Todos os Sportinguistas querem ganhar. Tenham 4, 24 ou 84 anos. Vivam em Vila Real de Santo António ou em Vancouver. Bebam SuperBock ou outra marca qualquer. Todos queremos ganhar. Ser os primeiros, mais fortes e competentes que todos os outros. Queremos, aliás, ansiamos por glória. Por fazer a festa e celebrar o nosso amor pelo clube. Queremos sair à rua, na puta da maluqueira, pintados e embebedados de verde e branco. Queremos gritar a estranhos na estrada, agitar os cachecóis com uma nádega dentro e a outra fora do carro apinhado de “doentes” com a mesma febre.
Isso é o que todos queremos.
O mundo não é sempre grato com os sonhos. A realidade cria por vezes distâncias entre a suprema felicidade e o que vamos provavelmente viver na sua ausência. Disso os Sportinguistas não precisam que eu ou ninguém os elucide. Infelizmente esperamos décadas para viver os sonhos. Nos intervalos alimentamo-nos de esperança, desilusão, aperitivos que amargam no final. Os fantasmas não são exorcizados e vão crescendo, tiram mestrados nas paredes da SAD e pós-graduações no relvado cada vez mais “alcatifado” do estádio . Os presidentes chegam, mandam, falham e vão. Os treinadores são contratados e indemnizados. Os jogadores chegam, os YouTubes prometem e na maioria, só prometem. Os adeptos andam ao sabor das #Ondas, umas mais verdes que outras, enchem (cada vez com mais dificuldade) e esvaziam Alvalade, palmas e assobios, elogios e azedume. O que não nos tem faltado é desconfiança no que somos capazes de fazer. Na dúvida, não se gasta dinheiro, não se pagam cotas, não se cultivam as novas gerações de leões.
Isso é o que nós vivemos.
A direcção de BdC chegou com a vontade de inverter tudo isto. O problema é que são problemas demais para resolver. Alguns problemas para serem resolvidos geram novos problemas. Outros não dependem só da actuação do elenco directo. Plano? Valha a verdade BdC e seus pares atacaram todos. Nuns acertaram em cheio e o clube recupera a olhos vistos, noutros exageraram no remédio e a terapia está relevar-se de choque. Ninguém é perfeito e não se apagam décadas de asneiras em cima de asneiras, não se reescreve em cima de letras mortas nem se restaura o vazio. O melhor que posso dizer aos meus pares que comandam o clube é que, venha o que vier, errem no que errarem, saibam sempre esperar pelo tempo certo da mudança. Por mais que queira colocar um telhado sobre uma casa, vou precisar das paredes primeiro. O Sporting não tem, ainda, paredes e faltará umas centenas de milhares de boas decisões até que venha a poder escolher as telhas. Que isso não esmoreça ninguém.
Isso é o que combatemos.
Por mais desdém que o Carnide nos provoque, por mais nojo que os dragões bufentos nos causem, o nosso maior rival chama-se tempo. O tempo que não temos para recuperar o dinheiro, o prestígio, o respeito, o talento e tudo o mais que perdemos na arrogância de pensar sem critério que “no próximo ano é que é”. Penso que energia e ambição, garra e motivação não falta hoje em dia ao Sporting. O que falta é dinheiro e….tempo. Porque até esta direcção parece precipitar-se, como cega pela luz da esperança de resgatar o clube de ontem para hoje, como que ingenuamente crente que bastava talento e empenho. Não meus caros, o que falta é tempo.
Isso é o que precisamos.
Como não somos o ParisSG ou o City. Como não nos vendemos como o Carnide ou o Atl.Madrid. Como não temos milhões de compradores de camisolas no sudeste asiático. Como não temos uma economia sequer capaz de manter os jovens no seu próprio país. Temos outras coisas. Às vezes parecem grandes e esmagadoras, por vezes são pequenos nadas, mas é o que temos. O Sporting tem mais do que muitos e menos que poucos. Tem história e tem o amor incondicional de muitos milhares de adeptos. Sobre este amor, construir uma cultura, sim de exigência como BdC tanto se empenha por instituir, mas talvez fosse boa ideia temperar a exigência com uma certeza serena, própria de quem segue um rumo seguro. A serenidade nos maus momentos tranquiliza e une. Bater em quem está a “dormir” provoca mais gaguez que superação. Acordar o espécimen e depois sim afinfar-lhe com a bota nos beiços talvez produza mais efeitos. Já temos amor, cultura de exigência…que tal juntarmos uma estratégia de “ralações externas” (não há gralha). O frágil não se torna forte por artes mágicas. Sobretudo não será visto como sólido apenas num par de anos de governação de alguém que faz cara feia. É preciso ainda mais união, ainda mais comunicação, ainda mais partilha e construção de uma identidade. Nunca estarão todos satisfeitos, mas isso não é razão para criar autismos. Surda e cega, esta e qualquer direcção governa para si e confinando-se aos seus humores. Em meia dúzia de infelicidades entende que criou uma Coreia e que os Sportinguistas lhe decretaram todo o tipo de sanções “intra-emocionais”. Não. Abrir o clube aos Sócios não expõe, seduz. Não fragiliza, atrai. Não desintegra, solidifica. Lidar com os “terroristas” da má vontade e das certezas premonitórias é bem mais fácil do que parece. Experimentem. Deixem falar as comadres, bilhardem à vontade, bordem e costurem a Avenida da Liberdade…se há rumo e se somos Sportinguistas o trigo cairá sempre bem longe do joio.
Com a casa arrumada, chamamos as visitas, servimos o chá. Quem não gosta, bardamerda. O Sporting só precisa dos aliados que o queiram ser. Putas de rua ou escorts de luxo são capazes de ser maus negócios para alinhavar estratégias de gestão do futebol português. Tempo e dinheiro…preciosos para outras aventuras.
O terceiro lugar deste ano não será trágico, tal como não o será no próximo ano e no seguinte. A questão não é quantos anos vamos demorar a ganhar a Liga. A questão sempre foi outra. Quantos anos vamos demorar a reconstruir o Sporting? Não tenho respostas. Apenas sei que terá de ser o tempo que tiver de ser. Fazendo o que tem de ser feito. Vivendo o que pode ser vivido. Realismo depressivo? Não. Construção paciente. Experimentem fazer um castelo de cartas em contra-relógio…certo? Além do mais, o futebol é rico em surpresas e acasos e saber esperar não significa parar de lutar ou fugir do sucesso. Significa construir paredes sólidas. Pedra sobre pedra e não pressa sobre pressa. Tem de ser. E o que tem de ser tem muita força. Tem de ter a nossa força.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
4 Março, 2015 at 10:49
é tanto isto…
4 Março, 2015 at 11:20
+ 2
4 Março, 2015 at 10:55
Muito bem.
4 Março, 2015 at 10:58
O nosso problema somos nós próprios.
Tive de estar desde domingo até hoje sem andar pela net, se não vomitava. São tantos os sportinguistas anti Sporting que debitam diarreia na net. Tenho pena que assim seja.
Mas como hoje está um dia bonito e leio um texto destes, esqueço esses merdas por um momento…olho pela janela inspiro e grito a plenos pulmões: SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!!
4 Março, 2015 at 12:20
+1
só ontem consegui mais ou menos ver e dizer qualquer coisa
temos de mudar senão o sonho de gloria ainda nos vai enterrar
4 Março, 2015 at 11:01
Muito bom texto, LdP. Props.
Agora, por favor faça-o chegar à Direcção do SCP. Oops, my bad, que isso não parece existir: faça-o chegar ao Presidente BdC.
SL
4 Março, 2015 at 11:58
O caro Livramento é sempre uma no cravo e outra na ferradura.
4 Março, 2015 at 12:53
Caro Barbosa08,
Como sempre escrevo (e defendo em todas as áreas de actuação humanas) deve-se elogiar o que é de ser elogiado e criticar (construtivamente!) o que é de ser criticado.
SL
4 Março, 2015 at 12:56
Portanto…
Basicamente o que se sugere é que o SCP agora é BdC???
Tanta azia faz mal…
4 Março, 2015 at 12:57
Obviamente tudo o que tem sido feito só é feito pelo BdC…
Sim, é um facto, isso!
Brilhante!!!
Só demonstra a grande capacidade de trabalho do Bruno!
É sempre bom ver pessoas a reconhecer o trabalho dos outros.
4 Março, 2015 at 13:00
Qual é que foi a critica CONSTRUTIVA em:
“Agora, por favor faça-o chegar à Direcção do SCP. Oops, my bad, que isso não parece existir: faça-o chegar ao Presidente BdC.”
Deve-me ter escapado…..
4 Março, 2015 at 13:02
A mim também…
Mas eu tenho a desculpa de andar a dormir mal e porcamente há mês e meio… deve ser disso e dos elefantes alados e cor-de-rosa que insistem em aparecer-me à frente…
4 Março, 2015 at 13:02
A mim também…
Mas eu tenho a desculpa de andar a dormir mal e porcamente há mês e meio… deve ser disso e dos elefantes alados e cor-de-rosa que insistem em aparecer-me à frente…
4 Março, 2015 at 12:23
Livramento o que existe e o falar a uma só voz por isso só o presidente fala , por muitos anos tivemos presidente cobardes que não davam o corpo as balas , agora temos um e esta tudo mal
4 Março, 2015 at 12:51
Caro Rui Migs,
Se o “falar a uma só voz” significa que “só o presidente fala”, sou contra; o que eu acho é que na minha humilde opinião – deveria, isso sim, significar que TODA a estrutura deve comungar do mesmo discurso para o exterior, de uma estratégia verbal e comunicacional sedimentada, partilhada e assimilada.
Daí o meu post supra.
SL
4 Março, 2015 at 12:55
Percebo…
Mas também temos de perceber que quanto mais gente falar mais há a hipótese da mensagem que se passa ser distorcida por algum lapso linguístico.
Para mim, quem tem de falar objectivamente sobre o “rumo” é o timoneiro… mas no que toca a defender a posição, todos tem de fazê-lo, de forma genérica.
4 Março, 2015 at 13:10
Vide: “Somos candidatos ao título” BdC
Versus:
“Partimos da pole position” Inácio
Por isso é que só deve falar quem sabe.
4 Março, 2015 at 13:14
Já vi tantos gajos serem comidos com a pole assegurada… ui!!!
Se formos ver, estar na pole nem garante nada… senão vejamos:
Basta apenas um erro no arranque e há sempre a hipótese da dezena de gajos que vem atrás que tenham um arranque canhão.
Isso da pole é relativo… Imagina que começas a corrida com os pneus da qualificação enquanto outros começam com pneus novos?
Relativo…
Se o Inacio tivesse dito: “Nós vamos ser campeões!” ai sim, mandava-o esfodilhar-se todo… agora assim, sinceramente…
4 Março, 2015 at 11:02
Fdx…. esta merda tem que ser lida por todos os sportinguistas!
Pode ser que assim deixemos de ser tão bipolares!
Esta frase diz tudo:
“A questão não é quantos anos vamos demorar a ganhar a Liga. A questão sempre foi outra. Quantos anos vamos demorar a reconstruir o Sporting?”
4 Março, 2015 at 11:08
Este texto é verdadeiro em tudo sobretudo quando coloca a tónica no tempo. O problema é que não o temos. Sinto que a maioria dos sportinguistas se continuarem a não existir títulos por varios anos pode staa chegar ao limite de desmobilizar e de deixar de apoiar a equipa. É importante conquistar rapidamente algo! A começar pela Taça. E depois temos de acertar vem cheio nas decisões do futebol.
4 Março, 2015 at 12:34
Desistir ???? NUNCA
Então eu andei 18 anos a caminhar para Alvalade e não faltava a um jogo quer nacional quer internacional e ia agora desistir, numa altura em que vejo que a coisas estão a entrar nos eixos.
Eu não sou nem nunca fui Sportinguista tendo como condição vitórias, eu sou Sportinguista de alma e coração.
E a grande diferença entre aqueles que são como eu e os bipolares sportinguistas é essa mesma, o nosso Amor não se alimenta apenas de vitórias mas sim de viver o clube na sua plenitude.
4 Março, 2015 at 13:35
Alexia, mas alguém falou em desistir? Eu também atravessei os 18 anos sem ganhar nada e mesmo que não ganhássemos mais nada (não acredito) ou que fossemos para a segunda Liga continuaria a apoiar o clube. O que não quer dizer que queira ganhar. O Sporting é como um filho e mesmo que ele fosse por maus caminhos ou a vida lhe corresse mal não o podíamos nunca abandonar.
O que eu digo é que se não ganhares nada e havendo eleições daqui a não muito tempo corres o risco de que muitos sócios (nem todos têm paciência, nem todos vêem para lá dos resultados e do excelente trabalho que BdC está a fazer) votarem noutro candidato (eventualmente croquetino) que possa aparecer. E isso é que nos deve preocupar a todos. È que isto não é tão simples como dizer: “eu estou-me a marimbar para os que não são verdadeiros sportinguistas”. Eu também estaria se não pensasse que eles votam e a forma de agir deles pode determinar negativamente os destinos do meu clube. Por isso é necessário mesmo mostrar alguns resultados. É por isso que digo que o tempo pode ser o nosso maior adversário se não ganharmos nada nos próximos anos.
4 Março, 2015 at 19:25
Leonissimo tenho de concordar contigo 😉
Não posso sequer pensar que o nosso Sporting possa ser novamente entregue a mãos criminosos e “lesa clube”.
Um Rogério Alves por exemplo para não pensar ainda em pior.
4 Março, 2015 at 11:15
Bom dia!
Ainda ontem falei deste tema com um amigo Sportinguista, residente nos EUA, que me diz que está farto de não ganhar.
Depois de lhe tentar explicar que, antes de ganhar, temos de recuperar o Clube, tive de lhe dizer:
“Gosto de ganhar, mas gosto mais do Sporting! Sou do Sporting Clube de Portugal e não do Ganhar FC.”
E tu?
4 Março, 2015 at 11:20
Eu tb!
4 Março, 2015 at 12:35
Nem mais! Disseste tudo!
4 Março, 2015 at 11:20
Completamente de acordo.
A recuperação demora. Os títulos demoram. Por isso nunca concordei com o falar-se constantemente no título no inicio da época (não é falta de ambição…é mesmo realismo!) nem em desvalorizações do investimento (que vai sair muito caro) dos porcos e da raposa velha Jesus (+ arbitragens).
Saibamos nós corrigir os erros desta época e encurtaremos caminho na próxima época.
4 Março, 2015 at 11:25
Sim. Para o ano não quero cá conversas de pole positions nem que dizimámos ninguém. Precisamos de treinador e jogadores empenhados e sobretudo de tranquilidade. Claro que a agitação externa não podemos controlar.. mas a interna sim.
4 Março, 2015 at 11:39
Claramente!
4 Março, 2015 at 11:43
Matias, o futebol não é matemática. Até podíamos ter sido campeões este ano, com alguma “sorte” que não tivemos e outros factores extra futebol.
Isso não nos impede de ter um discurso ambicioso, sobretudo para dentro e não tanto para a CS. O Sporting nunca poderá ter medo de ser candidato ao título. É negar aquilo que somos. Tem de haver um equilíbrio no discurso, não na ambição.
4 Março, 2015 at 11:22
Nem mais…!!
SL
4 Março, 2015 at 11:30
desde João rocha , temos alguém que tudo faz pelo clube .é humano , está tudo dito !!! mas aonde estaríamos se ele não aparece -se ? falta muito para fazer , mas deixem este homem trabalhar ! até na Fifa e UEFA foi elogiado pelos presidentes . em breve os mafiosos caíram . nada é interno ! já agora ; firmamos protocolo com f91 dudelange Luxemburgo . moro perto há aqui muitos sportinguistas . um abraço.
4 Março, 2015 at 21:51
http://www.wort.lu/pt/desporto/hoje-na-academia-de-alcochete-f91-e-sporting-assinaram-protocolo-de-colaborac-o-54f5d3cc0c88b46a8ce54a45
O Sporting Clube de Portugal e o F91 Dudelange actual campeão do Luxemburgo em futebol assinaram esta, terça-feira, um protocolo de colaboração entre os dois clubes.
O acordo visa estreitar laços entre as academias dos dois emblemas nos domínios da formação, troca de experiências com os treinadores de ambos os lados, observação e avaliação de jogadores luso-descendentes ou luxemburgueses que possam no futuro interessar aos “leões” e também a utilização da Academia de Alcochete por parte das equipas jovens e da formação sénior do F91 para futuros estágios.
Outro dos pontos que foi abordado entre os dirigentes dos dois clubes foi a eventual cedência de jogadores da equipa B leonina ao F91 Dudelange para a Liga BGL.
A cerimónia teve lugar na Academia de Alcochete, na tarde desta terça-feira, entre o presidente leonino, Bruno de Carvalho, e o homólogo luxemburguês Romain Schumacher.
4 Março, 2015 at 21:54
Aníbal, o que diz do Dudelange? Nao faco a mínima idéia do nível da liga Luxemburguesa.
Acha que vai oferecer boas condicoes competitivas para os atletas do equi[pa B Sporting?
SL
4 Março, 2015 at 11:30
Sem dúvida que o tempo não é nosso aliado. Não é por acaso que a ausência de títulos vai dificultando a tarefa de jogadores, treinadores e dirigentes.
Ganhar a Taça é um passo muito importante no longo caminho que estamos a percorrer. Tal como foi em 94-95. Foi o primeiro passo para voltar a ser campeão e construir um (curto) ciclo de vitórias entre 99 e 2002.
4 Março, 2015 at 11:36
Depois deste posto, só me resta levantar e bater palmas !
Aproveito, tiro o chapéu e volto a aplaudir !
E é por isto mesmo que acho que só temos de esperar….conseguir reunir essa força e esperar !
4 Março, 2015 at 11:39
Isso é muito bonito mas a nossa (portuguesa) “cultura” desportiva é quase não existente, baseia-se no “vencer, vencer, vencer”. Até na escolha dos clubes favoritos no estrangeiro, as pessoas, em especial jovens, viram-se para Chelseas e derivados. Porque ganham.
O Sporting pode ter muitas bandeiras, a transparência, a formação, as contas em dia, jogadores portugueses no 11, mas vai chegar uma altura em que os adeptos pedem é a bola na baliza, e não existir um canterano a preço baixo que a meta, que venha um camone qualquer pago por um Fundo de Malta.
Pensar um clube estável e unido, é uma utopia, caso as vitórias desportivas não existam.
Claro que os haverá, os que aguentaram 18 anos à míngua, aguentam 81 mais, desde que se revejam num conjunto de ideais que sempre defenderam. Mas esses são cada vez menos. E o Sporting corre, se não ganhar, de passar de um clube grande, para um de poucos mas bons.
4 Março, 2015 at 11:46
esse é um risco que corremos, infelizmente. temos os adeptos mais fiés e militantes de Portugal, mas sem vitórias e títulos não há milagres.
4 Março, 2015 at 11:54
Essa é a verdade, quer se queira ou não.
É tudo muito bonito. A luta pela transparência, pela verdade desportiva, o investimento na formação, bla bla….mas depois tudo se vai resumir a vitórias, titulos!!
Eu cresci Sporting, nunca vou mudar…mas será que os meus filhos pensarão assim? Ver um clube em constantes lutas consigo próprio e com…zero titulos?!?
Por isso não concordei com a decisão da taça da liga. É um titulo menor, sim. Mas deixa de ser um titulo? Não! E em vez de andarmos a brincar na liga Europa, que me desculpem mas era algo utópico de ganhar (com esta “não” rotatividade do plantel era impossivel), poderíamos estar a disputar 2 finais.Assim espero disputar uma pelo menos
4 Março, 2015 at 12:22
Eu também não concordei, até porque bastava ter colocado alguns jogadores da A menos utilizados, para resolver os jogos que não ganhámos.
Não só porque é um título oficial, mas porque teria adiado a primeira eliminação da época. E estas coisas valem muito para a saúde de um balneário.
4 Março, 2015 at 13:26
Mas essa questão teve a ver com a decisão vergonhosa da liga no ano passado e não com o “não querer a taça”.
Tanto que no ano passado jogámos sempre com a melhor equipa.
4 Março, 2015 at 13:41
Em relação à Taça da Liga concordo a 100% com a decisão da Direção. Ou queremos ser um clube de princípios e coerente (e isso tem custos) ou somos como as nádegas…
4 Março, 2015 at 13:44
EU não entendo… Os outros é que são o nalguedo do futebol português… mas nós é que levamos sistematicamente as “palmadas” (agora estou a fazer o gesto com a mão relativo ao gamanço!)…
4 Março, 2015 at 13:49
Custa muito admitir que foi birra do presidente?!
O que se passou o ano passado só deveria dar ainda mais força para os calar…ganhando-a este ano!! É assim que se faz e não transmitir aos miudos a ideia que isto é uma competição a brincar, e por isso é que voçês jogam, porque quando for a sério voltam á B!!
Esta merda é que é gestão de um grupo de trabalho?!? Não brinquem.
4 Março, 2015 at 13:54
Balboa custa muito admitir que não transigimos com palhaços e com palhaçadas? Não foi birra! Foi apenas coerência. Foram sacanas connosco metam a Taça da Liga onde o Sol não brilha!
4 Março, 2015 at 13:57
Estar a valorizar uma taça que foi feita para dar alimento ao Jajuns… de facto…
4 Março, 2015 at 15:02
Bem isso parece assim à primeira vista, uma “grande má vontade contra” o Presidente…
Há um ditado português (possivelmente também noutras linguas…) que diz que “quem não se sente não é filho de boa gente…”
O que nos fizeram o ano passado na taça lucilio baptista, foi apenas o corolário de uma história que já vem de trás…
A única coisa que o Sporting poderia fazer era dar “uma chapada de luva branca” nos mentores do status quo…
Todos gostaríamos de ganhar a taça (e depois ainda após aquele roubo da final contra o benfas…), mas que certezas poderíamos ter de que se jogássemos com a equipa A a ganharíamos…?
Nenhuma, daí que houvesse necessidade de “marcar posição”…apresentando a equipa B “como protesto” por tanta safadice que nos têm sujeitado…
E os nosso B’s na minha óptica…até dignificaram o Clube…
A “luta” do Sporting é uma maratona…ou aguentamos ou desistimos…!!
E acredito que nenhum de nós quererá desitir…!!
SL
4 Março, 2015 at 22:12
Ai Joni Joni….
Olha, nao só manifestas a incapacidade de levantar a cabeca é entender a visao que existe para o Sporting mas até a escolha de palavras é infeliz.
A “birra”?…por amor de Fito!….Relembro só uma frase que BdC disse, que foi “Nao gozem com quem trabalha”.
Concordando ou nao com a decisao, nao é óbvio que os resultados foram muito bons? Nao foi maravillhoso ver os jogadores da equipa B a baterem-se e a vulgarizarem equipas de primeira divisao?
E nota, só nao passámos por azar porque bem merecemos ir jogar com os putos ao horroroso bloco de cimento de carnide.
E viu-se a qualidade daquele plantel B que, para mim, mostrou:
1. que a diferenca em termos de capacidade física entre 1a liga e 2a liga é importante, porque os miúdos rebentavam nas segundas partes.
2. que a qualidade pura daqueles jogadores é abundante e deu-nos garantias para o futuro
3. que (e isto é uma licao importante) existe um fator de desmotivacao por jogar na 2a liga, e acho que o Sporting só tem a beneficiar com mais e melhores parcerias com clubes mais competitivos.
4 Março, 2015 at 11:48
é isso mesmo… no entanto o fato de não se ganhar nada contribui e muito para o afastamento e desmobilização dos adeptos… e nesse sentido a taça de portugal pode servir para manter a união dos sportinguistas em torno do clube… que tem vindo a crescer é verdade mas que se quer maior e mais próxima… este ano eu próprio vivi o clube como não o fazia à muito, deixei muita coisa para trás para estar ao lado do meu grande amor… de nada me arrependo, porque o meu amor pelo sporting é incondicional… sendo dificil contudo, explicar o meu sentimento a outros sportinguistas mais resilientes… estou preparado para tudo, ganhar ou perder… mas venha de lá a festa da taça porque isto com vitórias é tão mais fácil… nós merecemos tanto esta conquista… só espero que os jogadores percebam bem o que está em causa…
4 Março, 2015 at 11:50
“Penso que energia e ambição, garra e motivação não falta hoje em dia ao Sporting. O que falta é dinheiro e… (tempo)”.
Se estamos a falar da equipa de futebol só posso dizer que estou totalmente em desacordo contigo… Se tivéssemos os predicados acima mencionados certamente estaríamos no topo ou muito perto na classificação: Sporting vs paços, belenenses (fora), moreirense e guimaraes= 9 pontos!!!
Do dinheiro já nem falo é só compararmos o nosso orçamento com as restantes equipas da liga…excetuando o fcp e o slb e contarmos os pontos perdidos!
Ps: Não falo dos jogos com belenenses (casa) e académica (fora) porque penso que aí fomos incompetentes
4 Março, 2015 at 11:53
Muitas coisas com as quais concordo, algumas coisas com as quais discordo.
Só uma ideia. Ganhar é importante. É o objectivo final de um clube grande como o Sporting. Não pode ser de outra forma. Mas mais importante é crescer. Todos os dias um bocadinho, nas mais diferentes áreas para que o sucesso esteja, de facto, mais próximo em vez de se tornar utópico.
O mais importante, para mim como sócio, é sentir esse crescimento. Eu tenho de sentir que todos, sem excepção, estão realmente empenhados em crescer todos os dias esse tal bocadinho. Seja o Presidente ou o Treinador. Seja o roupeiro do Hóquei ou o Vice da SAD. É esse sentimento que me dá esperança para acreditar que os título estão mais próximos.
Não acho que esteja em causa a nossa militância ou p nosso apoio. Os sportinguistas já perceberam o caminho e estão dispostos a percorrê-lo. Estive na AG de Janeiro e foi essa a sensação que tive. O que está em causa é a nossa identidade e matriz de clube vencedor. Para mim, o Sporting só faz sentido nessa matriz. Não o abandono se essa matriz mudar, porque sou sócio do clube pelos valores e pela paixão que todo o universo leonino desperta em mim, não sou sócio das vitórias. Mas perder essa identidade é perder o Sporting que, infelizmente, eu não conheci mas que a malta mais velha ainda tem as memórias para recordar. Eu também quero ter essas memórias. Quero passar aos meus filhos e netos as proezas do Livramento, Joaquim Agostinho, a dobradinha de 2002 ou os 8 títulos em 10 anos conquistados ao som dos Violinos. Mas quero passar, sobretudo, aquilo que ganharemos no futuro. Quero poder festejar títulos com os meus filhos (que ainda não tenho, por isso ainda têm bastante tempo :)) tal como os festejei, na minha adolescência, com os meus amigos.
Mas também…aquilo que eu quero é irrelevante. Em última instância, quero é que exista clube. Quero que ele participe nas mais variadas competições e que me dê a possibilidade de as poder acompanhar. E enquanto isto acontecer, a minha paixão e militância não desaparecem. Nem sequer esmorecem.
4 Março, 2015 at 12:33
Sá, para crescer também é preciso ganhar, ganhar muitas vezes.
Tens o exemplo clássico do porto, que cresceu com os títulos. Era um clube insignificante até à década de 80 e cresceu em adeptos nos últimos 30 anos.
É verdade que a grandeza de um clube não se mede só em títulos, mas só com eles consegues alimentar a sua grandeza. O Bilbau é um exemplo de clube grande
sem títulos, que vive do passado. E eu não quero que o Sporting se torne num Bilbau.
4 Março, 2015 at 13:07
Meu caro, para mim, crescer ganhando só com muita sorte, dinheiro ou vigarice.
Primeiro cresce-se, depois ganha-se. O que não invalida ganhar algo durante o percurso de crescimento. Mas quando falo em “crescer para ganhar” refiro-me a ganhar com frequência, ser o melhor. Muitas vezes. Sempre.
4 Março, 2015 at 15:04
Ai Val Verde…
E a forma como o porto conseguiu entrar “nessa normalidade” de ganhar títulos…isso não deve ser levado em conta…??
SL
4 Março, 2015 at 22:14
E mais, o porco tem uma relacao de obrigacao com as vitórias em que, nao ganhando ou indo a liga dos campeoes fica com sérios problemas.
4 Março, 2015 at 11:54
Eu sou da geração que apenas vi o Sporting duas vezes campeão, então o título do jejum foi uma festa sem igual, lembro me tão bem!
se me perguntam se quero ganhar?? Óbvio que sim mas mesmo que não ganhe tenho todo o orgulho e prazer de ser adepto e sócio do Sporting Clube de Portugal!
chamem me o que quiserem mas eu acredito no 2 lugar, não se esqueçam que os tripas ainda vão agora a braga e ao carnide, calma que ainda falta muito.
4 Março, 2015 at 13:00
koki, ainda bem que falas nisso!
Depois de ultrapassada a depressão do fds passado, temos que pensar racionalmente no calendário e saber se o segundo lugar ainda está ao nosso alcance.
Temos que acreditar, porque não é impossível!
Estamos a 8 pontos (que são 9 na prática) e faltam disputar 11 jogos (33 pontos).
Atribuindo um grau de dificuldade de:
#1 ás equipas que estao classificadas nos 6 primeiros lugares;
#2 ás que estão entre o 7° e o 12° lugar;
#3 ás que estao entre o 13° e 18° lugar.
Temos 5 jogos em casa:
Penafiel (3)
Guimarães (1)
Boavista (3)
Nacional (2)
Braga (1)
E 6 jogos fora:
Marítimo (2)
Paços (2)
Setúbal (3)
Moreirense (2)
Estoril (2)
Rio Ave (2)
Em resumo:
2 jogos de grau #1
6 jogos de grau #2
3 jogos de grau #3
O porto tem…
5 jogos em casa:
Arouca (3)
Estoril (2)
Académica (3)
Gil Vicente (3)
Penafiel (3)
E 6 jogos fora:
Braga (1)
Nacional (2)
Rio Ave (2)
Benfica (1)
Setúbal (3)
Belenenses (1)
Em resumo:
3 jogos de grau #1
3 jogos de grau #2
5 jogos de grau #3
Isto vale o que vale e não passa de um exercício teórico que apenas tenta partir de algo concreto (a classificação actual).
Mas ficam os dados e xom uma nota: nesta fase, preferia jogar contra equipas do grau #2, porque as de grau #3 serão as que vão estar mais na luta pela manutenção e isso pode trazer surpresas.
4 Março, 2015 at 13:01
E só mais um coisa…como é óbvio, estado proibidos de fazer outra coisa que não seja ganhar os jogos que nos faltam!
4 Março, 2015 at 22:34
Boa abordagem.
Jogando sempre para ganhar, sem nunca atirar a toalha ao chao (como fizemos, psicologicamente, depois do balde de água fria com o carnide), é possível mas é uma distancia muito grande.
O porco perdeu 14 pontos em 23 jornadas (0.6 por jornada)
Perder 9 em 11 (=0.8 por jornada), ou seja fazer pior que até agora. Até pode ser, caso vao longe na champions, o que até era bom para Portugal.
O Sporting perdeu 0.95 pontos por jogo até agora. Temos que passar a 0, contando que o porco faca pior que perder um jogo a cada quatro (o que equivale a 0.75 por jogo e nao chega).
O carnide perdeu 0.37 pontos por jogo, só por curiosidade.
4 Março, 2015 at 11:54
” O terceiro lugar deste ano não será trágico, tal como não o será no próximo ano e no seguinte”
A sério??? 3 anos seguidos em 3 lugar não seria trágico??? Acho que com este tipo de mentalidade não vamos longe…
4 Março, 2015 at 15:09
É apenas uma visão realista da nossa “real realidade”…
Estamos a tentar “alicerçar” a equipa para o futuro…e desde que os adeptos tenham consciência de que primeiro é necessário mesmo ” cimentar” convenientemente a parte financeira, sem a qual todo o “crescimento ” futuro será colocado em causa…
É aborrecido, digamos mesmo que é triste…mas não é assim tão dramático…
Dramático mesmo poderia ter sido se o Clube ficasse nas mãos das “godinhices”…
Tenhamos calma amigos…
SL
4 Março, 2015 at 22:36
Concordo Max. Temos que mudar a mentalidade de curto prazo.
Lembro que o Alex Ferguson comecou bastante mal no Unáite
4 Março, 2015 at 12:00
Eu concordo e aceito a politica da espera. E acredito que será com este presidente que conseguiremos ter um Sporting forte, com futuro e vencedor…..Mas o que nos garante que daqui a 1, 2 ou 3 anos não estaremos novamente a começar do zero, com novo presidente e nova direcção? Nós no fundo mantemo-nos unidos por esta ideia, a ideia que o Leão de Plástico nos transmite com este texto. Mas o universo do Sporting é muito vasto e muitos outros milhares de sportinguistas são como o amigo do grandeartista, querem ganhar, querem taças, querem títulos. E temos de ser realistas, não é nada do outro mundo sermos de um clube desportivo e querer vitórias….Além disso volto a frisar um problema que para mim é muito sério…e a nova geração de adeptos do Sporting? E as crianças (que são o futuro do clube)? Vamos ler-lhes este texto e esperar que no intervalo da escola expliquem aos amigos (que provavelmente passam o tempo todo a gozar com eles e com o seu clube) a história do ter tempo e das paredes?
Vamos dizer tenham lá calma que quando tiverem 20 ou 25 anos já vão poder festejar um título….Não me interpretem mal. Eu concordo com o texto e concordo com a ideia de que sou do Sporting Clube de Portugal a ganhar ou a perder….mas o universo do Sporting é muito vasto e precisamos de todos nesta luta…de TODOS.
4 Março, 2015 at 12:15
É verdade Leoa!
Sou dos moderadamente pacientes. Nunca deixarei de ser e de acompanhar o Sporting mas também quero vencer.
Aceito a lógica de crescimento e não acho trágico um novo terceiro lugar em 2015/2016, desde que se atinjam outros objectivos.
Ser consecutivamente terceiro já não me satisfaz.
Acho que vamos continuar a crescer e tudo se mantém como previ. BdC conseguirá, como tanto deseja, dar-nos um campeonato durante o primeiro mandato. Eu acredito!
Atenção que as novas gerações não são diferentes da minha.
Dentro de 3 dias faço 30 anos e também eu cresci a ser de um Sporting que não ganhava (e que continua a não ganhar). Na verdade, há que incutir o Sportinguismo pelos nossos valores. Se souber explicar ao meu filho, que pretendo educar sob os melhores valores e na devida altura, que o Sporting tem bons valores (aqueles com que ele crescerá) ele vai identificar-se. Não vai querer ser do clube que compra árbitros com prostitutas nem do que escolhe árbitros do seu clube para os arbitrar, favorecendo-os.
A ganhar ou a perder, haverá sempre muitos Sportinguistas.
Confio que o meu filho verá o Sporting campeão muito mais vezes que o pai viu até aos 30.
SL
4 Março, 2015 at 12:23
Isto é como aquelas pessoas que há uns anos se endividavam a torto e a direito e passeavam em grandes carros e viviam em grandes casas e agora nem sabem bem onde vão buscar dinheiro para fazer face ao “lifestyle” que tinham…
Outros havia que gastavam o que de facto tinham e hoje, mesmo não sendo ricos, e vendo o seu nivel de vida afectado, conseguem ter um futuro minimamente sustentado…
Vejo o Sporting (de hoje, nomeadamente de há 2 anos a esta parte) como o segundo casa. Pobrete mas honradete e trabalhete! E havemos de lá chegar, de forma sustentada e com futuro a médio/longo prazo. É preciso é um rumo certeiro e segui-lo por saber que vai dar frutos…
Os outros que sigam em novoriquismos que cá os apanharemos…
4 Março, 2015 at 12:06
Um dos comentarios que me suscitou mais emocoes nos ultimos dias versou exactamente sobre isto. Pode ter passado despercebido a alguns tasqueiros mas gostava de saber a vossa opiniao.
Parafraseando dizia algo como:
“Os Sportinguistas nao aturam outro ano com jogadores da loja do chines sem ganhar o campeonato. O tempo de BdC vai-se esgotar na proxima época”
Isto revolta-me. É um atestado de estupidez que nos passam a todos. Como respondi na altura, o que vale é que o prazo de validade deste presidente (que é como quem diz direccao, Livramento) està sempre a aumentar.
Primeiro nem ganhava as eleicoes ao Peyroteo Couceiro.
Depois o “garoto” nao durava um mes.
Agora ja se admitem 3 epocas.
É melhor que se habituem que esta direccao veio para ficar e que os Sportinguistas sabem ver para além do curto prazo.
E voces o que pensam?
SL
4 Março, 2015 at 12:08
Conclusão:
A estupidez, ao contrário do fiambre da pá, não tem validade…
4 Março, 2015 at 12:13
Não comentando o formato, o conteúdo não deixa de conter algum fundamento.
A margem de manobra, no mercado, diminui a cada ano que passa.
Especialmente, conjugado com o discurso da pole-position.
Duvido que o pessoal olhe para um “Slavchev” do mesmo modo no próximo Verão, ou para um “Sarr”. Mais cedo ou mais tarde passas do “se veio, é porque é bom” (que é uma falácia) para o “deve ser um real cepo” (falácia no espectro oposto).
4 Março, 2015 at 12:17
Concordo. Nós estamos incondicionalmente com o clube mas temos de ver o que se passa e as implicações que isso pode ter no clube: contestação à Direcção, desmobilização, etc
4 Março, 2015 at 12:33
Por falar em falácias… O que é isso do discurso “pole position ”
Discurso? Uma frase do Inácio num dia de gala para as câmeras da Sportingtv? Ando cansado de ouvir essa expressão passada a “discurso” por muito boa gente.
O DISCURSO foi feito pelo presidente de que éramos candidatos. Alguém acha que não somos?
Mais, este mercado de verão (salvo 2/3 saídas que serão colmatadas) não terá o mesmo número de ilustres desconhecidos a chegar ao Sporting. Digo eu…
4 Março, 2015 at 13:19
Barbosa o discurso de candidato ao título é o que qualquer presidente do Sporting deve ter sempre.
A história da pole position é diferente, não é dramática, mas foi (dá as voltas que quiseres) uma tirada infeliz do Inácio e que eu não subscreveria de todo. Porque não era verdade, porque obrigou logo nessa altura o Marco a vir clarificar … portanto ninguém está a passar isto a discurso nenhum. Sim, sou um dos que digo e torno a dizer que acho mal e é o tipo de tiradas que não se devem dizer. Repito as vezes que quiseres.
4 Março, 2015 at 13:25
Enquanto o classificares de tirada e nao discurso nao vou contrapor.
Digo no entanto que convem ter nocao da conjuntura em que foi dito.
Na altura o Porco nao tinha reforcos e o carnide tinha o nome sonante de Tiririca com resmas de saidas.
Sendo que no Sporting ainda havia Rojo e Dier e nao tinhamos perdido nenhuma peca fulcral de uma equipa que tinha lutado pelo titulo atè quase ao fim.
Mas o meu argumento nem sequer é sobre a validade da “tirada”. O que nao entendo é como é que isto passou a discurso.
4 Março, 2015 at 13:38
Sim não foi discurso nenhum e também condeno os que o quiseram colocar como discurso oficial do clube para a nova época. Também percebo o contexto em que foi dito, o que se pretendia era sobretudo motivar – mas se tinham havido saídas nas nádegas, também era de supor que existiram entradas. Mas temos de ter cuidado com estas coisas. Só isso. Até porque depois viram-se contra nós à primeira oportunidade de quem nos quer atingir…
4 Março, 2015 at 13:42
Isto de falar em saidas e entradas entre as nádegas torna tudo este futebol português muito… escatológico!
Ou não estivesse ele mergulhado na trampa como está…
4 Março, 2015 at 15:41
“Isto”por aqui anda mesmo “esquisito”…
Já nao basta um “treinador” sem colhoes para refrescar a equipa… (ate contra o gil, foda-se o Gil vicente, em CASA), meteu a carne toda no assador, até a esturricar…
E agora já é tambem um erro assumir-se que se é candidato ao titulo??
Estamos a falar do SCP ou do cascalheira??
Ficamos todos ofendidos se dizem que só há 2 grandes é depois criticamos a direcao por dizer que somos candidatos??
Mas anda tudo taralhouco ou que??
Tivessem os jogadores e o treinador a fibra é a raça desta direçâo é talvez nao estivéssemos na posiçâo em que estamos agora de lunar só por uma competição…
4 Março, 2015 at 16:01
Peyroteo: 100 % de acordo com o discurso de candidato ao título. Já o tinha dito, só para que não restem dúvidas. Nem outra coisa ou ambição se admitem no Sporting. Tudo o resto… que seja entusiasmo a mais, para mim dispensa-se.
4 Março, 2015 at 22:24
Leonissimo
a mim preocupa-me bastante mais a falta de entusiasmo dos jogadores em alguns jogos e do … na maioria deles…
entusiasmo serve para “acordar” a vontade de vencer dos “miudos”, e nós, adeptos inteligentes, (e é por sermos inteligentes, que nao somos de nenhuma das nadegas), deviamos de saber fazer a triagem, e ver que esse discurso e a tirada da pole-position, eram para incentivar as nossas “tropas” e nao para vangloriar como os outros fazem…
incentivo…
animo…
apelar á vontade de vencer dos miudos…
(coisa que nao se ve em quem se devia de ver)
(já agora, se fossem o Jonathan, depois desta convocatória, como é que se sentiam?? com vontade de ir passar umas ferias, com casamentos á mistura junto do Shika??)
apesar de errado em como o fez, prejudicando o clube e ele próprio, esse é que leu o “outro” mais depressa do que qualquer outro…
(e vamos a ver se a “fadiga muscular” do Nani, (parece ser o unico “cansado”) será mesmo só fadiga, ou se tambem já está a mandá-lo dar uma curva ao bilhar grande…) pode ser que me engane…
nao dá mesmo para entender… já se viu nos anos anteriores que o homem nao é incompetente, por isso, se nao é incompetencia, nao sei o que lhe chamar, a nao ser má-vontade, já que por aqui nao se pode dizer má-fé, ou deixamos de ser sportinguistas…)
spin doctors?? já cá havia alguns…
só agora é que se arranjaram outros a trabalhar com a direcao, mas o outro já os tem há muito tempo…
5 Março, 2015 at 0:49
Não acho que dizer que estamos na pole position seja motivador para ninguém, nem sequer para os adeptos. Acho dispensável porque no fundo pode ter a leitura de que nos consideramos favoritos mesmo que não tenha sido essa a intenção. Repetirei as vezes que quiserem mesmo que haja atenuantes. De qualquer modo não lhe quero atribuir uma gravidade desmedida. Já dizer que no Sporting se deve assumir sempre a candidatura ao título é motivador e obrigatório. Quanto às outras coisas que dizes na tua intervenção… estou de acordo com a maioria… SL
4 Março, 2015 at 12:29
Penso que quem disse esse disparate comeu muito croquette.
4 Março, 2015 at 12:41
O que eles querem sei eu. É que andemos a mudar de treinador, presidente e jogadores como quem muda de camisa. Assim estamos sempre na estaca zero.
4 Março, 2015 at 22:42
Barbosa,
Obviamente, isto nem devia ser debatido. O Sportinguistas tem que perguntar o que podem fazer pelo clube e nao o contrário. Tantas vezes se cometem erros for termos uma visao demasiado curta.
Só uma nota: nao se pode encolher os ombros e nao fazer nada a respeito disto. Infelizmente esse tipo de atitudes é uma realidade e faz parte, também, das responsabilidades de quem dirige aproximar os adeptos do projeto. Se nao compreendem é porque nao lhes explicaram bem. E quem vem a Tasca é uma minoria.
4 Março, 2015 at 12:08
Taça de Portugal e UEFA Futsal Cup vão ter extrema importância no que toca a espalhar/ mostrar Sportinguismo são oportunidades de ouro que não podemos desperdiçar! Se a isto juntarmos as possíveis conquistas do campeonato de futsal e andebol e o 3 lugar no futebol podemos ganhar um bom embalo para a próxima época!
Ps: E já agora a contratação de um PL matador que entusiasme o pessoal…mas isto já é sonhar e pedir muito.
4 Março, 2015 at 12:09
Haja “caroço”…
4 Março, 2015 at 16:10
Não é pedir muito…
Mas é uma pena esses pontas de lança e outros…não poderem ser feitos de barro…
Eu ia logo aqui ao lado às Caldas à Fábrica Bordalo Pinheiro e mandava fazer um Peyroteo ou coisa parecida…
Todos nós vemos os valores porque são contratados os pontas de lança e basta “darem nas vistas” para os tubarões os irem logo buscar…
É verdade que rendem bom dinheiro…mas o dinheiro não marca golos e logo se fica como antes…
SL
4 Março, 2015 at 12:10
Anda por aí o escriba do andebol?
É verdade que o Rui Silva está encostado?
4 Março, 2015 at 13:04
Li isso algures…mas nocúltimo jogo ele jogou e marcou um golo.
4 Março, 2015 at 13:09
O homem não quer renovar para jogar lá fora.
Nem tudo pode ser ao nosso gosto…
Vamos apostar num gajo que está de saída? Por muito bom que seja? Será que está comprometido com as exigências desportivas deste final de época?
Será?
4 Março, 2015 at 14:03
Acho que não quer renovar para ir para o porco e não para o estrangeiro.
Se está encostado, deve ser por isto!
4 Março, 2015 at 16:18
Não quer renovar.
4 Março, 2015 at 12:13
Parece que o Carrillo continua com “más companhias”…
4 Março, 2015 at 12:19
Boas Tasqueiros!
Sou novo por aqui a comentar, mas um voyeur diário da tasca!
Passo por cá, bebo uma mini, leio os posts e “oiço” os comentários… é como se fica-se reservado na minha mesinha sem falar a ninguém, bebendo a minha mini e comendo as alcagoitas!
Hoje a mini está a cair bem e até tenho “tempo” para mandar um bem aja a todos os tasqueiros!
E por falar em tempo, este post está muito bem escrito… E é isso mesmo que nos faz falta tempo… Sei que o coração fala mais alto, Mas tempo é o que temos visto passar e sem conseguir segurar os alicerces do nosso amor! neste momento tenho visto o sporting a ser reconstruido de baixo para cima a ser solidificado! Os constantes abanões e ataques dos “merdia” têm mostrado que ainda não estamos solidificados, mas já não caímos! Somos o SPORTING!
Abraços a todos os tasqueiros, pago a próxima rodada!
4 Março, 2015 at 12:42
Nada mau para primeira ‘posta de pescada’.
Bem-vindo!
SL
4 Março, 2015 at 13:04
Welcome!
Vai participando 😀
4 Março, 2015 at 13:07
Ia perguntar se eras Algarvio mas as alcagoitas falaram por si. Bem vindo leão!
4 Março, 2015 at 13:10
Só mirones…
Consumir que é bom, tá quieto!
Só por causa disso, inchas já com uma rodada… do Royal!!!
4 Março, 2015 at 12:22
Sou muito paciente. Sempre fui.
E perdi a paciência com o Godinho & Companhia, Lda.
Abortei as minhas quotas, não fazia puto ideia o que andavam a fazer com a minha contribuição.
Não sou do tempo em que o Sporting dominava no futebol, tenho 39 anos e os violinos são uma bela história. Mas sou do tempo em que todos os jogos eram para ganhar, em qq modalidade. Eu vi Carlos Lopes, eu sei do Joaquim Agostinho … e por aí fora.
Tenho bem presente os meus domingos passados em Alvalade, entre a nave, campo de treinos e o velhinho estádio.
E qd tudo parecia ter um fim, restando as memórias e a paixão, aparece Bruno de Carvalho.
Há uma primeira eleição, onde muitos tiveram dúvidas e há uma segunda eleição que nos devolveu o clube. Entretanto preparou-se.
Mas a grande aprendizagem está a ser feita in loco. Ele já percebeu que ganhará mais com uma comunicação mais inteligente para fora, menos reacionária … mas sem deixar de apontar o que quer que seja.
É enorme a lista de tarefas bem sucedidas do nosso presidente. Estamos no caminho certo. Eu vouesperar os anos que forem necessários para podermos assumir sem espinhas que somos os maiores candidatos à vitória. Mas … temo que o presidente sem um título de campeão se enfraqueça. O poleiro está cheio e desejoso por fracassos.
Portanto, com todas as dificuldades e paciência, temos de conseguir ser campeões rapidamente. Para bem do projecto. Não me demove, mas reconheço que não nos podemos encostar a pensar que o titúlo cairá do céu. É preciso trabalhar muito.
Resumindo, não quero nunca que deixemos de lutar para ganhar todos os jogos e todas as competições. Mas sejemos realistas e entendamos o que nos rodeia.
Fazemos a nossa parte. Apoiamos, contribuimos e não deixamos que uma derrota mude a visão que temos da big picture, mesmo com tudo o que nos passa pela cabeça qd o sentimento de azia nos atrapalha a visão.
4 Março, 2015 at 12:25
“Há uma primeira eleição, onde muitos tiveram dúvidas…”
Dúvidas???
Dass… estás mesmo um paz de alma, oh Miguel! 😉
4 Março, 2015 at 12:36
Houve muitos sportinguistas que tiveram dúvidas, uns assumiram-no depois, outros nem por isso. Daí teres ainda tanta contestação interna.
Nessa altura, a quem tinha essas duvidas eu perguntava:
“Estás contente com os ultimos 30 anos e 2 títulos? Estás contente com a situação financeira? Estás contente com o geral das modalidades e património? Então vota na continuidade”.
Tanta discussão tive eu nessa altura …
4 Março, 2015 at 12:42
Duvidas só tinha quem nunca procurou esclarecer-se…
Assim de repente, assim que soube quem era o tal “Godo” e procurei saber o “sucesso” que tivera (dizia à boca cheia, que enquanto lá esteve, ganhou dois campeonatos em 3 anos… ah valente! Eu diria que foi tudo graças à sua reconhecida dureza a negociar… sobretudo derrapagens de estádios, projectos de merda com fossos, vendas de terrenos a compadres, etc, etc…) eu disse logo assim que se soube do “turnover” naquela noite ridicula: Hoje é o pior dia da História do SCP! E só não me enganei porque o que veio a seguir durante 2 anos era do pior que se podia esperar (embora para mim, nada do que se fez me espantasse)…
Mas pronto… o que o pessoal quer é atoardas do tipo: “Os nossos adversários são o Real, o Barça, o Ajax…” Pois… vou ali comprar um reboque e já volto.
4 Março, 2015 at 12:43
Completamente de acordo.
Toma lá o novo Shikabala, pq mereces:
https://www.facebook.com/video.php?v=929980457047016&fref=nf
4 Março, 2015 at 12:48
Shikabala é um martir!
Ainda o hei-de ver a marcar golos de bandeira com a camisola do SCP e calar os detratores e os infieis… Até lá… não me acordem! 😛
4 Março, 2015 at 12:24
É quase isso, quase porque o campeonato ainda não acabou, aliás, vai este fim de semana entrar no último terço e estarmos já a 11 jogos do fim, com 33 pontos em disputa a deixar-nos ficar em 3º lugar só demonstra falta de ambição!
Eu quero o 2º, ou pelo menos lutar por ele, não me rendo tão facilmente!
E amanha quero a vitória, nem que seja aos 90min com um golo de de cabeça do André Martins!
4 Março, 2015 at 12:35
Como se tem visto este ano (de forma FLAGRANTE), não dependemos só da nossa força interior e da vontade de vencer… O marco disse que estava cheio de ambição de ganhar no Ladrom e viu-se (alguma) ambição durante… 20 minutos!
Não podemos só olhar para nós… aqui em Portugal, não há chances (e mesmo na Europa, se nos cruzamos com Alemães, lá vem a “Troika da bola” foder-nos a esperança e impor-nos a sua austeridade: 1º a Gazprom, 2º os alemães…) . Temos de começar a equilibrar os pratos da balança invisivel… temos de comunicar menos para fora e mexer-nos mais por dentro do lamaçal… nem que precisemos de galochas até ao pescoço… Isto só se vai tratar a mal e por dentro. Não podemos estar “orgulhosamente sós” nesta luta… Há que combater, corpo a corpo, esquina a esquina… Por muito que custe misturar-nos com esta pandilha de corruptos.
4 Março, 2015 at 12:41
Sem dúvida, e continuar a treinar forte, aprender a rematar e marcar golos.
Cada coisa a seu tempo, tal como refere o texto.
4 Março, 2015 at 12:45
Isso, de facto, também ajuda.
Diria que cada vez mais precisamos de jogadores com ESPIRITO DE MISSÃO!
Se querem “apenas” fama e carreira… adeus e um queijo!
Precisamos de jogadores comprometidos com a “causa” e com este “projecto”… senão, há bem onde podem almejar uma grande carreira. Sobretudo os jogadores portugueses… se é que me faço entender. Vejam-se casos de sucesso como Carlos Martins, Djaló, Bebé, Pizzi, Cavaleiro, etc, etc…
4 Março, 2015 at 12:57
Isso é fundamental, temos todo o direito de criticar a vergonha que temos assistido ao longo de 30 anos, mas não nos podemos esquecer de que também temos alguma culpa ao falhar golos fáceis como no restelo por exemplo por falta de concentração, ou estar 90 min sem fazer um único remate à baliza adversária (Wolfsburgo, fcputas).
Se estamos em alta competição, se queremos exigência temos de ter uma estrutura competente, ambiciosa e comprometida com o jogo (para além do clube obviamente), precisamente o que disse o BdC depois de Guimarães.
4 Março, 2015 at 12:59
Mas será que o que falhou foi a estrutura… ou parte dela?
4 Março, 2015 at 13:32
Numas situações uns e noutras situações outros.
Pode por exemplo o Inácio ser responsável por um jogador falhar um golo por falta de concentração ou vontade?
4 Março, 2015 at 13:39
É ai que eu queria chegar…
Foi o facto dele ter dito que saiamos na pole que nos fez queimar o arranque ou deixar o motor ir abaixo?
Foi o “bruninho” castigado que fez não jogarmos mais de 20 minutos a um nivel “aceitável” para um candidato ao titulo?
Cada um tire as conclusões…
Não digo que as coisas sejam compartimentadas e estanques… mas quando eu vejo uma “croniqueta” de ultima página no jornal Rasca onde se insinua que a ausência do Jeff foi o que permitiu levar três “telladas” no Ladrom e tudo por culpa do presidente do Sporting, esse bruto, ter castigado o “bocas” do Jefferson… ai, já fica complicado de formular opinião.
4 Março, 2015 at 13:44
Ninguém diz que a tirada da pole position nos fez perder seja o que for… Foi apenas uma frase infeliz e qualquer pessoa razoável concordará. Mais nada.
4 Março, 2015 at 13:52
E quanto ao Jefferson se existir alguma crítica é se o gajo não levar uma multa a sério para a porcaria que fez numa semana importantíssima para a época do clube.
Há gajos aqui (os que defendem que o Jefferson não devia ter sido castigado) que ainda não se cansaram de ver cenas tipo João Montinho (de merda). Só foi possível porque tinhamos dirigentes fracos e facilmente pressionáveis. Se o Jefferson tivesse feito o que fez sem consequências não tardava nada tinhamos o plantel todo a fazer as mesmas cenas e a faltar ao respeito ao presidente.
4 Março, 2015 at 14:15
Quanto ao comentário não sei se viste ou te lembras mas não concordei, acho que não tinha que ser feito, nessa altura tinhamos era que estar focados no estágio de pré-época e noutras coisas importantes. Não nos trouxe nenhum beneficio, quanto a mim só lenha para os abutres queimarem.
O Jefferson jogou na alemanha, mal e não foi por ele que não perdemos.
Acho que temos de começar a ignorar completamente o que muita gente diz. Qualquer merdas manda uns bitaites e está tudo em alvoroço, não dá, é deixá-los a falar.
4 Março, 2015 at 16:02
Fito nessa altura ainda não andava por aqui a lixar-vos a paciência… Mas concordo contudo o que disseste.
4 Março, 2015 at 16:59
concordo com tudo…
4 Março, 2015 at 12:35
Caros Leões/Leoas, respeitando todas as ideias e todos digo isto, no dia em que o meu clube ganhar títulos da forma que os demais ganham a maior parte das vezes, deixarei a militância clubística de vez. Não consigo conceber tal forma de ganhar, chamem-me ingênuo, anjinho ou o que quiserem mas este é um princípio de que não abdico.
4 Março, 2015 at 12:36
Chamar-te-ia apenas… Sportinguista!
4 Março, 2015 at 12:37
Pelo menos é assim que eu “leio” o Sporting!
4 Março, 2015 at 12:52
Obrigado pessoal por comungarem dos mesmos ideais Leoninos.
4 Março, 2015 at 13:01
Não agradeças, Olysipo…
Sofro de tanto “sindrome de estocolmo” do meu Sporting como tu!
E não quero que me resgatem… deixem-me estar “refém”… que assim estou bem!
4 Março, 2015 at 13:10
Looooool, abraço. The force is strong in you my friend!
4 Março, 2015 at 13:15
“yes, master…”
4 Março, 2015 at 13:15
powered by… Royal Saké!
4 Março, 2015 at 12:46
+1
4 Março, 2015 at 12:37
Falando em €€€ é de destacar que nos Proveitos Operacionais (sem as transferências de jogadores) estamos em último dos 3 grandes (SCP: 32.9M€; fcp: 51.3 M€; slb: 55.9M€. Valores arredondados) mas em relação a Gameboxes e bilhetes jogo-a jogo estamos em segundo e ao mesmo nível dos nosssos rivais!
Bilhetes de época:
SCP- 2.229M€
slb- 2.192 M€
fcp- 1.571 M€
Bilheteira:
SCP-2.132 M€
slb- 2.5 M€
fcp- 2.178 M€
http://3.bp.blogspot.com/-NQRamFgP_IE/VPToaV-NgbI/AAAAAAAAHAM/GQl4ia7Gw7I/s1600/Proveitos%2Boperacionais.png
Retirado do blogue o Artista do Dia
4 Março, 2015 at 12:49
Há pelo menos um ponto que não pode ser analisado de forma autónoma, os direitos televisivos das gayvotas têm um custo anual de 11M€, o que reduz em muito o valor liquido dos direitos.
De resto estranho o valor nulo das nossas quotizações, não deveriam estar englobadas?
4 Março, 2015 at 12:52
As nossas qutos vão todas para o clube e não para a SAD.
4 Março, 2015 at 13:32
Ya tens razão, passaram em 2013 para o clube.
4 Março, 2015 at 14:15
O q mostra ai nos bilhetes de epoca e que o nosso Nucleo Duro de adeptos é maior que o dos rivais – sao os “parvos” que na 5F c desvantagem de 2 golos mm jogando com as melhores equipas alemas e dando o jogo em canal aberto vao la e acreditam. (ao melhor estilo do You Will never walk alone á La Liverpool, clube com o qual vamos ter algumas semelhanças nem q seja pelo fato de nao ganharem 1 campeonato desde 90)
O que ainda tamos abaixo sao os circulos a seguir ao nucleo duro – akele pessoal q ate vai se o bilhte fosse 1 cadinho mais barato ou pq nao vamos em primeiro…
TEM DE SER OBJETIVO TER 40000 EM CASA COMO MEDIA!!
Ajustar a bilheteira para isso, pq akilo se perde nos bilhetes ganhas no consumo dentro do estadio e no ambiente criado que potencia resultados desportivos- logo receitas financeiras..
4 Março, 2015 at 14:17
Ainda mais barato? qualquer dia são oferecidos, foda-se!
4 Março, 2015 at 14:20
Lei da oferta e da procura??
4 Março, 2015 at 14:50
fogo eu orgulho me de ser uma parva …. so o sou por este grande AMOR …mas eu acredito sempre …raios me parta esta mania de ser uma lady optimista !!!
4 Março, 2015 at 12:44
Mais um grande texto… mas há uma coisa em que eu penso todos os dias…a geração futura de Sportinguistas.
Tenho um exemplo em casa, o meu filho mais novo , não compreende pq amo tanto este clube, pois não ganha campeonatos e se chega à escola a dizer que é do Sporting, é certo que não houve as melhores coisas.
Claro que depois a mãe tem que explicar tudo, aceita e percebe ( numa turma de 26, só 4 são sportinguistas)… não é fácil para esta geração pequena. Serão eles capazes de compreender esse tempo tão necessário? quero acreditar que sim…
4 Março, 2015 at 12:50
Vais ver que não demora muito a cimentar o seu Sportinguismo com vitórias.
Até lá, se se mantiver “fiel” só mostra o seu caracter e digo mais… será sempre um elemento socialmente válido!!!
4 Março, 2015 at 13:33
Espero que amanha os jogadores respondam às tuas dúvidas 😉
4 Março, 2015 at 13:48
E so cuidar dele…o meu 3 ciclo tb tava nuna turma de 4 sportingistas.. 2 eram a raparigas e outo nao ligava mt….e nao se ganhava nada ha 12 anos!
Por isso e manter o rumo… 😉
4 Março, 2015 at 14:57
Duas palavras: Construçao paciente!! Gostei
4 Março, 2015 at 15:23
Já antes o disse aqui…nem é desmobilização…se o presidente não ganhar nada brevemente (1/2 anos) terá muita dificuldade em continuar no Sporting…não acredito que continue com uma maioria de apoiantes depois de 4 anos sem ganhar nada!
No futebol a verdade é que só os resultados contam! Ganhar é crucial…há quem não veja as coisas assim (eu sou um deles) mas tenho a sensação que a maioria não vê, a maioria vê defeitos a cada derrota, vê erros a cada jogo menos conseguido! 4 anos cheio de derrotas e jogos menos conseguidos e sem um titulo para levantar o astral…
Por isso é MUITO importante ganhar já a taça! Isso dar-nos -à algum folgo, algum tempo! E temos que nos chegar aos primeiros, não ficar muito longe…
4 Março, 2015 at 15:23
Puxa, muito bom. Ainda estou a palitar os dentes.
4 Março, 2015 at 16:27
A CABALA e a TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
Não sou particular adepto da teoria da conspiração. Esta teoria explica, tantas vezes, as aparentes contradições e inexplicáveis coincidências que estão na génese de determinados eventos, apresenta conclusões apoiadas em raciocínios especulativos, na aparente impossibilidade de oposição aos conspiradores que, ou são desconhecidos ou detêm demasiado poder, concentrado num grupo que tem no objectivo comum de proteger os seus privilégios e de os alargar a múltiplas áreas da vida social o facto aglutinador.
Os conspiradores são portadores de anti-valores e caracterizam-se por entenderem que, o fim que propuseram justifica o recurso a acções, cuja natureza é apenas determinada pela necessidade imperativa de prosseguir o objectivo que os une. Isto é, para os conspiradores, os fins justificam os meios a que recorrem, sem que esses meios se subordinem à Moral e ao Direito.
Os conspiradores estão em oposição a todos aqueles que, pugnem pela Justiça; pela liberdade de expressão; pela transparência de processos; por uma sociedade que reduza as diferenças, económicas, intelectuais, sociais e jurídicas entre os seus membros.
Quem lute por uma redistribuição equitativa dos rendimentos, pelo espírito de sistema no “Sistema Jurídico”, pelo reconhecimento do “Direito Natural” como fonte Superior e anterior à própria Lei Constitucional, que esta não tem o poder de derrogar; pela consciência de que o Poder que detém lhe é conferido, para que o exerça em benefício de todos e na protecção dos mais fracos, torna-se um alvo a abater.
De resto ninguém conspira pelo “Bem”, em termos abstractos ou filosóficos. Os conspiradores verdadeiros, conspiram pelo estabelecimento e consolidação do “Mal”. Aqueles que lutam pelo estabelecimento e consolidação do “Bem”, nas relações pessoais e sociais, chamam-se “Refundadores ou Restauradores” da organização e fundamentação das sociedades humanas.
As forças que, em 1640 “restauraram” o Trono Português, não foram identificadas como conspiratórias. Foram as forças da “Restauração” ou, “Refundação de Portugal” como Reino independente na Península e no Mundo. Em 1642, um grupo de pessoas procurou organizar-se para restituir o poder à Dinastia Filipina Castelhana. Ficaram na História como os “conspiradores”.
Os primeiros, lutaram pelo “bem” da Independência de que Portugal era legítimo titular. Os segundos, por recuperar posições de poder político e económico que lhes haviam sido asseguradas durante o reinado dos Filipes, em detrimento da saúde financeira do País e da sua própria Economia.
Contrariamente à raíz etimológica da palavra “conspirar” (cum+ Spiritus, um mesmo espírito) os conspiradores estão, antes de mais, “todos juntos, para que cada um possa mamar”. União na defesa das vantagens individuais, contra a união na luta pelo bem comum.
Os conspiradores formam uma “Cabala”, um desvio intencional da verdade religiosa judaica (uma heresia) que teve por finalidade criar o fundamento religioso para o assalto às estruturas do poder político-religioso do Judaísmo. Com o decorrer do tempo, à palavra foi atribuído, também, o significado popular de “associação de malfeitores” porque a experiência popular assim qualificou as actuações cabalísticas na sociedade ao longo dos séculos, com o rosário de malfeitorias que lhes eram atribuídas e foram, de facto, suas principais características:
– acções executadas, em segredo e em benefício exclusivamente próprio, com detrimento do interesse comum.
Aquilo que se move contra o Sporting Clube de Portugal, na sombra, pode qualificar-se de cabala (porque ocorre abaixo da superfície visível da vida desportiva, em segredo mas, também de conspiração, uma vez que associa organizações irregulares (claques do Futebol do Benfica e Porto) que, agindo a mando dos conspiradores, procuram, no imediato, prejudicar o Presidente do Sporting e o Clube, duma assentada;
Participam desta actividade, com a intenção de daí obterem vantagens competitivas, pelo menos, duas Instituições visíveis (Benfica e Porto) mediante o exercício ilícito de influências, em várias áreas, da vida Social (O desporto e, em especial, o futebol pelo controle das Estruturas Federativas, da Arbitragem e da Liga e pelo controle das nomeações de árbitros e a manutenção dos termos em que são avaliados) os patrocínios e a partilha de direitos de transmissão televisiva, a oposição sistemática à reforma da Arbitragem e, mesmo a nível Internacional, as manobras contra a introdução de novas tecnologias e a defesa da detenção financeira dos passes dos jogadores por fundos, levando a Federação e a Liga, que controlam, a manifestar-se junto da UEFA e da FIFA, nesse sentido. A utilização de intensa manipulação dos media para denegrirem o Sporting, as suas equipes e o seu Presidente em campanhas contínuas, desde as colunas de opinião, até à desestabilização do plantel, à produção de críticas negativas injustas e o emporcalhar do Clube e da sua principal figura, Bruno de Carvalho.
A influência estratégica sobre patrocinadores (Sociedade Central de Cervejas vdg., vídeo sobre o Rui Patrício) é usada exclusiva e deliberadamente em prejuízo exclusivo do Sporting. A influência de agentes, que manipulam, em concreto, para desestabilizar jogadores do Sporting, vg., aquilo que recentemente foi feito com Jefferson, recorrendo ao agente do jogador, revelando-lhe interesses de outros clubes que, eventualmente, até nem existiram e, já bem envenenado contra o Sporting e o seu Presidente, incitando-o a interpelar o Presidente sobre a matéria do “segredo que lhe havia sido revelado”. Este compadrio tem-lhes sido de extrema utilidade nas últimas dez ou quinze épocas. Bastará ir “vasculhar” as condições, aparentemente alheias a Porto e Benfica, em que jogadores do Sporting foram desestabilizados em momentos cruciais da época ou que do Sporting foram desviados, após contactos avançados com o Clube.
Apesar de não ser partidário da teoria da conspiração não me restam quaisquer dúvidas que Porto e Benfica montaram uma Cabala e conspiram contra nós. É essa a realidade com a qual nos confrontamos e à qual temos de resistir
4 Março, 2015 at 18:43
Foda-se, GRANDE post, GRANDE.
Obg LdP
SL
4 Março, 2015 at 19:38
Epa, que qualidade estes posts. A unica coisa que me atenua as dores por estes dias sao estas injecoes de moral