-dia, têm que dar a cara e ser confrontados com essa revoltante linha editorial à qual, na maioria dos casos, são totalmente alheios. Perante tudo isto, sou obrigado a perguntar-lhe: e a dignidade, José Manuel Delgado?
9 Janeiro, 2015 at 13:11
A dignidade dele deve estar na carteira.
9 Janeiro, 2015 at 13:21
Esse jornal é uma vergonha, do JMD não espero nada, é um carnidense execrável, tal como o gordo que tem a mania que é um estadista do seu diretor.
Já agora e porque o cherba fala no MST, as suas crónicas são um destilar de ódio ao BdC e ao nosso clube, aliás como é seu timbre e nunca ouvi alguém chamar a atenção desse merdas, o único gajo que lhe fez frente foi o grande Zé Diogo Quintela, mas logo foi corrido de escrever na biblia encarnada.
Quanto á bola TV , nunca vi porque não tenho Meo, mas pelo que ouço ninguém vê aquela merda, as audiências são baixas, é caso para perguntar onde é que andam os 6 milhões de lampiões ?
9 Janeiro, 2015 at 13:41
ninguém vê a méméTV? olha que não é bem assim…
só na Nova Zelândia são 60 milhões de ovelhas.
9 Janeiro, 2015 at 17:55
RP,
O José Diogo Quintela não foi corrido, foi-se embora e levou com ele o Ricardo Araujo Pereira, também na altura cronista do jornal, porque essas bestas cortaram um excerto do texto de resposta ao MST.
Excerto esse que ele depois publicou no site Sporting Apoio!
SL
9 Janeiro, 2015 at 13:27
Belo texto! Esta é a nossa luta!
10 Janeiro, 2015 at 5:45
Não poderia estar mais de acordo.
Parabéns pela sua lucidez.
9 Janeiro, 2015 at 13:36
“Dignidade” e “A Bola” são duas coisas que não encaixam… assim como Record, CM e por aí fora…
9 Janeiro, 2015 at 13:43
estão a falar de quem? de que jornal?
9 Janeiro, 2015 at 13:47
era meter este texto na página da bola..
brilhante!
9 Janeiro, 2015 at 13:53
A Bola é o jornal oficial dos lampiões…por isso nada do que vem lá me indigna ou fere minimamente! Não consigo perceber é como é que há Sportinguistas que não sabem dar esse desconto! Enfim…como em 90% dos casos o problema real não está nos outros mas sim nos Sportinguistas….
9 Janeiro, 2015 at 13:56
Se eu fosse insensível diria:
“O que faz falta a muitos jornais é …. publicar uns cartoons a gozar com o Islão”…
Mas como não sou insensível…nunca diria isso…
9 Janeiro, 2015 at 14:07
A Bola, na sua versão online, conseguiu publicar 2 notícias quase em simultâneo, em que um jogado ia para um lado, e ia para o outro.
Vai-se a ler as publicações online, muitas notícias são, ou cópias de agências noticiosas, ou traduções de publicações estrangeiras (em ambos os casos, sem referência).
Interessa-lhes é debitar palha.
9 Janeiro, 2015 at 14:09
Seria interessante perguntar ao Duque qual a instituição que emprestou o dinheiro (1M?) à Liga, e quais os fiadores (sim, porque quem iria emprestar dinheiro a uma organização falida e sem receitas).
E onde páram os patrocinadores.
9 Janeiro, 2015 at 14:10
A verdade amigo Cherba é que nunca se deve pedir a alguém…que dê o que não tem…!!
Como se pode pedir a essa gente alguma dignidade, se eles por dinheiro seriam capazes de vender a própria mãe…?
A luta vai continuar por muito e longo tempo…só uma coisa se pede aos “seguidores” do Leão Rampante…:
Que se mantenham unidos em defesa do Sporting…sem nunca dar o flanco, para não sermos atacados…por onde não esperamos…
Agora sermos atacados por um qualquer “Zé Manel”…é como dizia o outro…:
É igual ao litro…!!
Temo-los por aí aos pontapés…é “passar-lhes por cima”…e ir em frente…!!
Sporting Sempre…!!
SL
9 Janeiro, 2015 at 14:33
Mais nada. Passar-lhes por cima é o lema do leão. SL
9 Janeiro, 2015 at 14:11
Uma Rameira jornalistica será sempre uma rameira que se apelida de jornalista…. o FCP tem a sua, o Benfas também… o Sporting se quisesse, também poderia ter a sua… mas felizmente ao que parece ainda acredita no amor. E ainda bem… porque para mim futebol que me interessa é um jogo e um espetáculo e não uma novela sul americana.
9 Janeiro, 2015 at 14:29
A eles não lhes interessa falar no flop Bébé 3Milhões nem nos 6Milhões Pizzi que só agora vai jogar, nem no futuro Pelé que está na equipa B nem nos 77% de vitórias do Sporting pós Guimarães ao contrário dos 38% pré.
A eles não lhes interesse falar no colo colo de carnide nem de onde apareceu o dinheiro para a arbitragem.
A eles não lhes interessa mencionar que a reunião da FPF sobre as equipas B, surge passado 2 semanas da entrega do documento por parte do Sporting.
A eles a verdade não interessa, a eles só a mentira lhes convém!
SL
9 Janeiro, 2015 at 15:00
este comentário devia ter mais gostos…
para já, deixo o meu!
gosto deste comentário!
9 Janeiro, 2015 at 15:27
Ontem a minha mulher comentou: Não te ouvir a falar e discutir assim já faz muito tempo… tu estavas mesmo exaltado!
Podera… estive mais de meia hora a calar um amigo lampião que em cada tentativa “tonta” da parte dele de se gabar… levava com o verbo todo que eu lhe tinha para dar em modo Fight&Resist!
“de vocês só me interessa que admitam que estão a ser levados ao Colo… de resto podem ganhar os Campeonatos que quiserem”
Do outro lado silêncio……
9 Janeiro, 2015 at 18:20
É pá por incrível que pareça, tenho um amigo meu lampião que na festa de passagem de ano cá em casa saiu-se com esta:
“Ah e tal vocês só estão a 10 pontos porque as arbitragens este ano têm sido uma vergonha”
“Como assim ?” perguntei eu
“As arbitragens a favor do Benfica este ano têm sido por demais”
Ainda incrédulo perguntei-lhe “Olha lá, isso é novidade só esta época, ou agora dá jeito falar nisso para servir de crítica velada ao Bruno de Carvalho? No ano passado o BdC fez prova disso em conferência de imprensa e toda a gente lhe chamou nomes”.
Lá veio a conversa de que no ano passado tinham uma ganda equipa e tal. Mas já foi assim a meios que envergonhado. De qualquer forma, não deixei de ficar surpreendido.
10 Janeiro, 2015 at 0:38
Gosto deste comentário
9 Janeiro, 2015 at 14:38
Nas palavras de Gabriel o Pensador, uma descrição correcta do JMD
“Eu não tenho nome
Eu não tenho identidade
Eu não tenho nem certeza se eu sou gente de verdade;
Eu gostaria de ter um pingo de orgulho
Mas isso é impossível pra quem come o entulho;
Eu não tenho dignidade ou um teto pra morar;
Honra?
Não tenho
Eu já nasci sem ela”
9 Janeiro, 2015 at 14:42
Será que acabei de ler as palavras “dignidade” , “abola” e “Jose Manuel Delgado” no mesmo texto?
Nao bebes mais sake Cherba.
9 Janeiro, 2015 at 15:34
Estou farto de avisar que isso faz mal, mas não acreditam em mim. Não há nada que bata um shot de medronho
10 Janeiro, 2015 at 0:42
GOSTO Deste comentário
😉
(mas o Sake do Buçaco, com certeza, mas não ficará atrás)
9 Janeiro, 2015 at 14:54
“gente” que gosta de viver de joelhos.
9 Janeiro, 2015 at 14:57
A esse José delgado (ou duodeno) eu lhe desejo:
QUE LA CHUPÉN Y SIGAN CHUPANDO!!!
9 Janeiro, 2015 at 15:07
O erro é nosso.
Nós é que (sabe-se lá porquê) continuamos a achar que os pasquins desportivos ainda são publicações feitas por jornalistas, e com a colaboração de colunistas comprometidos e assumidos. E por isso continuamos à espera de num qualquer pasquim encontrar jornalismo desportivo, e artigos de opinião de quem assume ao que vem.
Continuamos à espera de uma coisa que deixou de acontecer há muito tempo. Se só agora alguns se dão conta disso, é porque até há ano e meio atrás o Sporting não ameaçava os poderes instalados, e por isso era geralmente desprezado, mas não atacado como é agora.
O que temos há muito tempo, são publicações feitas por tarefeiros que suportam habitualmente uma das nádegas, e em casos especiais (a aliança na Liga) suportam as duas – é o “efeito cadeirinha”. Depois, mantém-se a colaboração de colunistas comprometidos e assumidos, mas com um peso relativo inferior ao que acontecia antes – agora proliferam os “especialistas” em diversas “temáticas”, tipos tão ou mais comprometidos que os outros, mas não assumidos, que são os verdadeiros fazedores de opinião (para quem forma opinião pelo que vem publicado nos pasquins, naturalmente).
Falo dos pasquins, mas a lógica aplica-se aos programas de paineleirices – chateia-me muito menos o que quer que seja dito por um RGS ou um Eddie Vedder wannabe, que representam assumidamente a sua nádega, que o que é dito por um Bruno Pratas ou um Carlos Daniel.
9 Janeiro, 2015 at 15:11
muito bem.
9 Janeiro, 2015 at 15:11
Desculpem lá, antes de colocar o comentário acima num post sobre dignidade, devia ter avisado que era um OFF TOPIC…
9 Janeiro, 2015 at 15:19
Apoiado.
9 Janeiro, 2015 at 18:22
Parafraseando um gajo fixe do Porto, que usa luvas na foto, digo “é tudo isto”.
9 Janeiro, 2015 at 18:26
O vedder wannabe nem cócegas me faz, mas gajos que se servem da posição que detêm num canal público, para debitar merda atrás de merda, ainda para mais seguindo uma agenda que os faz parecer só umas brutas marionetas, é coisa para me levar aos arames!
A pergunta que eu gostaria de fazer ao Carlos Daniel, depois de lhe babar a sopa toda, comida num qualquer Gaia Shopping, é esta: e agora, Carlota, achas que os jogadores do Braga tinham lugar naquele onze miseráel da equipa que, vá-se lá perceber como, leva dez de vantagem?
9 Janeiro, 2015 at 15:14
eu há mais de 1 ano que decidi de mim estes ” merduns” desculpem o termo não levam nem mais um tostão …eles tem a liberdade de escrever o quiserem e eu sou livre de gastar os meu dinheiro em coisas uteis e que me dão prazer me ler… jornais desportivos so mesmo as quintas …e traz sempre uma bela entrevista como foi a desta semana ” grande Adrien ” ….
9 Janeiro, 2015 at 15:14
realmente,Cherba, que falta de “inteligencia” da tua parte…
perguntar a um lampiao pela dignidade dele??
(só podia ser uma pergunta retórica…)
a dignidade deles perdeu-se nos confins de :
datas de fundacao
contagem de titulos
reconhecimento de um, um unicozinho, favorecimento de que tenham sido alvos
tudo isso é pura ficcao cientifica…e para ficcao cientifica sempre preferi o Isaac Asimov…
9 Janeiro, 2015 at 15:42
podes acrescentar à lista o colo monumental dado pelo estado e pela liga que lhes permitiu continuar nos campeonatos profissionais na era pós vale, construindo um estádio com ajuda do estado à qual não tinham direito e ainda uma academia numa negociata ainda hoje por explicar. Tivesse sido cumprida a lei e os gajos tinham ido parar aos distritais, não tinham construído a etar nova e academia só mesmo no papel.
Dignidade é coisa que não entra no vocabulário do lampião.
9 Janeiro, 2015 at 15:17
Je ne suis pas A Bola !! Je suis Sporting.
9 Janeiro, 2015 at 15:21
já agora…
nao há nenhuma lei contra devolver Bebés??
9 Janeiro, 2015 at 15:22
Dead or alive ?? É perguntar aos McCann …
9 Janeiro, 2015 at 15:31
esses foi mais adormecer/desaparecer…
9 Janeiro, 2015 at 15:34
Normalmente ficasse só por:
“Essa merda não é minha!!!!”
E vai para testes e cenas assim!
Pelos vistos o JJ vai mais longe…”é meu…sim senhor…mas eu não quero nem sustentar nem aturar essa merda!”
9 Janeiro, 2015 at 21:57
Não venderam, alugaram.
Se já são barriga de aluguer, porque não haveriam de alugar bébé(s) ?
9 Janeiro, 2015 at 15:21
Vocês (JMD e afins) sabem lá…
Só a perde quem a tem.
S.L.
9 Janeiro, 2015 at 15:32
se alguem estiver interessado em perceber a relacao de um lampiao com “numeros” é ver o ultimo post do Artista do dia… está um “mimo”, eheheh
http://oartistadodia.blogspot.co.uk/
9 Janeiro, 2015 at 15:48
Estive a ver as estatísticas de cartões e a dos “até aos 55′” é interessante.
(as Ligas da Verdade valem o que valem, ali ou na SicN…)
9 Janeiro, 2015 at 16:15
Muito bom!
9 Janeiro, 2015 at 15:48
hoje devo de estar mesmo xéxé…
dando uma “vista de olhos” pela blogosfera “sporting.. qualquercoisa”…
vejo que se continua a “bater na tecla”… BC depois de ver a reaccao dos socios, fez marcha atrás blábláblá, por causa da popularidade blábláblá, arrependeu caminho blábláblá…
agora sou eu que estou confuso ou:
– ainda nao vi os reforcos que o treinador “exigia”…
– esse mesmo treinador, pelo menos para já, “mudou” o tom do discurso nas flash intervies/conferencias de imprensa…
esse mesmo treinador agora “comecou” a apostar nos reforcos do BC, como a CS tao lesta os chamou, quando lhes cheirou a sangue, antes do jogo de guimaraes para a taca da liga…
– teem-se visto jogadores “dignos” da camisola que vestem desde que esse “episódio” comecou…
– ve-se, (pelo menos aparentemente), mais “sintonia” entre a estrutura…
e o “outro” é que “perdeu” e fez marcha atrás???
ando mesmo a “ver estes filmes” todos ao contrário… alguem me pode ajudar??
9 Janeiro, 2015 at 15:54
Eu….
Quer tu quer os outros estão a tentar ver um filme…mas aquilo é só um trailler! Ninguém sabe bem o que aconteceu por isso deixem de tentar “ver” o filme a partir do Trailler! Cada um desenvolve conforme lhe apetece e convém, ignorando o que é o filme na realidade….
9 Janeiro, 2015 at 16:15
Para os inimigos do Sporting, o BdC iria sempre perder este “diferendo” com MS. Se MS tivesse saído, tinham malhado no BdC porque tinha dado um grande tiro no pé e teria de se demitir, como MS ficou, então foi porque o Presidente ficou fragilizado porque teve de fazer cedências…
9 Janeiro, 2015 at 16:27
Querem mais um exemplo? Este dito pelo próprio BdC…
No ano passado como vínhamos da pior época da história, o Sporting não se posicionou como candidato, mas não houve conferência de imprensa que não se tivesse colocado essa questão quer a LJ ou BdC. Fomos até muito criticados pela pasquinada e tarefeiros vassalos por irmos em 2º lugar e não assumirmos a candidatura ao título…
No início desta época desportiva o Sporting reforçou o plantel (Saiu apenas 1 jogador importante, Rojo) e assumiu-se logo como candidato, e não é que BdC é criticado precisamente por assumido o que no ano passado criticavam não ter feito.
9 Janeiro, 2015 at 21:46
++++++++++++++++++++++++++++++++++1 é de facto impressionante a “dignidade” com que a CS trata o Sporting, graças a Deus que é sempre em prol da defesa do clube e dos adeptos do Sporting
9 Janeiro, 2015 at 18:28
Pois eu acho que é uma máquina diabolica que aproveitou/aproveita de tudo para se agarrar ao “pau”!!!
No fundo andam a vender jornais à nossa pála porque ele não tem assunto para vender:
Ora vejamos: o curro-pio de jogadores que andam a vender, o diferendo entre o orelhas e o Jazus em continuar ou não… esse sim está a prazo!
Competições importantes além da Liga Colo, nem pensar.
Jogadores da formação a dar cartas ou a encher de orgulho a passarada…nem vê-los!
Os tripas….
Liga Colo Colo oferecida à pardalagem… ainda agora andam a sentir o tamanho do tarolo a entrar devagarinho e assim será até ao final do campeonato.
Provas importantes… só a LC que durará mais ao menos …2 jogos!
Taça da liga … aquela que eles não gostam e desprezam…
Como vem… se não falam de nós não tem nada para falar!
9 Janeiro, 2015 at 15:53
O que mais me incomoda é que JMDelgado é filho de um ex-dirigente do Sporting, fez a sua formação no nosso clube e só como senior representou o Benfica. Agora tem um lugar importante na Central de Propaganda Lampiónica e desempenha ainda, como dizia Guerra Junqueiro,o papel de ” esfregão de cozinha ” dos ditos para lhe limpar as nódoas”.
9 Janeiro, 2015 at 15:58
infelizmente a inteligência é algo que a formação do SCP não pode dar a quem por lá passa. A inteligência é algo com que se nasce não se adquire.
9 Janeiro, 2015 at 15:59
Burrice é coisa que a pasquinagem não tem nada….são é demasiados espertos até…
9 Janeiro, 2015 at 16:03
Lamento mas isso não é inteligência, quanto muito é instinto de sobrevivência (algo que qualquer animal tem) misturado com muita falta de vergonha (algo que só animal homem tem).
9 Janeiro, 2015 at 16:13
Eu não acho….acho que eles são uns vendidos de uns cabrões sem pingo de ética…mas que são gajos inteligentes a escrever para muita gente burra…lá isso não tenho duvidas!
9 Janeiro, 2015 at 21:50
nem a honra, nem a dignidade, nem a moral ou os principios…
9 Janeiro, 2015 at 15:59
Acho que dizes o essencial neste texto, Cherba.
A comunicação social, quer se queira ou não, é uma parte importante do que é o futebol e alimenta a vida activa dos clubes, principalmente dos três grandes. Muitas pessoas apenas conseguem conhecer a realidade leonina através dos diários desportivos.
Isso faz com que a responsabilidade de jornalistas e jornais aumente exponencialmente. Só que eles não aceitam essa responsabilidade, libertam-se e demarcam-se dela. Por isso mesmo, as notícias mentirosas e exageradas, o exagero no mediatismo de alguns temas e mesmo o jornalismo sensacionalista é para eles algo que faz parte do negócio. “temos de dar as notícias” dizem sempre que são confrontados, sempre com uma postura de vítima que não suporto.
9 Janeiro, 2015 at 16:11
Maria…é muito mais simples que isso!
O desporto em geral (e o futebol em particular) está cada vez mais fechado e a CS tem cada vez menos acesso! Além disso é uma área normalíssima onde a grande maioria dos dias não acontece rigorosamente nada de relevante! Só que existem 3 jornais desportivos diários, jornais esses que estão cheios de (lá está) jornalistas que têm de por comida na mesa da família! Ou seja têm forçosamente de ter noticias para dar e escrever todos os dias! Ora…se como disse no mundo do futebol (como em todas as áreas) acontece algo digno de nota 2/3 dias por semana…o resto é preciso preencher! Agora digam-me…entre ser despedido e receber 1/6 do que recebe hoje num bi-semanal (como devia de ser) ou inventar, extrapolar, empular, abusar…o que achas que os que estão empregados escolhem?!?!
É tão simples quando isto! Pergunta a quem vive em Inglaterra (ultra pátria do futebol) quando jornais diários só de desporto têm! E na Alemanha?! Compara com o numero de jornais num pais minusculo como Portugal! Notarás ainda que a pior imprensa, a que inventa mais, a que faz mais filmes e tudo mais é a dos países com mais diários…Portugal, Espanha, Itália…é preciso dar de comer à família…
Assim o que acontece em Portugal! Para sobreviverem, A Burla e o Nojo vendem para uma classe especifica! Lampiões e Bufas! E vivem de três coisas: Insuflar o clube dos seus leitores, deitar a baixo os outros e muito de vez em quando crises nos clubes dos seus leitores! O Rascord optou por outra estratégia…basicamente vendeu-se a quem pagou mais…e quem pagou mais foi quem também anda a financiar à muito os lampiões e o seu topo gigio…alguns Angolanos…e por isso passou a proceder em conformidade a quem lhe dá o guito para viver….quer o Rascord quer o CM vivem de sensacionalismo e de deitar a baixo porco e Sporting…
9 Janeiro, 2015 at 16:20
Ou seja….a dura realidade a que se tivermos sorte um dia vamos chegar é:
– Portugal não tem nem de perto nem de longe mercado nem condições para ter 3 diários desportivos! E a espiral em que eles entraram nos últimos anos de mentira um dia será tão evidente (já começa a ser notório…daí as quebras gigantes de vendas que têm…) que já ninguém compra os jornais! E aí sim….com sorte aparecerão bi-semanais, semanais ou limitar-se-ão a uma secção em generalistas! E para o circo diário…net e tv…
Ora como o que hoje em dia alimenta a grande maioria dos mil programas de futebol na tv são noticias inventadas e insufladas esses programas terão muito mais dificuldade em ter assunto e por isso o futebol deixará de ser a moda dos canais de noticias…
Este é o futuro que eu prevejo…
9 Janeiro, 2015 at 17:15
Concordo com o que dizes, mas acho ainda assim que Portugal tem dimensão para três desportivos.
Repara, o Record, a Bola e o Jogo figuram no top 5 de jornais mais vendidos. O Record chegou a estar à frente do Correio da Manhã (antes do Manha) e os três estão bem à frente de jornais como o Público e DN, por exemplo.
A questão é que o próprio jornal não é bem aproveitado. Poderia ser mais pequeno a meio da semana, dar mais páginas às modalidades e aos clubes que não figuram no top 3, apostar no online. Isso ia criar um decréscimo nas vendas, talvez, mas também não seria tão cara a impressão do jornal.
Existe uma responsabilidade da parte da comunicação social em ser elo de ligação entre o público e o desporto, e eles não estão a cumprir. Eles querem sensacionalismo porque acham que sem isso não sobrevivem, quando eu acho que isso é que os vai matar.
9 Janeiro, 2015 at 17:35
Maria…eu estou a falar dos jornais desportivos porque acho que os generalistas têm em grande parte o mesmo problema! ;)! Aliás os jornais em Portugal estão numa crise profunda…
E os jornais desportivos vendem o que dizes por causa das mentiras e do circo que fazem…o que digo é que sem esse circo não vendiam nada porque não têm noticias relevantes para dar fora antes da jornada e depois da jornalda! Daí eu dizer que os “jornalistas” têm muito presente que têm uma escolha a fazer: mentir ou perder o emprego…
;))!
9 Janeiro, 2015 at 16:11
http://cdn.cmjornal.xl.pt/2015-01/img_212x140$2015_01_09_10_24_14_428758.jpg
Via gora esta foto no CM e “achei escandalosa esta montagem…”
E ainda por cima…acompanhada deste titulo…: “Marco e Bruno fazem as pazes em almoço…”
Uma “desgraça…”…o Sporting não se pulverizou com as tentativas terroristas desta CS…
SL
9 Janeiro, 2015 at 16:12
Parafraseando o chefe: NA PEIDA!
9 Janeiro, 2015 at 16:29
jornalismo são pevides… na concorrência tens o livro do jorge mendes.
Isto é jornalismo ou publicidade paga?
9 Janeiro, 2015 at 16:42
Acerca deste livreco desse “parasita” do futebol…
Como não havia ele de nos prejudicar em todas as acções tidas com o Sporting se ele “faz parte” das galinhas e “está enfeudado” ao pintinho…??
SL
9 Janeiro, 2015 at 16:31
Acaso os jornais desportivos trazem artigos de fundo sobre os sistemas tácticos, as metodologias de treino, a indústria do futebol, debates sobre legislação, fundos, novas tecnologias, congressos internacionais de futebol?
Acaso os jornais desportivos são imparciais, criteriosos com as fontes, priveligiando a informação e o enquadramento ao sensacionalismo à propaganda?
Acaso somos brindados com cronistas de qualidade que escrevam em bom português, com jornalistas deontologicamente inatacáveis que consigam explicar um jogo de futebol?
Acaso recebemos informação em quantidade e qualidade sobre o Hoquei em Patins, Andebol, Atletismo, Futsal, Voleibol, e todas as outras modalidades olímpicas, que possam contribuir para uma formação integral moral e fisica do ser humano?
Acaso temos reportagens sobre o futebol em todas as suas vertentes (desde o mundo dos adeptos, às realidades económicas e sociais que atravessam o futebol, às instituições internacionais) que possam contrinuir para um adepto mais informado e exigente?
Acaso temos mais do que fontes inventadas, mentiras nas capas, contratações imaginárias, cronistas venenosos, jornalistas sem espinha, manipulação dos factos, propaganda da Santa Aliança e ataque sistemático à maior potência desportiva nacional?
Acaso recebemos mais do que informação sobre as cuecas do jogador A, o rabo da namorada do B, as idas ao desfile de moda do jogador C, o novo Iphone do D, as férias do E, o selfie do F, a revienga no treino do G, o novo anúncio do H, o vómito do I, o elogio do empresário do J, o novo tweet do K, o novo perfil do facebook do L, o instagram do M, o cartaz do adepto para o N, a Miss Fanática gosta do O, a capa da revista prefere o P, o Q faz publicidade ao Viagra, ao passo que o R foi ajudar os sem-abrigo, o S não dispensa o sushi e nos tempos livres gosta de ver séries, o T está encantado com o clube e o treinador e acha Lisboa muito bonita, já o U sonha com a Liga Inglesa, V tirou um caco do nariz, W fez uma nova tatuagem e X estreou um novo penteado, o Y peidou e o Z abriu um restaurante?
Acaso não perdemos tempo, dinheiro, e sanidade mental ao contribuirmos para o finaciamento dos grupos económicos que pretendem destruir a maior potência desportiva nacional?
Acaso não seria possível empregar esse tempo e dinheiro, em comida, bebida, poupanças, ler, viajar, pagar quotas e ir ver o Sporting?
Por tudo isso, e por saber de fonte segura que o Delgado é um atrasado, não compro jornais desportivos ao serviço do inimigo.
SL
9 Janeiro, 2015 at 16:43
“Dignidade?” # Vocês Sabem Lá
9 Janeiro, 2015 at 16:43
Falou e disse
9 Janeiro, 2015 at 17:19
depois de tudo o que “enumeraste”, resta a pergunta:
porque é que se chamam diários “desportivos”??
só falam no acessório e nao do desporto em si…
9 Janeiro, 2015 at 18:42
Muito bem ,7-1, é isso mesmo.
9 Janeiro, 2015 at 21:43
Isto.
Mas felizmente há internet. Porque “lá fora” há quem faça o que referes nos dois primeiros parágrafos, e pasme-se, de vez em quando olhe para o futebol do nosso rectângulo e faça o que os “nossos” órgãos de CS desportiva não fazem. Diria que os envergonham. Mas para isso era preciso que tivessem alguma vergonha.
9 Janeiro, 2015 at 21:58
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++1