Sabe quem já tenha dedicado 3 segundos de tempo à matéria, que o futebol em Portugal não é um espectáculo especialmente interessante, o que não quer dizer que pontue mal em entretenimento. Bem pelo contrário. Há falta de grandes jogos, o pessoal sai largamente compensado em polémicas. Para mim o desporto-rei cá do burgo é um “atravessamento” de várias coisas e que resulta como experiência de mixologia endémica muito mais do que um exemplo ou uma descoberta que se possa afirmar noutras paragens.
O adepto tuga sai curiosamente mais culto deste passatempo chamado “bola”. Aprendemos noções de contabilidade e finança para poder discutir VMOCs e RollOvers, versamos sobre o código civil amiúde para poder ganhar uns pontinhos extra nos debates sobre a personalidade jurídica dos stewards ou o enquadramento legal das claques não reconhecidas. Em Geografia ninguém bate um adepto tuga, com planteis a transbordar de emigrantes…é natural (mas absurdo) que a gente se divirta a passar a mão pelo globo à procura de onde vem a família desestruturada de Maxi, o pardieiro de onde saiu Frisenbichler ou o condomínio fechado finório onde cresceu Tanaka…chegamos até a dar uns toques de medicina ao discutir o tempo de recuperação de uma lesão num tendão rotuliano.
Mas não nos enganemos, toda esta cultura cabe nos buracos dos dedos de uma soqueira. Dá umas conversas interessantes “interclã”…mas só mesmo isso. Na hora de dos téte-à-téte com rivais, toda a gente se esquece dos óculos e estojos para guardar canetas…e desce sobre todas as almas um verdadeiro Valentim Loureiro, isto no melhor dos cenários. Não há diálogos, há peixeirada. Não há argumentos, há “farpas”…não há alianças, mas sim complot. A célebre frase repetida há pelo menos 30 anos “a união dos grandes para bem do futebol português” é mais ou menos tão válida como a “paz entre árabes e israelitas” ou a “distribuição mais justa da riqueza do país”…é bonito dizer, mas será mais útil acreditar em fadas e duendes.
E no entanto é esta deslocação de placas tectónicas permanente de clubismos que anima o pessoal. Cada vez mais. É fácil entender o quão mais interessante é do que o que se passa nos relvados, sigam-me no raciocínio:
1/ Quantos pessoas seriam adeptas do Vitória de Setúbal (como primeiro clube de simpatia) há 30 anos? Quantas seriam há 15? Quantas serão hoje? O mesmo exercício podemos fazer para todos os clubes exceptuando talvez o Braga, o Guimarães e o Marítimo.
2/ Quantas Câmaras Municipais dos subúrbios do grande Porto e da grande Lisboa investem mais nos grandes clubes dos que nos seus emblemas locais?
3/ Quantas horas e páginas se dedicam aos 3 grandes nos media e quantas sobram para todos os outros?
4/ Quantas vezes vos perguntaram se são do Sporting ou do Benfica se moram no centro-sul do pais? Quantas vezes vos perguntaram se são do Porto (se vivem ou cresceram no norte)? Alguma vez vos perguntaram se são do Oriental? Ou do Salgueiros? Ou do Desportivo de Beja?
Na minha opinião, não é só o facto de os 3 grandes serem os que ganham mais ou os que têm mais adeptos…é sobretudo uma questão de entretenimento: é muito mais divertido ser adepto de um dos 3 grandes! Não ficas de fora de nenhuma polémica, são horas e horas de barbaridades que podes inventar ou repetir, a TV, a rádio, os jornais dedicam-te todo o espaço possível e imaginário. Se fores pai ou mãe, ou aquele “tio da bola” boa sorte em convenceres a descendência a vestir o cachecol do Esperança de Lagos ou o GD de Chaves. Podes consegui-lo, mas vais ter o mesmo sucesso dos vegetais vs. pizza ou hamburgers…eles gramam, mas a paixão vai sempre morar ao lado. Este “buraco-negro” que se chama “os 3 grandes” não se resolve. Ninguém que venha com teorias demográficas ou sócio-económicas defender que no futuro vai acontecer isto ou aquilo, não vai. A malta gosta disto. E esmeramo-nos para o eternizar. Geramos personagens do nada (olá Pedro Guerra), criamos polémicas do éter (as distancias entre treinador e presidente do Sporting), inventamos moinhos e fantasmas 3D para nos enfrentar (Platini bien sur).
Figuras como Mourinho espantaram o mundo pela conflituosidade permanente, os mindgames entre ele e Wenger são como conversas entre um trolha e um académico. Wenger não entendeu que a partir do momento em que o português tem mais dinheiro para gastar do que ele…qualquer discussão é inútil. Mourinho diplomou-se nas tricas do nosso futebol…ele é um catedrático da peixeirada, um honoris causa da paineleirice. Wenger é…só…um treinador de futebol que lê Sartre ou Proust, francamente inútil para versar de “bola”, pelo menos da “bola” de faca e alguidar. Lembro-me da imprensa britânica gozar o prato com o folclórico “José”, como eles riam do sotaque e das frases de bully inadaptado do treinador do Chelsea, como eles sorriam pensando “coitado…special one…pfff…vais ser trucidado”. Mourinho passou por cima da Premier League humilhando todos os “Sirs” e cavalheiros da praça. Porque faltou sempre par na sua dança. Nunca houve polémica suficiente para o José e na ausência de “inimigo”, tal como se ensina cá por Portugal, inventa-se um…porque tem de existir sempre polémica.
Tenho pena mesmo assim. Porque a polémica não passa, ainda assim, de um “suplemento alimentar” e tantas vezes nos distrai do que é o desporto, da procura pela excelência dentro de um campo de futebol. Acredito profundamente que uma organização “norte-americana”, uma mentalidade orientada para o sucesso “germânica” e um código de conduta “nipónica” transformaria Portugal numa super-potência futebolística. Mas será que é isso que queremos? Do que falaríamos durante a semana? Do hat trick de um avançado português do Sporting ao Bayern? Da goleada de um treinador tuga do porto ao Manchester? Da vitória na Intercontinental do benfas frente ao Peñarol? Naaa…que seca! O que faria Pedro Guerra, Miguel Sousa Tavares ou a Leonor Pinhão com isso? Como sobreviveria Pinto da Costa ou Filipe Vieira nessa piscina harmoniosa de competência e rigor? Como se construiriam vivendas T12 nos subúrbios chiques de Lisboa e Porto sem o caos infiscalizado dos orçamentos semestrais? Como é que a burrice e a estupidez imperariam, como vendas adornadas de brilhantes?
“Eu sou melhor que tu, logo não preciso de melhorar, tu é que precisas de entender o quão mau és, para que eu me convença da verdade do que estou a dizer”. Desta lógica nasce a polémica. Nasce o conflito. Nasce a elevação da estupidificação do adepto.
Eu não quero ser “melhor” que o benfica ou porto, quero vencê-los!
NOTA: Todo este texto foi inspirado no discurso de Bruno de Carvalho na AG do Sporting do passado fim-de-semana. De facto, penso ser esta a grande linha da acção deste presidente leonino: Não seremos os maiores, os mais ricos, os mais conhecidos, os mais poderosos, os mais “influentes”…mas isso não nos impede de ganhar jogos de futebol. As polémicas, os eternos “ofendidismos” do nosso futebol são a antítese do foco no jogo. Do foco do adepto no jogo. Do foco do adepto no apoio à equipa e no apoio à equipa durante um jogo. A grande missão dos Sportinguistas não é vencer as conversas, os painéis de paineleiros, os favores e reconhecimento dos media, o sucesso das contas ou o tamanho do número de sócios…a nossa missão nº 1 é e sempre será o apoio à equipa, a presença no estádio, a…Onda Verde.
Back to basics: cachecol, gritos e canções, bifanas, amigos e lugares “cativos” na bancada. O ressurgimento da cultura de adepto urge no Sporting. Qual o melhor lugar para estacionar o carro à volta do estádio ou a melhor combinação de transportes e horários? Onde comer melhor e mais barato em Alvalade? Quais os lugares mais indicados para o teu orçamento familiar no estádio? Conheces o núcleo leonino da tua cidade ou do teu bairro? Qual a melhor idade para inscreveres o teu filho/a, sobrinho/a ou neto/a? A partir de que idade pode ir ver jogos?
Não vai resolver nenhum problema? Perguntem aos jogadores o que sentem com um estádio cheio a puxar por eles? Perguntem a um árbitro quantos centímetros lhe descaem os tomates ao pensar marcar um penalti perante 50.000 leões fervorosos? Perguntem a um presidente quão confiante e motivado pode sentir-se ao ver uma casa cheia de paixão pelo clube?
(sim, a nota foi enorme, mas a culpa foi do presidente, quem manda falar mais de uma hora e meia)
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Janeiro, 2015 at 11:11
Obrigado Leäo de plástico. Já enviei a um amigo benfiquista que me dissse (a gozar) que queria mudar para o Sporting (o gajo näo gosta desta cor arroxeada do slbosta).
Acredito num Sporting diferente, jornal, imagem, comunicacäo (näo tenho cedilhas e o caralho) numa forma de estar única no desporto.
21 Janeiro, 2015 at 11:24
é pá, porra, isso de não ter caralho… fodido!
😉
o teu amigo que mude! esta-se sempre a tempo de evoluir!
diz-lhe que a sensação de ter “coluna dorsal” sabe melhor do que “titalos limpinhos”
21 Janeiro, 2015 at 11:43
Lourenco, tenho mas näo empresto!
Abraco
21 Janeiro, 2015 at 11:13
Standing ovation, mais uma. Muito obrigado Javardeiro!
Não desgosto de arengar, do pre e do post-match, mas o que gosto mesmo é de ir à bola. Foi assim que me iniciei, era eu um petiz e o meu pai levou-me ver o nosso Sporting contra o Oriental (1973). Ganhámos, claro, mas o que mais me marcou foi ir com ele – a emoção e a descoberta de um ‘mundo novo’ marcaram-me para sempre. Até hoje.
Vamos todos à bola. O resto é treta!
SL
21 Janeiro, 2015 at 11:23
ENORME texto!
A javardar, como sempre!
21 Janeiro, 2015 at 11:23
Passei a viagem de metro a ler esta javardeira! Gostei do texto.
21 Janeiro, 2015 at 11:32
O jornal do Sporting só ganhava em ter uma coluna para estes petiscos que vão aparecendo na blogosfera. Ainda há muito leão a ler o jornal e desconhecer os blogues. E rugidos destes eriçam a juba durante o resto do dia. Orgulho em ser sportinguista no desporto e mais importante, na vida.
21 Janeiro, 2015 at 18:32
Sem dúvida! Tens toda a razão! Dava uma bela rubrica no jornal Sporting.
21 Janeiro, 2015 at 11:32
O melhor post de 2015…a seguir ao meu 😉 Grande javardeiro!
É isto que eu defendo!
Vou à bola pela minha paixão pelo clube e pelo desporto. O negócio e a forma como tudo está manipulado à nascença enojam-me e fazem com que, muitas vezes, nem me apeteça sair de casa.
Depois penso: “Foda-se, é o Sporting! Tu vais deixar de apoiar o teu clube?!”. Visto e camisola e lá vou eu ver o nosso grande amor!
Temos muito a aprender, sobretudo com os americanos. Ninguém vende o espectáculo como eles e fazem-no porque todos são olhados como iguais. Porque o desporto é um meio para fazer negócio e não um negócio camuflado de desporto!
21 Janeiro, 2015 at 11:32
malta. desculpem o off
alguém me confirma se o Presi abordou o assunto da dificuldade das colocações dos jogadores em empréstimos a clubes da 1ª liga? isto durante o seu discurso.. não tive oportunidade de ir à AG….
21 Janeiro, 2015 at 11:35
Javardeiro … deixa-me apenas acrescentar que sou um admirador do Zé Mourinho e que na realidade (na minha visão) o que espantou o mundo não foi a conflituosidade permanente e sim o facto de um tuga super profissional chegar a Inglaterra e fazer o que fez desportivamente falando.
Embalado por duas grandes conquistas no porco (uefa e lc), preparado como ninguém para este mundo cão onde se não ganhas és espezinhado rapidamente … e mesmo com uma legião à espera que caia … continua a ganhar.
O conflito é apenas uma das armas que tão bem alia às qualidades que tem, por forma a defender o clube que representa no momento.
Vejo em BC algo parecido. Defende-nos até à exaustão … sofrendo a nível pessoal as consequências. É conlituoso, mas diz as verdades e desvia as atenções.
Sei que os Sportinguistas têm uma opinião pessoal muito negativa, pq além de ter sido um treinador de um clube corrupto, o episódio de Alvalade não ajuda.
Mas tb sei que quem gosta de futebol tem admitir que o gajo é fantástico enquanto treinador.
Mas atenção, isto não belisca em anda o teu texto nem a ideia que passas. Foi só um aparte …
21 Janeiro, 2015 at 11:39
Muito bem. Grande texto.
SL
21 Janeiro, 2015 at 11:42
Grande texto! Enorme mesmo! Não acrescento uma vírgula javardeiro
21 Janeiro, 2015 at 11:42
belissimo tupper!
infelizmente, como o Nuno disse em cima, o sistema está feito para manter os fortes mais fortes e os pequenos pequeninos
um reparo, parece-me que adeptos “exclusivos” como o SCP, carnide e porcos, só mesmo o Vitoria Sport Clube. daí a minha admiraçao pelos adeptos do Guimaraes (Apesar de serem umas bestas!)
ah! e ainda penso que haja uns resistentes belenenses como clube unico
quanto ao futebol dos pequeninos nao sera possivel juntar a metrodologia americana, mentalidade germanica e trabalho niponico mas se houvesse:
– uma aposta coerente no jogador portugues» limitando entrada de estrangeiros duvidosos
– uma melhor divisao dos lucros da TV , etc..
em poucos anos se conseguiria maior competitividade, crescimento lento sustentado dos clubes, com uma maior aposta na formaçao local.. quer dizer ter as condiçoes minimas hoje me dia não é assim tao caro.
se houvesse uma estrategia NACIONAL de apoio ao atleta portugues (infelizmente, depende tudo dos clubes), com construçao de varias infratestruturas no pais (afinal , os condominios estão em crise…arranje-se outra coisa para as construtoras!)
Os portugueses são valiosos. A prova é que, apesar do caos deste futebolzinho (que infelizmente me parece transitar para outras modalidades, pelo menos no conceito de investimentos “sem cabeça”), se conseguem “exportar” imensos futebolistas, tivemos 4 bolas de ouro por 2 jogadores diferentes (o deus sezio tb ganhou qqr coisa não??).
Por exemplo, falando de competividade, se a Premier é o top (apesar de no fim acabarem por ganhar quase sempre os mesmos), a Liga francesa será claramente um case study.
nao tenho a certeza como seria há 15- 20 anos, ou seja, se sempre foi assim, mas houve claramente um investimento pensado, sustentado e nacional para o futebol.. resultado: excepto o Lyon dominador e o dinheiro arabe\ russo destas utimas epocas, sempre houve uma grande alternancia de vencedores ou , pelo menos, imensos candidatos.
Basicamente o que quero dizer é que a França demonstra que uma estrategia nacional, pensada, sem clubismos, pode elevar a fasquia!
21 Janeiro, 2015 at 11:42
O mercado já começa a mexer para os nossos lados. Empréstimos de jovens, Maurício na Lazio e sondagens por Hassan.
Quem será o central?
21 Janeiro, 2015 at 11:54
Espero que a vinda do Hassan seja uma realidade.
Jogador jovem, alto, possante, muita margem de progressão, habilidoso, bom tecnicamente e com faro de golo. Gosto bastante!
Em relação ao central, assusta-me a possibilidade de ser o R. Costa…
21 Janeiro, 2015 at 12:01
Que idade tem o Hassan?
21 Janeiro, 2015 at 12:03
21
21 Janeiro, 2015 at 12:07
21 anos. Parece-me uma excelente opção. Já é um bom jogador e vai evoluir.
Num mundo perfeito fazíamos regressar o Betinho e incluíamos o Cissé e o Enoh neste negócio.
Agora se conseguimos esta contratação a uma das filiais das nádegas gerida pelo DDT é outra conversa.
SL
21 Janeiro, 2015 at 12:10
Mas alguém aceita o Cissé e o Enoh? Eu posso levá-los.
21 Janeiro, 2015 at 12:17
Às cavalitas!
21 Janeiro, 2015 at 12:21
AHAHAH!
Sonhar é grátis!
Fazer regressar Betinho e Rubio e despachar Cissé e Enoh era de mestre!
21 Janeiro, 2015 at 12:04
O porco em 2013 (no verão) tinha o gajo como certo para substituir o Jackson … não se veio a confirmar.
21 Janeiro, 2015 at 12:46
Era uma grande compra. Se metermos o Cissé no meio, é de mestre.
Acho difícil, só se sair alguém.. Mas não custa sonhar!
21 Janeiro, 2015 at 12:02
Hassan seria top! E espero que a saída de Mauricio se concretize. Aguardemos…belas noticias estarão para vir….
21 Janeiro, 2015 at 12:06
Se não sair, gosto. Se sair, gosto.
E agradeço-lhe a entrega e o respeito que teve sempre pelo nosso símbolo.
21 Janeiro, 2015 at 12:09
+1
21 Janeiro, 2015 at 12:20
Se for para vir o “outro”, não gosto. Nem um bocadinho.
21 Janeiro, 2015 at 12:29
+1
21 Janeiro, 2015 at 12:43
Nem eu. Entre Mauricio e R. Costa, meu rico Xerife
21 Janeiro, 2015 at 12:54
Também gosto (muito) do hassan e já há algum tempo que digo que o deveríamos ter ido buscar… vamos ver se ainda vamos a tempo.
21 Janeiro, 2015 at 13:05
Partilho a vossa presada opinião, tb aprecio bastante o Hassan!
Grande margem de progressão, tem que melhorar alguns pontos, nomeadamente ao nível da agressividade, podia-mos segurar o Slim ate final da época para lhe ensinar umas coisitas…..
21 Janeiro, 2015 at 11:44
É o Tobias caralho!
21 Janeiro, 2015 at 11:45
Detodos esse “opinadores” que “nos entram pela casa dentro”…
Dizia o poeta popular Antónjo Aleixo..:
“Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que, às vezes, fico pensando
que a burrice é uma ciência”.
António Aleixo
O pior…
http://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Ga1129fb7/17270266_BibgL.jpeg
é o que não quer ver…!!
SL
21 Janeiro, 2015 at 11:54
Zézinho de volta ao SCP.
Do Nojo:
«Zezinho está de volta a Portugal, ao Sporting e à equipa B leonina. Ao que O NOJO apurou, o médio-defensivo formado pelos verdes e brancos cessou a meio o contrato de empréstimo que o vinculava ao AEL Limassol e já está a trabalhar entre os comandados do treinador João de Deus na Academia, em Alcochete.
O internacional pela Guiné-Bissau de 22 anos reenquadra-se no emblema onde cumpriu parte substancial da sua formação, procurando agora ganhar um lugar entre os bês leoninos e ascender ao mais alto patamar, o mesmo que chegou a alcançar durante a temporada 2012/13. Quando Jesualdo Ferreira passou a comandar a equipa lisboeta no banco durante a acidentada época referida, Zezinho foi lançado às feras em jogo da Taça da Liga frente ao Paços de Ferreira. O luso-guineense tomaria parte em mais cinco encontros pela formação principal. Contudo, o médio acabaria por ser cedido no verão de 2013 aos gregos do Veria. Depois de contribuir para a formação helénica se manter no principal campeonato do seu país, o centrocampista foi novamente cedido aos cipriotas no início desta temporada, mas o empréstimo até final de 2014/15 foi abreviado.»
SL e VIVA O SPORTING
21 Janeiro, 2015 at 11:59
Passará zezinho a ocupar o lugar de fokobo?
21 Janeiro, 2015 at 12:05
Excelente notícia!
21 Janeiro, 2015 at 12:05
Só falta regressar o Betinho
21 Janeiro, 2015 at 12:44
Gosto.
21 Janeiro, 2015 at 12:04
Maurício a caminho da Lázio por empréstimo será verdade?
Não entendo o empréstimo.
21 Janeiro, 2015 at 12:07
OFICIAL
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_commauricio_210115_139072.asp
Maurício na Lázio por 2.6M€
21 Janeiro, 2015 at 12:11
Custou 300k … 🙂
21 Janeiro, 2015 at 12:12
Foda se ganda negocio!!!!!
Vender um “refugo” da segunda divisão brasileira por este valor mais 20%..
Ganda negócio.
Claro que agora as bestas incoerentes, que defendem que não tem lugar no SCP ou que precisávamos doutro central, virão agora dizer que é mal vendido, que vai fazer falta, que nunca devia sair por menos de 5 m…
Vai uma aposta? Uma jola no domingo!
21 Janeiro, 2015 at 12:17
Bom negócio! Um jogador de “segunda divisão”, como diziam os antis, custou 300.000€, foi muito útil e rende quase 3M€. Nada mau.
Confesso que apreciava as qualidades de Maurício e ao contrário de muitos não dou como garantido que vamos melhorar o lote de centrais (então se for o Ricardo Costa…). Vamos ver.
Mas estamos a mexer-nos com propósito neste período de transferências.
Capel, next!
SL
21 Janeiro, 2015 at 12:18
Concordo com vocês.
Boa venda!
Gostava que não fosse o Ricardo Costa, mas acho que vai ser.
21 Janeiro, 2015 at 12:22
Vira essa boca pra lá!
21 Janeiro, 2015 at 12:45
Eu espero que não seja esse nem outro qualquer jogador vindo da ‘bimbalhagem corrupta’…
Para mim nenhum jogador que tenha sido contaminado por aquela agremiação corrupta envergaria a nossa camisola…
21 Janeiro, 2015 at 18:35
Estou nessa!
21 Janeiro, 2015 at 12:11
Bom negócio, chegou por 500 mil e não iria acrescentar mais do que já se viu
21 Janeiro, 2015 at 12:12
E claro Ricardo Costa a caminho estou curioso para saber qual o ordenado
21 Janeiro, 2015 at 12:45
Claro?!?! O caralhinho…
21 Janeiro, 2015 at 13:55
Nãaaaaaaaaaaaaaaaao!
21 Janeiro, 2015 at 12:15
E o Rubio?
mesmo sabendo que terá salário capeliano, não seria de apostar? Pontas de lança não nascem nas árvores…
21 Janeiro, 2015 at 12:20
Por mim:
Betinho e Rubio na B
Emprestem-se o Enoh e o Cissé
21 Janeiro, 2015 at 12:25
+1
Emprestem-se, vendam-se, ou, no caso do Enoh, ofereçam-no!
21 Janeiro, 2015 at 12:45
+1
21 Janeiro, 2015 at 12:53
Constou-me que Rubio regressou à equipa B, mas carece de confirmação
21 Janeiro, 2015 at 13:02
Acho que sim…já vi aqui nATas ca uma foto dele a treinar com o Ponde recentemente…
21 Janeiro, 2015 at 12:17
Mto caro, pó valor q tem.
21 Janeiro, 2015 at 12:17
_______________________________________________________________________________”A Sporting SAD vem comunicar que chegou a acordo com a Società Sportiva Lazio para o empréstimo do jogador Maurício Nascimento, com obrigatoriedade de compra do seu passe por 2,650 milhões de euros no final da época.
A Sporting SAD ficará com 20% da mais-valia futura, no caso de transferência do atleta da Lazio para outro clube.
Este negócio está sujeito à realização de exames médicos do atleta na Lazio.
A Sporting SAD deseja os melhores sucessos pessoais e profissionais ao jogador Maurício Nascimento.”
_______________________________________________________________________________
Bom negócio. custou 500k€ por 100% do passe e é vendido por 5x mais, tendo nas nossas fileiras um Central que está na cara que é aposta do Marco SIlva.
passará a ser: PAULO OLIVEIRA / CONTRATAÇAO / TOBIAS
Sendo que a contratação será em principio RICARDO COSTA. É bom até porque vem aí o Wolfsburgo e ele conhece como poucos o clube alemão.
21 Janeiro, 2015 at 12:35
Francamente…
Esta Direcção “só sabe fazer maus negócios…”…!!
Ao Maurício o meu obrigado pela “arreganho” que colocava em todas as jogadas…
Às vezes punha-me (os poucos…) cabelos em pé…quando tinha “aqueles paragens” cerebrais e “se atirava” ao adversário como Leão a búfalo…
Mas apesar da sua sempre “disponibilidade para a luta”…nós necessitamos de “mais”…
Somos o Sporting…
Realmente eu “começo a compreender” toda a guerra que fazem alguns ao BC…
Se os sócios e adeptos de outros clubes tivessem no centro do “cabeçoide” alguma massa cinzenta..há muito que teriam os olhos abertos, para as má gestão que os responsáveis dos respectivos clubes fazem dos seus activos…
Mas com (esses) males dos outros…estamos nós bem…!!
SL
21 Janeiro, 2015 at 12:18
Sai mais barato dar 1,5 milhões pelo Hassan com vencimento de 20 mil, e vendes rubio
21 Janeiro, 2015 at 12:18
Confirmado. Maurício na Lazio!
21 Janeiro, 2015 at 12:18
Tambem espero que nao seja o rcosta
21 Janeiro, 2015 at 12:19
Só pela referência ao meu Desportivo de Beja, já merece aplauso de pé.
21 Janeiro, 2015 at 12:21
Nosso! 😀
21 Janeiro, 2015 at 12:46
E o meu Esperança
21 Janeiro, 2015 at 12:20
Só direi se é boa aposta depois de saber os moldes do negócio bem como o ordenado
21 Janeiro, 2015 at 12:20
Os 3 últimos parágrafos são do mais precioso que existe.
Já está guardado para uso futuro….Obrigada Leão de Plástico.
21 Janeiro, 2015 at 12:22
Será que hoje vai também o Capel?
21 Janeiro, 2015 at 12:25
Se sair, fala-se numa poupança de 2,6M …
21 Janeiro, 2015 at 12:23
Absolutamente maravilhoso.
Fantasticamente verdadeiro.