A estação televisiva BBC decidiu vir até Lisboa e entrevistar o Presidente Bruno de Carvalho sobre um dos assuntos pelos quais se notabilizou internacionalmente: os Fundos. Dan Roan, editor de desporto na BBC News, deslocou-se com a sua equipa até Alvalade para recolher a opinião do líder ‘leonino’ sobre o tema. “Estamos a fazer uma peça sobre a subida ao poder de Jorge Mendes, que se deveu muito a questões de TPO (Third Party Ownership). Ouvimos o Presidente do Sporting falar sobre os fundos e referir que é uma má ideia, até que a própria FIFA baniu as TPO. O Sporting é visto na Europa como o clube que disse ‘chega!’. A posição tomada pelo Sporting foi muito bem vista em Inglaterra, pois mostra que o Clube tem princípios e quer fazer negócios da melhor forma”, apontou o jornalista britânico.
Sobre a visão de Inglaterra sobre o assunto, Dan Roan fez o seguinte resumo: “É visto como algo mau, até porque há uns anos tivemos uma situação com a vinda de Mascherano e Tevez para o West Ham e depois veio-se a descobrir que existiam outros donos dos passes dos jogadores. Por causa disso, o West Ham foi severamente multado. Foi muito controverso. Sabemos que é muito comum na América do Sul e em Portugal. Em Inglaterra gostamos de saber quem é o dono dos jogadores”.
Quanto aos opositores da medida tomada pela FIFA, o editor da BBC antevê uma interessante disputa legal. “Teremos de esperar para ver, mas acho que a FIFA e a UEFA sempre disseram que está errado e que há possibilidade de haver conflito de interesses porque podemos ter um agente a aconselhar um jogador, mas também um fundo que tem interesse nele ao mesmo tempo. Às vezes os clubes podem perder jogadores sem que eles o consintam. De qualquer forma, o assunto vai para tribunal e vai ser uma batalha interessante”, concluiu o enviado inglês.
3 Fevereiro, 2015 at 11:21
Eu espero que o blackout do Sporting, mesmo quando terminado, se mantenha em relação a este tema. Não gostaria de ver dirigentes do clube entusiasmados com os apoios de Vieiras, Rui Costas, “O” agente, etc.
3 Fevereiro, 2015 at 23:18
pergunta de algibeira: o Figo contribui para a “Missão Pavilhão”? Ou nem sabe o que é?…
3 Fevereiro, 2015 at 11:22
O Figo defende a utilização dos fundos é?!?!
3 Fevereiro, 2015 at 11:26
Quem defende é o Mendes que é o patrono dele. Claro que o Figo não se atreveu ainda a dizê-lo, mas claramente este será um dos pontos principais da agenda deste mercenário que se propõe “regenerar” o futebol. De facto se há algo que ele tem mostrado sempre é que … princípios não tem nenhuns
3 Fevereiro, 2015 at 11:31
estou capaz de apostar a minha mão esquerda em como se o Figo ganhar a decisão de acabar com os fundos é metida na gaveta
3 Fevereiro, 2015 at 11:36
Já tinha dito isso ontem, não precisas de apostar Cherba porque ficas na mesma com a mão esquerda 😉
3 Fevereiro, 2015 at 11:37
Eu até apostava as duas…
3 Fevereiro, 2015 at 11:53
Faço um all in
3 Fevereiro, 2015 at 12:55
Já pensei nisso!
3 Fevereiro, 2015 at 13:43
Eu atrevo-me até…
A “apostar” a cabeça…!!
Tão certo isso acontecer…como eu chamar-me Maximino…
SL
3 Fevereiro, 2015 at 14:07
A ideia do Jorge Mendes é clara: Meter o Figo no poleiro e resolver a questão dos fundos sem ter que recorrer aos tribunais. Se o vai conseguir, a conversa já é outra.
Tenho muitas duvidas que o Figo ganhe. O facto de ter sido um grande jogador, se não vale zero, anda lá perto. Nestas andanças o que conta são outras influencias. Quem vota são as federações. E as federações estão-se cagando para o Figo. Querem o Blatter ou o actual Vice, pois são eles que lhes permitem eternizar o status quo.
Os alemães não usam fundos; os ingleses não usam fundos; os belgas não usam fundos; os suíços não usam fundos; tal como suecos, dinamarqueses, noruegueses…
Não são assim tantos os países que permitem a ladroagem… Tirando a América latina (onde ninguém apoiou a candidatura), restam Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Polónia e Russia. O negócio fundos, na Europa, acontece essencialmente aqui, nestes 6 países. É manifestamente pouco para incomodar o Blatter.
3 Fevereiro, 2015 at 16:55
Fico à espera, sentado ou deitado para não me cansar, que algum jornalista pergunte ao Figo qual a sua posição em relação a esta matéria dos fundos.
O meu palpite é que nenhum jornalista português tem coragem de perguntar.
3 Fevereiro, 2015 at 17:19
Mais do que evidente. Aliás a candidatura dele foi criada únicamente com esse objectivo.
3 Fevereiro, 2015 at 11:31
não há nenhuma regeneração do futebol e as candidaturas apresentadas não auguram nenhum debate sério.
Apenas e só uma luta de poder.
– Presidente e Vice… da FIFA.
– o presidente da federação holandes… aqui talvez possa haver algum debate…
– e o cavalo de troia dos fundos.
3 Fevereiro, 2015 at 11:38
Eu por acaso a ideia que tinha é que o Figo e o Mendes nem sequer se gramam….porcausa do Veiga (este sim empresário do Figo) e do Ronaldo e o crl…era a ideia que tinha…mas posso estar enganado!
Além disso não é só o Mendes que luta contra o fim dos fundos…há muito rapazinho a precisar de lavar guito…por isso perguntei se ele já tinha tomado alguma posição!
3 Fevereiro, 2015 at 13:52
Eu também tinha essa ideia… que o figo entrou em conflicto com o Ronaldo e depois isso escalou para o mendes.
3 Fevereiro, 2015 at 11:22
O Figo diz que quer acabar com a corrupção na FIFA…
Diz o pesetero que tomou um pequeno almoço de 750.000€ com o cidadão 44…
Vai na volta e até promete acabar com assinaturas duplicadas…
Ser patrocinado pelo Mendes também é um bom indicador dos seus objetivos. Ver o Mendes a espumar-se com o fim da TPO diz tudo.
3 Fevereiro, 2015 at 11:56
Não é cidadão, é prisioneiro. Isto ainda não é o 1984.
3 Fevereiro, 2015 at 12:29
Looool, Big Brother is watching you !
3 Fevereiro, 2015 at 11:25
«Às vezes os clubes podem perder jogadores sem que eles o consintam.»
Basta começar a partir os móveis do quarto e recusarem-se a treinar/jogar.
3 Fevereiro, 2015 at 11:36
Nem poderia ter apoiado!
Alguém conhece alguma ideia da candidatura do Figo? Eu apenas ouvi banalidades sobre corrupção! Nada mais!
Se o Sporting apoiasse uma coisa destas eu ficava preocupado!
3 Fevereiro, 2015 at 12:01
Bem ao estilo da candidatura do peido duque lançada pelas nádegas… zero linhas de programa e umas banalidades populistas para atirar areia para os olhos dos mais incautos…
Está na cara que esta candidatura visa servir os interesses agora colocados em causa pela FIFA e UEFA.
Atenção ao Mendes, este sim, é o verdadeiro papa do futebol, bem acima do bufas e do orelhas…
3 Fevereiro, 2015 at 11:37
Nunca pensei dizer isto mas quero que o blatter ganhe, e um grande corrupto mas o figo so quer e dinheiro e de certeza que volta atras com a decisao dos fundos serem extinguidos
3 Fevereiro, 2015 at 11:45
+1
3 Fevereiro, 2015 at 20:07
Eu quero que ganhe o holandês, basta pensar que vem de um país com uma mentalidade mais correcta.
3 Fevereiro, 2015 at 11:39
Orgulho, orgulho, orgulho.
Este Mendes, com as baboseiras que diz, só há-de tornar a vida mais difícil inclusive para o Cristiano.
Olho para o Mendes e vejo tudo aquilo que espero nunca vir a tornar-me. Um trafulha/corrupto é sempre um criminoso. Este Jorge Mendes não foge à regra.
E o Figo? Bom, o Figo segue o seu caminho, na sua linha de sempre. Outro nojento da pior espécie! Que se mantenha bem longe de Alvalade, e para todo o sempre!
3 Fevereiro, 2015 at 11:43
Então e andamos a dar “Passou bens” à frente de um poster de um homem destes por cada contratação que fazemos?!
3 Fevereiro, 2015 at 11:56
O Figo de quem estamos a falar aqui hoje já não é aquele do poster. No poster está lá o Figo, grande jogador formado no maior clube do mundo.
3 Fevereiro, 2015 at 12:00
Eu não defendo que devemos apoiar o Figo…mas acho que não devia haver o poster do Figo em todas as contratações do Sporting…defender os 2 para mim não faz sentido! O do poster é o jogador, não é o homem…então mas o jogador não era o homem?! Enquanto jogador ele já não era exactamente isso?!
3 Fevereiro, 2015 at 11:59
Por acaso também não gosto.
Mas de qualquer modo, quem está no poster é o atleta Luís Figo, formado em alvalade. E é um grande atleta.
O cidadão luís figo é uma bosta de gente.
Para mim nem entrava em Alvalade. Esse e o futre, outra merda, a quem ainda demos tempo de antena…. foda-se o digo também se falou para lista… mas como é que está gente pode sequer candidatar !?! são sócios !? Como é possível ? Eu se cagar numa bandeira do SCP, com certeza seria banido, estes merdas cagaram na instituição e ainda aparecem a.
Dou a mão à palmatória ao figo nisto:
– sempre falou bem (a lembrar os jogadores ingleses e não os morcoes tugas)
– soube casar com uma gaja boa e de nível (não é una Lília na qqr)
– soube ganhar $!
Mas, desportivamente, vai ser sempre um tipo que ganhou uma bola de ouro. Mas se calhar a ficar em Barcelona, teria ultrapassado em prestígio o cruijf.
Assim, será sempre um apátrida sem clube.
Não é sportinguista, não é blaugrana, talvez madrileno… garantidamente pesetero.
Futre, figo, suinao, montinho, Cmartins….foda se como é possível formamos tanto lampião ?!??
3 Fevereiro, 2015 at 12:03
Figo seria idolatrado por muitos e respeitado pelos outros se tem saído do Sporting, ficado no Barça e depois tem vindo terminar carreira cá! Mas para isso o Figo tinha de ser um gajo com sentimentos e o crl….e não um gajo frio que só pensa em €…
3 Fevereiro, 2015 at 12:11
Eh pa… e o Ronaldo pensa em quê?
Também não podia ter sido o Giggs do Funchal, e foi-se… depois estava “deprimido” porque não se sentia feliz… renovação, mais dinheiro… melhor que ir à farmácia.
E acreditas que ele venha cá terminar a carreira?
3 Fevereiro, 2015 at 12:17
Acredito que o Ronaldo nunca iria para City, Barcelona, Liverpool, Lampiões ou Porcos….acredito que o Ronaldo não se move única e exclusivamente por guito e que se o fizesse estava num dos milionários! Quanto achas que pagaria um City ou um PSG pelo Ronaldo?! Acho que o Ronaldo é um gajo com sentimento, o Figo é um gajo que SÓ olha para o dinheiro…
3 Fevereiro, 2015 at 12:33
Não tivesse o Real pago o que ele queria (também tinha a ver com direitos de imagem e tal) e aposto que hoje não escreverias estas linhas
3 Fevereiro, 2015 at 12:38
Se a minha avó não tivesse morrido ainda hoje era viva…
Se o Ronaldo quisesse achas que o City ou o PSG não lhe davam ainda mais?! MUITO mais?!?!
Se o Ronaldo quisesse não tinha saído antes do MU?! Mas em vez disso preferiu ficar mais 1 ano a pedido do Sir e aliás ajudou a que fosse uma transferência milionária em vez de andar com birras e a dizer que não treinava e tudo mais?!
Se o Ronaldo quisesse tinha ficado mais 1 ano, não renovava e saia a custo zero do Sporting!
Mas nada disto aconteceu….
Nem sei porque estou a insistir! Acho que a diferença de carácter entre o Figo e o Ronaldo é TÃO gritante que nem percebo a comparação…
3 Fevereiro, 2015 at 12:39
Para não ir a que 1 marca a uma equipa por quem tem sentimentos (quer pelo Sporting quer pelo MU) e pede desculpa, o outro vê marcarem e festeja….porque não tem puta de sentimento nenhum!
3 Fevereiro, 2015 at 12:43
Eu não comparo carácteres, pois nem tenho formação ou moral para tal.
Mas também não dou para o peditório do “grande sportinguista”, se é que me percebes.
O CR já disse que gostaria de terminar a carreira cá, o pessoal chora de emoção e tal… passados uns dias diz que o sonho é terminar na MLS (o que acho vai acontecer), e até já referiu que podia jogar no Brasileirão.
Como dizem aqui? Idolos zero? É isso…
3 Fevereiro, 2015 at 12:51
Desculpa lá Nuno mas se há coisa que podemos apreciar é o carácter das pessoas… podemos é dar-lhe mais ou menos valor. Eu não sei muita coisa mas o que sei leva-me a que perceba que o Figo não tem escrúpulos, não é sportinguista e que esta investida na FIFA não tem nada de inocente e até nos pode ser prejudicial. Por isso nunca mereceria o apoio do nosso clube, pelo menos para mim…
3 Fevereiro, 2015 at 15:52
O Figo não foi só atrás do dinheiro, parece-me a mim. O Figo foi para o Real por dinheiro, mas não só pelo dineiro que ele ia receber. Foi pela capacidade financeira da equipa que lhe permitiu jogar numa equipa galática e ele ser o primeiro a chegar. O Figo ganhou também muitos troféus em Madrid. Parece-me injusto dizer que foi só pelo dinheiro. Isso é o Drogba que vai para a China ou aqui para o Emirados.
No entanto, ao ter mudado para ganhar tanto (dinheiro, troféus, fama) o Figo perdeu a possibilidade de ser (como me disse um amigo de Barcelona) um deus para os adeptos do Barcelona. Se o Figo fica em Barcelona (e se tivesse tido sucesso desportivo) era agora um candidato muito forte a ganhar.
3 Fevereiro, 2015 at 12:20
O Ronaldo é idolatrado em todos os clubes por onde tem passado.
A p… não é ídolo em lado nenhum.
3 Fevereiro, 2015 at 12:44
Quem é o Figo? Eu sem quem +e o antigo jogador do Sporting Figo e a minha pergunta é retórica, meramente retórica. Quem é qualquer um de nós para se arrogar a pretensão de ver o Sporting colar-se-nos.
O Figo, se quer o apoio do Sporting que o venha pedir.
Penso que ao Sporting, seria estrategicamente prejudicial aos seus interesses”chegar-se à frente” e à candidatura do Figo, essa colagem, não aproveitaria em nada.
Gosto do Figo enquanto jogador e enquanto profissional da bola. Entristeceu-me o célebre festejo do golo do nosso adversário, em Alvalade, qualquer coisa que Cristiano Ronaldo não faria jamais.
O que lá vai, lá vai. Figo amadureceu e estou certo que hoje não repetiria o dito comportamento. Deixou para trás as emoções do jogador e pode ser que as tenha substtuido por um sentimento de gratidão a um clube, sem o qual jamais teria chegado onde chegou.
Posto isto e numa escala de inteligência que , começa em Eusébio, passa por Simão Sabrosa, Humberto Coelho, Cristiano Ronaldo, Einstein e culmina em Santo Agostinho, o Figo situa-se entre Simão e Humberto Coelho. É mais clarividente e sério que Simão mas, Humberto Coelho fala melhor Português.
Há que saber perdoar aos espíritos mais simples e às inteligências menos favorecidas. Também há que saber perdoar a quem se porta mal connosco, principalmente se o faz sem maldade e por pura burrice.
3 Fevereiro, 2015 at 12:29
O Ronaldo não assinou por dois clubes ao mesmo tempo. O Ronaldo nunca festejaria da mesma maneira que o Figo fez um golo contra o Sporting. Gosta de dinheiro (como todos) mas não compares um com o outro… Ah e o Ronaldo é mesmo sportinguista…
3 Fevereiro, 2015 at 12:34
Sinceramente, ele podia ser do Camacha.
Gosto de jogadores Profissionais.
(o “p” é maiúsculo por uma razão)
3 Fevereiro, 2015 at 12:36
E eu gosto de gajos com carácter… Se possível sportinguistas, quando se trata de jogadores de futebol…
3 Fevereiro, 2015 at 13:03
Calma ai com o Camacha!!! 🙂
3 Fevereiro, 2015 at 12:35
Ainda te esqueceste de mencionar o facto do pesetero ter assinado pelos lamps quando era júnior . Não gosto do gajo e pronto.
3 Fevereiro, 2015 at 12:12
Tiago, eu ia responder, mas o Lourenço antecipou-se.
“Mas de qualquer modo, quem está no poster é o atleta Luís Figo, formado em alvalade. E é um grande atleta.”
O Moutinho é a merda que é, mas é um bom jogador (já não tanto, parece-me) e foi formado no nosso clube. Os outros todos idem. Uma coisa é a história do clube enquanto formador e esse passado existe antes destas bestas se tornarem no que vieram a tornar-se. O Sporting fez o seu caminho e vê a qualidade da formação evidenciada nos atletas que formou, inclusive duas bolas de ouro. Mas pára por aí. Os méritos desportivos são o resultado da aposta e do crescimento dos atletas no nosso clube. Tudo o resto é responsabilidade que não nos assiste.
Mas se queres que te diga, não ligo muito ao poster. Para mim não passa de um sinal muito claro dado a quem se contrata: vêm para um clube que vai apostar neles (contratados, renovações) e cabe-lhes também a eles tentar chegar ao nível a que Ronaldo e Figo chegaram. É assim que eu vejo as coisas. Era o que mais faltava andar a dar beijos nos posters do Figo, de forma continuada, só porque um dia esteve no Sporting. O respeito trabalha-se e não é adquirido apenas porque representou o nosso clube. O carinho que eventualmente sinta pelo caso Figo acaba no dia em que saiu de Alvalade. E o mesmo para os outros, com algumas excepções, como por exemplo no caso do Miguel Veloso ou Carriço, atletas que, não sendo excepcionais, reconhecem em qualquer parte do mundo o peso que o Sporting teve na sua vida.
P.S. Podem não dar cavaco, mas é uma dor do caraças ver o Yannick recambiado para a Mordávia. Tive de ir ver no mapa. Aquele que seria apenas mais uma arma de arremesso ao Sporting, contratado única e exclusivamente para criar celeuma em Alvalade e nos seus adeptos, num momento crítico da vida do clube, veio afinal a revelar-se como um cortar de pernas ao atleta. Contratado na perspectiva de criar dano ao Sporting, o caso desenvolveu-se como criando um dano provavelmente irreparável na vida do jogador. Obrigado SLB.
3 Fevereiro, 2015 at 12:20
Ter um poster do Montinho na Academia provocava-me vómitos! Só se for para nos lembrarmos que formamos uns quantos fdp!
Mas confesso que tenho esta embirração do Poster desde que o vi a primeira vez…
3 Fevereiro, 2015 at 12:34
Eu percebo-te. Também não sou muito dessas imagens. Pensa como eu: estão lá para servir de exemplo, no sentido em que chegaram ao topo, começando por ali.
3 Fevereiro, 2015 at 13:46
Figo…?
Só “passado” e com nozes como recheio…!!
SL
3 Fevereiro, 2015 at 11:41
Gregor, chega-te à frente e escreve sobre isto. 😉
3 Fevereiro, 2015 at 13:41
Não sei se o Gregor escreveu mas, caso o não tenha feito, meto-me ao barulho e escrevo eu.
Em que medida se orgulham os Sportinguistas do Figo?
Penso que em várias vertentes:
1. Fomos nós que lhe demos a formação que lhe permitiu chegar onde chegou. Que seria do Figo se tivesse ingressado no SLB para ser “formatado” que, é o que lá fazem aos miúdos. Hoje que já não joga, seria barman, na melhor das hipóteses e caixa no Continente, na pior.
2. Lutou com o maior profissionalismo pelas nossas cores, nas camadas jovens, enquanto profissional em estádios em Portugal e na Europa. Integrou a melhor equipe de talentos do Sporting, desde os cinco violinos. Representou-nos muito bem e levou o nome do Sporting a todo o lado.
3. O Figo, enquanto jogador do Clube, sempre respeitou o Sporting, promoveu um ambiente de seriedade e harmonia no balneário e não se envolveu em qualquer braço de ferro interno.
4. Orgulhamo-nos do Figo em TODOS os jogos que fez pela Selecção Nacional e, mais que ninguém neste País, somos nós quem, há décadas, aprovisiona a Selecção com jogadores da nossa formação. Na Selecção, Figo, elevou bem alto o nome de Portugal e o do Sporting.
Agora falta perguntar, face aos motivos que nos fazem sentir orgulhosos dele, o que é que no comportamento dele é motivo de insatisfação Sportinguista?
Alguns comportamentos ao longo da sua carreira conduzem-nos a esse sentimento amargo.
1. O festejo do golo italiano em Alvalade.
2. Uma certa falta de princípios, que o levou a ter contratos validamente celebrados em dois clubes simultaneamente.
O festejo do gôlo em Alvalade ofendeu-nos gravemente mas, um profissional ou está de alma e coração com a sua equipe ou, não é sério. Figo devia eventualmente ter-se revelado mais atento e antes de saltar, perceber onde estava e da ofensa gigantesca que fez a um universo de Sportinguistas que o idolatravam e se sentiram profundamente traídos no amor ao Sporting.
A questão dos contratos já não é tão líquida. Quem assinou o contrato com o Real Madrid, em nome do Figo, foi o Jorge Mendes.
Se o Figo não cumprisse, o Jorge Mendes teria de pagar uma indemnização milionária ao Real. O Jorge Mendes foi, para todos os efeitos, o Pai do Figo em Espanha, numa idade em que o Figo tinha absoluta necessidade de uma figura paterna a seu lado. A opção que Figo fez de sair para o Real produziu efeitos, apenas, na caducidade do seu contrato com o Barça.
Ora, o Barça propôs-se cobrir as condições contratadas pelo Real e o Figo limitou-se a não dar o dito pelo não dito. Devia ter deixado cair o Jorge Mendes? Talvez. Nas mesmas circunstâncias quantos o fariam? Também não sei. “Pesetero”? Do epíteto não escapa.
Quatro BOLAS DE OURO fruto da nossa Academia é um feito único na História do Futebol Português. Quantas bolas de ouro proporcionou a formação do SLB e a do FCP? 0 uma delas e 0 a outra.
Há esperança em que venham a produzir Bolas de Ouro? Não havendo precedentes no caso deles, só o Sporting se pode arrogar a esperança de vir a conquistar mais alguma. Mas, atenção, foi o Figo que obteve a bola de ouro, não o Sporting; foi o Cristiano que obteve as outras três. As bolas de ouro são uma certificação da nossa Academia mas, enquanto prémios, são deles.
Por outro lado, todos os dias, pessoas que amamos no nosso círculo de amigos ou no nosso círculo familiar nos ofendem. Pômo-las de parte pura e simplesmente? Se o fizermos “Impensadamente” no calor das refregas não acabamos na maior parte das vezes por com elas nos reconciliarmos?
O futebol, por muito que vibremos com os jogos e soframos pelo nosso Clube não é senão isso, um modo de vida para os jogadores e um jogo-espectáculo para nós.
Acho, por isso, bem a utilização das imagens de Figo e Cristiano, exibindo as nossas camisolas, como ferramenta de divulgação da imagem do Sporting e da nossa Academia, demonstrando objectivamente ao Mundo qual a melhor Academia de formação do Mundo.
O que verdadeiramente me ofende, da parte de Sportinguistas é o comportamento de anteriores Direcções que tanto e tão gravemente prejudicaram o Sporting, atirando-o contra as rochas para que soçobrasse, sem apelo nem agravo.
Esses Sportinguistas sim, são motivo da nossa vergonha e causa de ofensa gravíssima ao Clube e aos verdadeiros Sportinguistas, como o Dr. Bruno de Carvalho e qualquer um de nós somos, espero.
Seria bom que fossemos capazes de nos dedicarmos ao Sporting como Bruno de Carvalho o faz, todos os dias do ano e todas as horas do dia.
Se Bruno de Carvalho não aponta o dedo acusatório ao Figo, quem somos nós para o fazermos?
3 Fevereiro, 2015 at 14:02
Concordo contigo em muito do que dizes mas discordo em algumas. O festejo do golo do Inter não revela nenhum profissionalismo. Foi algo gratuito e desnecessário. Não gosto de usar exemplos das nádegas, mas o Rui Costa foi menos profissional quando marcou um golo na Luz pela Fiorentina e não festejou? O prémio de melhor do Mundo é dele, mereceu-o mas se na fosse o Sporting provavelmente ele não era nada. Volto a dizer que o Sporting deve-lhe menos do que ele ao Sporting.
Concordo em absoluto que pior que o Figo foram presidentes que muito mal fizeram ao Sporting contribuindo para que o clube não estivesse por tempo excessivo no lugar que merece.
Voltando ao Figo, Bruno de Carvalho não o condena porque de facto é presidente do Sporting e o Figo foi um símbolo do clube (eu também não o faria publicamente se fosse presidente) mas também não o aplaude nem lhe declara o seu apoio. E se toma esta atitude, com a qual estou de acordo, é porque terá boas razões para isso…
3 Fevereiro, 2015 at 14:53
Estás a saltar um duplo assinar de contratos !!
Assinou 2 quando saiu do SCP (tal devia ser a pressa) .
Um deles com o inter se não estou em erro e outro clube italiano ?!?.
Do que me recordo foi que ir para o Barcelona e o inter não fazer muito espalhafato foram o que o safou na altura…. seria um par de anos sem jogar. ..
E depois fez essa do Madrid.
Já nos tinha fodido em sentimento a nós e depois fez aos blaugrana… acredito que ainda sofreram mais com essa traição do que nós com a saída à má fila…um jogador daqueles rendeu tostões ao clube formador!
3 Fevereiro, 2015 at 14:56
Juve e Parma….
3 Fevereiro, 2015 at 15:00
De acordo.
Quando nos convém temos o Figo como simbolo do Sporting e da sua formação, bola de ouro, etc.
Quando não convém temos o Figo pesetero, a festejar um golo pelo clube lhe pagava, contra nós, etc.
Não podemos ser tão radicais a analizar o «caso Figo ». O Figo, gostemos ou não da sua personalidade, nunca prejudicou o Sporting.
Não podemos ter sol na eira para umas coisas e chuva no nabal para outras.
SL
3 Fevereiro, 2015 at 15:29
Velho leão eu não analisava a questão como se fosse de conveniencia. Uma coisa é termos orgulho de termos tido o Figo no nosso clube pela qualidade que tinha e pelo que veio a fazer como futebolista. Outra é por causa disso, termos qualquer obrigação de o apoiar, quando provavelmente a sua candidatura (caso tivesse sucesso) só nos virá a prejudicar. Não é sol na eira e chuva no nabal, com a devida licença. É separar o homem do futebolista. E ele agora é apenas um homem no futebol com uma agenda obscura…
3 Fevereiro, 2015 at 19:21
Concerteza que não temos nenhuma obrigação de o apoiar, mas com todos os ses que poderemos apontar-lhe, eu preferia e acho que o Sporting tinha mais a ganhar com ele na FIFA do que com Blatter.
3 Fevereiro, 2015 at 13:49
Um dia destes. Tenho esta ideia (meio-maluca) de que o homem anda há anos a preparar o campo para se tornar presidente (bem-sucedido) do Carnide. Entre outras coisas, isso implicará “partir-nos a espinha” de vez.
3 Fevereiro, 2015 at 11:45
O figo ainda se vai esbardalhar com esta candidatura, só nao vê quem não quer que ele é o testa de ferro do jm.
3 Fevereiro, 2015 at 11:48
épá….tou em absoluto, total, 200% de acordo…mas já sei que nos vai cair “o carmo e a trindade” em cima, com os argumentos “patrioteiros” da treta, por isso n tenho comentado, à espera que “ninguem repare”, sobretudo em véspera de derby, mas já que se abriu o tópico (do qual percebo a pertinência) já farei um comentário mais elaborado.
SL
3 Fevereiro, 2015 at 11:53
Alguém vir defender que se deve apoiar o Figo por sentimento patriótico é parvo! Defender um gajo que não nutre sentimento nenhum por nada por uma questão sentimental não cabe na cabeça de ninguém….
3 Fevereiro, 2015 at 12:04
Pois é Tiago, mas o que n falta no mundo da bola são parvos!
SL
3 Fevereiro, 2015 at 12:14
Eu estou convencido que há até uma atracção de gajos parvos pela bola….
“Nem todos os gajos da bola (e que gostam de bola) são parvos mas todos os parvos falam de bola…”
3 Fevereiro, 2015 at 12:01
Caguei pró Figo. Ele, o Futre e o Caneira (não obstante as suas qualidades futebolísticas, e não só), do ponto de vista sportinguista, estão no fundo da cadeira alimentar, valem menos que um Bruma.
Quanto aos Fundos:
o homem quer negócio. Isto devia ser como nos USA, em que os agentes ganham uma proporção dos contratos que negoceiam para os seus clientes. Afinal, o agente serve para isso, para garantir boas condições para os agenciados. Com este modelo, um agente só tem a ganhar com o jogador andar a passear todos os anos, pois cada transferência é uma comissão, isto descontando prémios de assinatura e luvas variadas.
O discurso deste gajo é tão contraditório, que qualquer ROC o desmontava em 5 segundos. Com que então ele acredita no mercado livre, mas não o suficiente, pois segundo ele, jogadores como o James ou o DiMaria nunca viriam para Portugal sem auxílio de Fundos. Ou seja, o mercado funciona bem sozinho, mas desde que tenha umas ajudas. Depois, sem Fundos estamos condenados a um ciclo real-barcelona-bayern-chelsea. Ora, não é isso que temos exactamente hoje? Reclama ilegalidades, nomeadamente no que respeita a gastos controlados… na Alemanha há legislação restritiva, que impede os xeques e cheques de comprar clubes, que por sua vez têm de cumprir normas financeiras rígidas. Ainda ninguém se lembrou de impugnar aquilo? Por último dá o exemplo do Atl. Madrid… é sempre bonito quando alguém refere uma excepção para confirmar uma regra. O “exemplo” Atletico é tão válido como o exemplo fcp em 2004… sem fundos.
3 Fevereiro, 2015 at 12:12
Nuno….todo o discurso dos fundos é desmontado com uma facilidade extrema…por isso é que ele não é realmente debatido!
Se não fosse os fundos o que acontecia é que o preço dos jogadores não era estupidamente insuflado até ser obrigatório usar fundos para os comprar!
Se os fundos são assim tão limpos porque é que não se registam?! Porque é que não se cria uma base de dados como para os Agentes?!
É normal uma pessoa ser Agente de jogadores, dono de % de passes de jogadores e muito amigo e interveniente directo em 7/8 clubes da mesma divisão?! Não é claramente simples e possível haver um GIGANTESCO conflito de interesses?!
ETC ETC ETC!
Mas para esta discussão se fazer em Portugal tínhamos de ter uma CS que não tivesse toda comprada pelos comissões de fundos lovers…
3 Fevereiro, 2015 at 12:01
O Figo foi um grande jogador de futebol – não há dúvida (embora para mim abaixo do Ronaldo e do Messi) . Mas em relação a carácter não sei se nunca o teve ou se o perdeu algures em algum sítio. É claruma prostituta do futebol, sem quaisquer princípios.
Vamos então ver quem é este homem que se propõe credibilizar e regenerar o futebol, acabar com a corrupção e trazer a paz ao mundo…
Começou, como todos sabemos, a carreira no Pastilhas. Tentou primeiro o Benfica (o pai é benfiquista e ele também o seria – esta informação foi-me dada pelo pai duma antiga namorada minha da Cova da Piedade que era amigo do pai do Figo) mas levou com os pés e veio para o Sporting onde se veio a distinguir.
Saiu do Sporting no tempo de Sousa Cintra, não tendo o nosso clube quase retorno nenhum. Na altura ele aliou-se com o seu empresario de então (o lampião José Veiga, entretanto desaparecido em combate…) para que assim fosse. Assinou por dois clubes italianos ao mesmo tempo (mais uma demonstração de carácter) a coisa esteve tremida, mas resolveu-se com a assinatura de um contrato com o Barcelona. Aí veio a obter reconhecimento, faz juras de amor eterno ao Barcelona, mas como até a eternidade tem um preço para Figo, foi vendido ao Real Madrid na maior transferência até então realizada. Ficou conhecido como Pesetero e num jogo contra o Barça, os adeptos presentearam-no com várias coisas, entre elas com uma cabeça de porco.
Foi para o Inter, ainda apanhando Mourinho e num jogo contra o Sporting, com a sua equipa já apurada, com Figo no banco dos suplentes, festeja de forma exuberante (mais que os colegas que estavam em campo) o golo do Inter contra o nosso clube.
Depois recebe um pagamento para apoiar Sócrates, sendo o intermediário Rui Pedro Soares (esse mesmo o gajo que é presidente do Belenenses, o do caso Miguel Rosa, Deyverson, um espertalhão que à conta de ser amigo do Sócrates foi para a PT com pouco mais de 30 anos a ganhar milhões).
Agora surpreende o mundo do futebol, apresentando a candidatura à presidência da FIFA. “Boa! Um português”, dirão alguns. “Merda! Um sacana e um mercenário da pior espécie”, direi eu.
Não há dúvida que o Mendes está nervoso com esta questão dos fundos. Começou a sua contra-ofensiva, encomendando entrevistas na TV (de certeza que pagou para isso) para contar histórias da carochinha de que se não fossem os fundos os clubes portugueses não tinham bons jogadores, blá blá. Por isso faz-lhe muita comichão haver um presidente como o nosso que quer acabar com os fundos e que, com jogadores portugueses ,mostra que se podem ter equipas competitivas…
Ninguém duvide que Mendes está por detrás de Figo que vai tentar comprar o voto de algumas Federações mais permeáveis a isso. Mendes tem os meios, a vontade e todo o interesse em meter lá o Figo, em tirar do Sporting o nosso presidente e em desvalorizar a nossa equipa.
3 Fevereiro, 2015 at 12:02
errata: “é claramente uma prostituta do futebol”
3 Fevereiro, 2015 at 19:37
Acho que o pai do figo era Sportinguista de cativo, a mãe sim era do carnide, inclusive ela é que assina pelo carnide quando ele era menor e o pai (estavam separados) é que consegue fazer “marcha atrás”.
Com o CR7 o contrário pai do carnide e mãe “doente” do Sporting….
Acho eu de que….
3 Fevereiro, 2015 at 22:05
Bem não foi essa a informação que tive do pai da minha ex-namorada, o tal que era amigo do pai do Figo. Mas de qualquer maneira já acabámos há muito portanto não dá para voltar a perguntar…
3 Fevereiro, 2015 at 12:02
E que tal alguém perguntar ao Figo o que vai fazer sobre este tema dos fundos se vier a ser presidente da FIFA?
Isso é que era de valor.
3 Fevereiro, 2015 at 12:14
Ora nem mais, isso é que era de valor para o entalar.
Mas o gajo diz que sim senhor, que vai continuar a lutar para acabar com os fundos mas como diz o Cherba, mete o processo na gaveta ou no arquivo morto
3 Fevereiro, 2015 at 12:15
Esta candidatura é uma candidatura de desespero de Jorge Mendes, que está a ver o ganha pão e as mamas de silicone da mulher a fugir.
3 Fevereiro, 2015 at 12:27
+ 1. Nós como não temos uma comunicacao social com tomates, ninguem vai questionar os fundos ao Figo. Por aqui é so Amens a jm, mesmo que esteja a estragar a verdade desportiva e so a olhar para o seu bolso.
3 Fevereiro, 2015 at 12:02
O Mendes é o Friedman da bola: desregulação máxima, laissez faire. Depois, alguém que pague a conta.
Não me admiraria se o Qatar já lhe tivesse telefonado para prepararem a selecção para o Mundial
3 Fevereiro, 2015 at 12:28
Completamente Nuno! Desregulação máxima é o que ele quer…
3 Fevereiro, 2015 at 12:39
E quer fazer do Figo o seu Reagan mas o Blatter já deve ter os votos perfeitamente controlados.
Duvi D O dó que o Figo tenha hipóteses de ganhar. O Blatter só sai quando quiser
3 Fevereiro, 2015 at 12:44
O Figo é a Dama de Ferro
3 Fevereiro, 2015 at 12:45
vai desregular o mercado e tomar umas ilhas a seguir
(tipo as Caimao)
3 Fevereiro, 2015 at 12:52
Posso estar enganado (diz que é raro mas acontece) mas para mim esta candidatura está condenada ao fracasso.
3 Fevereiro, 2015 at 12:05
O meu comentário mais elaborado é este :
Eu quero é que o figo “SAFODA”!
Pesetero d’um c……
3 Fevereiro, 2015 at 12:40
Loooooool, que “safoda” mesmo, prá aí umas vinte vezes!
3 Fevereiro, 2015 at 12:49
+1 , disseste tudo…
3 Fevereiro, 2015 at 13:05
+1 🙂
3 Fevereiro, 2015 at 13:06
+1. Em poucas palavras está aí tudo…
3 Fevereiro, 2015 at 12:13
Contra o figo, o mendes, as nádegas, os jornaleiros, etc e tal…. Sempre em modo FIGHT & RESIST!!!
Força Sporting!!!
Força BdC!!!
3 Fevereiro, 2015 at 12:19
Hmmm não sejam assim. Para o Sporting é importante, muito importante a associação a Luis Figo e a Cristiano Ronaldo.
A estratégia do clube não pode ser assim tão linear … que recuse liminarmente qualquer ligação à candidatura de Luis Figo.
Ficaria estranho por um lado apresentá-lo como imagem da Academia e por outro lado não o apoiar. Julgo até que não faria qualquer sentido.
No entanto é óbvio que as ideias de Figo não serão as ideias do Sporting, como aliás as de qualquer outro candidato. Em alguns pontos estarão alinhadas em outros aspectos completamente desalinhadas. Mas isto há-se ser sempre assim.
Depois este problema dos fundos é muito maior que Figo. A TPO é demasiado complexa e importante para que uma alteração de politica de contratações deste tipo mude com o presidente da ocasião. A Fifa não é a federação portuguesa de futebol ou a liga em que se coloca lá um gordo a fazer tijolo.
Acredito que Figo possa ter o apoio de JM (não sei onde foram buscar esta ideia) e que seja uma forma de JM tentar minimizar os danos. É uma leitura possível e é nestes jogos de bastidores que também o futebol se move.
A posição do Sporting em relação aos fundos também há-de ter uma evolução. Basta que exista regulação e regras bem claras, coisa que actualmente é inexistente.
3 Fevereiro, 2015 at 13:43
Estranho era apoiar um gajo que luta pelos ideais inversos ao que nosso clube luta no dia de hoje…
3 Fevereiro, 2015 at 12:19
Vamos fazer uma vaquinha para contratar um hitman para limpar o sebo ao Mendes. Azeiteiro do caralho. Um homem que vendia bolas de berlim na praia e que se fez um empresário todo poderoso. Estória bonita para aqueles que gostam de comer gelados com a testa. Esse homenzinho subiu na carreira com a venda de jogadores oriundos da Academia leonina, mas que continua insistentemente obcecado em apunhalar a nossa instituição. Boi. As suas declarações após a entrega da Bola de Ouro ao CR7 são uma evidência de que o homem é um pimba man de último grau, com semelhanças incríveis com o Tony Carreira, Jorge Gabriel… execrável.
3 Fevereiro, 2015 at 12:20
Esse pimba man fez-se homem a ler os livros do Gustavo Santos. Bois do caralho.
3 Fevereiro, 2015 at 12:22
Era enfiar-lhe uma barra de dinamite pelo cú acima com um pavio de 3 metros.
3 Fevereiro, 2015 at 12:26
E ainda era pouco… para mim Jorge Mendes é um dos maiores inimigos dessa grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal….
3 Fevereiro, 2015 at 12:30
+ 1 e acrescento o jm é o pior inimigo do futebol português, em especial o futebol de formação…. quero que ele se vá fo…der bem longe (pode ser com a barra de dinamite)
3 Fevereiro, 2015 at 12:28
É óbvio que o Figo está metido nisto e prometeu a alguém que esta medida dos fundos ia acabar.
Vejam bem as Federações que o apoiam, só campeonatos periféricos, alguns têm mesmo de recorrer a fundos para vender os jogadores.
Jorge Mendes, amigo pessoal de Figo, já veio chorar, dizer que existiam muitos jogadores a caminho de Portugal e que com esta medida não puderam vir.
“FC Porto e Benfica não podem melhorar?” pergunta o super agente. Eu pergunto-lhe; E o Marítimo e o Nacional, não podem melhorar? Não, porque tu dás jogadores é ao Braga e ao Rio Ave. Pulha.
3 Fevereiro, 2015 at 12:28
Entretanto no Público online;
OPINIÃO
Figo na FIFA? Não, obrigado
JOÃO MIGUEL TAVARES 03/02/2015 – 06:35
O futebol merece mesmo muito melhor.
8
Só mesmo o parolismo nacional em matérias de futebol pode ter levado o habitualmente ponderado ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares a declarar o apoio do Governo a Luís Figo na sua candidatura à presidência da FIFA.
Luís Marques Guedes afirmou publicamente que seria “uma honra para o nosso país poder ter Luís Figo à frente da presidência da FIFA”, que a “posição do Governo sobre essa candidatura é óbvia” e que Figo seria “sempre apoiado, de acordo com os seus meios, pelo Governo de Portugal”.
Ora, eu espero muito sinceramente que não haja um cêntimo de dinheiro dos contribuintes envolvido na promoção desta candidatura – e, se houver, que isso seja denunciado. Ter Luís Figo a concorrer à presidência da FIFA não é honra nenhuma para Portugal, e a posição do Governo nesta matéria, ao contrário do que diz Marques Guedes, é tudo menos óbvia. Nós não podemos continuar a viver num país onde as pessoas são apanhadas em manobras de ética altamente duvidosa e fingimos que nada aconteceu, só porque há um senhor que em tempos fez fintas incríveis na ala direita da selecção nacional.
Luís Figo foi um futebolista admirável, sem dúvida alguma, mas o talento que ele tinha para os pontapés na bola esteve longe de ser acompanhado por uma postura fora do campo acima de quaisquer suspeitas. Os problemas começaram logo no início da carreira, ao assinar contratos em simultâneo com o Parma e com a Juventus, punidos com a proibição de se transferir para Itália durante dois anos (foi assim que Figo acabou no Barcelona), e continuaram já no fim da carreira, no seu muito mal explicado envolvimento no caso Taguspark. Por o Ministério Público ter concluído que ele desconhecia que a empresa com que em Agosto de 2009 celebrou contrato era detida por capitais públicos, Figo nunca chegou a ir a tribunal, mas as explicações que deu para a coincidência temporal entre a assinatura do acordo milionário com o Taguspark, a entrevista surreal ao Diário Económico onde louvava “a energia de José Sócrates” (e que terá sido enviada pelo assessor do jogador a Rui Pedro Soares, na véspera da sua publicação, a 7 de Agosto de 2009), e ainda o pequeno-almoço de apoio dois dias antes das eleições legislativas de Setembro de 2009 nunca foram particularmente convincentes.
Luís Figo vendeu os seus direitos de imagem ao Taguspark por 750 mil euros, em troca de uns vídeos para a promoção internacional do parque tecnológico de Oeiras, e logo foi acometido por um súbito amor a Sócrates. Falando como testemunha no julgamento do caso, o antigo jogador afirmou não ter de se pronunciar acerca de “coincidências” e que apenas se limitou, enquanto “cidadão”, a aceder a uma proposta da campanha do antigo primeiro-ministro. Campanha essa que começou por o tentar convencer a aparecer a “correr ao lado” de Sócrates, tendo Figo optado por um mais “discreto” pequeno-almoço – que de “discreto”, como todos sabemos, não teve nada.
Perante este currículo, compreender-se-á com certeza não ser Luís Figo a pessoa mais indicada para andar a criticar, com um ar muito indignado, os casos duvidosos em que o senhor Blatter e o organismo a que ele preside estão envolvidos. No vídeo de apresentação de candidatura, o antigo jogador português afirma: “Olho para a reputação da FIFA e não gosto do que vejo. O futebol merece melhor.” Substitua-se FIFA por Figo e a frase continua verdadeira. O futebol merece mesmo muito melhor.”
3 Fevereiro, 2015 at 13:46
Merda é atraída por merda… Os ideais desta gente no governo são exatamente os mesmos de Mendes&friends
3 Fevereiro, 2015 at 14:37
As federações que não têm audiências televisivas (a maior das gigantescas receitas da FIFA) apoiam Figo. Que dizer do possível sucesso da candidatura?
Não me parece sequer que a Federação Brasileira e a Argentina estejam interessadas em apoiar o Figo. Será que estão?
Irmãos Metralha, vão pensando é em ir recrutar jogasdores do Campeonato Nacional de Séniors que, nas vossas formações só há merda.
3 Fevereiro, 2015 at 14:40
O que eu gostava mesmo de saber é quantos programas de paineleiros vão fazer para discutir a capa do record 😉
3 Fevereiro, 2015 at 12:34
Off: Jorge Sousa no derby
3 Fevereiro, 2015 at 12:37
Era ele ou o Soares Dias.
(ou o Capela)
3 Fevereiro, 2015 at 12:41
O Super-Dragão?!?!
Bom…bom….no mínimo dá empate! Mas para o porco é melhor (de longe) nós ganharmos….
3 Fevereiro, 2015 at 12:40
O que se acabou de passar no Qatar devia abrir os olhos a muito boa gente. Como foi numa competição “menor”, nem uma linha sobre o assunto. Pode ser que quando derem por isso, já tenham um barrote pelo dito adentro. E depois, parafraseando o Rui Santos, aiaiai aiaiai
3 Fevereiro, 2015 at 12:46
Uma selecção de naturalizados. #meltingpot
Não gosto da França (arrogantes como tudo) mas nesta final queria de longe que ganhassem. Formar uma “Selecção Nacional” à base de petro dolares tira o valor todo a esta competição. Bem ganho pela França que continua a ter 3 monstros naquela equipa, Omeyer, Karabatic ( o irmão bom) e o Daniel Narcisse ( que deve ser o gajo com a maior impulsão e tempo de salto que já vi)
Da parte do Qatar, grande Mundial do Saric.
3 Fevereiro, 2015 at 12:53
vejam o exemplo do andebol… foi uma vergonha a todos os níveis!
3 Fevereiro, 2015 at 12:50
Fundos, uma arma ao serviço da financeirização do futebol contra o povo do Futebol
Quando esse Mendes e a Santa Aliança aparecem com essa treta do fim dos fundos significar desigualdades, mas o que é que os fundos provocam sem ser desigualdades?
Quantos no Brasil já n estão na falência, p.exp? O Brasil da Traffic, com ligações à máfia da Globo, do clube-fundo Estoril, padrinho da Santa Aliança?
Pq é que em Inglaterra e Alemanha (sem fundos) temos os clubes mais ricos e um Everton no top20 dos mais ricos?
Como estavam as finanças dos clubes portugueses antes de depois dos fundos?
O ARGUMENTO É DE UM CINISMO TOTAL: O FIM DOS FUNDOS PREJUDICA OS POBRES QUANDO SÃO OS FUNDOS QUE PREJUDICAM OS POBRES.
Vejam as falências no Brasil ! Vejam as contas dos 3 grandes ! Vejam os clubes cada vez mais pobres e os fundos cada vez mais ricos!
Os fundos são vampiros que comem tudo e ainda tem o displante de nos querer fazer acreditar que ou eles ou o caos!
Os fundos são a crise!
Os fundos são a associação do jogo ilegal, casas de apostas, máfia e lavagem de dinheiro, a quem não interessa a verdade desportiva mas sim o lucro.
Os fundos não existiam, e o futebol existia. O futebol existirá depois dos fundos.
Os fundos são um doping financeiro, são um empréstimo para prolongar a dependência!
Mas vão aumentando a crise até a bolha rebentar…!
E ela rebenta, meus caros! Ela rebenta! Porque o money n nasce na árvore das patacas! Ou está tudo cego, rico, empregado e aumentado?
Deixo aqui o relatório Deloitte Money League para se comprovar que as desigualdades tem vindo a aumentar no actual regime dos fundos:
http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-football-money-league-2015.PDF
Figo é a voz de Mendes! E Mendes é o rei dos fundos!
O que disse ele? Umas palavras à Miss Mundo! É contra a «corrupção», obrigado, mas alguem diz que é a favor, e mais? Zero Zero Zero!
Infelizmente o melhor candidato, n consegui recolher apoios, o que diz bem do estado do futebol…!
Jerome Champagne, o único que já apresentou propostas sem ser palavras vazias.
Deixo aqui algumas ideias dele:
Like the rest of the world and other human activities, football has been experiencing in the last twenty years a dangerous cocktail of deregulation, globalization in a context of systemic research of legal, tax, regulatory and judicial loopholes to escape from the football regulations
—Jérôme Champagne, Which FIFA for the 21st century?
In face of this crisis of a rudderless globalization without governance, states lose ground to the markets and the stock exchanges. But take this sentence and replace the words “states”, “markets” and stock exchanges” by “federations”, “leagues” and “clubs” respectively, the similarity is even more striking.
—Jérôme Champagne, Which FIFA for the 21st century
A análise de Jerome, onde aparecem preocupações como:
jogo ilegal
concentração riqueza e diminuição da incerteza no futebol
http://www.playthegame.org/fileadmin/documents/FIFA.Which_FIFA_for_21st_century.pdf
7 desafios do Futebol
The imbalance between amateur football and professional football
The balance between club football and national team football
The divide between the European football and football around the world
The precarious relationship between players and clubs
The relationship of football with money between the need of it and the dangers of its excesses
The autonomy of football from political power
The excesses of economic deregulation in the economy of football
11 propostas reforma da FIFA
Revive the democratic debate within football pyramid
Increase even more development programs with new solidarity mechanisms
Involve leagues, clubs and players in the decision-making process
Restore the role and the centrality of the FAs while clarifying the relations with the confederations
Adjust FIFA to the evolutions of today’s world to reflect them better
Reshuffle the power responsibilities between the FIFA President, the Executive Committee and the Associations
Strengthen FIFA’s governance structures
Reform FIFA’s administration
Modify the insulation of refereeing debates
Define and implement a more comprehensive notion of autonomy
Reconnect FIFA with the “people of football”
E quanto aos restantes candidatos?
Temos Ginola, o palhaço das casas de apostas!
Temos o holandês, que vou tentar investigar melhor, mas até agora ideias Zero!
E temos o Blatter. E aqui vem o central da questão.
Mas o Blatter não é corrupto?
é.
Então pq é que o Blatter defende o fim dos fundos?
A minha resposta é: Porque não é parvo, e percebe que os fundos significam uma bolha que rebenta com tudo!
Não é por «bondade» ou «honestidade» que existem forças anti-fundos no dirigismo da FIFA que atribui mundiais ao Quatar.
é tudo uma questão de guerra económica!
entre um campo “regulador” (o que n quer dizer n corrupto) e um campo “desregulador” que aumenta exponencialmente a corrupção e abre campo à máfia total…é um pouco como (passe a comparação política) um Estado que promove o clientelismo e os favores mas se vai aguentando e um Estado que fica completamente refém da agiotagem e dos mafiosos internacionais para capturar divisas!
Portanto, deve o Sporting apoiar Blatter?
Eu digo não.
Devemos manter as nossas propostas e manter distanciamento!
Quanto muito, se necessário fazer uma lista de exigências!
defendemos a, b e c
Quem se aproximar mais….logo veremos…! mas sempre com identidade própria e sem co-responsabilização por borradas alheias!
Mas acho que o melhor é mesmo n dizer nada, pois nem votamos!
Estou farto de portugueses que querem o apoio de Portugal para ocuparem lugares internacionais com o argumento que nos vão ajudar, quando lá estão dizem que não podem fazer nada pois são independentes, e depois da porcaria toda que fizeram contra Portugal, ainda voltam ao burgo para dizer que nos ajudaram!
SL
3 Fevereiro, 2015 at 12:54
+1. Subscrevo inteiramente. Os fundos são um cancro… São uma droga (em todos os sentidos). Estão a acabar com o futebol, o que conseguirão se não se acabar com eles. Mas nessa altura já chulos como o JM terão espremido até ao tutano a árvore das patacas…
3 Fevereiro, 2015 at 13:02
excelente contributo. um like para este coment!
3 Fevereiro, 2015 at 13:09
O Ginola já está fora, não reuniu as condições minimas para se candidatar.
3 Fevereiro, 2015 at 14:16
A minha única duvida é mesmo o gajo da Federação Holandesa…não conheço nem sei o que pensa! De resto, entre o Jordano, o Blatter ou o Figo para mim é tudo igual! Querem é taxo, comissões e mais nada! Uns é pelos fundos, outros pelos mundiais…é tudo igual!
3 Fevereiro, 2015 at 14:34
Porque é que o Blatter defende o fim dos fundos….é simples! O Blatter ganha Milhões com as organizações de Mundiais e coisas assim! Os fundos a ele não lhe dizem muito…e sabe que já tem naturalmente má imprensa desde há um tempo para cá! Então é contra os fundos numa tentativa de lavar a cara mediaticamente, de forma a continuar a ganhar os milhões dele tranquilamente! Sim porque os únicos otários da CS que defendem os fundos é mesmo Portugal (e alguns de Espanha)! O resto do mundo sabe que são uma lixeira de lavagem de dinheiro e a grande maioria da imprensa mundial pede o fim dos fundos (pelo menos dos maiores e mais democráticos países…França, Holanda, Alemanha, Inglaterra…não conheço a posição da maioria da imprensa italiana..)
3 Fevereiro, 2015 at 13:01
A matematica disto tudo é tao facil….
O que o Mendes quer dizer é isto em bom portugues:
“Se nao deixam as nadegas comprar so 0.0000001% do passe de um Casemiro, entao como é que vao competir com o Sporting quando eles tem Rui Patricio, Adrien, Mane, Tobias, PO, William de Carvalho?”
Fiz-me entender?
Eu avisei. Se isto vai para a frente as nadegas vao ter que dar ao pedal para nos apanharem e ja vao com largos anos de atraso. Agora em vez de um Tello ja tem que levar com os Hernanis destas vida….
Shhhh. Aguenta e nao chora Mendes!
3 Fevereiro, 2015 at 13:05
O Hernani vai ser outro Tiago Rodrigues. Daqui a uns tempos ta num Nacional.
E o Adrian 11M? Agora foi tirado da lista para a LC. Ai se fosse no SCP, eram so capas a falar de flop.
3 Fevereiro, 2015 at 13:04
Não sei se figo é patrocinado por mendes, até acho que não se gramam. Mas isso é irrelevante, porque figo não tem nada para dar ao futebol, fora das 4 linhas.
Deixei de gostar dele no dia em que recusou renovar com o Sporting, para sair por meia dúzia de tostões. isso revela bem o seu caracter. não é melhor que o futre, apenas mais calculista e menos exuberante.
e provou-se ao longo da sua enorme carreira, o tipo de pessoa que é. pode vir a Alvalade quando quiser e comprar os camarotes que quiser, para mim será apenas mais um gajo que cuspiu no prato onde comeu.
3 Fevereiro, 2015 at 13:09
O Figo grama quem lhe pagar ou lhe permitir chegar onde quer. Se o JM se chega à frente para isso… passam a ser os melhores amigos do mundo.
3 Fevereiro, 2015 at 13:07
Já agora para quem quiser ouvir a entrevista. Vou começar agora na minha hora de almoço….
http://www.bbc.co.uk/programmes/p027d3g4
3 Fevereiro, 2015 at 13:18
Obrigado Barbosa, já vou ouvir pós almoço!
SL
3 Fevereiro, 2015 at 13:31
Thanks Captain! vou ouvir o President!
3 Fevereiro, 2015 at 14:25
Obrigada Capitão!!! És o maior
3 Fevereiro, 2015 at 13:16
Quem está dentro do futebol não tem de ter sentimentos mas de ser competente.
O Figo foi o jogador mais profissional da época dele, e na seleção o 2º atrás do Ronaldo, de sempre.
Esteve um pouco mal na saída do Sporting, teve oportunidade de nos poder dar mais dinheiro, mas não o condeno por isso, porque tal como na história que teve com o Barça, ele era de longe o melhor jogador da equipa e que não ganhava como tal, e sendo assim fez pela vida. Nunca o ouvi falar mal do Sporting, pelo contrário. Para mim foi dos melhores jogadores que já tive oportunidade de ver jogar, fazia coisas fantásticas.
Não é por acaso que tantas pessoas se gabam que temos duas bolas de ouro na formação…uma delas é do Figo!!
Já nas questões extra-futebol todos sabemos o que se tem passado, contratos simultâneos, tagus-park, etc. e isso não oferece nenhuma credibilidade ao candidato Luis Figo, se calhar por isso é que é candidato, a FIFA é o espelho do nojo que é o futebol-corrupção dos nossos dias. Tem muitos contactos é um facto, mas até prova em contrário estou de pé atrás com a sua candidatura.
3 Fevereiro, 2015 at 13:28
Quando festejou um golo contra o Sporting no banco do inter como se fosse uma final não te incomodou?
3 Fevereiro, 2015 at 13:42
Não sei desse episódio, mas se assim foi era evitável, e eu não o faria. Mas afinal ele estava a jogar noutro clube ou não?
O Cedric e o Adrien também nos ganharam uma taça de Portugal e festejaram e não é por isso que deixam de defender o Sporting.
O Ronaldo em Manchester também nos marcou de livre, festejou e não vi ninguém condená-lo.
3 Fevereiro, 2015 at 14:02
Quando Figo fala de “transparência” deve estar a referir aqueles dois contratos que assinou com equipas italianas quando ainda era jogador do Sporting…
Da “novela” Barcelona /R Madrid…
O “negócio” com a Tagus Park, tenpo pelo meio…o presod do 44…
Eu “vou votar” …Blatter…
É que pelo menos esse…”não me engana…”…
SL
3 Fevereiro, 2015 at 14:08
Max,
Eu consigo perceber todos esses episódios excepto o Barça/Real, o que aconteceu de anormal nessa situação?
SL
3 Fevereiro, 2015 at 14:22
O Figo nunca fez nada de mal na sua carreira! Nada! Mas então explica-me porque é que não há 1 adepto de futebol que nutra particular simpatia pelo Figo?! Onde é que achas que o Figo poderia vir a trabalhar a não ser no Inter onde acabou e por isso é que ainda o gramam minimamente…não tiveram tempo de ser trocados como os outros?! Ainda por cima fez um trabalho do crl! Entra como Dir. Desportivo com um super Inter, hoje é um clube do meio da tabela em Itália…
Vais aos adeptos do Sporting e ninguém o grama particularmente! Uns não gostam manifestamente, outros dizem apenas que não gostam nem desgostam…
Adeptos do Barça nem vale a pena…
Os do Real…idem…
Da selecção…mais do mesmo…
O Figo nunca fez nada de mal como um homem de negócios frio e racional nunca fez! Mas não gera o mínimo de empatia…
Para lá das merdas e os potes em que esteve metido…
3 Fevereiro, 2015 at 14:36
E alguém disse isso? Aprende a ler.
3 Fevereiro, 2015 at 14:38
Disse o quê?!
3 Fevereiro, 2015 at 14:42
hã?
3 Fevereiro, 2015 at 14:52
Tu disses-te “Alguém disse isso?!”
Eu não percebi ao que te referias…
Eu volto a dizer! O Figo nunca fez nada de condenável na sua carreira…mas nunca fez nada por paixão! E por isso não gerou paixões! Se acumulares isso com os filmes com Sócrates e outros (não foi o unico filme politico dele…a nivel de apoios) tens aí a resposta para a maioria não gostar dele…
É condenável ele não querer renovar para sair para um clube melhor?! Não,
É condenável ter saído do Barça tendo este sido devidamente compensado pela clausula de rescisão para ir para o grande rival?! Não!
É condenável ter andado a chupar o Real até ao tutano ganhado todos os tostões que podia?! Não!
É condenável ter festejado um golo do Inter contra o Sporting?! Não!
Foi ultra profissional! Geriu sempre a sua carreira sendo ultra profissional e tomando sempre a melhor decisão para a sua carreira, carreira essa que pôs sempre à frente de tudo! Isso é condenável?! Não!
Mas fds….como é que se pode gostar de um gajo assim?!?!?! Eu não gosto!
O que é que gostas mais no Fito?! Não é a alma dele?!!? Eu adoro o Fito exactamente por isso! Tem uma alma e um sentimento único! O Figo é a antítese disso…
3 Fevereiro, 2015 at 15:33
É a antitese disso? sabes o que estás a dizer? tu alguma vez viste o Figo a jogar?
Conheces este video do Cherbakov? https://www.youtube.com/watch?v=C_NJkLd5U74
Se me disseres que era um gajo timido e que jogava para vencer em vez de querer tirar fotos e andar nas passagens de modelos eu concordo contigo em absoluto. Foi dos jogadores mais competitivos, mais carismáticos que houve no futebol, se assim não fosse não teria criado o mau estar em Barcelona aquando da sua saída!
3 Fevereiro, 2015 at 15:39
Sim…o Figo gosta dos amigos…isso faz dele um jogador com carisma?!
Epah pronto…não vale a pena…temos visões completamente diferentes do carácter do Figo…tu não vais mudar de opinião e eu também não por isso não vale a pena eternizar….
O Figo é isso tudo e só não tem adeptos em lado quase nenhum porque os adeptos são malucos…é o gajo mais carismático que existe embora em geral nenhum adepto tenha especial carinho por ele! Nem do Sporting, nem do barça, nem do Real, nem mesmo do Inter…tudo bem! 😉
3 Fevereiro, 2015 at 15:43
Mudar de opinião porquê? ainda se me desses argumentos, não vi um único.
Não disseste que não criou empatia, já te dei exemplos factuais!
E volto a dizer, aprende a ler que é para não tirares conclusões de coisas que as pessoas não dizem, como já vem sendo hábito.
3 Fevereiro, 2015 at 15:56
Fds…tens razão…caga nisso…não vou continuar a discutir o carisma do Figo! Basta falar com adeptos do Sporting, Barcelona, Real ou de outro qualquer para procurar quem realmente tenho o Figo como um ídolo nos dias de hoje para se perceber o que eu digo! Mas se achas que ele é muito carismático fica com a tua que eu fico com a minha…o que é que queres que te diga mais?!!?
Ele que concorra a um cargo no Sporting para ver o carisma como que ficou…é ver os adeptos todos que admiram o carisma dele…
3 Fevereiro, 2015 at 14:41
Já agora, conheces um gajo chamado Josep Guardiola?…é só um dos melhores amigos do Figo…empatias…
3 Fevereiro, 2015 at 15:11
Mas o Figo nunca fez nem tem inimigos no futebol porque é um tipo simpático e de trato fácil! A grande maioria do mundo do futebol simpatiza com ele! Ele não gera paixões é nos adeptos pela forma como sempre geriu a sua carreira! Não confundam as coisas…
3 Fevereiro, 2015 at 15:49
“O Figo é isso tudo e só não tem adeptos em lado quase nenhum porque os adeptos são malucos…é o gajo mais carismático que existe embora em geral nenhum adepto tenha especial carinho por ele! Nem do Sporting, nem do barça, nem do Real, nem mesmo do Inter…tudo bem! ;)”…metes os pés pelas mãos e as mãos pelos pés…já não percebo…https://www.youtube.com/watch?v=305zhgEpU6k
3 Fevereiro, 2015 at 16:00
Vais mesmo julgar o carisma do figo por um video no You Tube?! Fds…enfim!
Aliás foi ver os “Vivas” e o enorme entusiasmo que gerou a candidatura do Figo nos adeptos de futebol para perceber que ele tem montes de gente que o adora….Uma onda de entusiasmo mundial!! Em Madrid então anda tudo louco de entusiasmo….
3 Fevereiro, 2015 at 16:30
enfim….
3 Fevereiro, 2015 at 14:37
Nessa transferencia o Figo não fez nada de condenável.
O Real pagou, ele foi. Não fez como o Bale, que se recusou a treinar, ou outros que simularam lesões ou fugiram alegando
más condições psicológicas. Fez uma opção de carreira. Ponto.
Anteriormente terá jurado amor eterno ao Barcelona? Não entremos por aí…
3 Fevereiro, 2015 at 14:48
É precisamente essa a percepção que tenho dos acontecimentos.
3 Fevereiro, 2015 at 16:57
O Figo foi a figura central da campanha eleitoral que levou o Florentino (salvo erro) à vitória no Real: se o gajo ganhasse o Figo trocava Barcelona por Madrid – a malta em Barcelona gostou imenso de ver o seu ídolo na campanha do rival… ainda hoje o aplaudem
Mas isto não interessa para nada! Quem é o Figo, quando domingo vamos ganhar ao benfas????
SPOOOOOOOOORTING!
3 Fevereiro, 2015 at 16:12
Comigo nada…do mesmo já não se queixam os do Barça…
Mas pode ser que seja eu a ver mal…
Em resumo…:
Considero o Figo como um dos melhores de sempre…
Como sportinguista…tenho algumas dúvidas…
Do resto…com a “força” contra que o Mendes está a fazer…temo que ele “goste” também dos fundos…
Abr e SL
3 Fevereiro, 2015 at 16:33
Eu como fã do Barcelona e do Figo também fiquei pior que estragado com a saída dele, mas quem não se dá ao respeito não merece ser respeitado, e o Figo fez pela vida e foi para onde o valorizavam.
Quanto ao resto estamos perfeitamente de acordo.
SL
3 Fevereiro, 2015 at 13:35
Ninguém questiona o profissionalismo e a qualidade futebolística do Figo. As coisas que referes, tal como ter saído de forma que nada nos beneficiou, para mim, enquanto sportinguista, revolta-me e revela profunda ingratidão pelo clube que o formou. É que Figo deve muito mais ao Sporting do que o Sporting ao Figo! Mas esteve no Sporting, foi bola de ouro e o clube deve ter orgulho em ter contribuído para a formação (não ética, infelizmente) de um jogador que teve esta qualidade.
Revoltou-me também ter festejado o golo do Inter (para mim isso é igual a falar mal do Sporting ou ainda pior…).
Mas Figo já não está a ser avaliado pela sua qualidade futebolística nem sequer pelo seu (ausente) sportinguismo.
Figo deve ser avaliado pelo que de bom pode trazer ao futebol, enquanto candidato a presidente da FIFA. E com base em todo o seu percurso convenhamos que não será a pessoa mais credível quando diz que quer acabar com a corrupção…
3 Fevereiro, 2015 at 13:48
Quanto à saída dele há coisas mal explicadas que na altura serviam os interesses de alguns (Sousa Cintra, aquele que muitos adoram e deixou o clube sem dinheiro) como por exemplo o que contou o Figo:
“A sua saída do Sporting criou polémica. Primeiro, queixou-se de não lhe terem aumentado o ordenado (que era de cerca de mil contos/mês) e, quando Sousa Cintra finalmente o quis fazer, recusou-se a assinar a renovação… É verdade que, desesperado, Sousa Cintra lhe chegou a oferecer 12 mil contos [cerca de 60 mil euros] por mês?
Os valores não sei (até por me estar a falar em contos…), mas a história é real. Durante cerca de dois anos andaram a prometer-me mundos e fundos. Durante esse período contrataram jogadores, designadamente ao Benfica, com condições se calhar dez vezes melhores do que as minhas. E eu cansei-me de esperar. Quando faltavam seis meses para o contrato acabar decidi seguir a minha vida, já que não podia confiar nas pessoas que durante aquele tempo todo me tinham andado a enganar. ” em http://www.publico.pt/noticia/figo-conta-as-historias-das-saidas-polemicas-do-sporting-e-do-barcelona-1525465
Sim isto tudo tem a ver com a sua candidatura à FIFA, por isso não perceber o que algumas pessoas falam ao referir o ser ou não do Sporting, isso ele lá sabe, o importante era ser competente.
Ele não tem de ser do Sporting, apenas nos deve respeitar, e acho que isso sempre fez e continua a fazer.
3 Fevereiro, 2015 at 14:07
Discordo em absoluto do último parágrafo. E estás a esquecer-te nessa história do Sousa Cintra que o Figo foi um dos primeiros que esteve para sair para as galinhas enquanto júnior. E o resto do seu percurso fala por si e pelo seu carácter.
3 Fevereiro, 2015 at 14:35
Mas saiu? Já foi dito pelo próprio que podia ter saído a ganhar bem mais e ficou no Sporting!
3 Fevereiro, 2015 at 15:04
E depois raspa-se (não depois de assinar dois contratos em simultâneo) e faz um manguito ao clube que o formou. Excelente não foi?
3 Fevereiro, 2015 at 15:50
Estás a baralhar tudo.
3 Fevereiro, 2015 at 15:57
Não, desculpa mas tu é que estás. Para mim está tudo muito claro. Mas aceito que para ti não. Tens direito à tua opinião mas não me queiras convencer que um carro preto é branco OK?
3 Fevereiro, 2015 at 16:38
Calma jogador, não te quero vender nada, respeito a tua opinião não tenho é que concordar contigo.
O Figo não é a melhor pessoa do mundo mas também há muita história lampiónica metida pelo meio que faz com que as pessoas se deixem levar por essa propaganda maléfica, basta ver os disparates que têm surgido com o Ronaldo.
3 Fevereiro, 2015 at 16:01
Mas a “palavra” deste gajo vale alguma coisa?
Tb disse um dia que não ia sair do Barcelona e no dia a seguir era apresentado pelo Real Madrid.
3 Fevereiro, 2015 at 16:09
Sim Maria. Se nos baseamos na palavra dum pesetero que disse que não saiu mesmo perdendo dinheiro, quando tudo no seu percurso demonstra que só vê dinheiro à frente, sem qualquer escrúpulo, estamos conversados…
3 Fevereiro, 2015 at 13:48
Fito, o Figo foi dos meus jogadores favoritos de sempre! Quando ele festejou pelo Inter não fiquei nada sentida, mesmo, porque compreendi que já não jogava por nós.
Gostei de o ver na Selecção Nacional, foi um jogador incrível e nunca teve palavras maldosas para com o Sporting.
Mas em termos de ética e dirigismo, Figo é tudo menos um exemplo. Assina por dois clubes italianos ao mesmo tempo, acaba no Barça. Era um dos capitães e troca o Braça pelo Real Madrid. Jogou no Inter nunca quis acabar a carreira no clube que fez dele o que é.
Para ser presidente do Sporting, exigiu que o BES lhe pagasse um ordenado chorudo.
Esteve envolvido no caso Taguspark. Isto é tudo menos o homem que deve gerir o futebol mundial.
Mas isso sou eu, que sou uma romântica
3 Fevereiro, 2015 at 14:00
O meu também era o Figo, até aparecer o Ronaldo e depois obviamente o Fito!
O Figo jogou muitas vezes lesionado, inclusivamente no Sporting, foi capitão e deu a cara muitas vezes pelo clube, uma delas no acidente que vitimou o Cherbakov, teve oportunidade de sair para as gayvotas a receber muito mais e não quis porque foi leal ao Sporting. Podia ter feito melhor ao sair do clube? podia, mas também teve de pensar na vida dele.
A história do Barça é igual a que se passou no Sporting, havia jogadores que jogavam bem menos que ele e recebiam o dobro, ele esperou pelo prometido aumento, não chegou e ele fez pela vida.
Agora, e como já referi em cima, não é a pessoa mais credivel a nivel institucional, estou curioso por ouvir as suas convicções e “promessas”. Gostava de estar enganado e que me deixasse os rins no chão como tantas vezes fez em campo.
3 Fevereiro, 2015 at 13:47
Acho que com esta conversa do Figo está-se a esquecer o que é essencial…que o BdC não pára de estar sempre à procura de protagonismo. Agora até manda vir gajos da BBC. O importante era ele ter ido a reuniões em bombas de gasolina e almoçar leitão à Mealhada.
Agora mais a sério, a posição do Sporting em relação ao Figo parece-me exactamente a mesma que a posição do clube em relação à Liga. Onde está o programa? Onde estão as ideias sem ser o discurso de frases feitas? É que o Sporting chegou-se à frente com uma série de proposta concretas para mudanças no futebol. E como nós somos um clube coerente (quero lá saber que tenham a foto do gajo na sala de apresentações), queremos saber se as ideias de Figo vão ao encontro das nossas.
Essa merda de andar ao sabor do vento e passar cheques em branco já não faz parte deste Sporting.
3 Fevereiro, 2015 at 13:48
Era vidrado no Figo. Foi o meu primeiro ídolo (a par de Balakov). Lembro-me de ser um puto e ir passar férias a Espanha e qdo p Barça jogava Durante esse periodo, vestia o meu equiPamento completo do Barça (kappa) e via os jogos na tv sempre focado naquilo que fazia Luís Figo. Numa dessas ferias, apanhei-o a sair de um hotel de Barcelona, dirigi-me a ele e pedi-lhe uma foto dozen do que era sportinguista e fã dele. Foi simpático. Ainda me perguntou Se não queria que chamasse o Vitor Baía que estava sentado no seu Mercedes cinzento.ao que eu respondi que não, que nas minhas fotos não queria tripeiros. Resultado, nessa foto estou eu abraçado ao Figo e, atras de nos, está o Mercedes dele com o Baía lá sentado.
Isto Tudo pra dizer o quê? Não consigo odiar o meu primeiro ídolo. Mas também consigo ver o seu posicionamento em relação ao clube que fez dele o que é Hoje. E não, Figo nunca defenderá o Sporting simplesmente Porque não é sportinguista. È lampião. E dizer isto de um tipo por quem eu quase que dava a vida é das maiores desilusões que tive no futebol.
3 Fevereiro, 2015 at 13:50
Não é nada lampião Sá. É sócio do Sporting e as filhas também. Tem camarote todos os anos, é sportinguista.
3 Fevereiro, 2015 at 14:10
O LFV também é sócio do Sporting…
3 Fevereiro, 2015 at 14:51
Também tinha um lugar de leão no estádio agora não sei se ainda tem.
3 Fevereiro, 2015 at 14:05
Essa história do lampião foi mais uma mentira repetida muitas vezes, do género dos 6 milhões de gayvotas, se fosse teria ido quando teve hipótese para tal.
Assim como o Ronaldo ser lampiurso…quantas vezes já eu ouvi isso…
3 Fevereiro, 2015 at 14:28
Eles que se lixem, porque tanto o Figo como o Ronaldo são sportinguistas. Têm uma dor de corno terrivel
3 Fevereiro, 2015 at 13:55
Entre os inimigos facilmente outros há com os quais o Sporting não quer, muito justamente, alinhar. Um deles é a Federação, dominada pelo Benfica e pelo Porto o outro, obviamente, é a Liga do Gordo. O Figo se quiser o apoio do Sporting que o peça.
De qualquer modo, a eleição do Presidente da FIFA é matéria do foro das Federações Nacionais de Futebol. Os clubes não devem imiscuir-se em temas que não são das suas competências.
Por outro lado, do Ponto de vista das relações internacionais do Sporting seria de muito mau tom ingerirmo-nos em seara alheia, metendo lá a foice, sem qualquer utilidade prática. Seria por isso um erro estratégico significativo quando estamos fartos de marcar pontos importantes com a política seguida pela Direção do Dr. Bruno de Carvalho, designadamente, no que toca à projecção internacional do Sporting e à questão absolutamente estratégica dos fundos.