bbcA estação televisiva BBC decidiu vir até Lisboa e entrevistar o Presidente Bruno de Carvalho sobre um dos assuntos pelos quais se notabilizou internacionalmente: os Fundos. Dan Roan, editor de desporto na BBC News, deslocou-se com a sua equipa até Alvalade para recolher a opinião do líder ‘leonino’ sobre o tema. “Estamos a fazer uma peça sobre a subida ao poder de Jorge Mendes, que se deveu muito a questões de TPO (Third Party Ownership). Ouvimos o Presidente do Sporting falar sobre os fundos e referir que é uma má ideia, até que a própria FIFA baniu as TPO. O Sporting é visto na Europa como o clube que disse ‘chega!’. A posição tomada pelo Sporting foi muito bem vista em Inglaterra, pois mostra que o Clube tem princípios e quer fazer negócios da melhor forma”, apontou o jornalista britânico.

Sobre a visão de Inglaterra sobre o assunto, Dan Roan fez o seguinte resumo: “É visto como algo mau, até porque há uns anos tivemos uma situação com a vinda de Mascherano e Tevez para o West Ham e depois veio-se a descobrir que existiam outros donos dos passes dos jogadores. Por causa disso, o West Ham foi severamente multado. Foi muito controverso. Sabemos que é muito comum na América do Sul e em Portugal. Em Inglaterra gostamos de saber quem é o dono dos jogadores”.

Quanto aos opositores da medida tomada pela FIFA, o editor da BBC antevê uma interessante disputa legal. “Teremos de esperar para ver, mas acho que a FIFA e a UEFA sempre disseram que está errado e que há possibilidade de haver conflito de interesses porque podemos ter um agente a aconselhar um jogador, mas também um fundo que tem interesse nele ao mesmo tempo. Às vezes os clubes podem perder jogadores sem que eles o consintam. De qualquer forma, o assunto vai para tribunal e vai ser uma batalha interessante”, concluiu o enviado inglês.