Acabou a primeira volta. É altura de balanço e de discutir aquilo que de melhor e pior aconteceu nestes seis meses de altos e baixos.
Do plano desportivo, temos a maior parte dos objectivos imaculados. Estamos na meia-final da Taça de Portugal, a um passo das meias da Taça da Liga, garantimos o terceiro lugar no grupo europeu e, consequentemente, a Liga Europa, mas estamos a uns agoniantes 10 pontos da primeira posição no campeonato.
Ainda que assumindo a mentira que representam estes 10 pontos, a verdade é que a juventude da equipa e corpo técnico veio ao de cima em bastantes situações. 6 empates, esse é o saldo mais negativo. 4 deles em casa e a maior parte das vezes com equipas de fundo da tabela. A equipa apresentava-se em grande nível quando os jogos exigiam concentração máxima. O jogo no Dragão, os dois contra o Shalke, os clássicos e, mais recentemente, em Braga, são exemplos no nível de compromisso assumido. Era na semana seguinte que os problemas começavam, com uma passividade enervante e quase sempre uma hora de jogo sem grandes oportunidades. Primeiras partes completamente desprovidas de raça e atitude, com o jogo frente ao Moreirense a ser o maior exemplo disso mesmo.
A “crise” estrutural vivida nos tempos de Natal acabou por resolver muitas das questões que nos assolavam de forma natural. Questionávamos qual o utilidade dos reforços apresentados no Verão. E, no final de contas, vimos um lateral muito competente em Geraldes (mais que Miguel Lopes), vimos uma alternativa em Rosell, desfrutámos do perfume do Gauld, percebemos a evolução de Slavchev e agradecemos a entrega de Sacko. A questão da aposta nos miúdos da formação também acabou por ser bem resolvida. Tobias foi subido à equipa principal, Esgaio merece agora lugar no banco, Wally continua a crescer e é com entusiasmo que vemos a aposta pessoal de Marco Silva em Podence. Para além disso, a equipa voltou a ganhar quando é necessário ganhar, voltou ao seu futebol ofensivo e vertiginoso e somou oito vitórias consecutivas, que esperamos que se transformem em muitas mais.
Custa perceber que existiram muitos pontos que não foram devidamente esclarecidos entre direcção e corpo técnico e que, afinal, era possível termos chegado a este estado mais cedo na época. Talvez, com uma melhor ligação entre elos do clube o fosso para o primeiro lugar não fosse tão alargado. Nunca saberemos, de facto. O discurso do “jogo a jogo” está de volta e, de momento, é o que podemos ter. Não vale a pena falar em luta pelo título se, por culpa própria e de outros, estamos tão longe de lá chegar. Ainda que, como sportinguista, continue a existir alguma esperança secreta.
A esperança de trazer a Taça para Alvalade é a mais viva e fundada esperança que temos. A equipa tem somado boas prestações, tem mostrado um nível de profissionalismo elevado e, estando já na meias, não podemos deixar de sonhar com o troféu, que tão bem nos assenta. Quanto à Liga Europa, não vou mentir. Se passarmos o Wolfsburgo somos uns dos favoritos à conquista do título europeu. Mas o pensamento tem de ser eliminatória a eliminatória, com qualidade e humildade, sem nos deslumbrarmos mas com vontade de deslumbrar. Quem sabe, podemos fazer “coisas bonitas” e conquistar o maldito que nos falta de 64. Taça da Liga tem sido uma competição útil, para dar a conhecer certas caras e fazer descansar o plantel. Para além de motivar os nossos meninos. Na minha opinião, mesmo sabendo que encontramos as lamparinas nas meias, a aposta deve ser para manter (o treinador é que não deve achar muita piada e já foge um pouco à questão). Até porque, se calha a vencermos com os putos, segurem-nos durante 10 anos, ninguém nos cala. Tenho muitas esperança e expectativa em ver como se apresentam os jovens nas próximas etapas e que tipo de equipa monta Marco.
Termino com o nosso onze da primeira volta: Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Maurício (…), Jefferson, William, Adrien, João Mário, Nani, Slimani e Carrillo. Espero que Tobias agarre o lugar, que Gauld seja cada vez mais uma presença e que Esgaio fique com lugar no plantel de uma vez por todas. Quanto ao mercado, urgente resolver as questões Miguel Lopes, Capel e Heldon, bem como o excesso de jogadores que existem na equipa B.
20 Janeiro, 2015 at 8:42
Belo balanço da primeira metade da época, Maria Ribeiro.
Concordo com tudo! Pipi saboroso este…
SL
20 Janeiro, 2015 at 9:05
Bom dia!
Concordo Maria, que grande posta, és a maioor.
Sl
20 Janeiro, 2015 at 9:37
O que me dá uma certa esperança a respeito da Liga Europa é que tem sido nos jogos mais difíceis que esta equipa mais joga. É compromisso, sim, mas é também qualidade como há muito não se via. Mas, verdade seja dita, o Wolfsburgo é muito melhor do que o Schalke.
20 Janeiro, 2015 at 9:39
Bom dia,
Totalmente de acordo com a Maria. Excelentes textos (por isso dei-lhe 4 pontos na eleição para tasqueiro (a) do ano), mas hoje não me apetece dizer mais nada porque estou completamente lixado com um F muito grande. Domingo era para ir a Alvalade com o Núcleo da Covilhã. O Sporting contactou os núcleos no sentido das crianças com idades compreendidos entre os 6 e 8 anos, desde que se inscrevessem, podiam entrar em campo com os jogadores e assistir ao jogo nas imediações do relvado. O meu filho tem 6 anos e está doente, logo ir Domingo para Alvalade está fora de questão. Já viram a oportunidade que ele vai perder.
SL
20 Janeiro, 2015 at 9:47
Outras oportunidades vao surgir.
As melhoras ao petiz.
SL
20 Janeiro, 2015 at 11:19
Obrigado, Capitão.
20 Janeiro, 2015 at 9:59
As melhoras do puto … esta altura do ano é tramada.
Agendo sempre um fds nesta altura por aí … e é sempre até à ultima a ver se algum está doente ou não.
20 Janeiro, 2015 at 11:20
Obrigado, de facto com miúdos nestas idades e nesta altura do ano não dá para fazer muitos planos.
20 Janeiro, 2015 at 10:09
É pena…realmente uma oportunidade dessas custa a perder.
É a vida… não há que desanimar.
As melhoras para ele!
20 Janeiro, 2015 at 11:20
Obrigado.
Nós sportinguistas nunca desanimamos.
20 Janeiro, 2015 at 10:53
As melhoras po kid. Covilha nesta altura é sempre bonita.
20 Janeiro, 2015 at 11:23
Obrigado. A Covilhã é sempre bonita, nesta altura é ainda mais bonita.
A neve chega à zona do estádio Santos Pinto, aliás no domingo o jogo do Covilhã com o Santa Clara teve de ser adiado. Coitados dos açorianos, tiveram de regressar aos Açores e têm de cá voltar no dia 28.
20 Janeiro, 2015 at 12:11
Os Açoreanos ficaram mas é todos contentes… Nem sabes como aqui nas ilhas o pessoal está sempre com fogo no rabo para dar umas voltinhas ao “rochedo” 🙂
20 Janeiro, 2015 at 13:41
E eu ando com o fogo no rabo para ir passar umas férias aos Açores.
Passei a minha lua de mel na Terceira, por influência de um casal amigo de Angra do Heroísmo que residem aqui na Covilhã.
Mas tenho muita vontade de conhecer outras ilhas como S. Miguel, Faial, Pico…
SL
20 Janeiro, 2015 at 14:51
Eu digo isto… mas estou no Funchal… à experiência 🙂
Se estas gentes já dizem isso … imagino nos Açores.
também eu estou “mortinho” para lá ir… dizem maravilhas e ainda não fui lá.
20 Janeiro, 2015 at 17:05
Do que eu vi na Terceira, adorei. Aquilo é natureza no estado puro. Eu aluguei um carro e andei à deriva a descobrir a ilha. Encontrei lagoas e piscinas naturais no mar onde não havia ninguém. Imaginas o que se pode fazer em plena natureza… ainda por cima em lua de mel… 🙂
O verde das paisagens é fantástico e come-se muito bem.
Sem dúvida que recomendo e há ilhas ainda mais bonitas.
SL
20 Janeiro, 2015 at 12:04
Há mais marés que marinheiros.
Não é desta, vai numa próxima vez. E se calhar até acaba a festejar com o Tanaka e a cantar ” E o Tanaka já marcooouuuuu…..” 😀
( Se der para agora ir eu na vez do pequenote, agradeço. 😛 )
As melhoras.
20 Janeiro, 2015 at 13:45
Obrigado, Maria!
Não vai cantar em Alvalade mas vai de certeza cantar em casa!
Agora entrar em campo com um jogador do Sporting seria brutal!
Ires na vez dele? Se quiseres eu falo com o pessoal do núcleo e a gente inscreve-te 🙂
SL
20 Janeiro, 2015 at 14:11
😀
Isso é que é era. Eu de mãozinha dada com o cederico…. 😉
20 Janeiro, 2015 at 14:45
Já estou a ver que ias para a jaula com ele… .)
20 Janeiro, 2015 at 14:24
Às melhoras do puto. Abraço
20 Janeiro, 2015 at 17:00
Obrigado.
SL
20 Janeiro, 2015 at 15:47
As melhoras do miúdo…
Eu, se Deus quiser…vou levar o meu neto Tomás qu fez 6 no dia 5 deste mês…
Por influencia do pai “diz” que é do benfas…
Mas o avô vai pouco a pouco, tentando “metê-lo” no bom caminho…
Para já…não fala noutra coisa…!!
SL
20 Janeiro, 2015 at 16:23
Não te preocupes Max eu sou do Sporting por causa do meu avô, o meu pai não ligava a futebol e o meu avô é que me pôs no bom caminho…
20 Janeiro, 2015 at 17:11
Obrigado, caro Max.
O meu filho fez 6 anos no passado 11 de outubro e no dia 26 teve o seu batismo em Alvalade no jogo com o Marítimo.
Na minha família era tudo adepto do benfas com exceção do meu saudoso avô materno. Sou do Sporting por influência dele. Mais tarde o meu sportinguismo contagiou a minha mãe e até a minha esposa que era adepta do benfas teve de mudar para o Sporting antes de casarmos. Até já foi a Alvalade com cachecol ao pescoço e tudo. Por isso, caro amigo, continua a fazer o seu trabalho de educar o seu neto segundo os valores do Enome.
Abraço e SL
20 Janeiro, 2015 at 17:13
😀
20 Janeiro, 2015 at 17:53
Vai levar o neto? Porreiro!
Quero ver se tb vou e levo o meu garoto…
20 Janeiro, 2015 at 17:57
Max : Ninguém resiste a um Jubas de peluche. 😉
Olhe que ofereci à filha de uns amigos portistas e a criança já diz que é do Sporting. 😀
20 Janeiro, 2015 at 9:50
Momentos altos
Empate na Luz, vitórias em braga e na choupana. O desempenho na LC foi satisfatório (o Chelsea é de outro campeonato, e na Alemanha foi o que foi).
Momentos baixos
Empate na Eslovénia (o modo como aconteceu), empates em Coimbra (se, se, se o William tivesse tratamento talisquiano, se não houvesse rosca final), e em casa frente a Paços, Belenenses e Moreirense. Aqui estão 8 pontos perdidos por culpa própria, e frente a equipas para lá de fraquitas.
Temos tudo para fazer uma 2ª volta imaculada; a equipa está confiante, os processos melhoraram (não obstante brancas, como a do 1º golo do RA), e há os reforços Gauld e Tobias.
Em termos de título, é que não tenhamos ilusões: está feito! O branqueamento já começou, e as recentes goleadas (e bons jogos) já limparam aquelas vitórias à rasca com golos em fora de jogo. O modus operandi é sempre o mesmo. É a melhor defesa do campeonato, é a equipa com mais pontos na Europa (esquecem-se de que é sinónimo de Liga de m###a, e alguns desses pontos foram como foram), a campanha europeia já é uma distante memória. O Porto parece ter acordado, resta saber se ainda se vão mexer para chegar ao primeiro, ou se se contentam com o segundo.
20 Janeiro, 2015 at 10:17
Não sei pq … mas não sei se o porco não vai lá.
Contam connosco como nunca, na esperança que derrotemos os lampiões.
E são equipa para ganhar na luz.
As faixas já foram encomendadas, até pq têm o condão da arbitragem. Mas eles que não reservem já o marquês …
20 Janeiro, 2015 at 11:25
Não acredito…os lampiões tinham de ter perdido pontos naquela fase (10 jogos pai…) em que não jogaram peido e foram levados ao colo! Sem perder esses pontos eles agora ganham confiança, começam a jogar bem por isso não perdem os 6 pontos de avanço (ainda por cima porque 1º não reconheço ao Porco capacidade para ganhar todos os jogos até ao fim e 2º porque ainda vão ter a champions, que os lampiões têm escusa…)!
Sinceramente acho que o campeonato foi encomendado no principio a Porcos ou Lampiões e a partir do momento em que os Porcos perderam pontos estúpidos sem ser possivel empurrão está entregue…
20 Janeiro, 2015 at 12:30
Olha que hoje fui ao banco e o tesoureiro que é todo portista, não se conteve e disse-me,«os benfiquistas estão todos chateados com o que aconteceu ao porto, este semana, mas esquecem-se que levaram toda a 1º volta a serem beneficiados, espero é que vocês ganhem agora quando jogarem com eles». Respondi-lhe, na verdade as duas nádegas estão bem uma para a outra. Depois perguntei-lhe se não tinham sido beneficiados, mas ele foi correcto e disse-me sim os 3 golos foram fora de jogo, mas vocês têm de lhes ganhar agora qd jogarem com eles. Como vêz é esta a esperança.
20 Janeiro, 2015 at 14:54
Nesses jogos em casa houve muito gamanço… já todos damos de barato a roubalhaeira… mas eu não me esqueço.
O esquema é feito todos os anos da mesma maneira:
Da jornada 2 até à 12 é roubar até não haver amanhã… depois toda a gente se esquece … e lá vem o argumento de que somos Calimeros
20 Janeiro, 2015 at 9:58
Não tivéssemos más abordagens em alvalade com equipas mais acessíveis, e estaríamos a falar numa enorme época… de qualquer forma, muito satisfeito com a performance até agora…
20 Janeiro, 2015 at 10:00
Excelente texto.
Só juntava amartins á lista de “assuntos a resolver”.
Para o que falta da época, espero sinceramente por conquistas (Taça de Portugal e Taça da liga), boa prestação na Liga Europa (não, não penso na final!) e no campeonato…sendo o 1º lugar impossivel, pelo menos a luta pelo 2º.
20 Janeiro, 2015 at 10:13
Bom dia, Maria. E restantes tasqueiros, naturalmente 🙂
Sinceramente, se não fosse as ofertas aos lampiões (já não digo os pontos todos, mas alguns), seríamos um caso sério este ano.
Imaculados na taça com uma deliciosa vitória no ladrão, fantásticos na taça da liga com os miúdos (sim, pq os menos utilizados na A tb são miúdos) e gamados na Champions (apesar de naturais erros fruto da inexperiência).
Wolfsburg vai ser muito complicado, mesmo … mas acreditamos sempre. Quem tem o 11 que descreveste ser o teu (e meu), com opções excelentes (jonathan, tobias, gauld, montero, mane e tanaka) e outros ainda por crescer (slav, rosell, geraldes, etc), tem de acreditar.
Se os alemães não fizerem o trabalho de casa (o que duvido, claro), estão tramados.
Não valorizo tanto o número 8 em vitórias consecutivas, pois vizela, famalicão e boavista, mas sei que isso no balneário conta muito, até pq os pontos da Madeira, Braga e Guimarães (taça da liga com os putos) foram importantíssimos e até ajudaram a acalmar as passarinhas em relação à turbulência interna.
Para já é jogar com seriedade no restelo, massacrar a académica e vestir o fato de macaco contra o Arouca.
Depois pensaremos nessa grande máquina de futebol imaculada, que bate recordes atrás de recordes, bajulada pela CS … e que vai vergar em Alvalade. As galinhas.
20 Janeiro, 2015 at 10:14
Maria, antes de mais tenho que te prestar um elogio: és, para mim, sem dúvida, a Tasqueira (machos incluídos:) com a melhor visão, mais objetiva e assertiva sobre a realidade do Sporting. É um prazer ler os teus posts.
Mas, de qualquer modo, deixa-me complementar a tua análise com uma mais fria, a dos números. Porque penso que dela ressalva aquilo que eu acho que muitas vezes nós (e a nossa querida cs) contornamos: que é o facto desta equipa ter sido revolucionada (à força = saídas de Rojo e Dier) e, ao contrário do que os nosso adversários tanto insistiam, não somos uma equipa que começou assim com uma base tão estabilizada quanto isso. Posto isto, Marco Silva teve que começar atrás (e não na pole position!) e, por isso, abriu fendas normais para quem arrisca e constrói.
Mas vamos a números (a análise é um pouco extensiva mas penso que vale a pena):
_______________________________________________________________________________
36 pontos conquistados, 15 pontos perdidos.
6 empates:
– Académica e benfica, fora.
– Belenenses, porto , Paços Ferreira e Moreirense, em casa.
1 derrota:
– Guimarães, fora.
Quantos aos 15 pontos perdidos, 8 foram durante as primeiras 6 jornadas; Ou seja, em 18 pontos possíveis no primeiro terço do campeonato, perdemos logo 8 (45%). Mas, verdade seja dita, destes 8 pts perdidos, 4 devem-se a 2 empates com benfica e porto.
golos marcados: 34 / golos sofridos =14
Quanto aos golos sofridos (15), mais de metade foram nas primeiras 9 jornadas. Nas últimas 8 jornadas, sofremos apenas 5 golos.
Quanto aos golos marcados (34): curiosamente, marcámos uma média exata de 2 golos por jornada, e dividimos equatitativamente esse golos em: 17 até à 8ª jornada e 17 da 8ª atè à 17ª j.
Temos assim, o 3º melhor ataque, e a 5ª melhor defesa.
Os maiores resultados impostos por nós foram 3: goleadas de 4-0 a gil vicente e penafiel (os 2 últimos classificados de momento) e 4-2 contra o rio ave.
O mais negativo e pesado, foi, claro , a derrota 3-0 com o Guimarães, mas para mim, piores resultados foram os empates em casa em que, (tirando o porto) perdemos 6 pontos com equipas de metade da tabela para cima: belenenses (6º) , moreirense (8º) e paços ferreira (9º) – mas tanto belenenses como paços ferreira estavam muito melhores na altura.
_______________________________________________________________________________
Destas análises, conclui-se 2 factos pertinentes:
1º – Arranque da Liga muito mau – 6 ptos perdidos nas primeiras 4 jornadas (apesar de 2 deles com o benfica) – O que ressalva uma adaptação a uma realidade nova, com sistema tático diferente, sem os 2 melhores centrais (Rojo e Dier), com a necessidade de adaptar João Mário, com uma dinâmica muito mais ofensiva e , acima de tudo, com a dificuldade em rotinar William numa função mais solitária, em que a exigencia física aumentou muito para um jogador que estava habituado a ter o apoio de Rojo na pressão alta.
2º – Curiosamente, e isto pode funcionar como surpresa, após Paulo Oliveira ter pegado de estaca (à 7ª jornada com o Penafiel , vitória por 4-0 fora) perdemos o mesmo número de pontos que tínhamos perdido até essa data. O que significa que, apesar de ser evidente que Paulo Oliveira é o nosso melhor central e quem mais estabilidade confere (entretanto , há que nao esquecer pelo meio os excelentes resultados na LC), també é verdade que o problema no centro da defesa está longe de ser resolvido.
20 Janeiro, 2015 at 10:21
Em relação a esse último argumento da defesa, penso que já ninguém dúvida que é o q
20 Janeiro, 2015 at 10:22
ue neste momento nos separa de uma época de sonho.
20 Janeiro, 2015 at 10:25
Converge, falas no centro da defesa e é para mim o ponto fulcral.
Um sistema novo. Sem bola a pressão é altíssima … obg os centrais a subirem muito.
Sem Rojo (que se pensava que ía ficar) e sem Dier (a certa altura já se sabia), a aposta foi em Sarr. Hoje é fácil criticar qd olhamos para o Paulo Oliveira (eu teria logo apostado nele), mas a própria pré-epoca não foi abonatória para ele. E Sarr tem grandes dificuldades em jogar adiantado, pela lentidão qd a bola é metida nas costas e pela abordagem aos lances (antecipação).
A sair a jogar, o novo sistema necessita de centrais que troquem bem a bola. Sarr até tem qualidade de passe … mas era notório que pressionado (ele e mauricio) tremiam.
E nisto, Tobias é muito bom. Pode aqui ganhar a titularidade. É melhor que o Paulo Oliveira (que muito tem trabalhado na saída de jogo).
Partindo do princípio que não vendemos o Maurício, deve ser uma questão de tempo até Tobias ganhar o lugar. Mas não para já.
Se Maurício sai, tem de vir alguém …
Com este sistema (que adoro), em que chegas facilmente com a bola à àrea adversária, futebol apoiado, tabelinhas … posse … se não tens uma defesa forte, estás fodido. 🙂
20 Janeiro, 2015 at 10:31
Claro , Miguel. mas repara, eu até gostei do Sarr nesse capítulo de sair com bola, contra o Boavista para a taça da liga. mas estamos a falar do boavista! E, sem dúvida, que essa lacuna dos centrais afetou acima de tudo o William, mas pronto já falei muito desse aspecto.
de resto, concordo a 100% contigo (e há muito que o digo): se Maurício saír, obrigatoriamente, tem que se comprar alguém. E mesmo que não saísse…:). Quanto a esse “alguém”, deixo ao Inacio, Marco e BdC a decisão. Em tempos pensei em Mislosevic, mas estou certo que o que for será mais um tiro certeiro.;)
20 Janeiro, 2015 at 10:37
não esquecer que o William deste ano tem outras funções que não tinha na última época. primeiro joga mais subido, não funciona só como pivot de balanço ali como trinco, sai da sua zona e vai pressionar mais à frente (como disse aqui há tempos no texto que escrevi, está muitas vezes à frente dos outros médios – não foi só agora no golo do Tanaka) e aparece mais vezes em zonas de finalização.
20 Janeiro, 2015 at 10:50
Por mim, o william era um 6 e apenas um 6, principalmente contra boas equipas.
Contra adversários mais fracos, pode-se aventurar à vontade.
O facto dele subir muito este ano, obg o Adrien a trabalhos forçados.
Contra mim falo, pq depois dele roubar a bola a um central e assistir o tanaka, se calhar mais vale eu estar calado.
20 Janeiro, 2015 at 11:05
são rotinas que se vão ganhando.
mas a maneira como ele atacou aquela bola… nossa..que violência..
20 Janeiro, 2015 at 11:06
pois…é precisamente isso, Miguel;). Já sabíamos que William roubava muito e bem. Não sabíamos era que estava ali um belo dum carteiro! 😉
20 Janeiro, 2015 at 11:04
Sem dúvida, Tiago (e parabéns tb pelas tuas constantes análises:), e há um aspeto em relação ao William que ninguem pode contestar: evoluiu pazadas na distibuição e na qualidade do passe. jogo após jogo vemos um William a funcionar como playmaker, a fazer passe de 20 , 30 metros, certinhos, com exzcelentes desmarcações, além da sua agressividade e velocidade que está a evoluir principalmente nso ultimos dois jogos.
isto pode ser surpreendente para muita gente, mas William está muito mais completo esta época. muito mais jogador!
20 Janeiro, 2015 at 11:06
sim.. também acho. e muitas vezes passes “de risco”. está mais capaz de assumir o jogo. e muito mais atento ao que se passa em todo o campo!
20 Janeiro, 2015 at 10:27
claro que esta análise fria dos números não realça talvez o factor mais decisivo: muito maior competição esta época do que naépoca passada:
6 jogos da Liga dos Campeões: 540 minutos
3 jogos da Taça de Portugal: 270 minutos
———————————————————————————————-
2 jogos da Taça da Liga (embora com equipa secundária): 180 minutos
enquanto que na época passada, não houve competições europeias e para a taça de portugal houve só dois jogos (Alba e benfica).
portanto, mais pelo menos 7 jogos do que na época passada, com deslocações muito dificeis à alemanha, eslovenia e inglaterra. faz, sem dúvida, toda a diferença, para uma equipa com estrutura técnica nova, média de idades muito baixa e reforços como Tanaka, Slavchev, Gauld sem qualquer experiencia na alta competição europeia. Apesar de Nani….
20 Janeiro, 2015 at 10:32
E no ano passado o porco era o do Paulo Fonseca, o Braga coitadinho e o Guimarães bem mais fraco.
20 Janeiro, 2015 at 11:17
Mais do que ser do Paulo Fonseca (até porque Lopatego não é melhor) era a comparação da equipa duma época para a outra,senão, repara:
Josué, Ismaylov, Carlso Eduardo, Defour, Ghilas, Licá
Kelvin em 2013/2015
esta época: Casemiro, Martins Indi, Oliver torres, Brahimi, Tello, Aboubakar, Quintero mais maduro, Herrera mais entrosado, Quaresma mais coletivo, Aboubakar muito mais avançado do que Ghilas.
Enfim, como diz o Manel José, passaram de tremoços para lagosta
20 Janeiro, 2015 at 11:24
* 2013/2014
20 Janeiro, 2015 at 11:28
Completamente de acordo Converge! O Patego não é nada de especial e o Fonseca não é tão mau como o pintam, por isso como treinadores acho que no mínimo se equivalem (sendo que mesmo assim tenho duvidas sobre o que faria o P. Fonseca com uma equipa mais bem construída…) mas um tem soluções que nunca mais acabam e o outro tinha uma equipa mediana!
A realidade é que o Porco tem um plantel superior a Sporting e Lampiões (cujos planteis mantenho que se equivalem) e está mais perto do Sporting que dos Lampiões…
20 Janeiro, 2015 at 10:29
brilhante!
20 Janeiro, 2015 at 10:36
Obrigado, Tiago;). Sabes que muitas vezes os números dão-nos uma perspetiva completamente diferente. E, à luz destes números e do contexto em que esta equipa começou…há muito mais justificações para o trabalho de Marco Silva, que está bem longe de ser negativo. antes pelo contrário!
20 Janeiro, 2015 at 11:04
eu sou precisamente da mesma opinião. o trabalho do MS para mim está a ser excelente. dadas as nuances inseridas na equipa, que não foram assim tão poucas.. embora esquematicamente até seja parecido (se bem que agora é mais assente num 4231) há muitas variações. nomeadamente no pressing e no jogo interior. entãs as que correspondem ao pressing são muito profundas para tanta alteração que o centro da defesa sofreu!
20 Janeiro, 2015 at 10:23
a questão dos 10 pontos até acaba por ser normal, não fossem quase todos em casa.
a facilidade com que os outros ganham certos jogos é que é estranha mas eu acredito que a 2ª volta da nossa equipa ainda vai ser melhor.
Se fizemos 36 pontos na 1ª volta, vamos fazer 45 pontos na 2ª volta.
20 Janeiro, 2015 at 10:32
precisamente.. há jogos dos adversário que têm sido demasiado fáceis!
20 Janeiro, 2015 at 10:27
Todos estamos com esperança numa segunda volta mais consistente e que nos aproxime dos nossos rivais.
Por muito que eu esteja satisfeito por estar em todas as frentes, estar a 10 pontos o primeiro (ou 4 do segundo) é sempre algo que me deixa aborrecido.
Tenho a clara noção de que é muito complicado lá chegar, mas confesso que esta distância me deixa um bocado aborrecido.
Espero que continue a excelente atitude nos jogos ditos grandes… recordo os jogos contra benfas/tripas e o recente jogo em braga… ou as prestações contra o Chelsea e Schalke.
O que me preocupa são os jogos contra equipas fechadas ou que vêm com aquele jogo irritante que parece que nos “corta a corrente” e deixa os jogadores apáticos.
Contra esses, perdemos os pontos que nos faltam para poder estar próximo da frente (e se a isso subtraísse os pontos oferecidos ao benfas….)
Esta série de vitorias veio dar a injecção de moral que precisávamos! A confiança está em alta, o ambiente está sereno e até a novela BdC/MS desapareceu dos pasquins.
Mas cuidado…ao primeiro ponto perdido, os abutres estarão á espreita e prontos para atacar!
Disse mais acima que o atraso no campeonato me aborrece…sim, mas isso nao faz com que deixe de apoiar ou de acreditar na equipa!
Por isso, espero que este optimismo que passou para os sócios e adeptos (NÓS!!!) não se desmorone ao primeiro resultado negativo.
Se amanha não ganharmos ao belenenses na TL, espero que todos continuem a apoiar a equipa e não comecem a dizer que afinal o Gauld é muito verdinho…o Tanaka é um avançado banal… o Tobias não serve para titular…etc, etc.
A maior força do Sporting podemos ser nós!
Mas também podemos ser o maior foco de destabilização!
Está na nossas maõs decidir o que queremos para a segunda volta.
20 Janeiro, 2015 at 10:35
e geralmente somos nós o maior foco de desestabilização!
20 Janeiro, 2015 at 10:35
o puto martin odegaard no real madrid por 2 milhões de euros.
20 Janeiro, 2015 at 10:47
a ganhar 4M ano..
20 Janeiro, 2015 at 10:36
Sinceramente o que vejo desta meia época é o que a Maria vê! Boa taça de Portugal, Boa Champions (só não nos apuramos porque não deixaram) e campeonato medíocre! É verdade que mesmo medíocre deveria ar para estar praticamente a par de Porco e Lampiões mas ainda assim…medíocre…
Quanto ao futuro espero pela continuação de evolução e integração tranquila de Esgaio, Tobias e Gauld, espero pela renovação de Cedric, Carrillo e André Martins e espero pela resolução dos Dossiers Capel e Heldon!
Espero garantir tranquilamente o 3º lugar e se possível ainda chegar ao segundo (embora ache MUITO difícil apanhar o Porco), espero ganhar a Taça de Portugal e espero uma campanha que nos encha de orgulho na Liga Europa (Meias Finais)!
20 Janeiro, 2015 at 10:38
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Em jeito de “balanço de fim de primeira volta”, será de concluir que as coisas não têm corrido lá muito bem.
O facto de “ainda estarmos nas quatro frentes” não tem assim tanto significado, uma vez que (1) atendendo ao Grupo que nos calhou para a LC, mal seria se não nos apurássemos para a LE (2) a Taça da Liga não é objectivo (3) é verdade que fizemos um brilharete para a Taça, eliminandoos andrades fora, mas os 10 pontos de atraso para o líder do campeonato (nosso objectivo declarado) mais que apagam essa “alegria”.
NO ENTANTO,
Parece-me que estamos num bom momento e com muito boas possibilidades de fazer uma boa “segunda volta”. E a isto liga-se o “Onze da Primeira Volta” que a Cara Maria Ribeiro citou: “Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Maurício (…), Jefferson, William, Adrien, João Mário, Nani, Slimani e Carrillo.”.
Quer-se queira, quer não, é um onze que nos dá MUITA mais segurança que aquele(s) com que começamos a época (na tal “pole position”) e em que estávamos órfãos de Slimani e onde pontificavam jogadores como Esgaio, Naby Sarr e André Martins.
Só tenho pena de só agora nos encontrarmos perto do nosso potencial máximo, pois muito tempo (e pontos) se perderam. O Marco Silva tem alguma culpa, mas parece estar a “emendar a mão” e (i) FINALMENTE dá minutos ao Tsubasa (ii) integrou o Gauld (não quero saber se está “preparado” ou não: é um jogador de características únicas no plantel e peça chave para mudança de plano táctico em caso de necessidade) (iii) está para “lançar” o Tobias Figueiredo.
Em suma: poderíamos estar melhor? Poderíamos. DEVERÍAMOS estar melhor? Deveriamos. Ainda vamos a tempo? Vamos a ver.
Ainda com muito realce nesta primeira volta: a lição de humildade que Bruno de Carvalho deve interiorizar e a realidade da construção do Nosso Pavilhão.
SL
20 Janeiro, 2015 at 10:44
Ponto mais que fundamental:
É preciso não esquecer que aquilo que de mais negativo salta à vista, que são os 10 pontos de distância para o benfica, e que tanta celeuma provoca – realmente no dobrar da Liga 10 pontos é muita fruta! – resultam de dois factos incontornávies, que se complementam:
1º – o benfica está a fazer uma época invulgar, não só a nivel nacional como internacional: 46 pontos em 51 possíveis = 90% de eficácia, só uma derrota e um empate = apenas 5 pontos perdidos.
2º essa época invulgar, em muito resulta de um factor mais vulgar, como é a campanha constante e regular dos árbitros beneficiarem os gajos no caso de dúvida, o que lhes permitiu assim dememória acumularem para aí uns 6 pontitos, no mínimo. Mas verdade seja dita que o benfica até tem melhorado o seu nivel exibicional nos ultimos jogos e até já conseguem ser melhores do que os adversários (pelo menos nos ultimos dois jogos). Mas lá está: o conforto duma margem tão grande – entregue de bandeja – permite também gerir psicologicamente a pressão…e as exibições aparecem.
Convém não esquecer isto!! (ouviste , Bruno de Carvalho?!!) 🙂
20 Janeiro, 2015 at 10:48
Vitórias a capella, com golos de mota e expulsões com paixão
20 Janeiro, 2015 at 12:01
Como dizes e bem, é “muita fruta”!!
20 Janeiro, 2015 at 10:51
Rui Patricio
Cedric/Geraldes
POliveira + Tobias /Mauricio
Jefferson/Jonathan
William / Rosell
Adrien / Slavchev
Joao Mario /Gauld /Mane
Nani/Podence??
Slimani/Montero/Tanaka
Carrillo/Esgaio??
A posição que vejo menos apetrechada é a de extremo. Capel e Heldon não servem, e não consigo ver o puto Mane numa ala. Espaço para Podence e Esgaio?
20 Janeiro, 2015 at 10:56
Não gosto nada destas notícias:
– Hugo Almeida rescinde com o Cesena (DIÁRIO DIGITAL)
– Slimani apontado ao Tottenham (SAPO)
Verdade que é CS e sabemos o que vale, mas não gosto, pronto.
20 Janeiro, 2015 at 11:04
Hugo Almeida nao. Nem R. Costa. Dois matrecos ex fcp que nao jogam nada e ganham muito.
20 Janeiro, 2015 at 11:08
Hugo Almeida nem pensar. Um perfeito matreco…
20 Janeiro, 2015 at 11:10
Eu tenho para mim que a CS anda a tentar lixar o presidente com essas noticias de interesse neste perna de pau e no outro marreco central….e elas só servem para depois:
– Dizerem que o Presidente falhou na contratação desses jogadores porque não há dinheiro e sem dinheiro o MS não pode fazer melhor;
– Para muitos Sportinguistas (como eu e como tu) deitem as mãos à cabeça durante um tempo e que depois esperem (e acreditem) que nunca foram hipótese…
Só pode ser isso! ;)))!
20 Janeiro, 2015 at 11:10
O Hugo Almeida vale pelo bigode. É o Tom Selleck lusitano.
De resto, é um pino (ainda que por cá, valesse uns 10 golos por época).
O Ricardo Costa tem um bom cv, mas não é patrão, nem tem uma qualidade por aí além. E um tipo que aos 33 anos vai jogar para o deserto, é porque entrou em reforma antecipada.
20 Janeiro, 2015 at 11:34
duvido que esse “ponta de lança” marcasse 10 golos em qlq lado que seja
20 Janeiro, 2015 at 11:14
Tobias e Maurício que lutem pelo lugar e o RCosta que fique a passear de camelo.
Agora … o Sli na CAN … medo.
20 Janeiro, 2015 at 11:18
Neste caso o Bruno já tinha utilizado a palavra matreco… Absolutamente de acordo.
20 Janeiro, 2015 at 12:33
O Hugo Almeida vai para a Turquia Miguel!
Podemos ficar “tranquilos!”
🙂
20 Janeiro, 2015 at 14:44
Menos um …
20 Janeiro, 2015 at 11:05
Maurício no melhor onze? Por mais esforço e boa vontade que o próprio tenha nunca poderia estar aí.
De resto concordo com a análise.
Acho que o grande objectivo para esta segunda volta deve ser ganhar lodosos jogos em casa e, pelo menos, repetir a performance nos jogos fora de casa. Seria o mínimo que poderíamos fazer.
As duas Taças internas são para ganhar com quem que seja no onze inicial.
Na Europa será jogo a jogo mas temos obrigação de, pelo menos, chegar ás meias-finais.
Vamos a eles!!!
20 Janeiro, 2015 at 11:05
Boa analise Maria muito bem acompanhada pela analise do Converge.
Um like para os dois
20 Janeiro, 2015 at 11:26
Grande posta, como é habitual com a qual concordo a 99%.
Só me parece que o Heldon merecia mais uma oportunidade para demonstrar o seu valor na equipa, pelo menos as mesmas oportunidades que foram dadas a ML e Capel.
Para alem de que não podemos esquecer que na próxima temporada não vamos ter Nani, e é sempre preferível ter um Heldon já adaptado (e porque não referir, com claro amor ao clube) do que ir ao mercado por outro extremo.
O melhor jogador em campo do primeiro jogo de Cabo Verde não deve ser assim tão mau…
20 Janeiro, 2015 at 12:03
acho que o heldon não teve tantas oportunidades até agora pq esteve lesionado um tempão
20 Janeiro, 2015 at 11:51
Concordo em absoluto!
Só gostava que fosse dada uma oportunidade ao André Martins de jogar noutro clube por empréstimo, visto que não tem hipoteses, seria bom para ele para nós que teríamos um activo no activo!
O Miguel Lopes e o Capel são dois jogadores com mercado e sem espaço no clube, o melhor seria sairem, também para o melhor de ambas as partes.
O Heldon para mim ficava, é jovem e tem muita qualidade!
No caso de o Sarr sair é possível que entre outro central, se possível com alguma experiência (e qualidade obviamente!), não vou dizer nomes para não especular, à excepção do ricardo costa que como já disse várias vezes não tem o minimo de qualidade e ADN para jogar no nosso clube!
SL
20 Janeiro, 2015 at 12:02
acho que o andré martins devia era ter oportunidade de jogar a 8. ele a 10 não será um jogador de topo, como poderá ser a 8. não percebo a mania dos treinadores portugueses em meter pontas de lança rápidos e com técnica a extremos e médios que pensam um bocado mais rápido e com técnica e 10. são manias portuguesas
20 Janeiro, 2015 at 12:06
Também defendo que essa é a posição dele, mas com o Adrien a jogar como joga, com o João Mário a demonstrar toda a sua consistência também nessa posição seria o melhor para o André poder estar num clube onde jogasse sempre a 8.
20 Janeiro, 2015 at 12:06
Belissimo post Maria! E obrigado pelos dados Converge!
20 Janeiro, 2015 at 12:07
off topic: não percebo os preços do jogo contra a académica! o bilhete mais barato para adeptos é 17 euros! uma vergonha! pq raio não se estende o bilhete anti crise para adeptos tbm? nem que seja por exemplo 7 euros em vez dos 5 que é para sócios. depois admiram se de haver pouca gente no estádio
20 Janeiro, 2015 at 12:10
Para “obrigar” a que se tornem sócios? 😉
( é só fazer as contas. 😀 )
20 Janeiro, 2015 at 12:13
Isso mesmo Maria…
20 Janeiro, 2015 at 12:56
se é para isso metam os bilhetes pos adeptos a 100 euros, pa garantir que os adeptos se tornam todos sócios.
o problema é que ha gente como eu que acaba o mês com 4 ou 5 euros na conta e agora que tem mais algum disponível por causa do natal não pode ir à bola 😉
20 Janeiro, 2015 at 13:02
Ou então meter à borla para encher o Estádio!
Repara…tens de ser justo para quem tem Gamebox e paga (e não é pouco), para quem é sócio e mensalmente paga…eu percebo e custa que alguém não possa ver um jogo por não ter dinheiro suficiente mas a realidade é esta! Eu sei que infelizmente há muita gente que não pode…mas não se pode gerir o Sporting a pensar nisso! Ainda por cima num Domingo à tarde no dia de núcleos…
20 Janeiro, 2015 at 13:06
eu não estou a pedir borlas. estou só a pedir que se extenda o bilhete anti crise para os não socios. não acham injusto o bilhete supostamente mais barato pa sócios, o anti crise, ser 5 euros e o mais barato para adeptos ser mais do triplo, 17 euros?
20 Janeiro, 2015 at 13:11
Sinceramente gamidese…não acho! Se fosse um jogo normal Domingo à noite ou sexta à noite ainda estava contigo que devia ser mais barato!
Num Domingo à tarde, jogo de núcleos….não…até porque a intenção é mesmo ser um jogo para os sócios aproveitarem…estes jogos têm sempre uma casa muito boa…
Percebo perfeitamente o acto de gestão neste caso dos preços dos bilhetes! Já outras vezes discordei…
20 Janeiro, 2015 at 13:35
só é pena é que se pedem jogos à tarde pa termos mais gente e famílias no estádio e agora que há um jogo à tarde os preços estão super inflecionados. para isso não vale a pena haver jogos À tarde, pelo menos com os preços do jogo de domingo
20 Janeiro, 2015 at 13:49
Atenção que o bilhete mais barato é 17€ porque as bancadas B nos topos, onde os bilhetes são mais baratos, estará esgotada pelos núcleos.
20 Janeiro, 2015 at 14:09
Os sócios e núcleos discordaram de ti…vale muito a pena…
20 Janeiro, 2015 at 14:09
*discordam
20 Janeiro, 2015 at 12:08
Bom post. Again.
Só discordo ( como alguns já referiram ) em relação ao Heldon.
Heldon é para ficar.
20 Janeiro, 2015 at 15:29
Concordo inteiramente contigo Maria, parabéns já agora, já merecia 1/3 das hipóteses que deram ao Mochilas
20 Janeiro, 2015 at 12:32
Off:
Nao sei se ja se falou disso aqui hoje porque tenho visto os comentarios por alto mas parece que o agente do Cedric prestou declaracoes no sentido de que a renovacao està bem encaminhada.
A renovacao do Cedric juntamente com a do Carrillo e os dossiers, Capel, Miguel Lopes e Andre Martins devem ser a prioridade neste mercado de inverno. Aguardemos…..
20 Janeiro, 2015 at 12:38
Um bom dia a todos os Tasqueiros, em especial à Maria pela leitura muito clara daquilo que foi a primeira parte da época. É também aquilo que eu vi.
Em relação ao tema das futuras contratações que entretanto foi sendo comentado, apenas vos quero chamar a atenção para o perfil dos dois atletas aqui referenciados:
Ricardo Costa – Em Maio faz 34 anos. Passou por Wolfsburg, Lille, Valência, e agora está no Al-Sailiya Sport Club do Qatar. Não sabemos porque não renovou com o Valência no último Verão mas das duas uma, ou não o quiseram porque não acrescentava mais-valia ou então quis ir facturar para a reforma. Nunca foi um atleta imprescindível por onde passou, apenas cumpria os mínimos, além de também ser polivalente, o que nos dias de hoje tem o seu valor. O ordenado que aufere será muito superior àquilo que o Sporting pode pagar.
Hugo Almeida – Em Maio faz 31 anos. Passou por Werder Bremen, Besiktas e estava no Cesena até à pouco tempo. Não se sabem as razões por não ter renovado contrato com o Besiktas no último Verão, quem sabe também ele à espera de uma proposta das arábias. Sempre foi um atleta com prestações muito sofríveis. O ordenado que pretende será muito superior àquilo que o Sporting pode pagar.
Ambos têm um passado à Porto, com tudo o que isso tem de bom e de mau.
Ambos estão a caminhar para o final de carreira.
Ambos não são mais-valias no actual plantel do Sporting.
Ambos, no caso de contratados, vão ocupar o lugar de atletas que hoje têm grade valor quer a nível desportivo, pelo que podem dar à equipa, quer em mais-valia financeira, em caso de transferência futura.
Não encaixam no Perfil de Atleta do Sporting Clube de Portugal!!!
20 Janeiro, 2015 at 12:43
Resumindo : Ambos podem ir para o raio que os parta.
20 Janeiro, 2015 at 12:46
+1
20 Janeiro, 2015 at 12:59
E que o raio que os parta seja BEM LONGE de Alvalade e de Alcochete….
20 Janeiro, 2015 at 13:31
+ 1
20 Janeiro, 2015 at 14:49
Isso.
20 Janeiro, 2015 at 13:30
De todos os nomes já falados apenas um poderia interessar, e não me venham com ADNS e por ser formado no porto, seria bruno alves e mais nenhum.
20 Janeiro, 2015 at 16:03
Mai nada!!!
20 Janeiro, 2015 at 12:44
Agente de Cédric acaba de me deixar descansada ( e à outra Maria também 🙂 ) ao afirmar que a renovação está bem encaminhada e prestes a ser fechada. Cédric é um lateral de topo e, um dia, todos vão ver isso.
Se o Tottenham estiver disposto a pagar 20 milhões, levem o Slim, caso contrário bem podem esquecer essa conversa em Janeiro. Eis a minha sugestão (já que o Amido está em Israel)
http://www.transfermarkt.pt/andreas-cornelius/profil/spieler/203412
20 Janeiro, 2015 at 13:00
E entretanto, para os Zé Turbos, Brumas, Dier’s e rapaziada da academia fica aqui uma sugestão. Dia 29. Assistam.
https://www.youtube.com/watch?v=B7Igv8vl0nE
20 Janeiro, 2015 at 13:12
Maria, é só para enquadrar os menos atentos. A noticia é do DN de 7 de Fevereiro de 2009. A ultima frase é a mais importante.
Decisão. Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes mudaram-se para Londres em 2005, agora procuram clube
Chelsea pagou 540 mil euros pelos dois jogadores
A aventura de Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes no Chelsea está a acabar. Os dois juniores do Sporting que em 2005 deixaram a Academia de Alcochete seduzidos por José Mourinho e pelo contrato profissional (quatro épocas) com o clube inglês, que teve de desembolsar 540 mil euros, não fazem parte dos planos de Scolari. “Não nos disseram claramente que não vão assinar connosco, mas já nos disseram que é o mais provável e que podíamos procurar clube”, confirmou ao DN sport Fábio Ferreira, que tal como Ricardo Fernandes acaba contrato em Junho.
Sem maturidade suficiente para fazerem parte do exigente plantel principal, os dois jovens portugueses já fazem pela vida. Os blues autorizaram mesmo Fábio Ferreira a realizar testes no Oldham da League One em Inglaterra (corresponde à Liga de Honra): “Era para ir esta semana, mas a neve impediu que seguisse viagem e vou para a semana. Quero ir e ficar lá por empréstimo. Poder jogar numa equipa principal e mostrar o meu futebol é o meu o objectivo. ” Já Ricardo vai continuar no Chelsea B após recuperar de uma lesão grave e longa.
Na altura o clube leonino ameaçou fazer queixa dos ingleses à FIFA, mas acabaram por chegar a acordo com o clube de Abramovich. O Chelsea pagou um 540 mil de euros pelos dois juniores leoninos “roubados” ao Sporting. Adrien também foi seduzido, mas acabou por ficar na Academia mais dois anos até ser promovido por Paulo Bento e faz parte do plantel principal.
20 Janeiro, 2015 at 13:53
Podemos acrescentar a essa lista Illori e estou em crer que Bruma e Dier. É bom que percebam que têm muito mais a ganhar ficando do que saindo. O Adrian e outros são exemplo disso mesmo…
20 Janeiro, 2015 at 14:17
Obrigada.
Realmente tb não me lembrei do exemplo do Adrien. Do meu rico Adrien!
20 Janeiro, 2015 at 13:00
Também concordo que Heldon é para ficar, devem é dar-lhe hipótese de jogar, o que até aqui ainda não aconteceu.
20 Janeiro, 2015 at 13:17
+1
se bem que emprestar 6 meses para jogar, possa fazer sentido.
mas não o vendia já, até de prevenção, caso Carrillo não renove, Capel seja vendido e não seja possível Nani mais uma época.
SL
20 Janeiro, 2015 at 13:14
Gostaria de aproveitar esta questão do Hugo Almeida e do Ricardo Costa (espero que não venham!) para falar do mercado de Inverno. Confesso que antes da “crise” que tivemos (e é bom não esquecer que ela também resulta de resultados e exibições menos boas – veja-se os jogos do Guimarães e do Paços e Moreirense em casa) eu achava que era importante ir ao mercado em Janeiro, tentar um defesa central e um ponta-de-lança, por um lado porque além do Paulo Oliveira, nenhum dos defesas centrais se estava a afirmar (Maurício claramente abaixo do desejável) e por outro lado porque com a ausência de Slimani no CAN poderíamos necessitar de alguém que suprisse essa falta.
Tenho consciência que não é fácil encontrar alternativas válidas no mercado de Inverno, porque normalmente os bons negócios nesta altura são complicados. No nosso clube, apenas naquele ano em que foram buscar César Prates e André Cruz a coisa deu resultado. O ano passado com Shikabala – que parece ser bom de pés, mas deve ter deixado a cabeça nas areias do deserto e Heldon (se bem que aqui acho que merece mais oportunidades, gostei muito de o ver bater no nosso símbolo e tem qualidade) as coisas também não correram de forma brilhante. Penso que o presidente estará algo hesitante depois disso.
Agora, depois de ter visto mais jogadores, penso que nos poderemos perfeitamente desenrascar com o Montero e o Tanaka até vir o Slimani e em relação ao defesa central temos o Tobias, se bem que neste último caso, não gostasse de o lançar já às feras e para isso seria bom ter outro DC mais experiente e ir colocando o Tobias de forma mais gradual.
Resumindo evoluí na minha forma de pensar (só os burros é que o não fazem) e penso neste momento que não é obrigatório contratar ninguém agora, a não ser que surja um bom negócio ou se houver uma saída inesperada.
Mas gostava de saber a vossa opinião.
Em relação a saídas, só mesmo o Capel e eventualmente o Maurício (se vier outro DC). O André Martins ainda não (e espero que possa ficar) e os laterais também não.
Saudações leoninas
20 Janeiro, 2015 at 13:53
Sobre o que vai acontecer o presidente já falou…reforços estão na equipa B! A minha opinião é que só precisávamos de um central e já o encontrámos: Tobias Figueiredo!!! É preciso é apostar nele…
20 Janeiro, 2015 at 14:08
Com uma distancia de 10 pontos para o primeiro e com o colo que as nádegas têm acho que não vale a pena investir noutro central! Este ano acho que o pior já passou, embora também ache que esse pior nos tirou a possibilidade de lutar pelo titulo e dificultou muito o 2º lugar! Por isso acho que dificilmente rende o investimento, teria sempre que sair o Maurício (Maurício no banco era um desperdicio de tempo do Tobias…) e irmos buscar muito melhor…o que sinceramente num mercado de inverno barato…tenho duvidas! Por isso acho que temos o plantel que temos, acho que chega para o 3º e eventualmente para lutar pelo 2º…