«Inaugurado em meados de 2013 numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares e do presidente da Câmara de Lisboa, que se referiu a ele como “um equipamento cultural de referência da cidade”, o Museu Benfica Cosme Damião está em situação ilegal. O mesmo acontece com vários outros equipamentos existentes no complexo do Estádio da Luz, incluindo espaços comerciais, piscinas e um pavilhão.
Em causa está o facto de essas construções não cumprirem com aquilo que estava estabelecido no alvará de loteamento que foi emitido pela câmara em 2004. A “alteração da licença de operação de loteamento” que vai permitir a regularização desta situação só foi aprovada em reunião camarária esta quarta-feira, com a oposição do PCP e os votos favoráveis dos restantes eleitos.
De acordo com informações constantes deste processo, estão em situação irregular dois espaços comerciais, um equipamento desportivo, um balneário e duas bilheteiras, bem como o edifício, com uma superfície de pavimento superior a 18 mil m2, que alberga o museu, as piscinas e um pavilhão. O Estádio da Luz é a excepção, sendo a única construção que se encontra licenciada.
O museu, que foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, abriu as portas em Julho de 2013. Na altura, segundo se diz numa notícia publicada no site da autarquia, António Costa agradeceu ao Sport Lisboa e Benfica aquilo que considerou ser “uma dádiva à cidade” e realçou “o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal no âmbito dos Planos Directores Municipais e nos Planos de Pormenor, para ‘permitir que este museu aqui esteja’”.
Certo é que só em Abril de 2014 é que a Benfica Estádio, a proprietária do lote em questão, submeteu ao município o “pedido de alteração da licença da operação de loteamento”. Com ele, além da regularização das construções já mencionadas, aquela entidade pretendia obter luz verde do município para fazer um dos edifícios existentes crescer dois pisos e acrescentar um piso a um balneário. Tudo somado está em causa um aumento da superfície de pavimento de mais de 38 mil m2.
“Como é que é possível que se tenha construído aqueles edifícios sem qualquer licenciamento e que a câmara o tenha permitido”, pergunta o vereador Carlos Moura, sublinhando que as obras não foram feitas “secretamente”. “Anos depois apresenta-se uma proposta de resolução, que além disso permite aumentar a construção”, condena o autarca comunista, lembrando que esta questão atravessou “várias gestões camarárias”.
E as críticas não ficam por aqui, já que a proposta aprovada esta quarta-feira prevê também “a submissão à Assembleia Municipal de Lisboa da aceitação da isenção do pagamento da taxa TRIU [Taxa pela realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas] e da compensação urbanística (…) respeitante unicamente ao uso de equipamento e serviços complementares à actividade desportiva, que corresponde a 95% da superfície de pavimento”. A oposição a esta proposta, que segundo disseram ao PÚBLICO vários eleitos envolve um montante de cerca de 1,8 milhões de euros, foi alargada: PSD, PCP, CDS e a vereadora Paula Marques (dos Cidadãos por Lisboa) votaram contra, e o vereador João Afonso (do mesmo movimento) absteve-se.
“É completamente inaceitável”, diz Carlos Moura. “Os portugueses, os lisboetas não conseguem já aceitar este tipo de tratamento diferenciado”, afirma por sua vez o vereador social-democrata António Prôa, que não hesita em falar num “tratamento de favor” ao Sport Lisboa e Benfica. Também o vereador centrista João Gonçalves Pereira se mostra contra uma isenção de taxas a esse clube, sublinhando que teria a mesma posição para qualquer outro.
Já Paula Marques explica que votou contra por entender que “não é correcto” isentar do pagamento de taxas um clube de futebol, entidade que, frisou, “não é uma associação sem fins lucrativos”. Especialmente, acrescentou, “na situação em que estamos a viver, na situação que o país está a atravessar”. Tanto a vereadora dos Cidadãos por Lisboa, eleita na lista do PS, como António Prôa e João Gonçalves Pereira frisam que a sua posição poderia ter sido outra se a isenção se aplicasse exclusivamente a equipamentos para a prática desportiva.»
quem quiser ler a versão DN, pode clicar aqui.
12 Fevereiro, 2015 at 17:40
Julgo que merece uma carta de teor semelhante à que apresento:
Caro António Costa,
Da minha parte agradeço o facto de antecipadamente me facilitar tanto a vida na hora de votar nas legislativas que se avizinham, como de resto agradecerá qualquer cidadão com a mínima noção de justiça e equidade e farto de dar para a “causa” de compadrios, arranjinhos e alegres comezainas de rissóis de camarão nos camarotes da Luz, entre penaltis duvidosos e golinhos de champanhe de região demarcada. Pois experimente o cidadão comum não requerer uma daquelas licenças e lançar-se ilegalmente numa qualquer actividade comercial mais pequena que um mini-mercado e logo se certificará da benevolência camarária. Pelos vistos, dependerá da Assembleia Municipal da CML a correcção de tão inqualificável proposta, assim reste alguma vergonha, porque ao António, como ao amigo Zé Filósofo, apropriadamente a viver em condomínio fechado ali para os lados do templo de Diana, essa parece já ter ido, se é que alguma vez existiu, há muito, muito tempo.
Nota: A propósito de filosofia e alegorizando, permita-me dizer-lhe que há verdadeiros gigantes no reino das sombras que se revelam anões à luz do dia.
Mais um obrigado António, deste mero cidadão
12 Fevereiro, 2015 at 18:56
Muito bom 🙂
12 Fevereiro, 2015 at 18:18
Ja nasceu a Diana Carvalho, socia nº 122.744 🙂
12 Fevereiro, 2015 at 18:21
Parabéns ao papá Bruno!
Deve estar em êxtase!!
SL
12 Fevereiro, 2015 at 18:21
O presidente merece um post!
12 Fevereiro, 2015 at 18:26
🙂 🙂 🙂 …
12 Fevereiro, 2015 at 19:13
Parabéns Presidente…mais uma Leoa para lutar contra os poderes instalados nesta merda de país…
12 Fevereiro, 2015 at 21:08
Pelas minhas contas, foi concebida a 12 de Maio de 2014 – tínhamos acabado de jogar com o Estoril no dia anterior para a última jornada.
Ou seja, trabalho é trabalho, conhaque é conhaque para o presi 😀
12 Fevereiro, 2015 at 21:14
Deve ter sido logo naquela noite 😛
12 Fevereiro, 2015 at 18:23
Só num país de xicos-espertos e analfabetos a merda desta agremiação consegue sair impune a tudo. É vergonhoso os favorecimentos que estes filhos da puta têm sempre. Lá vão andando de penalti em penalti, de expulsão contrária em expulsão contrária, de gamanço em gamanço. Não têm dignidade nenhuma, são nojentos. Filhos duma granda puta, não há raça pior que a lampiónica.
12 Fevereiro, 2015 at 18:34
TVI Jornal
noticia
Benfica está na final da taça da liga.
Resumo
1 imagem
primeira grande hipótese pelo V. Stubal, o corte do defesa do benfica.
2 imagem
(não não puseram a do penálti que não foi marcado contra o benfica e expulsão do defesa)
Domínio da bola com ante-braço do novo prodígio do benfica e grande penalidade assinalada com expulsão do violente agressor do Vitória
3 e 4 e 5 imagem sem valor a acrescentar… a MERDA JÁ ESTAVA FEITA!
NÁUSEA!!!
12 Fevereiro, 2015 at 18:38
Estes filhos da puta são piores que a propaganda nazi. Estão todos combinados e só mostram aquilo que lhes convém.
12 Fevereiro, 2015 at 18:26
M-Á-F-I-A
12 Fevereiro, 2015 at 18:38
E alguém vai pegar nisto? Ahahah deve ser deve, vai passar em claro como se nada se tivesse passado/a passar.
O que seria falado e escrito se isto tivesse o nome do Sporting em vez do Benfica.
12 Fevereiro, 2015 at 18:40
A minha já segui:
“Dr. António Costa,
Com o perdão de 1,8 milhões de euros ao slb que a sua costela benfiquista assim o entendeu fazer, perdeu hoje o meu voto nas próximas eleições. Obrigado por me fazer tornar a escolha durante o ato eleitoral tão fácil.”
12 Fevereiro, 2015 at 18:52
…Para quando uma investigação séria aos favores de muitos milhões qua a camara de lisboa tem feito à passarada (ai a história da construção do estádio e arredores) e dos perdões fiscais que governos lhes têm doado, e caso houvesse coragem para tal havia uma vasta corja para entalar, inflizmente isto dificilmente passará de um forte desejo de um SPORTINGUISTA que gostava de ver o clube do pássaro metido nos cornos desses porcos credores…
12 Fevereiro, 2015 at 19:11
Se até um que se diz sportinguista os favoreceu na construção do Estádio, quando era presidente da Câmara de Lx, esquecendo-se que devia pelo menos fazer o mesmo ao Sporting e não o fêz, o que é que esperavas de um lampião assumido?
12 Fevereiro, 2015 at 18:52
Parabéns, Presi!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=785755861517640&set=a.783977365028823.1073741825.100002496997912&type=1&theater
12 Fevereiro, 2015 at 18:55
Mais um gesto de uma grandeza do tamanho do nosso clube!
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_visitasolidaria_120215_140656.asp
12 Fevereiro, 2015 at 19:13
isto vale a pena ser lido! isto é o SPORTING!
12 Fevereiro, 2015 at 19:16
Grande gesto…orgulho em pertencer à família leonina…
12 Fevereiro, 2015 at 19:20
ENORME!
12 Fevereiro, 2015 at 20:03
Fantástico. Imagino a felicidade que sentiu ao ver que o clube não a esqueceu
12 Fevereiro, 2015 at 19:09
Tudo a pagaaarr…. tudo a pagaaaar…. tudo a pagaaaarr….
12 Fevereiro, 2015 at 19:21
Vocês não imaginam o quanto eu estou farto disto tudo, de um País que definha em favor do clientelismo, da corrupção, da troca de favores, da cunha, da trafulhice, da chico-espertice…ainda por cima, feita cada vez mais às claras, sem nenhum tipo de pudor ou vergonha e sempre a favor dos mesmos…
Nunca fui de desistir de nada na minha vida, mas começo a pensar que tenho de sair daqui para fora, a bem da minha sanidade mental…
12 Fevereiro, 2015 at 19:26
Costuma-se dizer que de Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos. Espero que este ditado não se aplique nesta situação:
“Uma multa de 60.001 euros e a proibição de acesso aos estádios de futebol por cinco anos são os castigos aplicados a mais de meia centena de adeptos implicados na rixa de 30 de novembro em Madrid.
Os confrontos entre adeptos violentos do Atlético Madrid e dos galegos do Deportivo levaram mesmo à morte de um seguidor da equipa da Corunha, antes do início do jogo entre os dois clubes, além de vários feridos com gravidade.
A pena foi aplicada pela Comissão Antiviolência, do Conselho Superior do Desporto de Espanha, no seguimento da investigação feita aos graves acontecimentos ocorridos nas imediações do estádio Vicente Calderón.
Cada um dos 56 elementos identificados na investigação desenvolvida terá de pagar 60.001 euros e fica impedido de entrar em qualquer estádio de futebol em Espanha.”
12 Fevereiro, 2015 at 19:57
Remember, Remember the 8th of February…
sempre ouvi dizer que quem “brinca” com o fogo, geralmente “queima-se”…
pelos vistos e pelos “nao ouvidos”, a nacao está “podre”…
politicos, jornalistas, juizes, forcas de “seguranca publica”, tudo, mas tudo tresanda a corrupcao, compadrio, favorecimentos….
somos diferentes como apregoamos?? SOMOS???
de que é que estamos á espera para comecar uma “desinfeccao”??
que o nosso Presidente sózinho, faca tudo por nós??
fight & resist??
só consigo ver o resist, e acho que já houve resist a mais…está na altura do FIGHT…nao deixemos o Homem a lutar sózinho… está na altura de haver o 5th of november…farto de viver nesta podridao e de pensar que um dia que eu desapareca os meus filhos vao ter de continuar a viver nesta imundice…nao foi para “isto” que eu (e acho que muitos de voces), os criei, (criaram)…
(o “peyroteo” meteu umas “férias” por tempo indeterminado, e “pediu-me” para ir espreitando a Tasca em sua “substituicao”…)
12 Fevereiro, 2015 at 20:01
Há dias em que me pergunto o porquê de ter vindo para tão longe do clube que amo, da família e do meus país…
Hoje não é um desses dias.
Isto já ultrapassou os limites da compreensão.
12 Fevereiro, 2015 at 20:23
Quando se vem colocar a politica no meio, convem lembrar qual o partido que governava a camara quando essas obras sem licenças ou a quando dos terrenos e outros apoios que nós não tivemos direito ao contrário de outros, ou qual foram os partidos que votaram contra ou se abstiveram na aprovação pela camara da entrega dos 18 milhões em numerário ao Sporting.
12 Fevereiro, 2015 at 21:14
off
Como sabem que já ninguém os leva a sério,
agora são os jornais Italianos que falam sobre as nossas contratações.
“A imprensa italiana avança esta quinta-feira que o Sporting está em negociações avançadas para as contratações de Karolin Popescu e de Mikeal Veskov, um médio-ofensivo romeno e um extremo búlgaro, respetivamente.”
Isto vai acabar onde??
isto já não é falta de respeito… isto já é uma outra coisa, a que não estavamos habituados. Como eramos uns queridos… isto nunca tinha atingido proporções semelhantes.
Mas nós vamos vencer! Ai vamos vamos!
Os comentários ao item ao lado… estãos fechados??
12 Fevereiro, 2015 at 21:20
Cherba, estava a tentar colocar o texto no teu último post, mas não consegui. Acho que bloqueaste comentários. Aqui fica. Não vejo as coisas como tu. Ou melhor vejo-as e concordo absolutamente com tudo no plano abstracto e da prevenção, mas não concordo no plano do caso em concreto.
Estamos a esquecer algumas coisas aqui. Eu percebo o conteúdo da mensagem e concordo com tudo. No entanto, há algo aqui que não me cheira bem. Vamos ao abstracto. Do abstracto tiramos que uma tarja é uma estupidez, nos moldes em que é exibida. É-o para os lados do Benfica, é-o para os lados do Sporting. No entanto, vale o mesmo que para o ideal “je suis Charlie”. E francamente, para lá de não conseguir de forma alguma equiparar uma tarja de mau gosto a fazer referência à morte do Eusébio, com uma outra a louvar o crime perpetrado por (novamente o abstracto) um adepto benfiquista, consigo perceber ainda menos a tentativa declarada de aproximar cenários. É que, como disse aqui em cima, o je suis charlie vale para isto mesmo, ou seja, a capacidade para termos todos de aguentar a piadola e o mau-gosto (que esse sim, existiu em ambos os lados), sem partir para outras vias. E aquilo que se viu, como há 18 anos, foi a tentativa declarada de um dos lados criar dano no lado adversário, na figura máxima de pessoas inocentes. Por outras palavras, sendo deplorável a referência ao Eusébio, que, como já disse, é um direito que assiste a cada cidadão, não o deixa de ser menos (longe disso) quando vemos a referência a uma morte que, ao contrário de uma morte natural, foi premeditada por alguém afecto muito provavelmente àquela mesma claque, nos anos 90. E para mim há aqui uma certa diferenciação das coisas. De ambos os lados temos a linguagem e a provocação, mas o dano físico, ou a tentativa declarada de dano físico, existe apenas de um lado. E temos obrigatoriamente de estabelecer uma linha que separe as duas coisas. Será sempre possível levarmos os nossos miúdos e miúdas a um jogo, dependendo do grau de resistência ao vernáculo, por parte de cada pai, se não passar disso mesmo, ou seja, não extravasar para o plano físico. Será sempre possível irmos assim. Mas deixa de ser possível a partir do momento em que um dos lados, seja lá que lado for, optar por passar da tarja degradante, para o objecto pirotécnico enviado para a bancada, para os seus ou para os adeptos da equipa adversária. E foi isso que se passou. Como tal, e concordando a 100% com o post do Cherba, digo que este é um discurso pedagógico, diário, para todos os clubes e para todos os adeptos. Contudo, deixa de ser um discurso eficiente quando há diferenciação de comportamentos e quando um lado prevarica de forma particularmente gravosa, pondo em xeque a integridade física de terceiros. Não sei se me estou a conseguir explicar bem, mas este não é o momento de traçar críticas em formato abstracto, com impacto idêntico em dois lados que partem de uma mesma linha de acção. Porque esse momento é o momento que deve andar sempre na cabeça de todos, como uma espécie de aviso prévio. Mas já não estamos nesse momento. Estamos no momento de punir quem passou da tarja e quem viu Charlie (desculpem lá redundar nisto) como um alvo a abater e não o alvo a ridicularizar, pagando na mesma exacta moeda da injúria por parte do adversário. Por tudo isto, e se eu for Benfica, continuo a ir a Alvalade, porque sou de dar o benefício da dúvida, baseado no facto de o dano físico, ou tentativa de dano físico, não ter vindo da equipa com quem o meu clube joga, e com a particularidade de estar mesmo numa posição de visitante. Contudo, eu sou Sporting, estou no estádio de Alvalade, a jogar contra o Benfica, e já não sei se hei-de sair do estádio, com o meu sobrinho que fará três anos, porque do outro lado há não só o exemplo de uma tentativa declarada de causar dano a pessoas que se sentaram ao meu lado, como há a mensagem (legitimada por um comportamento inacreditável da direcção do clube do qual são afectos esses prevaricadores) de regozijo que aponta para nova tentativa, efectivada em jogos anteriores. Percebem a diferença? Não sei se me faço entender, mas esta mensagem quase moral da coisa, é uma mensagem que vem tarde, sim senhor, e que é sempre útil e intemporal, mas é uma mensagem preventiva que é escassa agora, num momento que se quer de actuação por parte de polícias, que estarão na posse de fotografias, e essencialmente por parte do clube que insiste passar a mensagem de uma memória (que também é trauma) como algo que é folclore. Dizer também que não aprecio qualquer função de uma claque, que não seja o apoio constante, e que por isso estou à vontade para dizer que não penso vir a pertencer a nenhuma, por aspectos mais duvidosos que vou percebendo sempre. Contudo, e neste caso em particular, há diferenças de comportamento que não são ultrapassáveis pela mensagem de generalização (que regra geral até concordo). Os dois lados foram no mínimo delegantes, mas um extravasou. E o extravasar exige medidas, sob pena de nos ficarmos pelo típico e cómodo “é tudo igual”. Pois bem, até pode ser tudo igual, mas naquele dia não foi. E o que vai contando, pelo menos para mim, seja no futebol, como noutro conflito qualquer, é passar da palavra ao acto. Vem daí o je suis Charlie também um bocadinho, penso eu.
12 Fevereiro, 2015 at 21:59
tive que voltar a publicar o post. Podes passar para lá o comentário
12 Fevereiro, 2015 at 21:42
Tambem queria dizer o seguinte no outro post:
Qualquer dia as autoridades deste país vao andar a questionar-se o porquê do nosso futebol estar como o egipcio.
Lembrem-se deste 8 de fevereiro quando houver benfica-sporting no futsal…..
12 Fevereiro, 2015 at 21:52
Para ser igual só nos falta uma coisa:
SHIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAA
12 Fevereiro, 2015 at 21:48
Também não consegui comentar no sítio apropriado…
Mas certamente o Cherba não se importará que o faça aqui…
Também eu penso duas vezes quando o meu neto Tomás me diz…: avô…posso ir contigo…?
E ainda mo perguntou no passado Domingo…
É grave quando os responsáveis se demitem da obrigação de actuar quando devem…
e o que se passou no Domingo e nas vésperas …foi realmente muito grave para que não acabem por acontecer consequências…
Já o disse que nunca tinha assistido ao vivo em Alvalade a um jogo entre o Sporting e o nosso prinpipal rival e nunca o fiz confesso…”por medo…”…
Vejam lá…o Max que até andou 19 meses aos tiros numa guerra…com medo de ir ver um simples jogo de futebol que deveria ser por pricipio e apenas…uma festa…!!
O amigo Mário “Mãos de Ferro” lá me chamou à razão dizendo-me que não havia razões para medos, pois “os adeptos perigosos” apenas sairiam para fora…depois do tempo suficiente para eu chegar a Óbidos…
E na verdade…teóricamente assim é e assim foi…
Mas não deixa de ser uma tristeza, constatar que mesmo sentado na sua cadeira…um sportinguista não está livre de levar com um petardo em cima da cabeça…
E meus amigos é claro que condeno completamente aquilo que fizeram esses alarves de camisolas pretas ou vermelhas…
Mas as nossas claques terão também de ter mais responsabilidade do que aquela que demonstraram ainda no último jogo…
O que é que acrescentou ao apoio dado à equipa…aquelas dezenas de petardos rebentados no Domingo em Alvalade…?
Nada, absolutamente nada…para além de quase se terem colocado ao nível de alguns dos outros e obrigarem o Clube ao pagamento de multas de mais de 10 mil euros…
E que falta que faz esse dinheiro sucessivamente “desbaratado” para os cofres da Liga…
Se antes fosse acumulado para dar mais condiçoes de segurança ao tão malfafadado fosso…!
“Não matem” o encanto do futebol…
SL
12 Fevereiro, 2015 at 21:58
Max,
tive que criar novo post. Se puder copiar para lá o comentário, agradeço
12 Fevereiro, 2015 at 21:55
Que grandes exemplares e aviario que hoje comi na “tasca”…
Bom falar do SCP com gente à Sporting…
Hugo, Sá e… Sr Miguel 😀
abraço leonino!
12 Fevereiro, 2015 at 22:54
Quando forem votar nas legislativas lembrem-se bem disto, e façam um manguito ao Dr. Antônio Costa, lampião do Caralho.
13 Fevereiro, 2015 at 16:13
Sancidino Silva, 20 anos, foi considerado esta sexta-feira inocente por um júri do tribunal de Liverpool, anunciou o futebolista na sua conta da rede social Instagram. O ex-avançado das camadas de formação do Benfica e da Seleção Nacional estava acusado de em junho do ano passado ter violado uma mulher inglesa, de 24 anos, que dormia após uma noite de álcool e cocaína. Para a decisão contribuíram as contradições do depoimento da mulher, que lhe retiraram credibilidade. A uma amiga confirmou ter tido sexo com um companheiro de apartamento de Sancidino, o que este confirmou em tribunal. A alegada vítima negou-o nos depoimentos. Sancidino Silva terá entrado no quarto, a convite do amigo, cinco minutos após esse casal ter tido sexo. E, ele próprio, teve sexo com a mulher. Esta afirmou à polícia e em tribunal que estava a dormir e foi violada, acordando com Sancidino em cima dela a penetrá-la. O futebolista – que está sem clube há oito meses – sempre afirmou que a jovem estava acordada e consentiu à relação sexual. Sancidino, que saiu do Benfica no final da época 2013/2014 por desacordo na renovação, encontrava-se em Liverpool à procura de clube. Estava a fazer testes com o Celtic de Glasgow.
13 Fevereiro, 2015 at 20:36
Não sou de defender lãzudos… mas verdade seja dita, as bifas são fodidas para arranjar merda!
13 Fevereiro, 2015 at 20:34
Sporting tem de esperar anos e anos e anos para poder ver coisas a andar…
Estes cabrões tem o sinal do semáforo… pasme-se… verde!