Boa tarde senhoras e senhores, tasqueiras e tasqueiros, Sportinguistas e Sportinguistas. Estamos em directo do terreno onde, no final do próximo ano, nascerá o Pavilhão João Rocha, futura casa das modalidades do Sporting Clube de Portugal. Neste dia toldado, são milhares os que decidiram marcar presença nesta enorme tenda verde e branca, aqui colocada de propósito para acolher a primeira edição dos Prémios Tasca, onde serão distinguidos os nomes que mais se destacaram no universo leonino ao longo de 2014.

Os nomeados e os premiados vão chegando e percorrendo a passadeira 10-A, ladeada de fotografias que retratam a história do Sporting. Lá dentro, vão sendo servidos aperitivos e existem bares específicos para quem quiser, saké, ginja, medronho ou poncha, o que permite antever uma tarde muito animada onde, inclusivamente, será servido almoço.

Voltamos depois dos compromissos comerciais.

Grande ovação para Nani quando entrou na tenda. O médio está nomeado para o prémio “momento do ano” e não quis deixar de marcar presença nesta Gala. Na memória de todos está o golo de ontem à noite, que, inclusivamente, vai passando nos vários ecrãs espalhados pelo espaço.

Primeiro momento surpreendente da tarde: Leão da Covilhã chega numa vanette, carregada de queijo da serra e de vinho da adega cooperativa. Monta-se uma banca improvisada. Os cerca de 132 japoneses presentes riem muito e tiram dez fotografias por segundo. Maria berra que não há croquetes, depois de ter devorado duas bandejas…

NFA, DeFranceschi e Diogo Carvalho começam a formar fila para serem entrevistados por Filipa Poço

É anunciado que o primeiro prémio a ser entregue será «Uiiiiiiii (uma finta, um remate, um rotativo, uma jogada, uma stickada… qual foi o momento que te fez levantar da cadeira)». William Carvalho sorri e ajeita o bigodinho.

A tenda está lotada e todos já ocuparam os seus lugares. Começa a tocar a Marcha do Sporting e as cerca de três mil pessoas presentes unem-se a uma só voz!

Surpresa! Riga sobe ao palco para um breve discurso de abertura denominado “sentir o Sporting”. Burburinho na sala…

«Eu só grito Sporting se eu quiser e não porque vocês me mandam!», solta Riga, naquele que fica marcado como o mais curto discurso de sempre. “Este gajo é um prato”, exclama Paulinho. ROC cai inanimado, junto à banca do medronho. Riga sai a correr, em lágrimas, depois de ter ficado sem bateria no telefone e não poder acompanhar 173 blogues em simultâneo.

Solta-se a música para anúncio do primeiro prémio e os ecrãs começam a mostrar os momentos que disputam o prémio Uiiiiiiii (uma finta, um remate, um rotativo, uma jogada, uma stickada… qual foi o momento que te fez levantar da cadeira)
Regresso de Nani
Golo de Nani ao Maribor, em que senta meia dúzia
Vitória no dragão, 1-3, para a Taça
Golo do Diogo frente ao Inter Movistar (futsal)
Carrossel e finta do Carrillo, no 3º golo frente ao Shalke, em Alvalade
William finta meia equipa do fcPorto

E o vencedor é…
Vitória no dragão, 1-3, para a Taça, com 361 pontos!
Seguido de
Regresso de Nani 340 pontos
Golo de Nani ao Maribor, em que senta meia dúzia 253 pontos
Golo do Diogo frente ao Inter Movistar (futsal) 249 pontos
Carrossel e finta do Carrillo, no 3º golo frente ao Shalke, em Alvalade 243 pontos
William finta meia equipa do fcPorto 134 pontos

Rui Patrício recebe o prémio em nome de toda a equipa, sob uma enorme salva de palmas.

O almoço vai ser servido, sendo anunciado que o próximo prémio a ser entregue é o de dirigente do ano.

Bruno de Carvalho e Marco Silva almoçam na mesma mesa. Por momentos olham em direcções opostas e a fotografia serve para as capas dos sites da pasquinada.

As atenções voltam a prender-se no palco, onde vai ser anunciado o vencedor do prémio Tu tens pinta de chef (qual o dirigente que mais se destacou em 2014). Bruno de Carvalho, Carlos Cruchinho, Gilberto Borges, Helena Duarte e Miguel Albuquerque são os nomeados.

E o grande vencedor é… Bruno de Carvalho, com 473 pontos!
Seguem-se Miguel Albuquerque (393), Gilberto Borges (301), Helena Duarte (219) e Carlos Cruchinho (192).

O presidente do Sporting Clube de Portugal sobre ao palco sob enorme ovação. Entretanto, à entrada da tenda, Heraclides, Patricius João e Jordão tentam forçar a entrada com os cartões de sócio do ACP. Bruno de Carvalho agradece o prémio e afirma que só não grita que a Tasca é do caralho porque tem que ir ajudar a mulher a preparar o biberão das 16h30.

A organização anuncia que não há previsão de quando poderá terminar esta gala. São contratados os Gipsy Kings para animar um evento que ameaça os casórios ciganos. Serão passadas justificações para quem esteja a faltar ao trabalho. Entretanto, no Alvaláxia, todo o espaço disponível é transformado em zona de acampamento, com tendas e sacos cama para todos os que pretendam ficar. Sá grita «já só saio daqui na sexta, para apanhar o avião!».

narasihma rouba o dossier com as votações, berrando que vai recontar e afinar os prémios. Sai a correr com o dossier debaixo do braço. A equipa de rugby do Sporting sai atrás dele, para recuperar os documentos. Está instalado o caos!

Os Prémios Tasca em directo na CNN. Ou melhor, a fuga do narasihma em directo na CNN. Um helicóptero sobrevoa a Fontes Pereira de Melo, mostrando a corrida desenfreada. Na tenda, Alexia interrompe a conversa entre Inácio e Marco Silva e tenta obrigar o técnico a tirar as mãos dos bolsos! Juve Boy vem em seu auxílio, mas Marco Silva nem pestaneja. Ouve-se um grito vindo de longe. narasihma foi placado quando começava a descer a Avenida da Liberdade!  Trolha aproveita a confusão e, lá do fundo da tenda, atira um “vai prá cozinha!”. Isto vai dar merda…

Max bebe um copito de ginja às escondidas.

Mário Schmeichel é o principal suspeito de uma denúncia anónima, feita à ASAE. Em causa estão as t-shirts e os cachecóis da Tasca. As autoridades enviadas mandam evacuar a tenda e iniciam as buscas. São servidos pães de queijo e pães com chouriço, porque o mais certo é o jantar atrasar.